ESQUISITICES

NATAL(cajá e mangaba) – “Seria um Candango tunado?”, pergunta o blogueiro Benito de Paula Santos, que fotografou a trapizonga em Portugal. Não tenho a menor ideia do que seja.

Comentários

  • Boas noites.
    quote:
    “Seria um Candango tunado?”
    unquote.
    Este tipo de comentário para um Portugues chega a ser ofensivo.
    Tal como foi dito anteriormente é um veiculo de frabrico Português. No entanto há aqui uma ligeira diferença.
    Este que aparece na foto é o UMM Alter (a segunda versão do UMM), sendo a primeira uma cópia praticamente fiel de um veiculo Francês – Cournil. O UMM foi fabricado pois em Portugal sob licença Francesa tendo os motores PRV que equipavam as nossas bem europeias Peugeot 504 a diesel. Algusn ouve com motores a gasolina de 4 cilindros e mesmo V6…
    Para mais informações vão ao Google e ponham apenas UMM.
    Só mais uma coisa: Quando a visita do Papa João Paulo II a Portugal foi feito um carro ‘papal’ com base neste UMM alter. encontra-se agora no Funchal guardado para que, …esperemos, melhores dias venham e possa ser exposto ao publico!
    Um abraço
    João

  • Boa tarde Flávio; esse jeep se chama umm mesmo e é um modelo português, que até participou de algumas edições do Paris- Dakar, mas que já não são mais fabricados por aqui.
    Paulo Sousa ( Brasileiro vivendo em Portugal9

  • É um jipe fabricado em Portugal com motor Peugeot. Pertence à categoria dos puros e duros que passam por todo o lado. Teve um relativo sucesso, e apesar de já não ser fabricado, ainda equipa em grande numero as forças militares e de segurança. Ganhou a fama de indestrutivel em várias participações, acho que com um oitavo lugar pelo meio, no Paris-Dakar dos velhos tempos.

  • É sem duvida o melhor jipe de sempre, conduzi diversos no exército e a empresa em que trabalho ainda os tem.

    Existia um V6 a gasolina já no fim da vida do UMM que era fogo.

    Um pequeno apontamento acerca da história deste 4×4, projecto da União Metalo Mecânica (UMM) a fim de vencer o concurso para fornecimento de veiculo 4×4 ao exército português, chassis feito e desenhado em portugal e motor Peugeot, venceu o concurso e um pouco como o Hummer, pouco a pouco passou para o dia a dia numa versão civil.

    Existem ainda centenas em circulação, senão mesmo mais de mil entre jipes de estrada e alguns transformados para competição.

    Foram alguns vendidos em França sob o nome Peugeot. Participou no Dakar, no nacional de Todo o Terreno, kuase senão mesmo todos os pilotos de TT portugueses começaram ou conduziram um durante as suas carreiras.

    Existe tanto a dizer acerca desta maravilha do industria portuguesa.

    Uma nota pessoal, a qual presenciei, durante uma das muitas manobras que os fuzileiros portugueses fizeram com o Marines do EUA, os americanos fartaram-se de gozar com os jipes portugueses, quando realizavam um desembarque simulado na costas portuguesa os seus super hummers atolaram e tivera que ser os UMM a ir busca-los.

    O meu no exército chama-se, Speed Freak, pois atingia a estonteante velocidade de 100km/h.