SELVAGENS

NATAL (e vamos para o ar) – Infelizmente, não visitei a fábrica dos buggys Selvagem hoje. Felizmente, fez um sol danado e aproveitei muito bem o último dia por estas bandas. Motivo nobre para o cano, pois: as praias do Rio Grande do Norte.

Mas quero deixar de público aqui o agradecimento pelo convite feito pelo Marquinhos Melo, RP da Selvagem, prometendo que na próxima (e haverá muitas próximas, Natal é linda demais) vou à fábrica sem falta.

Aliás, a gente deveria falar mais de buggys aqui. Sei que não é um veículo inventado no Brasil, mas é óbvio que foi aqui que ele se “naturalizou”. Fortaleza e Natal, salvo engano, são as capitais mundiais dos buggys, e sobre eles tive uma verdadeira aula com o Péricles, nosso bugueiro, conhecido por aqui como Juízo — é que quando ele era mais jovem, tomou um tombo de moto e os amigos dizem que precisaram abrir a cabeça dele; quando fecharam, colocaram dentro um juízo de cobra…

Juízo é um grande contador de casos, e o primeiro que contou foi sobre Ayrton Senna. Diz que depois de conquistar o título de 1988, Senna veio passar uns dias em Natal e foi passear de buggy, claro. No meio de uma duna qualquer, pediu ao bugueiro para dar umas aceleradas. O que você faria se fosse o bugueiro? Bom, o cara é o Senna… Vai lá, “açuléra”! Ayrton andou cinco metros e atolou na areia. Deu risada, passou o volante de volta ao bugueiro e disse: “Cada macaco no seu galho!”. Anos depois, diz o Juízo, Senna apareceu na TV dirigindo um buggy numa de suas fazendas, ou na casa de Angra. Gostou do negócio.

Os buggys, falei isso em post sobre os Fuscas estacionários, sempre usaram mecânica VW a ar. Atualmente, essa realidade está mudando por conta do fim dos motores e das peças que ele precisa. Por isso, a nova geração deverá ter motores AP ou o motor do Fox, cujo nome não sei.

Eu não conhecia a Selvagem, e duvido que muita gente que não tenha vindo a Natal ou que não seja do Nordeste tenha ouvido falar da marca. Simplesmente porque seu mercado é Natal e ponto final. O que é ótimo: saber que estas cidades, tão distantes (e mais belas) que as do nosso Sul Maravilha, têm sua vida própria, seu mercado, suas particularidades. O Selvagem é apenas uma dessas.

Bem, preciso ir embora. O avião vai sair daqui a pouco. Amanhão, de volta à vaca fria. 

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Luiz
João Luiz
11 anos atrás

Quero sabe o preço do buggy selvagem odelo novo?

José G.
Reply to  João Luiz
10 anos atrás

Comprei um Buggy sou Português e gosto imenso,mas acho que este novo não nasceu para Dunas,explico a cebolinha (sensor) estragou-se ontém em plena viagem para Galinhos na Praia, a ventoinha deixou de funcionar.
O motor esquentou,não tinha-mos àgua doce, se arranjou uma pessoa de 4×4 deu, tenho 1300Km quando cheguei de Portugal, não tinha embraiagem é hídraulica,desde Final de Agosto até 5/12 parado em uma Garagem, no chão vi vestigios de Liquido especial jà introduzido dentro das pedras do chão, coloquei óleo sangrei e là fui para a fàbrica da Selvagem,uma soldadura no tubo mal feita, arranjaram sem problemas, a bataria não aguentou de setembro até Final de Outubro,o Buggy não tem culpa mas mais um dia de ferias estragado, mudaram sem problemas a bataria não aguentava a carga, agora isto e là vou eu outra vêz Segunda feira para a fabrica,Garantia ainda està valida ,mas o que será depois?…..

zanony caetano ferreira
15 anos atrás

tenho um buggy terral 2 e sou apaixonado pelo carro,quem souber qualquer informação sobre o carro,fotos, me envie por favor. [email protected]

Luciano SHAKALL
Luciano SHAKALL
15 anos atrás

Sr. Helder Ramos, dos Buggy que já vi com motor AP adaptados, o radiador fica na traseira mesmo, mas ao lado do motor (como em alguns triciclos com este motor). Inclusive, o Buggy Fyber está(va?) saindo de fábrica com o motor AP e radiador na lateral traseira direita, entre o motor e a roda (veja no próprio site da Fyber: ” http://www.fyber.com.br/ “)…

paulo trigueiro
15 anos atrás

Pé de Chumbo,
atroller foi vendida pra Ford!

paulo trigueiro
15 anos atrás

O selvagem faz parte de Natal e do RN. Sao fabricados desde a decada de 70. Meu pai comprou varios e passou mais de 20 anos com um fabricado em 1981. Sao robustos e aguentam o esforço de encarar as dunas. Lembrando q a Policia e os Bombeiros daqui tem varias dessas viaturas.

Marcelo dos Santos
15 anos atrás

Tive dois buggys, um Kadron (o lendário) e um Terral II. Esse último, não era buggy de verdade, de andar na areia pois era muito baixo (estou tentando te mandar a foto por e-mail, FG, seu encontrar teu endereço), mas de longe foi o carro mais divertido que tive na vida! Peguei com mecânica e bolha com 6.000 km, super bem feitinho, todo em monobloco. Parecia feito pra ir para a pista. Um mecânico de São Bernardo do Campo que adorava corridas se encantou com ele e cuidava dele como se fosse seu. Foi o carro da minha vida!

Fui pra Natal e andei com os bugueiros de Selvagen (aliás Natal só se conhece bem com esses malucos – nada de pacotes de agência de turismo). Era a marca preferida pela resistência e pelo bom espaço para levar passageiros (indispensável para eles!).

Ângelo Mello
Ângelo Mello
15 anos atrás

Sou de Salvador e minha família já teve uns 6 buggyes, a maioria da marca BRM, de São Bernardo dos Campos, que na minha opinião fabrica osmelhores do País (o modelo top custa mais de 25 mil reais e é uma belezura).

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

Quanto custa um desse Zero KM?

Jackie Futura  Ex-Fã do Meianov
Jackie Futura Ex-Fã do Meianov
15 anos atrás

Que peninha…ter que ir embora !!
Vc vai sentir muita saudade e vai ter vontade de voltar muitas vezes.
Quando fico estressada, mentalizo as praias de Natal…juro que melhoro, e muito !!
Lugar mágico !
Chega de férias FG, este Blog está meio abandonado !!
Seja bem vindo !!

Alex Martins
15 anos atrás

Legal sua visão do mercado nordestino Flávio.
É bom saber que a “mcdonaldização” não alcançou a tudo e a todos.
Será que é por isso que são os melhore lugares para se ter férias?
Que continue assim.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
15 anos atrás

Este blog deveria criar uma categoria dedicada ao Juízo. Muito boa, a história.

Herandy
Herandy
15 anos atrás

Os Selvagens são os Buggys mais conceituados aqui da Cidade do Sol, existem outras marcas mas nenhuma comparada ao Selvagem. Espero que tenha feito sua estadia aqui valer a pena Flavio, não esqueceu do Forte? Jenipabu? Andou de Dromedário? hehehehe

Natal e suas peculiaridades sempre deixa todos encantados. Só poderia fazer menos calor de vez em quando.

Marcio Marolla
Marcio Marolla
15 anos atrás

Que pena, queria ver os seus comentários, mas último dia de viagem entrar numa fábrica pe f…!!

Espero que pelo menos você tenha ido ao “Camarões” ou ao “Tábua de Carne”.

Helder Ramos
Helder Ramos
15 anos atrás

Gostaria de ver uma foto da frente de um buggy com motor Ap,onde q/ enfiam o radiador????se tiver grade p/ mim não é buggy; passa a ser jipe!!!!acho q/ um buggy refrigerado a agua não aguentaria, por exemplo as dunas de Natal nem a metade da kilometragem q/ um a ar deve rodar, sem abrir o bico….eu acho

Carmem
Carmem
15 anos atrás

Nossa!!!! Tem um verdinho ali atrás que é uma coisa de louco.
Pena que não fez a visita, você não resisitiria ao charme dos carrinhos.
Seja sempre e muito bem vindo à nossa terra, Sr. FG.
Abraços pra família inteira!!!

Alexandre Medeiros
Alexandre Medeiros
15 anos atrás

Fala Flavio…

achei que vc ia passar lá na fabrica…
falei com Sr Marcos hoje…comentei com ele…que vc ia ver os buggs…os jipes, a kombi, e o gurgel ki tah lá!
mas…espero que volte logo!
valeu pela foto dos buggys…o de pai tá mesmo na frente…ainda com as portas

td d bao!!

Alexandre Medeiros.

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

EA-111

Raphael
Raphael
15 anos atrás

FG,volte sempre a Natal,essa cidade é uma beleza msm,hehehe!!

Os Selvagens tb são lindos,pena que são um tanto caros…

Um amigo meu tinha um,com motor AP2000…um animal!!!

A Selvagem chegou a fazer uma perua,não me lembro se foi nos anos 70 ou 80,hoje mesmo vi uma.Vou procurar pela internet,quando achar o link,te mando.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Com essa propaganda, vou ter que me programar para conhecer Natal e seus famosos buggys o quanto antes.

gildo
gildo
15 anos atrás

Flavio,
Gostei do Buggy Selvagem da foto. Buggy tem que ter cara de buggy e não cara de carro tunado como andaram fazendo umas porcarias feias por aí.
O pessoal da Selvagem faz um buggy muito reforçado para aguentar o tranco, principalmente o assoalho de fibra. Eu notei quando estive nesta terra maravilhosa que é o RGNorte.
Boa Viajem!
Gildo

AndersonTS
AndersonTS
15 anos atrás

Como o Rafael disse, o motor do Fox é o EA-111 (versão 1.6), e o AT (versão 1.0).

AT 1.0 (8 e 16V) – http://www.volkswagen.com.br/tecnologia/tec_frente_01.asp
EA-111 – http://www.volkswagen.com.br/tecnologia/tec_frente_03.asp

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Pena que vc não visitou a fábrica.
Podia ter feito algumas fotos.
Mas, como vc disse, não faltará oportunidade.

Ramon, a Troller não foi vendida pra uma fábrica aqui do sul?

Arthur
Arthur
15 anos atrás

O burro aqui foi corrigir o Flávio e errou também. Usou essa em vez de esta.

Arthur
Arthur
15 anos atrás

Flávio,

Não posso perder essa oportunidade: não se escreve “das peças que ele precisa”. O correto é: “das peças de que ele precisa”.

Peço que me desculpe pelo comentário pentelho.

Ramon Dias
Ramon Dias
15 anos atrás

Aqui em Fortaleza tem um Buggy que o pessoal do Sul deve ter ouvido falar: chama-se Troller…

M.Bacaneli
M.Bacaneli
15 anos atrás

rsrsrsrsrsrsrsrrssrsrrsrrsr..Fèrias? só no ano q vem……kkkkkkkkkkk

Jason
Jason
15 anos atrás

Gostei desse Selvagem quatro portas, que é novidade pra mim.

Mistura de Méhari com Kübelwagen!

Rafael
Rafael
15 anos atrás

Motor do fox? É o EA-111?