MENU

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009 - 22:39Literatura

TINTIN, 80

GUARUJÁ (tem até DKW) – Tintin, o maior repórter de todos os tempos, está completando 80 anos. Carros são presença constante em seus álbuns. Há vários sites que listam cada modelo que apareceu nas histórias, como este aqui, indicação da Jackie Della Barba. Muitos deles, como esse 2CV, ficariam lindos na minha garagem…

Quem aqui leu Tintin? E qual o álbum preferido?

40 comentários

  1. Wilian disse:

    os dois livros da Viagem a Lua, lógico com o cap Haddock batendo a cabeça em tudo quanto é lugar e tomando whisky até no meio do espaço

  2. Edu Guanaes disse:

    Será que ele ja andou de Kombi?

  3. Fernando Gusmão, filho disse:

    Vôo 714 para Sidney

  4. Luciano disse:

    Não assistia, mas conheci um cara que dublava um personagem (ou amigo do Tintin, não me perguntem quem).
    Um Citroen 2CV desses é fácil de arrumar – tire o escorpião do bolso e vá p/a Argentina ou Uruguai que com o dinheiro equivalente a duas horas de seu trabalho (o que equivale a um mês e meio do meu) vc vem para o Brasil feliz e contente num 2CV bacana.

  5. MarcioVS disse:

    Tin Tin é demais.

    Tenho dois quadros pendurados no meu quarto: Tin Tin au Tibet e Le Lotus Bleu.

  6. Carmem disse:

    O nome é Milu, Pé de Chumbo.
    Meio, digamos, “cadelinha”, mas, tudo bem (risos).
    Abraços!!!

  7. Rafael Lucas disse:

    Os que mais gosto são o tesouro de Rackham o terrível e a viagem à lua.

  8. Mozart disse:

    Pra mim, ” As sete bolas de cristal ” simplesmente sensacional, gostei também daquela ambientada no Perú ” templo do Sol ”
    As aventuras de Tim Tim são como que uma obra prima dos quadrinhos

  9. marcelo disse:

    Caramba, que coincidência!
    Esse dias achei vários dos meus antigos de capa dura. Tive um bocado, talvez todos. Junto com Asterix e alguns mortadelos…
    O Caranguejo das Tenazes de Ouro li esta semana! Muito bom, e o hidro-avião é duca…
    abs!

  10. Pé de Chumbo disse:

    Assistí e lí.
    Mas não consigo lembrar o nome do cachorro dele, será que era Bilú, ou coisa parecida?

  11. Rafael Aun disse:

    Eu assisti. Gostei de todos.

  12. Felipe Passos disse:

    Nunca li, só assiti (e muito) na TV Cultura. Muito bom mesmo. Todos os episódios são muito bons!

    Por falar nisto, Flávio você parece muito com o Tintin hehehehehe

    Abraços

  13. ALEX B. disse:

    Assistia na TV Cultura! Achava sensacional! Uma vez assisti com audio original pela internet, é bem diferente! Flavinho, o 2cv não apareceu turbinado num dos filmes da Pantera Cor de Rosa?

  14. Pedro Gryschek disse:

    As sete bolas de Cristal e O Templo do Sol.

    Só não tenho o último álbum, recém lançado no Brasil.

    Muito boas a maioria das histórias.

  15. Mauro disse:

    Eu sou fã do Tintin, li todos os albuns pelo menos 10 vezes cada! O melhor de todos para mim foi “O segredo do Licorne” com a história continuando em “O tesouro de Rackam o terrível”.
    Simplesmente inesquecível.

  16. Alan Bandeira Preta! disse:

    Eu sou completamente fissurado!
    A melhor historia acho que é quando eles vao pro espaço!
    Eu acho… por gosto de todas!

    Abraços!

  17. Humberto toscano disse:

    “As sete bolas de cristal” e a continuação “Tintim e o templo do Sol” que é ambientada no Peru. sensacionais,apesar de politicamente incorretas.

  18. Fábio Costa disse:

    bOM DIA A TODOS!!
    NÃO TIVE O PRAZER DE LER, MAS O ASSITI MUITO!!
    ABRAÇOS!!

  19. Mauro Chazanas disse:

    Tintin é gente boa. Uma informação interessante: está sendo urdida uma trilogia do Tintin em Hollywood, o Spielberg vai dirigir o primeiro filme – em animação – e o Peter Jackson, do Senhor dos Anéis, vai dirigir o segundo, o terceiro ainda não informaram. Tudo isto conforme o site do IMDB, que aliás é uma maravilha de site.
    O primeiro filme está em pré-produção.
    Bem que eles poderiam fazer novas histórias, tipo, sei lá, Tintin vem para o Brasil pra entrevistar o Ronaldo Fenômeno, este é raptado pelo Rastapapoulos, o Capitão Haddock vira técnico da Portuguesa e sai no braço com o Felipão num “amistoso” em Londres, Dupond e Dupont vão para o Big Brother e o Professor Girassol participa do Roda-Viva da Tv Cultura. Algo assim. Bom dia pra todo mundo.

  20. Hugo Borghi Filho disse:

    Coleção completa (menos por Tintin aux pays des soviets – 1930).
    Preferidos: le lotus bleu
    le crabe aux pinces d”or

  21. Edu de PoA disse:

    “As Sete Bolas de Cristal” é um Clássico entre Clássicos. Sinistro. Me impressionou muito quando o li pela primeira vez, lá pelos idos de 66/67 do século passado (putz, como eu tô velho…). “O Segredo do Licorne” (estréia do Professor Girassol) também é fantástico. “O Carangueijo com Tenazes de Ouro” (estréia do Capitão Haddock) é outra maravilha. Enfim, todos são incríveis, muito melhor que qualquer outra série, rivalizado apenas por “Asterix”.
    Aprendi a ler acompanhando as histórias nas edições dominicais do “Correio do Povo”, aqui em PoA. Hoje, tenho a coleção quase completa e nunca me canso de reler.
    Só me falta a primeira aventura, “Tintim no País dos Bolcheviques”, que, segundo me consta, não é lá muito “politicamente correta”, mas, que diabo, é Tintim!
    Está na hora de a editora responsável relançar todos os álbuns com a devida campanha publicitária. Nossas crianças deveriam ler mais este tipo de quadrinhos que, de alguma forma, ajudam a criar um caráter mais correto, em lugar de pokemons nipônicos de gosto duvidoso. (Pronto, já fiquei messiânico…)
    Quanto aos carros presentes nas histórias, nem é bom falar. São o sonho de consumo de qualquer antigomobilista que se preze…

  22. Juka disse:

    O Roberto Almeida foi definitivo.
    Lia Tintin pra aprender francês. Era o máximo.
    Muito boa lembrança.
    Há……..
    Tudebão pro Flavio e pra todos os cumpanheiros desta missiva.
    2009 né !!!.
    Abraços

  23. Eu nunca li algo de Tintin, mas assistia na época da TV Cultura. Sem dúvida o melhor desenho que já assisti. Quando a gente cresce, a gente avalia melhor, até então eu achava que era Cavaleiros do Zodiáco, affff.

  24. JT disse:

    Ainda guardo alguns álbuns do Tintin – todos eles dariam ótimos filmes e creio até que o personagem inspirou muitos sucessos, como os primeiros 007 e Indiana Jones. Um dos meus favoritos é “O Cetro de Otokar”.

    Recentemente seu primeiro álbum foi relançado depois de décadas relegado ao arquivo: “Tintin no País dos Sovietes”. Mas quem gosta de Lada não deve ler, sob a pena de se decepcionar com a origem do personagem – um legítimo europeu ocidental de direita.

  25. Roberto Valle disse:

    Esses são meus preferidos:

    - Os charutos do Faraó
    - Tintin e o Templo do Sol
    - Voo 714 para Sydney
    - Rumo à Lua
    - Explorando a Lua

    Os álbuns são fantásticos e clássicos. Valeu Gomes, pela lembrança !!!

  26. Luiz Guima disse:

    Tenho a coleção completa…
    Não sei escolher o melhor.
    O desenho dos carros é sensacional!

  27. Daniel disse:

    Eu mais assistia do que lia, mas na epoca tinha um onibus biblioteca que tinha os livrinhos do tintin, e eu lia assim, o que mais gostei foi o que eles vão para a lua, muito bom.
    Meu chefe usa um relogio do tintin, muito firmeza.

  28. Cpt. Haddock disse:

    Mas com mil milhões de mil borrascas !!!! Oitenta, oitenta anos !!!!
    Que uma cachalote me morda se “Tintin e o Templo do Sol” não for o melhor !!!!
    Viagem a Lua também é otimo!!
    Vou agora saborear meu old scotch em Moulinsart pra relembrar todas……afinal oitenta anos de aventuras me deixaram com uma sede “borrascal”!!!!

  29. Thiago Negreli disse:

    Há…sou fã de carteirinha do Tintin, (tenho todos os desenhos) para mim todos as histórias são excelentes, mas o melhor sem dúvida são os insultos do Capitão Hadock!!! “Com um milhão de ráios e trovões!! Amebas assassinas!!” haha…
    abs!

  30. Rafael Wuthrich disse:

    Aí Flávio…agora vendo o Tintim com calma, percebi que ele se parece bem com você…

  31. Rafael Wuthrich disse:

    Também só assistia ao desenho (que inclusive saiu em uma edição hiper luxuosa em DVD – 150 merréis na Saraiva) que era 10. Agora é aguardar o que Mr. Spilbergão guarda pra gente em 2010…

  32. É Flávio… esse é do meu tempo. Quando criança ganhei algumas revistas do Tim Tim. Não me lembro o título de todos, mas o que mais gostei foi “Tim Tim na América”.

  33. Leonardo disse:

    Flavio,
    Moro na França onde as historias em quadrinhos sao mania nacional. Tem até um premio nacional. Aqui falam bastante do Tintin e aqui em Bordeaux, onde moro, apesar de ser uma cidade “pequena” eu conheço duas lojas que vendem peças do tintin e outros desenhos. Sao bonecos de enfeite, os foquetes, alguns carros, camiseteas. Mas nem sempre é muito barato. Outro personagem muito conhecido por aqui e que eu particulamente adoro é Michel Vaillant. O que o autor (Jean Graton) mostra de carro de corrida antigo…. e as corridas também. é um show de detalhes. Para os fas de corrida é um prato cheio.
    Desculpe a falta de alguns acentos. Culpa do teclado.

  34. Paulo Sousa disse:

    Não só li, como ainda tenho alguns exemplares na casa de minha mãe dos anos 70. Hoje, tenho a coleção encadernada completa e a coleção em DVD.
    O melhor: Tintin e o Segrego do Licorne.

    Para quem conhece Geneve, do lado da estação de trem existe o Hotel Cornavin (mesmo nome da estação), com a estátua do Tintin e Milu no hall de entrada. Agora, a trivia: em que estória do Tintin ele passa pelo hotel cornavin?

  35. Adal Avin disse:

    Quando pequeno (portanto não me pergunte sobre detalhes como ano e dia da semana), eu acompanhava, no Estadão, as aventuras do Tintin, publicadas em tiras semanais em um dos suplementos do jornal. Lembro-me que eu adorava a perfeição dos desenhos, extremamente detalhados.

  36. amaral disse:

    eu li vários, tinha quase toda a série na biblioteca do colégio rio branco.
    sempre achei o traço mais legal de quadrinhos do século passado.

    em “as jóias de madame castafiore” alguém fugia arrancando num carro, e alguém se referia ao motorista ‘como um fittipaldi’.

    viagem à lua, tintin na áfrica, aquela história na china… difícil escolher um.

    tem uma que acho que nunca li e se passa na américa do sul, ele atravessa os andes. não sei se publicaram por aqui.

    parabéns a ele pelos 80 anos…e a nós por sermos leitores de suas estórias.

    abs

  37. Carmem disse:

    Vixe!!! Meu pai tem uma coleção “capenga”, por ter emprestado alguns exemplares que nunca foram devolvidos. Um amigo da nossa família, que fez Doutorado na França, deu ao velho dois álbuns em francês: Le Lotus Bleu e Tintin au Tibet. Gostei de vários: Tintin na África, que rende tanta discussão no meio acadêmico, na América, Vôo 714 para Sidney… Esses são os que lembro agora.
    Valeu a dica!!!

  38. Guilherme Dorneles disse:

    Não só li como, pela minha idade, também assistia ao desenho animado.

    Sensacional, o Tintin!

    No ano novo, estive em Bruxelas e uma das coisas que mais me chamaram a atençao na cidade é justamente essa paixão por quadrinhos em geral, especialmente o repórter e seu fiel escudeiro Milu. Além dos Smurfs, também criação belga.

    Aqui, http://lh4.ggpht.com/_qxGcFu9R6dE/SWTO2AQ7_RI/AAAAAAAAB-U/xW8uxEzYYRQ/s512/DSC04067.JPG , uma foto que tirei no centro da cidade com a fachada de um prédio decorada de Tintin.

  39. Peixe disse:

    Eu nunca li.., só assisti o desenho que passava na TV Cultura, e adorava.
    São todos muito bons, mas acho que o que eu mais gostei foi o da viagem pra Lua.
    Aquele foguete vermelho e branco, toda a história, cheia de conspirações…
    É muito bom! Tintin é um dos melhores heróis da história, e o Capitão Hadock é ótimo também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>