GRANDE, ENORME CHICO

SÃO PAULO (o amanhecer é lindo) – Senna só existiu porque existiu Piquet, que só existiu porque existiu Emerson, que só existiu porque existe Chico Rosa. Personagem talvez não tão conhecido do grande público, o atual administrador de Interlagos é o grande entrevistado de hoje no Grande Prêmio. A primeira parte do papo com Marcus Lellis está aqui. A segunda vai ao ar amanhã.

É simplesmente sensacional, um documento histórico, com detalhes nunca contados sobre o alvorecer das gerações que resultaram em oito títulos mundiais de F-1 para o Brasil. E não seria exagero dizer que Chico ganhou todos eles.

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Jair
Jair
8 anos atrás

O Chico Rosa (apadrinhado de Piquet) nunca gostou de Senna, todo mundo sabe que o Senna gostava do Edgar de Mello Filho (seu protegido) como administrador…por isto da para entender esta magoa do Chico…

Tazio
Tazio
15 anos atrás

Rogério Leonardo,

Quem disse que eu estou nervoso, alias, vc está me fazendo dar muitas risadas com seus comentários !!!!rsrsrsrsrsrs….
Vc realmente é hilário… rsrsrsrsrsrsrs…
Edgard Senna Filho ficou perfeito… rsrsrsrsrsrsrsrs…
Vc deve ser mais um daqueles que começaram a acompanhar a F-1 ontem e acham que os números são tudo.
Um bom exemplo disso foi Jim Clark que apesar de ter apenas 2 titulos mundiais é considerado por muitos dentro da F-1 como um dos melhores de todos os tempos.
Agora, dentro da sua modesta opinião, aceitando é claro, as seguintes assertivas baseadas na “sua” incrivel e indiscutivel observação da historia…rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs… (é cada uma que aparece).
Eu já fico satisfeito em saber que vc reconhece que o Senna era melhor que o Piquet.
Pois, se na sua opinião o Piquet foi o melhor de todos os tempos, isso quer dizer que na verdade o melhor de todos os tempos foi o Senna…rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…
Mas eu ainda acho que o melhor, do melhor, do mais melhor de bão foi o…..rsrsrsrsrsrsrsrs…
Eu ainda fico dando corda….
Um abraço,
Leandro Leonardo.

Rogério Leonardo
Rogério Leonardo
15 anos atrás

Tazio,

Tá nervosinho… Edgard Senna Filho (o que chorou dando um rolé com o seu ídolo), esse não vale, ele é integrantes da TAS… tenta outra, essa não colou… para você não ficar muito triste, ficamos assim:

Na minha opinião Piquet foi o melhor piloto de todos os tempos, mas, como é apenas a minha opinião, aceito as seguintes assertivas baseadas na observação da história:

Senna era melhor que Piquet

Prost era melhor que Senna

Schumacher era melhor que senna e Prost juntos!!! Sinto muito, os números não mentem…

Tazio
Tazio
15 anos atrás

Rogério Leonardo (rs… deve ser cantor de musica sertaneja),

Ser Piloto de carros de corrida é uma coisa, ajudar ou apoiar alguém na carreira é outra completamente diferente.
Pergunte ao Emerson, ao Schummy, ou até mesmo ao Piquet, se eles acham que o Senna foi um piloto desconcentrado?
Infelizmente o Chico Rosa falou um monte de groselha.
Vc pode até conhecer o Papa, mas, saber rezar a missa é outra historia.
Agora tem um cara que já foi administrador de Interlagos e que pode dar uma opinião mais verdadeira sobre a pilotagem dos grandes campeões, mesmo porque, ele já foi piloto…
O nome desse cara é Edgard Mello Filho.
Gostaria de ver no Grande Premio uma entrevista com o Edgard.
Esse sim sabe o que fala…

jol
jol
15 anos atrás

o senna nao deu papo pra ele entao é claro ele ja nao e tão bom!
o que que tornou o senna sensacional foram justamente ele nas pistas e fora dela tambem ,Ex num treino ele ficou 58 min no box porque o seu honda nao estava bom , partiu p/ pista e faturou a pole.

Souza
Souza
15 anos atrás

Heraclito, senna não era perfeito nem completo. nem piquet e nem schummi e nenhum outro foi.

Senna ganhou e perdeu titulos com o melhor carro assim como Piquet e schummi e prost.

No geral ele não fica a dever em nada comparando com qualquuer outro piloto. Tinha seus pontos fortes assim como todos os outros tinham os seus.

Eu vi Senna dar baile no schumacher, vi piquet dar baile no senna e vi schumacher dar baile no piquet.

Se ele era um cara difícil de lidar isso não tem nada a ver com pilotagem . e pra mim pouca importancia tem.

Vi o Senna ganhar corridas com a Lotus sem ser bom acertador de carros e vi o Piquet passar dois anos eem branco sem conseguir acertar um carro.

E vi Schumacher cometer erros bobos que custaram titulos a ele.

pra mim todos eles erraram e nenhum era completo

Thiago Sabino
Thiago Sabino
15 anos atrás

Cambada…
Vao tirar pós-graduação em chatice hein!

A opinião do chico é a opinião do chico e nada mais do que isso!
E a opinião do chico tá longe, muito longe de ser a verdade absoluta suprema e verdadeira, por mais , em que se pese todo o conjunto da obra dele – respeitabilíssimo e digno de todas as reverências de nós – e em que se releve todas as mágoas afetivas e técnicas.

Malandro, celebremos todos P*&¨*%¨$%orra!!!!
Emerson, Piquet e Senna! Pra que essa paixão clubística?
Ninguém sabe raciocinar com lucidez não?
Ou todo mundo aqui, recebe um “por fora” ou tem procuração reconhecida em cartório pra defender um ou outro?

O chico emitiu a opinião dele, da qual respeito, porém não concordo. Pronto. Acabou. Quem somos nós pra concordar, ou ,pior, discordar dele? O que representamos no automobilismo? Emito minha opinião sim, acho os 3 fantásticos, e boa bicho. Sempre torci pros 3, nas mais diferentes fases, e ainda assim, reconheço que existem defeitos graves em cada um, mas a minha análise não passa disso, porque nunca fui um piloto profissional de automóveis.

Mas ainda assim, ainda parece que cada um nutre um desejo quase sexual de estimular picuinhas com a “torcida adversária”, como piquetistas ( existe esse adjetivo?) tratando sennistas (idem) como argentinos, ou algo assim…

Já imaginaram uma frescura dessa , por exemplo, na Inglaterra (considerando Reino Unido) , na Itália, na França, na Alemanha?

Esse post tinha tudo pra ser uma contenda civilizada, a respeito da opinião de um dos caras mais F……odas do Brasil em termos de esporte a motor. Viveu as fases mais áureas , com os caras mais feras do Brasil, e ainda assim, virou um mercado de peixe em que cada um defende o seu Elvis de modo até patológico…

Ah gente, dá um tempo hein!!!

Em tempo: O chico é FODA. Mas a opinião dele, é a opinião DELE, em que eu respeite, porém não concorde.

E é só.

Ponto, próximo Parágrafo!

Cláudio F-1
Cláudio F-1
15 anos atrás

Excelente a entrevista do Chico Rosa, sem dúvida ele foi a figura principal para o sucesso que os nossos campeões alcançaram na F-1. Eu sempre torci pelo Ayrton e, dos três brasileiros campeões mundiais, eu o considero o melhor piloto, mas também reconheço que o melhor e mais completo piloto que já apareceu na F-1 foi um tal M.Schumacher , não apenas por suas qualidades de pista como piloto e estrategista, mas também por sua qualidade extra-pista que era o fato dele ter um tremendo senso de liderança, sendo capaz de reunir em torno de si mesmo uma grande quantidade de pessoas extramamente competentes dentro de um dos times mais ricos e mais tradicionais da história da F-1 e, no centro de toda esta estrutura, ele possuir um poder de mando quase tão grande quanto os donos ou dirigentes da Ferrari, com isso o Shumacher já eliminava qualquer tipo de concorrência interna, por parte de algum companheiro de equipe, tendo apenas que se preocupar com a concorrência externa que não estava à altura tanto dele quanto da equipe Ferrari.

Com relação às críticas de Chico Rosa a Senna , elas podem até ser verdadeiras, mas se o cara consegueiu 41 vitórias e três títulos mundiais sem saber regular o carro e ainda sofrendo de déficit de atenção é porque ele era foda mesmo!!!

Heráclito
Heráclito
15 anos atrás

Souza, esse seu argumento vale também para comparação do Senna com o Schumacher?

Imagino também que realmente acredite que Senna era completo? Perfeito? Bom, religião eu não discuto.

De qualquer forma, quem não tem víes que jogue a primeira pedra.

Chico tem os seus, os declarou de forma muito clara e honesta, e ainda fundamentou a sua opinião, coisa que muita gente não faz.

A entrevista é excelente e fica aquele gostinho de “quero mais”. Adoraria ler um livro com mais de suas histórias.

Souza
Souza
15 anos atrás

Marcelo, ganhar 6 em Monaco e errar em uma é completamente perdoável . Aceito críticas sim desde que bem fundamentadas.
Essa é uma crítica inaceitável. Até porque nenhum piloto conseguiu esse feito. Alguns então sequer ganharam uma única vez em toda a carreira.

Marcelo Ferreira
Marcelo Ferreira
15 anos atrás

Com todo o meu respeito a “viuvada”: não fiquem “se doendo”. Senna tem 609 vitorias (na F1), 2333 poles e 301 melhores voltas. Piquet nem 1/3 disso e é considerado por ele – que queiram ou não,é do meio – o mais completos dos pilotos brasileiros.

Caramba, gente. Aceitem uma critica. Apenas isso. Senna ganhou 30 em Monaco, mas a forma q ele perdeu a corrida de 1988 é imperdoavel. Igualmente imperdoavel é Monza, no mesmo ano. Pra mim, senna só foi ser SENNA em 91. Antes disso tinha graves defeitos. Como explicar a colisão entre ele e Mansell – que já estava com bandeira preta ???? Fala serio….

Aceitem as criticas.

Souza
Souza
15 anos atrás

Senna foi o quarto maior vencedor da Formula 1antes de poder se terminar a carreira, Piquet foi o nono.
O resto é chororô

Abreu
Abreu
15 anos atrás

Bem, o Piquet ganhou dois títulos enfrentando uma concorrência acirrada. O terceiro concorrência mezzo acirrada. Já o outro precisou do melhor carro para ser campeão duas vezes e ganhou o terceiro título em virtude da Williams ( e o Mansell ) derem certo tarde demais. Simples assim.

petrafan
petrafan
15 anos atrás

com a segunda parte da entrevista fica claro que o cara não gostava do Senna.
por sinal, um dos defeitos dele parece ser que gosta muito de status. tipo, o pai do Bernie ficou hospedado na minha casa, sou muito amigo do Bernie, vou de avião pra lá e pra cá…
deve ter sido esnobado pelo Senna, que também acabou (com a ajuda da Glóbulo) impondo o traçado de Interlagos, e ficou a mágoa.

Xarope
Xarope
15 anos atrás

Em que pé está o plano para aumentar o traçado de interlagos?

Guilas
Guilas
15 anos atrás

Cada um tem a sua opinião. Mas que essa entrevista demonstrou cheirou dor de cotovelo, com as velhas opinões pró-Piquet (aliás, todo piquetista adora falar bem do Schummy, mas não gosta de compará-lo com o nelson, vai entender), não há como negar. Abraços.

Bianchini
Bianchini
15 anos atrás

Assim que lí a entrevista, e o Chico Rosa desmistificou o queridinho da Globo e ídolo supremo da TVS (Torcida Viúvas do Senna), já imaginei os chiliques da supracitada “torcida” (melhor seria dizer seita religiosa). Excelente entrevista, mereceria mais uns 2 capítulos como sugeriu o Ceregatti. Coincidentemente, na 3ª feira comecei a ler o livro “José Carlos Pace, o campeão sem título”, e lá são citadas essas passagens do Chico e mais algumas outras, quem puder leia que o livro é muito bom.
Nessa discussão toda sobre quem era o melhor piloto, respeito todas mas ainda fico com os meus favoritos, o triunvirato do controle sobre as leis da física: Tazio Nuvolari, Ronnie Peterson e Gilles Villeneuve. Logo atrás deles, o melhor brasileiro, Emerson Fittipaldi.
Abraços!

Mac ao Souza
Mac ao Souza
15 anos atrás

Larga mão se ser preguiçoso e pesquisa você que é o mais revoltado aqui na sala de aula, o que vale é mostrar os fatos como a lista do M.Costa acima, você ate agora só reclamou de BOCA e não mostrou nada, bem típico dos sennistas ou choram ou reclamam de boca e ainda querem que a gente pesquise os fatos por eles…aff Se você for fazer pesquisa, só não compare as primeiras 161 corridas do Schumacher com as 161 do Senna, porque você vai se decepcionar, lembrando que no começo de carreira o alemão só pegou pedreira na pista com um carro inferior, Senna, Prost, Piquet e Mansell junto com as Williams de outro mundo, isso ninguém lembra e ele disputou posições com esses quatro pilotos e ate venceu corridas com eles na pista, em 1992 em sua primeira temporada completa o Schummy já chegou a frente do Senna no mundial de pilotos, um novato chegando a frente do campeão do ano anterior e mais um Tri-Campeão… O engraçado é que quando Senna corria os “números” valiam e depois da morte do piloto só o recorde de poles é que tinha valor, o que vcs não esperavam é que o alemão ia superar o Senna nas poles! Ate duvidavam…agora só o recorde de Mônaco tem valor, “amanhã” o Hamilton iguala ou bate esse recorde e começa a gritaria…ai ai ai. Se o Senna tem seus méritos o alemão tem os dele também, que culpa o cara tem de sobreviver na F1 e ser o melhor de sua época? Na época do Senna nem tem como falar que ele era o melhor, olha os números do Prost na época, Piquet teve o mérito de ser Tri-campeão com equipes,carros, motores e pneus diferentes! Ate o Massa se for campeão na Ferrari um dia vai fazer história como o primeiro brasileiro campeão nessa equipe, quem não dizer que isso não é relevante me desculpe, mas aí é dor de cotovelo! E as batidas do Schumacher SOZINHO liderando corrida se você for pesquisar vai dar trabalho para encontrar nos 250 GPs, se tiver umas 2 é muito! Na proporção de % se for comparar o Senna errou muito mais sozinho! E olha que o Schummy não “andou” pouco não, ele é o recordista em voltas e Km na F1! A verdade é uma só, o Senna não viveu para ser o melhor de todos, faltou concluir a carreira e aí não adianta chorar e querer colocar ele de BOCA como o melhor de todos os tempos, se for assim então coloca o Tázio Nuvolari junto que correu antes da F1, e aí amigo todos os pilotos de Formula 1 viram piloto de autorama perto desse italiano ou de outros de sua época. Outros pilotos brilhantes na F1 também morreram no áuge da carreira, J. Clark foi um deles, e muitos outros superaram seus numeros e tiveram feitos relevantes, se o Senna morreu 4/5 anos antes de aposentar paciência! Para e pensa se o Senna disputasse títulos com Schummy só ia valorizar a carreira do alemão, com Senna na pista o Schummy ia ficar na Benetton onde a equipe estava no mesmo nível da Ferrari entre 2000/2004, evidente que eles iam “trocar” títulos entre 1994 ate Senna aposentar uns 4/5 anos depois! Agora querer falar que os pilotos depois de Senna são fracos isso já não é justo, beira ate arrôgancia! Se a Formula 1 não esta bom depois que Senna morreu, é simples desiste de ver as corridas, o que fica ridículo é ficar todo ano chorando pela morte do Senna e reclamando dos pilotos da F1 atual. E quando aparece um Alonso ou Hamilton o piloto não é lá essas coisas…aff Olha o Hamilton, deu sorte de entrar logo de cara em equipe grande e sempre vai ser assim na carreira, se um dia ele superar o Schummy em boa parte dos recordes e as 6 vitórias de Senna em Mônaco… paciência, mérito dele.

Rogério Leonardo
Rogério Leonardo
15 anos atrás

Tazio… (rs…. na verdade deve ser TAS).
Pense bem na sua pergunta: “Ele já pilotou alguma coisa?”

Não Tazio, ele não pilotou nada, foi apenas o responsável direto por Emerson Fitipaldi ter uma carreira na F1 (a assertiva é verdadeira, sem Chico, Senna não existiria).

Ademais, se Chico não entender de piloto e pilotagem amigo, não vai ser você que vai entender. Fica a pergunta: E você, já pilotou um 1?

Tazio
Tazio
15 anos atrás

Achei bem meia boca essa entrevista com Chico Rosa!!!
Concordo plenamente com o comentário do Souza.
O Chico pode ter participado da historia do automobilismo Brasileiro, conhecer personagens importantes do mundo da formula 1,mas, quero fazer apenas uma pergunta…
Ele já pilotou alguma coisa?
Então como é que ele pode afirmar qual piloto tinha mais ou menos facilidade de se concentrar.
Vencer em Mônaco e em pistas molhadas são o melhor exemplo de concentração que um piloto pode demonstrar.
Que eu saiba o Piquet nunca venceu em Mônaco e detestava chuva…
O que adiantou acertar melhor o carro e ter quase o dobro de vitórias a menos.

Souza
Souza
15 anos atrás

Caramba coloca todas as corridas que o Piquet e o Schumi bateu também..

Só sei que alguém que ganha 6 corridas em Monaco não pode nunca ser considerado um piloto sem concentração. Não faz sentido com todo respeito ao Chico .

Alguem aqui já guiou em Mônaco pra dizer o contrário ?

Leo Trenhago
Leo Trenhago
15 anos atrás

O Marcelo Costa disse tudo no comentário acima, depois de ler não tem nem o que argumentar.
Como fazem falta Nelson Piquet, James Hunt, Ronnie Peterson, Peter Revson, Kevin Schwantz, Gilles Villeneuve, Barry Sheene, Jarno Saarinen, Colin McRae, Walter Röhl, Ari Vatanen e muitos outros pilotos dessas categorias do esporte motorizado que simplesmente gostavam de correr, onde os feitos na pista eram mais importantes que campanhas de marketing, que as vitórias eram festejadas com grandes noitadas, onde vencer curvas eram mais importantes que vencer provas, e que o trabalho bem realizado era a maior satisfação.

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

Fantástica entrevista! Façam uma segunda edição, esse cara tem muito mais coisa interessante pra contar!
P´ra mim foi a melhor da série até hoje.

A viuvada vai apavorar! Se fosse o Chico, arrumava uns seguranças…rsrsrsrs…

Sergio
Sergio
15 anos atrás

Parabéns. Muito legal a entrevista c/ o Chico que, por sinal, deve ser aplaudido de pé.

Sobre Piquet x Senna digamos como os argentinos diriam:

O Senna foi o melhor piloto do Mundo, e um dos melhores do Brasil

JAN BALDER
JAN BALDER
15 anos atrás

GRANDE CHICO,

CONCORDO COM MUITOS QUE É SUA HORA DE COLOCAR TUDO EM UM LIVRO, OU NO PLURAL – EM LIVROS – DE TANTO QUE TERIA PARA CONTAR ESPECIALMENTE OS BASTIDORES QUE VC VIVEU INTENSAMENTE COM O RATO , O MOCO, COM O NELSON E POR AQUI ESPECIALMENTE ANTES E DEPOIS COM O GRECO.
ESTA SUA MATERIA FOI APENAS UM APERITIVO……..
PARABÉNS
JAN BALDER

Marcelo Ferreira
Marcelo Ferreira
15 anos atrás

Flávio e Equipe.

Vcs estão de parabens. Sabia que Chico Rosa era conhecido do Emerson mas não tinha a noção do seu envolvimento com ele e, muito menos, com Piquet (Pai. Filho, na época). Admirei sua declaração – sem enrolar – ao falar do “Heroi Ncional Ayrton Senna”. Grande Chico.

Para mim, divide o premio de “Melhor Entrevista” com Pupo Moreno.

Mais uma vez, Parabens a Equipe….

+Rafael+
+Rafael+
15 anos atrás

Bastante esclarecedora. Muito boa a entrevista, embora não concorde com algumas opiniões dele.

Mas isso é minha opinião, enfim.

EDSON
EDSON
15 anos atrás

Vi essa materia e pude perceber q ele como e amigo do Piquet, nao gostava do Senna, disse que o Senna nao tinha concentraçao em corridas….. como entao o Senna foi o rei de monaco? sem concentraçao nao se ganha em monaco!!! me diga quantas vezes o seu amiguinho Piquet ganhou em monaco? grato

Alexandre Medeiros
Alexandre Medeiros
15 anos atrás

Fala Flavio…

Gostei muito da entrevista…mas…podia ter falado alguma história do Moco…
ele o conheçeu bem…e foi um grande piloto.
mas…valeu!

Saudações potiguares!

Alexandre Medeiros
Natal.RN

mac
mac
15 anos atrás

Schucrute nos olhos!!!

Temos que admitir, além de ser uma “bíblia” do automobilismo, um homem super competente, muito respeitado no meio, o Chico Rosa tem personalidade!!! Mas ele não desmereceu ninguém não, longe disso, foi apenas franco! O Senna tinha realmente pontos fracos…além de afobado, regular carro não era seu forte! Quando o Galvão “humildade” Bueno ler essa entrevista vai ficar todo xiliquento!!! Para e pensa, o administrador de Interlagos, onde é o “quintal” da casa do Senna, falar que Schummy é melhor. O Chico Rosa jogou um balde gelado de Chopp da Bavária, bem em cima da torcida da T.A.S!!!..sensacional!!! Que moral o Schumacher ficou hein! Depois dessa acho que os sennistas de raiva vão fazer campanha para um novo administrador em Interlagos! ha ha ha

Marcelo costa
Marcelo costa
15 anos atrás

Ninguém pode contestar o que Chico Rosa disse, pois ele acompanhou de perto todos esses pilotos! Ainda mais sabendo que Senna também tinha pontos fracos, só os teleguiados da Globo que nunca enxergaram isso, a culpa sempre era do equipamento ou de outro piloto! Se perceberem todos os pilotos foram elogiados e criticados justamente! Senna tinha pontos fracos como qualquer outro piloto. Todos lembram que o Prost disse em 88/89. “Não posso forçar tanto quanto Senna, talvez esteja ficando velho”. Mas Prost sabia do ponto fraco do brasileiro. “Senna é veloz, muito veloz, mas erra acima da média, normal pra quem arrisca mais! Só que quando ele errar eu vou estar por perto!”. Era nisso que Senna deixava a desejar na pilotagem, ou perdia a concentração ou se afobava, principalmente com retardatários! Em 1989 no GP de Portugal…PASMEM! Senna líder na corrida, faz um erro de avaliação e compra briga com Mansell de bandeira preta! E ele sabia que o leão estava de bandeira preta, depois da batida Senna abaixou a cabeça com os braços no guard- rail como quem esta pensando…”Que cagada, joguei a vitória e 9 pontos fora e Prost vai chegar em segundo!” podia ter deixado o leão passar, ele ia vencer a prova de qualquer jeito…errou feio. O erro infantil de Mônaco em 1988, evidente que ele queria colocar 1 minuto no Prost, pra que isso? Ele disse que se desconcentrou, estava conversando com Jesus Cristo de novo ou passou do limite? Senna perdeu várias corridas na liderança! Ate na chuva em muitos casos ele se abatia, basta ver o GP Bélgica de 1992, ele de líder foi sendo ultrapassado e depois ate rodou sozinho, detalhe Schummy passou Senna na pista na chuva, depois passou as duas Williams e venceu! Senna foi um grande piloto, mas em alguns aspectos deixava a desejar! Na parte técnica em acertar carros Senna ao lado de Nelson Piquet não conseguia nem apertar um parafuso! Ele não conseguiu fazer da Lotus um carro Campeão! Na Mclaren o Prost chiou “Ele tira férias e eu acerto o carro Ron Dennis?”, quando Prost saiu da equipe a Mclaren foi perdendo as “forças” depois de 1990! Em 1991 as Williams quebraram muito, fora as trapalhadas da Williams e Mansell na pista, Senna ate foi campeão com grande margem de pontos! Em 92/93 ele não conseguiu evoluir o carro, ficava claro que as vitórias dependiam da sorte aliada a competência, se chovesse ele estava na briga, ok, sorte dele, azar dos outros, isso faz parte do jogo! Naquela vitória do USA em 1987 Senna venceu porque Mansell parou nos boxes, assim como a famosa vitória em Mônaco a frente do Leão, Mansell era líder e parou nos boxes, e Senna virou líder. NÃO FOI SÓ SCHUMMY QUE VENCIA PASSANDO NOS BOXES! Ou alguém viu o Senna passar Mansell na pista em Mônaco, eu tenho a corrida em VHS e não vi! Nos anos 70/80/90 era comum ganhar posições nos boxes, só que isso ninguém lembra! Na Ferrari Senna sabia que dificilmente ia ser campeão, depois do diabo que passou na Lotus, erguer a Ferrari “carroça” nem pensar. Senna era veloz na classificação, sem dúvida, mas na corrida segurava a liderança ate onde podia, quando perdia ela as coisas ficavam difíceis, o baixo numero de melhores voltas é a prova! Da para fazer uma lista grande de erros de Senna quando liderava! Abaixo algumas:

1987 Era lider em SPA e se “enroscou” com Mansell segundo colocado, Prost vence e agradece…
1987 Era lider em Monza e errou sozinho na parabólica ao ultrapassar retardatário, Piquet agradece…
1988 Era lider na França e deu uma vacilada ao passar um retardatário, veio Prost e passou os dois de uma vez…Senna depois, despencou!
1988 Era lider em Mônaco, mas errou sozinho e bateu (barbeirada das grossas), Prost agradece…
1988 Era lider na Itália (Monza), mas se “enroscou” com retardatário faltando 3 voltas para o final…Berger agradece…
1989 Era lider em Portugal , mas pasmem, bateu com Mansell que estava de bandeira preta, Berger de novo agradece.
1989 Era lider na Inglaterra, rodou sozinho e abandonou na brita, Prost agradece…
1989 Era lider na Austrália bateu com retardatário mais uma vez, Boutsen agradece…
1990 Era lider no Brasil de novo bateu em outro retardatário, o Nakagima, Prost agradece…
1990 Era lider no México, imprimiu um ritimo muito forte, tinha mais de 10 seg e queria mais, acabou com os pneus e foi despencando e depois rodou e furou o pneu!
1990 Era lider na Austrália e bateu sozinho, Piquet agradece…
1990 Era lider na Inglaterra, rodou sozinho, era segundo e rodou de novo…chegou em terceiro
1992 Era lider na Bélgica, foi ultrapassado por, Prost, Hill e Schumacher na chuva e foi caindo posições, parecia abatido, rodou e depois fez M.Voltam chegou bem atrás!
1992 Bateu atrás no lider Mansell na Austrália (barbeirada das grossas)
1993 Bateu atrás de Martin Brundle em Monza quando era quarto ou quinto(barbeirada das grossas)

E pergunto, sempre a culpa era do carro ou dos outros? Ok o outros erravam também, mas Prost, Piquet pelo menos erraram muito menos…

Acorda gente, Senna era muito bom, mas a F1 sempre teve grandes pilotos, antes e depois do desaparecimento de Senna! Eu não me lembro do Schumacher perder tanta corrida na liderança por “afobação” ao passar retardatários ou cometer erros sozinho (me desculpem, mas dizer que os retardatários abriam só para o Schummy é desculpa esfarrapada, lembrando que o alemão entre 1998 ate 2006 foi o piloto que mais ultrapassagens fez na F1, isso sem contar nos boxes, retardatários e largadas, foram mais de 150 em uma época que era sempre difícil de se passar) Schummy também errava, errou ao jogar o carro em Villeneuve e hoje reconhece o erro, em D.Hill ele defendeu a posição! Senna, Prost e Piquet sempre FECHAVAM A PORTA ENTRE ELES ABANDONANADO PROVAS! PRECISO CITAR CORRIDAS QUE OUVE ESSES ENROSCOS? Chico Rosa esta comparando pilotos e não a rivalidade do passado com a era Schumacher! Esta comparando como cada piloto se comportava, Schumacher era rápido em treino, corrida, tinha estrela, conseguia reunir “energias” dentro da equipe como ninguém! Evidente que ele ia ser campeão em qualquer época! Se for analisar a “era Fangio”, vão perceber que ele nunca teve adversários também, foi absoluto em sua época, era veloz, e o melhor de tudo…errava pouco, por isso ou foi campeão ou vice em todas temporadas que disputou! Moss se for ver não deu nem para o “cheiro”…teve 3 temporadas que Fangio Surrou Moss, basta olhar na pontuação. E Chico Rosa não é a primeira pessoa que conta que Senna era “complicado”. Quando Senna saiu da Lotus, muita gente disse isso no ouvido do rival Piquet! Senna fora dos microfones da Globo era outra pessoa, as várias brigas entre, pilotos, fiscais,dirigentes e ate jornalistas provam isso, ele tinha uma personalidade muito difícil fora das câmeras! No youtube existem cenas de Senna chutando pessoas e empurrando com o braço estupidamente. Agora é aquela coisa, a Globo/Galvão endeusaram o piloto, os teleguiados da Globo foram na onda, achavam o piloto o lindo, o maravilhoso, o herói, o salvador, o humilde… e os outros sempre eram os vilões, os fdp, etc… Menos minha gente! Eu assisto F1 desde 1980, reconheço os feitos de Senna, mas do herói de barro que a Globo sempre quis “pixar”, isso eu não reconheço mesmo!!! Não precisamos de herói na Formula 1 e sim de “O PILOTO” para vencer! Deixa o termo “herói” para os médicos, bombeiros, policiais que salvam de verdade a vida de milhares de pessoas ano a ano…eles merecem na verdade um bom aumento de salário, deixa então o “herói” nos filmes e gibis…

Marcelo Costa
Marcelo Costa
15 anos atrás

Ninguém pode contestar o que Chico Rosa disse, pois ele acompanhou de perto todos esses pilotos! Ainda mais sabendo que Senna também tinha pontos fracos, só os teleguiados da Globo que nunca enxergaram isso, a culpa sempre era do equipamento ou de outro piloto! Se perceberem todos os pilotos foram elogiados e criticados justamente! Senna tinha pontos fracos como qualquer outro piloto. Todos lembram que o Prost disse em 88/89. “Não posso forçar tanto quanto Senna, talvez esteja ficando velho”. Mas Prost sabia do ponto fraco do brasileiro. “Senna é veloz, muito veloz, mas erra acima da média, normal pra quem arrisca mais! Só que quando ele errar eu vou estar por perto!”. Era nisso que Senna deixava a desejar na pilotagem, ou perdia a concentração ou se afobava, principalmente com retardatários! Em 1989 no GP de Portugal…PASMEM! Senna líder na corrida, faz um erro de avaliação e compra briga com Mansell de bandeira preta! E ele sabia que o leão estava de bandeira preta, depois da batida Senna abaixou a cabeça com os braços no guard- rail como quem esta pensando…”Que cagada, joguei a vitória e 9 pontos fora e Prost vai chegar em segundo!” podia ter deixado o leão passar, ele ia vencer a prova de qualquer jeito…errou feio. O erro infantil de Mônaco em 1988, evidente que ele queria colocar 1 minuto no Prost, pra que isso? Ele disse que se desconcentrou, estava conversando com Jesus Cristo de novo ou passou do limite? Senna perdeu várias corridas na liderança! Ate na chuva em muitos casos ele se abatia, basta ver o GP Bélgica de 1992, ele de líder foi sendo ultrapassado e depois ate rodou sozinho, detalhe Schummy passou Senna na pista na chuva, depois passou as duas Williams e venceu! Senna foi um grande piloto, mas em alguns aspectos deixava a desejar! Na parte técnica em acertar carros Senna ao lado de Nelson Piquet não conseguia nem apertar um parafuso! Ele não conseguiu fazer da Lotus um carro Campeão! Na Mclaren o Prost chiou “Ele tira férias e eu acerto o carro Ron Dennis?”, quando Prost saiu da equipe a Mclaren foi perdendo as “forças” depois de 1990! Em 1991 as Williams quebraram muito, fora as trapalhadas da Williams e Mansell na pista, Senna ate foi campeão com grande margem de pontos! Em 92/93 ele não conseguiu evoluir o carro, ficava claro que as vitórias dependiam da sorte aliada a competência, se chovesse ele estava na briga, ok, sorte dele, azar dos outros, isso faz parte do jogo! Naquela vitória do USA em 1987 Senna venceu porque Mansell parou nos boxes, assim como a famosa vitória em Mônaco a frente do Leão, Mansell era líder e parou nos boxes, e Senna virou líder. NÃO FOI SÓ SCHUMMY QUE VENCIA PASSANDO NOS BOXES! Ou alguém viu o Senna passar Mansell na pista em Mônaco, eu tenho a corrida em VHS e não vi! Nos anos 70/80/90 era comum ganhar posições nos boxes, só que isso ninguém lembra! Na Ferrari Senna sabia que dificilmente ia ser campeão, depois do diabo que passou na Lotus, erguer a Ferrari “carroça” nem pensar. Senna era veloz na classificação, sem dúvida, mas na corrida segurava a liderança ate onde podia, quando perdia ela as coisas ficavam difíceis, o baixo numero de melhores voltas é a prova! Da para fazer uma lista grande de erros de Senna quando liderava! Abaixo algumas:

1987 Era lider em SPA e se “enroscou” com Mansell segundo colocado, Prost vence e agradece…
1987 Era lider em Monza e errou sozinho na parabólica ao ultrapassar retardatário, Piquet agradece…
1988 Era lider na França e deu uma vacilada ao passar um retardatário, veio Prost e passou os dois de uma vez…Senna depois, despencou!
1988 Era lider em Mônaco, mas errou sozinho e bateu (barbeirada das grossas), Prost agradece…
1988 Era lider na Itália (Monza), mas se “enroscou” com retardatário faltando 3 voltas para o final…Berger agradece…
1989 Era lider em Portugal , mas pasmem, bateu com Mansell que estava de bandeira preta, Berger de novo agradece.
1989 Era lider na Inglaterra, rodou sozinho e abandonou na brita, Prost agradece…
1989 Era lider na Austrália bateu com retardatário mais uma vez, Boutsen agradece…
1990 Era lider no Brasil de novo bateu em outro retardatário, o Nakagima, Prost agradece…
1990 Era lider no México, imprimiu um ritimo muito forte, tinha mais de 10 seg e queria mais, acabou com os pneus e foi despencando e depois rodou e furou o pneu!
1990 Era lider na Austrália e bateu sozinho, Piquet agradece…
1990 Era lider na Inglaterra, rodou sozinho, era segundo e rodou de novo…chegou em terceiro
1992 Era lider na Bélgica, foi ultrapassado por, Prost, Hill e Schumacher na chuva e foi caindo posições, parecia abatido, rodou e depois fez M.Voltam chegou bem atrás!
1992 Bateu atrás no lider Mansell na Austrália (barbeirada das grossas)
1993 Bateu atrás de Martin Brundle em Monza quando era quarto ou quinto(barbeirada das grossas)

E pergunto, sempre a culpa era do carro ou dos outros? Ok o outros erravam também, mas Prost, Piquet pelo menos erraram muito menos…

Acorda gente, Senna era muito bom, mas a F1 sempre teve grandes pilotos, antes e depois do desaparecimento de Senna! Eu não me lembro do Schumacher perder tanta corrida na liderança por “afobação” ao passar retardatários ou cometer erros sozinho (me desculpem, mas dizer que os retardatários abriam só para o Schummy é desculpa esfarrapada, lembrando que o alemão entre 1998 ate 2006 foi o piloto que mais ultrapassagens fez na F1, isso sem contar nos boxes, retardatários e largadas, foram mais de 150 em uma época que era sempre difícil de se passar) Schummy também errava, errou ao jogar o carro em Villeneuve e hoje reconhece o erro, em D.Hill ele defendeu a posição! Senna, Prost e Piquet sempre FECHAVAM A PORTA ENTRE ELES ABANDONANADO PROVAS! PRECISO CITAR CORRIDAS QUE OUVE ESSES ENROSCOS? Chico Rosa esta comparando pilotos e não a rivalidade do passado com a era Schumacher! Esta comparando como cada piloto se comportava, Schumacher era rápido em treino, corrida, tinha estrela, conseguia reunir “energias” dentro da equipe como ninguém! Evidente que ele ia ser campeão em qualquer época! Se for analisar a “era Fangio”, vão perceber que ele nunca teve adversários também, foi absoluto em sua época, era veloz, e o melhor de tudo…errava pouco, por isso ou foi campeão ou vice em todas temporadas que disputou! Moss se for ver não deu nem para o “cheiro”…teve 3 temporadas que Fangio Surrou Moss, basta olhar na pontuação. E Chico Rosa não é a primeira pessoa que conta que Senna era “complicado”. Quando Senna saiu da Lotus, muita gente disse isso no ouvido do rival Piquet! Senna fora dos microfones da Globo era outra pessoa, as várias brigas entre, pilotos, fiscais,dirigentes e ate jornalistas provam isso, ele tinha uma personalidade muito difícil fora das câmeras! No youtube existem cenas de Senna chutando pessoas e empurrando com o braço estupidamente. Agora é aquela coisa, a Globo/Galvão endeusaram o piloto, os teleguiados da Globo foram na onda, achavam o piloto o lindo, o maravilhoso, o herói, o salvador, o humilde… e os outros sempre eram os vilões, os fdp, etc… Menos minha gente! Eu assisto F1 desde 1980, reconheço os feitos de Senna, mas do herói de barro que a Globo sempre quis “pixar”, isso eu não reconheço mesmo!!! Não precisamos de herói na Formula 1 e sim de “O PILOTO” para vencer! Deixa o termo “herói” para os médicos, bombeiros, policiais que salvam de verdade a vida de milhares de pessoas ano a ano…eles merecem na verdade um bom aumento de salário, deixa então o “herói” nos filmes e gibis…

Pedro
Pedro
Reply to  Marcelo Costa
10 anos atrás

Engraçado Marcelo Costa o Senna tem números de batidas e quebrar menores que o do Piquet…dos pilotos de ponta daquela época (hoje por causa da eletrônica os motores não quebram mais) só Prost tinha n°s melhores que o Senna…o Senna tinha 29% de quebras ou batidas um n° ótimo para um piloto campeão, já Senna tinha 36% um n° normal para um campeão, Piquet tinha 39% um n° normal para um campeão, Mansell tinha 49% de abandonos um n° alto para um campeão.

jair
jair
Reply to  Marcelo Costa
8 anos atrás

Eu não entendi como o Marcelo diz que o Senna errava mais que o Piquet. As estatísticas diz que Piquet tem 87 abandonos contra 61 do Senna e 59 do Prost. Não sou Sennista, mas Senna sempre foi muito superior ao Piquet tanto como piloto como pessoa, basta ver o que diz o pessoal da Lotus que trabalhou com os dois ou alguns pilotos como o Alex Caffi ou engenheiros como Rory Byrne, Ducarouge, Pat Symonds. O Senna tem os seus desafetos, sem dúvida, mas o Piquet tem muito mais. Ele simplesmente ficou sem equipe de F1 por problemas de relacionamento. Ferrari não queria ele (críticas a morte de Villeneuve e ao Comendador -Velho gagá) a McLaren não queria ele por causa das críticas ao Ron Dennis ainda na época do Chico Serra, Piquet brigou feio com o Patrick Head na Williams, tinha problemas com a Ligier, Larrouse e a única equipe que o acolheu em 1990 foi a Benneton do Briatore e Pat Symonds. Só que agora mais de 20 anos depois ele brigou com esta equipe também, prejudicando a carreira do filho. O Piquet é muito hostilizado em toda a europa, por isto que ele é contestadíssimo como piloto em todas as análises feitas por especialistas, na minha opinião de forma injusta. O maior piloto foi o Schumacher ponto, mas dos brasileiros o melhor foi o Senna.

pauloaidar
pauloaidar
15 anos atrás

Thomaz:

Quando perdeu os motores Honda o contrato do Ayrton era de U$ 1.000.000,00 por prova e quem conhece Ron Dennis, sabe o quanto lhe doía ter que negociar nesse sentido com o único que poderia fazer frente a Prost e Willians (olha só o adversário !), ainda mais porque o pacote oferecido pela McLaren era apenas razoável.

Mas nas mãos de um cara patético, que não acertava carro, vivia de férias em Angra e com um motor sabidamente pelo menos 50 hp a menos que o da Benneton, ganhou 5 (cinco) provas em 93.

Ou alguém acha que o Michael Andretti acertou aquele carro ?

Dener
Dener
15 anos atrás

muuuuuito bom!

Dú
15 anos atrás

Vamos Brincar Então:
Na chuva no Kart, Maurizio Sala dava 360 na frente do Senna, e tirava uma ainda, eu vi.
Como vi tbm. o Senna rodar na subida da junção…..
Neguinho tem de respeitar Chico Rosa. Mais nada.
Ou então, sentar com Émerson, Lameirão, e perguntar quem É Chico Rosa.

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Se existe alguém que ‘sabe das coisas’ é o Chico Rosa. Ele esteve e ainda está em todas. Se ele fala, é bom ouvir. Quanto a questão entre Piquet e Senna, acredito sinceramente que o Chico não faz discriminação alguma. Apenas diz o que deve ser dito. Alguém tem que fazer isso neste mundo.

Thomaz  Ribeiro Leite
Thomaz Ribeiro Leite
15 anos atrás

Flavinho
Fantastica entrevesta , o Chico è um cara bacana, que não esta preucupado com os ourtos, e sim com a verdade.
O Shumy è o melhor do mundo e o Nelson è o melhor do
Brasil.
O Senna era rapido, mas um cara que não suportava acertar um carro. Sempre de ferias em Angra. Quando a Maclaren perdeu os motores Honda , fez um contrato corrida a corrida com Ron Dennis .Patetico

Souza
Souza
15 anos atrás

Thiago , tirou as palavras da minha boca. e perfeito Paulo Aidar.

nao consigo entender que um piloto que morreu sem completar 2/3 da carreira e ainda assim é o quarto maior vencedor da histoeria e o maior brasileiro, possa ser considerado um cara sem concentração.

senna cometia erros porque seu limite era muito na frente dos outros. Era 8 ou 80 pra ele. e assim superou prost que pra mim era melhor que o Piquet.

cacá Clauset
cacá Clauset
15 anos atrás

O Chico é o cara. Um exemplo que o automobilismo brasileiro tem cura. Pelo que já fez e pelo que tá fazendo, já pensou comandando nossa entidade mor o estrago que faria??? Chico pra CBA já !!!

Abs

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Bom, já que estão falando um monte da comparação Senna x Piquet…
Acho uma contradição dizer que o melhor piloto sob chuva não conseguia se concentrar por mais de dez minutos. Então, como ele conseguia ser tão rápido, por tanto tempo? – As corridas duram pelo menos uma hora e meia. Outra coisa: chuva, tem condição que exige maior concentração?
No mais, concordo com o Paulo Aidar.

Miguel
Miguel
15 anos atrás

Adorei a primeira parte da entrevista!! demais!!!! que a nova geração leia e nunca deixemos esquecer esse pequeno grande personagem do nosso automobilismo!!
parabéns a equipe do grande premio!!!!!

Zé Maria
15 anos atrás

Chico, vc é a essência da formula 1 no Brasil, sem duvida o melhor documentário até hoje.

Zé Maria

Luiz Evandro águia
Luiz Evandro águia
15 anos atrás

Em tempo : O chico Rosa,, andava em Interlagos do lado do Wilsinho Fittipaldi,, no carro de turismo de corrida ( Wilys Interlagos Berlinete eu acho ) e dava palpites,,,,Pura paixão e Coragem !!! ehehehe abs águia

Luiz Evandro águia
Luiz Evandro águia
15 anos atrás

Em tempo : O chico Rosa,, andava em Interlagos do lado do Wilsinho Fittipaldi,, no carro de turismo de corrida ( Wilys Interlagos Berlinete eu acho ) e dava palpites,,,,Pura paixão Coragem !!! ehehehe abs águia

Luiz Evandro águia
Luiz Evandro águia
15 anos atrás

Flavinho Parabens pela oportunidade que vc deu aos seus leitores para conhecerem a história do meu amigo Chico Rosa,,eu vivi essa época,,,ja sabia de tudo o que o Chico Rosa relata,, ele foi meu colega de engenharia na Universiddade Mackenzie,!!! eu me formei engenheiro em 1967,, . Fico no aguardo da continuidade da entrevista,,,o jornalista que faz a entrevista é o amigo Marco Antonio Lellis ?? abs do “aguia:

Dú
15 anos atrás

Paulo Aidar.
Como digo, na maior boa.! Nós na Fita.
Não sei sua opinião.
Mas Donnington 93, foi um estilingue, tanto que o Sr. Rubens mandou melhor no time living.
Estava eu, em 94, quando “rodou ” na Junção. Vi ao vivo a “fita”
Creio que comparar AyrtON, com NélsON, e ÉmersON, é coisa do passado.
Chico Rosa é o Cara.
Mas o que botou a coisa para andar.
Wilson Fittipaldi, o Barão.
O FG nem teria esse blog, ou a Internet não teria memória alguma, graças ao Barão e hj.
Pela parte 1 do Chico.
O Bird outro dia sacou isso……….

Edu Di Lascio
Edu Di Lascio
15 anos atrás

O Piquet antes da pancada em Imola era um piloto, quando saiu dos escombros era outro.
Mas antes do acidente, ele era sem dúvida, melhor do que o Senna.
É só ver as corridas do Piquet no tempo da Brabham que tem no Youtube…indescritível.
Quanto à famosa primeira volta de Senna em Donnington, falta ressaltar algumas coisas que tiram um pouco o brilho do feito:
1. Senna era o piloto que melhor conhecia aquela pista.
2. Naquele ano ele não tinha qualquer chance de título, portanto
era bem mais fácil arriscar e jogar para cima dos outros como ele fez.
3. O motor de 8 cilindros da Mclaren era bem melhor no torque em médias e baixas, o que facilitou bastante a vida do Ayrton.
4. Naquela largada o Barrica fez uma primeira volta quase igual à dele e quase ninguém mais se lembra disso.

Abs

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
15 anos atrás

Quando eu era mais novo, quando não conhecia a existência do Chico Rosa, sempre que assistia as corridas de F-1 no Brasil, pela TV, comentava: “Pô, esse cara todo ano sempre aparece andando por trás de algum entrevistado! Quem deve ser?”.

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

É só um fazer comparações entre Piquet e Senna, que a discussão tá garantida, né?
Quando digo que um é melhor que outro, não quero dizer que um é o Ás e o outro um barbeiro…
As performances dos dois diferem em detalhes mínimos, os dois foram grandes campeões, não é para menosprezar nem um, nem outro…

Carlos Pilz
Carlos Pilz
15 anos atrás

FANTÁSTICA entrevista!!! Aliás, esta e a do Roberto Moreno foram fantásticas….estou ansioso pra ver a segunda parte!

Obs: as viúvas já apareceram!!!!rsrsrssrrs