PIQUET-PIMPOLHO

SÃO PAULO (e tinha gente…) – Não, não é mais um post malhando o menino, que passa por maus momentos na F-1. É um vídeo indicado pelo blogueiro da madrugada José Everson de Abreu. Imagens raras, essas eu nunca tinha visto. Trata-se do GP da Áustria de F-3 de 1977, na velha pista de Zeltweg. No grid, em terceiro, aparece Piquet-pai quando ainda era Piquet-pimpolho, um ano antes de estrear na F-1.

Notem que a largada era lançada, algo que me deixou curioso. Logo na primeira volta, Nelsinho, como era chamado, assume a liderança. Depois, Derek Daly passa por ele e ganha a corrida. Se não me equivoco, Daly seria campeão inglês de F-3 naquele ano. Na F-1, não deu muito certo e acabou se mudando para os EUA, anos depois.

Nossos piquetistas de plantão estão espertos e vão nos explicar que prova foi essa, afinal, na Áustria. Campeonato Europeu? Austríaco? Amistoso para arrecadar fundos para a Associação das Vaquinhas Aposentadas de Zeltweg?

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Admoestação
Admoestação
14 anos atrás

Essa vai pra nossa mais nova viúva, o tal de bronca (que delira com o ASS e entende chongas de F1)…
O maior vice da história (“história… o quê é isso???? – by bronca) foi Stirling Moss (04 vezes)…
Os maiores vice brasileiro foram ASS, Emerson e o Rubens (02 vezes), mas no desempate ganha o ASS, pois em 88 ele foi vice, mas a regrinha dos descartes favoreceu o brasileiro…
Ah, mas valeu a regularidade de um grande piloto em 88 dirá o nobre bronca, mas ser regular em 87 te transforma num campeãozinho sem valor (mesmo que ao final tenha mais pontos que o vice)… Fácil de entender seu raciocínio né Bronca???

Em tempo: NP 20 segundas posições em GP’s
ASS 22 segundas posuções em GP’s….

Te parafraseando…

“De todo modo, não vou discutir contigo se o segundão foi ou não melhor do que o Senna. Cogitar isso, por si só, certifica a incapacidade cognitiva de qualquer um. ”

Quem foi o maior segundão mesmo????

Abração…

Willian Ifanger
Willian Ifanger
14 anos atrás

Esses circuitos europeus criados a partir do relevo montanhoso são espetaculares. Zeltweg é um dos nomes mais bacanas de circuitos dos bons tempos.

E o Nelsão já usava o desenho de capacete clássico?

Bronca
Bronca
14 anos atrás

Pronto, mais uma segunda dama que entrou em transe.

Carlão
Carlão
14 anos atrás

Carros assim preparavam melhor os pilotos qua iam subir a categoria máxima do automobilismo. Adorei as escapadas de traseira.

José Morelli
José Morelli
14 anos atrás

É o campeonato Europeu de F-3, poxa, todo mundo que conhece um mínimo da carreira do Piquet sabe disso….ele entrou de cabeça no automobilismo europeu via F-3 Européia.

Na verdade ele tinha intenções de começar via F-3 Inglesa, como a esmagadora maioria dos aspirantes na época, chegou a comprar um carro deles e tal mas alegou que os ingleses o trataram muito mal, com frieza e desdém. Antes do início da temporada da F-3 inglesa, o Piquet esteve de passagem na Itália, onde lhe ofereceram uma vaga pra correr na F-3 Européia, se não me engano teria sido o pessoal da Dallara, então o brasileiro pensou, por que não? Vendeu o carro de F-3 inglesa e foi se aventurar naquele campeonato continental. Só depois em 78 pra encarar de frente os ingleses de uma vez por todas, foi pra F-3 inglesa.

E a grande verdade da coisa, diga-se de passagem, é que o Piquet aprendeu muito mais do que mostrou na F1, na F-3 Européia, inclusive aprender a se acostumar à viagens de país a país.

Fernando Passos
14 anos atrás

Flávio, sou fã incondicional do Piquet-Pai, torço muito pro filho dele, porém a cada corrida vejo que é mais difícil torcer… ele não é e, dificilmente, será 20% do que foi o pai, na F1…

Sei que este não seria o post correto para levantar o assunto (se quiser pode excluí-lo, é claro), mas vendo este post e a notícia de que os dois carros da Piquet Sports foram bem no Bahrein hoje (1º e 2º empatados) comecei a pensar em algo que seria utópico há pouco tempo atrás poder virar algo real no ano que vem.

A GP2 tem um orçamento anual muito alto e, com a queda dos custos para a Fórmula 1 organizada pela dupla Max e Bernie (com quem o Piquet-Pai tem um bom relacionamento), não poderia acontecer do Nelsão cogitar meter a equipe dele na F1? Ele sempre foi o maior “paitrocinador” do filho e pra poder deixar o pimpolho correndo, seria uma opção, pois pelo andar da carruagem ele ficará sem cockpit logo logo… A Piquet Sports já tem toda uma estrutura bem montada e adaptá-la para a F1 deve ser difícil, mas mais simples que uma outra empresa começar do nada…

Não, não é uma teoria absurda, como poderia ser no ano passado… sei que a grana é muita, mas aposto que o Nelsão já pensou ou pensa, pelo menos sozinho quando vai dormir, nisso…

Imagine, a Petrobrás investindo numa equipe brasileira, com pilotos brasileiros, combustível brasileiro, etc etc etc… Seria um baita Marketing… mesmo que ande lá no pelotão mediano… A Lola quer voltar pra F1, a Cosworth (que fez o motor do 1º título do Nelsão) também…

Sei lá… é muito difícil, mas acho que não sou só eu que pensei nisso…

Valeu pelo espaço!

Abraços

Dú
14 anos atrás

Caraca, maior bronca.
Bronca, zoação geral oras.
Mas vc. está falando do Sr. Rubens né?
E não é um melhor que o outro.
É arrumar um que continue com a saga do ON.
Falando em viúva, alguém conhece o cara do vídeo?
http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM973131-7824-EM+COLECIONADOR+BRASILEIRO+ROUBA+A+CENA+EM+LEILAO+DA+FORMULA,00.html

Bronca
Bronca
14 anos atrás

Ahah. Olha a histeria, Dú.

Só falei a verdade.

O cara foi o piloto que mais vezes ficou em segundo lugar na história da F1! Pelo visto, a saga do segundão vem de longe.

De todo modo, não vou discutir contigo se o segundão foi ou não melhor do que o Senna. Cogitar isso, por si só, certifica a incapacidade cognitiva de qualquer um.

Abração.

Dú
14 anos atrás

Sempre aparece viúva indo rezar o terço.
Apesar que está certo.
Primeiro foi o Émerson, segundo o Nélson, e terceiro o Ayrton.

Bronca
Bronca
14 anos atrás

Segundão desde o começo.

fernando zimmer
fernando zimmer
14 anos atrás

circuito espetacular…

Leo Saga
Leo Saga
14 anos atrás

que tesão de circuito

EduardoRS
EduardoRS
14 anos atrás

Bons tempos… tinha que ter culhão pra andar numa pista dessas pilotando essas cadeiras elétricas. Hoje em dia automobilismo virou esporte de mauricinho (vide diferenças entre Piquet-pai e Piquet filho).

Andre
Andre
14 anos atrás

Ele já botava o carro de lado nas curvas. genial!!

Caranguejo
Caranguejo
14 anos atrás

Aah, essa pista de Zeltweg era maravilhosa, até algum idiota ter a idéia de transformá-la em A1 Ring…
Daly chegando a frente de Piquet? Isso é que é “sorte irlandesa”.
Como já disseram, o Piquezão fez o Europeu de F3 em 1977. Começou correndo de March, mas só ficou competitivo quando passou para o Ralt. Foi o terceiro nesse campeonato e o campeão foi o Piercarlo Ghinzani. Alguém lembra dele?
Era uma uma categoria meio esquisita. Dava mais retorno correr na Inglaterra, como Piquet fez em 78.
Abç
Caranguejo

Edu Pereira
Edu Pereira
14 anos atrás

Ao que parece, a pintura do capacete do Daly era inspirada nas cores e desenho do Moco…

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
14 anos atrás

Nesse Europeu de F-3, o Nelson primeiro andou de March 773 Novamotor. Aí viu que o carro não andava, pois os resultados não apareciam. Trocou pelo Ralt RT1 e foi o piloto que mais pontos marcou na 2ª metade do campeonato. E Derek Daly foi, de fato, o campeão inglês daquele ano de 1977, com Chevron.

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
14 anos atrás

O Daily (Dayli? Daili? Dayly? Deili?) passou no braço o Piquet! O S após a reta dos boxes foi contornado com o carro abanando pra todo lado… Espetacular!

roger V.
roger V.
14 anos atrás

Minha mulher não sabe até hoje porque uso Brastemp e Arno….
(rs)

eu
eu
14 anos atrás

Fico com o Cléber Porto neste comentário:
QUE TESÃO DE CIRCUITO!
É inacreditável que pistas como estas estejam fora do calendário, lembro que na minha infância colecionava figurinhas que vinham nos chicletes ping pong de circuitos,pilotos e algo tipo desenhos de garotas representando os paises que compunham a F1. Está na hora de tirar o Bernie e o Max das cadeiras dele…
Ah ver o Nelsão em pista é sempre algo muito prazeiroso, espero que apareçam mais posts.

Dú
14 anos atrás
greyhound
greyhound
14 anos atrás

É isso mesmo. Em 1977 Nelson fez o Europeu de F3 ficando em 3º, em 1978 voltou à Inglaterra. aproveitando-se da máquina publicitária criada para o Chico Serra (Frango Veloz), para disputar os Campeonatos Ingleses (BP e Vandervell). Seu grande rival foi outro Derek, o Warwick e Piquet venceu o principal (BP) e Warwick o outro. Abraços.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Show do Derek Daly.

Agora estes carrinhos eram u ó du borogodó hein. Parecem botinhas ortopédicas

Cléber Porto
Cléber Porto
14 anos atrás

QUE TESÃO DE CIRCUITO! Lembro de assistir às corridas quando era garoto…

Bronca
Bronca
14 anos atrás

Porra, segundo de novo?

Dú
14 anos atrás

o Paulo matou.
Mas olha o que uma anta fez com este carro em 2.001
http://www.youtube.com/watch?v=ZzKX9jO9afc

Rodrigo Bezerra Meirelles
14 anos atrás

Bah eu tenho uma coleção das antigas revistas GRID (eu gostava delas) e o Derek normalmente tinha uma seção onde ele testava carros de F1, uma vez testou o carro do André Ribeiro na Indy. Gostava das matérias dele. São revistas de 94 a 96 que eu tenho se não me engano. A patroa queria por fora quando nos mudamos para o apê novo e eu disse que era mais fácil por ela fora. Stressssssss.

Luiz Mariano
Luiz Mariano
14 anos atrás

Caro FG:

O Paulo Uzêda já matou a charada.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Em 1977 ele disputou o campeonato europeu. Aliás, a velha Zeltweg era uma das pistas favoritas do Ex-Nelsinho, agora Nelsão.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Em 1977 ele disputou o campeonato europeu.

leohora
leohora
14 anos atrás

31!! já tinha o patrocinio da OI??

Paulo Uzêda
Paulo Uzêda
14 anos atrás

Flavio,

O Nelsão , ficou em 3 lugar no campeonato europeu de F3 em 1977, e foi campeão do Ingles em 1978, estreando tambem na F1 naquele ano.

Abração