Desenho simples e perfeito! Olha o tamanho do pneu trazeiro! Lembra um pouco os bólidos da Indy.
Carlão
14 anos atrás
Um dos mais belos F1 de todos os tempos. Podem notar que era realmente avançado para a época que foi produzido.
Alguns detalhes dele, só foram incorporados em outros carros, anos depois.
Parabéns á equipe Fittipaldi.
ricardo alberto
14 anos atrás
Flávio,
De uma passada pelo site:http://www.bestlap.com.br/velocidade/index.php?f=12
No forum : Algumas Imagens&Mais, vá na pasta: Tributo a Copersucar.
Alguns fãs da equipe, e eu, escrevemos a respeito da equipe, o que sabemos, achamos que sabemos e algumas besteiras, mas principal postamos diversas fotos, de forma a tentar perpetuar a passagem dos Fittipaldi e do Ricardo como construtores de F1.
Se você puder, avise o Divila do site. Gostariamos muito que ele escreve-se alguma coisa lá.
Você também, naturalmente, será muito bem vindo.
Obs.: Também sou FEIano. Lamento muito, quando sou avisado que algum professor meu (é assim que os considero: de minha propriedade) morreu.
Que Deus os tenha em um ótimo lugar: Prof. Franco Brunetti (Mec.Flu), Lirio Sartório (Química Industrial), Juvenal Custódio (Todas as Físicas e MecG 1 e MecG 2), Cláudio (Cálculo I e II). Todos Mestres brilhantes.
Ricardo Alberto
Carlos Romero
14 anos atrás
O Spada se enganou na data.
O FD 001 (que era conhecido assim quando foi criado) foi lancado em 1975 no GP da Argentina e pegou fogo, nao terminando a corrida. Na prova seguinte o GP do Brasil estreava o FD 002 um carro mais convencional com radiadores laterais e uma tomada de ar mais alta, seguindo a tendecia dos outros carros da epoca.
Quanto a 1976, acho que o nobre colega Spada, se refere ao FD 004 o qual Emerson fez a estreia na equipe brasileira. Eu fui testemunha in loco da primeira vez que o carro foi a pista. E falei com o Ricardo Divilla quando eu perguntei como estava andando o carro e ele me respondeu com uma voz bem preocupada: “-O carro estah andando mal.” Essa foi a primeira vez que o carro tinha ido para pista e consegui me enfiar no box e ver tudo de perto.
Detalhe sabia de cor todas as entradas possiveis para se chegar aos boxes sem ser interpelado! Bons tempos aqueles…
vitão
14 anos atrás
um dos mecanicos me contou que o clima não era grande coisa , tanto que depois de um bronca desceu e colocou uma estopa encharcada de tiner sobre o para-lama do 917 que estava no corredor do prédio , e dissolveu o plástico.
Antonio Valdoski
14 anos atrás
belíssimo
Spada
14 anos atrás
Um dos mais lindos da F1!
Tive o previlégio de vê-lo ao vivo em Interlagos…1976!
Petrus Portilho
14 anos atrás
Cerega… tem certas coisa que sempre serão, mesmo que injusto. Mas não é por isso o Ricardo será menos importante, pelo contrario, até o momento ele é o unico.
Abraço
Luiz Eduardo
14 anos atrás
Muito bonito!!!
Ike Nodari
14 anos atrás
Momento de contemplação. Um monte feras reunidas em uma equipe que só não foi maior porque faltaram as verdinhas. Anos-luz à frente da concorrência. Um dia eles serão recompesados. Abraços
Paulo Franco
14 anos atrás
P Q Pariu!!!
Como esse F1 é lindo!!!!
nilton
14 anos atrás
continua lindo e cheio de historias !!!
Leandro 440 magnum
14 anos atrás
Tive uma ideia
Vamos construir umas 20 dessas prefeicoes sobre rodas e montar um campeonato
Ah? o motor? ummm…
Dodge é claro
dodge V8?
Logicamente
(na verdade serão umas unidades ferrari dopadas e com insignias da dodge)
De nada, compartilhar informaçoes com amantes de automobilismo é obrigaçao.
Adilson Barreto
14 anos atrás
Eu estive em Interlagos, na apresentação, e nos dias de testes, no 1º dia, ja anoitecendo o Wilsinho vendo que não vinha tempo, manobrou a maquina, e virou no sentido contrario, ai descobriu que os pescadores não funcionavam.Puta me lembro como se fosse hoje.
marcos pfeifer
14 anos atrás
Se Megan Fox fosse um f1, seria esse aí…..
FABIO
14 anos atrás
Dispensa qualquer comentário. Simplesmente, vamos apreciar e nos deleitar com essa foto .
duda
14 anos atrás
o grande premio não tem consegue um estagiario p/scanear o saco de maldades ? acredito que varios se candidatariam p/função.
ALEX B.
14 anos atrás
Nossa, como era futuristico!
MSM
14 anos atrás
Vi essa semana no Speed, uma reportagem do Festival de Goodwood, e pergunto: esse carro não é digno de frequentá-lo?
Olha, vi os carros que estavam lá de várias categorias e fiquei surpreso com a beleza do evento, todos que gostam de carros e que tenham dinheiro para ir, não podem perder.
JONAS MONTANARO
14 anos atrás
BONS TEMPOS ESSES……… PODIAMOS ENTRAR E ASSISTIR OS TREINOS NA BOA, DESDE QUE NOS COMPORTASSEMOS BEM. ERA O MAXIMO. UM ABRAÇO.
Tuta Santos
14 anos atrás
Olha ali o difusor duplo!
Bela foto, esse saco não tem fundo.
José Baroni
14 anos atrás
Essa foto e duplamente linda: o FD 01 e o Fusca. Sensacionais!
SSPOK
14 anos atrás
Muito lindo, pena que não houve o apoio que a família esperava, e o imediatismo do brasileiro sepultou o projeto de termos uma equipe realmente brasileira, liderado por um gênio do design chamado Divila (Divilla??).
E pensar que a equipe cresceria junto com a Embraer, mas os jornalistas de plantão, que não entendem bulhufas de F1, acham que basta fazer um carro e botar na pista para dizerem presta ou não presta, eita povinho!!!!
Obrigado família Fittipaldi por tentarem tornar realidade este lindo projeto, e parabéns pela coragem!
“Melhor arriscar coisas grandiosas, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota!”
(Theodore Roosevelt)
conforme o Caique me recordou, o pior inimigo era o Calazans, que ainda vomita besteiras . O cara não tem nem carro e criticou impiedisamente a Cope~rçucar.
LBM
14 anos atrás
Muito na frente do seu tempo !!!
Celso Renato de BH
14 anos atrás
Quanto mais eu vejo esse carro mais me dou conta do quanto ele estava à frente de seu tempo.
Minha certeza é de que em breve, os habitantes do Templo de uma forma ou de outra, com ou sem apoio das “autoridades e representantes legais”, farão chegar ao Mestre Divila o reconhecimento que Ele já recebeu em outros Países. Forte Abraço
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás
Isso foi uma epopéia, os Fittipaldi foram mais do que humilhados no desenrolar dessa saga.
Segue o jogo… ainda bem que temos alguns carros preservados e muita vergonha do que fizemos naquela época (na maioria das vezes sempre ridicularizando os esforços).
Abraços
Imperador
Luciano Rizzi, Arquiteto
14 anos atrás
Não sei porque, mas acho estes carros de F1 mais antigos muito mais bonitos e “fluidos” que os atuais.
Marcelo Foresti
14 anos atrás
Comendatore,
Palhaçada da FEI, sou feiano (“safra” 80), na época do vestibular (MAPOFEI) minha 1ª opção foi a FEI, e não a POLI como quase todo mundo!!!! Porque eu queria fazer automobilística e isso, na época, só tinha na FEI….
Fui estagiário no CPV (Centro de pesquisa de veículos), herança do Soler…, durante 3 anos. Quantos projetos não saíram lá de dentro!!! (“Ajudei” a colocar fogo no barranco defronte ao CPV quando fomos ligar a turbina do Gloster Meteore, doada pela FAB, que era parte do projeto TALAV….).
Como que uma faculdade que tem essa história, ligada ao automobilismo, toma uma atitude dessas????
O Padre Sabóia de Medeiros deve estar se revirando no túmulo.
Hoje, pela primeira vez, sentí vergonha de ser FEIANO…
Depois das raivosas (e pra lá de sábias) palavras do nobre comendador Ceregatti, não me resta nada a declarar, a não ser: ASSINO AONDE?
Cerega, uma hora dessas você me conta o que você bebe pra escrever bem assim e tão inspirado. Que inveja!
Grande abraço e saudades dessa turma maravilhosa de Sampa.
E parabéns ao Divila por toda a história. Um herói nacional que só é reconhecido nas rodas dos ‘tarados’ pela velocidade.
“Maluco tem Ímã”
Roberto Martinez
14 anos atrás
Beleza de carro !
Gerson
14 anos atrás
Eo fusquinha lá no canto só olhando. Demais.
Rodolfo I. Vieira F.º
14 anos atrás
MARAVILHOSO
Flavio Perillo
14 anos atrás
Um dos carros de F1 mais bonitos dos últimos tempos. Acho que só superado pelo Lotus 72 JPS.
Caraca
A entrada NACA na tampa do motor, pra poder fazer a troca do calor, pro radiador , é fantástica.
Divila, mestre, artista, todos os predicados que exprimam uma genialidade, tanto técnica, quanto artística.
Só de ter visto o Wilsinho andando com o FD01 lá em Interlagos no Clássicos de Competição…..ele descendo a reta oposta a milhão, puts…..
Imagina no circuito antigo……inteirinho…contornando a 1 e 2…..flat…..
Demais Divila. Parabéns pela criatura.
E o Comendatore também , com muita propriedade, cita os bons tempos…..que cada vez mais nos fazem lembrar que: Nasci na época errada.
JORJÃO
14 anos atrás
VI ESTE CARRO SENDO O PACE CAR NUMA MILMILHAS (A QUE O PIQUET GANHOU), É LINDISSIMO
Régis
14 anos atrás
Já foi pra área de trabalho do pc…eita carro lindo!
Marcos Reis
14 anos atrás
Realmente tem traços de um “caça”!!! Lindo!!!
Glaucio Branco
14 anos atrás
FG,
Um dia eu gostaria de ler , pelas palavras do Divila, as reais razões da pouca competitividade do FD-01 em que pese a sua BELEZA.
Meu raciocinio é o seguinte ; Se o carro fosse tão competitivo quanto belo não seria trocado pelo FD-02 e FD-03 tão rapidamente.
Claro que sei que a F-1,como qualquer competição séria, não é fácil você sendo novato chegar e “arrebentar” logo.
Não estou desmerecendo os Fittipaldi, o Divila nem a Equipe brasileira de F-1! Até porque sou fã destes personagens citados.
É apenas a curiosidade de uma análise desapaixonada daquele que teve um ENORME envolvimento direto com este projeto desde o seu inicio.
Em casa temos uma teoria – “A grana existia, mas devia ser muito curta”.
Tá certo que o Emerson sempre foi um piloto acima da média… mas naquela época era cena comum ver os carros fumando e os motores indo “pro saco” durante as provas… mas são raros os momentos em que vi um Copersucar arrebentar um motor.
Diante de tal fato, acreditamos que o desempenho do carro sempre esteve limitado pela falta de grana… para nós a Cosworth não vendia os melhores motores para a Lotus, o que acontecia é que a Copersucar não possuia grana suficiente para comprar motores com as mais avançadas especificações. E mais ainda, o Emerson sabendo dessa situação sempre teve cuidados adicionais com a vida dos motores (podemos traduzir como: “deve ter poupado motor pra carai”).
O Copersucar também padeceu com chassis não tão perfeitos, e suspensões não tão equilibradas. Não era raro compararmos as fotos na Revista 4 Rodas dos carros de ponta com o Copersucar.
Era olhar as fotos em curva e comparar o vão existente entre o chassi e a pista para perceber que o Copersucar (alguns modelos) se inclinava (torcia) muito mais do que os carros de ponta, demonstrando um aparente desequilibrio.
Se a memória não me traí, lembro que nos primordios dos carros asa o Emerson chegou a apontar a torção do chassi como um ponto crucial dos carros, fazendo eles perderem pressão aerodinamica (pois o ar escapava por debaixo das saias laterais) não atingindo assim o desempenho máximo esperado.
Bem que a 4 Rodas poderia publicar um acervo de fotos dos Copersucar. Eles possuem muito material (nem sei se eles tem o “direito” de publicar isso) cujo o qual pode ser melhor apreciado e analisado pela moçada mais jovem.
Tudo o que escrevi não tira um tostão do mérito dos Fittipaldis e de todos que estiveram junto nessa empreitada… os caras SÃO verdadeiros herois.
Caro Cládio sua indignação é justa , pena que não chegue a quem de direito . Esses Srs não ligam a minima para nós e a história de nosso automobilismo , aliás não ligam nem sabem nada !
Caro Cuca , o carro estava sem os adesivos por força do contrato de Emerson com a MacLaren e ademais a Coswort nunca forneceu à equipe um motor de ponta , só em uma ou duas corridas qd já tocado pelo grande Emerson . Bom lembrar nosso querido amigo .
Abraços
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Desenho simples e perfeito! Olha o tamanho do pneu trazeiro! Lembra um pouco os bólidos da Indy.
Um dos mais belos F1 de todos os tempos. Podem notar que era realmente avançado para a época que foi produzido.
Alguns detalhes dele, só foram incorporados em outros carros, anos depois.
Parabéns á equipe Fittipaldi.
Flávio,
De uma passada pelo site:http://www.bestlap.com.br/velocidade/index.php?f=12
No forum : Algumas Imagens&Mais, vá na pasta: Tributo a Copersucar.
Alguns fãs da equipe, e eu, escrevemos a respeito da equipe, o que sabemos, achamos que sabemos e algumas besteiras, mas principal postamos diversas fotos, de forma a tentar perpetuar a passagem dos Fittipaldi e do Ricardo como construtores de F1.
Se você puder, avise o Divila do site. Gostariamos muito que ele escreve-se alguma coisa lá.
Você também, naturalmente, será muito bem vindo.
Obs.: Também sou FEIano. Lamento muito, quando sou avisado que algum professor meu (é assim que os considero: de minha propriedade) morreu.
Que Deus os tenha em um ótimo lugar: Prof. Franco Brunetti (Mec.Flu), Lirio Sartório (Química Industrial), Juvenal Custódio (Todas as Físicas e MecG 1 e MecG 2), Cláudio (Cálculo I e II). Todos Mestres brilhantes.
Ricardo Alberto
O Spada se enganou na data.
O FD 001 (que era conhecido assim quando foi criado) foi lancado em 1975 no GP da Argentina e pegou fogo, nao terminando a corrida. Na prova seguinte o GP do Brasil estreava o FD 002 um carro mais convencional com radiadores laterais e uma tomada de ar mais alta, seguindo a tendecia dos outros carros da epoca.
Quanto a 1976, acho que o nobre colega Spada, se refere ao FD 004 o qual Emerson fez a estreia na equipe brasileira. Eu fui testemunha in loco da primeira vez que o carro foi a pista. E falei com o Ricardo Divilla quando eu perguntei como estava andando o carro e ele me respondeu com uma voz bem preocupada: “-O carro estah andando mal.” Essa foi a primeira vez que o carro tinha ido para pista e consegui me enfiar no box e ver tudo de perto.
Detalhe sabia de cor todas as entradas possiveis para se chegar aos boxes sem ser interpelado! Bons tempos aqueles…
um dos mecanicos me contou que o clima não era grande coisa , tanto que depois de um bronca desceu e colocou uma estopa encharcada de tiner sobre o para-lama do 917 que estava no corredor do prédio , e dissolveu o plástico.
belíssimo
Um dos mais lindos da F1!
Tive o previlégio de vê-lo ao vivo em Interlagos…1976!
Cerega… tem certas coisa que sempre serão, mesmo que injusto. Mas não é por isso o Ricardo será menos importante, pelo contrario, até o momento ele é o unico.
Abraço
Muito bonito!!!
Momento de contemplação. Um monte feras reunidas em uma equipe que só não foi maior porque faltaram as verdinhas. Anos-luz à frente da concorrência. Um dia eles serão recompesados. Abraços
P Q Pariu!!!
Como esse F1 é lindo!!!!
continua lindo e cheio de historias !!!
Tive uma ideia
Vamos construir umas 20 dessas prefeicoes sobre rodas e montar um campeonato
Ah? o motor? ummm…
Dodge é claro
dodge V8?
Logicamente
(na verdade serão umas unidades ferrari dopadas e com insignias da dodge)
Argentina 75?
Dêem uma olhada aqui então:
http://public.fotki.com/ibsenop/automveis/classicosdecompeticao/fittipaldi-fd01/
Link espetacular…
Ao analisar o chassi dá para ver que Piloto de F-1 daquela época tinha que ser muito valente…
Uma panca mais série e certamente resultaria num velório.
Abraços
Imperador
Só uma palavrinha sobre o site:
OBRIGADO!
De nada, compartilhar informaçoes com amantes de automobilismo é obrigaçao.
Eu estive em Interlagos, na apresentação, e nos dias de testes, no 1º dia, ja anoitecendo o Wilsinho vendo que não vinha tempo, manobrou a maquina, e virou no sentido contrario, ai descobriu que os pescadores não funcionavam.Puta me lembro como se fosse hoje.
Se Megan Fox fosse um f1, seria esse aí…..
Dispensa qualquer comentário. Simplesmente, vamos apreciar e nos deleitar com essa foto .
o grande premio não tem consegue um estagiario p/scanear o saco de maldades ? acredito que varios se candidatariam p/função.
Nossa, como era futuristico!
Vi essa semana no Speed, uma reportagem do Festival de Goodwood, e pergunto: esse carro não é digno de frequentá-lo?
Olha, vi os carros que estavam lá de várias categorias e fiquei surpreso com a beleza do evento, todos que gostam de carros e que tenham dinheiro para ir, não podem perder.
BONS TEMPOS ESSES……… PODIAMOS ENTRAR E ASSISTIR OS TREINOS NA BOA, DESDE QUE NOS COMPORTASSEMOS BEM. ERA O MAXIMO. UM ABRAÇO.
Olha ali o difusor duplo!
Bela foto, esse saco não tem fundo.
Essa foto e duplamente linda: o FD 01 e o Fusca. Sensacionais!
Muito lindo, pena que não houve o apoio que a família esperava, e o imediatismo do brasileiro sepultou o projeto de termos uma equipe realmente brasileira, liderado por um gênio do design chamado Divila (Divilla??).
E pensar que a equipe cresceria junto com a Embraer, mas os jornalistas de plantão, que não entendem bulhufas de F1, acham que basta fazer um carro e botar na pista para dizerem presta ou não presta, eita povinho!!!!
Obrigado família Fittipaldi por tentarem tornar realidade este lindo projeto, e parabéns pela coragem!
“Melhor arriscar coisas grandiosas, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota!”
(Theodore Roosevelt)
conforme o Caique me recordou, o pior inimigo era o Calazans, que ainda vomita besteiras . O cara não tem nem carro e criticou impiedisamente a Cope~rçucar.
Muito na frente do seu tempo !!!
Quanto mais eu vejo esse carro mais me dou conta do quanto ele estava à frente de seu tempo.
Isso que é carro bonito!
A melhor aerodinâmica que um F1 já teve.
Ceregatti,
Concordo. Maluco tem imã.!!!
Minha certeza é de que em breve, os habitantes do Templo de uma forma ou de outra, com ou sem apoio das “autoridades e representantes legais”, farão chegar ao Mestre Divila o reconhecimento que Ele já recebeu em outros Países. Forte Abraço
Isso foi uma epopéia, os Fittipaldi foram mais do que humilhados no desenrolar dessa saga.
Segue o jogo… ainda bem que temos alguns carros preservados e muita vergonha do que fizemos naquela época (na maioria das vezes sempre ridicularizando os esforços).
Abraços
Imperador
Não sei porque, mas acho estes carros de F1 mais antigos muito mais bonitos e “fluidos” que os atuais.
Comendatore,
Palhaçada da FEI, sou feiano (“safra” 80), na época do vestibular (MAPOFEI) minha 1ª opção foi a FEI, e não a POLI como quase todo mundo!!!! Porque eu queria fazer automobilística e isso, na época, só tinha na FEI….
Fui estagiário no CPV (Centro de pesquisa de veículos), herança do Soler…, durante 3 anos. Quantos projetos não saíram lá de dentro!!! (“Ajudei” a colocar fogo no barranco defronte ao CPV quando fomos ligar a turbina do Gloster Meteore, doada pela FAB, que era parte do projeto TALAV….).
Como que uma faculdade que tem essa história, ligada ao automobilismo, toma uma atitude dessas????
O Padre Sabóia de Medeiros deve estar se revirando no túmulo.
Hoje, pela primeira vez, sentí vergonha de ser FEIANO…
Abs,
Marcelo Foresti
Depois das raivosas (e pra lá de sábias) palavras do nobre comendador Ceregatti, não me resta nada a declarar, a não ser: ASSINO AONDE?
Cerega, uma hora dessas você me conta o que você bebe pra escrever bem assim e tão inspirado. Que inveja!
Grande abraço e saudades dessa turma maravilhosa de Sampa.
E parabéns ao Divila por toda a história. Um herói nacional que só é reconhecido nas rodas dos ‘tarados’ pela velocidade.
“Maluco tem Ímã”
Beleza de carro !
Eo fusquinha lá no canto só olhando. Demais.
MARAVILHOSO
Um dos carros de F1 mais bonitos dos últimos tempos. Acho que só superado pelo Lotus 72 JPS.
Caraca
A entrada NACA na tampa do motor, pra poder fazer a troca do calor, pro radiador , é fantástica.
Divila, mestre, artista, todos os predicados que exprimam uma genialidade, tanto técnica, quanto artística.
Só de ter visto o Wilsinho andando com o FD01 lá em Interlagos no Clássicos de Competição…..ele descendo a reta oposta a milhão, puts…..
Imagina no circuito antigo……inteirinho…contornando a 1 e 2…..flat…..
Demais Divila. Parabéns pela criatura.
E o Comendatore também , com muita propriedade, cita os bons tempos…..que cada vez mais nos fazem lembrar que: Nasci na época errada.
VI ESTE CARRO SENDO O PACE CAR NUMA MILMILHAS (A QUE O PIQUET GANHOU), É LINDISSIMO
Já foi pra área de trabalho do pc…eita carro lindo!
Realmente tem traços de um “caça”!!! Lindo!!!
FG,
Um dia eu gostaria de ler , pelas palavras do Divila, as reais razões da pouca competitividade do FD-01 em que pese a sua BELEZA.
Meu raciocinio é o seguinte ; Se o carro fosse tão competitivo quanto belo não seria trocado pelo FD-02 e FD-03 tão rapidamente.
Claro que sei que a F-1,como qualquer competição séria, não é fácil você sendo novato chegar e “arrebentar” logo.
Não estou desmerecendo os Fittipaldi, o Divila nem a Equipe brasileira de F-1! Até porque sou fã destes personagens citados.
É apenas a curiosidade de uma análise desapaixonada daquele que teve um ENORME envolvimento direto com este projeto desde o seu inicio.
AXÉ
Glaucio Branco
Em casa temos uma teoria – “A grana existia, mas devia ser muito curta”.
Tá certo que o Emerson sempre foi um piloto acima da média… mas naquela época era cena comum ver os carros fumando e os motores indo “pro saco” durante as provas… mas são raros os momentos em que vi um Copersucar arrebentar um motor.
Diante de tal fato, acreditamos que o desempenho do carro sempre esteve limitado pela falta de grana… para nós a Cosworth não vendia os melhores motores para a Lotus, o que acontecia é que a Copersucar não possuia grana suficiente para comprar motores com as mais avançadas especificações. E mais ainda, o Emerson sabendo dessa situação sempre teve cuidados adicionais com a vida dos motores (podemos traduzir como: “deve ter poupado motor pra carai”).
O Copersucar também padeceu com chassis não tão perfeitos, e suspensões não tão equilibradas. Não era raro compararmos as fotos na Revista 4 Rodas dos carros de ponta com o Copersucar.
Era olhar as fotos em curva e comparar o vão existente entre o chassi e a pista para perceber que o Copersucar (alguns modelos) se inclinava (torcia) muito mais do que os carros de ponta, demonstrando um aparente desequilibrio.
Se a memória não me traí, lembro que nos primordios dos carros asa o Emerson chegou a apontar a torção do chassi como um ponto crucial dos carros, fazendo eles perderem pressão aerodinamica (pois o ar escapava por debaixo das saias laterais) não atingindo assim o desempenho máximo esperado.
Bem que a 4 Rodas poderia publicar um acervo de fotos dos Copersucar. Eles possuem muito material (nem sei se eles tem o “direito” de publicar isso) cujo o qual pode ser melhor apreciado e analisado pela moçada mais jovem.
Tudo o que escrevi não tira um tostão do mérito dos Fittipaldis e de todos que estiveram junto nessa empreitada… os caras SÃO verdadeiros herois.
Abraços
Imperador.
FD01, fantástico!
o mais belo de todos….
Caro Cládio sua indignação é justa , pena que não chegue a quem de direito . Esses Srs não ligam a minima para nós e a história de nosso automobilismo , aliás não ligam nem sabem nada !
Caro Cuca , o carro estava sem os adesivos por força do contrato de Emerson com a MacLaren e ademais a Coswort nunca forneceu à equipe um motor de ponta , só em uma ou duas corridas qd já tocado pelo grande Emerson . Bom lembrar nosso querido amigo .
Abraços
O FD-01 passou por restaurações há alguns anos atrás: http://noolmusic.com/google_videos/canal_dana_video___equipe_fittipaldi_f1___fd01.php
Alguém sabe que aconteceu com o carinha do fusca marrom que o Rio Bonito X Anhangabaú pegou no portão 7 no dia que o Fitti andou pela 1ª vez?
Simplismente Belo.
Alguém conhece alguém que conheça alguém que poderia contactar alguém na Dana e organizar um tour / visitação aos modelos FD restaurados?