DO SACO DE MALDADES

Falando no Divila, uma pose rara do FD01…

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George Dias
George Dias
14 anos atrás

Desenho simples e perfeito! Olha o tamanho do pneu trazeiro! Lembra um pouco os bólidos da Indy.

Carlão
Carlão
14 anos atrás

Um dos mais belos F1 de todos os tempos. Podem notar que era realmente avançado para a época que foi produzido.
Alguns detalhes dele, só foram incorporados em outros carros, anos depois.
Parabéns á equipe Fittipaldi.

ricardo alberto
ricardo alberto
14 anos atrás

Flávio,
De uma passada pelo site:http://www.bestlap.com.br/velocidade/index.php?f=12
No forum : Algumas Imagens&Mais, vá na pasta: Tributo a Copersucar.
Alguns fãs da equipe, e eu, escrevemos a respeito da equipe, o que sabemos, achamos que sabemos e algumas besteiras, mas principal postamos diversas fotos, de forma a tentar perpetuar a passagem dos Fittipaldi e do Ricardo como construtores de F1.
Se você puder, avise o Divila do site. Gostariamos muito que ele escreve-se alguma coisa lá.
Você também, naturalmente, será muito bem vindo.
Obs.: Também sou FEIano. Lamento muito, quando sou avisado que algum professor meu (é assim que os considero: de minha propriedade) morreu.
Que Deus os tenha em um ótimo lugar: Prof. Franco Brunetti (Mec.Flu), Lirio Sartório (Química Industrial), Juvenal Custódio (Todas as Físicas e MecG 1 e MecG 2), Cláudio (Cálculo I e II). Todos Mestres brilhantes.
Ricardo Alberto

Carlos Romero
Carlos Romero
14 anos atrás

O Spada se enganou na data.

O FD 001 (que era conhecido assim quando foi criado) foi lancado em 1975 no GP da Argentina e pegou fogo, nao terminando a corrida. Na prova seguinte o GP do Brasil estreava o FD 002 um carro mais convencional com radiadores laterais e uma tomada de ar mais alta, seguindo a tendecia dos outros carros da epoca.

Quanto a 1976, acho que o nobre colega Spada, se refere ao FD 004 o qual Emerson fez a estreia na equipe brasileira. Eu fui testemunha in loco da primeira vez que o carro foi a pista. E falei com o Ricardo Divilla quando eu perguntei como estava andando o carro e ele me respondeu com uma voz bem preocupada: “-O carro estah andando mal.” Essa foi a primeira vez que o carro tinha ido para pista e consegui me enfiar no box e ver tudo de perto.

Detalhe sabia de cor todas as entradas possiveis para se chegar aos boxes sem ser interpelado! Bons tempos aqueles…

vitão
vitão
14 anos atrás

um dos mecanicos me contou que o clima não era grande coisa , tanto que depois de um bronca desceu e colocou uma estopa encharcada de tiner sobre o para-lama do 917 que estava no corredor do prédio , e dissolveu o plástico.

Antonio Valdoski
Antonio Valdoski
14 anos atrás

belíssimo

Spada
Spada
14 anos atrás

Um dos mais lindos da F1!

Tive o previlégio de vê-lo ao vivo em Interlagos…1976!

Petrus Portilho
Petrus Portilho
14 anos atrás

Cerega… tem certas coisa que sempre serão, mesmo que injusto. Mas não é por isso o Ricardo será menos importante, pelo contrario, até o momento ele é o unico.

Abraço

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
14 anos atrás

Muito bonito!!!

Ike Nodari
Ike Nodari
14 anos atrás

Momento de contemplação. Um monte feras reunidas em uma equipe que só não foi maior porque faltaram as verdinhas. Anos-luz à frente da concorrência. Um dia eles serão recompesados. Abraços

Paulo Franco
Paulo Franco
14 anos atrás

P Q Pariu!!!
Como esse F1 é lindo!!!!

nilton
nilton
14 anos atrás

continua lindo e cheio de historias !!!

Leandro 440 magnum
Leandro 440 magnum
14 anos atrás

Tive uma ideia
Vamos construir umas 20 dessas prefeicoes sobre rodas e montar um campeonato
Ah? o motor? ummm…
Dodge é claro
dodge V8?
Logicamente
(na verdade serão umas unidades ferrari dopadas e com insignias da dodge)

Hugo Becker
14 anos atrás

Argentina 75?

marcos pfeifer
marcos pfeifer
14 anos atrás
Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  marcos pfeifer
14 anos atrás

Link espetacular…

Ao analisar o chassi dá para ver que Piloto de F-1 daquela época tinha que ser muito valente…

Uma panca mais série e certamente resultaria num velório.

Abraços

Imperador

Antonio Valdoski
Antonio Valdoski
Reply to  marcos pfeifer
14 anos atrás

Só uma palavrinha sobre o site:
OBRIGADO!

marcos pfeifer
marcos pfeifer
Reply to  marcos pfeifer
14 anos atrás

De nada, compartilhar informaçoes com amantes de automobilismo é obrigaçao.

Adilson Barreto
Adilson Barreto
14 anos atrás

Eu estive em Interlagos, na apresentação, e nos dias de testes, no 1º dia, ja anoitecendo o Wilsinho vendo que não vinha tempo, manobrou a maquina, e virou no sentido contrario, ai descobriu que os pescadores não funcionavam.Puta me lembro como se fosse hoje.

marcos pfeifer
marcos pfeifer
14 anos atrás

Se Megan Fox fosse um f1, seria esse aí…..

FABIO
FABIO
14 anos atrás

Dispensa qualquer comentário. Simplesmente, vamos apreciar e nos deleitar com essa foto .

duda
duda
14 anos atrás

o grande premio não tem consegue um estagiario p/scanear o saco de maldades ? acredito que varios se candidatariam p/função.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Nossa, como era futuristico!

MSM
MSM
14 anos atrás

Vi essa semana no Speed, uma reportagem do Festival de Goodwood, e pergunto: esse carro não é digno de frequentá-lo?
Olha, vi os carros que estavam lá de várias categorias e fiquei surpreso com a beleza do evento, todos que gostam de carros e que tenham dinheiro para ir, não podem perder.

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
14 anos atrás

BONS TEMPOS ESSES……… PODIAMOS ENTRAR E ASSISTIR OS TREINOS NA BOA, DESDE QUE NOS COMPORTASSEMOS BEM. ERA O MAXIMO. UM ABRAÇO.

Tuta Santos
Tuta Santos
14 anos atrás

Olha ali o difusor duplo!
Bela foto, esse saco não tem fundo.

José Baroni
José Baroni
14 anos atrás

Essa foto e duplamente linda: o FD 01 e o Fusca. Sensacionais!

SSPOK
SSPOK
14 anos atrás

Muito lindo, pena que não houve o apoio que a família esperava, e o imediatismo do brasileiro sepultou o projeto de termos uma equipe realmente brasileira, liderado por um gênio do design chamado Divila (Divilla??).

E pensar que a equipe cresceria junto com a Embraer, mas os jornalistas de plantão, que não entendem bulhufas de F1, acham que basta fazer um carro e botar na pista para dizerem presta ou não presta, eita povinho!!!!

Obrigado família Fittipaldi por tentarem tornar realidade este lindo projeto, e parabéns pela coragem!

“Melhor arriscar coisas grandiosas, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota!”
(Theodore Roosevelt)

vitão
vitão
Reply to  SSPOK
14 anos atrás

conforme o Caique me recordou, o pior inimigo era o Calazans, que ainda vomita besteiras . O cara não tem nem carro e criticou impiedisamente a Cope~rçucar.

LBM
LBM
14 anos atrás

Muito na frente do seu tempo !!!

Celso Renato de BH
Celso Renato de BH
14 anos atrás

Quanto mais eu vejo esse carro mais me dou conta do quanto ele estava à frente de seu tempo.

Emerson
14 anos atrás

Isso que é carro bonito!

Juca Bala
Juca Bala
14 anos atrás

A melhor aerodinâmica que um F1 já teve.

Guilherme Decanini
Guilherme Decanini
14 anos atrás

Ceregatti,

Concordo. Maluco tem imã.!!!

Minha certeza é de que em breve, os habitantes do Templo de uma forma ou de outra, com ou sem apoio das “autoridades e representantes legais”, farão chegar ao Mestre Divila o reconhecimento que Ele já recebeu em outros Países. Forte Abraço

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Isso foi uma epopéia, os Fittipaldi foram mais do que humilhados no desenrolar dessa saga.

Segue o jogo… ainda bem que temos alguns carros preservados e muita vergonha do que fizemos naquela época (na maioria das vezes sempre ridicularizando os esforços).

Abraços

Imperador

Luciano Rizzi, Arquiteto
Luciano Rizzi, Arquiteto
14 anos atrás

Não sei porque, mas acho estes carros de F1 mais antigos muito mais bonitos e “fluidos” que os atuais.

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
14 anos atrás

Comendatore,

Palhaçada da FEI, sou feiano (“safra” 80), na época do vestibular (MAPOFEI) minha 1ª opção foi a FEI, e não a POLI como quase todo mundo!!!! Porque eu queria fazer automobilística e isso, na época, só tinha na FEI….

Fui estagiário no CPV (Centro de pesquisa de veículos), herança do Soler…, durante 3 anos. Quantos projetos não saíram lá de dentro!!! (“Ajudei” a colocar fogo no barranco defronte ao CPV quando fomos ligar a turbina do Gloster Meteore, doada pela FAB, que era parte do projeto TALAV….).

Como que uma faculdade que tem essa história, ligada ao automobilismo, toma uma atitude dessas????
O Padre Sabóia de Medeiros deve estar se revirando no túmulo.
Hoje, pela primeira vez, sentí vergonha de ser FEIANO…

Abs,

Marcelo Foresti

Francis Henrique Trennepohl
14 anos atrás

Depois das raivosas (e pra lá de sábias) palavras do nobre comendador Ceregatti, não me resta nada a declarar, a não ser: ASSINO AONDE?
Cerega, uma hora dessas você me conta o que você bebe pra escrever bem assim e tão inspirado. Que inveja!
Grande abraço e saudades dessa turma maravilhosa de Sampa.
E parabéns ao Divila por toda a história. Um herói nacional que só é reconhecido nas rodas dos ‘tarados’ pela velocidade.
“Maluco tem Ímã”

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Beleza de carro !

Gerson
Gerson
14 anos atrás

Eo fusquinha lá no canto só olhando. Demais.

Rodolfo I. Vieira F.º
Rodolfo I. Vieira F.º
14 anos atrás

MARAVILHOSO

Flavio Perillo
Flavio Perillo
14 anos atrás

Um dos carros de F1 mais bonitos dos últimos tempos. Acho que só superado pelo Lotus 72 JPS.

Thiago Sabino
14 anos atrás

Caraca
A entrada NACA na tampa do motor, pra poder fazer a troca do calor, pro radiador , é fantástica.

Divila, mestre, artista, todos os predicados que exprimam uma genialidade, tanto técnica, quanto artística.

Só de ter visto o Wilsinho andando com o FD01 lá em Interlagos no Clássicos de Competição…..ele descendo a reta oposta a milhão, puts…..

Imagina no circuito antigo……inteirinho…contornando a 1 e 2…..flat…..

Demais Divila. Parabéns pela criatura.
E o Comendatore também , com muita propriedade, cita os bons tempos…..que cada vez mais nos fazem lembrar que: Nasci na época errada.

JORJÃO
JORJÃO
14 anos atrás

VI ESTE CARRO SENDO O PACE CAR NUMA MILMILHAS (A QUE O PIQUET GANHOU), É LINDISSIMO

Régis
Régis
14 anos atrás

Já foi pra área de trabalho do pc…eita carro lindo!

Marcos Reis
Marcos Reis
14 anos atrás

Realmente tem traços de um “caça”!!! Lindo!!!

Glaucio Branco
Glaucio Branco
14 anos atrás

FG,

Um dia eu gostaria de ler , pelas palavras do Divila, as reais razões da pouca competitividade do FD-01 em que pese a sua BELEZA.

Meu raciocinio é o seguinte ; Se o carro fosse tão competitivo quanto belo não seria trocado pelo FD-02 e FD-03 tão rapidamente.

Claro que sei que a F-1,como qualquer competição séria, não é fácil você sendo novato chegar e “arrebentar” logo.

Não estou desmerecendo os Fittipaldi, o Divila nem a Equipe brasileira de F-1! Até porque sou fã destes personagens citados.

É apenas a curiosidade de uma análise desapaixonada daquele que teve um ENORME envolvimento direto com este projeto desde o seu inicio.

AXÉ

Glaucio Branco

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Glaucio Branco
14 anos atrás

Em casa temos uma teoria – “A grana existia, mas devia ser muito curta”.

Tá certo que o Emerson sempre foi um piloto acima da média… mas naquela época era cena comum ver os carros fumando e os motores indo “pro saco” durante as provas… mas são raros os momentos em que vi um Copersucar arrebentar um motor.

Diante de tal fato, acreditamos que o desempenho do carro sempre esteve limitado pela falta de grana… para nós a Cosworth não vendia os melhores motores para a Lotus, o que acontecia é que a Copersucar não possuia grana suficiente para comprar motores com as mais avançadas especificações. E mais ainda, o Emerson sabendo dessa situação sempre teve cuidados adicionais com a vida dos motores (podemos traduzir como: “deve ter poupado motor pra carai”).

O Copersucar também padeceu com chassis não tão perfeitos, e suspensões não tão equilibradas. Não era raro compararmos as fotos na Revista 4 Rodas dos carros de ponta com o Copersucar.

Era olhar as fotos em curva e comparar o vão existente entre o chassi e a pista para perceber que o Copersucar (alguns modelos) se inclinava (torcia) muito mais do que os carros de ponta, demonstrando um aparente desequilibrio.

Se a memória não me traí, lembro que nos primordios dos carros asa o Emerson chegou a apontar a torção do chassi como um ponto crucial dos carros, fazendo eles perderem pressão aerodinamica (pois o ar escapava por debaixo das saias laterais) não atingindo assim o desempenho máximo esperado.

Bem que a 4 Rodas poderia publicar um acervo de fotos dos Copersucar. Eles possuem muito material (nem sei se eles tem o “direito” de publicar isso) cujo o qual pode ser melhor apreciado e analisado pela moçada mais jovem.

Tudo o que escrevi não tira um tostão do mérito dos Fittipaldis e de todos que estiveram junto nessa empreitada… os caras SÃO verdadeiros herois.

Abraços

Imperador.

Rianov
14 anos atrás

FD01, fantástico!

Arthur Cerri
Arthur Cerri
14 anos atrás

o mais belo de todos….

Rui Amaral Jr
14 anos atrás

Caro Cládio sua indignação é justa , pena que não chegue a quem de direito . Esses Srs não ligam a minima para nós e a história de nosso automobilismo , aliás não ligam nem sabem nada !
Caro Cuca , o carro estava sem os adesivos por força do contrato de Emerson com a MacLaren e ademais a Coswort nunca forneceu à equipe um motor de ponta , só em uma ou duas corridas qd já tocado pelo grande Emerson . Bom lembrar nosso querido amigo .
Abraços

Daniel Quirino
14 anos atrás

O FD-01 passou por restaurações há alguns anos atrás: http://noolmusic.com/google_videos/canal_dana_video___equipe_fittipaldi_f1___fd01.php

Dú
14 anos atrás

Alguém sabe que aconteceu com o carinha do fusca marrom que o Rio Bonito X Anhangabaú pegou no portão 7 no dia que o Fitti andou pela 1ª vez?

Giovanni F.
Giovanni F.
14 anos atrás

Simplismente Belo.

Armando Renato
Armando Renato
14 anos atrás

Alguém conhece alguém que conheça alguém que poderia contactar alguém na Dana e organizar um tour / visitação aos modelos FD restaurados?