NO “LIMITE”
GUARUJÁ (e anda) – Esse brinquedinho aí estará no “Limite” terça-feira que vem, na ESPN Brasil. Agora que a Renault resolveu ressuscitar a marca Gordini, e no ano em que se comemora meio século do lançamento do Dauphine no Brasil, fui gravar com o Fábio Seixas e seu Gordini 1965. A foto é de 2003, do dia em que o indigitado jornalista se apaixonou pelo carro. Foi no desfile de clássicos de corrida antes do GP do Brasil, em Interlagos.
O carro é uma delícia e a matéria, apesar do Seixas, ficou bem legal. Lá pelas tantas a gente falou da equipe Willys de competições, que deu nada menos do que quatro pilotos brasileiros para a F-1: Moco, Rato, Wilsinho e Luizinho (mais abaixo, no mesmo dia, num dos amarelinhos do time; sabem que carro é?). Uma façanha. E todos eles correram de Gordini, 1093, Interlagos, essas coisas que viviam apanhando da Vemag.
Podiam ser frágeis, rodei muito de Gordini, mas ponta de eixo nenhuma quebrou e foi sempre com motores mexidos e muita pauleira, quanta saudades desta época!
Os Gordinis, 1093 e Interlagos eram uma porcaria como carros de rua, eram chamados de Leite Glória, dissolve sem bater.
Os de pista, mesmo os privados, recebiam pontas de eixo importadas pela Willys porque do contrário a roda saía.
Tambem sou apaixonado pelo Renault Gordini , Renault 1093 . Renault Teimoso e Renault 4CV ( Rabo Quente ) ,,,,Participei de competições com esses quatro modelos nos anos 60 ( 1965-1966-1967 ) como piloto, pela Equipe Torke ( Equipe independente ) , de propriedade de Luiz Carlos Fagundes – “o Tigrão” – Esses carrinhos só me deram alegria..com vitorias e bons resultados,, em pistas de Rua ( Piracicaba ) de asfalto ( Interlagos-SP , Curitiba-PR , Jacarepagua -RJ e de terra batida ( Joaçaba-SC ) Saudades daquela época romantica do automobilismo, abs Luiz Evandro “Águia”
Como referiu o Jô Rodrigues, a Vemag só perdeu das outras fábricas quando trouxeram material de fora. Realmente, Willys primeiro trouxe o Alpine A-108, aqui fabricado e batizado de Interlagos, porque senão não dava. Depois o A-110, com motor 1.100cc. Aí vieram R-8, e os motores 1.300cc. Mesmo assim, andou levando couro dos Malzonis. A Simca apelou de vez, e trouxe os Abarth de 2.000cc. No finzinho, a Vemag cogitou importar os motores V6 de 2 tempos, mas aí já não deu, pois o processo de venda da empresa já estava quase concluido. Uma pena, porque senão veríamos os motores de 1.300cc, 2 tempos, dando um senhor pau na concorrência. Queria ter visto o Marinho e o Lameirão acelerando os torpedos…
Eu sempre perco o programa Limite, mas os Indiana Gomes sempre os vejo aqui no blog. Quais são os dias e horários mesmo, por favor?
A Verdade é que: para competir com a Vemag, todas as outras Fábricas, traziam Carros ou Motores Importados para
Competir com ela. A Willys= Alpines e Motores R8 para os Gordines – Sinca= Sinca Abarth – FNM= Alfas GTA, Zagato e etc… Volkswagen= indiretamente representada pela Karman-ghia com motores Porsche. Devem estar faltando
mais alguns…
Flávio…
Como no programa “NO LIMITE” o foco principal são as corridas de carros…seria justo comentar quem restaurou o carro, neste caso o MARCELO CASSARI – GALPONE – e comentar que um GORDINI corre até hoje oficialmente no Brasil, e diga-se de passagem, campeão da categoria “A” do Paulista Clássicos de Competição de 2009 ! Piloto : MARCELO CASSARI, o rei dos GORDINI.
Obrigado,
Alfredo Gehre
http://www.classicosdecompeticao.com.br
Meu pai teve um Dauphine cor marfim e um Gordini Azul, mais escuro que o da foto saudades
Indy Gomov com tudo! Aguardemos…
O “Amarelinho” é lindo…
Realmente esse Gordini do Fabio Seixas é uma jóia!
É tudo muito legal, mas essas rodinhas cromadas com os pneus faixa branca são demais.
Parabens
Já viu esse?
http://www.youtube.com/watch?v=qHD8Xf5Rnvo
Retrovisor no para brisa que foi o responsável pelo mais grave ferimento no Cacaio em Petrópolis.
Já viu este caso?
http://rafa4fun.blogspot.com/2008/01/vw-fusca-66-302-v8-brasil.html
Voce devia falar tambem é de quem restaura estes carros, inclusive esse, que esta o nme dele na porta Marcelo Cassari. Um abraço.
Oi Flávio…
No outro dia, lendo um post no blog do Fábio Seixas, ele fez um comentário a seu respeito que dava a entender que vocês não se batiam….. Tentei perguntar isso a ele nos comentários, mas não tive resposta.
Agora, vejo um comentário seu: “O carro é uma delícia e a matéria, apesar do Seixas, ficou bem legal….” Por que o “apesar do Seixas”???
Seria uma pena caso vocês não se batam, porque acho que os dois são os melhores jornalistas de esporte a motor do Brasil.
Um abraço….
A gente não se bate. Ele apanharia.
Olá,
Não conheco nem Flavio nme Fabio. Mas pelo que observo eles são, sim, grandes amigos que possuem humor para lidar com a situação de serem os maiores concorrentes entre si.
Saudações,
Harry
Eis,
E eis o mistério: a hora que for desvendado o que eles fizeram em Imola….Pense meu caro: Eles almoçam juntos. Na mesma mesa. Duvido que ambos por serem quem são, dividiriam esse espaço só pelo lado profissional. Não necessitam.
É elementar meu caro Watson!
Resta descobrir #oquefizeramemimola mas isso são outros quinhentos.
Saudações
Harry
Flavio, esse Gordini da foto não é do Seixas não.
Esse carro pertence a um amigo meu chamado Marcelo Cassari, que é tão apaixonado pelos Gordini que até montou uma Oficina de Restauração Chamada Galpone.
O Seixas comprou esse carro do Marcelo há seis anos, meu filho.
“O carro é uma delícia e a matéria, apesar do Seixas, ficou bem legal.”
O correto não seria dizer: “O carro é uma delícia e a matéria, apesar do GOMES, ficou bem legal.” hahaha
Eu tô morrendo de curiosidade pra ver o “novo” Gordini. Duvido que supere em charme e elegância o antigo.
Abração
E só pra constar: O “FSX” tem POEIRA NA VEIA!!!
Tudo bem que o carrinho não era dos mais fortes, mas sempre teve bom desempenho nas pistas e, cá entre nós, tinha (e ainda tem) lá seu charme. Abraços
E o Luiz com o meu Bino, o dele tinha retrovisores na moldura do para brisa.
É um Bino e não uma Dino? Seria isso? Desculpe minha ignorância.
Surgiu uma dúvida, sempre achei que havia apenas um Bino na equipe, afinal quantos protótipos do MK II foram fabricados?
ops correcao ´´e prata
gostei de todos os carros da foto so que mais ainda do cinzinha la atras (DKW MALZONI)
Solta aquela do saco de maldades.(da curva) O Luizinho confirmou, foi a 1ª corrida dele de carro. Era pequeno mesmo, menor que a Mãe.
FG, já que vc fala da Renault, pq não aproveita pra falar da sacanagem que a montadora tá fazendo com a Autovaz na Rússia. Prometeu investimentos na planta fabril após a compra de grande parte de suas ações, mas ao visto está deixando a Lada morrer. Dizem que não colocou 1 dinheiro sequer pra salvar a empresa, tão preferindo fazer carrinhos elétricos e investir na merda do Logan, que ao contrário do que pensavam, não conseguiu ganhar o mercado do leste europeu.
Adeus Lada.
É o Willis Mark IV obra do gênio Toni Bianco e não levava pau de Vemag não, muito pelo contrario, deixava o Marinho na poeira. Me prove o contrario.
Desculpe mudar de assunto, mas estou triste pela falência decretada do circuito de Donington Park:
http://www.autocar.co.uk/News/NewsArticle.aspx?AR=245176
Flavio, por favor!! quem o piloto do carro 47, não seria o querido Candido Garcia?
Está no texto, creio.
OK, Luizinho espero.
Pô Flávio, aonde está a coluna retrovisor no site do Grande Premio? Fui procurar agora e não encontrei em lugar algum. Não acredito que vocês removeram a melhor coluna do site…
Pois acredite.
Olha, materia ficar boa, mesmo com Seixas, amigo você se superou, até terça.