MENU

domingo, 10 de janeiro de 2010 - 23:26A1GP, F-1

DESCAMPADO

EmptyPocketGUARUJÁ (gosto do mar) – Amanhã no Grande Prêmio teremos mais detalhes, mas já posso antecipar que a coisa está feia para a Campos Meta. Pelo menos é a voz corrente na Europa. Adrián Campos não conseguiu levantar dinheiro de patrocinadores e nem mesmo o nome de Bruno Senna ajudou a alavancar uma grana. As negociações com Pastor Maldonado (PDVSA) e Vitaly Petrov (money from Russia with love) estão empacadas e a Dallara, responsável pela fabricação dos chassis, estaria enviando algumas faturas para a Espanha chamando a atenção para aquela indesejável mensagem no boleto, “após o vencimento, pagar apenas no banco tal, com multa de x dinheiros ao dia”.

Nessas, quem pode acabar aquinhoando uma parte do time é aquele misterioso Tony Teixeira, dono da não menos misteriosa A1GP, que pelo que se sabe bateu com as dez depois do cancelamento de suas duas primeiras rodadas duplas da temporada 2009-2010. Não entendo como é que a Ferrari se meteu nessa picaretagem… A A1GP, para quem não lembra, é aquela “copa das nações”, equipes representando países (o Brasil teve pilotos medíocres, comandandos por Emerson Fittipaldi, outro que se mete em cada uma…), categoria criada para correr nas férias das competições sérias, geralmente em pistas do Oriente Médio e da Ásia, e que todo ano anuncia uma prova no Brasil, que nunca aconteceu, claro, nem nunca vai acontecer. Aliás, o galpão que que estava alugado em Silverstone para guardar as tralhas das equipes já foi devolvido ao senhorio. A Ferrari é que estava fazendo carros e motores. Ninguém patrocinava carro algum. Nunca ninguém entendeu de onde veio o dinheiro para se fazer tal campeonato. Ou, pelo menos, ninguém ainda descobriu quem estava usando a lavanderia.

Mas voltando à Campos, ninguém acredita que o time terá um carro pronto para a primeira sessão de testes coletivos do ano, em Valência, no comecinho de fevereiro. Lembremo-nos que antes do fim do ano passado Bernie Ecclestone disse que duas das novas equipes não teriam condições de alinhar no Bahrein em 14 de março. Uma delas seria a USF1. A outra, a Campos Meta. Talvez não fosse só fanfarronice de Bernie.

52 comentários

  1. Olha, mais uma. Já tomei tantas no rabo por causa de emprego, por que não ele? justiça, porra!

  2. Guerwin disse:

    Nos fixemos nas equipes remanescentes de 2009. As novatas farão apenas figuração. O fenômeno Brawn não se repetirá dentre uma das novatas. Fosse a Honda comprada por qualquer outro, não teria passado da 4ª corrida.

    Sejamos realistas. O Bruno Senna é só marketing. Tem as suas qualidades, mas se fosse assim um grande piloto uma equipe de grande já o teria fisgado.

    A grande sensação da temporada 2010 será o Schumacher.

  3. Carlão disse:

    Sei não Gomes, mas acho que será uma furada do Bruno essa entrada na F1 com essa equipe.

  4. Carlão! disse:

    tem gente que vai ser viúva pela segunda vez ….

  5. ags disse:

    o sobrinho do Mito….vai fazer 3 testes……e mais nada…a passagem dele no circo vai ser branda….quem sabe ele seje parceiro no Gaga vião nos blas blas,,,quem sabe…e ,,,,da-le formula Truck nele…que é o que ele tem jeito…………………………….
    tadinho nasceu morto pra F1……

  6. Gustavo Oliveira disse:

    Juro que a junção das palavras “F1″ e “dinheiro” me dá sono…

  7. Bruno Senna. Bom, acho que quando o tio dele se foi,
    muita gente criou um bloqueio.
    Ver o capacete e o “SENNA” na lateral do carro vai fazer
    muita gente chorar, e outras tantas torcer o nariz.

    Vai sofrer muito pra se realizar, mesmo se ganhar de todos
    os outros pilotos. Será capaz de vencer um “fantasma”?

    Sobre marketing. Piquet e Senna juntos = MUITA GRANA.

    Pena que no Brasil “ninguém” viu Bruno correr.
    Poucos de nós acompanhamos pelo cabo, eu
    particularmente achei o cara um piloto médio.

    Fica a dica para os meninos volantes, que não se apeguem
    somente a emissora oficial.
    Ela não mostra o caminho até o topo, e se vacilar apenas uma vez, te fazem o novo Barrichello.

    Falta uma equipe brasileira na F1, já que vivemos
    pendurados e fazendo economia, ainda assim conseguimos descolar um qualquer pro sorvetinho.

    Quero ver mãe de 7 filhos que mora lá longe desperdiçar
    um centavo desnecessário.
    “Dona Maria” pra diretora financeira, já!

  8. Jorjão disse:

    só tem um jeito é a vale do ruio doce comprar a equipe e botar o nelsinho e senna

  9. Mosley disse:

    O Bernie ta meio puto com Adrian Campos desde que ele (Bernie) sugeriu uma dupla Senna – Piquet na equipe espanhola e o Adrian meio que arrogante desdenhou da ideia. Agora Bernie ta deixando o circo pegar para Campos, e ainda ta sugerindo que a equipe seja substituida pela Stefan GP. Pelo jeito a arrogancia do Adrian vai lhe custar caro, contrariar o tio Bernie eh uma fria !!!

  10. Felipe Souza disse:

    Acho que a Sauber nem vai precisar da aprovação das equipes para correr nesse ano. Pelo jeito, eles vão ficar com a vaga da Campos.

  11. Joca disse:

    O Senninha além de fraquinho é pé frio. Carreira curtinha na F1.

  12. Fernando Kesnault disse:

    Flávio assisti várias provas da A1-GP pela Speed Channel e vi bons embates (melhor que a atual f-1, né?). O dinheiro creio que saia de um xeique do oriente médio (não sei precisar qual país ou cidade) que bancava a “brincadeira”. Esta categoria se continuasse e tivesse outros incrementos seria um forte negócio empresarial, pois desperta a rivalidade entre “nacionalistas” tão comum nestes últimos 200 anos.

  13. Marcio Vieira disse:

    O cara tem que ir pra China buscar dinheiro, mas isso vai custar pelo menos um volante.

  14. Italo disse:

    Hoje vi o video de crash test do bico do USF1, esta no site deles e no Youtube, uma das equipes que não irá usar tunel de vento pra desenvolver seus carros.
    Quanto ao Campos… está difícil sua situação… fico triste pela F1 andar desse jeito…

  15. Viu só? O Bruno Senna quis chegar botando banca de “piloto-NÃO-pagante”, tomou no cú. Agora quero ver. Será que o Nelsão coloca uns trocos para meter o Nelsinho n F1???
    Sei não, que fiásco.
    Acho que se acontecesse isso que ecrevi aí, abre-se um buraco-negro na sala de reuniões onde seria fechado o acordo e engoliria todos, tamanho o paradoxo. Seria como uma faca Guinsu cortar uma meia Vivarina.

  16. ALEX B. disse:

    Misterio!! Diria a saudosa dona MIlú! Isto tudo tá é fedendo um tanto!

  17. Very disse:

    O Bernie dificultou a vida de ambas c/ as declarações dele, pergunto-me se ele fez de propósito ou se simplesmente escapou.

  18. RG disse:

    Lamentável! É capaz do Senna nem correr?

  19. EdisPJ disse:

    http://www.oconsumidoremdebate.com.br

    Com esta história ficou evidente que a contratação do primeiro-sobrinho foi mais marketing (ou a tentativa de alavancar) do que outra coisa.

    É bom ele mostrar serviço já de cara, pra arranjar uma vaga em outro canto, senão…

    Imagina a emissora oficial tendo que colocar panos quentes na história ou o narrador evitando falar que o companheiro de equipe do rapaz é apadrinhado do Hugo Chavez ou da máfia russa…

  20. Sostenes disse:

    Flavio, olha umas das razoes para o quebra quebra das montadoras na F1 no ultimo. Fonte: BBC

    Colossal resources
    According to F1 consultants Formula Money, the big carmakers spent a remarkable $6.3bn between them over the period 2005-2009.
    To put that figure into perspective, it’s nearly half the total $13.7bn spent by car manufacturers on F1 in the entire 60-year history of the sport.

    link para a reportagem completa: http://news.bbc.co.uk/1/hi/business/8436215.stm

  21. Diego Teixeira disse:

    é osso começar do “Zero”…!Tá ai o que é a F1 hoje…Quem tem mais garrafas a vender entra, quem não tem…

  22. Fábio da Silva Aguilar disse:

    Não entendo por que colocaram equipes sem condições financeiras enquanto outras equipes que tem condições ficaram de fora vai entender

  23. Marcelo Curvo disse:

    Quero dizer: “Senna”

  24. Marcelo Curvo disse:

    Acho que o senna se meteu em uma fria…

  25. fred disse:

    Não era uma hora boa de a Petrobras voltar?

  26. chulas disse:

    O engraçado é que o Adrian Campos poe banca de metido, falando que nao pode ter dois brasileiros na equipe, e coisa e tal. Poxa, o cara ta passando o pires e nao quer nem negociar com o Nelsao, que com certeza colocaria uma verbinha no pires…….! Nem a Petrobras quis entrar no negocio? Rum, tem algo de estranho nisso.

  27. plow king disse:

    realmente como empresario o Emerson he uma asa negra. Eu comprei acoes da CART quando ele virou dono de equipe e olha so o que deu……. A CART na epoca estava mal , mas o Emerson era um insider, tinha que saber o que fazia. f.u.c.k…..

  28. vitão disse:

    o David Richards é considerado inimigo do Bernie, nunca vai ter vida fácil.

  29. Jayme disse:

    Puta fria que o Senna se meteu, incrível como nomes fortes do nosso automobilismo estão queimando os nomes e fazendo cagadas. Acho que a volta do alemão é pagamento de favores à F1 muito mais do que “amor”, isso explica também porque o Kimi pegou o boné e foi se divertir. A Europa está falida sem execessões e F1 é Europa, o resto é para ajudar a pagar as contas e só.

  30. victor freire disse:

    Enquanto isso gente seria como o pessoal da Prodrive/Aston Martin fica de fora. [2]

    eu acho é pouco.

  31. Ricardo Reno disse:

    O nome do Bruno Senna está virando um mico. Ia para a Honda e ela fechou, assinou com a Campos e parece que ela nem vai abrir.
    Não duvido nada que apareça algum investidor misterioso de última hora.

  32. Jader disse:

    Ferrari e Fittipaldi estão na empreitada por uma coisa só: dinheiro.

  33. Mario Mesquita disse:

    Putz, lembrei daquele incrível hit da banda argentina Righeira: “No tengo dinero”.

    No tengo dinero oh
    No tengo dinero no, no, no, no
    No tengo dinero oh
    No tengo dinero no, no, no, no

    Pobre Adrian…

  34. Guy Ligier disse:

    O buraco continua lá embaixo. É menos embaixo com a suposta redução de custos, mas continua lá embaixo. Por isso não inscrevi minha equipe, he he he.

  35. Mario Mesquita disse:

    Então a campos tá fazendo igual a nossa classe média? Comprou os carros e pegou um carnezão pra pagar em 90 prestações? Sinistro, muito sinistro…

  36. Luiz Felipe disse:

    Mas que zica a do Bruno Senna, hein!

  37. Renato disse:

    Depois de Bernie ter aberto a boca, e posto a nuvem preta em cima do time, algum patrocinador chegaria perto de fechar negócio com a Campos?

    Acho que Bernie ajudou a *causar* esta situação, e não simplesmente anunciá-la.

    Considerando a situação, acho que já deve haver alguma outra equipe prontinha pra entrar no lugar da Campos, talvez melhor fundeada, só esperando o slot que Bernie Ecclestone deu uma mão pra providenciar.

  38. Pablo disse:

    Já era de se esperar. A próxima deve ser a USF1

  39. Marcus Vinicius disse:

    Não sei se rio ou se choro com esse post. A notícia é ruim (pelo Bruno Senna), mas vc escreveu engraçado.

  40. E vai saber se o boleto da Cosworth também não atrasou, da Bridgestone…
    Mas discordo que o projeto não seja sério. Melhor do que os outros que pra economizar uns trocos resolveram dispensar o túnel de vento e usar fabulosos softwares para projetar os carros. O erro talvez seja acreditar que apenas o primeiro sobrinho, pelo sobrenome, iria gerar repercussão suficiente para haver fila de interessados em patrocinar.
    Quem sabe o Piquetzão não compra parte da equipe, tal, como dizem, tentou levar da Sauber.
    E os apadrinhados endinheirados estão ainda buscando assentos mais baratos entre os disponíveis, creio que até o fim tudo se resolve.
    Aliás, e a tal equipe Stefan GP, que teria pegado o projeto 2010 da Toyota? Será que tem pago os boletos mesmo sem vaga?

  41. Joao Ferreira disse:

    É verdade Flávio, a Camps e a USF1 foram as primeiras a srem confirmadas na tempoada e nem se quer mostraram um esboço de equipe, quem será o piloto, quem será o chefe de equipe, nem nada, já a Lotus e a Manor que foram anunciados depois, já tem pilotos confirmados, equipe definidade, parecendo que vai!!!!

    Colocaram 13 equipes no campeonato, mas acho que vai ficar em 10 mesmo….excluíria aí, a Sauber ou a Renault, se estreará, acho que sim, mas até o final do ano, se acabam….

  42. Juliano disse:

    Ué??? Mas as cartomantes, jogadores de buzios, babalorixas que fazem previsões todos os anos disse que o título desse ano ficaria entre o Felipe Massa e o Bruno Senna e até já fiz apostas… e aí, como fico??? kkkkkkkkkkkk

  43. Não foi exatamente um leilão, o nosso querido e amado chefão da F1queria uma variação na nacionalidade dos times. Por isso optou em dar as vagas para equipes da espanha (Campos) e EUA (USF1) ao invés da Prodrive mesmo sabendo que elas não seriam exatamente confiáveis. Afinal, por mais que a prodrive seja bem preparada, carregue o nome na Aston Martin e tenha experiência na F1, ela seria apenas mais uma equipe inglesa.

  44. Victor disse:

    Enquanto isso gente seria como o pessoal da Prodrive/Aston Martin fica de fora.

    Malditos leiloes de vagas!

    • Lio disse:

      Mas não foi o Max MALUCO Mosley que escolheu as equipes…! ! !
      Eu acho muito dificil tocar uma equipe porisso apoio TODAS..tanto as grandes como as pequenas…e ficava triste quando alguém saia..Super Aguri…Toyota…Honda…BMW…fora tantas outras…
      Agora Eu que entendo de Marketing….não apostava no Bruno Senna em arrecadar patrocinadores…para uma equipe arrecadar PATROCINADORES nesta época de crise precisa uma mistura de TALENTO…ESCANDALO…NOVIDADE tanto no desenho como nas cores do carro….É UM MONTE COISAS…pelo menos uns 30 itens…um Bruno Senna ou uma só ANDORINHA não faz VERÃO…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>