MENU

segunda-feira, 8 de março de 2010 - 18:16F-1

SENNA, 50 (4)

SÃO PAULO (era duro) – Ayrton Senna aparece na ponta-esquerda, fosse essa a formação clássica de um time de futebol. Era sua nova turma: uma pelada entre os pilotos em Kyalami, antes da segunda etapa do Mundial de 1984 (a foto foi enviada pelo Humberto Corradi; divirta-se identificando todo mundo). Ayrton faria também sua segunda corrida na categoria máxima, pela Toleman. Mas a primeira completa, porque na estreia, em Jacarepaguá, não chegou ao fim.

Na África do Sul, terminou em sexto, fazendo seu primeiro ponto na F-1 depois de uma prova que durou 1h29min23s430 e foi vencida por Niki Lauda, da McLaren. Ainda antes dele, na zona de pontos, Alain Prost (McLaren), Derek Warwick (Renault), Riccardo Patrese (Alfa Romeo) e Andrea de Cesaris (Ligier).

Senna não conseguiu sair do cockpit ao final da corrida. Acostumado às provas rápidas da F-Ford e da F-3, que não chegavam a durar meia hora, terminou o GP sul-africano esgotado. Chegou a desmaiar. Foi quando percebeu que para fazer com que seu talento valesse alguma coisa, era preciso se preparar. E, a partir dali, começou a cuidar do físico obsessivamente com Nuno Cobra, que seria seu preparador até o fim da vida.

Registre-se que, com a bola nos pés, Ayrton era ruim pacas.

80 comentários

  1. Luciano Monteiro disse:

    Caramba, já fui melhor nisso. Na fileira de cima, estã Patrese, Mansell, De Cesaris e Alboreto. Na de baixo, Warwick (sósia do João Campos) e Senna.

  2. el santo disse:

    O cara da foto que nenguem soube dizer quem é… Johnny Cecotto.

  3. claudio aun disse:

    O politicamente correto é.: Todo idolo brasileiro torce para o Corinthians e Flamengo,,,,,,,,claro que tem os barrica no meio do caminho ,mas como não é idolo,deve ser corintiano sim!!!

  4. Arthur Cerri disse:

    e a camiseta? Que logo é aquele?

  5. John Player disse:

    Os pilotos da foto são:
    De pé: Stefan Bellof, Riccardo Patrese, Nigel Mansell, Andrea De Cesaris, Johnny Ceccoto, Michele Alboreto, Eddie Cheever e Manfred Winkenlhock.
    Agachados: Elio de Anfelis, Philippe Alliot, Derek Warwick e Ayrton Senna.
    Um abraço!

  6. Gerson disse:

    O cabeludo com a mao na cintura olhando para tras é o Renato Gaucho dos tempos do grêmio.

  7. Fábio Amparo disse:

    Grande foto.

    Mas o ideal é que os caras se mantivessem acelerando mesmo. No campo eram uma negação.

    Abraços

  8. Guilherme Fargnolli disse:

    SENSACIONAL!! Se não me engano, já vi reportagem da época que o Patrese e mais algum italiano jogavam um bolão. De Cesaris talvez.

  9. Nadson disse:

    O Patrese está parecendo uma miss encochando o Mansell.

  10. Nadson disse:

    O último de pé jogou de capacete?

  11. Felipe Gatica disse:

    O cara em pé com as mãos na cintura atrás do Senna é o comentarista Sérgio Pinheiro da TV Verdes Mares daqui do Ceará, não tenho dúvidas!!!

  12. Sandro disse:

    http://www.youtube.com/watch?v=O_IGGhePw6U (por MavicSP)
    Reginaldo jogando pelo time dos jornalistas!
    Festival de caneladas!

  13. Coperfield disse:

    O Mark precisa avisar ao Andrea de Cesaris que ele morreu.

  14. Antonio disse:

    O Piquet estava de gandula ?

  15. Jaca Voadora disse:

    Repara na cara do Cheever, parece que ele ta pensando ”Pqp q eh q eu to fazendo aki”, o cara nunca devia ter jogado soccer antes na vida.

  16. NAquela época os pilotos eram bem mais amigos.

  17. revelador disse:

    desses aí, 3 já se foram…

  18. revelador disse:

    O zagueiro Gamarra ta ali ao lado do Mansell….

  19. Marcos Brás disse:

    Deve ser como aquelas peladas em que sorteia quem vai pro gol e troca de goleiro toda vez que o time leva gol, tem 12 em campo. Se bem que pelo tamanho, deve ser society

  20. RMTA disse:

    Por mais que se tenha a ilusão de que o automobilismo tenha ficado cada vez mais seguro, a dura verdade dessa foto não nos mostra isso.

    Senna, de Angelis, Alboreto, Belloff e Winkelhock TODOS faleceram pilotando carros de corrida (Senna e de Angelis pilotando F-1 e os outros pilotando carros de turismo).

    Essa época era braba… quase metade dos que aí estão, não sobreviveram pra contar história…

  21. guilherme disse:

    Quando hoje se imagina a maior parte do plantel jogando uma pelada às vésperas de uma corrida? Se não compromissos e/ou conflitos com patrocinadores, o simples medo de um tornozelo torcido impediria a brincadeira.

    Em tempo, sem chorar as pitangas por ordens do dono da casa, foi por conta dessa obsessão com o físico que consegui tirar uma foto com o Senna em janeiro de 92, enquanto ele corria no terminal petroleiro de Angra dos Reis (eu estava com o pai em um dos petroleiros que descarregavam).

  22. mark disse:

    Dos 12 da foto, 5 faleceram em acidentes de treino e corrida, Bellof, Alboreto, Winkelhock, De Angelis e Senna. Mais de 40% de todo grupo. Um número incrivelmente alto. Até parece foto de veteranos de guerra. O automobilismo,sem dúvida, é esporte de alto risco.

    • Caique Pereira disse:

      Isso numa época em que a F1 já estava SUPER SEGURA. Experimente imaginar uma foto com a turma de 1970 a 1974: teriam pelo menos uns 10 mortos, a saber: Pedro Rodrigues, Piers Courage, J. Rindt, Jo Siffert, F. Cevert, H. Koinnig, P. Revson, Bruce McLaren, Roger Williamson, Mark Donahoe,.. esses eu me lembro, mas tem mais que isso e se contarmos de 67 a 76 serão mais 10, pelo menos…

    • LBM disse:

      Pegue aquela cena do filme Grand Prix onde há uma reunião de pilotos: deles não sobrou nem a metade (o Hill morreu de desastre aéreo, voltando de uma corida, mas acho que conta !).

    • João Paulo disse:

      Forçou a barra no “SUPER SEGURA”.

  23. Rodrigo disse:

    Fábio Mandrake acertou.

    Mas eu fiquei com a pulga atrás da orelha com o último em pé, com as mãos na cintura.

    Na primeira olhada pensei no Jacques Laffite, mas acho que o Winkelhock mesmo

  24. Roberto Arantes disse:

    SENNA É O MELHOR, THE BEST. QUE SAUDADE, CARA. VALEU FLAVIO POR ESSA HOMENAGEM. O SENNA JOGAVA COMO ATACANTE? PARA QUAL TIME TORCIA, SÃO PAULO?

  25. Romanista e Ferrarista disse:

    Epoca boa para Formula 1 e para a Itália na Formula 1. Eu era um grande fan do Elio De Angelis, grande piloto, grande homem e grande Romano.

  26. bofofo disse:

    A foto é excelente. Mas…

    Imagino que o jogo, em si, deve ter sido feio, feio…
    (lalgo como um Arranca-Toco x Quebra-dedos … rss)

  27. Felipe Gatica disse:

    PQP, o que me desperta mais saudade mesmo nesta foto, era de um tênis Topper que eu tinha de futebol society, igualzinho a esse que o Bellof tá usando. Nem curtia formula 1 ainda, mas “aquelas manhãs de domingo eram mágicas” hahahaha. Muleque só queria saber de futebol.

  28. Rianov disse:

    Sempre achava que era Kyalami, mas isso é Montreal

  29. Vini Medina disse:

    É impressão minha, ou o Roger do Ultraje a Rigor é o primeiro da esquerda pra direita em pé. Nessa sequencia segue: Patrese, Mansell, De Cesaris, “Dustin Hoffman”, 2 não sei; em baixo: 2 não sei, Warwick e Senna.

  30. Marcos Costa disse:

    Gomes, já vi em outros lugares o comentário dessa foto ter sido tirada na África do Sul, mas parece que isso foi no Canadá: http://www.youtube.com/watch?v=O_IGGhePw6U

  31. Mauro José Santana Júnior disse:

    Olha a pose do Patrese!!
    Parece que esta num concurso de miss universo!!!
    KKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  32. Luis Fernando disse:

    Seriam: Zecão, Izidoro, Pescuma, Badeco, Calegari, Cardoso, Xaxá, Eneas, Wilsinho, Cabinho, Basílio e Ayrton.

    Acertei???

  33. PQP, olha a cara de tonto do Mansell. O maior palhaço (no sentido caricato) da F1…

  34. Eric disse:

    Tambem era corintiano…vai esperar o que???

  35. Duque disse:

    Essa foto traz uma triste ironia: agachados, lado a lado, estão AYRTON SENNA e DEREK WARWICK, que dois anos depois (1986) se tornariam ferozes INIMIGOS !!! Isso porque Senna vetou o nome de Warwick para segundo piloto da Lotus, achando que o inglês poderia dividir as atenções da equipe, e Senna queria prioridade total dentro da LOTUS !!! Assim, o contratado foi um nobre aristocrata escocês, milionário, chamado Johnny Dumfries, um completo “zero à esquerda” como piloto, que foi brincar de Fórmula-1 com os milhões de libras esterlinas do papaizinho !!! Nunca me esqueço de uma entrevista do Derek Warwick por ocasião deste episódio, chamando o Senna de mau-caráter, estúpido, canalha e outras cossitas impublicáveis !! Sinceramente, acho que o Senna pisou na bola, pois não havia razão nenhuma para temer a concorrência de um B.O.S.T.A de piloto como esse Derek Warwick !!

    • coringa63 disse:

      Derek virou comentarista de televisão. Numa das vezes, disse que realmente ficou muito puto com o Senna na epoca. Mas que refletindo depois, compreendeu perfeitamente o que Senna fez. Disse mais, falou que ele teve a visão do futuro, e que a equipe iria acabar dividindo forças e prejudicando o seu desemoenho. Visão, que depois, o Alonso não teve na MacLaren. os dois perderam o campeonado, um para o outro, e o Raikonen fez historia.

    • Felipe Gatica disse:

      Pra que chamar o cara de bosta? Não pode ser apenas um piloto ruim? Pro Senna vetar o cara devia existir alguma razão que você sabichona não deve estar sabendo

    • Luis Albertyn disse:

      O Johnny Dumfires não foi tão “zero” assim. Foi campeão da F-3 inglesa em 84 (no auge da categoria, um ano depois do Senna) e venceu as 24h de Le Mans em 88.

      E nem o Warwick tão “bosta” assim, ou não seria campeão britãnico de turismo aos 16 anos (aos 18 foi bi…) e nem campeão mundial de endurance em 91. Ele foi um cara que fez muitas escolhas erradas e que quando fez uma certa, foi vetado. Basta dizer que quando ele e o Mansell surgiram, os inlgeses punham muito mais fé nele que no “Leão”.

    • DURVAL PREIRA disse:

      Lord Dumfries não era zero a esquerda. Senna sempre teve uma tenção diferenciada com Warwick depois desse episódio inclusicve na morte do irmão deste.

  36. Sergio Magalhães disse:

    Já que acertaram a escalação, um detalhe é que aquela corrida foi disputada num sábado. O GP da Africa do Sul por muito tempo foi disputado no sabado. Só depois, em 92 é que passou a ser corrido no domingo.

  37. Vander Romanini disse:

    Nesse “time” não tinha goleiro?????????????

  38. Paulo Bruhm disse:

    Quantos Sennas têm na foto?

    Os caras são quase todos iguais. Parece até jogo dos sete erros.

  39. Os caras antigamente pareciam pessoas normais. Hoje, fora Mark Webber, são anões com o pescoço mais grosso que a cintura.

    Engraçado que essa coisa dos desmaios fez com que ele, pouco tempo depois, fosse considerado o piloto com melhor condicionamento físico da época (até que chegou Schumacher…). As duas grandes deficiências na carreira (essa, e o lance da chuva qdo era menino), fizeram com que o sujeito, de obstinado e bitolado que era, revertesse a situação a seu favor.

  40. Flavio Chinini disse:

    Bellof, Patrese, Mansell, de Cesaris, Cecotto, Alboreto, Cheever e Winkelhock; de Angelis, Alliot, Warwick e Senna…
    Porém, creio que de todos os pilotos, o melhor futebolista tenha sido Prost, que quase se profissionalizou pelo time do Saint Etienne, da França… Também o Fisichella joga direitinho, além do Schumacher, que é meio durão na bola (tomou um rolinho do Robinho, no Morumbi, se não me engano).

  41. sérgio castro disse:

    Foto maravilhosa….
    Falando em Senna, li algum dia desses não sei onde que a Willians desde 1994 registra o S e o nome Senna no bico dos seus carros e que continuará fazendo isso como se fosse uma marca registrada dela.

  42. Fábio Mandrake disse:

    Da esquerda pra direita, Bellof, Patrese, ,Mansell, De cesaris, Ceccoto, Alboreto, Cheever e Winkelhock.
    Agachados da esquerda pra direita, De angelis, Alliot, Warwick e Senna.

    Desses todos, Bellof, Alboreto, Winkelhock, De angelis e Senna estão correndo contra o Gilles, Fangio, Pironi etc

  43. Roberto Martinez disse:

    Em tempo: O último em pé da direita pode ser o falecido Manfred Winkelhock ( Não sei como se escreve)

  44. Jonatã disse:

    É impressão minha ou o Dustin Hoffman tá alí no meio, de pé?

  45. Roberto Martinez disse:

    De pé, da esquerda para direirta:
    -Não sei, Patrese , Mansell , De Cesaris, acho que é Alex Caffi, Alboretto, E.Cheever, Derek Bell
    Agachados, da esquerda para direita:
    Elio de Angelis, Alliot, Derek Warick (não sei escrever esse nome) e Senna

  46. Luiz Affonso disse:

    Olha o Patrese novinho da silva ali hahaha
    nossa,queria saber onde é que vc arruma essas fotos,ta de parabens,estou adorando as sessões sobre o Senna.
    Ja vi muitos documentarios em que ele comenta dessa corrida em Kyalami,que segundo o proprio experimentou uma dor parecida em Interlagos quando ganhou pela primeira vez em 91 o GP brasil!!!
    É,realmente ele tinha cara de perna de pau mesmo,mas isso não vem ao caso!
    esta de parabens!!!
    abraçoss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>