LEGIÃO URBANA
SÃO PAULO (oculto) – Olha a simpatia encontrada na garagem de uma casa à venda no Sumaré… Um Jeg, jipe dos anos 80 que, se me lembro bem, era montado sobre plataforma da Kombi e, raridade, não era de fibra de vidro, e sim de aço, mesmo. A base foi um estudo de jipe militar que a VW fez para o Exército Brasileiro, mas que acabou não sendo levado adiante. A turma da lama deve ter mais detalhes.
TENHO UM JEEP JEG 1977 – O 13° A SER FABRICADO PELA DACUNHA . MORO EM RIBEIRA DO POMBAL-BAHIA , O JEEP CHAMA MUITO A ATENÇÃO !!! ESTA COM UM MOTOR AP 1.6. !!! ABRAÇO !! DE TODOS OS JEEPS QUE JÁ TIVE ESSE É MEU XODÓ!!
Boa tarde Rony, tbem tenho um Jepp Jeg ano 1977 com motor 1600 fundido, gostaria de colocar um motor AP 1.6 nele, vc poderia me dar algumas informações?
Grande Flávio Gomes!!
Vendo essa foto de um Jeg com rodas de Ranger, lembrei deste PDF que fala bastante (e com muitas fotos) deste jipinho.
O texto e as fotos relatam até os testes que a VW fezcom uma Kombi 4X4!!
http://www.ecsbdefesa.com.br/fts/JEG.pdf
Abraço, espero ter ajudado em algo.
COISORROROSA 118, no more!
Existiu tambem uma kombi 4×4, tinha até os mesmos protetores de farois do jeg, usava a mesma mecanica do jeg, eu até tenho por aqui uma revista antiga com o teste dela, que fim sera que esta kombi 4×4 levou???
Até a última vez que vi ela estava na Fábrica da QT engenharia, mas acredito que foram fabricadas duas. A outra, não sei onde poderia estar. Se quiser saber mais À respeito, essa kombi já foi testada pela 4×4&cia. Tente achar a edição correta da revista. Acho que lá, havia mais informações.
Não é Jeg não, é jumentcho.
Tem uma versão com tração nas quatro rodas deste carro desenvolvido pela própria Dacunha,que era a fabricante. E isso com a mesma mecânica tradicional volkswagem de motor traseiro refrigerado a ar . O carro foi testado para o exército alemão só que não deu certo.
O problema não era o carro. O grande problema era o mercado interno no Brasil, sem incentivos do governo e o valor das peças da kombi que aumentaram mais do que deviam.
O próprio Gurgel, sofreu um golpe do governo, anos depois. A QT acabou desistindo antes de chegar à esse ponto.
Até onde sei O Jeg foi fabricado aqui em SBCampo, por uma empresa de parafusos cuja sede era no Nordeste, me parece que tinham alguma coisa a ver com a Dacunha ( empresa de transporte de carros Okm=cegonhas), vc que deve conhecer o Helinho Dacunha ( Dekavezeiro nato) confirme a história.
A Dacunha fabricou no começo, no nordeste e mais tarde, passou a produção para o estado de São Paulo em Arujá. (QT engenharia)
Que jipinho simpatico! Gostei!
Foi projetado para motorista com 1,50m.Os pedais podiam ser tocados com o queixo,o que era uma vantagem, e o banco era fixo.Honrava o nome.
Olá. nesse modelo o banco não é fixo e o meu pai que era bem mais alto também tinha muito espaço quando sentava nele para dirigir. Será que isso era característica de modelos mais antigos?
[]’s
Apesar de ter sido bloqueado, sem motivo, no Twitter pelo dono deste blog, que admiro, volto a comentar com uma pergunta: “De quem é esse Jeg” – GL.
O motor era traseiro e tinha transmissão indo até o eixo dianteiro 4×4.
Foi feito na QT. Nome derivado de Qualquer Terreno. O Major Catarino dono da empresa trabalhou na Engesa onde foi um dos que desenvolveu o famoso Bumerangue que permita tração nas 4 rodas traseiras nos veículos de 6 rodas, Urutu e Cascavel e um curso de “suspensão” sem igual. Carroceria de chapa dobrada com curvaturas das esquinas de raio constante.
PS: A QT tinha todo o ferramental do Dodge Dart depois que este foi desavitado.
Olá. Conheci o coronel Catarino. Compramos esse jeg na fábrica da QT. Penúltimo exemplar dentro da fábrica na época. O Catarino é conhecido de família.
Oi
Esse Jeg é do meu marido. Pelo que eu saiba esse Jeg andava muito no Sumaré e até subia o escadão!!!! Hoje ele está de férias, esperando por nós para a próxima trilha, talvez em dezembro!!!
Abraços
Gente. Tiveram 3 jegs no sumaré. Esse aí faz 10 anos que só é usado em férias. Os outros dois faz uns 12 anos que foram vendidos.
A reforma dele foi acontecendo enquanto eu andava com ele.
Não tem muita modificação. A furação das rodas da Ranger é a mesma da kombi moderna. Só precisei alargar um pouco os furos. Os pneus são bem maiores que os da Brasilia apesar de não parecer pelo tamanho da viatura.
Toda a base dele é de kombi. Fabricado em 1982 pela qt engenharia que tem sede em Barueri e a fábrica era em Arujá. Para mais informações, acessem o Jeg clube do brasil no orkut e perguntem. A reforma está quase concluída. Falta pouco :-) []’s
Olá Esse Jeg é o meu :-)
Mesmo escondido lá, ele acaba me surpreendendo.
Assistam o vídeo e façam uma busca no youtube por “trilha de jeg no pinheirinho”.
Também tem a comunidade Jeg clube do brasil no orkut.
http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=2860254
[]’s à todos os admiradores.
Eu tenho um Jeg, parado há mais de 15 anos em nossa casa de praia… E o carrinho está fácil de restaurar. Uma foto para vocês: http://img.photobucket.com/albums/v514/plosch/DSC02870.jpg
Cara, deixar um carro chegar a esse estado…
Vixe! tá só o pó! (ou a ferrugem! hahahahaha!)
O link não funciona. Onde está a foto? Tem mesmo um?
Putz… eu moro em sumaré há 30 anos e nunca vi um Jeg rodando por aqui.
Com certeza devia estar enfiado na garagem ou no sitio de alguem por anos até reformar.
Eu tenho uma revista com uma matéria sobre ele. Saiu uma versão com a mecanica da Kombi Diesel. Vou procurar a dita, scannear e mandar depois.
ô “jeg”, é no bairro do Sumaré em Sampa, não na cidade de Sumaré !
Quase comprei um, mas preferi o Gurgel X12 porque era de fibra e eu morava no Rio. Uma pena. É lindão.
O design estilo “modelo de papelão” é intrigante na absoluta simplicidade e falta de frescura.
Tive um, mecânica exttremamente simples e confiável, me arrependo de ter vendido
O mais legal é o nome: JEG(ue).
Essas rodas são de Ranger 4 cilindros…deve ter bastante mudança aí embaixo….
O original era roda de Kombi.
Gostei. Belo carro!
Ficaria mais legal com pneus mais agressivos… Parece pneu de Brasília.
Chegou a ter tração 4×4…e foi para o buraco devido a uma greve de cegonheiros…
Quem estava envolvido no projeto era o Dacunha.
Nossa, o motor, e até a bomba injetora era feita em São Carlos.
Caro Flávio,
Me lembro de uma matéria na quatrorodas a respeito e tomei a liberdade de fazer uma pesquisa na net. Achei esse link que fala de toda a história: http://www.ecsbdefesa.com.br/fts/JEG.pdf
E até um classificado: http://www.classificados-brasil.com/meus-anuncios+bahia-veiculos+45-137183.html
Abç´s, Túlio
e mais um classificado: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-122996582-vendo-jipe-jeg-militar-raro-estudo-troca-por-trailer-_JM
Esse classificado está mais didático: http://teresina.olx.com.br/vendo-jipe-jeg-1980-um-dos-melhores-do-brasil-em-conservacao-oportunidade-unica-iid-9827576
esse amarelo realmente está muito legal.
no super trunfo tinha o Jeg, mas a bandeirinha do país era uruguaia!