NEVOU?

SÃO PAULO (como pode?) – 17 de julho de 1975. Nevou em Curitiba. E bastante, pelo jeito. É evento digno de nota e qualquer cidadão de bem, cumpridor das leis e respeitador dos bons costumes deveria lembrar. Só que eu não lembrava disso! Ontem recebi e-mail não sei de quem com fotos impressionantes desse dia que certamente os curitibanos devem ter muito vivo na memória.

Achei esta foto simpaticíssima aí no alto, cedida por Osvaldo Ribeiro a este blog chamado “Saca Fotos”. Bárbaras, as imagens produzidas naquele 17 de julho. Será que vai nevar agora que a seleção vai se preparar por esses lados? Bem, isso não importa. Importa é ouvir os depoimentos da blogaiada de Curitiba que fez bonequinhos de neve 35 anos atrás.

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcel
Marcel
13 anos atrás

Tinha 07 anos na época, estava com caxumba. ficava na porta meus irmãos vinham com balde de gelo pois minha mãe nã deixava sair por causa da caxumba. Saudadessss

Douglas Martins Silva
Douglas Martins Silva
13 anos atrás

Foi um ano bem frio no Paraná.

Muitos se lembrarão que o norte do estado sofreu com uma forte geada que destruiu as lavouras de café.

Os efeitos sociais foram devastadores… minha família inteira veio embora pra São Paulo procurar emprego.

Maringá e Londrina, maiores, foram engolindo as cidades menores… a soja dominou a região.

Triste.

Sandro
Sandro
13 anos atrás

Eu tinha apenas 1 ano de idade!
Meu pai falou que a “Geada Negra” de 1975 foi a maior catastrofe economica do PR! Mais de 1 bilhao de pes de cafe morreram – por tabela – a cafeicultura paranaense detonada! Os canos de agua estouraram pois a baixa temperatura faz aumentar o volume d agua.
E nevou em Curitiba na referida data… ultima vez!
A vida continua… saiu o cafe e entrou a dupla soja/trigo no PR…

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
13 anos atrás

Foi nesse ano que vim morar em Diadema-SP aos 13 anos com meus avós.No bairro que moro havia poucas casas e muito mato, como fica num lugar alto, o frio foi de rachar, perdemos algumas galinhas e pintinhos que morreram de frio, a água do radiador do Gordini do meu avô congelou e ele teve de ir trabalhar a pé e o caminhão Ford do vizinho, ele botou fogo na entrada de ar do filtro de ar para o velho motor Perkins pegar, que so aconteceu quando os outros vizinhos ajudaram a empurrar o caminhão morro abaixo. Os tufos de fumaças que o motor cuspia era uma farra para nós molecadas que não tinha visto aquilo antes.

Marlos Bonato
Marlos Bonato
13 anos atrás

Outra estória deste dia: minha Mãe estava indo trabalhar com o seu Corcel quando começou aquela “chuva”. Ela só entendeu o motivo do limpador de parabrisa não funcionar direito quando chegou no trabalho e o pessoal estava fazendo festa por causa da neve.

Bruno Oliveira
Bruno Oliveira
13 anos atrás

Infelizmente não nasci nessa época, meus pais ainda eram adolescentes, mas contam que foi incrivel ver a cidade daquele jeito. Foi a ultima vez que nevou na cidade.
Como bom curitibano, todo ano espero a chegada da neve, mas mesmo com o frio que faz aqui ta dificil. Cada ano fica menos frio.
Lembro que no inverno de 2007 ou 2008 houve alguns dias de calor, marcando por volta de 25 graus, sai de casa de bermuda e camiseta em pleno inverno!

Carlos Mauricio
Carlos Mauricio
13 anos atrás

Nevou umas 2 horas perto do meio dia. Eu tinha 18 anos e fui pegar meu salário. Estava trabalhando desde março e só saiu em julho. Juntou neve em muitos lugares e deu para fazer bonecos de neve, e até guerra de flocos de neve.
Nunca haverá um dia igual aquele. Neve, meu primeiro salário (4 juntos num dia só) e eu voltando prá casa prá almoçar com neve na cabeça.
Não tenho fotos minhas pois acabou todo o estoque de filmes na cidade antes que eu tivesse recebido o salário.
Durou até o dia seguinte, quando ficou realmente frio. Camadas de gelo de 3 cm de espessura nas poças de água, pois tinha chovido muito nos dias anteriores. E eu lá quebrando gelo as 7h da manhã.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
13 anos atrás

Foi o dia mais alegre da história da cidade. Virou um feriado informal e todos riam e brincavam pelas ruas, da hora que clareou o dia até à noite. Um dia inesquecível, mas muiiiito frio. Aliás, o frio do dia seguinte foi maior ainda e tinha gelo por tudo.

Bruno
Bruno
Reply to  Luiz Eduardo
13 anos atrás

Enquanto isso aqui em Londrina, o dia seguinte foi o mais triste da história da cidade… Aquela geada de 1975 acabou com a economia do norte do PR.

Levas de gente foram embora, e quem ficou teve que se readaptar. As cidades menores até hoje sentem os efeitos.

Mr. Fernandes
Mr. Fernandes
13 anos atrás

A única coisa que me lembro desse dia, foi que meu irmão mais velho me trouxe um copo cheio de uma coisa branca e gelada que anos depois vim a saber que era neve.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

O frio de hj em dia nem se compara de quando eu era pequno por aqui. Era de rachar, agora é frio, mas suportável. Curitiba esquentou muito. Hoje está a 12 graus, pra quem acha frio, nem imaginam.

Machinist
Machinist
13 anos atrás

Morava lá em Curitiba em 75. Não lembro de nada. Lembro somente dos meus irmãos perguntando, em 76 ou 77, se iria nevar de novo.

Marcelo Espedito
13 anos atrás

A cidade virou criança, as pessoas pareciam estar em um conto de fadas…alguem comentou aí em cima que acabou com a cafeicultura no Paraná essa onda de frio, lembro que fui viajar um dia depois e os mourões da cerca na beira da estrada estavam cobertos de gelo, como pingentes…fez muito frio…

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Engraçado como os invernos eram bem mais rigorosos antes! Será o aquecimento global? Lembro que aqui no sul do sul, tambem nevou pela mesma época, coisa que nunca mais ocorreu aqui pela pampa!

estela
estela
Reply to  ALEX B.
12 anos atrás

em londrina vai neva

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Faltou só perguntar, que rua é essa ?

retka
retka
13 anos atrás

so aqui em curitiba temos isso !!!! sem contar que temos pinhao quentao e agora a seleçao do dungao cheio de cracao!!!!!!!

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Tinha 14 na época. Lembro de meu pai acordando a família logo cedo para vermos a neve. Fiquei passeando pelo meu bairro na época – Prado Velho – aproveitando a sensação estranha dos flocos caindo no rosto. A principal lembrança daquele dia foi de que no meio da tarde não havia mais um rolo de filme fotográfico para vender em toda a cidade. A outra vez que vi uma neve digna de nota, foi numa etapa do Campeonato Brasileiro de Rallye de Regularidade de 1983 em Videira (SC). A quantidade e duração foi muito maior que esta de Curitiba e o entusiasmo de todos os participantes do Rallye foi marcante, todos se achando ralizeiros finlandeses por um dia.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
13 anos atrás

Em Agulhas Negras, no estado do Rio, por conta da altitude da montanha, também eventualmente neva…existem fotos na internet mostando a neve no pico.

Rodrigo P.
Rodrigo P.
13 anos atrás

O inverno de 75 é ainda muito lembrado por ter sido o mais rigoroso de que se tem notícia. No interior de São Paulo teve uma geada que matou milhões de pés de café que dominavam o cenário antes da invasão da cana e das usinas, levando muitos cafeicultores a bancarrota.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Lembro muito bem que em 75 tinha 12 anos e não me recordo de inverno mais rigoros que esse aqui no estado rio, a diferença é que era um frio diferente, de céu limpo e dia claro. Hoje quando faz frio no RJ invariavelmente está chovendo ou o dia esta´completamente fechado, como hoje diga-se de passagem.
O clima do mundo mudou barbaridade nestes 35 anos e tenho um suspeito( na realidade alguns bilhões de suspeitos) nessa história mas não vou revelar aqui, é segredo…….

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
13 anos atrás

Eu tenho uma nota triste sobre esta ‘nevasca’ de 75. Por conta do frio, minha irmã com apenas 6 meses de idade teve pneumonia e faleceu.
Faz parte da vida, mas foi uma festa este dia.
Vários canos de água estouraram pois congelaram, teve um preju também.

[]’s

Alexandre

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Morava em Londrina, neste ano. Lá não chegou a nevar, mas a umidade do solo congelou, formando “stalagmites” de 20 cm de altura. Muito legal, mas um frio dos infernos.

José Brabham
José Brabham
13 anos atrás

Meu professor de Geografia do Colégio S. Vicente de Paula, no Rio, nos contou isso na sala de aula em 1977. Sempre achei que era lorota… agora peço perdão ao grande Fernando!!!

Marcelo D
Marcelo D
13 anos atrás

Eu tinha 8 anos na época, e me lembro muito bem. Nevou pra valer. Até no dia seguinte tinha neve acumulada no telhado. Nem precisa dizer que foi uma festa. Cresci achando que cair neve em Curitiba era coisa mais normal do mundo. Todos os invernos depois daquele eu esperava uma nova nevasca, mas nunca mais…

Alan Magalhães
Alan Magalhães
13 anos atrás

O legal é o que o Zé do Caixão que desliza pelos paralelepípedos jamais teria que colocar antifreeze na água do radiador. Nosso valente três volumes!

Toni Balbinotti
Toni Balbinotti
13 anos atrás

Hoje está quentinho aqui em Curitiba. 8 grados pela manhã.

Neste dia da neve minha mãe voltou antes do trabalho porque estava preocupada com o frio que os filhos estariam passando.

Encontrou o figura aqui brincando com a neve no gramado …
descalço!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Frio pra nevar novamente Curitiba tem.
Eita cidade gelada!

No estado do Rio de vez em quando neva, no Parque Nacional do Itatiaia.

Jonas Martins
Jonas Martins
13 anos atrás

Flávio, hoje tá um frio aqui em Curitiba, que acredito que é possivel ter fotos da neve de 2010 em pouco tempo no seu blog… Abraço!

ton
ton
13 anos atrás

Nasci em 18/07/1975, e nesta data nevou em todo o sudoeste e região central do Paraná. Meu parto foi feito em casa pois não foi possível levar minha mãe até um hospital.
Conforme historicos climáticos, nos dia 17, 18 e 19 de julho de 1975 nevou em vários munípios do Paraná.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Essa rua, inclusive, deve ser a Riachuelo

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Pois então, eu não era nascido. Mas sei bem as histórias.
Meu pai dormia numa estufa do sítio dele, dentro de uma caixa de papelão, agarrado com uma cachorra enorme que ele tinha.

Diz a lenda que neva em Curitiba no máximo a cada 20 anos, mas 1975 foi a última. Devido ao enorme crescimento econômico, industrial e urbano (curitiba decuplicou desde aquela época) os acúmulos de ilhas de calor em volta da cidade impossibilitam o fenômeno.
Minha mãe tem fotos da data, minhas tias, família, é assunto bem corriqueiro aqui.

Acir
Acir
13 anos atrás

Esse dia acabou com a cafeicultura do Paraná….. moro em C. Procópio-PR, bem ao norte do estado, por aqui tinha gelo na rua até as 10:00hs da manhã………

Estevão, de Curitiba
Estevão, de Curitiba
13 anos atrás

Eu tinha um aninho… Tenho várias fotos no jardim da casa de meus pais. Não mebro de nada, mas deveria ter sido legal!
Abraços.

plow king
plow king
13 anos atrás

essa geada pelo pais acabou com os cafezais do parana e sao paulo. a frente fria veio do chile, algo rarissimo.

o narciso vernize que anunciou a chegada da dita….me lembro ate hoje. similar a essa houve uma em 94.

Rodrigo Melo dos Santos
Reply to  plow king
13 anos atrás

Eu Lembro da de 94 foi o ano mais frio que passei em Curitiba desde 1990, naquele ano minha mãe fez uma cirurgia e levantamos as 6 para visitar ela no hospital! Kra, pense! O carro passava nas possas da água e vc ouvia o gelo quebrando!

Antonio Alvaro
Antonio Alvaro
13 anos atrás

Eu estava visitando meus primos e voltei para SP, dois dias antes da neve. Foi uma frustacao :(.

Duque
Duque
13 anos atrás

Durante os anos 70 aqui em São Paulo, não tinha inverno em que não usássemos luvas de manhã, para ir ao colégio !!! Temperaturas de 4 a 7 graus centígrados ! da década de 90 em diante, com aquele maldito El Ninõ, nunca mais pudemos nos deleiciar com aqueles friozinhos europeus aquim em Sampa ! Isso sem contar com o famigerado aquecimento global !!!!

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
13 anos atrás

Putz… Bela lembrança! Eu estava lá, fazendo provas para iniciar Mestrado na UFPR. Apaixonei-me pela neve, desde então…

Marco Aurélio
Marco Aurélio
13 anos atrás

Por falar em neve, li um artigo que a terra esta entrando numa mini-era glacial e que a temperatura vai cair 0,2 ° C, aquela patuscada da cop 15 do aquecimento global foi para a geladeira.

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
Reply to  Marco Aurélio
13 anos atrás

Há controvérsias… Cada um fala uma coisa, vai entender… Tem gente mesmo que afirma que tá esfriando. Mas a grande maioria fala em aquecimento mesmo…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Marco Aurélio
13 anos atrás

Marco Aurélio,

Cara, não é bem assim. Mesmo com o aquecimento global, pode haver queda da temperatura em alguns lugares. E quedas absurdas. Quem manda são as correntes marinhas, o clima depende delas.

Ricardo Tod
Ricardo Tod
13 anos atrás

E aí Flávio, diariamente acompanho seu blog, normalmente não faço nenhum comentário, mas de hj não passo. Tenho 26 anos, então não presenciei a neve em 75, mas 17 de julho é aniversário da minha mãe, por isso mesmo foi um dia especial para ela. Como um bom curitibano, todos anos esperamos que a neve possa aparecer novamente, só espero poder estar lá para presenciar, pois atualmente estou morando em Brasília. E já q vc falou q recebeu algumas fotos desse dia, se pudesse postá-las aqui seria mto legal! Abraço!

André L G Brandt
André L G Brandt
13 anos atrás

Salve Flavio,

Tinha apenas 4 anos de idade quando nevou aqui em Curitiba e por isso tenho poucas lembranças.
Lembro que vi vários carros com pequenos bonecos de neve no teto. Este, inclusive, foi o motivo que me fez abrir o maior berreiro, pois o meu tio pegou os meus primos e saiu para passear pela cidade com um boneco de neve feito sobre o Fusca e não me chamou para ir junto. Achei aquilo imperdoável!
Além disso, lembro que de uma forma geral as pessoas estavam em êxtase com a neve.

Saudações – André

Tatiana
Tatiana
13 anos atrás

Qual o nome do carro na foto?

Roberto
Roberto
Reply to  Tatiana
13 anos atrás

zé do caixão, de tão bonito que era, mas seu nome de batismo é vw 1600 quatro portas

Duque
Duque
Reply to  Tatiana
13 anos atrás

Prezado Roberto, o nome do carro é Volkswagen Sedan 1600, e foi apelidado de “ZÉ DO CAIXÃO” porque as quatro maçanetas das portas pareciam as alças de um caixão, OK ? Um abraço !

Marcelo D
Marcelo D
Reply to  Tatiana
13 anos atrás

E esse da foto era um táxi.

Jean
Jean
13 anos atrás

Não vai nevar aqui com a chegada da seleção.
Vai sujar mesmo.

Roberto
Roberto
13 anos atrás

infelizmente eu não estava lá naquele dia, vim a nascer neste planeta 3 anos depois, em curitiba claro, mas nessa época meu fusca já contava com 9 anos de idade, e estava em algum lugar da cidade, ainda com o seu primeiro dono.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
13 anos atrás

Minha mulher é de Curitiba e nasceu em 1974. A mãe dela sempre conta que, quando ela tinha um ano de idade, nevou em Curitiba e fez tanto frio que levou vários dias pra neve derreter por completo. Eu nunca tinha visto foto. Cada vez que ela conta, aumenta um certo número de dias… rsrsrs… Já estou com minha esposa há mais de 10 anos portanto imagino que, da próxima vez que ela contar essa história, a neve derreteu só em 1976… rsrsrsrs…

Marcelo Soutello
Marcelo Soutello
13 anos atrás

Flávio, aproveitando o tema do frio, no capítulo de “Passione”de hoje, a Globo colocou a estoque em mais uma “fria”, botaram o piloto-bomvivant para andar em Interlagos à noite com farol, carona e trajando calça jeans/camiseta. E ainda virá a revelação que o dito cujo é bisexual. Além da péssima transmissão das corridas, ainda difamam a categoria.

Rodrigo Flareço
Rodrigo Flareço
13 anos atrás

te mandei a foto da neve em Guarapuava no e-mail [email protected] veja la! abraços!

xs1xs2
xs1xs2
13 anos atrás

No dia anterior tinha acabado de chegar de Pousada do Rio Quente (GO) 30ºC p/+…

Zoneiro - SC
Zoneiro - SC
13 anos atrás

Não entendo nada de Futebol, mas o local de preparação, não devia ter um clima mais parecido com o do país da COPA?
O Legal de Curitiba, é que não precisa se preocupar com o clima quando tem corrida, é 99% de chance de estar frio e chovendo, kkkk.
Mas sempre é nota 10, e nós catarinenses não temos um autódromo de asfalto ainda.
Qual era o assunto mesmo?

renato
renato
Reply to  Zoneiro - SC
13 anos atrás

A título de informação, como dizem os informados, Curitiba foi escolhida como local de preparação por ter a mesma latitude (clima) da região onde a seleção irá se hospedar, na África do Sul.

Acir
Acir
Reply to  Zoneiro - SC
13 anos atrás

Zoneiro, por isso mesmo estão mandando para Curitiba, onde sempre tem frio…….. e a copa vai ser na Africa do Sul, onde também é inverno nesta epoca do ano…..

Fabio de Deus
Fabio de Deus
Reply to  Zoneiro - SC
13 anos atrás

Mais Curitiba tem um clima parecido com o da Africa do Sul nesta época do ano. Só pq é África, td mundo já pensa em calor e deserto, mas a Africa do Sul está abaixo do trópico de capricornio, assim como Curitiba, e la tb será inverno no mes da copa, assim como em Curitiba. Alias, arrisco-me até a dizer que as latitudes da Africa do Sul estão mto proximas das latitudes do estado do Paraná!

edu
edu
13 anos atrás

que belo ZE DO CAIXAO HEIM

Peixe
Peixe
13 anos atrás

Putz Flávio!
Aqui em casa tem várias fotos, mas não sei se é desse dia ou de um outro que também nevou, em 79 acho. Deve ser desse aí mesmo.
Meu pai saiu tirando fotos, e tá cheio de carro lindo. Brasílias, Mavericks e Fuscas com neve em cima.
Pena que eu não tenho scanner, senão te mandava.

Geraldo
Geraldo
13 anos atrás

Eu estava lá. Foi muito legal.