PRINCIPADAS (5)

SÃO PAULO (só na espera) – Macacada, hoje vocês vão me perdoar, mas o domingo está muito apertado, tem rádio daqui a pouco e todo esse GP de Mônaco será depositado em post único, e ainda sem saber qual a decisão sobre a divertidíssima manobra de Schumacher sobre Alonso na última volta.

Acho que não podia passar. Até onde me lembre, e pelo que li no regulamento, só pode passar, quando o safety-car sai da pista, depois da linha de chegada/largada. Nessas horas sempre aparece um “o regulamento mudou este ano”, mas juro que não encontrei nada. Há controvérsias, pois. Porque se o regulamento mudou mesmo, não haveria motivos para reclamações.

Falemos da corrida, então. Como se previa, se Webber mantivesse a ponta, ficaria lá até o final. Ficou. Vettel passou Kubica na largada e ficou lá até o final. Kubica fechou a primeira volta em terceiro e ficou lá até o final. Massa manteve o quarto lugar na primeira volta e ficou lá até o final. Hamilton, atrás dele, fez o mesmo. Poucas emoções?

Ah, acho que sou dos poucos que gostaram dessa corrida. Button, por exemplo, teve um momento dramático, uma cagada monstro da McLaren que esqueceu um tampão de radiador e lá se vai o motor para o espaço. Imaginem se isso acontece com um brasileiro? Terceira Guerra Mundial.

Jenson perdeu a liderança do campeonato com o abandono besta. A Red Bull assumiu a ponta em ambos, com requintes de crueldade: Webber e Vettel empatados nos pontos, vantagem para o australiano, que está guiando o fino (quem diria?), por ter uma vitória a mais.

E o grande barato da corrida foi o Alonso, que espertamente trocou os pneus no comecinho, com o safety-car provocado por Hülkenberg, e ganhou um caminhão de posições depois de passar, com dificuldades, pela turma do fundão. Turma que estava na dela, sem obrigação de dar passagem, como Bernoldi com Coulthard anos atrás. Naquela ocasião, o mala do Ron Dennis, ao final da corrida, foi lá xingar o pobre Enrique.

Nos boxes, Schumacher foi bem e ganhou a posição de Barrichello. Já havia passado Rosberguinho na largada. Rubens partiu muito bem, mas nos pit stops despencou e depois deu uma pancada de respeito. Puto da cara, atirou o volante no chão, que foi atropelado, o volante, por Chandhok. Custa caro, aquilo. Foi o segundo SC do dia. Haveria um terceiro e penúltimo, para tampar um bueiro.

Kubica, apesar de ter perdido o segundo lugar na largada, fez mais um corridão, levando a bandeira de Togliatti ao pódio mais uma vez. A Lada é a grande novidade do campeonato. Mesmo Petrov fazia uma corridinha honesta, hoje, até parar no fim. Se a Renault ganhar uma prova este ano, bem que poderiam tocar a Internacional em vez da Marselhesa.

Trulli x Chandhok foi ótimo, também, causando o último SC do dia. O dalit protegendo a cuca com as mãos foi bem engraçado. Ainda bem que ninguém se machucou.

E, aí, veio a manobra schumacheriana na Rascasse, sobre um desatento Alonso, que deu uma rabeada e permitiu que o alemão ganhasse a sexta posição. Michael está na dele, sabe que não será campeão, mas mantém a chama competitiva. Lembram quando passou Barrichello lá mesmo, em Mônaco, na última volta, em 2005? Num campeonato perdido por antecipação? Pois é, corrida é isso, tem de passar, mesmo, e foi o que ele fez.

Desconfio que o próprio Schumacher tinha lá suas dúvidas sobre a validade da ultrapassagem, mas a essa altura do campeonato da sua vida, o que importa? Dane-se, deixe a decisão para os comissários, eles estão lá para isso. Escrevo antes de sair um veredicto (caiu esse “c” mudo?), mas apostaria numa anulação da ultrapassagem, com possível punição para o piloto da Mercedes, ou simplesmente a troca entre ele e Alonso na classificação final. Puro palpite, porém. Porque é a Ferrari que está reclamando, e Damon Hill é um dos comissários.

Aqui, no entanto, vale uma observação. Há um vácuo nessa regra de só poder passar, quando o SC sai da pista, depois da linha de largada/chegada. Porque há um espaço/tempo entre sua saída e a passagem de todos pela linha, chamada de “the Line” no caderno de regras. Até todo mundo cruzá-la, o que garante que nada vai acontecer? Um carro quebrar, por exemplo. Ou bater. Ou quase (como Alonso). Lembram a zona que foi com Hamilton na Austrália no ano passado? Ele passou Trulli porque o italiano saiu da pista. Devolveu a posição, e não precisava. E acusou, depois, Trulli de tê-lo passado sob bandeira amarela, quando ele mesmo deixou.

Acho que o mais simples seria liberar todo mundo por luzes e bandeiras assim que o SC deixasse a pista. Se for essa a interpretação dos comissários hoje, Schumacher fica com a posição e Alonso, chupando o dedo.

Agora falem à vontade. Volto mais tarde, quando der. Ah, e vamos combinar o seguinte… Muita gente acha a maior sacada do mundo chamar Schumacher de “Dick Vigarista”, e fizeram o mesmo com Alonso quando passou Massa na China. Aprendam, petizes. Corridas não seguem o código de ética “com muito orgulho, com muito amor” que vocês imaginam existir. Em lugar nenhum do mundo. Assim, dispenso surtos de criatividade do gênero “Schumacher foi Dick Vigarista de novo” e etc e tal. Além de ser um clichê ridículo, não tem nada a ver com a realidade de uma competição. Em resumo: deixem de ser bobos.

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bino 47
Bino 47
13 anos atrás

Flávio,

No GP está escrito que o Button parou porque se esqueceram de tirar a tampa do duto frontal. Mas isso provocaria o superaquecimento e consequente quebra do motor? Não teria sido uma tampa da entrada de ar para os radiadores?

Julius
Julius
13 anos atrás

Shumy maior de todos ! Golpe chinês no Alonso bochechudo !

Penelope Charmosa
Penelope Charmosa
13 anos atrás

Concordo plenamente que essa mania de chamar o Schumacher de Dick Vigarista, é uma baita bobeira, fosse um brasileiro no lugar dele, eu DUVIDO, que adjetivos como esse, seriam dados ao danadinho…É duro, aguentar essa turma, Policarpo Quaresmaniana…

VanderSJ
VanderSJ
Reply to  Penelope Charmosa
13 anos atrás

É verdade… Até porque o Dick Vigarista era bacana com você no desenho né Penélope? E o Schumacher não deve ser “legal” nem com a mãe dele …rs,rs,rs!

Spada
Spada
13 anos atrás

Flávio,

O melhor momento da corrida, a ultrapassagem do Schumy, não valeu…a F1 esta um saco!

E o Paella reclamando do Grassi com a disputa valendo posição…se ele quisesse ficar a corrida inteira fechando a porta, o que ele iria fazer? Mandar desclassifica-lo??

Por que então o SC não permaneceu até a bandeirada se quando ele entrou já não valia mais nada?

Os pilotos saem acelerando tudo para que, se não pode passar??: Poderiam continaur andando a velocidade do SC.

Ridiculo!

Abs

Spada
Spada
13 anos atrás

Flávio,

Nós não somos bobos, somos meros mortais que gostamos de automobilsmo!

Quanto aos Dick’s, é uma forma carinhosa de se chamar de trapaceiro, picareta, sem carater, sem moral etc…..ou você acha que em corridas o cara tem que ser picareta?

Mansell, Prost (apesar de ser odiado pelo Brasil por ser o Rei do Rio e pelos duelos com Senna), nunca foi chamado de Dick. Isso também vale pelo louco do Villeneuve, etc….

Schumy e Alonso são um caso a parte, em seus currículos sempre houve uma sombra em que pairava uma maracutaia. Não vou citar todas poque você já conhece muito mais que eu.

É isso aí, não chame seus “seguidores” de bobos porque simplesmente quiseram dar um nome carinhoso aos pilantras da velocidade!

Abs

Newton Martins Pombo
Newton Martins Pombo
13 anos atrás

Comparar o Schumi ao Dick vigarista é uma baita injustiça.
O Dick sacaneava todo mundo, mas nunca ganhou uma corrida, muito menos um campeonato.
A famosa justiça cartoonesca….
Alem do mais o mutley era muito mais legal e engraçado que o Barrichello….

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Novidade essa do Dick Vigarista, Sr. Bueno e sua legião cega de telespectadores globais. O mais engraçado é que A.Prost quando jogou o carro no A.Senna foi esculachado, xingado e queimado em praça pública… Um ano depois quem diria A.Senna faz a mesma manobra e vira Heroi/Justiceiro. Vai entender…

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Fabio
13 anos atrás

E se o Senna fizesse primeiro, seria toque normal de corrida. Aí no ano seguinte o Prost dá o troco seria irresponsável, iam dizer que um erro não justifica outro e por aí vai.

“Haveria um terceiro e penúltimo, para tampar um bueiro.”
Ahh se fosse na São Paulo Indy 300…

MSM
MSM
13 anos atrás

Achei a corrida chata. A Red Bull caminha para ganhar o campeonato (muito merecido) desde que foi criada, cresceu muito de produção ano a ano e agora conta com um futuro campeão e o outro que melhorou do ano passado para cá e que está sabendo tirar proveito do bom carro construído pelo Newey.
Webber não deu chance para ninguém e Vettel aproveitou a bobeira do Kubica e fez a 1ª curva em 2º sem perdê-la mais.
Kubica, apesar do erro fez outra boa corrida com esse carro da Renault, que para mim é a surpresa do ano. Já está merecendo uma vitória.
Massa e Hamilton, nada fizeram de importante. Alonso, ao contrário do que o Gavião falou qd o viu parado no box esperando a largada, mostrou que ainda estava na corrida e fez uma ótima estratégia com a equipe, o que o garantiu nos pontos e próximo dos líderes.
Rosberg foi ultrapassado pelo Schumi na largada e só comboiou o alemão a corrida toda.
A Force India chegou nos pontos com os dois carros e ainda teve uma boa largada e corrida do Sutil, que estava umas 4 posições atrás do Liuzzi no grid e acabou chegando na frente. Para fechar a Toro Rosso do Buemi, que também não fez nada de importante, mas como tinham apenas 12 carros no final acabou levando 1 ponto com a brincadeira do Schumi.
Esse Schumi é danado, viu o mole que o Alonso deu e aproveitou com competência, num ponto onde só cabe um carro, ele mostrou porque é Heptacampeão, pena que não funcionou dessa vez.
Cena da corrida, o fraco Trulli tentar passar no mesmo ponto o Chandhok. Precisa ver o vt e aprender com o alemão.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
13 anos atrás

Concordo que a brincadeira é de mal gosto, o alemão merece todo o respeito e admiração para quem gosta de corrida de carros, mas é difícil esquecer alguns momentos da carreira dele, como quando ele tenta tirar o Hill da corrida em 1994 e, 3 anos depois, tenta fazer o mesmo com Villeneuve. O brasileiro acabou se apegando à essas coisas, coisa que não acontecia com o Mansell, por exemplo, em 1991. Mesmo sendo o grande rival de Senna na disputa pelo campeonato, Mansell foi muito mais respeitado pelos brasileiros.

Du Carmo
Du Carmo
13 anos atrás

Há um ex-piloto, de quem me orgulho ser amigo, que nestes casos costuma dizer que ” todo o piloto é um f.p. e eu também fui! ”
É isso aí amigos, no calor da luta os comissários que resolvam.

Guilherme Augusto Teixeira
13 anos atrás

Schumy fez com estilo, já deram a luz verde, se anularem é politicagem…
Grande vitória do Webber, e, como todos esperavam, a Red Bull já tem os dois pilotos na liderança. Demorou até… Agora é pegada, não sei se o Alonso chega, nem Hamilton e Button. Vettel e Webber devem acabar com a mão na taça mesmo…

Mas, o único com vitória foi o meu Figueira… 2 a 1!!!

Ron
Ron
13 anos atrás

Para começar o dia, segundo o Galvão há uma injustiça histórica, pois não foram apenas trezentos (300), os guerreiros de Esparta, e sim quinhentos(500).
A corrida dos grandes foi meio chata mesmo, estilo comboio e todo mundo tentando secar alguém da frente. O coitado do Button vai dizer umas palavras ao infeliz que fez aquilo no carro dele.
Sobre a pancada do Rubens: apesar de desejar o melhor para ele, não dá para negar que foi até hilário o fato do volante ter sido levado por outro carro (claro que para o piloto que o atropelou poderia haver riscos, o que realmente não é engraçado). Fica a curiosidade (curiosidade mesmo, sem querer sacanear com ele): onde foi parar o volante abandonado de Rubens?
Eu não sou fã do Schumacher, mas essa de hoje vai para a história. Segue uma conversa hipotética do alemão com o Alonso, dois segundos antes do safety car sair:
MS: Ferrrrnando, estarr ouvindo?
FA: Sí, estoy.
MS: Eu non gostarr do que fazerr com Massa na outrra GP.
FA: Pero a mí me gustó muchísimo y lo haría otras veces si me tocara el campeonato.
MS: Pois eu vai descontarr no mesmo moeda agorra. Chucrrute! (Chucrrute é o Kabong! do alemão)

PS. Alguém tem pedir que o Burti comece a dar esses palpites como o de hoje sobre o Schumacher passar em favor dos brasileiros, pelo menos para o Massa. Que boca santa, hein?

PAULO MOREIRA
PAULO MOREIRA
13 anos atrás

Até no Kart amador que eu corro uma vez por mês, bandeira/luz verde é sinal de pista livre para ultrapassagens que é a essência das corridas….

André Sgobbi
André Sgobbi
13 anos atrás

Ninguém acha também que o Rubinho deveria ser punido?? Ele colocou a segurança dos demais em risco, sem falar do prejuizo material desnecessário..

eugenio coelho
eugenio coelho
13 anos atrás

algum comentario sobre a tampa do bueiro?
se fosse em sao paulo estava todo mundo descendo a lenha..
mas a corrida em si,ate que foi engracada, a melhor ate agora na minha opiniao,tirando os comentarios dos globais,salvo o reginaldo,ate que deu pra aguentar..

Juliana
Juliana
13 anos atrás

Na minha modesta opinião, apesar de ter acontecido no final, e mesmo assim ser uma manobra irregular, foi a melhor parte da corrida: ver Schummy por o Alonso no chinelo, no melhor estilo espanhol de ser! Olé!!!!
Valeu pelo ingresso caro!
Do jeito que o Alonso é, deve estar é de cabeça inchada….rsrsrsrs
Abs
Juliana

denisonnobre@ig.com.br
13 anos atrás

“Nos boxes, Schumacher foi bem e ganhou a posição de Barrichello.”. Vc errou!

M=Quem foi bem nos Boxes foi a Mercedes, não o Schumacher, ele ganhou a posição graças a equipe.

João
João
Reply to  [email protected]
13 anos atrás

Quer dizer que Schumacher não foi bem? Tanto a equipe quanto ele foram bem. Se ele tivesse atropelado algum mecânico ou deixado o motor apagar, ele não teria ido bem.

Jader
Jader
13 anos atrás

Impressão minha ou o Massa, ao sair dos pits, passou por cima da linha amarela? O replay não foi mostrado e fiquei com a impressão de que ele passou por cima da linha, o que é proibido.

vitor
vitor
13 anos atrás

FG,
Esse “c” caiu na reforma ortográfica de 72/73.
Abs

Ronald Wolff
Ronald Wolff
13 anos atrás

As bandeiras existem após a entrada do Safety Car nos boxes…inclusive vê-se uma bandeira verde agitada antes da linha de chegada/largada, sendo agitada. Se está sendo agitada ali, naquele ponto, antes da linha, porque não se pode ultrapassar???

Marcus Lins
13 anos atrás

A propósito, o procedimento foi mais parecido com o artigo 40.11 do que o 40.13, exatamente pelas luzes e bandeira verdes.

Sem contar as “safety car lines”… Falam tanto em “dar emoção”, “melhorar as ultrapassagens”, etc, etc… e o Hill me faz uma dessas… Revanchismo e recalque!

alexandre perlini
alexandre perlini
13 anos atrás

Quero ver quem fica tranquilo dentro de um carro na contramão num lugar que os carros passam a uns duzentos por hora… eu jogaria mais longe ainda aquele volante… as pessoas não se lembram de acidentes mais antigos… boa corrida do Barrichello, se não tivesse acontecido aquilo teria terminado bem. É muito claro que existe algum favorecimento ao Alonso esse ano, política…

Marcus Lins
13 anos atrás

O fato é que, se não podia ultrapassar, pq apareceu uma luz verde lá na Rascasse? Era pra ser bandeira/luz amarela até o final da prova, mas não foi o que ocorreu.

Sacanagem tirarem essa ultrapassagem do Schumi… quando o Hamilton, duas corridas atrás, jogou uma RedBull pra fora da pista antes de passar pela linha ocorreu alguma coisa? Nada.

Tão pegando no pé do alemão…

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
13 anos atrás

Essas regras de safety car são complicadas. Eu até hoje não entendo. Alonso estava com o pneus mais degradados, escorregou (normal) e Schmacher se aproveitou (normal também). Resta saber o que os comissários vão decidir. Para mim Alonso marcou boberia ou achava que não poderia ser ultrapassado.

Pequim
Pequim
13 anos atrás

Só faltou o Alemão dar uma entrevista: “Fiz e faria novamente se preciso fosse!!”
Vejamos:
– o SC recolheu
– Luz verde piscando.
A regra fala em “linha do safety car” e não em “não pode ultrapassar até que se transponha a linha de chegada” como pregou a Magda.. digo.. Galvão “500 de Esparta” Bueno a principio e logo corrigido pelo Burti.
Logo, acho que valeu.
Como diria Osmar Santos, “Alonso cochilou, cachimbo caiu”…kkkkk

Felipe Gatica
Felipe Gatica
13 anos atrás

Corrida meia boca, foi lá grandes coisas não. Mas uma coisa que tá me enchendo o saco é um monte de indivíduos (pra não escrever outra coisa) que parecem estar atentos toda a corrida ao narrador global (outro indivíduo daqueles) para depois fazer relatórios detalhados de cada frase (pra não escrever outra coisa) do que o cara diz e o quanto aquilo o irritou. Realmente um saco.

Flávio Gurgel
Flávio Gurgel
13 anos atrás

“Se acontece isso com um brasileiro é terceira guerra mundial.”

Exatamente. Assim como se a reclamada do Alonso no
Di Grassi tivesse sido do Barrichello em cima do Timo Glock, seria a bomba de Hiroshima…

Mário Mesquita
Mário Mesquita
13 anos atrás

Ôôô, Vigarista voltou, Vigarista voltou…

Porra, eu gostei. Deu uma carcada no Fernando “não sei de nada” Alonso, o Principe das Mumunhas…

O sujo contra o mal-lavado, eheheh…

O resto foi chato mesmo. Destaque pras Williams feitas de papel. Eu, hein…

Aqui, alguem sacou no inicio da transmissão o Galvão falando dos famosos que estavam em Monaco? Ele se referiu ao Gerard Butler como o ator dos “500 de Esparta”.

a) O Fank MIller tá rodando uma sequencia ;

b) O Leonidas sacou que não dava dentro do exercito do Xerxes e pediu reforço de alguns hooligans que frequentam nossos estádios ;

c) Ele aplicou os 300 na bolsa e rendeu pacas.

Galvão, a Magda das tranmissões esportivas…

Paulo Aidar
Paulo Aidar
13 anos atrás

Eu aprendi em Interlagos depois de ter sido convidado a um drive trhu por ter ultrapassado um “retardatario” numa relargada antes de cruzar a linha que estas somente podem ser realizadas APÓS ter sido cruzada.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Alonso. hoje pilotou muito?? cade as viúvas dele?

Marilia Compagnoni
Marilia Compagnoni
13 anos atrás

acabo de ler comentário da “@f1girls: Domenicali: “That should be the rule, you can’t overtake on the final lap” – e no futebol não poderá fazer gol no último minuto. :P [Pit]”

disse tudo.,…

fatos:

– o SC recolheu
– havia luz verde

decisão: “nops, o alemão não podia ultrapassar, pq era a última volta”

ah, vá pra Portugual de navio, então acaba logo com a última volta, ou deixa o SC até o final, pq luz e bandeira verde sempre foram sinônimo de corrida com ultrapassagens!!!

Vigarista é quem escreve esse regulamento treta

Salário Mínimo
Salário Mínimo
Reply to  Marilia Compagnoni
13 anos atrás

Dez. Falou e disse. Valeu!!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Linda manobra, oportuna e legal, penso eu. Quando o cara joga sujo, tudo bem espinafrar, mas não foi o caso. Bobeira do Alonso. Acontece nas melhores famílias. Assustador foi o acidente Trulli/Chandhok. Poderia ter resultado em morte. Abraço.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Nao vi e nao gostei. Corrida que termina como comecou nas primeiras posicoes nao tem graca. Mas que o Alonso se **deu isso nao tenho duvida, nao interessa se valeu ou nao.

LOS
LOS
13 anos atrás

a corrida foi muito mais movimentada do q na espanha, mais pelos acidentes q quaquer outra coisa. achei a corrida legal
sobre a manobra do schumacher ele passou com a bandeira verde sendo agitada na cara dele e do alonso por isso passou se naum podia passar naum deveriam colocar aquela bandeira na pista

Spada
Spada
13 anos atrás

Flávio,

pois é, na F1 atual não se pode passar, abastecer, correr, fechar, jogar o volante, ficar p…, passar na linha, olhar feio, xingar etc..enfim, nada pode, um saco!

O pior é ver o Paella Asturiana, sair em último, dar uma p….. sorte e chegar em sexto…sétimo??? Aproveitou a panca do começo, trocou pneu (alguem questionou a entrada nos boxes??) e conseguiu chegar ao fim por causa da entrada do SC por mais 04 vezes e conseguiu poupar os pneus..putz!

O Bote do Schumy ( quase levou do Nico), foi lindo, se não podia ultrapassar porque o SC não cruzou a linha de chegada?? Porque houve uma relargada se não pode ultrapassar?

O Bote do Shumy não valeu e o do Paella / Massa na China valeu….foi normal!

Que saco! Começo a ficar enjoado com estas hostórias de campeões / Ferrari…..nada contra os gringos, viu Flávio, desta vez estou até defendendo o Shumy.

Abs

Fernando Salvador
Fernando Salvador
13 anos atrás

Se valeu ou não – o Alonso levou a ultrapassagem e vai ter que dormir com essa….valeu pela humilhaçào….show…

Schumi neles!

Peixe
Peixe
13 anos atrás

Não existe corrida ruim. Existe gente que não gosta de corrida e se mete a assistir!

Eu curti essa corrida!
A tampa do bueiro foi massa! Quem diria que em Mônaco tem bueiros, e com tampas que se soltam!
O Kubica fez uma corridona! Seguiu as Red Bulls sossegado, ao que pareceu.
Alonso suou pra passar o di Grassi, principalmente, os outros foi sossgeado.

E quanto a manobra do Schumacher, eu penso que não valeu. Dede sempre, na saída do safety car, só pode ultrapassar depois que inicia a volta seguinte. Pelo menos sempre achei que fosse assim.

Mas puta merda, o Alemão é muito esperto!
Se for validada, ele ganhou uma posição. Se não for, e aí acho que le ganha até mais, o nome dele tá sendo falado denovo, por uma manobra de gênio/vigarista, manobra que fez dele ser o hepta campeão que é. Ele “voltou”.
Se tiver que pagar multa, paga, ele tem muita grana. Se perder posições, perdeu! Não vai ser campeão mesmo. Mas aposto que tão falando mais disso do que da vitória do Webber.

Mário Campos
13 anos atrás

O mestre Alonso não foi surpreendido, ele simplesmente tinha 75 voltas no pneu e fez o que pode para tracionar, acabou passando um pouquinho do ponto. Não estava distraído.
Schumacher não ultrapassa pela primeira vez nesa curva. Se não me engano, Hakkinen, em, mais dúbio ainda, 2001. Uma ultrapassagem que gerou comentários daquele que leva a narração ao limite extremo.
Incrível assistir Di Grassi guiando a Virgin dele. Carro ruim! Tem um problema sério de tração. Oposto ao da Lotus que não entra na curva. Se puser a traseira da Lotus na frente da Virgin (peça ao Trulli) dá para tomar menos de 1s do Alguersuari. Que vem se consolidando como o maior candidato a acompanhante das novatas no Q1, superando as Sauber que, pela qualidade de seus pilotos, obtem resultados razoáveis. Carro razoável de aerodinâmica mas horrível de aderência mecânica.
O resultado de não ter uma aerodinâmica específica para Mônaco é a Renault ter a maior velocidade de reta. Acho que alguém deveria copiar a idéia. Aderência aerodinâmica só de faz dentro do tunel, nos esses da piscina e no 1o trecho (um pouco). Onde os mamíferos quadrúpedes eram mais rápidos (búfalos e cavalos).
Hulkenberg bateu por um problema na asa dianteira e Barrichello na suspensão traseira esquerda. O de Barrichello é fácil de ver no vídeo em HD. A roda entortou antes da batida. O de Hulkenberg, não prcisa nem procurar, a característica da batida deixa na cara. Gostaria de ter visto o vídeo de Barrichello na entrada e na saída de box para confirmar o que aconteceu. Se não foi ele que acertou algum guard-rail, a suspensão pode ter derretido, ainda mais após o pitstop, quando os freios esquentam e esquentam a suspensão. Como a primeira curva após o box é à direita, faz sentido deformar o lado esquerdo.
De mestre Kubica se afastar do Vettel para poupar pneus e ter mais combatividade no fim. Pena que ele não conseguiu, mas mostrou ser muito racional. Mais do ue Alonso, o que não é pra quase ninguém.

marcio
Reply to  Mário Campos
13 anos atrás

“mestre” alonso ? tá pior que as viúvas do Senna…

Danilo Candido
Danilo Candido
13 anos atrás

A magistral ultrapassagem do Schumacher apenas prova (e cala a boca dos críticos) de que o talento do alemão não está de volta…por nunca ter ido embora. Ele apenas estava se readaptando à F1 atual, mostrando continuar tão competitivo quanto há alguns anos.
Já Alonso apenas provou do próprio veneno (não que sua ultrapassagem sobre o Massa na Malásia tenha sido “sacanagem”, o brasileiro é que foi cagão, o espanhol apenas foi arrojado), tomando um belíssimo drible aos 48 minutos do segundo tempo, e no mesmo estilo !!!
E viva as tais “brechas de regulamento” !!!

Roberto Borges
Roberto Borges
13 anos atrás

Não importa!
Foi um barato e mostra o que é uma competição de verdade. Acabou sendo a cereja do bolo nesta corrida.
Mas acho que vão anular a ultrapassagem, infelizmente. Quem acha que foi cafajestada, é porque nunca correu com carrinho de rolimã, ou outra coisa qualquer sobre rodas. Amigos, amigos, divididas de curvas e afins à parte.

João Motta
João Motta
13 anos atrás

Boa corrida!!
Só não concordo com parte que o Barrica estivesse putão. Foi uma baita pancada… e ele estava parado no meio da pista. Acredito que ele jogou o volante longe mais porque estivesse com medo mesmo. Tanto que saiu com aquela proteção na mão e jogou de longe mesmo dentro do carro.

Abs!

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

a FIA puniu o Schumacher em 20 s …

tremenda sacanagem …

o espanhol pode tudo , sempre tá envolvido nas falcatruas e sai sempre ileso ..

lamentável , ele fez o mesmo com o Massa na China , e ficou por isso mesmo …

Celso Silva
Celso Silva
13 anos atrás

Alonso se ferrou, ah se fosse o Massa no lugar do espanhol…
E o Barrica destruiu o volante da Willians, é um babaca. Desculpa que tinha pressa não é verdadeira, por que ficou enrolando no cockpit pra tirar as luvas e sair do carro. Baita prejuizo para a equipe.
Mais alguem reparou, o Galvão disse “500 de Esparta” no começo da transmissão uahuhaa. A cada transmissão é uma perola, sem falar que ele é grosso demais com a Mariana Becker!!

Oscar Motta
Oscar Motta
13 anos atrás

É Dick Vigarista por causa do queixinho. A ultrapassagem foi genial.

JEPeres
JEPeres
13 anos atrás

Não houve nada de anormal, nem de genialidade do Schumi. O Burti já havia levantado esta possibilidade devido ao estado de desgaste dos pneus do Alonso, que não teve como reagir após a perda de aderência. Agora se o SC validava ou não, essa é outra história. No mais, a corrida foi aquela procissão de sempre.

Ricardo Medeiros
Ricardo Medeiros
13 anos atrás

A ultrapassagem do Schumacher sobre o Alonso, lembrou o gol do ronaldinho no inicio de carreira quando ainda atuava pelo cruzeiro e depois de uma bobeada do Rodolfo Rodrigues tomou a bola do goleiro e marcou um gol antológico, essa ultrapassagem do Schumacher valeu a corrida.

Trovào
Trovào
13 anos atrás

Esta ultrapassagem foi realmente a unica e legitima do todo o GP, se deixamos de considerar as outras, pois foram realizadas pelo Alonso com um carro de F1 ultrapassando “carros piores do que a GP2”, porisso nào considerei ultrapassagens… e ainda tem gente que diz que gostou desse GP emociomacannnnnnte!!!!!!!!

Tássilo Vinicius
13 anos atrás

Alonso bobeou Shumi passou só isso.Coisa de corrida!!!

Semiatento
Semiatento
13 anos atrás

Pô! foi só o Briatore reaparecer e bateram favorecendo o Alonso novamente….
Quem é o empresário do Hülkenberg?
Chama o síndico!!!

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Se não pudesse. a luz indicativa deveria estar amarela….. e ja revi várias vezes o dvd e a luz claramente está verde naquele ponto da pista.
Nada há de Dick Vigarista aí…. aliás…. é engraçado….tem gente(e é piloto brasileiro) que fez a mesma sujeira que o Schumacher para ganhar campeonato e ninguém chama de Dick Vigarista…

Abraços