MENU

sábado, 26 de junho de 2010 - 22:42F-1

VALENCIANAS (3)

SÃO PAULO (calma, calma…) – Bem, se é justo que se pergunte a cada mau desempenho de Massa o que se passa com o brasileiro, também é lícito lançar outra pergunta, depois de nove corridas, quase metade da temporada concluída: que se passa com Schumacher?

O alemão recebeu a primeira crítica leve de seu chefe, Ross Brawn. Ele expressou uma certa decepção com o alemão, embora atribua parte da responsabilidade pelos maus resultados da Mercedes ao carro, que não é lá essas coisas.

Hoje Michael não passou do Q2. Tinha um problema no volante. Seu companheiro Rosberguinho também não foi ao Q3 em Valência. Mas tem sido constantemente mais rápido que o heptacampeão.

De qualquer forma, o questionamento já cabe: Schumacher já não é mais o mesmo? Fez bem em voltar? Está queimando sua biografia?

Eu tenho minhas opiniões. Acho que não é mais o mesmo, como ninguém é mais o mesmo a cada dia que termina e outro que começa. Fez bem, sim, se está se sentindo bem e se divertindo. Não, sua biografia não pode ser queimada por nada, nem se estivesse andando junto com Chandhok e Di Grassi lá atrás.

Mas a blogaiada certamente terá opiniões diferentes. Assim, coloquem-nas!

79 comentários

  1. Murilo Carvalho disse:

    Perfeito, Fernandão.

    Adversários fazem muita diferença.

  2. Murilo Carvalho disse:

    Flavio

    Dá pra notar como sua coluna de 11/07/2008 estava equiviocada, quando você deixou entender que o equilíbrio da F1 se devia a ausência do Schumacher??

    Schumacher foi um dos melhores de todos os tempos, isso eu não discuto, mas cara, depois de 1/5/94, ele teve a sorte de ter poucos oponentes a altura… o período de 1994 a 2000, talvez tenha sido o mais “morno” da F1, sem grandes pilotos (fora Schumacher e Hakkinen).

    Depois de 2001 NITIDAMENTE surgiram pilotos melhores como Alonso, Kimi, Montoya, depois de 2007 vieram ainda Hamilton, Vettel. Os próprios Button, Massa, Kubica e o Webber cresceram muito… E justamente nesse período o Alemão teve o melhor carro da F1 em mãos e papou tudo com grande ajuda do CARRO.

    Schumacher não deveria ter voltado para disputar contra esses pilotos super-talentosos. Se ele estivesse no auge tudo bem, mas aos 41 anos, já não dá mais…

  3. Julius disse:

    Ele ainda vai calar a boca dos idiotas !

  4. Salário Mínimo disse:

    O cara não está se divertindo porra nenhuma. Objetivo dele é vencer como sempre foi e não está conseguindo. Ele é o mesmo e não acredito que a idade fez dele um piloto menos competente. A diferença é a maior competitividade atual da categoria. Eu acompanho a F1 há 40 anos e nunca vi uma safra como essa.

    • Carlos Augusto disse:

      Eu acho que a safra Senna, Prost, Lauda, Piquet, Mansel e companhia era superior em qualidade à safra Hamilton, Weber, Vettel, Alonso, Massa e companhia.

      É pena que o Schumacher entrou só no final daquela safra anterior . . . . . . . , e com isso não deu tempo de mostrar nada !

    • Eduardo Lacorte disse:

      Se me permite um apontamento: você nunca viu safra como essa? Nos seus 40 anos de experiência na F-1 não deve ter acopmanhado Senna, Piquet, Prost e Mansell na pista ao mesmo tempo, não?
      O cara era da Ferrari e topou voltar pela Mercedes, para AJUDAR. Ele quer vencer, mas a própria Mercedes sabe que ele não é a salvação da lavoura.
      Três anos parado, todos os recordes no bolso… ele não precisa provar nada para ninguém. E como o Fry falou em uma entrevista: o Schumacher teve momentos de falta de sorte, e em um campeonato onde cada vitória vale 25 pontos, é uma quebra e uma atuação apagada do Rosberg, e estamos no meio do campeonato ainda. Ou seja, não há diferença. Sem mais.

  5. Luiz Minguta disse:

    Shumi tem tentado entrar em contato com seu “espírito de piloto”, que o abandonou. Foi flagrado neste foto. Mas para ser um bom medium, falta os óculos escuros.

  6. Eduardo Lacorte disse:

    Bom, concordo contigo. Nada queima a carreira do Schumacher!!! É como o Mansell quando voltou à F-1 depois da morte do Senna. Queimou a carreira? Ninguém cita isso ao falar dos pegas do Leão!
    Tudo bem que não é lá uma carreira tão honesta, e quando foi posto à prova com concorrentes realmente ele perdeu. Leia-se o bicampeonato do Hakkinen, o campeonato do Villeneuve e o bicampeonato do Alonso. Não vou citar o Damon Hill, porque aquilo não é concorrente.
    O Schumacher deu sorte de pegar uma época sem concorrentes, onde ele mesmo falava isso. O Senna morreu, não apareceu mais ninguém à altura e o alemão papou todos os títulos e recordes possíveis e imagináveis. Claro que a longevidade ajudou. Levou 17 anos para bater o recorde de poles que o Senna fez em 10, mas é um recorde dele.
    Mesmo assim, não há quem possa manchar a carreira do alemão com esse retorno. Ele está a passeio, e todos sabem disso. A própria Mercedes contratou o alemão por marketing, e todos sabem disso.

  7. Alberto disse:

    Calma gente! Em 2011 os pneus serão outros! inclusive os aros! Vai zera tudo! Ai o alemão chega.

  8. Marco Antonio A. Duarte disse:

    A verdade é que a Ferrari e a Mercedes estão uma merda e que só o Alonso está conseguindo nadar nas fezes. E que piscina maravilhosa aquela da cobertura!

  9. É uma pena pra F-1 e principalmente pra Mercedes, não pra ele. Não sai queimado nem se tomar pau do Bruno Senna na Spania. Não precisa provar nada pra ninguém, nem pra ele mesmo. Mas dêem um tempo a mais. Lembram do Michael Jordan quando voltou com o nº 45 depois de se arriscar no Baseball? Diziam que era mais fácil marcar o 45 do que o 23. Depois disto ganhou mais 3 títulos na NBA e ainda arriscou mais uma volta no Washington. Pois é, o Schumacher se arriscou nas motos, não deu certo, mas calma esperem o ano que vem. Ainda acho que ele briga por um título.

  10. Cada um deve cuidar da própria vida. Se tá bom p’ra ele, quem sou eu p’ra divergir?

  11. Wallace disse:

    Pois é…… Filho único que tinha tudo que o Pai e a Mãe dava…. Agora o Pai e a Mãe Morreram…… Tem que trabalhar como todo mundo faz…… É duro…. Vai sair como entrou… Só com o dinheiro que ganhou. Papo de aposentado: eu fazia isso, ganhei aquilo….. Só lembranças, isso é a realidade a época dele passou. Repito o que o Nosso Alemão Ingo disse : Acho que não é uma boa ele voltar….. Pode se dar mal. Parece que ele acertou. E acho que vai ficar pior, será despedido por baixo desempenho.
    O Ross já começou a sinalizar isso, amigos, amigos negócios a parte. É isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *