MALUCO BELEZA

SÃO PAULO (a história o absolveu) – A primeira vitória de Barrichello faz dez anos no próximo dia 30. Hoje lá em Hockenheim, palco daquela grande corrida, ele falou ao caipira voador Marcelo Ferronato. Disse que os caras da Ferrari acharam que ele era louco, quando decidiu ficar com pneus slicks com a chuva que caía no Estádio.

Ocorre que lá dentro, na Floresta Negra, não chovia. E era a maior parte do traçado. E pneus de chuva, naquela velocidade, no asfalto seco, acabariam em um estalar de dedos. Tudo seria uma questão de não rodar no Estádio. E Rubens, o louco, matou a pau. Os pilotos da McLaren colocaram pneus de chuva. E não conseguiram alcançar o brasileiro.

Sempre digo que essa corrida está entre as três mais legais que vi na vida. Acho que foi a mais legal de todas.

Subscribe
Notify of
guest

120 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro
Pedro
13 anos atrás

Eu chorei nessa corrida.

samu
samu
13 anos atrás

sorte do acaso do funcionario da mercedes invadindo a pista no qual acabara de ser demitido,ae colocou o barrica de vez,corrida memoravel!!!

Zé Maria
Zé Maria
13 anos atrás

É verdade, Fernandão!
Acontece que o “competentíssimo” Geraldo Rodrigues, empresário do Rubinho na época e hoje dono da tal de Reunion e ainda “enrolando” um monte de otários que acreditam que ele “é o cara”, orientou-o a não assinar com os italianos, queria mais $$.
Então Maranello assinou com Eddie.

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
13 anos atrás

Depois dos nossos 3 campeões , êle é nosso melhor na F1

Nesse dia eu pulava na minha sala , contentissimo.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Eu chorei com ele naquela corrida. Se eu soubesse o que ele aprontaria mais tarde, teria poupado.

rrs
rrs
13 anos atrás

Eu sabia Flávio que vc era fã do Rubens, cê não queria era assumir!

ALEX B;
ALEX B;
13 anos atrás

Special Barrica!

ALEX B;
ALEX B;
Reply to  ALEX B;
13 anos atrás

Putz! Havia esquecido. Eu tava hospitalizado naquela dia! Choreeeeiiiii largado….. ahhh, Barrica, são tantas emoções… :)

Rodrigo Vilela
13 anos atrás

Só essa corrida, juntamente com a vitória do Guga sobre o Andre Agassi, em 200 (quando ele se tornou o numero 1) que me emocionaram de verdade no esporte.

Barrichello merecia mais sorte quanto a resultados.

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
13 anos atrás

Por isso digo que o maior problema de Barrichelo foi a subserviência contratual. Ele era (é) bom demais, apesar de não ser excepcional, para ser um 2º piloto no contrato. Foi seu maior erro da carreira. Mas que se apaga quando lembramos destas vitórias.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Esta é a parte da estória que os detratores do Rubens teimam em esquecer. Parabéns, moleque!

Barrica é o cara
Barrica é o cara
13 anos atrás

O Barrichello pode nunca ter sido campeão do Mundo, mas em todos esses anos esteve presente em fatos marcantes, como esse. Sair de 18º para a vitória, numa pista molhada e com pneus secos, numa Ferrari e sendo essa sua primeira vitória na carreira e a primeira de um brasileiro, depois da morte de Ayrton Senna. Fala…não é de lascar?
Graças a Deus eu tenho essa corrida gravada.
Abs

italo
italo
13 anos atrás

Grande corrida mesmo FG. Assim como este ano, naquela corrida ele mostrou que é de fato um grande piloto.
Pena ter passado pela Ferrari na mesma época que Schumacher, pois não fosse a prioridade e a concentração da equipe no alemão, teria sido campeão.
Também, se tivesse cegado um ano antes, quando Schumacher passou boa parte da temporada afastado, teria sido, pois é bem melhor que Irvine. E aí quem sabe, a história não teria sido escrita de outra forma…

Abraços

guirds
guirds
13 anos atrás

mas não se esqueça que ele só ganhou porque aquele idiota invadiu a pista e parou a corrida…

João Vitor
João Vitor
Reply to  guirds
13 anos atrás

Meu, se liga. Se voc~e não gosta do cara, porque vem comentar aqui?

Willian
Willian
Reply to  guirds
13 anos atrás

Pô João, liberdade de expressão. Deixa o cara botar a opinião dele e pronto. Se ele acha isso, paciência.

Willian
Willian
13 anos atrás

Nossa, da até arrepio só de lembrar dessa dia histórico! Essa foi a última vez que chorei de alegria com um corrida de F-1.

O Rubinho foi malandro, confiou no seu taco e saiu com os louros da vitória. Sensacional!

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Olha,

essa corria é pra mim a prova do que o Rubens é capaz de fazer, quando tem equipamento, assim como qualquer outro piloto. Eu me lembro bem desse dia, assisti a corrida deitado na cama, meio sonolento. Ele largou em décimo oitavo, eu nem levantei da cama pra assistir porque tinha certeza que seria uma corrida chata e sem sal. Schumacher foi embora na primeira curva e o Barrichello começou a passar todo mundo que nem um louco, um por um. Teve safety car, teve um cara que parecia um outdoor ambulante que invadiu a pista, reclamando da Mercedes ou alguma coisa assim, teve a chuva, o Zonta que não aguentou o tranco e a dupla da McLaren que arregou, só sobrou ele arriscando e deu certo. Se o Rubinho tivesse rodado e ido parar na grama, seria mais uma cagada dele, mas não, levou no braço, como deu, carregou toda a ansiedade e ganhou, naquele dia ele me lembrou um outro sujeito aí, que ganhava na raça também e que adorava a chuva.

Foi uma corrida tensa, nervosa, brigada e emocionante, uma das maiores vitórias de todos os tempos da F1, algo espetacular.

Pra mim a lista é:
1- GP Brasil, 1991;
2- GP Europa (Donnington), 1993;
3- GP Alemanha , 2000.

Naquele dia, Schumacher estava fora e se a McLaren ganhasse a coisa ia ficar feia, mais uma vez, pra Ferrari, que não ganhava um campeonato desde 1979 e que tinha contratado Schumi a peso de ouro pra tirar a equipe da merda, a vitória do Rubinho salvou a pátria, a Ferrari deu, talvez pela única vez, o que o Barrichello precisava pra vencer.

Mas nessa vitória, espetacular, o mérito é todo dele.

João Vitor
João Vitor
Reply to  João Vitor
13 anos atrás

P.S. – Saudade do velho circuito de Hockenheim, lindas retas no meio da floresta…

Jader
Jader
13 anos atrás

Essa vitória marca um belo momento da Formula 1.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Isso aí detonou um pouco a carreira do Rubens. Foi ótimo, e tudo mais, mas o fato dele segurar o carro foi sorte.
Ele, o azarado depois disso aí, teve sorte, e isso acabou com a carreira dele.
Rubens destrói suas chances de resultados consistentes simplesmente por que arrisca demais. Sempre tem uma estratégia maravilhosamente louca pra por em ação.

Ora, quem joga poker sabe, se você sempre aposta alto, vai conseguir vitórias maravilhosas, mas no fim do dia vai ter perdido grana.

Ano passado foi a única vez na carreira dele que chegou a disputar um título!
Nos anos de Ferrari, nunca foi postulante a nada. Alternava corridas fantásticas (onde seus riscos davam certo, e o faziam constrastar em velocidade com os demais) com séries de corridas sem nenhum brilho.

Isso pra mim era um mistério, até a corria da Hungria de 2006.
Pouco antes da largada, garoa. Todo mundo colocou pneu intermediário. Rubens que tinha um ótimo 3 lugar, optou por pneus de chuva. Era o único do grid com esse pneu.

Quem entende de estratégia sabe que isso foi um tiro no pé. Se chovesse mais e ele estivesse com pneus intermediários, não perdia nada. Se não chovesse e ele estivesse com pneus de chuva, destruiria a sua corrida. E a possibilidade que ele apostava, se chovesse e apenas ele tivesse com pneus de chuva, ia dar grande vantagem, mas uma vantagem que ele não precisava largando em 3 e sendo bom de chuva.
Choveu pouco, a corrida dele foi para o espaço, e Button, colega de Honda, ganhou largando em 5 com pneus intermediários como todo mundo.

Ali ficou claro pra mim que Rubens nunca vai ganhar nada.

italo
italo
Reply to  Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Fica claro que você não tem a minima idéia do que está falando….. Arriscar estratégias, faz parte da competência e do talento do piloto. Na maioria das vezes Rubens arriscou por estar em condições desfavoráveis. Schumacher por exemplo nunca precisou arriscar, pois geralmente tinha a situação a favor.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Pedro Jungbluth
13 anos atrás

conhece o conceito de equilíbrio? Os grandes pilotos não arriscam mais do que devem, nem deixam de arriscar quando podem.
Isso vale pra qualquer esporte. Qualquer jogo. Pra vida.

Pra mim, é mais do que óbvio que Rubens não atingiu na carreira os resultados que buscou. E isso aconteceu por que alguma coisa ele fez errado, já que rápido ele já mostrou que é.

Ou seja, um cara rápído, com oportunidades, não atinge resultados… resposta rápida: azar!

Mas será que é azar mesmo, ou será que na ânsia de ganhar de forma miraculosa destroçando a concorrência em todas as corridas ele não tenha várias vezes arriscado em acertos e estratégias e maneira desnecessária?

Por isso Rubens aparece bem em equipes menores, por que ali o risco é necessário, se perde, ninguém percebe, se ganha, é gênio. E por isso que ele nunca vai ser bom em equipes grandes, onde conseguir resultados depende de consistência, e os erros custam muito caro.

Lógico que hj falar que Rubens nunca vai ser campeão é fácil. Mas é algo que eu dizia mesmo na época que torcia muito por ele, que ele conseguia bons resultados, lá por 2003. Simplesmente nunca vai sair disso, é algo impregnado demais na mente dele.

Agora, se não concorda comigo, faz algum argumento melhor do que “vc é feio, burro e chato”

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Ah é, e nessa corriad de 2006 que eu citei, ele tinha toda a situação favorável pra ele. O carro estava bom na chuva, ele estava largando em terceiro com dois meia roda na frente, corrida em chuva que ele tira de letra… E ele resolve arriscar tudo colocando um pneu de chuva forte. No final da corrida, ele ainda diz: “eu só não ganhei por que tive azar, por que não choveu mais”.

Ai fica dureza, né, confundir incompentência com azar.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
13 anos atrás

Corrida espetacular, assim como a pista…
Saudades da floresta ,que foi “desmatada” à moda deles, infelizmente…
Ainda resta Spa-Francorchamps… até quando?
Se mutilarem Spa, Monza (mais) e Monaco, acho que eu desisto de ver F1…

Ron
Ron
13 anos atrás

Eu me lembro um pouco dessa corrida: o Rubens largando de trás, o Schumacher sai da corrida, o maluco invade a pista e principalmente da hora em que começou a chover. Sinceramente nem lembrava se era o Galvão, mas era a estória de chuva em parte do circuito (no chamado estádio) e em outra não (nas retonas da floresta, ou curvonas como queiram), se devia entrar ou não e eu aqui em casa gritando: Não! Fica na pista!
E quando ele ganhou, o pessoal começou a estourar fogos aqui na vizinhança como se fosse gol em Copa do Mundo.

Brasol
Brasol
13 anos atrás

Faltou mencionar entre os que tiveram privilégio de ser companheiro do Schumacher Jos Versttapen e J. J. Lehto.

O único companheiro que não levou ferro do Schumacher foi o Rosberg, o que é uma tremenda sacanagem, porque dizem que ele bem que gostaria…

Willian
Willian
Reply to  Brasol
13 anos atrás

Só pra incluir no comentário, o Eddie Irvine tbm foi companheiro do Alemão.

José Morelli
José Morelli
13 anos atrás

Esta corrida é legendária! Naquele dia eu, meu pai e minha mãe chorávamos feito crianças ao ver o Rubinho subir ao pódio, não foi nem por causa de ser a primeira vitória, mas pela forma que ocorreu. E concordo com você, depois da era Senna, foi o momento que mais marcante pro automobilismo brasileiro. Pena que o Rubinho nunca se esforçou pra bater o Schumacher na pista, tudo bem que era osso duro de roer, mas poxa, eu acho até hoje que dava sim…..era só querer….

Denis
Denis
13 anos atrás

Essa corrida eu lembro! Lembro inclusive que caiu um cisco no meu olho no final da corrida…

Caio Guilherme Testa
Caio Guilherme Testa
13 anos atrás

Concordo com você Flávio foi uma excelente corrida a melhor que já assisti em questão de emoção…….

Daniel
Daniel
13 anos atrás

Ainda tenho a gravação desta corrida. Sensacional, Rubens!

Rogério lemos
Rogério lemos
13 anos atrás

Concordo em gênero, grau e número. Só para enumerar: a vitória de Barrichello em Silverstone (não recordo o ano) e a vitória do Massa em 2008 no Brasil estão logo atrás desta.

Leandro
Leandro
Reply to  Rogério lemos
13 anos atrás

Silverstone 2003, aquela do maluco ex-funcionário da Mercedes que invadiu a pista.

Brandão
Brandão
13 anos atrás

Tô revendo as últimas voltas da corrida agora… Emocionante.

Diego Teixeira
13 anos atrás

Eu tinha perdido a hora da corrida naquele domingo, minha irmã me acordou gritando logo na 1ª volta falando que o Schumi havia batido e tal! Dai lá foi o Rubinho naquela chuva de Slink ganhar a corrida, fiquei tão feliz naquele dia, quando a minha mãe chegou em casa da igreja e falei para ela que o Rubinho havia ganho ela ñ acreditou, e nem o meu Pai..hahahaha…Até hoje me emociono com essa corrida.

FãDemais
FãDemais
13 anos atrás

Esse dia foi inesquecivel….estava chegando da balada e fui ligar a tv e acabei ligando o videocassete junto…a unica corrida que gravei na vida……faltando duas voltas desabei a chorar……..

boas lembranças

RafaAPH2011
RafaAPH2011
13 anos atrás

Foi muito leagal aquele dia, parecia coisa de filme, logo na Alemãnha. huuummm e que saudades dessas retas e floresta de hockeihein!

Anderson
Anderson
13 anos atrás

Chorei ao vê-lo no pódio. Achei que seria a primeira e única vez que um esportista me fizera chorar. Mas aí veio Interlagos 2008.
Mas com Rubens a emoção foi maior, sem dúvida.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
13 anos atrás

Vendo a foto do carro, saudades de quando em Hockenheim se utilizava o mínimo de asa!

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Eu lembro dessa corrida com detalhes, assistia com um primo meu e no final da corrida saiu um pra cada lado para esconder os olhos marejados. Emocionante.

Nelson
Nelson
13 anos atrás

Linda essa Ferrari, bem mais bonita que os carros atuais.

Marinho
Marinho
13 anos atrás

Eu apesar do Rubens largar em 18 eu gravei esta corrida me emocionei muito e também assisto ela de vez em guando.

Marcos.
Marcos.
13 anos atrás

Saudade das retas dentro da Floresta Negra! Maldito traçado novo, que acabou com Hockenheim. Maldito Tilke!

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

foi o dia em que mais chorei em toda minha vida. e pelo que vi nos comentários, não estava sozinho…

Gilson
Gilson
13 anos atrás

Na época eu trabalhava na Souza Cruz, tava trabalhando num domingão, fiz quase 3 horas de almoço KKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkk, mais veleu a pena !!!!!

BENEVAL JUNIOR
BENEVAL JUNIOR
13 anos atrás

Para mim, no nivel de torcer na frente da TV so perde, isso se não empatar, com a primeira vitoria do Senna no Brasil.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
13 anos atrás

Também acho…foi pura estratégia e emocão!!!

Pé de Moleque
Pé de Moleque
13 anos atrás

Grande Rubinho! Aqui em casa todos gostamos muito dele não só como piloto mas como figura humana também. Parabéns!!!

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
13 anos atrás

Concordo plenamente.
Embora eu não goste das atitudes do Barrichello tem uma coisa que não se pode negar: se você pegar só as 3 melhores corridas de cada piloto para comparar vai achar que ele foi o maior campeão de todos os tempos. Só não entendo porque alguém que faz coisas tão legais é mediano quando mais precisa mostrar serviço.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  www.blog-do-tiozao.blogspot.com
13 anos atrás

ve se concorda com minha explicação abaixo.

Vinnicius Vieira
Vinnicius Vieira
13 anos atrás

A manchete do Lance no dia seguinte foi “A primeira de vez de Rubinho ninguém esquece” Genial.. e ele chorando na foto.

Barrica é o cara
Barrica é o cara
Reply to  Vinnicius Vieira
13 anos atrás

Cara…a manchete do Lance não foi essa…a Manchete foi…

“Enfim, Herói!”

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Não posso negar que sempre estou dando umas pedradas no Rubens… e nem vem ao caso do porque.

Mas essa Vitoria foi espetacular mesmo… até a minha esposa chegou a reparar nos meus olhos marejados de lagrimas quando ele cruzou a linha de chegada.

Certamente é uma dos “TOP 20 GP” que pude acompanhar desde 1972.

Segue o jogo

Imperador

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Prefiro a primeiras vitórias de Fittipaldi em Watkins Glen em 1970, a do Senna em Estoril em 1984 e a do Pace em interlagos em 1975.

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Estoril 1985, claro!

rosemeyer
rosemeyer
13 anos atrás

Foi maravilhosa.Tambem para mim ,uma das mais emocionantes.

Dú
13 anos atrás

Outro momento legal foi a classificação aqui em 95. Estava lá e torcemos pacas. Ah, e teve aquele X no alemão de Stewart na França. Depos disso…

Carlos Tavares Araújo
13 anos atrás

Barrichello é um grande piloto.

Merece o grande currículo que tem, à despeito do (pré) conceito que muitos nutrem por ele.

Alayr Jr.
Alayr Jr.
13 anos atrás

ALguém se lembra que no final o Hakinnen já com pneu seco e novinho desandou a andar rápido, e as Malboro na época eram os carros mais rápidos, e começou a assustar. Mas pegou umas poças d’água no meio do circuito e ficou lá prá trás.
O Rubens escreveu o nome ao lado dos grandes nesta corrida…

Pagodeiro Bello
Pagodeiro Bello
Reply to  Alayr Jr.
13 anos atrás

Na época as Mclaren já eram patrocinadas pelos cigarros West, brother. Mas nessa corrida devem ter corrido sem inscrição alguma devido a proibição da propaganda de cigarro na Alemanha. tua memória tá meio fraca.

Rodrigo Vilela
Reply to  Alayr Jr.
13 anos atrás

Meio fraca? Totalmente FAIL!!!

Douglas Hudson
Reply to  Alayr Jr.
13 anos atrás

A Marlboro patrocinou a McLaren de 1973 a 1996

Felipe Marcos
Felipe Marcos
13 anos atrás

Como faço para assistir hoje essa corrida?
Alguém sabe aonde baixar ou algum link na web para assistir? Youtube não rola =/

FTrack
FTrack
Reply to  Felipe Marcos
13 anos atrás

Tenho gravada na íntegra (vida longa ao VHS!), junto com as respectivas reportagens do Fantástico, Globo Esporte e Jornal Nacional do dia seguinte. Após o grito “Rubens Barrichello do Brasil”, fez-se silêncio e apenas ouviu-se o tema da vitória, então há quase 7 anos sem ser tocado: Galvão, Reginaldo e Burti (então na F3000, concidentemente comentou a corrida) choravam na cabine e muitos outros Brasil afora.
Vou lá ligar o videocassete.

FTrack
FTrack
Reply to  Felipe Marcos
13 anos atrás
Felipe Marcos
Felipe Marcos
Reply to  Felipe Marcos
13 anos atrás

obrigado pelo link, eu já havia visto hoje mesmo… mas eu queria um jeito de assistir novamente na íntegra também =)

FTrack
FTrack
Reply to  Felipe Marcos
13 anos atrás
FTrack
FTrack
Reply to  Felipe Marcos
13 anos atrás
FTrack
FTrack
Reply to  Felipe Marcos
13 anos atrás
Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
13 anos atrás

Aquela corrida foi bem legal, mesmo. Parece que tudo relativo ao Barrichello tem que ser assim mesmo, espalhafatoso, com ares de grandiosidade ou de grande decepção. A vitória dele em Silverstone 2003 foi muito legal também. O cara deu um passão no Raikkonen que foi coisa de cinema.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Ubaldir Jr.
13 anos atrás

Boa!!