FUSCA, 75

SÃO PAULO (congelaremos todos?) – Já está no ar no site da ESPN Brasil a matéria que foi ao ar ontem no “Limite”. Aproveitando a efeméride redondinha, 75 anos da apresentação do primeiro protótipo, catei um Fusquinha 66 para falar um pouco do carro mais importante já feito no planeta Terra.

Para assistir, é só clicar aqui.

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mario guimarães
mario guimarães
13 anos atrás

Em uma fase difícil, muito difícil de minha vida, comprei um fusquinha 67, todo podre e que andava fazendo muita fumaça … Certos buracos da carroceria, eu coloquei um jornal apoiado, ou melhor, colado por dentro, e passei massa por fora, com uma espátula de pedreiro … A massa era branca e o carro era branco e, assim sendo, nem pintei… Com êsse carrinho eu até viajei, (nele), e nunca fiquei na estrada … Quando melhorei, novamente, de vida, encostei-o, êle ficou parado quase um ano e, quando fui ligá-lo, após uma chupeta na bateria e um adicional de gasolina nova no tanque, êle peqou, tranquilamente, com aquela velha e conhecida fumaceira inicial… Nao vou vende-lo e pretendo mudar a carroceria, antes que a atual desmanche … Essa é a história, verdadeira, do meu querido fusquinha branco. Mario Guimarães.

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
13 anos atrás

Matéria sensacional!

Parabéns!
Quero um Fusca destes!

Abraço!

Pé de Moleque
Pé de Moleque
13 anos atrás

Bacana, gostei muito!!! Tive um 69 cereja.

Moacyr Lopes
Moacyr Lopes
13 anos atrás

Prezado Flávio,

Tudo bem?

Tenho um fusca exatamente igual ao seu, 1966, cinza prata, 1200.

Comprei este fusca em 2004 e ele não vai sair mais da família. Apesar de ter carros mais modernos, usei ele nestes anos, praticamente todos os dias para ir ao trabalho .
Hoje ele está com minha filha mais velha, que o usa para ir à faculdade. E as mais novas já estão na fila de espera para usá-lo.

A propósito, que tal uma nova seção no blog: “Histórias do fusca”?

Um abraço.

Eric
Eric
13 anos atrás

Putz…Fg vc poderia fazer um comparativo….agora na garagem tem dois….hehehehehe….30 anos separam os dois.

A diferença é brutal.

Oldair
Oldair
13 anos atrás

e verdade se elas soubessem o que e bom e possivel que estivesse-mos solteiros ate hoje…putz!

Oldair
Oldair
13 anos atrás

Quanto ao carro mais importante ja feito no planeta concordo em numero grau e genero!!!! Abracos

çabe tudo
çabe tudo
13 anos atrás

Lembro dos últimos fuscas ( antes do Itamar ), ano 1986, última série, chamada diamante, saiu com motor ap 2,0 litros. Teve também a série ouro, mas, era com motor a ar.

Eric
Eric
Reply to  çabe tudo
13 anos atrás

Isso…era o modelo executivo….

Luciano Monteiro
Luciano Monteiro
13 anos atrás

Não dá para comparar o bom e velho fusca – mais bom que velho – a nada, de fato. Fora os que invariavelmente submeto a sorteio entre os amigos, tive cinco fuscas. Um deles foi meu duas vezes.

Estou no sexto, que acolhi na minha garagem há menos de uma semana. A patroa não entende meu gosto por deixar em casa os “carros de verdade”, como ela os chama, para circular de fusquinha pela cidade atrás dos meus afazeres. Ela não sabe o que é bom, claro – se soubesse, é possível que eu estivesse solteiro, ainda.

Belíssima abordagem na matéria. À altura do que merece o fusquinha.

Claudio Antonio Cesario da Silva
Claudio Antonio Cesario da Silva
13 anos atrás

Meu pai comprou um 75 mais oito meses depois ele veio a falecer mas neste intervalo de tempo andou muito pouco com ele. Minha mãe não sabia dirigir ,tentou aprender mas não levava jeito para a coisa e ela deixou o carro com um primo meu que devolveu o carro dez anos depois todo detonado.Na época eu já tinha 19 anos, trabalhava de oficce boy e resolvi reformar o carro , com as ferias comprei os paralamas assoalho caixa de ar e pé de coluna que é o arroz com feijão da reforma, no outro ano mandei pintar com o dinheiro das ferias, no outro comprei os pneus radiais, suspensão de catraca gr 100 da tojo, um Roadstar e um bancos da Procar, e trouxe um carnê do Mappin junto, passou um tempo e o motor começou a bater mancal ,mas rodou um ano fiz burrice ao invés de retifica lo , comprei um 1300 a base de troca naquelas retificas de sto andré que tinham preço ao invés de qualidade , o motor durou 2 meses fiquei p da vida , fui aprender mecânica , fiz um motorzinho 1600 dupla carburação com escape dimensionado 4×2, e troquei a relação pela 8×33 da Brasilia . Depois de tanto sofrimento foi só alegria minha fuca rebaixada ficou um nojo de lindai , altos roles com o som no talo, uma juventude simples mas ativa ,ficou dez anos rodando mais em 1999 o motor travou , eu coloquei ele aqui na garagem esperando a coisa melhorar, e ele ficou dez anos parado., Zé povinho vinha aqui na porta perguntar se vendia, eu ficava doente de raiva . é faltou dinheiro ,a rapaziada da busca e apreensão vinha me procurar ,e o meu companheiro lá parado me doia o coração. Mas como não há mal que sempre dure eu paguei todas as contas e estou começando a me levantar . Precisava de um carro , pois estava trabalhando em um local que dava 60km de distancia e o carro deveria ser econômico e o companheiro não tinha muita dó de gastar a gasosa, surgiu um Escort 1989 faz 3 meses que esta comigo quando eu cheguei em casa com o Escort me senti o pior dos seres quando vi o fusca parado veio um filme na minha cabeça , da minha juventude , as batidas do murilo em moema, os roles que a gente dava na Kennedy, na Av goiaz em São Caetanto, quando moema era cheio de vida e não este lugar cheio de lojas para colchão, não aguentei e comecei a chorar , e pedi desculpas a meu amigo pela “Trairagem”. com a consciencia pesada fui até a loja de peças da Emília e comprei tudo para refazer o motor e mandei o bloco e o cabeçotes para a retifica, e aproveitando as horas vagas montei, com o pensamento de encontrar um local coberto para coloca lo e em seu lugar na vaga da garagem colocar o Escort, mas na hora que o motor roncou fiquei emocionado e decidi.Meu amigo vai ficar é aqui o Escort que durma na rua . Em breve irá para reforma. Eu não posso viver sem ele que alem de ser meu companheiro em uma fase muito boa da minha vida , ainda levou minha esposa ao hospital para dar a luz a minha filha, daqui para a frente chega de fazer o meu amigo tomar chá de poeira .Amigo tem que se guardar dentro do coração . Parabéns meu amigo!!!!!!

Willian
Willian
Reply to  Claudio Antonio Cesario da Silva
13 anos atrás

linda história!

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Reply to  Claudio Antonio Cesario da Silva
13 anos atrás

linda história! “2”!!

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Deixo aqui a história cantada de uma ida à praia. Uma família e trinta e seis cavalos.

http://www.youtube.com/watch?v=j1aD3uEOvNU

Paulo F.
Paulo F.
13 anos atrás

Duro é passar na m@*%& da inspeção veicular com o pobre besouro!

Vander Romanini
Vander Romanini
13 anos atrás

Disparado, o melhor carro de TODOS OS TEMPOS!!!!!!!!!!
Meu pai teve alguns, mas o que ficou na memória, foi um Fuscão 1972 verde que foi o primeiro carro dele!!!!!!!
Pena que roubaram em frente ao nosso predio!!!!!!
Era como se fosse da nossa familia!!!!!!!!!

Leonard
Leonard
13 anos atrás

Flavio, boa tarde, boa tarde a todos.

Falando em Fusca, este fim de semana houve um evento em São Caetano do Sul-SP de carros antigos.

Foi muito bom, boa organização, nada de tumultos, o tempo estava maravilhoso e os carros fizeram-me ir as lágrimas de tão lindos e impecáveis, mais de 600 deles!

Abraço

Segue um link com as fotos que tirei.
http://www.flickr.com/photos/leonardgrava/sets/72157624630123840/

Batista Lara
Batista Lara
13 anos atrás

Uma das matérias mais “gostosas” que vi no Limite. Meu pai teve um desse mesmo ano, porém na cor vermelha. Ele o adquiriu depois de perder o gosto com a Vemaguet que tinha (arranharam inteirinha, nas duas laterais, de aparecer a lata). Lembro até hoje a cara de p*** da vida que ele fez. No mesmo dia ele trocou pelo fusca. Após uns dois anos, ele comprou outra Vemaguet, igualzinha a que tinham arranhado, uma azul clarinha, ano 67.
Achei uma graça o adesivo da concessionária no vidro traseiro. Sabe de qual é?

Carlos Augusto
Carlos Augusto
13 anos atrás

Gostei muito da matéria sobre o Fusca, eu tive dois fuscas na vida, um zero que eu peguei em 1980 e um 1977 que peguei em 1986 quado estava comendo o pão que o diabo amassou, . . .. . . . . . . e ele foi um grande aliado meu e me ajudou a sair da m . .. . . . !!!!

Só achei uma pena que voce não tenha falado do folclórico ítem de segurança o ” PUTA QUE O PARIU “, que era aquele dispositivo no painel do lado direito, o do passageiro, para que ele pudesse se segurar nas manobras mais arriscadas.

Acho que esse ítem de segurança devia suprir um pouco a falta do cinto de segurnça que não era exigido na época.

Jayme
Jayme
13 anos atrás

Em Serra Negra tem um pé de boi inteirinho, dá vontade de comprá-lo.

Verde
Verde
13 anos atrás

Oscar, Nobel, Grammy, Pulitzer, Jabuti ou o caralho a quatro para o publicitário responsável pela propaganda.

ALEX B;
ALEX B;
13 anos atrás

E o besouro merece mais! Valeu Gomov e parabens pelo carro!

luiz guima
luiz guima
13 anos atrás

Flavio, parabéns. Muito boa e tocante a reportagem, principalmente quando você fala do “depósito de lembranças”.
Tive vários fuscas que me remetem a elas.

Apenas dois deslizes: você disse que o carro não era equipado, “nem com rodas tala larga”, mas elas aparentam ter uma tala maior do que as originais. Se esta minha impressão for real, como foi obtida a placa preta?
Outra coisa: quando você mostrou o rádio, enganou-se quanto à localização do alto-falante. Ele ficava na gradinha da canto esquerdo e não na grade que abrigava o marcador de gasolina.

Por favor, não encare isso como crítica, mas como observações construtivas de um admirador de seu trabalho.

Abraço,
Luiz Guima

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  luiz guima
13 anos atrás

Tala? Com pneus Firestone Campeão Supremo? Você viu coisas. O alto-falante fica no painel, foi isso que quis dizer. Deixa de ser chato.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

O melhor carro que eu tive na vida…………………..

Passaes
Passaes
13 anos atrás

Muito bom!
Me lembro de ir para muitas pescarias com meu Pai, tios e primos no fusca….e eu e meus primos também iamos no burado atras do banco traseiro rs… muito legal essa lembrança…
Eu ainda vou ter um fusca pra restaurar…certeza.

Flavio, sobre a história do Fusca… porque voce não comentou nada da polemica que ficou em torno da real origem do fusca que teria sido um projeto roubado pela alemanha Nazista/Ferdinand Porsche. Se náo me engano li até algo sobre isso aqui mesmo no seu blog.
Abraço!

Will
Will
13 anos atrás

Esse é o melhor e mais lindo dos carros!
(O segundo é o New Beetle! =) )
E em terceiro, o Porsche!

O barulho macio e suave desse carro da matéria é uma coisa emocionante para quem gosta de Fuscas.

Meu pai teve muitos, segundo as contas dele, 9.
Ele sempre tem histórias sobre esse carro, algumas, engraçadas.

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
13 anos atrás

Como voce disse: um depósito de lembranças. Tenho várias, e uma das piores: no dia da posse do governador Franco Montoro, às 07:00 da manhã, atrasado para um plantão, passei um cruzamento sem respeitar a placa de ‘PARE” (por falta de uma, existiam duas e mais a sinalização no solo). Fiz um Corcel II tombar (felizmente a motorista não se machucou) e minhas economias de 2 anos (para comprar o tão sonhado primeiro PASSAT) foram gastas com a recuperação do Corcel além de uns minguados dinheiros no fusca 61 (um p.. tanque de guerra que teve apenas o parachoques amassado e uma lente de farol quebrada).

A lembrança boa? Minha estréia (com direito a troféu) na Speed 1600 categoria B em 1996 (17º na geral de 46 carros, em 14/04/96).. tenho todos os momentos guradados na memória e vão me acompanhar até a minha última morada.. [ ]

Samuel Contin
Samuel Contin
13 anos atrás

Bela reportagem FG! O fusquinha em questão é seu?!
Abraço!

Jayme
Jayme
13 anos atrás

Caramba quantas lembranças, quando eu nasci meu pai comprou o seu primeiro carro, um fusca amarelo 63! Muitas lembranças, o porta treco era clássico e quanto ao drive-in, voce lembra de um na av. Santo Amaro em frente ao clube Banespa? Fui assistir a muitos festivas Tom e Jerry, comendo pizza brotinho e ganhando uma bola de plastico colorida. Com pouco se fazia muito. Ir para Santos era uma aventura, cansei de ir pelo Caminho do Mar e a volta era um suplício por causa dos congestionamentos e os onibus de farofeiros, “putz grila”, hehehehehe.