A PRIMEIRA

SÃO PAULO (incrível) – O vemagueiro Luciano Uchida nos dá um presente de valor inestimável. Sabe-se lá como, ele conseguiu imagens da primeira vitória de um DKW em corridas no Brasil. Foi em 1959, no III Circuito das Águas, em Poços de Caldas. Ao volante do cupê #64, Mário César de Camargo, o Marinho, maior piloto da história da Vemag. Para ver, clique aqui (o vídeo não está incorporado; abaixo, apenas um “frame”). Essa vitória teria estimulado a fábrica a montar um departamento de competições.

Tem mais de uma Dequinha na corrida, e houve uma outra bateria com monopostos. Embora eu tenha estado em Poços há poucos meses, não consegui identificar os pontos da cidade onde essas provas aconteceram.

Mas é realmente histórico.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rubens Caruso Jr.
Rubens Caruso Jr.
13 anos atrás

Gomes, que tal um remake desse filme? Quem sabe quando vc trouxer os DKWs de novo pra cá…
A saber, o prédio com a cúpula era o antigo Mercado Municipal e prefeitura continua igual.
Tem fotos de corridas em Poços, incluindo um outro “traçado” mais antigo no

http://www.memoriadepocos.com.br

Um abraço,

Caruso

Gustavo de Paula
Gustavo de Paula
Reply to  Rubens Caruso Jr.
13 anos atrás

Bem lembrado, Caruso, é mesmo a cúpula do antigo Mercado Municipal (onde fui várias vezes fazer compras junto com minha avó). Outro detalhe: quem entrega o troféu era o prefeito, o Sr. David Benedito Otoni.
Abraço,
Gustavo

Rafael Lucas
Rafael Lucas
13 anos atrás

O traçado é exatamente este que o Gustavo de Paula disse: largada em frente à prefeitura (que ainda funciona no mesmo local) na avenida Francisco Salles, passa pelo relógio floral, cruza o rio na primeira ponte da avenida João Pinheiro (em frente à estação ferroviária, que ainda está lá, funcionando como sede da Guarda Municipal), segue na rua Junqueiras passando em frente às Termas Antonio Carlos, virando a esquerda na rua Assis Figueiredo e a esquerda de novo na Francisco Salles (onde hoje fica o terminal de ônibus urbano) para fechar a volta.

Flavio, dá uma olhada no Google Earth que você vai identificar os locais.

Gustavo de Paula
Gustavo de Paula
13 anos atrás

Minha mãe é de Poços de Caldas e sempre falou dessas corridas e morei lá até os 17 anos. Pelas lembranças dela e pelo que deu para ver no vídeo o circuito seria: largada na esquina da av. Francisco Salles com rua Minas Gerais ( em frente a antiga prefeitura), seguindo pela av. Francisco Salles em direção a praça Getulio Vargas (onde atualmente tem o relógio das flores), virando a esquerda em direção ao estacionamento da antiga Estação Ferroviária, vira-se a esquerda na rua Junqueiras e seguindo até a rua Assis Figueiredo e à esquerda novamente até a av. Francisco Salles, esquerda de novo e fecha-se o circuito.

Luiz AG
Luiz AG
13 anos atrás

Fácil identificar. Essa avenida é a principal, vindo da rodoviária, contornando a praça em direção ao centro.

Não me pergunte nome de ruas e praças porque sou péssimo nisso. Mas acho que essa praça chama praça das rosas ou coisa parecida.

Rogerio Coelho
Rogerio Coelho
13 anos atrás

olá flavio,
lembro de meu avô comentar de corridas de carro em poços quando ele ainda era jovem, e era uma espécie de tradição!
ema lguns bares tradicionais da cidade há fotos antigas na parede que contam a história da cidade e entre elas muitas são dessas respectivas corridas, que geralmente ocorriam no centro, na principal rua Assis Figeuiredo que é a principal e nas praças em seus arredores!
muito interessante o vídeo!
quando você e sua turma da fumacinha azul retornarem estaremos de braços sempre abertos para eventos desse tipo ! abraçao!

Lucas Rafael Chianello
13 anos atrás

Salve, salve grande Flavião! Rapaz, seguramente que pelo menos a imagem congelada é aquela rua onde hoje tem os carrinhos de lanche, do lado de onde aconteceu o Blue Cloud. Repare que atrás do prédio está a Serra São Domingos, vista bem de perto. Quanto aos demais trechos, assim que eu ver o vídeo e puder identificar algum, pingo aqui.

E muito obrigado por citar a nossa querida Poços de Caldas, minha terra natal. Esses dias, assistindo a Caldense e América pela TV, senti muitas saudades.

zé clemente
zé clemente
13 anos atrás

Realmente uma relíquia

Dú
13 anos atrás

Pô, nada melhor de que o Marinho contar! Espetacular.