BARCELONA

SÃO PAULO (e o próximo?) – Terminaram hoje os testes de Barcelona, a terceira sessão coletiva de pré-temporada. E deu Massa, com um tempo muito bom. Os quatro dias, ofuscados pela questão do Bahrein, mostraram que a Ferrari está forte, a Toro Rosso pode ser uma surpresa, a [Lotus] Renault vem bem e a McLaren tem problemas.

Em tese, falta uma sessão de treinos, que estava marcada para Sakhir, mas terá de ser realizada em outro lugar. Possivelmente em Barcelona mesmo, de 8 a 11 de março. E como o Mundial só começa no dia 27 do mês que vem, com o cancelamento do GP barenita, pode ser que mais testes sejam marcados até a prova da Austrália. A FIA sequer cogitou transferir a corrida de 13 de março para outro circuito.

Comentários

  • A questão do adiamento de corrida….mudança de autódromo….e coisas assim, não são tão importante do que a possibilidade das equipes terem mais tempo para treinar. Obviamente que os fãs que se programaram para o evento que foi cancelado vão ficar um “pouquinho”chateados, fazer o quê!

    Contudo, com a abertura de novos treinos, as equipes poderão se preparar melhor e isso faz com que o campeonato comece com as equipes mais próximas uma das outras em relação ao desenvolvimento dos carros. Claro que algumas equipes já apresentam uma condição melhor em termos de desenvolvimento do que outras e, exatamente por isso que ter mais um treino, vai ajudar a tornar as equipes mais preparadas para o início do certame.
    Ai não vai mais caber aquela desculpa de que os dias de treinos foram insuficientes e blá blá blá blá…….

    Com relação aos resultados dos treinos, acredito que isso não quer dizer absolutamente nada. Não há parâmetros para se levar em consideração os tempos, pois, em treinos, as configurações dos carros são totalmente diferentes de um carro para outro, até mesmo entre carros da mesma equipe. Mas, os treinos podem dar um referencial de quais carros “nasceram” com potencial e quais carros que só possuem “beleza”.

    Com relação a Mclaren, acho que a equipe inglesa pode esconder o jogo nos treinos, pois, como o carro tem uma concepção aerodinâmica diferente dos demais, isso, acredito eu, muda bastante o comportamento do carro e, penso que a equipe apenas está sendo mais comedida e deixando para o início da temporada, usar todo o potencial do carro. Segundo o que foi acompanhado pela mídia durante o período de nov/10 até a apresentação do carro da Mclaren, a equipe inglesa trabalhou full time no desenvolvimento do carro e os pilotos também se dedicaram nesse processo e de maneira bem reservada. Acho que isso pode ser um fator que mostre que o carro deve ter sido muito bem estudado e preparado. A Mclaren não iria correr o risco de criar um Frankstein e passar a temporada acertando o carro e vendo RedBull e Ferrari fazendo a festa. Isso aconteceu em 2010 e penso que a Mclaren não vai querer repetir isso em 2011.

    Com relação ao tempo do Massa, esquece! A matemática da Ferrari é bem simples: Ferrari + Vodafone = Fernando Alonso. Tipo 2 + 2 = 4. Felipe Massa na Ferrari passou a ser um mero detalhe. Eu, pelo ao menos, não me iludo e não fico esperando que ele vá receber a mesma atenção do Alonso. Ele pode até receber as mesmas condições, mas, a dedicação e atenção da equipe já está 100% definida em favor do espanhol. Isso é inquestionável.

    No mais, é ver o que a RedBull evoluiu mais ainda, se a Toro Rosso pegou alguma carona nas melhorias da “equipe mãe” e vai ser realmente uma surpresa “positiva”, se a aposta da Lotus Renault em Nick Heidfeld foi acertada, se a Willians dessa vez vai brigar mais na frente do pelotão e se a Sauber vai dar um carro competitivo ao não menos famoso Kamui Kobayashi, para que ele coloque pressão na galera da frente e mostre realmente que possui talento para andar numa equipe de ponta.

    Quanto aos novatos…..vamos ver no final do ano!

  • Ainda não acho que a Toro Rosso será uma surpresa, nos testes do ano passado, a Sauber parecia muito forte, a Williams também, no campeonato não foram tão bem. A Red Bull foi outra que, nos testes para 2010, não se mostrava tão forte e no fim das contas, todo mundo viu. O ranking de tempos nos testes só serve para os torcedores terem para quem torcer, pois, na prática, não indicam nada, ninguém sabe em quais condições cada equipe testa.

  • O Alonso não é bobo e já percebeu que os novos pneus favorecem mais ao estilo de tocada do Massa. O que o Massa deve fazer é trabalhar direito e ir minando o Alonso que se sentirá precionado pelos tifosi e começará errar. Aí ja era, será uma choradeira só.
    O único problema para o Massa é o patrocinador da equipe ser do Alonso ???

  • quero ver o massa em primeiro. Espero ver o massa em primeiro. DEsejo ver o massa em primeiro. TENHO CERTEZA de que o MASSA será o PRIMEIRO. FORA ESSE VAGABUNDO ESPANHOL. Acaso não veem nossa empresa telefonica, que é a espanhol vagabunda, que só dá trabalho?????? Fora espanhol vagabundo, temos o MASSA e somos a MASSA. Não precisamos de favores de vagabundos. VIVA O MASSA!!!! SEREMOS CAMPEÕES NESSA MASSA!

  • Se fica na frente o pessoal acha que não vale…

    se fica atrás o pessoal esculacha. E aí seria uma saraivada de:

    “…já começou tomando pau…”

    a verdade é que se os testes já não servem de muito parâmetro para as esquipes, quiçá entre os pilotos.

    É esperar para ver.

    Mas acho que nesse ano ele vai incomodar um pouquinho sim.

  • A pista também estava melhor.

    Não sou defensor do Felipe e nem muito fã de Alonso, apesar de saber que ele é o piloto mais completo, talentosíssimo e blá, blá, blá…

    Mas com sinceridade, o Massa de 2010 não foi o mesmo de 2008 e 2009 (até o acidente).

    Acreditem, ele no mesmo nível dos anos 2008 e 2009 incomodará um pouquinho sim.

    Não será melhor, mas incomodará mais.

    Eu no lugar dele cavaria uma vaguinha na Red Bull…Webber não deve durar muito e Vettel tá doidinho pra pegar uma Ferrari.

  • Pessoal, não dá pra transferir pro Algarves, USA, ou no quinto dos infernos.

    Uma corrida tem toda uma questão de logística envolvida, chegar num lugar e falar que vamos correr aqui em 3 semanas é um absurdo.

    Agora, bem que essa revolução poderia chegar no circuito e o pessoal quebrar tudo por lá, menos um GP chato na temporada :P

  • Com o adiamento da prova do Barein e a finalização dos testes em Barcelona, comecei a desenvolver uma linha de raciocínio. Logo de cara, tentei puxar pela memória se Massa ou Alonso já tinham vencido alguma vez na Austrália…
    Eis o comparativo:

    2001 – Alonso 12º (Minardi) x Massa (Não competiu)
    2002 – Alonso (Não Competiu) x Massa DNF (Sauber)
    2003 – Alonso 7º (Renault) x Massa (Não Competiu)
    2004 – Alonso 3º (Renault) x Massa DNF (Sauber)
    2005 – Alonso 3º (Renault) x Massa 10º (Sauber)
    2006 – Alonso 1º (Renault) x Massa DNF (Sauber)
    2007 – Alonso 2º (McLaren) x Massa 6º (Ferrari)
    2008 – Alonso 4º (Renault) x Massa DNF (Ferrari)
    2009 – Alonso 5º (Renault) x Massa DNF (Ferrari)
    2010 – Alonso 4º (Ferrari) x Massa 3º (Ferrari)
    (fonte: site f1.com)

    Contra fatos, não há argumentos! Alonso se dá bem melhor em Melbourne do que Massa!

    Para o futuro dessa temporada, acho que:
    -Se Alonso se classificar e chegar à frente de Massa nas 3 primeiras corridas, contém o animo do brasileiro.

    -Para Massa começar a fazer ‘cócegas ‘ em Alonso tem que, no mínimo, chegar à frente em 5 das 7 primeiras corridas, se possível com vitórias. Acho que nessa situação, o espanhol pode começar a surtar.

    Possíveis explicações para Massa mais rápido que Alonso nos últimos 2 testes:

    1º Alguma ‘ilegalidade’ no carro, para figurar na frente apenas para fazer graça.
    2º O fato de ser mais leve que Alonso em um carro com KERS onde, segundo os entendidos, o peso do piloto pode fazer alguma diferença.
    3º Aliado ao fato 2, a história dos pneus ser realmente verdade.

    Foi mais ou menos nesta esta conclusão que cheguei…. aguardemos.

  • Já que cancelaram a etapa, que pelo menos no final de semana da corrida façam testes, para as equipes terem mais preparo. O bom tambem é que nao vamos ter que acordar de madrugada, e nem ver a corrida nesse circuito sem graça.

  • É isso!

    Testes podem nada significar para alguns, mas andar 1.3 secs na frente de seu único adversário, o companheiro de equipe que usa do mesmo equipamento, Don Fodon de las Asturias Alonso, sempre é bom, certo?

    Boa semana a todos!

  • Bom, se nao me engano ele ficou na frente do Alonso no outro teste também, por uma diferença mínima…
    Testes não querem dizer nada, mas melhor ficar na frente do que atrás, não é mesmo?
    Será que a ‘estorinha’ dos pneus era verdade? (contrariando o que eu e 99% do pessoal achava…)

  • To com uma pulga atras da orelha sobre o ultimo colocado nos treinos, este Sr. Ricardo Teixeira: Sera obra de Joao Havelange que , nas escondidas, tenta encafifar Bernie e emplaca uma divulgacao de gratis da Cometa?

  • Bom, tranferir para outro circuito acho um pouco complicado, visto que precisa-se de tempo para vender os ingressos, coisa e tal. Mas agora que Inés é morta, nos resta esperar mais um tempo para ver as baratinhas andando novamente.

  • Não entendo o porque do problema de transferir para outro lugar. Os EUA tem otimos circuitos capazes de receber a F1.

    Mas nos sabemos que a F1 a questão toda não é simplesmente colocar carro na pista e sim quanto de dinheiro eles vão levar para fazer isto…

    Tá cada vez mais complicado ser fã da F1.

  • Mais uma decisão infeliz do Mr. Bernie!!! Com o autódromo internacional do Algarve à disposição, bem que a data de início do mundial poderia ser mantida, apenas transferindo-se o local da prova… Estou curioso para ver uma corrida de F1 em um autódromo de verdade! Entretanto, por interesses comerciais a F1 está indo cada vez mais para países sem a menor tradição em corridas de automóvel, e para circuitos cada vez mais enfadonhos! Uma pena…