ENCHE O TANQUE

SÃO PAULO (não sabia dessa…) – Que história curiosa conta o blogueiro Tulyo Eustaquyo sobre o Tigre da Esso, que vai sumir do mapa.

Em 1972, a Esso espalhou alguns tigres enormes de fibra pelo Brasil, para lançar uma campanha publicitária. Um deles foi para Vitória, e o dono de um posto na vizinha Guarapari pediu para que sua próxima parada fosse lá. A Esso atendeu ao pedido, e não é que o Tigrão acabou virando uma espécie de símbolo de Guarapari, uma atração turística?

Vocês que moram por aí, ou costumam visitar Guarapari, contem mais!

Comentários

  • Tinha um desse num posto na Dutra, em Caçapava e quando eu era criança, toda vez que eu ia pra SJC (moro em Taubaté) passava e fazia sinal pro tigre.
    Meu sonho era tirar uma foto do lado da figura, mas já tiraram do posto há alguns anos.

  • Bom ,que esse tigre faz parte de Guaraparí isso sim.Ele representou a Esso por um bom tempo mas hoje ele pertence ao povo.Ninguem se lembra se é da Esso..Ele marca a vida de muitas pessoas.e se nao fosse o Sr.Dino q cuida muito bem dele ja estaria morto.Portanto a Esso me desculpe ,mas q esse monumento pertence a cidade de Guaraparí é inegavel.

  • sou de BH como muitos que escreveram aqui e também já fui em Guarapari umas 1500 vezes.. esse tigre faz parte da minha infância também, não sei dizer onde fica pois pelo que me lembro é um pouco afastado dos lugares onde eu ficava, praia do Morro ,areia preta ,posso estar enganado. Mas me lembro perfeitamente do tigrão !

  • Pessoal, em primeiro lugar digo que ficamos cada dia mais impressionados com a fama do Tigrão e como ele faz parte das lembranças de todos, principalmente dos que o conheceram quando eram crianças.
    Queremos dizer a todos que, se depender de nós aqui do Posto Dino, o Tigrão não vai ser retirado, mesmo com a mudança do posto da marca Esso para Shell, que deve acontecer em breve.
    Não ha por que retira-lo, ja que faz muitos anos que não está na area do posto, e sim em uma especie de pracinha do outro lado da rua, cedida pela prefeitura. Nós somente damos manutenção para que esteja sempre bonito para as fotos.
    Acreditamos que ele ja faz parte da cidade e só vamos retira-lo se a prefeitura ou algum cidadão insatisfeito pedir.
    Um abraço ao Flavio e a todos que escreveram tão carinhosamente aqui na coluna.
    Estamos esperando voces aqui no Tigrão…

    Lauro Hoffmann
    Diretor do Posto Dino
    Guarapari-ES

  • Nossa, esse Tigrão é ÉPICO!!! Desde antes de nascer vou à Guarapari, e o maior barato das férias era tirar foto debaixo das pernas do Tigrão!

    Naturalmente eu cresci e não cabia mais, mas até uns 10 anos de idade tirei fotos lá TODO santo ano.

  • Putz, esse tigre ai é fenomenal mesmo ,não criança que não passe lá e não tire foto ou fale com o pai “vamos passar na frente do tigrão?”. Virou realmente um simbolo de quem chega em Guarapari pela apertada ponte, desembocando no centro. Se for época de verão, pode ficar tranquilo que com o trânsito você ficará pelo menos uns 40 minutos olhando esse tigre.
    Muito legal a lembrança.
    Abraços.

  • Um dos grandes baratos do Tigrão de Guarapari é a mudança de roupa. Nos anos de 1994 e 2002, por exemplo, foi pintado nele o uniforme das seleções brasileiras campeãs nos respecivos Mundiais. Ano passado uns cretinos o tombaram, quebrando uma de suas pernas. O dono não esmoreceu, reergueu o bom e velho tigre e tudo voltou a ser como antes. Quando mudei para os Espírito Santo ainda menino, em 1974, o bicho já estava lá. Como está até hoje.

  • Tem um, ou tinha, sei lá, em Iguaba – RJ, às margens da Lagoa de Araruama. Marcou minhas idas a Cabo Frio e Búzios dos anos 80. Eu via o tigre e sabia que tava chegando. Impressionante como personagens publicitários podem marcar gerações.

  • O tigre ainda está lá na entrada do posto em Queluz
    firme e forte mas não tem boné e nem camiseta.
    É o cartão de boas vindas de nossa cidade e quando se retorna de uma longa viagem, ao avistá-lo a gente já se sente em casa, no caso, Queluz..

  • Putz … esse “Tigrão” marcou a infância de muita gente … morei em Vitória por 20 anos e lembro de ser bem pequeno e saber que quando via o Tigrão, eu tinha chegado em Guarapa e a praia estava pertinho… rs

    Acho que fui acompanhando todas as mudanças e “novas vestimentas” do Tigrão … ele nasceu novinho (lógico), ora ficava abandonado e feio, de repente estava lá pintadinho … ganhava uma camisa branca, azul, ou outra cor qualquer .. e por aí vai.

    Realmente virou marco na cidade. Agora estou morando no RJ e a imagem do “Tigrão” vai deixa a minha sexta-feira bem nostálgica.

    Abraços.

  • Putz, eu acho que tenho uma foto molequinho nos pés do tigre. Vou catar e te mando depois. Eu adorava esse tigre. Era sinônimo do fim da viagem até Guarapari e o início efetivo das férias! Quando eu via o tigre, ficava louco.

  • E aí Flavio gomes tudo jóia? Esse posto aí em Guarapari era uma comédia, minha família costuma passar férias aí uns 18 anos atrás, eu e mais os meus irmãos, primos, primas, nos chegamos nesse posto aí cansado, meu pai parava nele de tanto a gente pedir, “para para no posto do tigrão seu João”, era uma comédia…. na minha cidade tem um posto com o tigrão, você quer uma foto? Aguardo sua resposta……

  • Caraca !! O Tigrão da Ponte !!!!
    Sou mineiro de BH e a mineirada nas férias invade Cabo Frio e Guarapari … rs
    Passei uns 15 anos indo prá lá nas férias de janeiro … cheguei a ficar mais de um mês direto …
    Algumas das minhas lembranças mais fortes da infancia-adolescencia foram em Guarapari … Lá mesmo , em frente ao Tigrão uma das melhores … Eu era nadador, competia e tal, e os amigos do meu pai viviam me provocando, testando meus limites … Um dia, no alto dos meus 9 anos, um deles me ofereceu uma grana preta prá eu pular da ponte que fica ao lado desse tigre … Fique morrendo de medo, pensei um bocado, mas pela grana e prá não posar de covarde fui lá e pulei !!! Prá mim era mais que escalar o Kilimandjaro … os anos foram pasando e depois eu fui vendo que meu Kilimandjaro não era nem o alto de Pinheiros … todo mundo pulava daquela p.orra …

  • Nossa Flavio, esse Tigre marcou a minha infancia de certa forma.
    Quando eu era pequeno, meus 6-10 anos, eu fui umas 3 vezes para Guarapari, no lugar que eles chamam de “Vila dos Pescadores”. Eram várias praias, não muito movimentadas, com bons restaurantes e tudo mais.

    Eu me lembro de uma foto que eu tirei nesse Tigrão, porem está perdida por ai. Era uma epoca muito boa, credo.

  • Meus avós tem casa em guarapari e todo verão eu passava la desde mulequinho….. Morava em Linhares, norte do ES (190km de guarapari) e na viagem não via a hora de “dar tchau para o tigrão”, naquela epoca um mes demorava uma eternidade pra passar.

  • Esse tigrão veio de navio dos EUA para o BR como material de promoção, o posto Esso em questão se chama “Posto Dino”, o proprietário, o Sr.Dino morava no mesmo prédio em que meus avós tem apartamento de veraneio . Infelizmente cerca de um ano atras, algum infeliz derrubou o tigre, mas foi recrutado um artista plástico da região para consertar.
    Esse posto fica de frente para o mar , e além de atender os clientes normais de carro, o posto tem uma base na entrada do canal (tem um canal que banha boa parte da cidade) para abastecimento de embarcações.

    ps. sou de Vitória – ES !!

  • Aí Flávio, neste verão mesmo, tomei uma no restaurante anexo ao posto aí. O ponto pra mim, sempre foi chamado de Tigrão, logo ao lado da ponte, ponto de referência também pra todos.

    Impressiona mesmo e é bem legal. Uma pena acabar …. triste.

    Se soubesse que iria acabar por agora, teria tirado uma foto ao lado do posto !

    Um abraço !

  • Fala Flávio. Fica na entrada para o centro de Guarapari mesmo….logo anexo à ponte. Esse Tigrão já passou por “plásticas” para permanecer bem na foto! Bacana pois lá em Guarapari (daqui de Vitória até lá são 55 kms) , que tem por ave símbolo o Guará, já houve casos de bacana com casa de mais de milhão em área nobre de ricassos de Guarapari , roubar os Guarás na cara dura para decorar o jardim !! haháhhá