F150®
SÃO PAULO (mundo chato) – A Ford meteu um processo nos cornos da Ferrari pelo uso da denominação F150 para seu carro de F-1. A montadora americana alega que F150 é dela, ninguém tasca, ela viu primeiro. É o nome de uma picape.
É ridículo o que fez a Ford. A Ferrari deu esse nome ao carro desta temporada para celebrar os 150 anos da unificação da Itália. Jamais pensaria em plagiar um nome besta de uma caminhonete.
Mas como a Ford ficou ofendida, sugiro que empresas espalhadas pelo mundo processem a empresa por usar nomes que não lhe pertencem. A Fiesta lá do Texas, por exemplo, que faz comidinhas e temperinhos mexicanos desde 1955, poderia alegar que copiaram sua marca. Deve haver, espalhadas por aí, milhares de firmas que se chamam Fusion, Edge, Escort, Focus, que podem tirar sua lasquinha.
Como se perde tempo com bobagem no mundo…
Ah, a Ferrari, por conta do chilique fórdico, decidiu que o nome do carro agora é F150th Italia. Uau.
PS: Um blogueiro lembrou nos comentários… O carro da Sauber é o C30. Será que a Volvo vai processar a equipe?
a GM se ferrou com a powertch de Curitiba, loja de equipamentos de competiçáo perdeu o peocesso.
Ainda bem que a Ferrari saiu fora dessa roubada, pq tem Recall de Fords F-150 no mercado, será que daria para arrumar os carros de Maranello no recall a tempo de participar do início da temporada de F-1?
Notícia do Recall das F-150 da Ford
http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201102231613_TRR_79544883
Seja oq for, a pilantrada da ferrari merece levar uma surra dessas!!!
A Ford quer um dinheirinho por uso “de sua letra e números”. Espero que perca e a Fiat a processe de volta.
Sobre o C30, a Volvo não é tão fresca quanto a Ford em questão de nomes e siglas. Por isso, Peter Sauber não foi acionado até agora. Afinal, tratam-se de carros, mas são carros muito diferentes.
Estou começando a concordar com você.
Ford e Ferrari têm problemas desde que os estadunidenses apareceram em Maranello para comprar a Ferrari nos anos 60. Enzo Ferrari se opôs frontalmente à negociação e de forma ostensiva mandou seus subordinados saírem da reunião e não deu bom dia ao pessoal da Ford. A resposta que Detroit deu ao comendador teve o nome de Ford GT.
Dona galinha devia então processar a Ford por usar “Pinto” em um de seus mais ridículos carros e denegrir sua cria. E Fiesta boa era a revista de sacanagem…
E a Porsche, que elegantemente não fez nada contra a Peugeot, que usa o mesmo nome de carro (908), na mesma categoria?
pensei em algo parecido hojê, um cara falou q a peugeot dedetem o direito sobre nome de carros com 0 no meio, ele usa isso como explicaçao pro 911 nao ser 901, mas varios carros da porsche tem o 0 no meio (902~909)
Ah… americanos, quando vão parar de pensar que o sol gira entorno deles?!
essa era uma boa pro pseudo fordistas calarem a boca, muita gente falando de vingansa da ford à ferrari com o gt40, blablabla… bobeira! o gt40 foi meramente encomenda, a ford americana nao botou um dedo na construção ficou tudo a cargo da sede inglesa da marca.
enfim, a ford nao tem mais direito que nenhuma outra montadora, mas acha que tem todo direito do mundo encima de todas as outras montadoras. não foi uma brincadeira de mal gosto e muito menos uma sacanagem da ferrari, uma mera homenagem a sua patria, é disso que se trata, e nao um contra-ataque (que seria no minimo ridiculo e burro f1xpicape) à banheira da ford. se a ford pode, a volvo deve!
A sugestão do autor está conceitualmente errada. Fiesta alimentos, juridicamente, é uma marca diferente de Fiesta carro, pois se tratam de marcas de categorias diferentes. Já F150 picape e F150 esportivo são a mesma categoria. E a Ford tem sim esse direito. Sabe por que? Por que ela veio primeiro. Não porque ela é melhor, ou maior, ou mais malvada que a Ferrari. Ferrari essa que faria exatamente a mesma coisa, se tivesse licenciado a marca F150 antes da Ford.
Ah se eu tivesse um Ford F150, e um carro de F1 com o mesmo nome,
e ainda por cima uma Ferrari, colocaria um símbolo da Ferrari embaixo
do F150. A Ford deve ter pensado nisso. Eles se merecem.
abrs
Lá se foi o plano da Ferrari de faturar em cima do nome F150. Os americanos ignorantes já não vão comprar itens da Ferrari F150 pensando que é da Ford.
A ferrari entrou com um processo aqui em Natal pq tinha uma loja ha mais de 20 anmos com o nome Ferrari Veículos.. O dono teve q muda de nome…
A Jaguar fez o mesmo.
Nesse mundo de negocio e direitos de marca ainda mais no automobilistico tem que ficar esperto mesmo como disseo o Andre BH, dar mijadinha pra marcar territorio, a familia Gurgel vacilou e veio outro espertalhão e pimba levou a marca!
Estou contigo…o que tem a ver a pick-up com um carro de F1 comemorativo…o mundo tá chato mesmo.
Babaquice da Ford…
E o grupo holandês FOCUS, vai processar a Ford?
HOCUS POCUS pra Ford!
(Aliás, uma boa idéia para um videozinho: Hocus Pocus, com Focus)
É por isso que a Ford não está na F1…
Realmente esse mundo de hoje em dia está cada vez mais banal. Os caras só se preocupam com bobagens.
otima resposta
Exagero ou não, a Ferrari é uma das empresas mais pentelhas para esse tipo de coisa. Tenho certeza de que faria a mesma coisa. Então deixa o Montezemolo tomar essa.
Eu tenho um amigo de sobrenome Ferrari, será que ele pode fabricar carros com seu próprio nome?
Realmente sr. Flávio, existem muitas firmas que se chamam Fusion, Fiesta, e etc. Mas nesta balança não estamos pesando bananas com repolhos, e sim bananas com bananas… No universo automobilístico, uma montadora detem em registros os nomes de seus produtos e têm o direito de questionar o uso desses nomes por parte de outra indústria automobilística, mesmo sendo esta uma equipe de fórmula 1. Porque vc não gosta de pick-ups ou só se interesse por tranqueiras antigas, não justifica “puxar a brasa somente para a sua sardinha.” Acredito que se a Ford questionou, está no direito dela, assim como se a Volvo quiser questionar a Sauber, também estará no direito dela, e também, se a Ferrari tivesse copiado o nome de algum de seus produtos, também o reinvindicaria.
O Focus que eu gosto é este aqui: http://www.youtube.com/watch?v=TnTGF5G5B6w.
Progressivo holandês!
Flávio, esta briga vem de longe desde quando a Ford teria feito um acordo com o Enzo Ferrari para comprar a Ferrari e o Enzo desistiu e aí a Ford teria encomendado à Lola para fabricar o Ford GT 40 só para se vingar dele e ganhou 3 vezes seguidas as 24 horas de Le Mans.
Jovino
Primeira hipótese: Acho que a Ford não engoliu, até hoje, a banana que o Enzo Ferrari deu à eles na década de 60, quando a americana queria comprar a italiana . O resultando foi o Ford GT40, pelo menos isso.
Segunda hipótese: Talvez a rivalidade anos 70 entre os Ford Cosworth e a Ferrari, tenha ajudado. (a menos provável)
Terceira hipótese: Foi coisa de algum executivozinho americano desse mundo corporativo, com MBA , etc e tal… (a mais provável)
Sapos a parte, foi muita pretenção da Ford achar que a Ferrari estaria plagiando o nome de uma pick-up tipicamente americana num F1 puro sangue italiano …
Se o modelo da Ferrari chamasse “Ford F-150” aí eu acho que a reclamação seria justa. Mas não vejo mal em só colocar F-150.
Embora existam outras camionetes com a sigla “F -“, pessoalmente eu as associo a aviões, nunca aos carros.
Não vejo prejuízo nenhum.
Isso me lembra de uma historinha de que a Taurus (fabricante de armas) teria processado a Ford a época do lançamento do carro com o mesmo nome. Parece que chegaram num acordo e os empresários da Taurus ficaram passeando de Taurus por aí.
Deixa só F11 e bota um adesivo no carro, tá pronto.
Daqui a pouco vão grilar pelo logo da Ferrari que lembra bem um Marlboro.
Nem precisa ir muito longe… Basta o Ford Puma.
eles poderiam ter cedido a licença para a ferrari utilizar o9 nome F150, seria apenas por um ano, nãom,iria interferirm em nada.
Ah…não Ford , vai .
Tem o caso da Porche com a Peugeot, a Porche deu a designação em um dos seu modelos de 901, a Peugeot detem os direitos autorais sobre toda numera de tres digitos onde o 0 é o numero do meio a Porche teve que mudar e assim nasceu o famoso 911!
José, mas a Peugeot já levou uma também! Quando eles lançaram os carros com a numeração de quatro dígitos (1008,3008, etc) na Inglaterra, eles tiveram que soltar vários releases para destacar que a imprensa não poderia se referir a estes carros como 1 “double o” 8, que é a maneira natural de dizer “00” em inglês.
Isso porque esta maneira de dizer “00” é registrada pelos detentores dos direitos do James Bond, o “double o” 7!!! Abraço!
isso soa ridiculo, a porsche tem carros do 902 até o 909
O fato é que o pessoal da Ferrari estão mal acostumados a mandarem e desmandarem na F-1 o Montezemolo tem lá seu pittis, e começaram achar que podem fazer qualquer coisa existem leis e regras no mundo dos negocios e uma delas é não por o mesmo nome de um produto que já existem no mercado e é do mesmo seguimento como é o caso isso é plagio sim!
Boa noite Flávio 69, esse é o mundo em que vivemos, de pura mesquinharia…
Edge? O guiterrista do U2 pode tocar o terror em cima da Ford tb.
Se não me engano, é necessário que a empresa “defenda” suas marcas pra não acabar perdendo o registro dela. Se a Ford fosse leniente, poderia perder uma disputa futura realmente importante dessa marca. É uma mijadinha que a fábrica dá na marca pra marcar território. Esses processos são meio que um teatro, acabam em acordo e tal. Não acho que é safadeza da Ford, é mais uma das loucuras do direito mesmo.
Eu sou fã da marca Ford e sua história, mas achei essa historia de processo uma bela babaquice. Se a F150 da Ferrari fosse um carro de rua, aí sim!
Outra coisa: não se pode ter como marca registrada, um número. A Intel no passado tinha seus processadores 286, 386 e 486 e, por causa do processador se chamar “um numero”, ela nao conseguia patentear, então os concorrentes, literalmente copiavam e vendiam mais barato. Quando lançaram o Pentium e registraram a marca, os concorrentes tiveram que se virar, pois nao podiam mais copiar.
Não entendo de leis internacionais, mas entendo que se eu quiser fabricar uma caminhonete e colocar o nome F150, eu posso! Se me perguntarem se o F é Ford, eu digo que é de Flávio. Ja pensou se Bernie Ecclestone processasse o Ron Dennis pela McLaren F1?
Em 1998, quando a montadora Norte-Americana apresentou o modelo ‘Focus’, um grupo editorial germânico responsável pela revista ‘Focus’ revelou que iria processar a Ford pelo uso indevido do nome no veículo. Até onde sei, ambas partes chegaram à um acordo.
Essa é uma briga antiga desde dos anos 60, quando a Ford quis comprar a Ferrari, e o velho Enzo aos 45 do segundo tempo desistiu do negócio.
A Ford ficou puta e construiu o Ford GT40, para dar o troco onde mais doia no Commendatore, nas pistas. O Ford GT40 foi a Le Mans e por três anos seguidos desbancou os carros de Maranello, chegando a fazer 1º-2º-3º.
Aí nasceu a rivalidade entre as marcas.
Suecos são pessoas superiores .
Era de se esperar que a Ford reagisse, o nome F150 está ligado à marca há muitas décadas. Aliás, entre as picapes que viraram cult estão as F-150 dos anos 50.
Quanto aos nomes como Fiesta, Focus, Edge e outros, desde que não haja outra empresa no ramo automobilístico utilizando anteriormente o nome, não há problema. Uma coisa é vender tacos mexicanos ” Fiesta”, outra completamente diferente é vender um carro com este nome.
Eu achei correto oque a Ford fez.
Com certeza se fosse o inverso, uma pick-up com o nome de alguma Ferrari, também aconteceria o mesmo…
Uns 3 anos atrás, aqui em Americana, interior de SP, o dono de uma revenda de carros usados, (pequena, não tinha mais que 20 carros lá), (e nada caro, o comum mesmo do dia a dia), depois de uns 3 anos usando o nome “Ferrari Veículos” (era o sobrenome dele) teve que mudar toda a fachada, porque “descobriram” ele aqui na terrinha sem pagar royalties….
Isso sim é sacanagem. E pra variar, veio da Ferrari original.
Esses italianinhos de Maranello são muito folgados…
Mas isso é MUITO diferente do que aconteceu. Aposto que se o sobrenome dele fosse Silva, Santos ou Cleysson, a revenda não teria o sobrenome dele. Só é porque é Ferrari Veículos por causa da Ferrari. Sem falar que usar o nome Ferrari numa revenda de veículos é de um oportunismo sem igual.
Agora, no caso do post, aposto que a Ferrari nem sonhou com o carro da Ford quando colocou o nome…
Ford… vcs são ridiculos…!!!!
Escort…qualquer garota de programa…pode processar a Ford!
quem veio primeiro? as ESCORT (prostitutas gringas) ou o Ford Escort?
se bobear a Volvo em vez de processar oferece patrocino, seria legal ver o Azul devolta na sauber.
Como alguém disse lá na comunidade F1 Brasil do orkut, a Ferrari deveria rebatizar o carro como FIFTY 150.
Fernando
Is
Faster
Than
You
150
A situação pode ser reduzida a uma palavra: frescura!
Ah, o velho pendor americano por processos… Se a justiça deles fosse essa m…a que é a nossa ( onde qualquer processo besta demora 15 anos) eles com certeza não processariam à toa. Agora, cá entre nós, não sei se é a Ford que devia se sentir lisongeada por ter um produto com seu nome na Ferrari, ou a Ferrari que devia se envergonhar de por num produto seu o nome duma porcaria…