FW33

SÃO PAULO (rua, meu filho!) – E o último lançamento de hoje: FW33, o carro da Williams. A equipe não se preocupou muito com fotos de divulgação (só essa aqui, de lado, por enquanto). Mandou Barrichello para a pista rapidinho. A pintura me parece provisória. Carro todo azul escuro, com número grande na lateral e a PDVSA como patrocinadora quase exclusiva. A estatal venezuelana vai garantir a maior parte do orçamento do time. Em troca, colocou Pastor Maldonado no cockpit.

Mas seria legal se ficasse assim, uma pintura clássica e minimalista. Gosto da Williams. É o que sobrou de uma F-1 que não existe mais, que a gente chama de “garagista”. Lugar apropriado para Barrichello, um apaixonado pelo que faz. Pode-se falar o que quiser de Rubens, mas uma coisa não se nega a ele: o amor pelas corridas.

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco Almeida
Francisco Almeida
13 anos atrás

Barrichello tem seus talentos de acertador de carros. Aliás, é um papel que lhe cai bem numa equipe que tem um estreante trazendo o principal patrocinador. Se fosse numa situação como a da Ferrari, em que um campeão traz o dinheiro grosso, só haveria espaço para o Barrichello como piloto de testes, sem correr GPs, e a equipe preferiria como segundo piloto alguma promessa vinda das “categorias de base”, como fez a MacLaren com o Hamilton.

No ofício de motorista (ué, driver não é motorista?), certamente Barrichello é melhor do que eu. No quesito sucesso financeiro, ele também é muito melhor do que eu. Mas me sinto à vontade para criticá-lo pelas besteiras que volta e meia ele solta. Ele teve, e ainda tem, a pretensão de ser um segundo Senna, de ser um campeão do mundo na F1, mas não tem nem o talento e nem a agressividade do piloto de saudosa memória. Ao contrário, Barrichello é muito mais lembrado pelo festival de “mi, mi, mi” na frente dos microfones.

Talvez a melhor definição de Barrichello hoje (fevereiro de 2011) é que ele é um fóssil vivo: representante de uma época romântica em que o automobilismo brasileiro formava pilotos competitivos no exterior (com destaque para o Emerson e para o Piquet), vivendo numa época em que o caos reina na CBA, em que os autódromos nacionais vão rareando, em que as corridas de monopostos estão extintas no Brasil e em que apenas duas categorias automobilísticas nacionais conseguem se sustentar (a “estoque” e dos caminhões) e seus pilotos não têm a menor chance em correr no exterior (prova disso é que nem o Cacá e nem o Popó Bueno, filhos do famoso narrador da F1 da Globo, se animaram a começar uma carreira lá fora).

Pobre Barrichello, queria ser um novo Senna, mas tem que se contentar em ser um novo Riccardo Patrese.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Força, Rubens.

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Por quê é que não se pintam os números grandes dos carros nas carrocerias mais?

Mesmo carros sem patrocínio tem um número minúsculo na frente!

semnome
semnome
13 anos atrás

Nem rua, Flávio.
Abs.

José Maria Forville de Andrade
José Maria Forville de Andrade
13 anos atrás

Rubinho é o nome brasileiro na atual F1.
Força Barrica!!!

Carlos Tavares
Carlos Tavares
13 anos atrás

Aliás, esse esquema de cores Azul / Amarelo / Vermelho é a bandeira da Venezuela….

Venezuela, de onde vem a petrolífera que vai bancar a brincadeira da Williams…

Carlos Tavares
Carlos Tavares
13 anos atrás

Acho que vem pintura bacana aí…. Tá com cara que vai voltar pra pintura clássica dos anos 80 e 90, Azul / Amarelo / Branco e Vermelho….

ADALTO
ADALTO
13 anos atrás

Dos carros lançados,é um dos mais bonitos com certeza..!!
Achei o C30 muito simples, de estética e pintura.
Fraco..!!!

Beto
Beto
13 anos atrás

Não entendo como a Williams não conseguiu fechar nenhuma parceria que não fosse a Cosworth. O carro do ano passado fazia milagres com o pior motor do grid. Uma pena que continuem com ele.

carlossilp
carlossilp
13 anos atrás

Sei não, a pintura até q tá bonita, mas acho q essa bagaça não vai render bem nas pistas.

Alex
Alex
13 anos atrás

Parem de encher o saco, bando de invejosos. O cara gosta do que faz. Poucos nessa vida tem o privilégio de viver (e bem) do que gosta. E ele não prejudica ninguém com isso. Concordo com o Vitór: “tinha que ser de graça?”

Vinicius
Vinicius
13 anos atrás

Que a Fé do “Pastor” e a experiencia do “Barrica” ilumine a equipe… mas eu aposto que esse “Tubarão Martelo” da Williams vai ser o pior das equipe veteranas… talvez na segunda metade da temporada já leve um pauzinho da “Lotus Pobre”……

Celso Guzella
Celso Guzella
13 anos atrás

Eu torço pelo Rubens,acho ele muito rápido ainda e aquela ultrapassagem no alemão ajudou a resgatar a auto-confiança dele.Acho que em 2011 ele vai acabar de se soltar com maturidade.

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Seria fantastico se essa pintura ficasse assim, sem logomarcas de patrocinadores…e o azul combinou em tudo…simplesmente maravilhoso. Quanto ao Rubens, sou suspeito de falar pois sou fã de carteirinha dele rsrs

Marcelo Mendez
Marcelo Mendez
13 anos atrás

parace até uma releitura de uma Ligier! rs… outra, em tempos de fusão de bancos, industrias e afins, sugiro a fusão da Sauber com a Williams, seria uma bela equipe “garagista”.

Felipe Santos
13 anos atrás

o que eu percebi foram as festa que eles davam e que com os cortes de custo não dão mais

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

TODO ano a Willians apresenta o carro todo azul, desde que a BMW saiu. Na primeira corrida vamos ver o carro com aquela horrível pintura branco e azul

Olavo
Olavo
13 anos atrás

Oi Flavio,

Vale lembrar que é a mesma cor da Willians Politoys (um march 711 modificado) que o Henri Pescarolo e o Moco correram em 1972 (inclusive em Interlagos).

[]s
Olavo

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
Reply to  Olavo
13 anos atrás

Acho que não… A Williams-Politoys tinha pintura preta e branca. A de agora parece ser azul escuro, não preta.

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Apesar de simpatizar com a equipe…acho que a Williams vai ter outro ano surrado…. pois não vejo evolução na equipe a cada temporada nem financeira nem de projeto…. acredito que esse ano não vai brigar nem com a Force India como no ano passado….. deve disputar colocação com a Sauber…. minha previsao de ordem de colocação pra proxima temporada é :
1- Ferrari / 2 – RBR / 3 – McLaren / 4- Mercedes / 5 – Renault-Lotus / 6 – Force India / 7 – Williams / 8 – Sauber / 9 – Lotus / 10 – Virgin / 11 – Hispania

Emerson Neves
Reply to  Fernando
13 anos atrás

Concordo so que vai ficar atraz da sauber!!!!!!

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Eu não sou fã do Rubens nem como pessoa nem como piloto. Principalmente depois de sua passagem na Ferrari. Não via problema nenhum em ele ser segundo piloto, mas não aguentava “hipocrisia” dele dizer que foi enganado pela Ferrari DURANTE 5 ANOS…… colocando a opinião publica contra uma equipe que deu toda a estabilidade financeira que ele tem hoje. Na Brawn a mesma coisa… varios erros em largadas e viu a sua grande e unica chance de ser campeão acabada…. novamente dizia que o carro não era o mesmo do Button que por sinal é um piloto pra lá de mediano. Entretanto eu acho que o Rubens é o melhor piloto brasileiro da decada…. pode nao ser um campeão, mas é um bom piloto, pois ninguem fica nessa categoria predatoria durante 19 sem ter valor… visto a choradeira que é para conseguir uma vaga sequer de piloto de testes….

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
Reply to  Eduardo
13 anos atrás

Assino embaixo. Só não concordo em dizer que ele foi o melhor brasileiro da década: o Massa sem dúvida foi o melhor (excetuando-se os dois últimos anos). Massa pelo menos uma vez na vida disputou um título pra valer.

Huller
Huller
13 anos atrás

Gosto da Williams também. Hoje em dia então, com esses anos cheios de confusões… espionagens, sabotagens e acidentes propositais… É a equipe que me parece hoje mesmo, a mais “raiz” da Formula 1. A que é mais parecida com o que sempre foi.

Heberson Haase Pinheiro
Heberson Haase Pinheiro
13 anos atrás

Pena que a pintura seja, se for, provisória. Devem estar indo atrás de mais anunciantes ainda, ou algum contrato pode ser fechado nos próximos dias.
Mas achei lindo o carro.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Bem legal a pintura, mas o importante é que o Barrichello, consiga fazer uma boa temporada, andando na frente de muitos. Porque do “outro”, nao podemos esperar muito-

Anderson Nascimento
Anderson Nascimento
13 anos atrás

E quem não gosta desse time hein? Pra mim Sauber e Williams ainda possuem nas veias a paixão pelas corridas.

José Marinho
José Marinho
13 anos atrás

Uffa até que enfim seu Gomes voce reconheceu e não fez nenhuma critica ao Barrica!

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Já me irritei, me decepcionei, me alegrei (como na pole do GP Brasil 2009), mas hoje dou o braço a torcer por Rubens. Ninguem fica na F1 por quase 20 anos à toa.

Fernando Assis
Fernando Assis
13 anos atrás

Q pena a pintura ser provisória…
Achei a mais linda até agora…

Jefferson
Jefferson
13 anos atrás

se tivesse amor pelas corridas ele saberia que existem outras categorias no automobilismo e estaria correndo na DTM ou na Rolex ou na Le Mans Series ou de rallye. Não estaria ocupando vaga de pilotos jovens e promissores como o Hulkenberg. Dá impressão que só ele acredita que têm chance de ser campeão mundial. Ainda não caiu a ficha, acho que nunca vai cair. Vai correr no fundo do grid lutando pelo décimo lugar. E ainda não vem com nenhum patrocínio pra equipe. Alguem se lembra do Ricardo Patrese?? O Barrichello é o Patrese brasileiro.

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
Reply to  Jefferson
13 anos atrás

Hummmm… Rubinho é melhor que Patrese… Mas, ainda assim, Rubinho não deixa de ser um… Patrese!

Emerson Neves
Reply to  Jefferson
13 anos atrás

Patrese brasileiro ou Ricardo Barrichelo risossss
rubinho me vais rirrrrrrr

Ricardo
13 anos atrás

Talvez Rubens nunca consiga ser campeão, mas algo que vc falou e é mt certo é o amor que ele nutre por correr. Espero como quase que um milagre que a Willians tenha um carro que há anos não possui…. sinto falta dos tempos em que a mesma era forte e ou ao menos se mostrando competitiva quando trouxe Juan Pablo Montoya (me perdoem se estiver errado) em que ele dirigia com uma sede enorme por posições e que teve um carro mt bom e com o forte motor BMW. Se a Willians voltar a ser ao menos o que foi nesse momento estarei mt feliz.
a minha tristeza é ver uma equipe assim, definhar aos poucos. Seria e será lamentavel se a mesma deixar a F1 como tantas outras grandes e pequenas como a Minardi e a laranja que infelimente por agora não lembro o nome

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Gostei.. Bem que a Williams podia acertar a mão esse ano
A Williams sempre teve carro bonito.
Quanto ao Barrichello, , já ouvi dizer que está quase bilionário..
Um ano a mais de salário não faria nenhuma diferença na sua vida.
e ainda se diverte na profissão , tem uma bela família.
imagine se fosse dar ouvidos a invejosos.

Williams Head
Williams Head
13 anos atrás

Flávio, e esse bico em forma de “t” aí? Nos outros carros essas azinhas ficam mais próximas ao cockpit. Nenhum comentário? Eu fiquei intrigado.

Zé Maria
Zé Maria
13 anos atrás

Flávio, não que você precise disso!!

Mas parabéns pelas palavras em relação ao Rubens, sendo que por várias outras vezes você o espinafrou por aqui, talvez achando até que estivesse com razão. . .

Em tempo, ninguém sobrevive tanto tempo num ambiente tão competitivo como o da F 1 se não tiver um mínimo de talento e capacidade. . .e isso ele já demonstrou ter de sobra. . .

Quanto ao seu desempenho fora do cockpit, aí já são outros 500. . .

Mas o que interessa mesmo é o que acontece dentro do carro. . .

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Certamente ainda vão encher esse azulzinho aí de logotipo de patrocinadores, mas… Se deixarem pelo menos esse numerozão, ia ser jóia :)

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Lucas
13 anos atrás

nem a pintura, nem o numerozão, tudo isso some no começo do ano. Fonte? os últimos 4 anos…

Hélder
Hélder
13 anos atrás

O carro é muito bonito assim…mas é pena que não vai ficar (ou não)…
Qto ao Rubens… vai acertar esse carropra fazer um bm papel esse ano !!!!
Abraço

Mauro Batera
Mauro Batera
13 anos atrás

Tenho saudades dos carros “cunha”, pois a cada ano que passa, estes F1 ficam cada vez mais feios!

ReinJr
ReinJr
13 anos atrás

O Rubens vai ser campeão!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
13 anos atrás

A foto que tá no Grande Prêmio me faz pensar porque cargas d’água não se volta a ter números dos carros destacados nas pinturas, visíveis daquele jeito… a última que lembro ter pensado nisso foi a finada Honda, no aerofólio traseiro, no estilo da Indy… isso ajudaria tanto na identificação de cada carro, seja na tv, seja na pista… porque tem equipe que parece ter vergonha de mostrar o número dos seus carros e essa coisa de ter de identificar piloto pelo capacete é um saco…

Tomara mesmo que a pintura definitiva da Williams seja mesmo uma retrô da mítica dos anos 80 e 90, aquele carro azul, amarelo e branco é dos mais bonitos que já vi na F-1, carro com o qual o grande Nelson foi tricampeão mesmo com toda a equipe trabalhando pro Mansell…

E que o Rubens continue tirando leite de pedra desse carro, como ano passado…

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Boa tarde Flávio 69, assim a vida seria melhor para todos nós, o trabalho com amor….

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

O problema do Rubinho é quando a luz vermelha se apaga, o resto a gente já sabe…só reclamação! Justifica Rubinho…

Adolso
Adolso
13 anos atrás

No site do Barrichello tem várias fotos do novo carro…

Marcelo Ramos
Marcelo Ramos
13 anos atrás

Barrica precisa confirmar também pelo Twitter se o fato de andar atrás da Hispânia e normal ou sera que os botoes no volante o esta atrapalhando.

A Ferrari/Minardi esta levando pau e ainda nem começou a temporada, qual vai ser a desculpa do Aldo Costa, excesso de botoes no volante ou carro que não se adapta aos pneus.

Aldo o problema não e o volante com MUITOS botoes o problema e a Ferrari/Minardi com MUITOS incompetentes na equipe italiana, algo já habitual, tradicional podemos dizer.

A Mercedes ( antiga Braw ) só confirma minhas suspeitas, só se deu bem no ano que foi campeã, pois burlou o regulamento e usou um carro ilegal, em 2010 e ao que parece com o inicio pífio de 2011, mesmo com rios de dinheiro a disposição e com quase os mesmos tecnicos e diretores campeoes em 2009, mas agora tendo que seguirem as regras, estão levando um nabo danado, nem Dick Vigarista poderá ajuda-los.

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
13 anos atrás

Os tempos do dia de hoje não dizem nada.

Ele está em antepenúltimo, mas por duas questões básicas: 1- o carro é novo e não acharam o acerto ideal. 2- A pista da Espanha é de media-alta velocidade… o motor Cosworth não empurra o suficiente em retões.

Mesmo que não vença, a Williams com Barrichello é um puta time. Só não é melhor pq não tem mais Hulkenberg.

Gabriel Araújo
13 anos atrás

E tem o “S do Senna” no bico, ‘professor’? Pode me explicar essa história melhor? rsrsrsrsrs

Renato Campestrini
Renato Campestrini
13 anos atrás

FG,

Concordo contigo!
De Rubens pode se falar o que quiser, mas que ele é um apaixonado, isso não nos resta dúvidas.
É uma pena ver não só o carro, mas parece que até o capacete de Rubens sem um patrocinador.
Com a história que ambos possuem na F1, será que investir neles não dá mais retorno?
Abraço,

RC.

José Morelli
José Morelli
13 anos atrás

A Williams chegou a sugerir que em 2011 que adotaria uma pintura retrô, mas não deu maiores detalhes. Mas já foi o suficiente pra muitos especularem que a tal da pintura retrô seria uma menção à pintura utilizada pela equipe de 1985-1993, ou seja, o amarelo, azul, branco e alguns detalhes em vermelho, só que desta vez, não seria em decorrência de patrocinadores tais como Camel, Elf, Canon e etc e sim uma referência à bandeira venezuelana que por curiosidade possui estas cores: amarelo, azul, vermelho e o branco das estrelinhas. Resta saber agora se realmente esta informação procede. Nos bastidores, a Williams tá na batalha pra conseguir mais patrocinadores (por isso não quer divulgar pintura oficial ainda). Aliás, pra conseguir esses patrocinadores extra – além do principal da PDVSA, aposto que eles vão colocar gotinhas de gasolina no carro, acertar o Williams pra andar feito volta de classificação em Valência e fazer o Barrichello sentar a bota geral, pra querer dizer que a Williams esse ano vem forte. De qualquer maneira, sou fanático pela Williams, equipe pela qual torço sempre e muito! Go Williams!

Emerson Neves
13 anos atrás

Confira a classificação desta terça-feira em Valência:

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min13s789 (93 voltas)
2º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India), a 0s169 (71)
3º. Gary Paffett (ING/McLaren), a 0s523 (91)
4º. Paul di Resta (ESC/Force India), a 0s692 (28)
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s784 (98)
6º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 1s852 (68)
7º. Jerome D’Ambrosio (BEL/Marussia Virgin), a 2s234 (71)
8º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 2s582 (28)
9º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 2s681 (15)
10º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 3s445 (20)
11º. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 3s566 (78)
12º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania), a 4s251 (45)
13º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 6s161 (9)
A williams de barrichelo apenas na frente da hispania .
A mercedes com o carro mais bonito do grid em ultimo.
vao ter que melhor bastante..

David
David
Reply to  Emerson Neves
13 anos atrás

Aprenda uma coisa: Esses tempos significam absolutamente nada! Espere até o Qualifying Session do Bahrein e aí sim é que vamos ver os tempos reais de cada carro. Muitos aí estão apenas fazendo um shakedown, verificando como o carro se comporta com tanque cheio, checando acertos aerodinâmicos.

Saga
Saga
13 anos atrás

Este é o ano com o GRID mais bonito que ja vi na vida ( acompanho F1 desde 87 ).
Nunca vi um ano onde quase todos os carros que vi até agora fossem tão bonitos..
Lotus verde, Lotus preta, Mercedes, Toro Rosso, Red Bull, Ferrari e até a Willians provisória…
de feia por enquanto só a Sauber. Essa cor da Willians lembra a Lambo.

2SIX
2SIX
Reply to  Saga
13 anos atrás

CONCORDO !

Fernando M.A.
Fernando M.A.
13 anos atrás

Uma coisa notável das pinturas para os carros de Fórmula 1, a simplicidade costumam ser as mais belas, como as melhores pinturas de 2011 são até agora a da Lotus verde e esta da Willians, do lado oposto provavelmente estarão as pinturas complicadas e nada memoráveis da Toro Roso e Red Bull, que provavelmente nem serão alvo de comentários devido ao desprezo do estilo.
Desse carro espero que a pintura definitiva seja parecida com essa, talvez só com adição e detalhes de mais uma cor (preferencialmente amarela ou vermelha), mas sem desvirtuar esse azul profundo, a mesma cor do primeiro carro da Willians e assim suas raízes, além de permanecer com esses números da forma que estão, pois o que define até mais como uma carro de corrida do que os resultados.

JFN
JFN
13 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=IcBMli3yxj4&feature=player_embedded

vale o clique! A parte em que aparece Jacarepaguá em 1980 é de chorar se comparada ao abandono em que o autódromo hoje se encontra…

Carlão
Carlão
13 anos atrás

Alem de tudo o que disse Gomes, lembrar sempre que se Sir F. Wlliams, com mais de 40 de corridas nas costas, contratou o Rubens, ele deve entender alguma coisa de pilotos, já que teve grandes pilotos em seu time. Torço para que a temporada do Rubens seja muito boa mesmo.

galileu
galileu
Reply to  Carlão
13 anos atrás

si F willians é um grande homem, perguntem ao Emerson Fittipaldi porque.