MP4-26
SÃO PAULO (meio assim) – Bom, se faltava um carro diferente, ele apareceu. A McLaren apresentou seu MP4-26 em Berlim, no meio da rua, o que foi meio estranho. Porque as relações com a Mercedes já não são mais as mesmas, e tal. Mas foi um evento bem midiático, sem dúvida. E por ser o carro mais diferente de todos, abro uma exceção e publico duas fotos da caranga. A da lateral aí no alto é bonita, de estúdio, linhas sinuosas, aquelas coisas. Mas é na foto frontal que se nota que fizeram algo esquisito: essas entradas de ar laterais em forma de “L”. A asinha dianteira também é cheia de onda.
Veremos como vai se comportar nos testes. McLaren é McLaren. Brigou pelo título em 2007, levou em 2008, derrapou em 2009 e, no ano passado, não fossem alguns erros de Hamilton, poderia disputar a taça com a Red Bull. A dupla é fortíssima. Como eu disse outro dia, acho que será a grande adversária dos rubrotaurinos, ao lado do voluntarismo de Alonso.
Gostaram?
Todos os projetos revolucionários poderiam ser premiados, no caso da mclaren, vitórias e títulos
Fantastico, adoro a Maclaren, ela é totalmente profissional, nada a ver com a Ferrari(olha que eu sou neto de italianos) espero que este carro deixe todos comendo poeira, pena o Rubinho e o Massa nao estarem nesta equipe.
Tá aí um carro que pra mim, é a síntese do que deveria ser a Formula 1: inovadora, criativa, buscando ser diferente e criando para ser o melhor. E além de tudo, é linda.
É muito bonito, mas vamos ver se anda junto das RBR´s como diz o “nosso” amigo Galvão…..
E vcs lembram quando o Mansell voltou a F1 depois da Indy, foi em uma Mclaren que na época era revolucionária, com uma asa a mais na carenagem do motor…..
E vcs lembram, como foi aquela Maclaren????
Nota: Descobri o que fazer com o circuito de jacarépagua….
Ele será comprado pela Globo, para as provas com carros do BBB11.
Isto é uma vergonha!!!!! Como diria Roris Casoy…
Um abraço
Rogério
Fiquei bem entusiasmado quando soube que a McLaren lançaria seu carro em Berlin.
Imaginei um lançamento no Portão de Brandemburgo, em frente ao Reichstag, na Alexanderplatz ou percorrendo a East Side gallery tendo o Muro de Berlin como percurso, mas preferiram lançar dentro do Sony Center. Que fizessem logo na Potsdamer Platz, era só sair de dentro do Sony Center e fizesse em frente a estação, a alguns poucos metros dali.
Mas ali foi tudo marketing da Vodafone, não dá pra querer muito né?
Examinando melho o bico do carro, parece que o “queixo” tem duas funções:
A primeira é criar uma zona de baixa pressão debaixo do bico e direcionar o fluxo de ar para o vale do L.
[]s
Olavo
Olhando no modelo 3D:
http://mclaren.com/2011revealed/
(é só instalar o plugin e rodar)
não se deu para perceber, mas exite um plano que segue abaixo do bico. Começa atrás do suporte do aerofólio dianteiro e segue até o fim do bico já perto da suspensão. Mais um apetrecho novo escondido.
[]s
Olavo
Não ficou feio, mas o que vem ao caso é a aerodinâmica, e me parece que este shape favorece a refrigeração dos freios traseiros e deve proporcionar um fluxo de ar mais limpo para a asa traseira.
Nao sei porque mas a cada ano que passa parece que vai sempre o ultimo dessa formula que ja deu o que tinha que dar pois, com pilotos criados em salas de video game, carros cheio de frescuras, onde o que tem valor sao as passagens de ar e nao o braço do piloto, para mim ( o que nao tem importancia nenhuma ) nao tem mais graça, pois nem de longe lembra um carro comum, a cada dia parece mais uma nave que e guiada pelos engenheiros nos boxes, por isso acho o WRC melhor de ser visto pois ali os pilotos e co-pilotos e seu braço tem que tirar cada segundo na porrada senao perdem a etapa, os carros sao os mesmos das ruas a nao ser pelas melhorias que fazem neles, portanto essa e uma categoria desvalorizada aqui mas amada em todo o mundo e melhor quem quer assistir nao precisa pagar R$450,00 para ver uma barata ficar passando a sua frente 60, 70 vezes do mesmo jeito, pois nunca mudam. Mas como diz a lenda gosto e que nem forevis cada um tem o seu. Ainda bem que neste ano teremos uma etapa do WRC na Argentina ai poderei acompanhar Loeb e seus aceclas por aquelas plagas.
Enfim um carro diferente. Diferente de tudo que já vimos nos ultimos 30 anos …
Que coisa mais esquisita!
De lado eu até gostei, mas de frente levei um susto.
Tomara que ande rápido mesmo porque do contrário vão dizer que a McLaren quis reutilizar o critério de monstruosidade usado pela Williams na criação do “Batmóvel”.
Essas entradas de ar além de melhorar a visão dos pilotos, vão melhorar tbm o resfriamento dos freios nos pneus traseiros. Agora resta saber se vão dar conta de resfriar o motor, rs.
O carro realmente é o mais inovador até agora, observem o duto de ar que foi parar acima da tampa do motor, com uma entrada de cada lado. Abaixo da asa traseira, tem a saída do ar que é captado pelas entradas laterais.
Um detalhe interessante a observar, é que segundo o Martin Witmarsh, as maiores inovações em design não foram apresentadas ainda, inclusive nesse carro o motor era de plástico, para que a cocnorrência não copiasse nada.
Pelo visto, esse carro vai dar o que falar, hein!!??…
Continua sendo o mais lindo da F1 [2]
Até que enfim um carro baseado na criatividade e não na cópia de outros modelos. Parabéns a Mclaren, tomara que ela e a Red Bull dividam as vitórias em 2011 e que a Ferrari não ganhe nada.
Revolucionário mesmo foi o carro da Renault, os caras colocarem o escapamento virado pra frente, lá na dianteira do carro, pra jogar o fluxo de escapamento por debaixo do carro e aumentar o downforce é coisa de gênio, não foi a toa o tempo do Kubica não, atenção neste carro!
Lindo. Se for eficiente como parece, ninguém segura a grande dupla da McLaren esse ano.
É imponente o bichão! Tomara que ande bem.
O carro é diferente e PODE funcionar bem. Agora, dizer que vai arrasar, é cedo demais. Muito cedo.
Reparem que o bico fica abaixo da linha da altura dos pneus. Todos os outros carros tem o bico mais alto, ou melhor,da mesma altura dos pneus. Juntando este detalhe com o degrau em L da entrada de ar, torna o carro inteiro mais baixo…impressionante!! Segura a Mclaren…é a melhor equipe, sempre com soluções inovadoras! Aquela entrada de ar extra no Sto Antonio, não deve ser para o motor e sim outro acessório para otimizar a passagem do ar pela traseira…para compensar a ausência do F-duto e dos difusores duplos.
Esse desenho com certeza não é por acaso, deve ser para se beneficiar com difusores. Direcionar o ar para eles, vai saber. Vamos esperar ele andar pra ver!
só sei que depois do anúncio os designers e aerodinamicistas das outras equipes voltaram para a prancheta e para o CFD para ‘entender’ esse duto de ar da McLaren. Não me surpreenderia se alguém em Maranelo já estiver trabalhando em um modelo em escala com essa inovação para trabalhar no Tunel de Vento …
Não da pra duvidar da McLaren nunca, aposto que será um carro de sucesso.
Essa é minha equipe preferida, e creio que é também para 100 por cento dos amantes da F 1 que tiveram o privilégio de ver nas manhãs de domingo o nosso Airton Senna do BRASIL brilhando nas pistas do mundo em sua MACLAREN ainda com as cores vermelha e branca de um patrocinador de cigarros. O carro está muito bonito, sorte para Hamilton e Buton.
Gostei do carro, uma flecha prateada mais confiavel que a propria flecha prateada..e gostie da novidade das laterias, admiro muito qdo alguem encontra uma nova solução aerodinâmica. lembrei do carro asa de Colin chapman, alguem até comentou que este conceito pdoeria voltar.
mas, confesso,t b lembrei do Ensign que tinha entrada de ar até na frente, lembra Flavio? abraços.
Cheiro de bi-campeão britânico no ar…
Bem bonita, como sempre. Parece rápida até parada. Mas achei bem interessante essa quebra de paradigma que desde sempre faz a entrada de ar ovalada, vamos ver no que vai dar, espero que de certo.
Bonito.
O que eu gostaria de entender é como funciona essas mudanças e desenhos diferenciados no túnel de vento (claro, eu e muitos!). Deve ser um barato o fluxo de ar, porque fica difícil de entender como isso faz aumentar o downforce.
Caramba, isso sim é ousadia!!! Não sei se trará resultado, mas estou pasmo com a agressividade.
Achei bacana, vou torcer pela Mclaren assim como torci pelas Williams que pareciam uma gilete…
Bonito, ele ficou, e teve alguém teve coragem de modificar a mesmice.
Só ficou estranho aquela entrada de ar bem na ponta.
Agora e só o que a dupla vai fazer no chão preto.
Abrs
Gostei! Tomara que venha pra vencer.
Animal!!! Linda!!! Como sempre!
O mais bonito até agora.
Cara eu queria ver o Kubica numa Mclaren, RBR ou Ferrari… para mim esse cara tem tanto talento quando Alonso e Vettel…. Eu acho o piloto mais seguro, sangue frio e regular da F1
Simplesmente horrivel
Belissimo!
Mc larem escondeu esse carro por que nao testarao em valencia?
sera que e um carro a ser copiado esse ano apenas veremos nos testes a semana que vem.
E um carro muito bonito cor em bem sinuoso essa entrada em l e bem diferente.
ELES montarao o carro na rua nao teve essa de puxar capa nen nada.
assitao o video http://www.youtube.com/watch?v=BCICGqG4NLw
Gostei !
Quem não gostou foi o Massa. Mais dois pra andar na frente dele.
helmilton e o piloto atual mais acressivo com esse carro que parece muito rapido parado vai se dar bem .butomm que direge mais suave e vamos ver os testes dessa caranga ..
“Após o lançamento do MP4/26, realizado nesta sexta-feira em Berlim, a McLaren disse que os maiores segredos de seu novo carro continuam guardados. ” . Eu sei que todas as equipes fazem isso… mas… esses caras tão prometendo!
Adrian Newey foi internado pois não parava de rir. Esses F1 logo viram bolha by stock.
É por isso que gosto pra caramba da McLarem. Ano passado surpreendeu a todos com o F-duto… esse ano essa entrada de ar, junto com 2 pequenas entradas do lado da cabeça do piloto…. asa dianteira muito bem trabalhada… enfim… os caras criam, não copiam! Certamente o meu time favorito. Espero mesmo que esse carro seje arrasador – que bote meio segundo na concorrência, que talvez assim surjam mais equipes tentando inovar nos proximos anos. Que parece, parece rápido! Todos os outros carros, fizeram uma plástica meio assim da Red Bull… agoa aparece a McLarem com um carro totalmente diferente do Neywey… dá gosto de ver isso!
Curiosamente, a McLaren também apresentou o bico mais curto, terminando antes do aerofólio dianteiro, quem nem a Williams….
estou certo ou vi miragem?
Pelo menos 4 soluções diferentes (apesar do padronizado bico-de-pato bem alto).
Vamos ver, mas tem lógica fazer o ar escoar entre a celula de sobrevivencia e as laterais dos radiadores (ou o l do L). Deve gerar uma pressão danada! Se der certo, até eu vou pensar “pô, pq não pensaram nisso antes?” quando da proibição dos apendices laterais.
A curvinha da asinha dianteira parece compensar o “L” da entrada de ar, eu acho que deve criar um duto de ar,sei lá.
Visual sensacional. Agora é ver se anda mesmo….!!!
Lindo demais! Veremos dia 13 como se comporta.
Finalmente algo diferente.
Vou torcer para que seja um carro competitivo.
Assim, quem sabe as equipes ousam um pouco mais.
Abs,
ta com cara de repetir o MP 4/4 de 1988. naquele ano só deu ferrari nos testes e quando começou a temporada a Mclaren tava anos luz à frente.
Eu acho que o escapamento será como o da Renaut, porém já prevendo o problema de aquecimento eles elevaram a entrada de ar. Muito bem sacado, o próprio Brawn disse que a Renaut estava pensando na direção certa e acho que agora a Mclaren pensou em tudo certo.
Sou torcedor da Mclaren e fã de Lewis que para mim será o cara a ser batido nesse ano.