O RIO QUE NÃO FOI

A Cidade Cresce Para a Barra – short film 35 mm – by Paulo Martins from Paulo Martins on Vimeo.

SÃO PAULO (excepcional) – Filme premiado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil em 1970, enviado pelo Zelesco Candango, mostra um pouco da história da ocupação das áreas urbanas do Rio e os planos para a Barra da Tijuca, um lugar ermo, distante, onde até gado se via.

Hoje a Barra, cafona que só ela, tem réplica da Estátua da Liberdade…

Comentários

  • Infelizmente NADA nesse país é feito com base no planejamento , em projetos inteligentes. Tudo isso é posto no lixo movido pela especulação imobiliária e pelas pesadas BOLAS ($$$) pagas pela indústria civil aos governadores , prefeitos e demais secretarias que CAGAM para cidades mais inteligentes em troca de muito dinheiro …

  • E por falar em Estátua da Liberdade, hoje, trabalhando em Joinville deparei-me com um “belo exemplar” desta na frente de uma loja de departamentos. Fiquei sabendo que todas as lojas possuem seu exemplar. Simplesmente fora de contexto, bizarro.

  • Se vc quer saber mais sobre o ” Rio que não foi ” , assista aos documentarios sobre Afonso Eduardo Reidy da Ana Maria Magalhães ” Lembranças do Futuro 1&2″, e ” Reidy, a construção da utopia”, que tambem foram premiados no instituto dos arquitetos e levaram melhor doc no Festival do Rio de 2009. Ali se mostra como foi feita o projeto de urbanização do Rio. abs

  • o segadas viana mencionado pe aquele que foi ministro da guerra no governo do jango?

    será homonimo? pois duvido que estaria em um cargo de confiança á epoca mais dura dos militares (1967-1969 – costa silva 1970 -1974 medici)

  • pouco disto foi colocado em pratica?

    andre, porque a fusão tem a ver com a não realização do projeto? a fusão é de 1975 para ser colocada em pratica só em 76, certo?

    metro na barra…..em 1970 já se falava?, passados 41 anos ainda não chegou, certo? (parece o de SP, sô….a linha amarela prometida com garras e dentes pelo opus-dei, até agora tem 1 estação que funciona meio periodo)

    tecnologia fantastica para a epoca! anotando em tempo real com a caentinha e as luzes por detras do mapa!

  • A Barra é o Jardim Anália Franco do Rio de Janeiro, onde os emergentes destilam o “new richismo” achando que estão em Miami. Pelo menos na Barra tem a praia e o Recreio mais adiante. Quer deixar um morador do Anália Franco puto? Basta lembrá-lo que o bairro está na Zona Leste de SP.

  • Que me desculpe quem mora na Barra, mas para mim a Barra não faz parte da cidade do Rio de Janeiro.

    É longe, trânsito caótico, outra gente e outro ambiente.

    Leblon, Copacabana, Urca, Lapa, Flamengo, Botafogo… Barra da Tijuca? Hã?

  • A Barra desgringolou em algum ponto no final dos anos 80….. Todos os planos viários começaram a ser largados, da Av. Grande Canal, passando pela Via Parque, vias auxiliáres à Av. das Américas bloqueadas e privatizadas por condomínios, e por fim o mais grave os sinais da Av. das Américas com cruzamentos em nível, o que nunca existiria nas pistas centrais, somente nas laterais que operariam em mão dupla.

    Fora a cafonália das construtoras, com prédios fora do projeto original que em muitos pontos fecharam o horizonte do bairro como em Athaideville.

    Meu pai foi membro da Secretaria de Projetos Especiais nessa época, oriundo do DER-GB e trabalhou intimamente com o Segadas Vianna, o projeto de tráfego da Av. das Américas era dele

  • Poderia ser pior, poderia ter ficado igual a Madureira, Santa Cruz, Meier.
    Eu não sabia que as horrorosas e abandonadas torres Alphaville
    faziam parte deste plano Lucio Costa. Sinal que os mestres também erram.
    Triste de se ver agora é aquela cidade da música.

  • O pior não é isso, o pior é aquela gentinha brega que mora lá, achando que aquela porra é Miami (como se Miami fosse o céu na terra)…

    A Barra não me desce. Mas vendo o vídeo, dá aquela sensação de “tinha tudo pra ser…”

  • Concordo…
    Mas tem o Recreio!!! Conheçam!! Sem torres, quase bucólico (por enquanto), onde se pode ver uma Ferrari num elevador de uma oficina do Terreirão!!! E Bajas com pranchas na carcunda!! Vale a pena…