O SUBSTITUTO

SÃO PAULO (decisão difícil) – O mais importante de tudo é que Kubica sobreviveu. E que a mão direita não teve de ser amputada. Mas as primeiras avaliações dos médicos que o atenderam dão conta de uma recuperação que pode levar um ano. Foram sete horas de cirurgia e ainda não se sabe se a mão vai voltar ao normal.

Falar qualquer coisa, agora, sobre o futuro da carreira de Kubica como piloto é inútil. O que parece certo é que, neste ano, ele não corre.

A [Lotus] Renault, portanto, vai ter de resolver, e logo, quem será seu substituto. Alguém há de pensar que o caminho natural seria recorrer a um de seus reservas, revelados na semana passada em Valência numa apresentação sui-generis, pela quantidade de pilotos enfileirados atrás da dupla titular: Jan Charouz, Bruno Senna, Romain Grosjean, Ho-Pin Tung e Fairuz Fauzy (é o que falta, na foto acima).

Se juntarem os cinco, não dá meio Kubica. Claro que o comando do time sabe disso. Dos cinco, aliás, apenas o primeiro-sobrinho não tem presença garantida em categoria nenhuma. Os demais vão disputar outros campeonatos por aí. Bruno seria o mais indicado do quinteto, porque pelo menos tem, nas costas, uma temporada quase inteira na F-1 (ele deixou de correr em Silverstone pela Hispania). Mas Grosjean é queridinho antigo da cúpula da equipe.

Uma dupla com Kubica e Petrov estava de bom tamanho para a Renault, que poderia brigar por pódios e pontos — na cola das três grandes, McLaren, Red Bull e Ferrari, e no pau a pau com a Mercedes. O polonês entrava com o talento e o russo, com a grana.

Uma dupla com Petrov e qualquer um dos cinco reservas rebaixa o time ao terceiro escalão. Por isso, a partir de amanhã, alguns telefones devem tocar na Europa. O de Nick Heidfeld, por exemplo. O de Kimi Raikkonen, talvez. Quem sabe o de Nico Hülkenberg. E o de Bruno Senna, certamente. Afinal, tem teste na semana que vem em Jerez. Que pode virar vestibular.

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Trajano
Trajano
13 anos atrás

O cara tem um contrato de terceiro piloto da equipe, ai os caras vão fazer um vestibular ?; qual é poe o menino no carro e manda ver, qual é RENAULT.

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

os interesses comerciais da renault no Brasil pode colocar o bruno lá sim, mas tem muito com mais experiencia de fora , um bom marketing seria Kimmi , Villeneuve que parece que ainda procura lugar.

CLAUDIO AUN
CLAUDIO AUN
13 anos atrás

GILLES- SENNA, POR QUE NÃO TE CALAS ?

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  CLAUDIO AUN
13 anos atrás

Quem me respondeu há pouco tem razão quando diz que não podemos avaliar o Bruno pelo teste que fez com a Honda. Mas eu tive o cuidado de falar em indício. Na verdade pouco podemos dizer acerca do seu valor. Esperemos que a partir desta semana ele possa ter a ocasião de provar que é um piloto competente.

Sim, vou calar-me. A minha intenção era apenas ajudar o piloto, nada mais. Nem é preciso bloquear, eu vou saír.

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

há quanto tempo o heidfeld está parado, ou apenas treinando??? já vi esse filme com schummy, portanto, acho que Bruno Senna ou mesmo um piloto qualquer que esteve atuando na f1 até 2010, seria mais útil para a lotus renault…
como vimos, mesmo um grande piloto parado por alguns anos se torna um medíocre.

Clenio Azevedo
Clenio Azevedo
13 anos atrás

Você está certo Flavio: os cinco não valem meio Kubica. Eu chamaria Kimi ou Hulkemberg,

Andre
Andre
13 anos atrás

Senna já era..parece que 3° piloto so mesmo no contrato..pq na pratica mais uma vez vao enfiar o dedo nos brasileiros e deixar Senna de fora…palhaçada isso…seria uma excelente chance para Bruno assumir este carro, nem que fosse no estilo rodizio com Romain Grosgean. Sei nao…perdi as esperancas….torço muito para Kubica mas o CAso de Senna é terrivel.

.luiz alberto
.luiz alberto
13 anos atrás

Ôôôô primeiro-sobrinho pare de se esconder atraz do pseudônimo Gilles_Senna, é ridiculo menino mimado!Nem a auto-defesa vc assume,e quem toma pau de piloto de tok-tok não pode ser um bom piloto,no maxímo mediano.
O que eu realmente espero é que assim como Lauda foi dado como morto e voltou e foi campeão,assim ocorra com Kubica, que volte melhor que antes.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  .luiz alberto
13 anos atrás

Já que fala em Lauda fique sabendo que no seu ano de estreia o austríaco nunca pontuou apesar de guiar um carro bem melhor para os padrões da época do que foi o HRT do ano passado. Com o March de 1972 o Peterson conseguiu até um pódio no GP da Alemanha e o Lauda não fez nada.

O único indício que temos para avaliar o potencial do Bruno com um F1 decente é o teste com a Honda e nesse teste ele foi quase tão rápido como o Button sem ter qualquer experiência. Isso é um claro indício de que ele tem uma grande margem de progressão. Basta imaginar o que ele já teria evoluído se tivesse feito mais testes e tivesse entrado em 2009, como teria merecido. Só não entrou porque o Brawn ficou pronto muito tarde e o Barrichello tinha muito mais experiência para ajudar a equipa no desenvolvimento do carro. Em condições normais o Rubinho teria ido para a reforma e o Bruno teria entrado com um carro ganhador. Provavelmente já teria ganho corridas na F1. As 2 vitórias do Rubens em 2009 não compensam as muitas vitórias que o Bruno Senna poderia alcançar na sua carreira se tivesse entrado com a Brawn! A sua carreira na F1 ficaria lançada e não duvido que seria já um dos melhores, honrando a memória do tio!

É muita ingenuidade alguém pensar que o Bruno Senna iria perder tempo escrevendo aqui em auto-defesa. Essa é mesmo para rir, nem dá para acreditar que você considera essa hipótese!

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
Reply to  .luiz alberto
13 anos atrás

Ahh, Gilles_Senna, não dá, metodologicamente, para dizer que o Bruno Senna é bom piloto baseado apenas nesse teste que ele fez com a Honda. Até porque a Honda vinha de uma temporada sofrível, com um carro ruim e o parâmetro de referência foi um desanimado Jenson Button, que mesmo animado não é lá grande coisa. Também não se sabe com quais configurações cada um andou. Pela sua lógica, o Ayrton Senna jamais deveria ter entrado na categoria, já que fez um teste horroroso com a Brabham, sendo 2 segundos mais lento que o Nelson Piquet; seria, portanto, mau piloto… Já vi, por exemplo, vários jogadores de futebol pernas de pau fazerem partidas brilhantes e nunca mais conseguirem repetir o feito. Uma coisa é ser brilhante, outra é ter lampejos; uma coisa é ser um pisca-pisca, outra é ser farol de milha. Se o Bruno Senna fosse tão bom quanto você diz, com o sobrenome que tem, já estaria correndo por uma equipe grande faz tempo. O fato de ter estreado pela Hispania é só uma desculpa, haja vista não ter conseguido se impor, em treinos e corridas, a pilotos fracos e fora de forma como Chandhok e Klien – Alonso e Webber, por exemplo, também estrearam por uma equipe pífia…

Cristiano
Cristiano
13 anos atrás

E o de la Rosa?
Eu ainda acho que colocam um dos cinco mesmo.

Very
Very
13 anos atrás

P/ mim o sonho, nessas circunstancias, seria o Koba ocupando essa Renault, seria um substituto no nível do Kubica.

Caique Pereira
Caique Pereira
13 anos atrás

Uma pergunta que não quer calar: O Kubica estava pilotando sem CINTO? Pode parecer brincadeira, mas o carro não ficou tão destruido e tem uma GAIOLA de Proteção. Para o piloto ter fraturas espalhadas pelo lado DIREITO é mais estranho ainda…se fosse no lado esquerdo até entenderia…embora filho de Ortopedista (o Velho já faleceu) e pai de outro Cirurgião Ortopedista (e atleta), não consegui entender até agora o cara se quebrar todo.

Edu
Edu
Reply to  Caique Pereira
13 anos atrás

O guard rail “entrou” no carro pela frente, como uma faca sendo enfiada num pão !!!!!!!!!!!!!! A ponta do g. rail atingiu o lado direito do rapaz!!

MSS
MSS
13 anos atrás

Independente da torcida pela efetivação do Bruno acho que uma boa opção seria o Fisichella …
Deve estar relativamente em forma porque até o fim do ano estava na Ferrari e devia pilotar um dos trocentos carros dela de vez enquando, além dos simuladores e, melhor, conhece a equipe de dentro já que correu pela Renault ha não muito tempo atrás e apesar da mudança do comando muita gente ainda está lá …

Força Kubica!!! Valeu JP II … é a segunda vez que salva o Polaco

João Paulo
João Paulo
13 anos atrás

Boa recuperação pro Kubica, grande piloto e que parece extremamente simples diante do ambiente de afetação e estrelismo da F-1. Já escapou daquela pancada em Montreal-2007 e vai sair dessa também. Sobre substitutos, acho que se fosse por algumas provas o Bruno Senna teria grande chance. Agora, me colocando no lugar da equipe e com a perspectiva do Kubica ficar ausente durante toda a temporada, eles devem tentar alguém com bagagem de F-1 pra aproveitar o potencial que o carro parece ter. E então o melhor nome que me vem à cabeça é o do “mito” Kobayashi! Sei que deve ser caro, mas a equipe devia fazer uma tentativa: seria uma grande atração ver ele correr num bom carro em 2011 e poderia fazer uma dupla sensacional com Kubica em 2012. Alguém tem o telefone dos chefões da Renault aí?
Abraço a todos

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  João Paulo
13 anos atrás

O Bruno Senna foi melhor do que o Kobayashi no GP2, com carros iguais. O que o japonês tem a mais é um ano de experiência com um carro decente. Mas o Bruno, com mais alguma rodagem também pode ser bastante bom. Apenas não será (talvez) tão agressivo como o japonês, tal como um Button também não é.

André
André
13 anos atrás

Bom, agora já surgem informações de que nenhum dos reservas será aproveitado para a vaga do polonês…
Sinceramente, se isso for verdade, qual a finalidade desses pilotos na equipe?
Dinheiro? Pq se o B. Senna chegou a desembolsar algum pra conseguir essa “vaga” de reserva, tem que pedir de volta imediatamente!
Ah, e nessa foto aí em cima, era melhor enfeitar o ambiente com samambaias. Pq esses caras estão aí só de enfeite mesmo…

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  André
13 anos atrás

Esperemos que no mínimo o Bruno possa pilotar no próximo teste. Não faria sentido nenhum ser o reserva principal e não andar sequer juntamente com o Petrov, pelo menos enquanto a equipa não arranja um eventual piloto experiente para a vaga.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Tá vendo, todo mundo mete o pau no Bruno Senna, mas agora que talvez ele tenha uma oportunidade, todos estao falando que a Renault, deve por outro piloto. Como tem gente incoerente.

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Há algum tempo houveram comentários de possível contato entre a Renault e o Massa. E se hipoteticamente o Massa, já claramente definido como segundo piloto da Ferrari, resolvesse rasgar o contrato com a Ferrari pois falta apenas esta temporada de 2011 e assinasse no lugar do Kubica.
Pessoalmente acredito que possa ser bom para os dois lados. Para a Renault um piloto rápido, experiente e com conhecimento da toda poderosa Ferrari, e para Massa a chance de mostrar que quer e que pode ser mais que o escudeiro do Alonso.

Thomas Turbino
Thomas Turbino
13 anos atrás

Nos comentários um monte de gente babando o ovo desse Hulkenberg, piloto que se não fosse aquela pole de pura sorte ninguém ia lembrar dele, levou cacete do Barrichello o ano todo e fez uma temporada discretíssima.

Heidfeld não me parece ter mais motivação nenhuma, mesmo se entregarem uma Ferrari pra ele, vai fazer o “arroz com feijão”

Kimi não volta mais para F1.

É Bruno Senna, tem que sentar nesse carro e fazer umas 2 corridas a la Kobayashi para segurar a vaga.

AGS
AGS
13 anos atrás

Quem sabe até o GONALDO atreta do curinthias..tem chance quem sabe….

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Péssima notícia esse acidente, espero que o Kubica volte em 2011. Em caso de substituto a Williams tinha que emprestar o Barrica p/ Lotus preta e pegar o Hulk de volta, ou ficar com Heidfield no lugar do Barrica.

Zeuxis
Zeuxis
13 anos atrás

Uma pena, dos melhores, pior para renault que estará sem piloto algum para 2011, pois estes outros 6 não vale um dedinho do Kubica, para não jogar 2011 no lixo terá que contratar alguém, se não um experiente, um que possa e evoluirá como o hulkenberg, e esta quantidade de tranqueiras de pilotos é apenas para ter uma graninha a mais, pois imaginavam que tendo o kubica não precisava de outro, agora Petrov primeiro piloto o braço duro do Grosjean ou Bruno, como segundo é piada e de péssimo gosto.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Zeuxis
13 anos atrás

Senna e Grosjean são pilotos talentosos! Esperemos que pelo menos o Bruno possa pilotar no próximo teste e impressionar a equipa com uma adaptação rápida. Quem foi quase tão rápido como o Button logo no primeiro teste merece sem dúvida uma oportunidade!

Caique Pereira
Caique Pereira
13 anos atrás

Pra mim a escolha seria o Ho-P…Tung porque é …CHINÊS…entenderam? mais de 2 BILHÕES de pessoas num mercado ótimo para a Renault e a verdade é que os pilotos reservas são umas MERDAS, Grosjean e Bruno Senna incluídos. Se é para vencer corridas e pontuar no Mundial, Hulkemberg ou Heidfeld.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Caique Pereira
13 anos atrás

Tendo um bom carro também o Bruno Senna pode vencer corridas, precisa é de ganhar mais experiência. Mas com um carro ganhador qualquer bom piloto arrisca vencer e o Bruno tem potencial. Se não tivesse não teria sido quase tão rápido como o Button logo no primeiro teste.

Quer Senna, quer Grosjean provaram no GP2 que são pilotos talentosos e ambos fizeram melhor do que o Petrov, com carros iguais! É incrível como se pode julgar tão mal pilotos que ainda não tiveram uma verdadeira oportunidade para mostrar o seu valor na F1!

George McCrae
George McCrae
13 anos atrás

“Se Kubica ou Petrov quebrarem a perna ou algo assim, eles já sabem quem irá substituí-los”. Bruno Senna. Lembrei dessa frase que BS falou semana passada, na apresentação do carro da Renault-Lotus. Se não correr, ele poderia virar vidente. kkkkkkkk. Vire essa boca pra lá Bruno!!!!!!!

Wagner
Wagner
13 anos atrás

Amigo Flávio,

Ao assistir a TV Globo, fiquei revoltado quando o locutor após falar brevemente sobre o lamentável acidente, quase comemorou a eventual promoção do primeiro-sobrinho.

Triste, muito triste.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Wagner
13 anos atrás

É verdade, estava, infelizmente, assistindo o “Fantástico” por conta da visita a minha querida sogrinha. Ela assiste o “Fantástico” e na primeira vez que o programa mencionou o acidente eles disseram o seguinte:

“Acidente pode dar a Bruno Senna a chance de estrear em uma equipe de ponta na F1.”

Canalzinho de merda.

Fabio de Deus
Fabio de Deus
13 anos atrás

Eu tb pensei no Heidfeld logo de cara! Tinha me esquecido do Raikkonen, mas com tda aquela conversa que tinha surgido dele ir pra Renault, agora pode voltar a ser a melhor alternativa. O duro é que ele tb ta no rali, e batendo do jeito que andou batendo, pode mto bem acontecer o que aconteceu com Kubica… Pensei no Hulk tb, mas não sei se ele estaria disponível… Espero que o Bruno corra pelo menos umas 2 corridas com a Renault, só pra ver do qeu ele é realmente capaz com um F1 de verdade…

Caique Pereira
Caique Pereira
13 anos atrás

Se eu fosse o Dono da Genii, pegaria ou Heidfeld ou, melhor ainda, o Hulkemberg…rapidinho…

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Infelizmente o acidente de Kubica aconteceu. Não corre risco de morrer e agora só o tempo dirá se voltará a pilotar.

Sou daqueles que acham que nenhum destes pilotos reservas e incluindo Petrov tem capacidade total para desenvolver um trabalho a altura da equipe para 2011.

Mas tem gente que escreve dois testamentos sobre o Bruno Senna em cada post do Flavio sobre ele. Mas fazer o que? Tem quase 30 e quase não andou de F1. Por vários motivos teve um hiato na carreira, justificadamente com certeza, mas é isso que conta no final. O que ele sabe a mais do que Heidfeld e Raikkonen? Talvez ele tenha a chance de fazer testes na pré temporada, e terá que andar próximo dos tempos de Kubica para tentar a vaga, mas duvido que faça algo parecido com o que Kubica estava fazendo, então se fosse dono da equipe ligaria para Raikonnen e perguntaria se ele estaria motivado a voltar para a F1.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Há uma coisa que tem sido dada como adquirida que pode não corresponder à verdade. Diz-se que o Lotus Renault é um carro bem nascido e que pode ser ganhador, mas a verdade é que não é bem assim. É certo que o Kubica foi o mais rápido nos testes de Valencia mas isso pode não querer dizer nada. Eu tenho à minha frente uma revista onde os testes da semana passada sao analisados e as declarações de Kubica são as seguintes:

“Saí daqui mais animado no ano passado, quando os tempos eram mais lentos, porque o chassis estava mais equilibrado do que o deste ano, que tem um comportamento inconsistente.”

O certo é que Kubica é um piloto neste momento insubstituível na Lotus Renault. Mas também não é certo (mesmo que Kubica lá estivesse) que a Lotus Renault iria ganhar corridas este ano, longe disso.

Seja qual for o substituto de Kubica, a sua falta será muito sentida. Por um lado, o Heidfeld teria a vantagem da experiência para ajudar no desenvolvimento do carro. Mas por outro lado, o Bruno Senna estaria motivadíssimo para fazer o melhor trabalho possível e tem certamente uma margem de progressão bastante maior do que o alemão.

Guerwin
Guerwin
13 anos atrás

Não tem segredo. O substituto será aquele pagar mais.

luis carlos gonçalves de oliveira
luis carlos gonçalves de oliveira
13 anos atrás

Um ano será o tempo necessário para o polonês voltar a ser competitivo. A Renault, que parece ter um carro rápido para esta temporada, com cinco pilotos reserva fracos que servem para completar o orçamento vai perder dinheiro porque o carro precisa de desenvolvimento e o piloto titular não é rápido porque tem o pé pesado. Não acredito que a equipe queira recrutar alguém porque o único piloto disponivel, o Kimi, é muito caro! Acho que a equipe deve optar por um rodízio entre os reservas para garantir o fluxo de dinheiro.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
13 anos atrás

No mínimo acho que o Bruno Senna vai ter a sua chance nos próximos testes e depois logo se verá. Se tiver um bom desempenho porque não apostar nele em vez de ir buscar um piloto experiente mas sem margem de progressão, nem a motivação de um jovem ansioso pela primeira oportunidade com um carro decente?

Gilles_Senna
Gilles_Senna
13 anos atrás

Os pilotos de reserva com reais possibilidades de assumir a vaga como titular são apenas dois: Bruno Senna e Romain Grosjean. Confesso que não entendo essa insistência em meter todos no mesmo saco.

Bruno Senna e Romain Grosjean juntos, com mais alguma experiência, podem dar meio Kubica, porque não??? Ambos são pilotos talentosos que ainda não tiveram uma verdadeira oportunidade de mostrar o seu valor na F1. Tendo a possibilidade de correr como titular quer Senna, quer Grosjean iriam estar super-motivados para fazer o melhor trabalho possível. Qualquer um deles tem uma margem de progressão muito maior do que um piloto experiente como Nick Heidfeld.

Eric Bouiller disse há uns dias que Bruno Senna é o piloto melhor preparado para assumir a vaga de titular em caso de impedimento de um dos pilotos efetivos e espero que honre a sua palavra. No mínimo o Bruno Senna deverá pilotar o Lotus Renault nos próximos testes e depois logo se verá, tudo depende do seu desempenho. Seria excelente ele conseguir uma rápida adaptação ao carro e aos pneus Pirelli, impressionando a equipa. A partir daí tudo será possível!

luiz carlos
luiz carlos
13 anos atrás

Oo caras quebram contratos dos titulares, quando mais dos reservas!

luiz carlos
luiz carlos
13 anos atrás

Boa João. Na verdade, na verdade, é isso mesmo, embora eu pense que, de fato, vão chamar alguém de fora da equipe.

Renato40
Renato40
13 anos atrás

Não entendo pq toda essa descrença com o primeiro sobrinho.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Renato40
13 anos atrás

Será porque ele foi engolido por todos os seus companheiros de equipe? É muito nome e pouco serviço.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Renato40
13 anos atrás

O Bruno bateu os seus colegas de equipa, quer no GP2, quer até na F1 com um carro com o qual ninguém deve ser avaliado. Mas bateu claramente Chandhok e Yamamoto, fazendo depois jogo igual com Klien. Esta é a verdade, por mais que alguns insistam em dizer o contrário!

A descrença de alguns só pode dever-se ao preconceito, pelo fato de ser sobrinho de quem é. Erradamente, tendem a comparar os desempenhos de um e outro. Mas esquecem que o Bruno esteve 10 anos longe das competições e entrou com um carro com o qual nem o tio conseguiria fazer nada. Tal como esquecem também o bom desempenho do Bruno nos testes com a Honda, na única ocasião que teve até agora para pilotar um F1 decente. Como se fosse culpa do piloto a Honda ter abandonado daquela forma, deixando-o sem volante para 2009.

Deviam comparar o que é comparável. Damon Hill (outro piloto de nome famoso que iniciou a carreira nos automóveis bastante tarde), demorou o dobro do tempo a chegar à F1. O Bruno teve uma evolução bem mais rápida e mostrou velocidade bastante mais cedo. Tendo as mesmas oportunidades o Bruno faria provavelmente melhor do que o Hill, pois sempre mostrou mais talento, quer nas fórmulas de promoção, quer no primeiro teste na F1.

Acontece que o Bruno chegou à F1 numa altura má, pois a Honda saiu, o Brawn ficou pronto muito tarde e acabaram os testes durante a época. O que conta agora é cada vez mais o dinheiro que os pilotos levam para as equipas e o Bruno não teve dinheiro para entrar numa equipa razoável o ano passado, nem dinheiro para ser titular este ano. Mas há muito tempo que merece uma oportunidade com um carro decente!

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
13 anos atrás

O Bruno é fraco.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Mauricio Camargo
13 anos atrás

É fraco em experiência mas não em talento e em motivação. Tem uma grande margem de evolução e poderia compensar assim a falta de experiência que tem na comparação com um Heidfeld.

André Soler
André Soler
13 anos atrás

Só falo tres palavrinhas: Nelson Angelo Piquet!

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Primeiramente torço para que o polonês consiga se recuperar e voltar a correr o mais breve possível. Em seguida, também penso que ter inúmeros pilotos reservas para quando são solicitados correr atrás de um sexto piloto é coisa de doido. Fora, que a F1 mudou tanto desde a época do Kimi que esse para mim seria como dar um tiro no escuro. O schumacher voltou e se ferrou. Nada garante que ele iria ser uma referência dentro da equipe, tanto por que ao final do seu último ano na fórmula 1 parecia a pessoa mais desmotivada do mundo com o trabalho que tinha. O Hulk e o Heidfeld seriam boas apostas, mas não acredito que a Renault irá chamar qualquer um deles. A não ser é claro, que como tudo na fórmula 1, chegue um caminhão de $.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Pedro
13 anos atrás

Fauzy, Tung e Charouz são meros figurantes sem qualquer possibilidade de entrarem como titulares! Tung e Fauzy são pagantes, levaram muito dinheiro para a equipa..O Tung já lá estava o ano passado e o Fauzy chegou este ano graças à sua nacionalidade (malaio como o dono da Lotus Proton) e muito dinheiro. Quanto ao Charouz é apenas um jovem que faz parte do programa de pilotos da equipa, mas não tem possibilidades de correr na F1 nos próximos tempos.

Leonardo de Lara (Olegardo)
Leonardo de Lara (Olegardo)
13 anos atrás

Força ao Kubica…espero q ele retorne o mais rapido possivel…que volte saudavel e rapido como sempre…..porem, devido essa fatalidade tem q se repor seu lugar….sobre os seus possiveis substitutos não vejo tantos pilotos. Discartando os substitutos naturais da equipe (Senna e Grosjean) so vejo Heidfeld, Raikkonen, Talvez Sutil e Hulkenber e Glock.

Heidfeld é favorito, porem não vejo ele levando a Renault para cima. Seria um tampão mesmo para não correr risco de um piloto inexperiente conduzir a equipe e manter um padrão. Acredito que seja o favorito.

Raikkonen tem pedigree, porem fora dos monopostos e tb sem muito interesse de deixar de correr de Ralli. Sem contar o custo q seria.

Nico Hulkenberg pode pintar pois seu empresario é ligeiro. Porem, a falta de experiencia pesa um pouco e alem de tudo, o contrato da Force India poderia barra-lo. Sera q a Renault estaria diposta a gastar um $ por um piloto q somente é promessa sem experiencia?

Adrian Sutil chegou a fletar com a Equipe. Porem, os Patrocinadores q tem ajudam a Force india e eles tornariam complicada sua ida.

Timo Glock é outro q estava flertando com a equipe e é um q pode pintar. Porem, tem contrato com a Virgin e eles não querem ficar sem um piloto experiente. Pode ter dança de cadeiras dando chance a um De La Rosa ou Liuzzi na Virgin mas esses na Renault acho impossivel. Ate Di Grassi pode ser beneficiado.

Fora esses não vejo outro piloto. Acho que Senna ou Grosjean Terão otima Chance no Começo do Campeonato. Se andarem melhor q o Petrov ja se garantem. Sera q a equpe Sacaria alguem melhor q o Petrov e deixaria o mesmo q esta sendo pior? Acredito num vestibulinho nos testes e andarem as 1° corridas….se andarem melhor o Petrov , ficam com a vaga. O foco é o Petrov (só se esse estiver muito mal. Ai não servgira como base)

Leonardo de Lara (Olegardo)
Leonardo de Lara (Olegardo)
Reply to  Leonardo de Lara (Olegardo)
13 anos atrás

Só um adendo. É sonho pensar em Barrichello. Primeiro q a williams o escolheu e abdicou do Hulkenberg. Jamais sairia pora voltar quem foi Abdicado por ele. Barrichello tem muita moral na Williams e a Renault não ia gastar esse caminhao d dinheiro pra traze-lo. Mas facil um dos q citei acima. Acho ate mais Plausivel o Buemi do q o Barrichello.

Williams
Williams
13 anos atrás

É , eles tem que botar um desses cinco aí pra pilotar! Com 5 pilotos reservas ir buscar mais um não faz sentido algum. Kimi não volta…. nem a pau. Já recusou outras vezes, não seria agora que do nada ele aceitaria. Se não for o Kimi…. não sobram muitas opções. O Heidfeld, acho ele tão mais ou menos que a mim não compensaria – ele andou tão pouco com esses pneus… que mudaram um bocado de lá pra cá… que é demais falar que ele “conhece os pneus”. Acho que a Renault deve fazer um vestibular nesses próximos testes… e pegar o que lhe passar mais confiança. Sem patriotada, eu ficaria entre o Grosjean e o Bruno. Ambos já tem alguma experiência na F1, sendo que o Grosjean já queimou uma carta quando substituiu o Nelsinho. Então daria uma chance para o Bruno Senna, mais por falta de opções do que acreditar que ele va substituir a altura o Kubica. Independente do piloto, a Renault vai despencar das portas do primeiro escalão, para o terceiro! Ferrou geral… patrocinios… tudo para o ano que vem ferrou! Deve ter gente lá já bem desesperados!

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
13 anos atrás

Nick Heidfeld, Nico Hulkenberg e esses reservas da Renault são pífios… Trazer Kimi Raikkonen seria tão “bom” quanto “ressuscitar” Jacques Villeneuve, Mika Hakkinen, Giancarlo Fisichella, Alain Prost… Tentar tirar um piloto de outra equipe me parece a melhor opção. Mas quem? Mark Webber, Rubens Barrichello, Timo Glock, Nico Rosberg e, forçando a barra, Jarno Trulli seriam, a meu ver, o$ mai$ em conta, acho. Não queria estar na pele do Eric Boullier…

Filipe Augustus
Filipe Augustus
13 anos atrás

Penso que realmente o Bruno tenha mais chance, e TEM que mostrar seu talento, o Heidfeld tbm pode ser muito bem cotado, já o KIMI não acho que ele esteja em forma tão rápido assim do dia para a noite, a menos que ele realmente tenha continuado seu preparo físico, principalmente do pescoço.
Porem uma volta agora, não acho que ele estaria andando no mesmo nível em que saiu da Formula 1, seria alguma coisa como o Alemão e seu retorno.
Pra mim fica entre Heidfeld e Bruno Senna.

Pablo Habibe
13 anos atrás

Se fosse com Petrov, o sobrinho de Senna teria alguma chance, mas eles não são loucos de colocar o ex piloto da Hispania no lugar de Kubica. Seria jogar a temporada no lixo.

Dos pilotos de testes Grosjean é o melhor disparado, mas tem gente melhor no mercado e acho que todos podem ficar a ver navios.

O único com histórico para substituir o polonês sem deixar a peteca cair é Raikonen…

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Pablo Habibe
13 anos atrás

Senna e Grosjean são do mesmo nível, ambos têm mais talento do que o Petrov e apenas lhes falta experiência. Espero que o Bruno tenha pelo menos a chance de mostrar o que vale nos próximos testes. Tendo um bom desempenho quem sabe não poderá ser ele o titular? Teria uma margem de progressão bem maior do que um Heidfeld! O que o alemão teria a mais em experiência o Bruno teria a mais em motivação, ambição e margem de progressão.

Fábio
Fábio
13 anos atrás

Di Grassi merecia mt essa chance!!! tem conhecimento técnico e o pessoal da renault gosta dele. O que pesa contra é aquela lambança antes da largada no GP do Japaão…

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Fábio
13 anos atrás

Estando lá o Senna não faria sentido a equipa ir buscar outro jovem de nível idêntico lá fora e com o mesmo nível de experiência do Bruno. Aliás, no teste com a Honda o Bruno até esteve melhor do que o di Grassi tendo menos experiência, pois o Lucas já tinha pilotado em testes para a Ferrari e para a Renault!

Zeuxis
Zeuxis
Reply to  Fábio
13 anos atrás

Se o Di Grassi merece, ué, o Bruno tbm merece, pois os dois são fraquinhos e se equivalem

André
André
13 anos atrás

Flávio, pensei na possibilidade de chamarem o Sutil (piloto que penso merecer uma chance numa equipe melhor, além de ter grana), assim a Force India colocaria o Hulkenberg como titular (outro que merece voltar à categoria). No mais seria torcer pela melhora do Kubica.
Abraços,
André

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  André
13 anos atrás

O Bruno Senna também tem potencial, com um bom carro poderá fazer o mesmo ou melhor do que Hulkenberg ou Sutil! O que falta ao Bruno é experiência mas essa ganha-se depressa. Ele já provou que aprende rápido com um carro decente: no teste com a Honda foi quase tão rápido como o Button sem ter qualquer experiência. Com mais rodagem é piloto para lutar por vitórias se tiver carro para isso!

Fábio
Fábio
13 anos atrás

Po do começo do dia para agora minhas esperanças no B.Senna correr tão despencando, já to sentindo q não vão deixa ele corre… aí eu pergunto, se não colocarem o Bruno pra correr é melhor ele não usar mais o tituolo de “terceiro piloto” pq aí ele não serviria pra NADA na verdade.

salario minimo
salario minimo
13 anos atrás

Duvido que seja o Kimi. Renault não vai ter grana pra bancar. O mais provável é o Heidefeld.

Williams
Williams
13 anos atrás

Desanima total essa notícia… puta q paril velho! Semana passada eu li que a Renault tinha proibido o cara de correr de rally… agora isso… li hoje que tinha uma causa que permitia ele correr de rally. Não acredito, mas parece que tem vezes que o destino é traçado e o acontecimento uma mera formalidade. O mais importante é que ele sobreviveu, mas sua carreira na f1 tá bem comprometida. Desanimador isso para quem gosta de automobilismo.

Bruno D'Almeida
Bruno D'Almeida
13 anos atrás

Começou a carreira com um carro ruim. Um início de verdade com uma Lotus preta. Brigas com dirigentes da F1. O destino mudando drasticamente com uma batida forte num muro na Itália. De que Senna estamos falando? Se Bruno for escolhido e se esmerar no tio, muita gente vai voltar a se arrepiar ao assistir a uma corrida de F1.

Bruno D'Almeida
Bruno D'Almeida
13 anos atrás

Começou a carreira com um carro ruim. Um início de verdade com uma Lotus preta. Brigas com dirigentes da F1. O destino mudando drasticamente com uma batida forte num muro na Itália. De que Senna estamos falando?

Se Bruno for escolhido e se esmerar no tio, muita gente vai voltar a se arrepiar ao assistir a uma corrida de F1.

José I. Nestrovski
José I. Nestrovski
13 anos atrás

Tem que ser muito mané pra achar que o Bruno tem alguma chance de ficar com a vaga de primeiro piloto da Renault, depois de ter sofrido pra se impor aos companheiros de equipe na HRT. É tão óbvio que não será nenhum dos cinco “reservas”, que são só pra uma eventual substituição rápida e são baratos, que é até constrangedor ver essas especulações sobre o Senna…

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  José I. Nestrovski
13 anos atrás

Com um bom carro o Bruno tem bastante potencial. Sem experiência nenhuma foi quase tão rápido como o Button (no teste com a Honda). Espero que ele tenha a chance de pilotar nos próximos testes e que possa ficar com a vaga se tiver um bom desempenho e impressionar a equipa. Isto é que será o mais justo. Pelo menos ele merece a oportunidade de mostrar o que vale nos testes e devemos torcer para que tenha uma rápida adaptação a tudo, em especial aos pneus Pirelli.

Bruno D'Almeida
Bruno D'Almeida
13 anos atrás

Começou a carreira com um carro ruim. Um início de verdade com uma Lotus preta. Brigas com dirigentes da F1. O destino mudando drasticamente com uma batida forte num muro na Itália. De que Senna estamos falando?
Se Bruno ficar com a vaga e se esmerar no tio, vai ter muita gente se arrepiando ao assistir a uma corrida de F1.

Juca Vasconcelos
Juca Vasconcelos
13 anos atrás

Raikkonnnen, deve ser o mais chamado. O nome dele já foi relacionado a Red BUll q tbm corre com motores Renault, o cara é campeão mundial, FRIO, Não tá nem aí pra frescuragem da F1, tem perfil igual do Kubica, Pilotos vindos do Kart em ascenção rápida e vitoriosa (com uma RANDE diferença de tempo de carreira, acontar desde o tempo do Kart.. Se não me engano o Kubica tem mais tempo) e além do mais o Finlandês é bom de braço pra caramba, se a McLaren q ele tinha na mão fosse mais confiável ele teria sido campeão em cima de Alonso e Schumacher…

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Juca Vasconcelos
13 anos atrás

Isso é tudo verdade mas esperemos que o Kimi prefira continuar nos ralis e que o Bruno Senna tenha finalmente a oportunidade que merece!