ÓBVIO

SÃO PAULO (questão de tempo) – Em entrevista ao Livio Oricchio, de “O Estado de S.Paulo”, Massa disse que em poucos anos o Brasil não terá mais pilotos na F-1. Está constatando o óbvio, ainda mais agora que promove uma categoria de monopostos, a F-Future, que foi um retumbante fracasso em seu ano de estreia, com grid de oito carros.

Felipe percebeu que a molecada derivou de vez para os carros de Turismo, porque é onde pinga alguma graninha, é onde tem TV (mesmo não tendo audiência, mas isso os marqueteiros da Vila Olímpia não contam aos incautos patrocinadores), onde tem mecenato suspeito, piloto milionário que gosta de carrão, filhinho de papai que aparece em “Caras”, algumas novas categorias “premium” (Mini, Audi, Mercedes) para arrancar dinheiro de quem quer pagar por um hobby caríssimo, correr de carros, enfim, está criado um pequeno universo frágil e cintilante que tem de tudo, menos gente preocupada e apaixonada pelo esporte — tem, sim, um festival de gente falando em “evento corporativo”, “oportunidade de negócios”, “valor agregado”, essas coisas.

Massa é filhote da F-Chevrolet, assim como Barrichello é da F-Ford, e ambos vieram de um kart que já foi forte no país, mas não é mais.

Hoje, nas pistas brasileiras, só tem filhote de lojas da Avenida Europa.

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Antonio
Antonio
13 anos atrás

O Brasil não tem mais piloto desde 1994.

De lá pra cá só tivemos segundo piloto.

Antonio Marcos
Antonio Marcos
13 anos atrás

POR ISSO EU DIGO AOS MEUS AMIGOS, APROVEITEM O RUBINHO. RSRS

Joubert Amaral
Joubert Amaral
13 anos atrás

Olá André, tudo bem?

Só uma coisinha, que acho importante agregar. Estou vivendo na Argentina para escrever uma história elhe digo que o povo aqui é fanático por automobilismo. A questão é que a F1 não é mais tão importante para eles, o negócio aqui são as provas de Turismo. Eles tem uma categoria aqui (que corre com a truck no Brasil) de dar inveja há muita categoria bacana no mundo. Além disso, o Rally aqui é bem forte.

Mas f!, realmente, concordo com vc… não tem nada previsto para cá e acho que a população não está nem aí também.

George McCrae
George McCrae
13 anos atrás

Há um tempo atrás já tinha feito um comentário sobre o futuro do Brasil na F1 e o Massa tem razão de que em alguns anos não teremos mais pilotos brasileiros na F1, porque não aparecem pilotos capazes de conseguir vagas em equipes das categorias de base e ainda falta “aquela vontade” de vencer para conseguir um lugar ao sol, pois não é só dinheiro que conta. Infelizmente estamos partindo para 20 anos sem títulos na F1 e não vejo perspectiva de que algum brasileiro seja campeão, já que em minha opinião o Felipe Massa vai ser escudeiro do Alonso e o Barrichello se aposentará no final do ano. Tomara que eu queime a língua e que aconteça o contrário, porque se um deles for campeão, com certeza vai ser um combustível de ânimo para jovens pilotos do Brasil vão voltar ter o sonho e a ambição de estar na categoria principal do automobilismo mundial.

Joao
Joao
13 anos atrás

Que triste, cade a paixao pelo esporte e pelos carros? Creci em Brasilia, aonde a unica coisa que acontece na merda do autodromo gerenciado pelo Piquet e festa Rave e arrancada sem graca.

Jefferson
Jefferson
13 anos atrás

essa coisa de ficar citando o Shopping Cidade Jardim, Iguatemi ou a Avenida Europa , Moema, Itaim Bibi, Vila Olímpia não tem nada a ver. Da impressão que Emerson, Piquet ou o Senna só iam no Shopping Metro Tatuapé ou a noite em algum posto de gasolina da Zona Leste e por isso eram talentosos. Ao contrário, a própria familia do Senna era do ramo de venda de carros e poderia ser considerado sim “filhote de lojas da Avenida Europa”. Isso q tah acontecendo aqui no Brasil eh o q aconteceu com a Argentina. Agora a F1 só tem pilotos da Alemanha mas todo mundo se lembra que antes do Schumacher, não tinha nenhum piloto da Alemanha na F1. E isso tem uns 15 anos.

André Scudeller
André Scudeller
13 anos atrás

Infezmente é como dizem – quem tem brinca, quem não tem assiste.

Muller
Muller
13 anos atrás

O problema é o kart.
Ninguém aqui no Brasil quer mais andar de kart. Filhinhos de papai e senhores abastados não querem mais se sujar de graxa nos fins de semana sem nem conseguirem uma fotinha na coluna social da semana seguinte. Afinal, pra quê se sujar se você pode pagar uma graninha (pouca, pra esses distintos senhores e/ou pais) e trazer toda a logística e estrutura pronta nessas catergorias “premium”? É só pegar tempo num dia, correr no outro e ir se divertir nas baladas depois, posando de macacão e capacete na mão pros colunistas. No kart dá pra fazer isso?
Não. No kart todos começam bancando, então o senhor abastado é somente mais um, e o filhinho de papai dele é apenas mais um moleque no meio.

O resto é consequência. Que filhinho de papai ou senhor abastado vai querer suar o macacão na Inglaterra, EUA ou Alemanha? Lá você pode ser o Eike Batista mas ninguém quer saber disso – só querem ver teu desempenho na pista. Ainda mais numa categoria de base. Seja pagante ou patrocinado.

Mas é isso mesmo – piloto pagante sempre existiu, por mais que os “amantes do automobilismo” se sintam ultrajados com isso. Quanto mais “premium”, mais fácil. Por isso encerro o texto como comecei – o problema é o kart. No meio da graxa e sujeira, só se sobressai quem é bom de braço.

Antonio
Antonio
Reply to  Muller
13 anos atrás

O Digrassi não é fera no Kart ?
O Nelsinho não é fera no Kart ?

Piloto nós até temos, mas talento tá difícil…

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

A resposta para a desolação do Felipe Massa: NASCARIZAÇÃO!!!!!!

Abandonamos a escola inglesa que privilegia os monopostos como a ponta do automobilismo e da tecnologia aplicada a carros de corrida pela escola americana de pilotos caipiras , endinheirados, e preocupados apenas com o seu umbigo. É essa escola que adotamos aqui no Brasil hoje em dia, adeus monopostos e desenvolvimento o que vale é aquele misto de piloto amador com filhinho de papai profissional. É isso que campeia em nosso automobilismo, hoje um meio dominado por pessoas mais interessadas em badalar, arrumar o seu e lavar uma grana ….

Flávio, vou te contar – e para todos do blog – aqui uma fato real que nunca comentei no blog, já falei várias vezes que trabalho com consultoria de empresas, pois bem há dois ou três anos me ofereceram 02 cotas de patrocino para a stock car de 600 mil cada que a empresa precisava só pagar 30% desse valor, o resto era para a empresa lavar com a nota na lei de incentivo ao esporte…… não aceitei e desconversei sobre o assunto,não sou santo , mas essa não é a minha praia. mas é comum no meio esse tipo de corretagem/picaretagem no meio.

Em 1976 existiam no Brasil 10 etapas de Super vê com média de 28 carros no grid, Formula vê média de 40 carros e F- Ford com 08 etapas e média de 30 carros. Isso além da divisão 01 e divisão 03 com grids mistos de até 60 carros, isso no ambito nacional. E eramos um país agrícola, atrasado, viviamos sob uma ditadura FDP. Enricamos, crescemos, as empresas gastam rios de dinheiros em marketing e o nosso automobilismo foi pelo ralo, os amantes da mecânica foram embora por falta de condições e a ladroagem das federações e em seu lugar apareceram e afloraram os mauricinhos que acham chique e diferenciado dizer que são pilotos…….. é claro que têm abnegado e cara bom de braço, mas o grosso do grid miseravelmente é de pilotos de shopping, seriam os pilotos universitários?

Engraçado é que dos pilotos brasileiros que conseguiram destaque, titulos e vitórias na categoria top do automobilismo que é a F-1 Só o Senna é que poderia ser chamado de “filhinho de papai” pois o resto para os padrões do que é hoje o nosso automobillismo(?) seriam apenas duros, vindo de familias de classe média , mas longe de serem catalogados como “ricos”. E também é a prova que o fato de ter dinheiro não significa ser braço duro ou comprador de espaço no meio, o Senna mais uma vez é a prova acabada disso. Até porque conheço uma nau de quebrados que embarcam nos devaneios desses pilotos de shopping e que se tornam figuras intragáveis, conseguem ser piores que os seus mentores, toda a cópia tende a ser pior que o original, até no lixo é assim………..que o digam os seguidores e “fãs” do nosso herói Mucio Eustáquio, o mussum de taguatinga……….

Tohmé
Tohmé
13 anos atrás

Da mesma forma que aconteceu na Argentina.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
13 anos atrás

Pelo menos ele fez alguma coisa e tentou implantar uma categoria aqui no país, e não ficar só criticando.

Acho que o “lerdo” aqui não é ele.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Ele e o Rubens deram significativas contribuições para que a historia vencedora de nossos pilotos começasse a ser jogada no lixo.

O automobilismo nacional padece de talentos e de estrutura. E não é só o nosso não… os nossos hermanos emplacaram um Penta Campeão e depois tiveram um Reutman bastante competitivo (um Rubinho Cover) mais daí em diante o seu automobilismo internacional acabou.

Com o Brasil parece que esta acontecendo o mesmo… parece até a maldição de Interlagos… desde que o Circuito foi amputado nada de novo acontece em nosso Automobilismo.

Segue o jogo… acho que a PETROBRAS podia repensar a sua estratégia de atuação no automobilismo pelos proximos 20 anos… somente dessa forma é que conseguiremos voltar para a elite do automobilismo.

Imperador

danilo
danilo
13 anos atrás

e isso ai o brasil nao tem autodromo a cba e um fracasso e temos que ir pra fora com bons patrocinadores como sempre

Camilo Fontana
Camilo Fontana
13 anos atrás

É complicado.. automobilismo sempre foi coisa pra bem de vida, mas hoje é pra muito rico… não tem como um classe média sustentar um kart pro filho e dar o apoio básico…

Quando alguém esta empenhado bsucar algum talento temos lá 5 carros no grid e pouca atenção, como a F-future ou F-3 SA…

A piazada quer posar de piloto e pegar as menininhas, sujar a mão de graxa que é importante, nada. Ahhh se eu tivesse essa chance….

Diretor
Diretor
13 anos atrás

Vou repetir um comentário que fiz ontem. Há mais ou menos uns 5 anos atras, eu já falava para amigos, e que são do ramo, que no máximo em dez anos não haveria mais nenhum piloto brasileiro na F1. Motivo? A base oras! O kart pombas, que tem uma profusão de categorias e zero de qualidade no que diz respeito a pilotos. O kart já foi fortísssimo e hoje Flávio não passa de um “grande Indoor”. Acredite, aquilo é um indoor hoje em dia. É um lixo, com papais, mamães e demais familiares e convivas que não fazem a menor idéia do que estão fazendo lá. Gastam um mar de dinheiro$$$ e acham que o rebento é o máximo. O nivel de nossos novos pilotos de kart hoje é no mínimo sofrivel, para não dizer ridiculo. E não adianta tergiversar, é no kart que se começa. Exemplos não faltam.

marcelo cunha - rib preto/sp
marcelo cunha - rib preto/sp
13 anos atrás

Quanto rancor.
Credo!

marcão
marcão
13 anos atrás

Está dificíl de entender o que está acontecendo hoje no esporte!

Só que os fatos nos mostram muitas outras “”coisas””
Agora se o Felipe fala sobre algo que já está acontecendo a alguns anos já é um bom sinal para o esporte.. O óbvio de que os mandatários da CBA estão estrapolando faz um tempão já saiu da esfera dos meros espectadores e dos que não estão nem aí com o esporte…Isso parece nos revelar que estamos prestes a ver um desmonte nessa adm ferrada e prepotente da CBA que deixou o esporte nesse estado de mingua que hoje está.
Junto dele a de ter outras pessoas bem intencionadas prontas a tomar a frente dessa bandalheira toda… E se um piloto de F-1 fala algo o mundo interio pelo menos fica sabendo….
Se a F-future vai ser um sucesso ou não só o tempo vai nos dizer. A Linea já é não por ser o que é, mas sim por ser mais uma de turismo como esse monte que temos hoje.. O que nos interessa mesmo é monoposto, e na ultima década só tivemos mesmo a F- future. pois a F-SP tinha seus chassis bem antigos, a f-Renault desapareceu mesmo, dizem até que a maioria dos monopostos foram reciclados pela própria fábrica assim como os super clios..
Temos agora noticias da F- vee. Ainda não vi e não li nada sobre ela, espero apenas que não seja mais uma “maquiagem engana trouxa” como foram a F-2000 Brasil lançada pela CBA pra tampar buraco….
Quanto aos carros de turismo, vamos e venhamos GT3, 4, porsches em geral são bem mais reais em comparação com aquelas coisas ediondas que se tornaram esses carros genéricos da stock hoje.
Fruto da cabeça sei la de quem.. Até onde vai essa stock ninguem sabe, mas politicamente ela está falida, ninguem mais está tolerando as papagaiadas do Sr. Carlos cool e do seu funcionário presidente do CTDN que tira do bolso toda hora um novo regulamente ou adendo. Eu ainda acho que essa nova categoria vai ser uma cópia do que é a stock só pra cobrir os custos dos chassis e motores ociosos, só isso.Mais uma engana trouxa…
As prefeituras que deviam cuidar da manutenção pegam carona no descalabro da CBA e vão pra festa, abandonando na cara dura todos os autodromos do Brasil…

O que o Felipe falou deve ser usado para reflexão afinal foi ele quem ganhou aqui depois da era Piquet e Senna, foi ele que defendeu um titulo mundial até a ultima curva de um campeonato, só o perdeu, por erros grosseiros da própria equipe.

E também acho que ele acaba de se juntar a nós todos que clamamos por dias melhores no nosso esporte. Que ele fale mais, que o Rubinho também fale, que os outros pilotos de nível internacional falem também. E que os pilotos de competição que estão prestes a iniciar seus campeonatos também falem. Que o coro seja forte e unanime..
Assim quem sabe o Ministério dos Esportes pare de fazer vista grossa ao caos que se tornou essa atual admda CBA, e que, tome as devidas e já tardias providencias para sanear e arejar esse orgão que hoje se tornou um escritório lava roupa suja da Vicar…. ~E dalhes operação “podium” em todo mundo lá . Se falar dessa operação lá dentro nego sai até pela janela…
E que venha Laliga……….

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

FG, eu não acompanho muito F1 depois da morte do Senna. Me parece que agora os pilotos correm com má vontade.

marcio ximenes
marcio ximenes
13 anos atrás

Automobilismo é grana. Voce sabe disso. Até pra por o¨69 na pista custa muuuito. Infelizmente, poucos abnegados sobraram. Os custos extra carro foram pras nuvens. Os preparadores de ¨fundo de quintal ¨são raros.Aqueles abnegados que usavam o carro durante a semana e no final de semana tiravam os parachoques e iam correr, acabaram.Hoje é tudo muito mais profissional.Pena que as federações não vejam assim.Talvez porque os mauricinhos de plantão devem sustentar a ganancia dos dirigentes.A midia tambem pouco se importa com o automobilismo domestico.Afinal, de quem é a culpa? Se, em um final de semana de provas, NINGUEM se inscrevesse, possivelmente as coisas deveriam mudar. Se a CBA fosse presidida por alguem do ramo, tipo Emerson, Piquet, ou gente que sabe como as coisas acontecem, (saudades do Piero Gancia), poderiamos pensar em pilotos nas categorias top em breve.

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Flávio, concordo com vc sobre o perfil dos corredores atuais – não tão ideal, com maior interesse maior na fama do que na pista.
Mas olhando sob outra perspectiva… o que o automobilismo nacional faz para desenvolver os tais apaixonados pelo esporte? Que correrão por paixão pela graxa, gasolina, pneu? E a resposta nós sabemos: nada.

Resta quem tem dinheiro correr e a eles eu pouparia minhas criticas (exceto o caso dos 300 km/h). Se tivesse dinheiro sobrando eu estaria lá tb.

Mais foco na CBA, mais foco no que for de desenvolvimento no automobilismo nacional.

abs!

André Moro
André Moro
13 anos atrás

É, estamos virando uma Argentina neste quesito, que já teve Fangio, Reutemann, e hoje, nem GP de Buenos Aires tem mais…

Felipe Gatica
Felipe Gatica
Reply to  André Moro
13 anos atrás

Tava demorando alguém falar merda. Lá, categorias-escola sobram, bons campeonatos, bons pilotos e grandes públicos. Podem não ter grana, mas está longe do povo ver cocotas pilotando como aqui no brasil. Lá é esporte popular, aqui, como sempre, é idiota querendo elitizar.

roger v
roger v
13 anos atrás

Tenho uma teoria: A falta de patrocinio e interesse de empresas no automobilismo ‘concorrido’ deu lugar ao ‘auto-patrocinio’ nas categorias ‘premium’.
-Ou seja em vez de você colocar dinheiro em um piloto de carreira, você investe em você mesmo, no máximo seu filho (se for dono de alguma coisa que dê dinheiro neste país).

Pode sair anotando nos boxes destas provas ‘premium’ (que não tenho NADA CONTRA – que são organizadas, acépticas, com ‘facilities’, mimos etc e tal) se o pagante não esta sentado dentro do carro!

Por isto a chuva de provas de Gentleman-drivers.
No meio de vinte, existem uns cinco excepcionais em cada categoria!
E por aí vai!

Vejam os eventos em aeroportos e fazendas…. ( os tempos da graxa e autódromo estão ficando meio raros…).

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
Reply to  roger v
13 anos atrás

… sem comentários. Mais um leitor coberto de razão. Até as raízes dos cabelos. Nem perco mais meu tempo indo a Interlagos ver corridas de carrões e gentleman pilots (pelo menos essa expressão soa bacaninha!).

luiz oliveira
luiz oliveira
13 anos atrás

Porque isso ??…Acabaram as categorias de formação…A CBA não está nem aí para o assunto e nem os patrocinadores……Vamos ver um desfile de muchachos nos próximos anos e um ou outro brasileiro sendo figurante em alguma categoria pelo mundo.

JoE
JoE
13 anos atrás

Será que vai ser uma coisa ruim?
A F1 há algum tempo já deixou de ser a principal categoria do automobilismo, que salvo me provem o contrário, jamais deveria ter sido considerado um esporte.
Se um dia ela pôde ser cosiderada um laboratório de testes para a indústria automobilistica, hoje nem mesmo em tecnologia ela pode ser considerada elite…
O foco excessivo na aerodinâmica, matou qualquer espaço para inovações mecânicas, eletrônicas ou seja lá o que fosse possível…
A F1 se tornou um monstro devorador de dinheiro, que não produz nada a não ser resultados questionáveis em corridas monótonas, onde o destaque não são manobras de habilidade e coragem, mas erros grosseiros, falhas absurdas e pura e simples trapaça…

FES
FES
13 anos atrás

É óbvio, mas é triste.
Emerson, Pace, Piquet, Senna, Barrichello, Massa…. lutaram, fizeram o Brasil aparecer como um celeiro de pilotos de ponta…. e agora? Iremos passar uns 20 anos sem ver um piloto na F1 como o Canadá?

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  FES
13 anos atrás

….ou como a França??

Jeambro
Jeambro
13 anos atrás

Enquanto isso a Daslu vai enriquecendo cada vez mais.
Triste.

Leonardo Andrade
13 anos atrás

Tenho 26 anos, a idade dos pilotos de F1 mais jovens do Brasil, infelizmente meu interesse pelo kart e pelos carros foi deixado um pouco de lado pelo interesse na música. Quando voltei a querer andar de kart e pilotar carros, encontrei um cenário impossível, onde a única forma de competição são os rachas legalizados que chamam de arrancadas, sem estrutura, sem graça e sem retorno financeiro (o que não ajuda a atrair patrocínio).

Temos um bom potencial para subidas de montanha, mas a do pico do Jaraguá é elitista e repudia gente que anda de Gol e a de Campo Largo ainda não se sabe se haverá a segunda edição.

Quando procuro um carro legal para colocar meu projeto no papel, me pergunto “onde vou andar com ele?” e desanimo. Acho que tudo o que conseguirei é “brincar” em track days.

Zalex
Zalex
13 anos atrás

Não concordo com essa tese… os pilotos brasileiros que tiveram maior sucesso na F1, nunca precisaram do automobilismo brasileiro, do kart sim!
Emerson, fez FFord na inglaterra!!! Início para qualquer um!
Nelson, tinha uma base que ele próprio construiu no brasil, mas foi aprender pra valer na F3 europeia e inglesa… pergunte a ele se automobilismo brasileiro o ajudou pra alguma coisa.
Ayrton!! este no Brasil só andou de kart, de fórmula foi tudo lá fora! Automobilismo Inglês!!!
Podemos citar vários que chegaram lá, mas que marcaram suas carreras no automobilismo Inglês, Rubinho, Moreno (nunca correu de carro no brasil), e por aí vai.
Hoje se um piloto vai pra Inglaterra e faz uma fórmula base(2anos), depois F3 (2 anos), pode estar na porta da F1… por outro lado, não adianta sair do brasil com o título de campeão da F3 sudam, sem saber nada de automobilismo, sem treinos suficientes, sem disputas, sem autódromos, sem nada. Vai chegar lá e fracassar.
Pra terminar, o brasil tem uma geração boa que pode estar na F1 em breve, para quem não acompanha, Felipe Nasr e Cesar Ramos tem chances reais de chegar lá.
Resumindo, o automobilismo Inglês sempre foi mais importante pra nós brasileiros do que o nosso automobilismo.
Kart sempre!!

RMTA
RMTA
Reply to  Zalex
13 anos atrás

Grande mestre Zalex falou tudo! Esse entende de tudo o que tem rodas, sejam 2 ou 4. Concordo com vc, o automobilismo brasileiro nao formou ninguem importante, nossos melhores pilotos aprenderam apanhando e batendo la fora.

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
Reply to  Zalex
13 anos atrás

Yes, Mr. Zalex, você está coberto de razão. Uma penca de bons kartistas brasileiros (Carrapatoso, Dirani, Nicastro, Jimenez, etc.), que não sairam do Brasil, pouco ou quase nada conseguiram de ascensão na carreira. Outros, como Augusto Jr. (Farfus), João Paulo Oliveira, Robertinho Streit, obtiveram sucesso, fora do Brasil, em boas categorias. Augusto Jr (Farfus) não chegou à F1 por contingâncias da vida. Esses pilotos foram contemporâneos de meu filho Stefano (1995-97) nos bons tempos dos bom campeonatos paulistas (2 campeões mundiais: gastão fráguas e Rubem Carrapatoso). Mesmo assim, com a chegada da Tony Kart, a coisa ficou muita cara e não tive mais como bancá-la pois, patrocínio para Kart, é dureza de se conseguir. E, assim, meu filhote, que era promissor aos 11 anos de idade, hoje é diretor financeiro do Alphaville Shopping… Os cartolas devem, realmente, incentivar muito o kartismo, que é a mina de outo para se chegar à F1. Abraço.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Enquanto o nosso automobilismo for manejado por gente “AMADORA”, vai continuar nisso. Se bem, pensando melhor, esses caras de amadores nao tem nada, porque o bolso deles deve estar bem cheio de grana, dos poucos que podem pagar pra correr. Como foi bem dito, os filhinhos de papai.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
13 anos atrás

Nem a Formula 3 Sulamericana com seu milionário apoio através da lei de Incentivo ao esporte conseguiu revelar um talento…
Vamos ver se agora a Copa de marcas consegue ao menos revelar alguém no Turismo. Se seguirem o exemplo da TC2000 pode vir a ser um sucesso (Vicar, vê se não estraga… Copia o que funciona bem)

Vander
Vander
13 anos atrás

Flavio, na sua opinião, por que a Formula Future não pegou?
Pelo que foi divulgado, parecia uma boa categoria escola, com boa estrutura e relativamente barata.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Vander
13 anos atrás

Porque é cara demais.

JC Simonassi
JC Simonassi
13 anos atrás

Falou e disse Flávio !!!

Outra coisinha … o Massa parece que tá sempre atrás no tempo … tá achando que descobriu o ovo de Colombo fazendo essa ” afirmação bombástica” … é um lerdo mesmo
JCS

Eduardo Benvenuti
Eduardo Benvenuti
13 anos atrás

Flavio, costumo gostar muito dos seus posts e posso dizer que concordo com 95% do que você diz. Mas, neste caso, você vacilou. Procure se informar melhor sobre a categoria de Mercedes que está vindo para o Brasil. Ela não tem o menor foco em formar pilotos ou colocar profissionais para correr (tanto que o próprio regulamento não permite a participação de profissionais). É apenas uma categoria feita para fãs de automobilismo que têm condições financeiras de ter uma bela Mercedes de corrida. Não tem maracutaia, lavagem de dinheiro ou sacanagem com os pilotos. Melhor se informar antes de falar sobre o que não conhece. Abraços!!!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Eduardo Benvenuti
13 anos atrás

Mais um que lê o que não escrevi. Falei que a Mercedes tem foco em formar pilotos? Aliás, nunca uso nem “foco”, que para mim é coisa de fotógrafo. Falei em maracutaia, lavagem de dinheiro me referindo à categoria da Mercedes? Reproduzo a frase, para o caso de haver dificuldade de encontrá-la: “(…) algumas novas categorias “premium” (Mini, Audi, Mercedes) para arrancar dinheiro de quem quer pagar por um hobby caríssimo (…)”. Você diz “para fãs de automobilismo que têm condições financeiras de ter uma bela Mercedes de corrida”, o que é exatamente o que eu disse, arrancar dinheiro de quem quer pagar etc. Portanto, espertão, não preciso me informar antes sobre nada, dispenso seus conselhos e essa presunção de achar que sabe mais do que os outros. Você é que precisa aprender a ler com mais atenção.

Eduardo Benvenuti
Eduardo Benvenuti
Reply to  Eduardo Benvenuti
13 anos atrás

Flavio, dito e feito, li com mais atenção e concordo com o que você respondeu. Só não concordo em eu ter sido razoavalmente agressivo no meu post e você ter rebatido com ainda mais agressividade. Quanto à presunção, não creio que fui o único que acha que sabe mais que os outros, concorda? Abraços!!!

Renato Campestrini
Renato Campestrini
13 anos atrás

Essa constatação pode ser respondida com outra questão:

Com tudo o que temos visto ultimamente, os valores altíssimos para a realização de uma etapa da categoria, algumas das quais em países em que as arquibancadas ficam as moscas, será que daqui a alguns anos ainda teremos a Fórmula 1?

Rafael Bilibio
13 anos atrás

Penso que precisamos de liderança para reviver o Brasil no automobilismo.

O grande pioneiro do automobilismo brasileiro foi Emerson. Acredito que ele possa e deve, de alguma forma, tomar frente para reviver tudo o que ele mesmo construiu. Mas não por ele. Por todos os brasileiros.

Ele é um cara que todos respeitam. Poderia até mesmo ser presidente da CBA. Só sei que ele é um cara que tem poder para reviver nosso automobilismo, do jeito que era.

MARCELO
MARCELO
13 anos atrás

Felipe Massa é o último dos “moicanos”, fez carreira pra chegar a F1 e chegou graças ao seu talento, apoio da família, além de pessoas como Chico Rosa que deu o sangue pelo automobilismo brasileiro, se Massa começasse a carreira anos atrás, estava literalmente FUDIDO! Felipe esta na batalha por um título, o mesmo acontece com Rubens que ainda sonha em ser campeão(esse papo de correr pelo Brasil, pelo brasileiros é papo furado, Rubinho ADORA jogar pra torcida, ele ainda corre porque sonha em ser campeão). Os pachecos (Galvão) que vivem metendo o pau na Ferrari por jogo de equipe, mas pode “escrever”, ainda vão ter muitas saudades dos tempos de Rubens e Massa na Ferrari, porque ainda se podia torcer por vitórias e elas aconteciam, no futuro nem isso vamos ter. Massa e Rubens brigaram pelos títulos de 08/09, se não foram campeões, paciência! A pachecada tem uma falsa impressão que piloto de carro de corrida é como jogador de futebol, tem um craque em cada esquina, longe disso! Hoje, se o país quiser ter piloto de F1 tem que investir muito em categoria de base, o nível dos pilotos europeus esta muito alto. Felipe merecem os parabéns pela F-Future, esta fazendo pelo país aquilo que o mesmo nunca fez por ele, basta ver o caso do Tony que esta a pé e não aparece nenhum empresário pra investir em um piloto que já foi campeão na Indy. Quero ver o que o Galvão vai falar amanhã, lembrando que a F1 esta cheia de alemães, graças ao sucesso de um certo alemão no passado. A Alemanha não dormiu no ponto, hoje colhe os frutos, já o Brasil em época de ouro na F1 ficou dormindo como sempre em berço esplêndido…

JoE
JoE
Reply to  MARCELO
13 anos atrás

Tudo certo, exceto quanto ser ao último, por que pra mim ele ainda para antes do Rubinho.

Mauro Batera
Mauro Batera
13 anos atrás

Não é só as categorias, os autodromos estão morrendo também!

Isso é triste!

Eliezer
Eliezer
13 anos atrás

Massa como sempre sendo sensato e sincero em suas declarações. Não é um piloto de arrumar desculpas e nem de ficar puxando saco de um ou outro. Sabe da fragilidade da situação do automobilismo nacional e tentou fazer com que houvesse uma continuidade. Méritos a Massa. Um piloto que fez muito mais pelo automobilismo nacional do que a maioria por ai. Torcemos pela F-Future!

André
André
Reply to  Eliezer
13 anos atrás

Parabéns!!! Há que se reconhecer o que Felipe Massa tenta fazer. O fato dele fazer esta declaração já é um alerta, talvez ainda haja tempo de um planejamento sério voltado aos monopostos no Brasil. Força Felipe!!!!

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Grid com 8 carros é fracasso sim. Mas enfim, o nosso automobilismo de monoposto morreu, acabou. O resto está agonizante. Infelizmente.

Diogo C.
Diogo C.
13 anos atrás

Você já viu alguém sair de kart e pegar um monte de mulher? Alguém vai de kart pra balada? Então…

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
Reply to  Diogo C.
13 anos atrás

Boa, Diogo!

hendrix
hendrix
13 anos atrás

só quero ver como o “gavião bueiro” vai fomentar o IBOPE pra conseguirem vender as milionárias cotas de patrocínios da rede bobo

o santander pode continuar pra defender o alonso, já q o banco não funciona direito, todo fim de semana o cx 24hs (24 horas nunca + foi) é clonado (aqui da esquina de casa) e o banco em vez de colocar um segurança bloqueia TODOS os cartões dos clientes q usaram os cxs no find, muito legal! f-o-d-a-s-e os clientes

a renault pode ficar pra limpar sua propria bundinha, já q o pos-venda é uma vergonha, trocaram o cabo de embreagem do carro da minha idosa mãe com menos de 1 ano de uso afirmando q o carro podia explodir na estrada, FDP, lógico cobraram e muito caro por isso, fdp de novo! (azurra de botafogo rj)

o transformer é pra vender GM, americano na f1? nem motor muito menos piloto

a red bull deu uma banana, por isso é rbr e não red bull racing

será q volta pra bandeirantes ou vai pros pastores?

daqui a pouco em canal aberto só a palhaçada da estoque car, filhinhos de papais maconheiros, chincheiros q andam de moto a 300km/h em via publicas

é, a CBA conseguiu acabar com o automobilismo no BR.

Claudio Antonio Cesario Dasilva
Claudio Antonio Cesario Dasilva
13 anos atrás

Quando a Emissora que detem o direito de transmissão da F1 no Brasil se deparar com esta realidade , com certeza ela fará uma campanha na tv , e assim com temos candidatos a celebridade atualmente em breve veremos no domingão lançamento do concurso Piloto fantástico, por que acho que a Globo não seria tão burra a ponto de dar um tiro no seu próprio pé.

TConde
TConde
13 anos atrás

E há quem ache que o Massa não faz parte desse universo de “playboys” do automobilismo.

Mariot
Mariot
13 anos atrás

Lamentável que em um país onde nasceram e se destacaram pilotos de ponta como Pace, Fittipaldi , Senna e Piquet, isso esteja acontecendo. Só o que tem aumentado é racha e borrachão. Triste demais.

Adilson Barreto
Adilson Barreto
13 anos atrás

A Formula VEE Brasil, vem ai, pode ser um novo inicio.

MARCOS ANDRÉ RJ
MARCOS ANDRÉ RJ
13 anos atrás

Excelente comentário Flávio…. hoje em dia é o que estamos vivenciando no automobilismo nacional….os nomes tradicionais minguaram….e acho que o Felipe Massa vai ser o último brasileiro na F-1. Nossas corridas se resumiram a isso..pilotos pagantes oriundos de bercinhos de ouro de uma falsa burguesia que ganha dinheiro com falcatruas…como por exemplo o caso dsalu, o caso ludgreen e mara -mac….e por aí vai… e categorias premium onde correm “empresarios” , publicitarios e afins…….foi tempo em pai de piloto era pior do que mãe de miss…..

JoE
JoE
Reply to  MARCOS ANDRÉ RJ
13 anos atrás

Não meu querido, o último brasileiro na F1 vai ser o Barrichello, por que o massa não vai sobreviver a ele….

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
Reply to  MARCOS ANDRÉ RJ
13 anos atrás

Boa, Joe!

Marcelo Granzotto
Marcelo Granzotto
13 anos atrás

Final de um ciclo de 40 anos. Que geração!

Carlini do Linux desde 98
Carlini do Linux desde 98
13 anos atrás

O último que sair apague a luz. (se bem que se for morador de sp nem precisa…)

Celso
Celso
13 anos atrás

O obvio do obvio ! O mais interessante é o tom da entrevista como que querendo arrumar patrocínio para a categoria.
Será que já foi pro brejo ? Tomara que não…

Ricardo Jungbluth
Ricardo Jungbluth
13 anos atrás

Pôxa vida Gomes, tu não tens fé na ESFUZIANTE “CBA “, que a todos salvará…
Cruzes até rimou, bá…Nem falarei mais nada…