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Olhar para essa pista dá uma saudade…

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Gui
Gui
13 anos atrás

Fantástico este traçado !!! Sou fissurado em Interlagos.Quem não lembra a dobradinha José Carlos Pace(Brabham BT-44)e Emerson(McLaren M-23 em 26 de Janeiro1975? No grid,verdadeiras lendas do automobilismo. Pace, Emerson, Peterson,lauda,Regazzoni,J.P Jarrier, Pescarolo,Andretti e tinhamos também o Wilsinho com o Copersucar.Bons tempos!!! grandes pilotos,grandes máquinas!!!Tem um vídeo do Emerson testando um Maverick em 1974 em Interlagos que é adrenalina pura o cara é fera!!! Com seu talento ele inseriu o Brasil no cenário da F1.

ze
ze
13 anos atrás

melhor pista de todos os tempos. Nunca existiu tracado melhor pra pilotar, nunca teve condicoes de tempo parecidas pra se guiar, nunca teve corrida melhor de se assistir. Essa ai, infelizmente, nunca mais… Tive a sorte de assistir GP nessa pista!

Sancho
Sancho
13 anos atrás

Concordo com todo mundo. Melhor circuito do Brasil, quiçá do mundo.

Deixo como “P.S.” o seguinte: o que o Senna fez na curva 1 é inaceitável!

galileu
galileu
Reply to  Sancho
13 anos atrás

sancho, sem aquele S a curva iria ficar burocratica e sem graça, foi a unica alteração,que ele pediu para fazer, ao contrario dos muitos postaram aqui, mas ela foi bem feita, o S é dificil dse fazer.

Tomas
Tomas
13 anos atrás

Caros,
Dá pra ver o circuito original numa foto aérea! é só entrarem em http://www.geoportal.com.br – dar zom na cidade de são paulo e clicarem em 1958. aí é só ir até o autrodrómo que esta lá.

galileu
galileu
Reply to  Tomas
13 anos atrás

obrigado pela dica tomas, na ferradura existia uma depressão que chamavamos de “gela saco”,(dava aquele friozinho na barriga), e era a referencia para colocarmos a 3ª marcha, um dia estavamos ensinando a regina calderoni a guiar o stock lindo que ela tinha recem comprado, e ao nos referirmos à aquele trecho da pista, alguem lembrou, mas como ela vai saber, ela não tem saco pra gelar, rsrsrsrsr, foi gargalhada geral e tivemos que usar u eufemismo para o local como, lá na depressão

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Não pilotei no circuito antigo, mas chega a me dar arrepios, pensar em fazer a curva 1 “flat”.

galileu
galileu
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

orlando, a 1 era facil, dificil era a 2 como já postei aí pra cima.

Valente
Valente
13 anos atrás

Vale lembrar que o kartódromo de Interlagos tem uns dos traçados mais espetaculares que eu já exeperimentei. Pelo esse continua lá, intacto.

galileu
galileu
Reply to  Valente
13 anos atrás

até os caras quizerem far lá um centro esportivo de judô, rsrsrsr

Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

Galileu,

Concordo em partes:

Acho que a culpa é dos anos e anos de descaso da CBA, e de seus Dirigente$$$, por mais que o Rubens colocasse grana na F-FORD, sem nenhum tipo de apoio (nem mesmo da Ford) a essa altura ja teria acabado…

Quanto ao seu comentário sobre o Rato, concordo 100%, tinha 9 anos, mas lembro como se fosse hoje dele mandando o Al jr. para o muro e ganhando Indy…

galileu
galileu
Reply to  Gustavo
13 anos atrás

lembro bem dessa corrida gustavo, o al unser mandou retirar o pedaço do muro e o guardou em sua fazenda de recordação.
lamento hoje não termos mais provas de formulas aqui no brasil, alí estava o celeiro de pilotos, como já postei varias vezes quem hoje sai do kart e não tem grana, (só talento não ajuda, vide danilo dirani, muito melhor que nelsinho e bruno), ou fica aqui correndo de “stock”, ou vai para a europa ser às vezes explorado por um chefe de equipe inescrupuloso, nem todos os são, mas para achá-los só com muito dim dim. como diz\ um amigo “esporte que faz vrum vrum, se não fizer din din, não, faz vrumvrum).

Mozart
Mozart
13 anos atrás

Curva do Sol !!! a fantástica curva do Sol… traiçoeira..desafiadora…rapidíssima,
Voce vinha subindo a reta oposta (subida leve) e entrava com tudo no Sol, tinha que corrigir
mais de uma vez a trajetória, senão podia acabar no barranco, simplesmente alucinante !
O que mais lamentei com a reforma de Interlagos, foi o fim desse trecho.

galileu
galileu
Reply to  Mozart
13 anos atrás

mozart, o sol era importantissimo, quem a fizesse bem tinha grandes chances de ganhar a corrida, lembro de um cara o neimer, ele era imbativel alí, o leandro tambem a contornava bem, só,pra voce ter uma idéia, a roda dianteira direita do opala levantava um palmo do chão, e nas correções ela parecia um abanador, tinha mais um detalhe: não importava a hora da corrida, voce pegaria o sol de frente na entrada ou na saida da curva, daí o nome

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Spa esta até hoje na F-1… quase sem alterações…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

O grande lance não era o retão… era que desde a subida da Junção… passando pela reta do box…. pela Curva 1 (que o Emerson fazia de p´´e em baixo)… pela Curva 2 e pelo Retão propriamente dito éra um “pau puro”… pé em baixo e muita coragem no peito… rs!!!

Lembro de ver uns Passat´s tomando a Curva 1 de Interlagos e fazendo-as literamente em tres rodas… era “du cacete”!!!

Iamos por fora da arquibancada até a entrada da Curva 1… o pessoal vinha se atirando na Curva… num puta pau… e tomavam aquela danada… quem já participou de uma prova dessas podia dar alguns relatos para o Blog… era muito legal.

Resumindo… INTERLAGOS sempre separou os Homens dos meninos… por isso é que sempre dei o devido valor ao Emerson Fittipaldi… que foi o nosso MAIOR piloto de F-1… que do nado acabou por colocar o nosso Pais no Mundo da F-1.

Segue o jogo… o Emerson vai ter que morrer para darem um pouco mais de valor para ele.

Imperador

galileu
galileu
Reply to  Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

imperador; 1°emersom é imortal, mas injustiçado, merecia maiores homenagens.
2° tem um comentario meu aí pra cima que exemplifica assim por cima uma volta no templo nacional do automobilismo, fita com opála estreantes e novatos classe C, por este que te responde. dá pra dar iuma idéia.

Fernando M.A.
Fernando M.A.
13 anos atrás

Não lamento a reforma para a nova pista de Interlagos, mas realmente causa certo nostalgismo neste traçado e me conformo que ele nunca mais existirá. Tudo muda nesta existência e as pistas de automobilismo é a mesma coisa.
Porém não me conformo por que não recuperam o anel externo, nem tanto para a Indy, mas para outras competições e ainda recuperar o trecho após a curva 4 e liga-lo com o atual Laranjinha, são trechos que não foram completamente descaracterizados, como ocorreu em parte da Curva do Sol, do Laranja e totalmente no Sargento.

Polêmico
Polêmico
13 anos atrás

Muito bla bla bla.
Afinal, pode ou não ter os dois circuitos ao mesmo tempo ?
Quem pode dar resposta técnica ?
Há interesse de quem para refazer circuito antigo.
Nós admiradores do circuito antigo somos muito românticos para a era atual onde não existe amor e paixão e sim grana, muita grana em jogo., e bla bla bla , bla bla bla…………….

Maurício MV.
Maurício MV.
13 anos atrás

O “S” do Senna deveria se chamar “S” da SACANAGEM.

Edison Guerra
Edison Guerra
13 anos atrás

George,o circuito tinha 7960 metros,e o GP Brasil era em 40 voltas.

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Olha …. será que é possível reativar o circuito original e manter o “S”?

AS
AS
13 anos atrás

Esse traçado deveria ser tombado pelo Patrimônio Histórico Mundial… Foi um crime o que fizeram e os autores deveriam morrer em solitárias de prisões siberianas.

vitão
vitão
13 anos atrás

a atua lgestão não Forde nem sai de Simca, pra ficar no tema……

galileu
galileu
Reply to  vitão
13 anos atrás

completando, vitão, o cara é um fiat de uma puma

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás

Chega a doer a Alma…….

LucioSP
LucioSP
13 anos atrás

Fantastico!!!! Baita pista

marcio ximenes
marcio ximenes
13 anos atrás

Esse era um circuito que separa os HOMENS dos meninos.

Que delicia pilotar ali.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
13 anos atrás

O circuito seria mutilado de qualquer jeito, porque era imposição da FIA a redução do traçado. Senna apenas sugeriu modificação e se não fosse ele, talvez poderia ser pior. Além disso, a sugestão que ele deu foi exatamente o traçado do S, que é a parte mais interessante desse atual traçado.

Informe-se melhor antes de criticar.

galileu
galileu
Reply to  Maurício Freitas
13 anos atrás

mauricio, meus comentarios vão dse encontro ao seu, hoje se o cara largar lá atraz do grid e o fizer por fora E BEM, na freada do S ele vai chegar em 3 ou 5°, joga o carro pra cima dos caras que assustadsos trirarão,o pé, contornma-se o S e vai rumo a vitoria, vi o batistinha fazer muito isso de opala, na 3ª volta o cara já aparecia em 1°.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
13 anos atrás

900 e poucos metros, ou seja, quase 1 km. O detalhe é que ao final do retão havia as curvas 3 e 4, de raio longo e com forte inclinação, parecidas com as curvas de Indianápolis, algo que pelo mapa não é possível saber. Durante as Mil Milhas de 1981 me postei por um tempo entre as curvas 3 e 4. Era impressionante como os Stocks (Opalas) daquela época chegavam na curva e a velocidade de contorno propiciada pela inclinação. Faziam-na pendurados. Era, de fato, um circuito maravilhoso.

Certa vez li uma matéria na Autosport inglesa, em que o jornalista Nigel Roebuck descreveu uma volta que ele deu em Interlagos, em um carro de passeio junto com o Mario Andretti. Creio que em 1979.

Contou ele que Andretti adorava aquele traçado e que ele disse durante o “passeio”: “Isso sim é uma pista de verdade!”

Quem viu, viu. Quem não viu, não verá mais, pois duvido que um dia seja refeito o traçado antigo.

Flavio Luiz Almeida
Flavio Luiz Almeida
13 anos atrás

Tive a sorte de poder andar nesse circuito, era longo….explendido.

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Olhando esse trçado antigo, o de estoril, zandvoort, san marino (antes da reforma), zeltweg, kyalami e tantos outros, menos eu entendo como Tilke conseguiu desenhar aquele lixo que eles chamam de Abu Dhabi…
Será mesmo que ele já viu uma corrida mais antiga? Pelo menos um video do Youtube?
Acho que até eu desenho um traçado melhor do que aquele…

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
13 anos atrás

Já “andei” no traçado antigo em um simulador e vou te dizer: ô pista difícil!

Sortudos são os que tiveram a oportunidade de guiar nesta pista.
Tem que haver um jeito de reativar este traçado, não é possível. Este é o país em que a história não é preservada…

Falando em autódromo, a quantas anda a nova administração? Você só não correu na primeira etapa ou o boicote continua?

Abraço!

galileu
galileu
Reply to  Gabriel, o Pensador
13 anos atrás

quem tambem ytilizava um simulador em seu escritorio era o luiz pereira, (não o peroba), mas o dono das lojas abaete, que corria de opala stock car, (ele e o omega são os verdadeiros stock cars),

Tazio
Tazio
13 anos atrás

Senna, um Brasileiro Fantastico. Mas não tem como tirar a razão do André Decourt. Essa cortesia ele nos deve…

galileu
galileu
Reply to  Tazio
13 anos atrás

tazio, voce e o andré não sabem de nada, vou repitir mais uma vez: ele só idealisou o S, pois ficaria mais insonso ainda se unissem a curva 1 e metade da 2 com a reta, não teria ultrapassagfens e ficaria facil demais, quere cobrar? cobrem do bernie e da erundina, eles foram os grande mutiladores de interlagos, e mais uma vez não fosse essa mudança, não teriámos f1 em sampa.

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Nossa, e como dá saudades!!! Ainda bem que pude dar umas voltas no circuito antigo, antes que o mutilassem.

speed
speed
13 anos atrás

A não-presença do 69 no grid da última prova Classic Cup, no sábado, foi sentida. Você vai correr este ano? Se não for andar, além de desfalcar o grid e de diminuir a chance de assistirmos duelos no pelotão intermediário, vamos sentir falta do grande apoio e divulgação que vc dava para a categoria. Só para exemplificar: nessa última prova da Classic Cup, o pole positiion, detentor da melhor volta da prova e vencedor na geral foi um Puma 1600 VW a ar, da categoria D2C, que, antes de assumir a ponta, travou uma boa disputa com um Bianco, um Porsche e um Passat, todos da divisão 3, que usam o excelente motor AP 2000, refrigerado a água. Onde eu quero chegar com o comentário? Bem, agora, além de não haver nenhum gato pingado nas arquibancadas, sem o apoio e divulgação do seu blog, não será difícil ficarmos sem uma única notícia sobre a prova. Se for para acontecer assim, será realmente uma pena.

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
13 anos atrás

Assisti a muitas corridas neste traçado, mas comecei a correr muito tarde, por isso só conheço o “novo” traçado.. mas realmente é estranho ter saudades/nostalgia de algo que nunca aconteceu.

Mudando de assunto, data venia: se v. tivesse colocado o 69 na pista no sábadão, você teria (na pior das hipóteses) se divertido muito num pega com o Passat 63… Vai abandonar??

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Infelizmento o automobilismo Brasileiro vai tao mal, que creio, que a possibilidade de ver o autodromo novamente completo com a pista original, nao passa de um sonho de muitos, inclusive eu. Menos mal que pude assistir várias e várias corridas, no circuito antigo. Nunca mais teremos aquela ansiedade, de esperar após a largada, ver quem sai primeiro na curva 2, e ver até o final do retao quem chega primeiro na 3. Ou entao a freada da entrada da ferradura, quando os caras tinham que segurar na marcha e no freio. Depois disso, mais ansiedade esperando desde o final da reta oposta, até a saida do Sargento. E por ai vai, mas fazer o que se preferem o circuito curto na verdade por ECONOMIA. Dane-se o espetaculo.

Dú
13 anos atrás

Está dando até do autódromo atual que tinhamos até meios do ano passado.

Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

Cara,

Quando as pessoas vão entender que circuito oval é diferente de circuito externo!!! Um carro da Indy em um circuito externo desses chegaria a 430Km/h, imagina uma saida de pista na grama com essa velocidade!!!

Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

Nilton,

Não sou Sennista, mas acho injusto colocar na conta dele. Se não houvesse ocorrido a alteração, não teriamos mais fórmula 1 no Brasil desde os anos 80, talvez nem interlagos existisse mais. Além disso, Interlagos ainda é um dos traçados mais espetaculares da fórmula 1, mais de 20 anos após sua reforma.

P.S.1 Sim, o traçado antigo era espetacular de mais!!
P.S.2 Era rapido essa porra hein!!!

galileu
galileu
Reply to  Gustavo
13 anos atrás

gustavo, tambem não sou senista, apesar de tê-lo con hecido p.essoalmente, meu idolo ganhou muitas corridas aí, chama=se sr emerson fittipaldi, cidadão do mundo, não sei porque tudo o que acontece é culpoa do senna, ninguem se deu conta que o que está acabando com os nossos pilotos de formulas, é a fgalta que faz a formula ford que servia de trampolim do kart, devemos isso sim ao gradioso Rubens Barrichello, pois o di8nheiro que deveria ser empregado na formação de jovens talentos foi parar na mão do escoces voador e trambiquyeiro Jackie Stuart

Gerson
Gerson
13 anos atrás

Olha a velocidade! A maior parte do tempo os caras andavam acima dos 270, naqueles carros que era só uma estrutura de tubos. Apapú!

Marco Cordobê
Marco Cordobê
13 anos atrás

Amigos, este Interlagos era demais…ver os camaradas fazendo a velha curva um flat era de arrepiar. Acho que o movimento para reativar o traçado antigo deve continuar e bater mais em cima dos responsáveis…tenho uma teoria comigo…acho que o circuito antigo formava campeões…o de hoje é mais uma pista, apesar de ainda seletivo. saudades…
ah, o retão tinha 900 metros.
Abraços
Marco

luiz alberto
luiz alberto
13 anos atrás

O circuito era tão bom ,más tão bom que ,o que sobrou ainda é um dos melhores .
E como eu ja citei algumas vezes,(muitas vezes)após a destruição do traçado antigo,Só temos piloto meia boca no exterior, os melhorzinhos quando muito usam um macacãozinho vermelho de segundo piloto. É A MALDIÇÃO DE SANSON.
Tenho muita saudades dos tempos de carros de corridas improvisados más de pilotos ousados e competentes,que apesar da precaridade que era a segurança ativa e passiva de carros e circuito,não temiam tirar o maximo de suas maquinas.Hoje quando os carros estão num nivel de segurança jamais imaginado por aqueles que correram decadas atrás,fala-se que pista “A´´ é insegura ,que pistas “B´´é um atentado e por ai vai,até poderia concordar com estes que falam isto,más estes mesmos promovem pseudas corridas nestes ESTUPIDOS circuitos de rua que ninguem passa ninguem.Autodromo é perigoso e ruas e avenidas é seguro,hááá,, fassa-me o favor!!!!!! Ai tem coisa!!!!!!!Quem gosta de andar em canaleta é água de transposição!!!!
Uma das coisa mais imbecis que vi,foi gastarem uma nota preta com aquela coisa saltitante no Anhenbi(a parte interessada,mesmo vendo,não citou uma silaba na narração sobre os bamps,piloto tinha que usar cinto de segurança não para efeito de acidente,más simplimente para não ser lançado para fora do carro em plena corrida).Só para não haver comparação num, mesmo circuito de Indycar e F1.Más para este ano não se faz mais nescessário,pois hispania é um Indycar com motor de F1(chassis Dallara,não é mesmo?)

marcão
marcão
13 anos atrás

Muitas das vezes que conversavamos com o “Peroba” o traçado do templo aparecia na conversa.

E uma vez apareceu um reporter e perguntou pra ele. O que é que tinha no Brasil pra ter tantos pilotos bons!!!

A resposta dele foi simples. Dizendo assim: – Todo mundo está falando que é a água, não é.
É este circuito que tem todas as váriaveis possíveis num traçado.. Quem anda bem aqui andará bem em qualquer outro circuito do mundo. E o tempo provou que ele tinha razão….
Depois que mudaram o circuito acabaram os grandes pilotos….

Valente
Valente
Reply to  marcão
13 anos atrás

Faço das suas palavras as minhas… não precisamos dizer mais nada!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
13 anos atrás

Que saudades do GP 1976 , encostado na cerca no final da grande reta , acampamentos
cervejas e churrasco , bons tempos que Interlagos era Interlagos.

Paulo F.
Paulo F.
13 anos atrás

Quando montaram o novo traçado para a F1 havia o compromisso de preservar o antingo. Como muitas coisas acordadas neste canto do planeta não foi feito. O velho traçado era muiiito melhor. Mas desconfio que o atual, como teve a participação de ex-campeão mundial na época de sua idealização, não atentaram ao que foi feito. Uma pena. Gostava muito quando as máquinas do Turismo 5000 usavam o anel externo.

galileu
galileu
Reply to  Paulo F.
13 anos atrás

a resposta 30 serve paravoce tambem paulo f

Nilton
Nilton
13 anos atrás

Agradeçam ao Senna por ter mutilado o circuito.

galileu
galileu
Reply to  Nilton
13 anos atrás

a resposta ao 43 se encaixa para voce tambem, vão se informar antes de postar, que influencia ele poderia ter? ele não era dono deo circo

Mozart
Mozart
Reply to  Nilton
13 anos atrás

A condição para que a Formula 1 voltasse a São Paulo, era a reforma e redução do circuito.
Era uma imposição da Fia. Senna, como campeão mundial, foi chamado para dar alguns palpites. Segundo o pessoal da época, o esse no fim da reta dos boxes e a ligação da
retinha da saída do Lago com o antigo Laranja foram palpites de Senna.
Piquet e Prost chegaram a dar palpites também.
Creditar a Senna o fim do belíssimo traçado é injusto

George McCrae
George McCrae
13 anos atrás

Que legal este traçado antigo de Interlagos. Nota-se que neste circuito havia muitas retas e muitas curvas, ou seja um circuito seletivo. Só queria saber quantos quilômetros tinha e quantas voltas eram disputadas neste antigo circuito?

Celso
Celso
13 anos atrás

Será que, um dia, ”alguém” terá um plano para recuperar a velha pista ? Fazer como alguns circuitos europeus, ter varias opções de traçado, reintegrando a pista que, junto com Spa, Silverstone ou Nurburgring era considerada uma das melhores do mundo ?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Lembro que achava bem legal os carros de F-1 terem 5a. marcha.

10.500rpm no motor… hoje são 18.000 (limitados).

Outros tempos… Interlagos era muito especial… um verdadeiro templo do automobilismo.

Quem passa pela finada curva 2 chega a se impressionar pela grandeza do desafio.

Já andei no Interlagos atual, mas nunca no antigo (onde presenciei dezenas de provas). O atual ainda dá uma boa sensação de desafio, mas fico a imaginar o que era esse monstro de Autodromo no seu desenho original.

Segue o jogo… apenas com muita grana ele será ressuscitado… acho que hoje em dia apenas a Petrobras é que poderia fazer essa proeza.

Abraços

Imperador

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

O viado do Tilke nunca viu este desenho. E provavelmente nunca viu nenhum traçado antigo de pista nenhuma. Por isso não sabe desenhar pistas.

Valente
Valente
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Ele deve saber todas as pistas dos vídeo games, que é o que parecem as pistas atuais.

SOBOLESKI
SOBOLESKI
13 anos atrás

Alguem poderia informar o comprimento que tinha o retão?

Abs

Mário Sérgio
Mário Sérgio
Reply to  SOBOLESKI
13 anos atrás

cerca de 900 metros, era o trecho mais veloz do traçado.
Um belo desafio pra que chegava na curva 3 , uns sem coragem , outros sem medo…

galileu
galileu
Reply to  SOBOLESKI
13 anos atrás

900 metros, vinhámos bombando o freio do opala com o pé esquerdo a partir dos 300 metros, para dar pedal, já, que os discos dianteiros esfriavam muito, com o advento dos discos traseiros, (opala), e discos dianteiros maiores, (Cl0 0u 20), a freada melhorou muito, mas mesmo assim era arriscada paca.

Guzz
Guzz
13 anos atrás

No dia do GP do Brasil, eu estava sentado bem na frada da reta oposta, e, ao meu lado lado sentou-se um senhor e o resto da família, começamos a conversar e ele fazia comentários dos anos 70, de quando viu o Emerson ganhar pela primeira vez.
Ele chamava as curvas pelo nome, as que não existem mais, como o Sargento.
Não conheci esse circuito, mas mesmo assim sinto “saudades”.

gustavo
gustavo
13 anos atrás

Vamos continuar pedindo e fazendo algo pra reativer este velho, mas seletivo circuito……..
Já disse um amigo aqui, depois que perdemos esse circuito, não apareceu mais nenhum piloto de ponta que tenha se destacado como os gdes “dinossauros ” daquela época.

O movimento de reativar o circuito antigo como anda, não vi nada nos últimos tempo.

Qdo perguntei pra uns na StockCar, me disseram que nào querem circuito grande por causa do custo das corridas………….algo assim. Me pergunto se temos uma corrida de 50 min em um circuito de 4 Km pq não temos os mesmo 50 min em 7 Km sem contar que teriamos mais opcao de pista já que so em interlagos poderiamos ter 3 modelos de pista.

gde abraço

galileu
galileu
Reply to  gustavo
13 anos atrás

as mocinhas da stock tem medo do monstro sagrado que era interlagos, tirando algumas excessões é claro, exemplo, o pai de um piloto da atualidade só conseguiu ser campeão com opala classe C quando mudaram o circuito, antes era um tal de quebrar, ora a terceira ora a coroa e pinhão, e tudo num lugar só

marcão
marcão
Reply to  gustavo
13 anos atrás

A verdade é até bem simples, no caso dos pilotos da stock e da porsche cup…

Nesses torneios que a gente participa lá na granja, sempre tem um ou outro piloto dessas categorias e todos comentam quase a mesma coisa..

Que é: – O circuito antigo é mesmo muito bom e seletivo mas pra nós “hoje” seria dificil decora-lo inteiro e fazer os acertos que certas curvas de alta exigem, e o próprio carro teria sérias restrições para percorre-lo em 50 minutos de prova, uma delas seria os pneus que vivem estourando, sem falar muito dos freios que teriam que ser redesenhados só para esta pista.

Tá ai uma das respostas de um dos pilotos tido como um dos maiores experts nessa categoria. E no caso dos porsches cup. A resposta não foi a mesma, foi a de que os pilotos já enfrentam problemas fisicos com o pescoço no circuito atual no antigo a força “G” deve ser muito maior por conta das curvas 1 e 2 e das próprias freadas e acelerações…

Pois é, os caras revelam nessas conversas que há entre eles uma concordancia, que parece ser o medo de encarar o que é o circuito antigo..

Uma pena isso pois se hoje, eles tem a favor deles o controle de tração, os freios inteligentes”” com aquela sopa de letras””.
A pergunta continua a mesma. Ou melhor a afirmação de que. O que falta mesmo é coragem nos pilotos atuais, infelismente…. Antigamente tinha carro que fazia aquilo tudo com os potentes V12 com alguma coisa de freio a disco só na dianteira, a suspenção era totalmente mecanica, e o cambio era totalmente mecanico e em algumas reduções era preciso muita força pra reduzir …

Bom, cada um tem a sua opinião para o “templo” nos traçados antigo e novo, mas o que falta mesmo é tutano, determinação e coragem pra se refazer o circuito antigo. E que o engenheiro que o projetou foi muito feliz no que desenhou e construiu..Isso prova mesmo é que as pessoas que lá pilotaram não eram a regra e o padrão de que há hoje.

Sem com isso desmerecer os pilotos atuais, pois se quando começaram sua vida profissional o circuito antigo ainda estivesse ativo eles hoje estariam áptos a encara-lo..

Aqui vale mesmo uma ressalva que acho até importante dizer…

Tudo o que esse politicos tocam acaba sendo destruido. Como é o caso do templo, na sua remodelação nos findos de 1980 e essa história nos mostra o que estão fazendo hoje com o mesmo autodromo…. Com o abando no que se encontra hoje suas instalações…Vale lembrar que quem administra não é dono de nada. É apenas um funcionário como qualquer outro, e´responsavel por no mínimo manter do mesmo jeito que encontrou seja lá o que for..
No caso do “Templo” esse atual adm ai o encontrou em plena forma, e em poucos meses praticamente destruiu tudo o que estava funcionando lá.
A que se responsabilizar por pura incopetencia civil e criminalmente essa pessoa, e quem o indicou.. Ou melhor por formação de quadrilha. Acho até que o ministério publico deveria entrar com uma ação de perdas e danos e de destruição do patrimonio publico contra essas pessoas e citar também o sr prefeito de SP por ser ele o co responsável por tudo isso que está acontecendo hoje em nosso querido e amado “templo”…Há que se intervir, Há que sessar essa bandalheira. E que as contas do autodromo sofram uma auditoria urgente pois tem algo errado lá e nós queremos saber o que…
Esse templo, que está sendo aniquililado pelo abandono, merece pelo menos ser bem tratado. E as pessoas que lá vão tam bém merecem..

E nós não queremos ver nenhum piloto morto por que a adm. se omitiu e está se omitindo de fazer o minimo nescessário lá…

Diz a boca pequena que no fim de semana passado houve um óbto lá no lago, parece que um adolecente morreu afogado lá e um outro ainda foi retirado com vida .. Nada foi oficialmente confirmado pelas autoridades “competentes” mas se realmente aconteceu algo lá tem que se responsabilizar alguem e esse alguem é a adm que contratou esse grupo de seguranças que está lá hoje e só serve pra colocar cadeado em portão de serviço no acesso as dependencias do templo. Impedindo a circulação dos caminhões das equipes..E o pior é que quando há eventos eles cruzam a pista de moto e carro pra lá e pra cá sem se preocupar com a segurança de terceiros que no caso são os pilotos….

Tá aí meu desabafo com o que vem acontecendo com o nosso “templo”..
Desculpem o mau jeito

Valente
Valente
Reply to  gustavo
13 anos atrás

Interlagos foi projetado por Luis Romero Sanson, que virou nome de rua ali nas redondezas do templo.
A inauguração foi em Novembro de 1939.

Mauro Batera
Mauro Batera
13 anos atrás

Templo Sagrado…

Emerson Ribeiro
Emerson Ribeiro
13 anos atrás

Seria interessante Interlagos ter opções de traçado ainda hoje assim, a Indy poderia correr uma pista de verdade.

Andre Decourt
Andre Decourt
13 anos atrás

Cortesia do maior herói brasileiro de todos os tempos…..

galileu
galileu
Reply to  Andre Decourt
13 anos atrás

ele não teve nada a ver com isso, tente ler a historia, cicuitos longos não eram atraentes para a f1 na época, portanto foi feito o projeto e a execução da obra, o unico .palpite que ele deu foi sobre o S qem leva o seu nome, ou era isso ou não teriámos GP em SP, espero que esse comentario lhe esclareça algo.