TODAS AS CORES
SÃO PAULO (vá se habituando) – As faixas coloridas para indicar o tipo de composto usado, que a Bridgestone adotou em seus últimos anos na categoria, serão substituídas por cores nas laterais dos pneus nesta temporada. A Pirelli informou que cada tipo de pneu terá o logotipo com sua marca estampado numa cor diferente.
Serão seis compostos fornecidos ao longo da temporada, dois para chuva e quatro lisos, os “slicks”. Para cada corrida, dois tipos de “slicks” serão oferecidos, sempre com um “degrau” entre eles na escala de dureza da borracha.
Para as três primeiras corridas do ano, já foi definido que estarão disponíveis os compostos “hard” (duro) e “soft” (macio). Entre eles há o “medium”, que não será usado nem na Austrália, nem na Malásia, nem na China.
Tudo para forçar as equipes a fritarem os miolos na hora de escolher que tipo de borracha usar — tendo de apostar na performance, ou na durabilidade.
Veja como será o esquema de cores da Pirelli para 2011:
Pneu de chuva forte (“wet”): laranja
Pneu para pista úmida (intermediário): azul claro
Pneu supermacio (“supersoft”): vermelho
Pneu macio (“soft”): amarelo
Pneu médio (“medium”): branco
Pneu duro (“hard”): prateado
Acabo de ver uma notícia no Grande Prêmio (29/03/2011) sobre a cogitação da Pirelli em rever o sistema de cores para identificação dos tipos de pneus, após reclamações de sua eficiência. Como uma coisa tão simples pode se tornar tão complicada? Não é obvio que chamar profissionais especializados resolveria mais facilmente e com maior eficácia esta questão? Neste caso, de identificação gráfica, era só chamar um designer gráfico. Sou designer gráfico e fiz um estudo de 15 minutos que resultou num esquema muito mais fácil de entender e diferenciar os diferentes compostos, dêem uma olhada: http://www.estudio196.com.br/imagens/Pirelli_2011.jpg . Sou um gênio do design e esta é a melhor solução possível? Certamente não. Outros designers, de qualquer parte do globo, chegariam a uma solução equivalente ou melhor? Muito provavelmente sim. Porque a Pirelli não contratou especialistas para resolver esta questão? Não sei.
No último treino em Barcelona, onde choveu muito, os pneus tinham os logos em verde. Mudar agora para laranja? Pra fugir de uma ligação com a faixa “ecológica” da Bridgestone?
Salve Flávio!
Pode me dizer se para 2012, há ou se planeja ter no calendário, algum circuito das antigas; ou teremos mais porcarias como circuitos sem um toco de gramado?
Abraço.
Rede Globo restringe uso de mídias sociais em comerciais
A central de comercialização da Rede Globo encaminhou, através de suas afiliadas, uma comunicação para o mercado publicitário que talvez tenha sido a mais equivocada de todos os tempos.
Por decisão da Rede Globo, os comerciais não podem mais inserir o nome das redes sociais em seus comerciais. E se isso for utilizado, será cobrado MULTIPLICIDADE.
Tomando como exemplo um comercial do SANTANDER, se em seu anúncio for colocado a marca ou o endereço twitter.com/santander ou facebook/Santander, isso será cobrado como multiplicidade. O uso do endereço do Twitter é o que sofre menos impacto, pois poderá ser usado @santander sem custo adicional.
Eu confesso que, não sei no que a medida de utilizar os nomes ou as logos das redes sociais prejudica as receitas da emissora, tendo em vista que o que vai definir o futuro da televisão, é justamente o entrelaçamento com as mídias sociais, já que é uma tendência das mídias consideradas OFF serem ferramentas de trampolim para as mídias ON.
Vejamos o que aconteceu na final do Superbowl: a comunicação começava na televisão e tinha continuidade nas mídias sociais. Uma tendência mundial, um caminho que a Rede Globo parece entender como perigoso para seus negócios.
Restringir com cobrança a utilização destas ferramentas é um passo perigoso que pode cada vez mais afastar a audiência e alguns anunciantes da emissora.
http://eutedisse.blog.br/2011/03/17/rede-globo-restringe-uso-de-midias-sociais-em-comerciais/
E o que diabos isso tem haver com o A matéria sobre as cores dos pneus mesmo??
Por favor… mantenha o foco no topico…
Informação interessante!
Mas…o que diabos tem a ver com os pneus da temporada 2011 de F1 ?
‘¬¬
Flávio, acho isso uma grande viadagem….eu como um razoável jogador de poker gosto do blefe e vejo que o ele faria parte do espetáculo…..digo bem, faria…..essa coisa de identificar pneu, zona de acionamento da asa…..antigamente com quanto peso sai…..proibir reabastecimento…….sei não, muito igualzinho pra todos….até para nós espectadores.
Vamos nos divertir muito este ano com o locutor oficial se enrolando todo com os pneus…
Tudo Bacana, mas será que vai ser possivel diferenciar em movimento os pneus médios e duros? Afinal, branco e prata em movimento é quase a mesma coisa!
Vai ficar carnavalesco demais, confuso demais (para o narrador principalmente), etc. McLaren com faixa azul, Williams com faixa laranja, ficarão “nada a ver”.
André / Piloto no http://www.f1bc.com
Estou prevendo a chatice do Galvão explicando isso
Tudo lindo e maravilhoso, mais eu duvido alguém diferenciar com clareza o branco do prateado quando os carros forem pra pista, poderiam no lugar de um deles terem colocado o verde.
=D
entao vou fingir que o supermacio não dura uma corrida inteira.
devo ter cara de troxa mesmo…
morte ao tilke, esse sim é o culpado!
os freios um pouco também
Tá fácil, até pros daltônicos:
A Pirelli nunca vai levar o duro (prata) e o médio (branco) pra mesma corrida, porque o combinado é sempre levar compostos com um intervalo entre eles.
Então pra pista seca vai ser sempre:
Branco ou Prata – pneu mais duro
Vermelho ou Amarelo – pneu mais macio
Só o que vai ter que decorar é a cor do pneu de chuva.
Também acho isso e o custo não é tão alto assim!!!!!!
Apenas esclarecendo. A Pirelli irá disponibilizar jogos de pneus intercalando sua característica, portanto teremos as seguintes configurações nos finais de semana: Pneu supermacio (“supersoft”): vermelho E Pneu médio (“medium”): branco OU Pneu macio (“soft”): amarelo E Pneu duro (“hard”): prateado
mas o branco ta escrito em preto, e agora?
A Pirelli quer dar um nó no Galvão.
Com as listas na banda do pneu o homem se esgasgava, imagine agora nas laterais…
Já estou vendo o Galvão precisando da ajuda dos Universitários para saber quais são cada pneu por sua cor! Vai dar confusão, no começo mas depois tudo se ajeita ou quase…
O problema é o locutor… o mesmo que já terminou uma corrida faltando ainda uma volta…
Esse ano vai ganhar o chassi mais equilibrado (provavelmente a Red Bull): vai fazer menos parada que todas as outras…
Duvido que alguém consiga diferenciar o branco do prata com o carro em movimento… Vai ser a repetição do pontinho que ninguém conseguia ver.
Acontece que o branco e prata nao serao usados juntos
Não vai ter macio e médio na mesma corrida. Ou é macio e duro, ou supermacio e médio.
Então não vai ter confusão.
Como eu coloco sempre a culpa nos pneus eu queria saber do Frávio porque ele colocou que os pneus médios virão com a escrita em branco, mas porém contudo todavia ele escreveu com letras pretas????????????????
Eu não sei ai onde vocês estão, mais aqui no interior de São Paulo, as corridas tem locutores, e acho que assim não vai ser tão difícil saber qual pneu cada carro estará usando……
Nussssssss é cada tipo de comentário….!!!!
eta lasquêra…
na boa, não precisa de nada disso.
por outro lado não dá pra levar 6 compostos em todas as corridas.
minha opinião: deixa o pneu “mole” do dia com uma cor diferente.
ou seja, no GP em que os compostos forem hard e soft, marca o soft.
e no GP em que os compostos forem medium e supersoft, marca o supersoft.
e pneu de chuva, vamos combinar que não precisa marcar nenhum dos 2 tipos, certo? mesmo porque eles já vêm “marcados” pela própria diferença na banda de rodagem (desenho e profundidade dos sulcos).
Concordo
é, finalmente alguma coisa faz sentido nessa f1. +1 ponto, saldo total: -259
para a minha pessoa que sou daltonico, essas cores ferram…
porque não colocam simbolos (triangulo, quadrado, circulos)???
Flavio, quero só ver agora como a TODA PODEROSA vai fazer para não fazer propaganda dos pneus ITALIANOS como ela mesmo diz, sendo que o simbolo da Pirelli é que será pintado nessas cores… Terão que inventar algo INOVADOR…Vai ser bem engraçado…
Será possível diferenciar as cores com os pneus girando a alta velocidade?
Pelo esquema de cores, parece que a Pirelli está apostando que as equipes optarão, na maior parte das vezes, pelo pneu macio – fazendo assim mais pitstops – ou então que as equipes terminarão as corridas “calçando” os compostos macios. Foi nesse tipo de composto que a Pirelli imprimiu sua “cor oficial”, o amarelo…
Se fosse eu, liberaria todos os seis compostos em todos so fims de semana e diria para as equipes: “Aqui estão os pneus disponíveis. Se virem e descubram qual é o mais adequado para vocês”.
Se fosse eu, nem isso. Fazia pneu pra seco e pneu pra chuva, daí falava “se virem”. O barato da F1 não é criar tecnologias que depois vão pro dia-a-dia? Então, quem vai usar seis pneus diferentes no cotidiano? Embora, pra chuva eu até entenda, já que é uma condição muito excepcional.
FG….Hey Flavio…………tem o pneu lazzy,,,,,,,,,,,,,,,,,,,especial pra o Zacarias amassa barro…………………….rs
Achei boa a idéia, mas o ideal é que todos assistam à corrida com o esquema anotado ao lado.
Senão os carros de F1 se parecerão mais com carros alegóricos…. :-)
Abraços
Flávio Gomes, você não esse negócio da empresa levar só pneu X meio artificial, não? Quer dizer, que nem asa móvel, KERS, ou seja, nêgo querendo interferir nas corridas por fora?