DECLARAÇÃO DE AMOR

SÃO PAULO (mais louco é quem me diz…) – Está na capa da “Ilustrada” de hoje, em matéria assinada pelo Thales Menezes (aqui, para assinantes UOL e da “Folha”). Neil Young virá ao Brasil em novembro para o festival SWU, mas não vai cantar nada. O roqueiro canadense está obcecado pela ideia de transformar um Lincoln Continental 1959 num carro “verde”, que não emite poluentes, usa fontes alternativas de energia e mantenha viva a paixão dos americanos pelos grandes (e belos) automóveis.

Essa é a grande declaração de amor. Young é sensível aos problemas que os carros trazem ao meio-ambiente, mas se recusa a transformá-los em vilões do planeta. Acha que o os carros de sonho dos anos 50/60 não podem ser extintos assim, sem mais nem menos, em nome da ditadura ecológica.

Por isso, investe os tubos no desenvolvimento de novas tecnologias capazes de fazer de sua barcaça um carro tão “sustentável” quanto essas miniaturas elétricas, feias de doer, que ameaçam invadir a Terra.

LincVolt é o nome da experiência e mais detalhes estão no site oficial, aqui.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
12 anos atrás

Tá aí uma boa ideia!

E viva os antigos!

Abraço!

Pablo Vilarnovo
Pablo Vilarnovo
12 anos atrás

Não entendi… como retirar a produção dos grandes centros adiantaria alguma coisa? A poluição estaria lá do mesmo jeito. E o pior, o custo da energia fica mais caro por conta da distância (linhas de transmissão).

Não tem jeito. Enquanto não criarem uma forma econômica de usar o hidrogênio, continuaremos a queimar o carbono.

Mas não fiquem tristes. Esse negócio de carbono e aquecimento global é um tremendo embuste. Neil Young é um tremendo boboca. Adoro as músicas dele, mas aquela “Cortez the Killer” que é uma das mais bonitas é tão idiota que me faz rir…

Simplesmente a música diz que entre os índios não havia guerras (quando na verdade se matavam a torto e direito, inclusive nações inteiras tendo desaparecido por conta das guerras antes dos espanhóis chegarem), e que os indios faziam sacrifícios humanos para que os outros pudessem viver (como se fossem sacrifícios voluntários e não assassinatos sistemáticos de prisioneiros de guerras e escravos).

Ou seja, o homem é um tremendo boboca.

Roberto
Roberto
12 anos atrás

Com certeza!

Se esses carros elétricos fossem bonitos eles poderiam se popularizar. Mas, dizem as más línguas que esses carros têm um custo muito alto e não têm muitos postos de abastecimento. Não é só plugar o carro em uma tomada. Mas customizar as tomadas que nem uma USB. Um padrão só para todos os carros. Se nada for feito ainda veremos carros movido a gasolina por muitos e muitos anos.

Samuel Lincoln M Barrocas
Samuel Lincoln M Barrocas
12 anos atrás

Esse é o carro do Jorge Del Salto, do Carrossel… heheehehe

JT
JT
12 anos atrás

O SWU deste ano será em Paulínia, quase no quintal da minha casa. Vou comprar um banco de Kombi e subir na laje, para ouvir tudo de graça. Se o som estiver ruim chamarei a Guarda Municipal para acabar com a festa, por pertubação do sossego alheio :)

MM
MM
12 anos atrás

Em resumo é um gerador a diesel com um nome revolucionário (Capstone Micro-Turbine), que fornece energia para baterias que impulsionam um motor elétrico, tudo isso na carroceria de um carro americano da década de 50 com calotas aerodinamicas, e o patriótico objetivo (além de não poluir o mundo) de promover a segurança nacional (por não depender da importação de petróleo).
Não haveria nada de errado se eles estivessem simplesmente querendo ganhar dinheiro com isso, mas o resto não faz muito sentido…

pedro ar reciclado
pedro ar reciclado
12 anos atrás

O carro é lindo é a idéia é limpa também, mas consciência eco… hoje ainda da para cada um viver seu processo, já no futuro isso deve mudar

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

hehe, vi uma entrevista no David Letterman com o Neil Young e ele explicou o que queria fazer com o carro: um moto contínuo!!
Será que veio aqui no Brasil dar uma fortuna ao Pedro Dariva e seu motor “ecológico”?

Valmir Passos
Valmir Passos
12 anos atrás

Feio de doer é esse carro. Aliás, como quase todos os carros americanos. Credo

Sergio SP
Sergio SP
12 anos atrás

Vão trazer o Neil Young até aqui e ele não vai dar um show! Essa turma não tem mais nada para inventar?

PedroCarvalh
PedroCarvalh
12 anos atrás

Não que os carros elétricos sejam bonitos, mas esse continental 59 é muito, mas MUITO feio.

Bem que ele podia fazer o mesmo com um 64, preto com o interior vermelho de preferência.

De qualquer forma a atitude é louvável.

Tiozão
Tiozão
Reply to  PedroCarvalh
12 anos atrás

Pedro, você é jovem, beleza é uma questão de ponto de vista, na época haviam carros mais bonitos, mas este também era e de acordo com a tendência.
Vamos ver hoje, o líder Corolla tem alguma coisa de belo?

Luiz Cora
Luiz Cora
12 anos atrás

Dá uma olhada nesse comercial que saiu da Mercedes! Maravilhoso!
http://www.youtube.com/watch?v=6TB8fqPJF98&feature=player_embedded
Abraçao!

2SIX
2SIX
12 anos atrás

É um ponto de vista muito simplista achar que carro movido a eletricidade é “verde” Quase todo mundo se esquece que a energia elétrica deve ser ” ” gerada ” ” em algum lugar. Mesmo nos EUA há muita usina termo-elétrica a carvão… imagine em outras bandas…
Se a “geração” não for por hidorelétrica, eólica, solar, nuclear (pois é!!) ou a termoelétrica que queima só bagaço de cana, há pouição .
Isto só para por o carro para andar, sem considerar a poluição do descarte das baterias (pense em 150 quilos por carro !!!).
Na verdade, um ônibus fazendo 500 metros por litro de óleo, mas cheio de gente, é bem menos poluidor , faça as contas…

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
Reply to  2SIX
12 anos atrás

Lógica perfeita.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  2SIX
12 anos atrás

mas se tem a idéia de retirar a produção energética dos grandes centros e assim dar mais chance para a natureza reabsorver todo o carbono dispensando. Mas lógico que o sistema mais eficiente é aquele que diretamente produz a energia dentro do carro.

Phillipe
Phillipe
12 anos atrás

Peraí, não foi esse carro que deu problema e causou um incêndio na casa dele?