FAÇA-SE A LUZ

SÃO PAULO (e chega de reclamar) – Sobre a AES Eletropaulo (prometo que é o último de hoje sobre casos extrapista), é o seguinte. Pago contas de luz há mais tempo do que me lembre. A conta chega, você paga e pronto. Atrasou um ou dois dias? Paga e a multa vem na fatura seguinte. Esqueceu de pagar, viajou, o boleto não chegou? Vem na fatura seguinte e pronto.

Era assim.

Ontem recebo uma correspondência da (do?) Serasa Experian. As pessoas tremem só de ouvir o nome: Serasa.

Trata-se, até onde vai minha compreensão, de uma empresa de dedoduragem que, ao que parece, serve de guia para o comércio e outras áreas da vida econômica nacional. Ter o nome no (na?) Serasa significa ser caloteiro, mau pagador, pilantra, picareta. É assim que o mercado vê quem tem o nome no (na?) Serasa.

Pois bem. A conta de luz de junho chegou e caiu em alguma pilha de papéis que por alguma razão não chegou às minhas mãos. Eu pago algumas dezenas de boletos e contas por mês. Não controlo direito, porque é muita coisa. O ônus é meu, óbvio. Se não paguei no dia certo, pago com multa. Assumo minha desorganização, que nem é tão grande assim. Conto nos dedos os atrasos das contas da minha vida.

A AES Eletropaulo, esse exemplo de empresa eficaz e prestativa, mandou meu nome para o (a?) Serasa. Que, por sua vez, me avisou que se eu não pagar a porra da conta até não sei quando, meu nome, com CPF, endereço, telefone, cor dos olhos e tamanho do pau será incluído em seus cadastros. Portanto, serei oficialmente um caloteiro.

Achei a conta e paguei. Exatos R$ 172,34 para essa empresa vagabunda que não consegue manter a eletricidade na cidade quando chove. Que tem a coragem de mandar para os alcaguetes do (da?) Serasa o nome de um consumidor que há 30 anos paga suas contas de luz religiosamente. E que na primeira falta recebe como prêmio a ameaça de ser transformado em caloteiro oficial.

Dia desses cheguei em casa por volta das seis da tarde e não tinha luz. Ventos fortes. Subi 11 andares de escada e passei a noite às velas. Acordei no dia seguinte sem luz. Desci 11 andares de escada. Não sei a que horas a energia voltou. Sei que por mais de 24 horas um dos funcionários do prédio teve de ficar na garagem, sentado numa cadeirinha, abrindo e fechando o portão. Perdeu suas horas de folga, de sono, de vida. Porque a AES Eletropaulo não conseguiu fazer a luz voltar. Em alguns bairros, naquela ocasião, foram dias sem energia. No meu, pouco mais de 24 horas. Sou um privilegiado.

Aí a empresa tem a coragem de mandar para o (a?) Serasa o nome de alguém que esqueceu de pagar a conta.

Nessas mais de 24 horas sem luz, alguns ovos se estragaram na minha geladeira, e não tive coragem de tomar meus Chamytos, nem de comer as salsichas que iria cozinhar para colocar no macarrão se tivesse luz para enxergar as panelas. Apesar disso, de a AES Eletropaulo me dever alguns ovos, alguns Chamytos e algumas salsichas, não mandei o nome dela para o (a?) Serasa. Deveria. Mas posso, se preferirem, sugerir o que fazer com as salsichas.

Subscribe
Notify of
guest

93 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcio Vieira
Marcio Vieira
11 anos atrás

Flavio:

Acabou de acontecer comigo, o débito automático do banco não funcionou e eles mandaram meu nome para o Serasa, direto e sem escalas. Não vou perder tempo com Sacs da vida, vou direto procurar um advogado e ver se posso processá-los por danos morais.

Lucas Abramo
Lucas Abramo
12 anos atrás

Todos os meses do ano sou obrigado a resolver problemas deste tipo, da concessionárias publica de telefonia à empresa que pago para cuidar de minha saúde.
Pelos meios convencionais já me irritei o suficiente para nunca mais ligar para SAC e coisas do gênero.
Mas o Google é a ferramenta mais incrível do mundo. Encontram-se todas as informações possíveis lá. Em 20 minutos é possível descobrir telefones nomes tamanho da conta bancária etc. De qualquer pica-grossa da qualquer empresa minimamente conhecida.
A dica é http://www.businessweek.com/ e http://www.dowjones.com/?from=
Esses sítios dão informações como telefone, nomes, e-mail, nome da mulher filhos, CPF, RG, CRM, OAB, enfim todo tipo de informação útil para quem quer resolver problemas junto a empresas. Uma vez com essas infos na mão é só entrar nos sítios da OAB, CNA, CRM e pronto tens o telefone do dono.
Com os nomes corretos podem-se fazer buscas no Google que podem ser muito úteis como o telefone da casa do presidente da telefônica por exemplo. E ai é só ligar o dia inteiro para ele. De um pouco do veneno da empresa dele para ele que seus problemas se resolvem rapidinho. Não é o ideal, a vida não deveria ser assim, as coisas deveriam funcionar de forma mais simples. Mas como sabemos que não é. Melhor então é dar a esses caras um pouco do próprio veneno.

peter von wartburg
12 anos atrás

vc poderia ter economizado os ovos. nao precisam ficar na geladeira. sao mais saudáveis se ficarem ao tempo, ou “room temperature” como diriam os sábios cientistas.

é sério, pode confiar. dica de um cozinheiro italiano e dono de pizzaria amigo meu. marido da irma de frau della Pampuglia.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Aqui no Brasil as coisas são engraçadas. Tem muito mais coisa inexplicavel andando a solta por ai.
Já comentei com vc sobre a tal taxa de inco… ops conveniência. Lá fora é crime.
Você ja tentou usar um cartão de crédito internacional aqui no Brasil em um ATM de um banco diferente do da sua conta? Pois é, não funciona. E olha que funciona la fora até no interior da Africa. Eu sei pois já trabalhei no norte de Moçambique…
E quando a rede de sua operadora cai por motivos técnicos e voce fica sem sinal, ás vezes até dois dias? E olha que existe uma portaria da ANATEL que obriga as operadoras a compartilharem recursos para justamente evitar isso. Outro dia um vendedor de uma operadora tentou jogar para cima de mim isso como argumento de venda. Foi legal mandar ele pra aquele lugar. Apesar da norma, essa tal de interoperabilidade não existe.

Senhores, ainda estamos engatinhando nos direitos do consumidor.

Outro dia estava lendo um contrato de locação para um ponto comercial para montar uma lojinha para minha esposa. Dos 45 paragrafos apenas um dava um direito ao locatário, o resto eram só obrigações para com o locador. Era mais ou menos o seguinte, o locatário tem o direito de pagar e calar a boca.

Vamos bem…. Vamos bem…

Mauro Martin Faro
Mauro Martin Faro
12 anos atrás

Flávio,

Você é um cara de muita sorte, no meu caso depois de 29 anos de absoluta pontualidade fui “premiado” pela Eletropaulo com um corte de luz. Claro que eles haviam avisado que eu devia uma conta (coisa de 3 meses atras), aliás devem ter avisado o seu “sistema”, aquele mesmo que as atendedentes acéfalas usam pra tomar as mais importantes decisões.

Depois de pagar taxa de religação em emergência, prometer caixinha, pedir de joelhos ajoelhado no milho, prometer que ia na igreja me confessar e nunca mais falar palavrão para as atendentes (ou ouvidoria afinal é a mesma coisa) fui premiado com 24 horas sem luz.

Como agradecimento estou aproveitando seu site pra convidar o pessoal da Eletropaulo pra um jantar de confraternização em casa, vou servir toda a comida que estragou da geladeira…

Claudia
Claudia
Reply to  Mauro Martin Faro
12 anos atrás

É uma irresponsabilidade! A gente trabalha, gasta uma grana de mercado e vem essas empresas de merda cortar a luz e estragar toda a comida da geladeira por causa de uma conta lá atrás, que ninguém se presta a comunicar DECENTEMENTE que precisa ser paga.

E ainda ter que ouvir idiotices como a desse Diego ou desse Leonel, de que está tudo certo, nós que erramos em esquecer UMA conta em 30 anos. Ora…. como foi dito pelo Leonardo: TEMOS DESCONTO QUANDO ESTA MERDA DE SERVIÇO FALHA POR CAUSA DE UMA CHUVA QUALQUER?!?!?!?

Tem mais: Há normas? Beleza, tá certíssimo. Mas estamos no século VINTE E UM, século da fibra óptica, tudo computadorizado, deveria SIM ter um sistema de HISTÓRICO de CADA cliente por estado, que mostre se o esquecimento foi caso raro ou é uma constante. Se for uma constante, que vá para o(a) serasa. Se não, NÃO TEM QUE IR COISA NENHUMA, porque o(a) serasa é um órgão de caloteiros, como bem disse o Flávio, e quem esquece UMA conta em TRINTA ANOS está longe de ser um caloteiro. Tem que ter sistema diferenciado SIM! Se ainda estivéssemos fazendo tudo em papel e a população só crescendo, entenderia que não. Mas com tudo digital?!?!? Vai me desculpar…..

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

E qdo o serviço deles não funciona, tenho desconto na minha fatura?

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

Em frente a minha casa tem um poste de iluminação… moro lá a dois anos e ainda não o vi funcionando, isso pq minha conta está no Débito automático.

Onde eu reclamo? Para a própria empresa… que não faz porra nenhuma!

cacá Clauset
cacá Clauset
12 anos atrás

Caro, estou passando por situação semelhante. Comprei um terreno numa zona rural e mandei instalar um relógio. Fizeram rapidinho. Depois vendi o terreno. O novo dono ficou sem pagar alguns meses (sem eu saber) e sem transferir para ele. Resultado, meu nome, sem ninguém avisar e sem cartinha, foi parar no Serasa. Depois de certa dor de cabeça, paguei e tiraram. Já que o dono novo dono me botou nessa fria, resolvi pedir para desligar o relógio. Isso faz 3 meses, mais de 10 reclamações e nada. Na última a idiota disse que não conseguiam achar o relógio, pois é zona rural. Acredita?! Eles vão lá todo mês fazer a leitura e na hora de desligar, não sabem onde é… chega a ser cômico se não fosse trágico.
E só mais uma da coelção que todos nós brasileiros temos, uma vez a Telefonica me deixou mais de meia hora aguardando na linha e no final, disse que tinha que aguardar mais um pouco. Aí eu disse para quando eles tivessem resolvido o problema, para me ligarem de volta que não tinha o dia todo. Aí eles soltaram a pérola: “Senhor, a Telefonica não faz ligações”. Quer melhor autoexplicacão que essa?

Diego Corgosinho
Diego Corgosinho
12 anos atrás

Acho que, pela primeira vez desde 2006, vou discordar completamente de vc, FG. Você disse que paga as suas contas em dia há 30 anos. Ótimo! Você disse também que esqueceu de pagar a conta. Acontece. O que não pode é você pensar que uma empresa não vai mandar o CPF do cliente para o (a?) Serasa por pensar que ele pode ter esquecido a data de vencimento da sua conta. E Eletropaulo, como qualquer empresa, trabalha com normas, e a norma é a seguinte: não pagou até a data de vencimento, deve ser penalizado com negativação do cadastro e suspensão de fornecimento, no caso da empresa citada. Me espanta alguém com a sua inteligência e, principalmente, alguém que eu admiro tanto, colocar um texto destes no seu blog, perdendo o tempo que poderia ser investido em algo muito melhor que malhar a Eletropaulo. Se a empresa não consegue fornecer energia da forma correta, isso deve ser relatado às autoridades competentes. Sem contar que, o fato do fornecimento não ser o ideal não proíbe empresa alguma de negativar o cadastro do cliente.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Diego Corgosinho
12 anos atrás

Você é bobo assim de verdade ou só está fazendo tipo?

Irinaldo Barros
Irinaldo Barros
12 anos atrás

FG, percebeu que depois de todo o inconveniente que essa tal de AES nos trouxe tempos atrás e com tanta gente pedindo para que “alguém” faça alguma coisa, ela produziu um comercial dizendo que está “preocupada” conosco? Não foi bem isso que seu Presidente disse quando indagado por reportagens de televisão, dizendo que não sabia onde estava o problema! E ainda dizem que as privatizações foram às melhores coisas que já aconteceram… Veja a telefonia, temos aparelhos de “2ª geração” e linha e 10ª geração! Pedágios que custam iguais aos da Europa mas estradas que precisam de reparos constantes por terem asfalto de 5ª! Bueros que explodem e voam, deixam a população a mercê de onde vão parar! Enfim, não basta apenas a educação para que possamos saber ler, entender o que lemos e podermos assim, termos conhecimento daquilo que realmente acontece no país! Falta mais que isso, que tomemos consciência que devemos rever várias práticas cotidianas e mudarmos modos de agir que muitos dizem ser normais. Não é normal pessoas dormindo nas calçadas! Não é normal sermos assaltados nos semáforos! Não é normal termos que esconder nossas casas com grades e muros altos! Não é normal a prática do “jeitinho brasileiro” ou a tal “Lei do Gerson” (coitado, ele se envergonha disso sempre que repetimos)! Não é normal pagarmos contas de crises que não criamos, enfim, precisamos mudar muito, e sempre!

Gilberto Silveira
Gilberto Silveira
12 anos atrás

Ora, estou lendo tantas reclamações, todas justas, mas fico me perguntando – O que mais estamos fazendo além de espernear? Quando o poder público inventa mais um imposto, como esse da “controlar”, a grande maioria fica calada, achando que é politicamente incorreto reclamar de algo que supostamente é feito para o nosso bem. E enquanto isso as empresas estatais, privadas e governos vão enfiando a mandioca no nosso rabo, mas é claro que fazem isso porquê se preocupam conosco. E viva o brasil!!!! P.S. – escrevi tudo com letra minúscula mesmo, pois nenhum destes órgãos merece o meu respeito.

Claudia Linhares
Claudia Linhares
12 anos atrás

Complementando depois de ler os outros comentários:

1 – Seu nome realmente sai do Serasa assim que se acerta a dívida. Não é pra sempre. Embora seja indignante.

2 – Como pode, serviços como luz e telefone serem transferidos do governo para particulares?!?!?! E espanhóis ainda por cima! Nem brasileiros são!!! Daqui a pouco será a água…… aguardem. Ainda mais com a escassez prevista para 2015. Vão fazer a festa. Vamos ver pra que país o Brasil vai se vender.

Leonel Ameixieira
Leonel Ameixieira
12 anos atrás

Flávio.

Se você não buscou seus direitos pela falta de energia elétrica na sua residencia é problema seu. A omissão foi sua, então não reclama. Por outro lado, a Eletropaulo está no direito de enviar seu nome para o SERASA. Tal prática está prevista no CDC.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Leonel Ameixieira
12 anos atrás

Jura, palhaço? Cai fora, rapaz.

Marcelo Uchoa
Reply to  Leonel Ameixieira
12 anos atrás

Serio mesmo Dr.Leonel? Vc queria que toda vez que falte luz, a gente entre na justica?

Pela sua fala, deve ser um advogado qualquer porta de cadeia, que depois vem reclamar que o sistema jurdicial esta oneroso e lento.

A questão é, que se somos complacentes qdo falta luz, a empresa tbm deveria ser. Que aguardasse pelo menos 30 dias ( como previsto na porra do seu cdc) para ameacar incluir o nome no Serasa.

Claudia Linhares
Claudia Linhares
12 anos atrás

Flávio, você LAVOU A MINHA ALMA com este texto, inteligente e CLARO! Aconteceu comigo e senti A-MES-MA-COI-SA que você: uma empresa XEXELENTA, com serviço PORCO, que te manda para o(a?) SERASA por causa de um atraso, como se as pessoas não viajassem, não tivessem problemas de saúde na família e imprevistos mil que causassem o atraso, não significando que vc seja um caloteiro, ainda mais depois de anos a fio pagando corretamente.

Sabe o que é pior? Os caloteiros tem abonos de dívida gigantes! Sei porque o ex dono da minha casa não mudou seu endereço (por motivos óbvios) e ainda hoje (1o anos depois) recebo suas correspondências. E abro, afinal vai pro lixo mesmo. Sabe o que são?
Proposta de pagar 1.200 reais em 28 suaves prestações e sem juros para abater a dívida de 11 mil reais. Cool, isn’t it….?

RAFAEL DE SOUZA
RAFAEL DE SOUZA
12 anos atrás

sou a favor de que se crie um cadastro de empresas que sofrem ações na justiça por prestarem mau atendimento e cobranças indevidas e arbitrarias e que as empresas nesse cadastro nao tenham o direito de colocar seus clientes nem no SPC ou SERASA. o que temos hoje é dois pesos e duas medidas

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  RAFAEL DE SOUZA
12 anos atrás

Fantástico!!!!!

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Caro FG, essa tranqueira chamada Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos S.A.) pertence ao Itaú. Anos atrás, vários bancos eram sócios, mas acabaram passando o controle ao Itaú, que cobra pelos “serviços” prestados.
Houve uma CPI da Serasa, cujo relator foi o então Dep. Fed. Kassab (“nosso” prefeito).
Não preciso dizer o que virou essa comissão parlamentar…
O relatório do parlamentar isentou a Serasa e nada acabou sendo investigado. Acho que foi nessa época que o controle passou ao Itaú. Pela internet dá para achar quase tudo.
A podridão impera, meu amigo. Agentes públicos que ganham salário medianos vivem como nababos.
Com relaçao à AES Eletropaulo, sem comentários. Essa empresinha não consegue nem manter a energia com garoa ou ventinhos. Devo agradecer por morar no 9° andar (meu prédio tem 21).
Abs,
Marcelo

cumpadri agripino
cumpadri agripino
12 anos atrás

vossa excelencia ja ouviu falar em por a conta no debito automatico?????!!!!!!!!!!!!!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  cumpadri agripino
12 anos atrás

Vossa excelência já ouviu falar em “eu pago minhas contas do jeito que bem entender”?

Ricardo
Ricardo
Reply to  cumpadri agripino
12 anos atrás

Com débito automático você tem que confiar nessas empresas e em um banco. Melhor não né?

Rafael, Campos
Rafael, Campos
12 anos atrás

Meu problema não é com tickets e luz, mas, cara, é foda! Internet… tá, não é o fim do mundo, mas, como tu disse, é um serviço pago.

Campos, interior do Rio. A gente é assaltado todo mês com a conta da internet. Na capital, a menor velocidade de navegação disponível custa menos (bem menos) do que a maior daqui. Mas tá, pode ser algum problema de estrutura, cabo que não chega aqui… não entendo muito bem como funciona.

Foda mesmo é que esta merda cai frequentemente e diariamente (enquanto escrevo, por exemplo) desde fevereiro. E tu liga pra merda do SAC terceirizado e, quando muito, consegue que mandem um técnico aqui. Chega o cara, dá uma enrolada, faz umas promessas de que vai voltar e nada. É revoltante.

Velox/Telemar/Oi de MERDA!

Alguma coisa tem que ser feita pelo país. Até quando o cidadão vai ser desrespeitado assim? Até quando vamos ficar assistindo, no Cqc, aos filhos da puta que elegemos não conseguirem identificar onde fica determinado estado no mapa do país (e fazerem piada com isso ou acharem que não tem que responder), rindo? E todos os outros problemas… Que país é esse?

Ewerton
12 anos atrás

Caramba… se serve de consolo, fui ser avalista do FIES para minha prima, ela não pagou e estou no ( a ? ) serasa também. Paciência. Porque vc não coloca essas contas no débito automático ? teria mais tempo para escrever pra gente.

Claudia Linhares
Claudia Linhares
Reply to  Ewerton
12 anos atrás

Ewerton, ATÉ o débito automático às vezes falha. Vc tem que todo mês conferir pra ver se caiu mesmo. A minha de água deste mês, por exemplo, não caiu. Vou ter que ir lá pagar e com multa. É um país de M…

Luciano Martinelli
Luciano Martinelli
12 anos atrás

Isso é pura intimidação. A inquilina da casa da minha falecida mãe atrasou o pagamento da fatura de energia elétrica e recebemos uma comunicação do(a) Serasa, fui atá a referida empresa a atendente me disse que não tinham enviado o nome da falecida para o (a) Serasa, mas o envelope era do(a) Serasa, aí o cara corre pagar a conta com medo de ter o nome “sujo”.

Angelo
Angelo
12 anos atrás

Nós, de novo! Comigo foi pior. Por algum descontrole, não vi que tinha deixado de pagar a conta de luz de um mês específico mas pago as posteriores, e não é que fui surpreendido por um imbecil, na minha casa, pressionando minha mulher para que achasse a conta, imediatamente, ou a luz, como você diz, de merda, seria cortada. Ela me ligou, procurei em toda a emrpesa, não achei e me propus a pagar na hora e enViar o comprovante para casa, também em 10 minutos , já que moro perto do escritório. O f.d.p. do funcionário, senhor do alicate e destino de todos não aceitou e …cortou minha luz! Tive que pagar uma taxa de , acho, R$ 38,00 para a religação e me conformar com a minha burrice, pois neste país quem ainda insiste em morar aqui é, no mínimo, burro, é isto.

Claudia Linhares
Claudia Linhares
Reply to  Angelo
12 anos atrás

Pensei que só eu me indignasse com estas coisas…. Tb penso em sair daqui no futuro. Preciso esperar minha filha crescer.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
12 anos atrás

Aqui em Minas Gerais mandei a Energisa para PQP….
É tudo igual , só muda o CNPJ……

Pequim
Pequim
12 anos atrás

Minha mãe faleceu em Out/2010.
Somente em Fevereiro/2011 consegui cancelar a linha telefônica dela.
Segue o diálogo com atendente, após explicar que devido ao falecimento da titular eu estava solicitando o cancelamento da linha:
– Sr., apenas o titular pode cancelar a linha… (eles tem linha com o além?):
– Mas ela faleceu e eu sou o inventariante…
– Sr., apenas o titular pode cancelar a linha.. (a atendente deve ser surda ou louca…)
– Mas ela faleceu e eu sou o inventariante… e do outro lado não tem linha telefônica para ela ligar para vcs, que eu saiba…
– Mas são normas da empresa, Sr.
Neste momento deixei minha educação de lado….
– Escuta aqui C#@*lho!! Minha mãe morreu e ela não precisa mais da linha, entedeu, sua anta!!! Ou vou ter que comunicar a p&*ra da Anatel que uma empresa de m**da não tem capacidade de prever a morte do titular da linha?????
Em 2 minutos a linha foi cancelada.
Flávio, note que 30% do valor da conta de energia são impostos… E ainda pagas multa por atraso, mas ninguém te devolve voluntariamente o valor referente aos dias que vc ficou sem luz….

luiz caconde
luiz caconde
12 anos atrás

OBRIGADO FLAVIO GOMES POR ESCREVER JUSTAMENTE O Q PENSO, DA MINHA INDIGNAÇÃO QDO CHEQUEI EM CASA DEPOIS DE MAIS UM PUTA DIA DE SERVIÇOS NO QUAL EU E MINHA ESPOSA TRABALHAMOS PARA PAGAR CONTAS MANTER 4 FILHOS NAS UNIVERSIDADES E UM PEQUENINO EM CASA. OLHO. LEIO A CORRESPONDENCIA E VEJO Q ESTOU SENDO AMEAÇADO TER O MEU NOME ENVIADO A ESSA PORRA DO SERASA MESMO DEPOIS DE TER PAGO ESTA CONTA POR MAIS DE CINQUENTA E UM ANO. FLAVIO! OBRIGADO. E PARA VCS DA AES ELETROPAULO FDC.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
12 anos atrás

Como bom brasileiro, assumo, já atrasei contas da Eletropaulo a ponto de virem contar. Fora o constrangimento, indigno para um cliente de décadas da empresa, eles oferecem a seguinte mutretagem: paga R$ 35,00, religam em até 4 horas. Se não paga a taxa extra, religam sabe-se lá quando. Indústria do faturamento, joint-venture com Serasa (o), governo do Estado, tudo pra nos esfolar direitinho.

Erivane Olimpio
Erivane Olimpio
12 anos atrás

Quanto a salsicha é bom enfiar no c. dos politicos que não tomam medidas com essas empresas prestadoras de serviço. Que combram o que querem e não respeita os consumidores.
Não adianta falar de PROCON , juizado de pequena causas. A percentagem de brasileiros que dispoe de tempo para ir atrás disso é muito pequena, pois se perde muito tempo com isso. E Brasileiro tem que trabalhar 24 horas para pagar as contas.

Lio campos
Lio campos
12 anos atrás

Parabens pela reportagemmm….
Serasa não presta ….
Eletro Paulo não prestam…como disse serviço péssimo…contas altissimas..só ladroeira…não investem o que deveriam..ouvi dizer que a \Eletro Paulo tambem não paga suas contas…tem muitos processos
Sabesp ..não presta…tudo é caro e não presta..
Serviços prestados pelo Prefeito…uma merda…agora multas e mais multas…e controlar…
Todos só querem faturar encima dos trabalhadores…
Vi uma reportagem no HistorY que quando inventaram a luz …nos Estados Unidos…acharam o método de conseguir energia atravéz de usinas ..tão barato…que oensavam em NÃO COBRAR NADA DA POPULAÇÃO….diziam como cobrar alguma coisa que não custa nada ….
a agua aqui a mesma coisa a Sabest …não investe só recebe….sabiam que não pagam NADA pela agua que captam..???? distribuem mau…e cobram fortunas…
Por isso reclamem reclamem…com esta cambada de ladrões incompetentes…sempre…quem sabe um dia melhora…ou processem como falaram ai…

Thony
Thony
Reply to  Lio campos
8 anos atrás

Triste pois os problemas são os mesmos e só mudam de endereço. Flavio corretíssimo na sua análise até educado demais. Eu errei, deixei a Europa e voltei para o Brasil e nestes 10 anos só vejo malandragem em tudo. Qq deslize como atrasar conta te ameaçam como VC fosse um bandido. O custo Brasil alto pra cassete se paga tudo duas vezes uma nos impostos e outra particular se quiser ficar menos pior..saúde , escola, seguranca, pedágio…e o pior parece q só uma parte da população paga para manter o circo de pé neste caso nos . que não fazemos gato não temos ramais piratas , carros clonados, docum falsos, outro lado TB não somos a elite política abastada…outro dia mesmo pensei num defensor público para me defender contra taxas abusivas do querido banco e não pude ter este direito pois possuía imóvel próprio..abandono total e favoritismo a outros. Resta acreditar em mudar no voto ou voltar para o velho mundo. Parabéns a todos

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
12 anos atrás

Cara, para mim a maior decepção sobre a sua pessoa foi o dia que você tuitou que Chamyto era melhor que Yakult. Santa heresia.
Você ter ficado sem os Chamytos foi justiça do destino, se tivesse Yakult na geladeira não teria ficado sem luz. hahahahaha.

Falando sério agora.
Essa AES Eletropaulo é mais uma piada, assim como tudo o que tange serviços no estado de São Paulo, como Telefonica, Comgas, CCR, NET, etc.
Cada ano que passa as coisas só pioram e sinceramente, só vejo o Procon esbravejando mas fazendo porra alguma. Aonde estão as multas que tanto falam que aplicam pra toda essa gente? Qual beneficio tivemos caso essas multas tenham sido pagas?

Tamo fudido!

vitão
vitão
12 anos atrás

1- o escritório de lobby deles pertence a um parente do diretor da ANEEL, quer o quê.?
2- gestão imbecil, tipo banco de investimentos, vamos secar as despesas e maximizar o cashflow do acionista, reduz a manute~ção e aumenta o dividendo. a curto prazo ok, a longo prazo fica como ? uma hora a bomba estoura , na mão dos acionistas ( mas aí a turma de predadores ja´escolheu outra vítima) . E não tem a ver com a privatização em si, mas com o controle. A MArgareth Tatcher quando privatizou as empresas de distribuição na Inglaterra, conseguiu uma redução de 20% nos custos e 10% no downtime . Os diretores da emrpesa podiam ir para a cadeia daí o esforço pra melhoria ,
Cadeia aliás é o lugar dessa corja da AES- Eletropaulo.

Tiozão
Tiozão
Reply to  vitão
12 anos atrás

Saudades da Light

Mauricio Salla
Mauricio Salla
12 anos atrás

Flavio, esse episódio e o da T4F que vc menciona em post subsequente me lembram do surrealismo do que aconteceu comigo há uma semana. Viajei a Buenos Aires para um simples fim de semana de descanso, no primeiro dia meu celular da operadora TIM funcionou perfeitamente, no segundo o sinal sumiu. Liguei para o atendimento da TIM (ligação internacional) e depois de ser transferido umas mil vezes e de ter que repetir meu nome e CPF mais umas duas mil vezes fui informado que minha linha havia sofrido um “bloqueio administrativo”, ninguém sabia informar o pq e me disseram, pasme, que eu deveria contactar um número em Curitiba que só funcionava em horário comercial, logo ficaria sem o telefone e sem a explicação para o ocorrido até a volta a SP. Já em SP, depois de dois dias sem o celular, consegui descobrir após mil transferências e outras mil vezes repetindo meu nome e CPF que a linha havia sido bloqueada pois foi identificada uma “utilização estranha” na linha, a atendente ainda me disse: “… o Sr sabia que já havia sido gasto mais de 300 reais em ligações?”. Ora, a TIM considerou absurdo um cliente de mais de 10 anos, com média de gasto mensal de 500 reais gastar 300 em uma viagem, eles devem ter pensado: como esse cidadão ousa usar nossa rede dessa forma? APós 10 anos de contas pagas em dia fui tratado como se fosse um caloteiro ao gerar tráfego para a operadora. Em vez de ganhar desconto, um aparelho novo ou qq mimo, ganhei sermão da operadora de atendimento. Penso exatamente como vc, que mundo é esse? Quem esses caras pensam que são? Pq não vão todos para as putas que os pariram? Ao solicitar o cancelamento da linha eles me ofereceram desconto, aparelho de graça, essas coisas que esses babacas fazem, que se fodam, deveria ter usado sua sugestão das salsichas… Abc

Luiz Silva
Luiz Silva
Reply to  Mauricio Salla
12 anos atrás

Eu teria devolvido o sermão na operadora na maior. Se estou gerando tráfego e vou agar por ele, estou pagando o salário desta pessoa também. então ela que se cale!

Cleber
Cleber
12 anos atrás

O pior é ver Geraldo Alckimim dizer que a AES não tem condições de atender as necessidades energéticas da cidade em dias de chuva. Ué, se esqueceu que ele foi o mentor disso tudo, que ajudou na doação do patrimônio público, quando era o presidente do PED (Programa de desestatização)? Ué!!!

Oliveira
Oliveira
12 anos atrás

Aqui na periferia de São Bernardo, caboclo não paga em dia o que chega é o caminhão da AES para cortar a luz no poste!!!

Luiz AG
Luiz AG
12 anos atrás

E sobre essa história de baixar a velocidade das vias para 60 km/h e ter que andar freando? Isso para mim tem cara de almentar a arrecadação com multas…

Tiozão
Tiozão
Reply to  Luiz AG
12 anos atrás

sem dúvida

mauri rubro negro
mauri rubro negro
12 anos atrás

Débito automático?Nunca.Financiar putas sem comê-las jamais.

Douglas May
Douglas May
12 anos atrás

Contas de empresas de água ou eletricidade atrasadas tradicionalmente são cobradas no mês seguinte. Até por serem considerados serviços públicos “com fim social”. Se mudaram o procedimento aí isto deveria ser muito bem divulgado. Serasa por atraso de 01 mês neste tipo de serviço realmente é piada.
Débito automático é realmente a solução. Todas a minhas contas mensais são em débito automático. Puta tranquilidade.
Cheque em branco? No coments.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
12 anos atrás

Ter o nome no Serasa significa que você não vai poder comprar sapatos no carnê, no próximo natal. Não muito mais que isso. Acho graça quando empresas “ameaçam” os consumidores com o fogo do inferno eterno do cadastro negativado aliás, que nem eterno é. Depois de 5 anos o cadastro tem que ser obrigatoriamente zerado. Agora, se cortarem minha luz por uns poucos dias de atraso, sem avisar, como algumas distribuidoras de energia fazem por aí, meu véio, meto um precesso em cima deles. Gostaria de dizer que você poderia procurar a Aneel para se queixar mas, já trabalhei em agência reguladora e sei que elas existem para defender os interesses das empresas privadas que compraram as estatais de energia. Mas, sigamos nos indgnando e denunciando.

Luana Garcia
Luana Garcia
12 anos atrás

Flávio, ótimo texto, como sempre. Você conseguiu retratar exatamente a mesma situação que eu e meu marido vivemos no início da semana. Um ABSURDO!!!

YPVS
YPVS
12 anos atrás

Essas empresas de concessão conseguiram, fazendo lobby, nas administrações públicas a liberdade para colocar as pessoas no Serasa com apenas 15 dias de atraso. Empresas privadas até menos.
O Itau/Unibanco me colocou nesta merda de Serasa por causa de uma dívida de R$ 25,00 num cartão de crédito que tb perdi a fatura. Eu era cliente deles havia mais de 5 anos com bom padrão de consumo.
A gente não tem direito a porra nenhuma, por isso que tem colocar a boca no trombone mesmo.

Antonio Vinicius
Antonio Vinicius
12 anos atrás

Flávio, concordo com tudo o que você disse, porque já passei por estes mesmos perrengues. Já fiquei duas semanas ligando diariamente pra Oi pra cancelarem minha conta de celular…

Mas o motivo do comentário é outro: você daqui a pouco vai ficar igual ao Celso Russomano! hahahahaha fazendo um programa na ESPN de defesa do consumidor!

Desculpa a brincadeira aí!

Abraço

Samuka
Samuka
12 anos atrás

Tem mais nesse angú Seu Flávio
Como sua geladeira com freezer, eu presumo, descongelou e tudo dentro dela ficou na temperatura ambiente, além dos prejuízos com alimentos estragados, tem o custo a mais da energia eletrica gasta por essa mesma geladeira / freezer, voltar á temperatura que estava antes da eletricidade faltar. E será que vão te (nos) dar um desconto por conta disso? Afinal a culpa não é nossa, mas o ônus, esse sim, sempre é nosso !!!

Samuka
Samuka
Reply to  Samuka
12 anos atrás

Quer fazer um tour pelo rio e conhecer os bueiros vulcão aqui do rio? Oferecimento da concessionária Light, que quando chove, venta, ou alguém espirra na sala de controle, corta luz aqui em jacarepaguá !!! Nem em Bagdá na guerra teve tantas explosões !!!

AlvaroMegamix
AlvaroMegamix
12 anos atrás

Quer uma lista ? entâo vamos la , Brasil Telecon , Oi, Tim , Copel , Vivo, Sanepar, empresas de cartões de credito, e por ai vai. Mandam voce para o Serasa, e voce só descobre quando vai fazer uma compra , porque nem o papelzinho que voce recebeu , eles mandam huahuahauua.
As empresas de telefonia fazem a festa aqui no nosso Brasiiiiiillllll , cobram um preço absurdo 10 vezes mais e nós cada vez mais comprando chips.
E vamos la , vamos ter “Copa do Mundo”, para enriquecer os corruptos de sempre , enquanto isso saúde , segurança educação………. olha não tem recurso para isso.
Quanto ao “serasa” a Basil telecon empresa de telofonia aqui do Paraná , fez o favor de me incluir por la, acontece que não recebi conta de telefone , muito menos o comunicado de que seria incluido no “serasa” . Abri em processo contra eles.
Já se vão mais de dois anos e nenhum tribunal julga a ação entra e sai da pauta . E ninguém resolve nada.
É assim o nosso Brasiilllll , quanto a sua conta de luz , da uma olhadinha no preço do Kw/hora 0,435678, algo assim , esse valor existe? faça a conta multiplique o seu consumo por 0,43 , e depois por 0,435678 , veja que vai ter uma diferença de no minimo 5 reais . “Nois é robado na cara dura meu amigo”
abraço

luiz oliveira
luiz oliveira
12 anos atrás

Vcs votam em tucano !!!!…..Olha a rima…..Tucano. Entrar pelo cano…..E sujo, Sem limpeza. E cai em um Tietê imundo; Sem dragagem a anos. E corre o risco de ser vitíma de um arrastão dentro do cano…Essa m@@ é a SP que os tucanos querem levar para o Brasil..Mas nunca imais irão.

José Ayres
José Ayres
Reply to  luiz oliveira
12 anos atrás

Tucano, PT, PR, só mudam as moscas. Por acaso se não fosse PSDB seria melhor ?

Luiz AG
Luiz AG
Reply to  luiz oliveira
12 anos atrás

Não, infelizmente só iriam mudar os ladrões….

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Reply to  luiz oliveira
12 anos atrás

Com certeza se não tivesse a quadrilha tucana, SP estaria melhor. Basta ver o abandono. Os arrastões diários e a todos os horários . A polícia que nada faz, pois o pcc proíbe . Os pedágios absurdos. SP está entregue aos ratos tucanos. Coloquem os ratos para fora e experimentem. O Brasil todo está fazendo isso.

iug
iug
12 anos atrás

Simples, coloca no Débito Automático

Antonius
Antonius
Reply to  iug
12 anos atrás

Tá passando cheque em branco também, Jão?

Renato
Renato
12 anos atrás

passei pela mesma situação, só que, talvez por morar em uma casa, a AES foi lá e cortou a energia… De mim, que paga aquela merda a mais de 20 anos!

Ontem tentei falar na telefonica… Que Merda… A ligação é ruim!!!! E eu que sóqueria uma 2ª via da conta teria que me cadastrar em sua merda de site, criando um login de não sei quantas letras. Tentei “gabriela” e a merda do site informou que já era usado. Porra, então por que não por “)*$¨$Q%”, porque eu nunca mais vou me lembrar! Ter que se cadastrar em site é um desserviço.

Amaral
Amaral
12 anos atrás

Então, antes não era assim…. Você não pagava, eles cortavam a sua energia, e pronto. Aí perceberam que cortar e depois ter que voltar prá religar custava mais caro do que mandar o seu nome pro Serasa.
Mas pior foi o meu caso, que fui pro Serasa por conta de luz de um imóvel que já tinha vendido há mais de três anos…. O FDP que comprou não transferiu o nome, e fui eu que dancei!
Bom final de semana!

Wellington Cunha
12 anos atrás

Meu pai, de uns 5 anos pra cá, tomou uma decisão: qualquer coisa errada, entra com processo. Veio cartão de crédito sem pedir, processo. A Telefônica cobrou ligações indevidas, processo. Determinada loja vendeu o cadastro dele, processo. Dá trabalho, mas a justiça do consumidor é relativamente rápida, até porque as empresas preferem fazer um acordo para indenizar do que deixar correr na justiça. Vou dizer que o que ele recebeu de indenizações nos últimos 3 anos deu o valor de um carro, e um carro bom! Coincidentemente, de um ano pra cá nunca mais ocorreram casos deste tipo (vai ver eles tem uma lista de quem toma estas atitudes). Mas ele é um só. Se todos fizerem isto, vai começar a pesar no bolso e o serviço terá que ser melhorado, em prol do lucro deles mesmos.

FALEDI
FALEDI
12 anos atrás

Enquanto não formos ao PROCON, esquece, nada será feito. Conheço um camarada que ri a toa quando fala que no ano passado ganhou mais de R$ 10.000,00 em processos contra essas empresas, tudo processo pequeno, daqueles que se resolve no PROCON ou no Juizado Especial. Eu falo isso aqui porque o conheço bem e sei que ele faz isso mesmo, processa e pronto. AH! Se todos nós fossemos assim… eu me incluo nessa também.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  FALEDI
12 anos atrás

Cara, o duro é que o juizado especial não é “aqueeeeela maravilha”. Já entrei contra uma loja que me vendeu um produto e não entregou. Quando fui questionar o porquê, eles disseram que o aparelho que eu tinha comprado tinha sido vendido em uma outra loja do grupo e que era o último do Brasil. O juiz mandou a loja devolver o dinheiro sem qualquer multa ou punição (como prescreve a lei). Ainda não recebí o $ de volta, mas ao pagar o advogado, não terei todo o meu dinheiro ressarcido. No Brasil, a justiça tá longe de ser justa.

alcides
alcides
12 anos atrás

ô fio

se benze

no mesmo dia

p…a da eletropaulo e da ticket for fuck

e nem é agôsto ainda……………rsrs

mês do cachorro louco…………

Emerson Gonçalves
12 anos atrás

rsrsrs que merda… E o do controlar, conseguiu passar o gol 83?