QUATRO ARGOLAS
SÃO PAULO (mais fotos!) – Os blogueiros mais atentos devem ter percebido que desapareci na sexta-feira passada. Foi por uma ótima causa. A Audi, mui gentilmente, me convidou para participar do Audi Driving Experience. Eles convidam alguns clientes potenciais para conhecer alguns carros numa pista de corrida, com pilotos como instrutores. Foi lá naquele autódromo do Alcides Diniz, na Fazenda Capuava, em Indaiatuba.
Eu não conhecia o local, que é de deixar qualquer um de queixo caído. Foram 16 convidados e dois jornalistas, eu e a Andrea Bueno, da revista “VIP”. Os pilotos formam um time de respeito: Maurizio Sala, Sérgio Jimenez, André Nicastro e Betinho Gresse. A gente passou o dia fazendo… exercícios! Isso aí, exercícios. Primeiro, de frenagem; depois, de traçado; depois, de andar no molhado; por fim, slalom. Isso tudo antes do almoço. De tarde, demos várias voltas com vários carros pela pista, tudo com os pilotos orientando, o maior barato.
O problema é que os carros são bons demais. Andamos de TTS, RS5 e R8. É importante andar com esses carros ao lado de gente que conhece, porque eles nos ensinam como usar os recursos eletrônicos infinitos que hoje equipam automóveis top de linha. A lista é enorme, e é inacreditável como funcionam. Digo isso porque raramente tenho a chance de guiar carros novos. O meu mais novo é 1997 e não tem lá muita eletrônica embarcada. Para se ter uma ideia, ele ainda tem toca-fitas… Mas gosto dele, é meu desde sempre e comigo irá para o túmulo.
Fiquei besta com todos eles. E o prazer de andar rápido numa pista com essas máquinas é daquelas coisas que não adianta muito descrever. Precisa sentir. O TTS é um brinquedinho maravilhoso. Pequeno, compacto, esperto, lindo. Um kart. O RS5 já é um brinquedo de gente grande. E o R8 é um monstrengo que dá até medo, com seu V10 central e suas cinco centenas de cavalos de potência, mais uns trocos.
Legal, também, a presença do Paulo Kakinoff, presidente da Audi, que foi ver de perto a atividade. Atencioso, disponível, gentil, mostrou que tem uma relação muito especial com a marca que representa. Conhece a história, preocupa-se com a memória, demonstra um enorme respeito por aqueles que compram seus carros. Sua participação não é protocolar. Ajuda a prender capacetes, tira fotos, bate papo, se interessa por aquilo que os convidados têm a dizer. Tive uma ótima impressão dele, um jovem de 36 anos que fez carreira na VW, onde começou como estagiário. A marca está em boas mãos, por aqui.
Foi um dia agradabilíssimo. Não só pelo prazer de guiar carros excepcionais, mas também pelas risadas com o Salinha e com os meninos. Claro que a intenção final é vender carros, mas não há nada de mal em vender carros quando se procura convencer o comprador apresentando a ele um… carro! Eu mesmo já andei espinafrando a Audi aqui, por causa de algumas estratégias que considero meio bobas, como a história de espalhar para o mundo que o Luciano Huck comprou um. Jamais compraria um Audi porque o Luciano Huck tem um; mas compraria, claro, depois de dirigir alguns de seus modelos e de conhecer de perto tudo aquilo que eles oferecem.
No meu caso, durango kid de carteirinha, claro que não faço parte de nenhum grupo de potenciais compradores de Audi. São caros para minhas parcas finanças e receio que jamais terei novamente um zero quilômetro. Mas isso não me incomoda. Gosto de carros e gosto de marcas que se preocupam com seus proprietários. Admiro a história das quatro argolas, todos sabem que tenho uma ligação forte com DKWs, sou apaixonado por eles, e no fundo cada DKW que resta na minha garagem tem sua ligação com aquilo em que a Audi se transformou.
Mas, voltando ao evento da Capuava, foi demais. Os quatro pilotos deram um show de capacidade, paciência e atenção, explicaram tudo, ensinaram muito. No fim do dia, ainda ganhamos um diploma! E um macacão, um capacete, um par de sapatilhas e outro de luvas. Igual ao uniforme do time nas 24 Horas de Le Mans. Legal à beça. Na foto aí em cima, tirada já no fim da tarde de um dia lindo, sou o primeiro de boné à esquerda. Esse R8 aí é o que a gente dirigiu. Uma coisa de doido.
Valeu muito e agradeço publicamente aos meus amigos da Audi pela graça alcançada. Alguém, já que sempre tem gente mal-humorada aparecendo por aqui, há de dizer que o escriba reclamão aqui aproveitou o “jabá” (vem de “jabaculê”, o significado está aqui, e o termo é muito usado em jornalismo e música) e coisa e tal. Antes que me encham a paciência, informo: não conheço ninguém, absolutamente ninguém, na indústria automobilística. Não tenho negócios, não escrevo em revistas de carros, não participo de lançamentos, não sou convidado para nada. Só na Audi. E na Audi a diferença é que tenho amigos, não conhecidos. Aqui e na Alemanha. Gente com quem tive contato graças aos meus… DKWs. É história antiga, que tem a ver com o #96, com a Vemag, com o museu de Ingolstadt e um monte de outras coisas.
A parte mais significativa da minha história com automóveis passa pelas quatro argolas, em resumo. Por isso, fiquei honrado com o convite e aproveitei cada segundo.
Não tirei fotos, mas um monte de gente tirou, e fizeram alguns vídeos, também. Quando chegarem, pingo aqui.
O correto é ler dekavê, porque o W em alemão se pronuncia vê, mas..referente ao evento, AUDI, representa performace, esportividade, segurança,quem quer somente acelerar parado em farol, compra aquelas coisas que mais se parecem os transformes, agora quem entende compra Audi, tambem não me pagam para escrever isto aqui, é espontâneo, pura declaração de quem ja teve o Avant RS 2, Avant RS 4 e o sedan RS 6, eu não deveria te-los vendido, mas serei com certeza um feliz proprietario do novo RS 3
O correto é ler “dêcadáblio’ ou ‘dêcavê” ?
E eu querendo comprar o meu primeiro audi, um A1 de 90k… http://oprimeiroaudi.blogspot.com
Gomes, se não tem pra um novo, que tal a lendária RS2 Avant?
foi realmente muito bacana o evento,eu tive a oportunidade de ir e guiar o a1 o a5 e o a7 e adorei a pista que eu nem sabia que existia!!um show de evento!
Parabens Flavio, pois tenho certeza que o evento da Audi,foi para Voçe o maximo, pois merece o onvite pois a marca tem tudo a ver com Nossa paixao ou seja os DKW, e Eles sabem muito bem disso, pois Voçe representou a Marca, pois tens procuraçao de todos Dekaveseiros do Nosso Amado Brasil, enfim sabem que Voçe e o autentico representante ………
Bacana demais, Flavio. A experiência, os carros, a história e o equipamento!
Um belo presente!
Que legal, mas não precisa comprar um carro, eu garanto que a audi analisa como proveitoso o convite só por ter esse texto.
Flavio não ligue para a turma do politicamente correto, não, você não ficou babando ovo de ninguém para ganhar o convite, foi pelo seu retrospecto como profissional.Seria mais um caso de Napoleão de hospício se recusasse o convite,e neste caso só a camisa de força resolve.Espero que tenha se divertido!
Muito legal. É o que posso dizer. As vezes algumas empresas descem do seu pedestal e chegam mais perto das pessoas. Vide o caso do Brawn e a mão biônica. A Audi vem investindo muito nestas estratégias de se aproximar do público. Estive com o pessoal que está organizando o DTCC e a atenção que a Audi está dando ao evento é impressionante. Bem que você poderia correr lá, Flavio. Os carros para este ano e ano que vem são os A3, para 2013 serão os TT e 2015 R8. A Audi banca um pouco da brincadeira e o evento não é simplesmente a corrida, há todo um suporte para os familiares dos pilotos, espaço para as crianças e as esposas podem dirigir no autódromo alguns modelos da marca como o Q7.
Bem divertido.
“sempre tem gente mal-humorada aparecendo por aqui”
Ahahahaha, hilário!
” C A N A L H A “
Legal, Flavio.
Parece que nem todo mundo entende que crítica não quer dizer desprezo. Concordei com o post (aquele do Huck) e achei legal suas observações sobre esse “evento”.
Ponto pra Audi (apesar de eu gostar mais de BMW, também curto as quatro argolas).
Parabens pela oportunidade, e voce fez muito bem de curtir cada momento!!!
Legal Flávio,mas eu prefiro que a Lada traga o Granta e o Niva de 5 portas pra gente fazer um Teste Drive,além de estar dentro do meu orçamento…seria o meu auto zero Km.
Na foto parece que tem um cara mais baixo que o FG. É o Smurf Piloto.
Legal…. que inveja! O que você aprendeu nesse dia vai dar para aplicar na condução do meianov ? Dá pra melhorar os tempos?
Issoé um verdadeiro sonho….um maravilhoso parque de diversões para adultos….não há porque recusar um convite desses.
Já tem alguma coisa no VocêTubo:
http://www.youtube.com/watch?v=o1_dRMGkb70
Inveja não mata. Corrói. Parabéns, Flávio. Poucos têm essa chance.
AGORA QUE O CORAÇÃO DO FG AMOLECEU, ELE VAI COM O FAUSTÃO TESTAR O
“JEQUE” MOTORS. HEHEHEHEHE
Fala Flavio como vai tudo bem ; por favor me envie algum email para que eu lhe passe as fotos .
Abraço;
Luiz
Gomes, espero que seja convidado para mais “trabalhos” assim. Se for possível, coloque fotos e impressões mais detalhadas dos carros que dirigiu.
Ah, espero que a próxima a te chamar seja a Subaru…
Em 2008 saí do meu nordeste e fui até Caxias do Sul (RS) a convite da Agrale conhecer o seu “lançamento”, o jipe Marruá, evolução do lendário Engesa EE-12. Passamos, eu e um grupo, 3 dias na cidade, visitamos a fábrica, dirigimos o jipão na pista de testes…. até hoje eu tenho uma foto do Marruá na minha parede.
Isso sim é criar um bom coneceito em torno da marca de um carro. Vc convida pessoas formadoras de opinião, mostra com competencia e sem enrolação tudo o que seus carros tem de bom, impressiona todos e… espera sua fama se espalhar pelo mundo. Enquanto isso, um revendedor brasileiro de marca chinesa, gasta R$145 milhões numa campanha publicitária com um apresentador dominical para ele dizer que o carro presta. E a turma vai na conversa e compra…
Flávio
Vc não cochichou nos ouvidos do presidente da Audi para relançar modelos históricos da marca. Tipo um DKW. Coisas que VW, Mercedes, Porsche e outras fizeram? E fazer um protótipo para correr em Le Mans com motor de 2 tempos. rs
Na sua viagem que fez esse ano com os Gominhos lá na europa tu chegou a tirar fotos de alguns Audis antigos ou Volkswagem?
Bem legal o Driving Experience, depois de curtir esses carrões, agora é ficar na expectativa para em pouco tempo fazer um belo passeio com aquele Dkw azul que tu está restaurando, um abração.
Porra… Não me convidaram… Deve ser porque não tenho amigos na Audi, não sou conhecido… E meu blog tem poucos leitores… Fora isso, tambem sou nanico, careca e chato-genteboa igual a você… será que tenho futuro?kkkkkkk
Brincadeiras à parte… Parabens Flávinho! Você da show de bola sempre! Se puderes, da um pulo no meu blog… Pra não fazer jaba por aqui, é só me passar um email que te passo o link…
Abração!
Sala é o cara.
Mas o Gomes merece passar o inverno siberiano em regime semiaberto (amarrado do lado de fora da cadeia) por ter fraquejado e se rendido à turma das empadinhas. :-)
Não teve empadinha. E são meus amigos.
Bacana. Fazer ações de relacionamento com o mercado não tem nada demais e não é tão novidade assim, apesar de muitos marketeiros da Vila Olimpia acharem que é. Sou um publicitário meio desiludido com a profissão, acho meio sem sentido vender coisas que as pessoas não precisam, enfim… Mas quando a gente vê marcas com história fico animado de novo. Ainda Bem.
Seu RABUDO!
E eu tentanto a sorte em 140 caracteres numa promoção da AUDI para “tentar” ser um felizardo a acelerar o R8 GT! Também aproveitaria demais.
Oooooo vidinha ruim….
Gomes, esse curso não é apenas para convidados, por módicos 3.500 dinheiros tupiniquins qualquer um também pode fazê-lo e levar os mesmos “mimos” que você recebeu. Descobri isso na semana passada, quando eu estava pesquisando um presente para o meu primeiro dia dos pais como pai. Por alguma razão desconhecida a minha esposa não quis me dar…
Uma opção mais em contar é o BMW Driver Experience, ou qualquer coisa assim, que por 1.500 patacas você tem um curso semelhante e com alguma sorte o Ingo Hoffmann será o seu intrutor. O carro do treinamento é um pouco mais modesto, é uma BMW Série 3, que ainda assim vale muito a pena ser pilotada. Nesse caso específico, os 3 alunos com os melhores tempos ganham o segundo módulo do curso.
Interessante, qdo sobrar aqui esses dinheiros, vou antes de tudo, arrumar meu audi (já que as peças são um horror de caras) e depois se sobrar mais algum dinheiro irie andar nas curvas do autódromo de goiânia real privé.
Não entendi uma coisa, você aceitaria convites semelhantes de outras montadoras que não tem essa ligação histórico sentimental ? Da Chevrolet, de uma Volkswagem, das Toyotas e Hyundai da vida ?
Eu como seu leitor gostaria de ouvir esse tipo de análise feita com veículos mais no nosso alcance de poder de compra ?
Apesar de esse não ser seu intuito no blog, certo ?
Não tenho problema nenhum em aceitar convites, se achar que devo ir e se puder ir. E não, o intuito deste blog não é fazer análise de carros para indicar a ninguém.
Me lembro do Gomes comentando um treino que fez num Nissan em Interlagos. Certo?
FG, conheci o Paulo Kakinoff , quando era diretor de marketing da VW e realmente o cara é bom no que faz. A presidencia da Audi está em ótimas mãos.
Também quero um jabá destes. Este é o tipo de dia que não se esqueçe jamais!
E salve o Cidão Diniz e os “potenciais compradores”. Senão ninguém compra R8 e o mundo não gira.
O Cidão Diniz já morreu.
Pontos para a AUDI pelo evento…………existe também o BMW Experience Day, na pista da Pirelli em Sumaré, onde é possível imaginar que se vai morrer, no fim da reta, um pouco antes do piloto profissional “alicatar” os freios das M5, com os paspalhos como eu, dentro do carro…..o cérebro bate na testa e volta várias vezes durante o trajeto, na pista de teste.
Que baita inveja, de durango kid para durango kid
“A marca está em boas mãos por aqui.”
Peraí… eu li isso?
Não é a mesma marca que convidou o Huck pra escolher o acabamento de seu carrão, e foi devidamente massacrada aqui no blog?
Sim, como citei neste mesmo post, se você sabe ler. Dizer que a marca está em boas mãos não impede que eu ache a história do Huck ridícula.
Eu fiquei tão contrariado que não li o poste inteiro.
Mas o farei, antes de deixar um abraço.
FALA FG BLZ? CARA PENA QUE O LUCIANO HUCK NÃO FOI, AI VOCÊS PODERIAM CONVERSAR SOBRE AS REFORMAS DE CARROS QUE ELE FAZ. ABRAÇO.
Ainda bem que ele não foi.
Que bacana Flávio, fico contente que tenha aproveitado bastante a experiência que faria a alegria de 110% dos entusiastas de plantão.
Eu até tento mensurar, mas a imaginação não vai a tanto, como deve ser a aceleração do R8 e como seria atacar uma curva de baixa com ele, puxando o volante e dando tração…que baita programa e obrigado por dividir conosco.
Se prepara para gastar o dedo no “delete” Basta ver a palhaçada que fizeram com o Bob Sharp no auto entusiastas. Puta inveja pô. Sem essa de inveja “branca” tô é com uma puta inveja SIM!!!!
Que legal baixinho….
Essa pista da Capuava é sensacional, já dirigi alguns carrinhos e carrões nela também. Belíssima experiência, parabéns!
Bom dia FG.
Parabéns. Experiência única.
Abs,
Marco Antonio.
OK OK, o sr. conversou muito mas… foi com qual carro prá lá (se é que foi de carro)? e o garoto propaganda, vulgo L.H., tava lá também?kkkk
Fui com o meu carro, uai.
Jajaja, na verdade queria saber, por mera curiosidade, se foi de DKW, ou algum dos 20 e tantos da coleção.
Fiquei com inveja!
Ótimo relato Flávio ! Espero que agora vc. esqueça um pouco dos Ladas e comece a valorizar carros de verdade … rsrsrs. Abs
Lada é melhor que Audi. Só não é melhor que DKW e Trabant.
Interessante vc falar dessa fazenda Capuava. Eu conheci esse lugar nos anos 80. Essa fazenda era de um amigo meu chamado Décio Novais, antes de ser vendida para familia Diniz.
Não sei por ande anda esse cara, mas me lembro bem na época, que ele tinha virado guitarrista, seu apelido era Conde e tocava na banda do Supla, o Tokio (tem um video deles no youtube no programa do Chacrinha).
Tenho saudade daqueles tempos e desse luguar, que já era muito lindo na época, e isso sem uma pista de corrida…
Esse circuito dos Diniz é algo muito interessante. Parece ser apenas de testes, muito privado, poucas imagens nele. Será que não tem condição de um dia se pensar em transformar circuito em autódromo? Sei que é bem estreito e humilde, mas enfim…
Ah, sobre as manobras, chama-se curso de direção defensiva, não é nada além disso, toda escolinha de pilotagem tem isso. Mas que é legal uma montadora promover isso com carros de corrida, é mesmo.
Por fim, deixar registrado que a Audi não mudou muito seu foco de propaganda, aquela do Huck. Lá, usaram o interesse dele para exibir ao público de um grande Twitter, e aqui usaram sua experiência também para ser exibida através de um blog bem visitado (e convenhamos, muito mais útil do que o twitter do narigudo). É uma marca que sabe quem procurar.
André / Piloto no http://www.f1bc.com
Porque tá todo mundo com o capacete do Eduardo Homem de Mello???
vc esqueceu de mencionar qual que e o seu carro mais novo… aproveita e bota ai uma foto dele com as historias que ja rolaram…