3, 2, 1

SÃO PAULO (sem futuro) – Faz três anos que Massa ganhou seu último GP. Faz dois anos que Barrichello ganhou sua última corrida. Faz um ano que Felipe encontrou o caminho do pódio pela última vez.

Desde 1998 que uma temporada de F-1 não termina sem ao menos um piloto brasileiro no pódio.

Desde 1981 que a Ferrari não termina um campeonato sem que seus dois pilotos titulares tenham conquistado ao menos um troféu.

É o tema da coluna Warm Up de hoje, que está aqui.

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Fernandofn
Fernandofn
12 anos atrás

Oi Flávio, uma informação sua está errada. Em 1992 apenas Alesi conquistou pódio pela Ferrari. Seu segundo piloto Ivan Capelli fez uma temporada sofrível e não foi ao pódio

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
12 anos atrás

O Massa é um bom piloto. Não à toa chegou a decidir um campeonato tendo Kimmy Rakkonen – que foi campeão do mundo – como companheiro de equipe. Não foi campeão por detalhes.
Realmente, depois do acidente na Hungria seus resultados têm sido pífios. Não se sabe o motivo.
Mas o maior problema é falta de novos talentos. Qual o novo piloto brasileiro depois de Massa?
Lembro que depois de Senna teve Barrichello. Tinha um cara chamado Rubens Carrapatoso que era craque. Mas não chegou lá. O Pizzonia, que parecia ser um talento, teve muitas chances, mas também não chegou lá.
Bruno Senna? Talvez, mas se ele conseguir continuar na F1 ano que vem já vai ser lucro, sendo que nessa Lotus, também não tem futuro.
Mas o que está faltando? Automobilismo sempre foi uma competição altamente elitista. É muito caro – lembro de uma reportagem que calculava em torno de 15 milhões de dólares o custo para colocar um piloto na F1, desde o kart, passando por todas as categorias.
Num país em que o automobilismo está relegado aos carros de turismo – ou coisa parecida, já que as bolhas não são nem fórmulas nem turismo -. Para onde vão esses pilotos? Qual o futuro do esporte a motor? Infelizemente nenhum. Logo não teremos pilotos na F1. Logo as emissoras de TV passarão a náo mais transmitir a F1 em TV aberta…

Evandro Mussoi
Evandro Mussoi
12 anos atrás

Não há o que comentar,a coluna diz tudo “sem previsão de boas perspectivas”,as categorias de base brasileira são uma piada, Alex B. comentou sobre a CBA (confederação brasileira de automobilismo),comentario certeiro,assisti final de semana passada a f-3 sul-americana,uma categoria que já serviu de inicio para muitos pilotos,tinham 10 carros no grid e nenhum publico no autódromo,não há investimento e incentivo aos jovens pilotos,as categorias bases são para os abastados,tem que ter grana para que o piloto brasileiro vá para a europa disputar categorias de base,já na europa vemos a história de sucesso de pilotos que vieram de familias relativamente humilde,e cada ano mais e mais europeus conquistam o automobilismo,pois lá existe investimento em jovens pilotos,não importa o dinheiro,tendo talento consegue entrar em academias de jovens pilotos,muitas escuderias tem academia,e quantos conseguem,muito mais do que na america do sul,vimos anos e anos menos pilotos brasileiros entrarem no automobilismo mundial,acompanhamos a morte das categorias de base como o kart no Brasil e nada foi feito,quantos talentos não se perderam pela falta de incentivo,quantos Senna,Piquet,Fittipaldi,não foram revelados pela falta de dinheiro,é triste e é a realidade bem retratada na coluna Warmup.

ALEX B.
ALEX B.
12 anos atrás

C.B.Aahhahahahhahahahaahahahahahahahahahah! Chorando de rir! ;(

Burn Baby Burn...
Burn Baby Burn...
12 anos atrás

Galera,

o insight do Flavio, é extremamente bem colocado, e acho desnecessário nos degladiarmos a um nivel baixo.

A coisa é bem simples na Ferrari, o Rubinho entrou para ser segundo piloto e ponto final, fez algumas corridas com qualidade onde desempenhou mehor que o michael..mas sem regularidade.. e tem muito de azar nestas histórias.. como aquela vez em que teve uma pane na volta de apresentação em interlagos.. mas sempre foi um number two.

Já o Massa teve a sua chance de ser primeiro piloto, ajudou o schumi, como pode, e teve seu tempo de aprender o oficio..

Mas.. não apresentou resultados maximizados quando a Ferrari trabalhva exclusivamente para colocá-lo no pódium..

Então quando soube que o Alonso seria contratado, matei a charada no ato.. virou um asirante a segundão.. e a mola sepultou todas as aspirações que ainda tinha de ser o big one da Ferrari. e o resto agora virou história.

Se estivesse na mc laren talves tivesse tido maior sorte.. Súa única chance na ferrari, ganhar este dinheirama todo e rezar para ser coontratado or uma equipe top..

Logo.. o jejum perdura. e perdurará por um bom tempo,

Quanto ao bruno.. está na fase de aprender, e tem que faz~e-lo bem rápido, assim como os filhotes de antilope.. que ao nascer tem poucos minutos para aprender a andar.. caso contrário viram a base da cadeira alimentar..

Formula hum é isso mesmo.. chegou no time.. e não está preparado.. dança e vai para Indy.. se tiver sorte e grana claro..

Fuiiiiiiiiii

Oliver Red
Oliver Red
12 anos atrás

Acho que o nosso governo tem que intervir para salvar o automobilismo brasileiro. Sei lá, implementar algum programa que resgate o nosso esporte com motor, (Volta de Apresentação seria um belo nome), nos mesmos moldes do vitorioso Segundo Tempo que tanto sucesso fez nos bolsos dos comunistas do Brasil.

do amaral
do amaral
12 anos atrás

seu texto reforça uma impressão minha que a perda do título em Interlagos 2008 pesou tanto quanto o acidente na Hungria, ou até mais, na perda de competitividade de Massa.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
12 anos atrás

Por quem os sinos dobram? Os sinos dobram por ti, automobilismo brasileiro…

Diogo
Diogo
12 anos atrás

Péssimo post. Péssimos comentários. Os brasileiros se apresentam como covardes na internet, atacando e xingando sem razão. Felipe e Barrichello não não gênios, nem todos são. Talvez um ou dois pilotos na F1. Talvez Senna e Prost. Talvez outros que não vi. Schumacher fazia uma certa diferença. Se hoje não faz, fica claro que é porque não tem o que tinha na ferrari antes. Vettel, hoje é o gênio da vez, sim ganhou uma corrida e fez bonito em uma equipe fraca no seu primeiro ano, ok ele faz a diferença, mas não é gênio, ano passado ia perder um título ganho porque fez muita cagada, mas ganhou aí todos esquecem, e ele vira o grande gênio. É coisa de brasileiro, os outros são sempre gênios, agora chamam o Kobayashi de mito, porquê? Por que temos que ser bundões, um monte de frustrados nos seus trabalhos e vida, que acham que xingar Rubinho e Felipe é onda. Jogam joguinhos de F1 no computador e acham de criticar quem está lá de verdade sendo profissional. Argentina, EUA, e muitos outros países nem tem pilotos na F1, nós temos dois bons e respeitados, mas tratamos de ser escrotos com eles, por que somos um país frustrado. Barruchello e Massa, não são os melhores do mundo, os gênios, mas fizeram carreira na F1, tiveram suas alegrias e dificuldades, respeitemos isso. São competidores, sempre podem ganhar ou perder. Massa encontra dificuldade num Ferrari que é pequena, tem poucas condições de vencer. Ainda prefiro torcer para um piloto como Felipe, que ganhando tem que deixar o companheiro passar por ordens dos chefes (quantos de nós não tivemos que fazer coisas na vida que não nos agradavam) do que idolatrar um Alonso, que faz pirracinha para que a equipe o deixe ganhar, que participou de vários epsódios negros da história da F1, o caso de espionagem da Mclaren, lá estava Alonsita, e o caso Nelsinho, lá estava Alonsita querendo ganhar a qualquer custo, sem honras. Aí nosso repórter Flávio Gomes, o chama de El fodon e crítica os pilotos brasileiros, é dor de cotovelo também, é para querer se orgulhar de ser diferente do Galvão, a quem ele insiste em citar, se não gosta deixa pra lá. É isso povinho brasileiro, vamos deixar de ser covardes!!!

Danilo Silva
Danilo Silva
Reply to  Diogo
12 anos atrás

Deu a loca na criança. Em nenhum momento nesse post e em nenhum post nos 5 anos que leio o blog do Flávio ele desrespeitou a pessoa Rubens e a pessoa Felipe. Ele só analisa, e é essa a função dele ora pois, o desempenho profissional na área de atuação deles, a pista. E se você está procurando gênio então está no esporte errado. Faço minhas as palavras de um piloto brasileiro que correu na F1 e hoje está na stock car “automobilismo é esporte entre carros, sem carro ninguém faz milagre”.

Madera
Reply to  Diogo
12 anos atrás

Concordo plenamente!

do amaral
do amaral
Reply to  Diogo
12 anos atrás

eu detesto o galvão porque o cara estraga o espetáculo das corridas com sua ‘narração’ particularmente ufanista e opinionada sobre tudo e todos na pista – e absolutamente discordo que se deva “deixar prá lá”.

você Diogo é o telespectador típico formado pelo viés televisivo da retransmissora nacional, ou seja sofre de cegueira nacionalista quanto a avaliar performances em tormeios esportivos internacionais.

e tenho o palpite que Massa teria passado o mesmo com Schumacher (o que tem aguentado com Alonso) caso o alemão não estivesse perto da primeira ‘aposentadoria’; teria dançado a dança do outro que nem teve de fazer o Barrichello.

brasileiros todos não são covardes, só são muito ingênuos – com exceção dos 3 que já foram campeões na F1.

Fabio
Fabio
Reply to  Diogo
12 anos atrás

Esse Diogo tomou um chifre daqueles,não é possível. Puta mal amado e mentiroso…

Burn Baby Burn...
Burn Baby Burn...
Reply to  Diogo
12 anos atrás

Caro amigo Diogo, se me permite uma replica justa.

Não classificaria de covardia tais pensamentos, são ponderações de pessoas completamente descontentes “eu me incluo neste grupo”.

Brinco de video game sim.. aliás simulações de F1 adoro acertar o carro para treinos etc.. pilotar exagerar e saber que se der uma panca no muro, basta pegar uma cervaja na geladeira dar um restarte e começar a jogar de novo. Todo mundo aqui gosta de simuladores.. mas isso não nos qualifica como pilotos.. jamais seria ridículo alguem aqui usar da experiencia de joguinhos de simulador para dissetar sobre pilotagem real..para isso temos alguns pilotos bons postando por aqui e estes especialistas é que nos dão o norte pra ocasiões assim, logo sabemos disso.. é óbvio.

Mas não é necessário ser um piloto de verdade para ter o conhecimento de que o Massa está em uma Ferrari, o sonho de qualquer piloto do universo. Não em uma lotus mediana.. ma sim uma Ferrari, Mesmo com chances remotas de ganhar uma corrida, coisa que o Alonso ainda tenta.. é claro que a concorrencia é extrema em maranello e a fila para tomar o cockpit do Massa vai daqui até a lua

Se você está em teu trabalho e o desempenha bem e de repente entra alguem para rivalizar com vc no emprego, vc tem que se impor.. em que rosnar, e se por perceber que foi deixado para segundo plano tem que procurar outro trabalho.. com paciencia com tempo e quando surgir uma oportunidade deve pegar seu boné e dar no pé, melhor que ficar engolindo sapo. O Alonso que é um piloto que não tem meu agrado é um caso vivo desta transição, ele não foi bobo pois sabe bem que pilotos famosos são criticados quando se tornam segundões em uma equipe.

O que acontece com o Massa é que ele assumiu seu lugar de segundão de oficio. O que para quem torce é ridículo.. Não sou torcedor do Massa mas basta observar um pouco para perceber que na ferrarias cartas estão marcadas.. e se ele ficar mais tempo, estará dando o aval para tudo isso. e claro que irá rejudicar em muito sua carreira. independente da mola que lhe acertou a cabeça. Acho que ainda tem chance de reabilitar sua carreira, mas com certeza na Ferrari é que não vai rolar.. não adianta sonhar que no ano que vem ele terá a chance de andar na frente.. este negócio de mensagens de radio surpresa já encheram o nosso saco. Veja a mac Laren, dois carros iguais andando igual.. que pode mais se dá bem.. assim a competitividade é posta a prova.. o problema é que o Hamilton sentiu a pressão do Buttonque é um piloto excelente.. o Problema pe que a ferrari não quer isso.. querem trabalhar para um piloto só juntar toda a energia para colocar um cara no pódium.. afinal estavam viciados com as vitórias da era schumaquer.. e com certeza acha que esta é a receita,.. fazer o que modus operandv é modus operandv.

O Rubens se perpetuou demais primeiro porque fez uma carreira excelente na brauw mesmo sabendo que o Button acabou por ter a vantagem naquele ano, e venceu, e ele dançou mas era visivelmente mais lento que o Button, sinal que já não era o jovem audacioso do passado.. tem dois filhos, familia, uma puta grana.. para curtir o resto da vida. Com certeza não está a fim de arriscar a pele em um carro cadeira elétrica se arriscando a ficar inutilizado para a vida como aconteceu com o Alessandro Zanardi.

F1 é para garotos.. que não tem familia filhos.. tem sangue nos “zóio” audacia e coragem para se expor aos riscos eventuais de escalar a dura piramide social da formula 1.

Para o Rubens a willians foi uma mão na roda.. equipe fraca que necessitava de um piloto experiente para colaborar na evolução do carro. Mas a Willians agora está deficitária, e com um Waikonnen com muita grana é muito mais atraente e afinal também é um piltoo experiente, eclaro que este será o Cest Fini para o Rubens.

Sinceramente, acho muito mais válido oara ele ir poara a stock, ele tem um nivel muito alto, uma experiencia grande e vai se divertir nesta categoria..

Como vc mesmo disse ambos não são genios.. Mas com certeza entre milhoes de habitantes deste pais, se encontramos neymares, kakas, Ronaldos, com certeza deve existir pelo menos algum sujeito bom de braço para pilotar baratas como se deve,e com certeza este cara deve estar correndo com alguma coisa neste Brasil varonil. precisamos descobrir este(s) caras,

Mas sem categorias escola de monopostos, estes valores vão para categorias turismo sonhando com a stock ou Indy e isso é um caminho sem volta.

Esses são os motivos que nos rebelamos pois sabemos que esta entre safra já perdura por quase 17 anos, desde que uma tal de tamburello acabou com uma sequencia de bons pilotos brasileiros na F1.

Acredito.. e isso é apenas minha opinião pessoal.. que se o Airton não tivesse morrido naquele dia do trabalho fatídico, teria sido o maior incentivador de novos talentos, um estimulo vivo para jovens se embrenharem na nobre arte.

Assim como na era Guga, as quadras de tenis antes habitadas apenas por tiozinhos barrigudos de fim de semana se encheram de jovens estimulados para ser um novo guga. Logo se não temos um piloto que habite as noticias por grandes manobras corridas ou mesmo vitórias.e sepelo contrário chovem criticas a seu desempenho pifio . não existirá estímulo para alguem tentar a sorte nesta profissão de cartas marcadas..

Logo este tópico é sim muito relevante.. deveria ser o início de uma levante uma chuva de assinaturas pressionando a federaç~´ao brasileira de automobilismo a se reunir com as montadoras para reinventar uma categoria monoposto,

E realizar suas corridas antes das provas de stock car.. assim como a moto GP possui 2 provas antes das 500

Logo nossos pensamentos são dignos de ponderação, assim como os seus. Pois são opinões pessoais. e quem sabe se daqui uns 10 anos não teremos a oportunidade de contar com um super piloto no circo da F1.

Valeu amigo.

Afinal

Mauro Batera
Mauro Batera
12 anos atrás

Geração de MERDA!!!!!!

Isso que eles são!!!!!!!!!!!!!!

Estão colhendo o que plantaram, não é mesmo!?

Sempre foram pilotos super educados e respeitadores com seus companheiros de equipe, abrindo mão de vitórias garantidas por uma conta bancária cada vez mais gorda.

Uma vergonha para o Brasil, pois perdemos o respeito que tínhamos, e hoje, não somos mais uma das grandes força na F1, porque esta geração de MERDA conseguiu manchar a nossa honra!

galileu
galileu
Reply to  Mauro Batera
12 anos atrás

mauro, voce já ouviu falar que no jogo do bicho vale o escrito?
pois então no contrato também vale o escrito.
desde quando um piloto ganha 6 milhões de dólares ano, e o outro 60 ,milhões, o que ganha mesmo também é primeiro piloto?
os carros, são iguais menos naquela peça que vai entre o cinto de segurança e o encosto do banco, aqueela, que aperta pedais, (principalmente o da direita), e vira o volante.
será que agora voce entendeu, ou será preciso fazer desenhos?

Burn Baby Burn...
Burn Baby Burn...
Reply to  galileu
12 anos atrás

Concordo amigo Galileu..

Pilot segundão é piloto segundão,e o Massa sabe bem disso.. afinal são 6.MILHOES DE DOLARES!! ANO o cara está se garantindo para a vida toda.. logo vai ficar engolindo sapo.. e dizendo exatamente o contrário para a imprensa..

Na minha opiniãp faria quase “o mesmo”
Apoiaria o final de carreira de schumaquer.. quando entrou em 2006 ele o fez..
depois da saida do michael tentaria ser campeão.. e ele tentou. mas deu azar. mas tentou tudo bem..

Mas quando o alonso entrou. em 2010 na Ferrari, bastou um ano para todos nós percebermos e claro ele também que toda a energia da ferrari seria focano no espanhol..

E então depois amealhar 24 milhões de dollares de salário fora as propagandas etc.. percebendo o foco extremo para o Alonso..

Eu pegaria meu boné e iria tentar uma outra equipe.. se nãp desse certo iria para a Indy que é umja sequencia meio óbvia..

Mas ficar escutando criticas.. e ter que aguentar mensagens de rádio com as que ele escuta.. aha não…

o Massa está com a vida ganha.. não precisa disso. se gosta de correr mesmo.. procura outro tipo de categoria..

Para mim o time dele já era.. pois na formula 1 quando se toma um descrédito,..não tem volta.. lembrando que todos os lugares interessantes do grid já tem dono,,

Embora ache que ele seria se daria muito bem na red Bull no lugar do webber.. afinal é inteligente e experiente.. poderia contribuir bastante. porque do webber não se espera mais nada mesmo..

Minha opinião e suposição pessoal claro..

Valeu

Daniel Médici
Daniel Médici
12 anos atrás

Incrível que o Pironi não tenha subido ao pódio em 81. Depois de uma temporada tão boa, e antes de uma outra melhor ainda… O que será que teria acontecido com ele naquele ano? Extremamente atípico, porque o cara era uma fera.

Carlos Tavares
12 anos atrás

Ao garantir que não há seqüelas do acidente, Massa faz pensar que atípica, mesmo, foi a temporada de 2008. Aquela Ferrari poderia ser um baita carro, que casou bem com o estilo de guiar do brasileiro e este, aproveitou a desmotivação do então campeão Kimi Raikkonen.

Faz sentido. Barrichello e Massa se parecem bastante, em termos de resultados. São bons pilotos. Barrichello teve sua segunda chance na Brawn, venceu corridas.

Massa poderia ter a sua segunda chance. Vai que vem pelas mesmas mãos?

De repente, a Ferrari troca Felipe por Nico, e lá estará Felipe sob a batuta de Ross Brawn, por que não?

Paulino de Almeida Neto
Paulino de Almeida Neto
12 anos atrás

Flavio, o Alonso não ganhou na Inglaterra esse ano???

Abs

Alan
Alan
Reply to  Paulino de Almeida Neto
12 anos atrás
Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Paulino de Almeida Neto
12 anos atrás

O Alonso venceu sim, mas o Massa ainda não foi ao pódio. Eu entendi que o Flávio quis dizer que desde 1981 a Ferrari não termina um campeonato sem que os dois pilotos consigam pelo menos um troféu cada. Ou seja, de 1982 até 2010 a Ferrari sempre teve os dois pilotos ganhando troféus, e em 2011 só um até agora ganhou algo. Entendi isso.

Humberto
Humberto
12 anos atrás

Flavio… A situação é triste…. Um Barrichello que não está sabendo parar ( e fico triste com isso pq acho ele um ótimo piloto e torço para que ele não queira ir para uma Marussia só pra fazer a 20a. Temporada…) O Massa que desandou após a perda do título e do acidente e do Bruno que não sei se vai engrenar… Mas pior que tudo isso é saber que o Brasil (CBA) não investe na base, na formação de novos pilotos… Como te questionei no tweeter dias desses e sua coluna me trouxe a resposta… Acho que em alguns anos não teremos brasileiros na F1 (ou teremos pilotos pagantes????)

Augusto
Augusto
12 anos atrás

Apesar de Barrichello ser muitas vezes esculachado através da carreira – algumas vezes com razão – acho uma pena que ele esteja se aposentando a contragosto. O sujeito está claramente correndo apenas porque gosta disso, não por problemas financeiros.

Abraço.
regthorpe.blogspot.com

Madera
12 anos atrás

Tem um dado curioso, achamos que os pilotos brasileiros fracassam….
Mas vejam o caso da Itália e do Japão que sempre investiram muita grana na F1
Desde 1953 a Itália não tem um campeão mundial de pilotos
e o Japão que nunca ganhou um título sequer de pilotos…..acho que nunca ganharam uma corrida…
Os títulos dos 3 brasileiros são é muito lucro!!!!…….. num pais que se investe quase nada em automobilismo
Automobilismo no Brasil sempre foi amador.
Diria que o Brasil ter títulos na Formula 1 já é quase um milagre!!!

Victor
Victor
13 anos atrás

Quando o Kimi fez um ano sem vitorias, lembro que foi um estardalhaço do cão. Mas, como é o Massinha de Modelar de Maranello, ai o discurso é diferente.

Bando de hipocrita. (VM sabe tão bem que é hipocrisia que me censurou no bloguinho dele)

Huller Moreno
13 anos atrás

Se daqui uns anos não tivermos nenhum piloto brasileiro na F1, a audiencia da mesma no Brasil vai despencar vertiginosamente e todos os meios de comunicação que falam sobre F1 também vão sofrer muito. Só quem realmente gosta a fundo da categoria continuará acompanhando fielmente. Esporte no Brasil é Brasil. Por isso, o carioca não gostou de só a final da copa de 2014 ser no maracanã, porque tem risco do Brasil não chegar… A desculpa foi que vão jogar 3 cabeças de chave no maracanã.. só que Copa do Mundo pro Brasil é Brasil e mais nada. Como depois do Gustavo Kuerten, quem ainda assiste jogos de tênis no Brasil? Só quem gosta, que são uma quantidade limitadíssima de pessoas. Sem BRASIL, a Formula 1 pro brasileiro vai ser praticamente o mesmo que o tênis sem o Guga.

Eduardo - SP
Eduardo - SP
Reply to  Huller Moreno
12 anos atrás

Cara, se isso ocorrer, ótimo. Antes isso do que um monte de nego achando que sabe muito de F1, tal como ocorria quando o Barrichello ou o Massa estavam bem. O mesmo com o Guga. De uma hora para outra os brasileiros viraram experts em tenis. Hoje só assiste quem gosta. E isso nos poupa de desqualificados dando pitado no que não sabem…

galileu
galileu
Reply to  Eduardo - SP
12 anos atrás

voce sabe muito, ó oraculo.

Jackson
Jackson
13 anos atrás

Flávio,

O fato de o Brasil revelar ou não revelar pilotos também não faz muita diferença hj em dia não é mesmo. O automobilismo internacional virou um esporte de elite e não é todo mundo que se chama piquet, senna ou fittipaldi. Veja Dirani, Di Grassi, Diniz, e isso só pra ficar na letra D. Eu acho o Di Grassi um baita piloto, daqueles com veia de mecânico das antigas, mas isso não quer dizer mais nada na F1 atual, se a pessoa nao tiver dinheiro, gostaria q vc escrevesse sua opiniao sobre isso um dia desses.

galileu
galileu
Reply to  Jackson
12 anos atrás

por aqui o dirani deu muito pau no nelsinho, mas faltou grana para engrenar lá fora.

Renato Rodrigues
Renato Rodrigues
13 anos atrás

Se eu não me engano o Ivan Capelli não subiu no pódio na temporada de 1993. Ele marcou só 3 pontos pela Ferrari… Abs…

José Morelli
José Morelli
13 anos atrás

É uma lástima mesmo, uma pena, uma judiação um país com a História que tem no Automobilismo amargar situações como essas. E não é “falta de sorte” como os defensores desses pilotos poderiam argumentar. Jogar pra noção de “falta de sorte” é encobrir a incompetência. O Barrichello à estas alturas do Campeonato acho até covardia cobrar qualquer coisa, só o fato dele estar na F1 ainda é em si um fato heróico, que contudo não elimina a infâmia de ter desperdiçado chances de ser campeão do Mundo guiando para equipes grandes e com carros vencedores como foi o caso da Ferrari e Brawn. Já o Massa foi uma farsa que caiu por terra tão logo as regras do jogo foram sendo adaptadas pra um contexto que valorizasse a capacidade individual do piloto, ou seja, de 2009 pra frente quando as novas configurações técnicas mudaram o jeito de se guiar um F1, passando não ser tão fácil assim como na época antes de 2009. E não me venha com o argumento de que o acidente do Massa em 2009 “debilitou” o piloto nos anos seguintes…..o próprio Massa na época que havia retornado pra competição depois de longo tempo de recuperação descartou que o acidente o teria deixado mais lento. Culpar hoje o acidente pela falta de resultados é patético, é novamente descentralizar o problema, que é o fato do Massa ser lento e ponto. O Bruno Senna não tem nem o que falar ainda…..a bem da verdade é que até hoje, nunca vi o Bruno tendo condições de mostrar alguma coisa, mesmo na Lotus até agora, até que ponto uma equipe como a Lotus pode dar um equipamento necessário pro piloto executar o mínimo de capacidade técnica que tem? A equipe tá muito na média, o carro é muito mais lento do que os principais concorrentes no campeonato, fazer o carro se classificar entre os 10 no grid já é um sacrifício….É complicado. É diferente de um Massa e Barrichello que já pilotaram dezenas de vezes carros de ponta….o dia que o Bruno correr numa equipe de ponta e falhar, aí sim eu criticaria, enquanto isso não dá nem pra palpitar.

Dú
13 anos atrás

É isso, nem que Rubinho e Massa sentem na RBR em 2012 o Brasil será campeão.
Já era, como digo fazem anos. Acabou os ON. Fizemos muito já na Fórmula 1. Bruno, Razia? Esqueçam. O automobilismo no Brasil de verdade acabou faz tempo. Restam poucas categorias no Sul e em São Paulo. A Fórmula 3 usa incentivos federais para colocar 6 carros na pista, a Stock basta ver na tabela de preços da fábrica quanto custa cada capô que vai pelos ares, http://www.jlind.com.br/informativos.php. O Massa saindo da Ferrari interessa ao Santander e a Fiat continuar com a Fórmula sem futuro? Temos muito que aprender com os argentinos.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to 
12 anos atrás

Meu caro Dú, más não é por uma incrivel coincidencia que a safra de grandes pilotos brasileiros acabou justamente junto com a destruição do Interlagos de 7960m,e que após a criação desta pistinha mediucre os nossos pilotos(bons pilotos) tambem tem comportamento mediucres e covardes em pistas mundo afora.(O felipe Massa parece mulher de malandro ,briga com as vizinhas mas apanha do marido e fica bem quietinha.)

galileu
galileu
Reply to  luiz alberto
12 anos atrás

essa da mulher de malandro foi muito boa , salvou o domingo.

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

O Barrichello é o cara mais engraçado que existe. Reclamava que nunca teve a chance de ser campeão na Ferrari quando teve um carro competitivo e que se tivesse um carro competitivo em outra equipe seria diferente. Aí, por pouco não fica a pé e quase que por um milagre, cai um carro competitivo na mão dele. E o que ele faz? Toma outro pau do companheiro de equipe……roteiro de comédia isso.

galileu
galileu
Reply to  Ricardo
12 anos atrás

ricaro, não fala o que voce não sabe, a preferência da equipe sempre foi para o button, e quan do esse começou a mostrar as garras para os ross pedindo aumento, ele deu a chance do barrica ganhar algumas corridas só para acalmar o inglês.

ccregazzoni
ccregazzoni
Reply to  galileu
12 anos atrás

KKKKK conta a do papagaio agora…

Burn Baby Burn...
Burn Baby Burn...
Reply to  ccregazzoni
12 anos atrás

concordo com o Gallileu, afinal quem era o chefe de equipe.. o mesmo que privilegiou o schumaquer,

Obs não estou criticando o schumaquer.. afinal o salário dele era muito masi muito maior que o do Rubens na ferrari, e acho que a idéia de colocá-lo na brauwn com o Button foi justamente esta.. isso a gente só ir´pa saber daqui trocentos anos da boca do próprio. vou ser o primeiro a comprar o livro de memórias do Rubinho, o dia que ele resolver escrever e botar a boca no trombone rsrsr vai sair muita merda..

Assim com só viemos a saber que aquela briga do piquet com o salazar, foi inóqua afinal a equipe ja sabia que o motor dele não aguentaria até o final e logo ele não ganharia a prova..

Formula 1 é assim a gene só sabe dos podres séculos depois tal qual aqui no Brasil em relação ao AI5

Peixe
Peixe
13 anos atrás

Pô Flávio!!!!

Tem um Senna!
Com capacete amarelo!!
Num carro preto e dourado!!!

Você não sabe de nada mesmo hein?
Tá loco…

Fabio
Fabio
Reply to  Peixe
12 anos atrás

A humanidade torce pro seu comentário ter sido irônico…

Eduardo - SP
Eduardo - SP
Reply to  Peixe
12 anos atrás

Muito boa!

Hélton Fernandes
Hélton Fernandes
13 anos atrás

Texto bacana.
Cruel, mas bacana
Liga não, a realidade é muito cruel.

Se o Rosberg for pra ferrari dá certo o massa ir pra Mercedes???

Danilo Silva
Danilo Silva
13 anos atrás

E Zero (0), ano que vem corremos o risco de não ter nenhum piloto brasileiro na F-1. Se Massa levar um pé pro Rosberg entrar, se o Barrica sair e se o Bruno não acertar com a (agora) Lotus não terá nenhum brasileiro na F-1! Quando foi a ultima vez que isso aconteceu? 1969?

galileu
galileu
Reply to  Danilo Silva
13 anos atrás

comentei isso hoje com um amigo, corremos o risco de não termos ninguém pilotoando para nós brasieiros ano que vem.
a transmissão está garantida para 2012, mas para 2013 é pura incerteza.
resta-nos aguardar.

do amaral
do amaral
Reply to  galileu
12 anos atrás

quem sabe assim os direitos de retransmissão vão para outra emissora num futuro próximo.

galileu
galileu
Reply to  do amaral
12 anos atrás

e corremos o risco de também ficarmos sem o gavião?
não, assim não pode, assim não dá, de quem nós vamos tirar sarro?
sem barrica, sem massa e também sem gavião, quero descer do planeta.
fica rede bobo.

CarlonePapa
CarlonePapa
13 anos atrás

O Massa não é o mesmo desde o acidente.
Ou soltou algum parafuso da cabeça dele, ou tinha alguma coisa a peça do Rubinho desandou o garoto. Alguma uruca..(?). Sabe lá. Tudo muito estranho.
Agora, falando mais sério, que o Massinha ainda tem o que oferecer, não tenho duvida, mas acho que precisa de algum acompanhamento profissional.
Passar por um acidente destes e ainda estar sob total pressão não é facil pra ninguem.
Niki Lauda que o diga. O trabalho que ele fez para vencer o medo de guiar um Formula1 depois de quase morrer queimado foi impressionante. Numa intrevista para o Conexão internacional ele narra cada volta que ele fez no circuito tentando vencer o medo…Grande, esse cara..aliás Gigante.

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
Reply to  CarlonePapa
13 anos atrás

Piquet disse numa entrevista ao Reginaldo Leme que, depois de uma batida muito feia que sofreu em Indianápolis, em 1992, nunca mais foi o mesmo. O acidente prejudicou lhe a visão fazendo-o perder a noção de profundidade. Enquanto esteve na ativa, Piquet nunca revelou isso pra ninguém. Só depois de já ter encerrado sua carreira.

Na mesma entrevista, Piquet levantou a hipótese de o mesmo ter acontecido com o Felipe Massa, consequência do acidente na Hungria em 2009. Claro que o Massa jamais iria admitir isso, pois seria fim de carreira pra ele na Fórmula 1. Mas eu acredito que o que aconteceu com o Piquet aconteceu com o Massa também.

Fabricio
Fabricio
Reply to  Jáder, O Pitoresco
12 anos atrás

Só corrigindo, o problema com Piquet foi em 1987 apos batita em Imola. Ele teve que correr para fazer resultado pois ficou 0,5 a 1seg mais lento. Só melhorou nas ultimas corridas quanto começou a andar mais rapido ou no mesmo ritmo do Mansel.

galileu
galileu
Reply to  Jáder, O Pitoresco
12 anos atrás

jader, a carreira do piquet se encerrou ali, ele bem que tentou mas
o vi certa vez andando de uno em interlagos, mas nem ali ele se sobressaiu.

galileu
galileu
Reply to  galileu
12 anos atrás

meu comentário foi sobre indianápolis.

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
13 anos atrás

Tem como enviar esse texto pro Massa e pro Barrichello?

Burn Baby Burn...
Burn Baby Burn...
Reply to  Jáder, O Pitoresco
12 anos atrás

Nem precisa Jader.. eles tem toda esta ciencia e com certeza navegam por aqui..

Mas grana é grana não é mesmo 6 milhões de dollares por ano é grana que muda a cabeça de qualquer hum.. mesmo que tenha que ser pisado e ridicularizado todo o dia..Mas estes caras tem cueca de ferro porque não é fácil aguentar a imprensa brasileira..

Capelli
13 anos atrás

Texto excelente, como sempre. Só me permita uma correção: PP Diniz e Ricardo Rosset também estiveram presentes na temporada de 1998. Barrichello não estava sozinho como brasileiro.

Abraço!

edu endo
edu endo
13 anos atrás

nem o primeiro sobrinho, né Flávio?

galileu
galileu
Reply to  edu endo
13 anos atrás

continuo afirmando: ainda é cedo para cobrarmos o bruno, e será um ainjustiça não o termos ano que vem.

Burn Baby Burn...
Burn Baby Burn...
Reply to  galileu
12 anos atrás

concordo amigo.. mas o garoto queimou etapas para entrar na F1.. e está pagando pelo noviciado.. e na formula 1 não dão muito tempo para o cabra começar a fazer as coisas acontecerem.. mesmo tendo um sobrenome famoso..

Mas reporto seria uma pena não ter um brasileiro correndo..mesmo que seja no cú do grig

fuiiiii