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domingo, 27 de novembro de 2011 - 19:03F-1

FIM DE FEIRA (22)

SÃO PAULO (vai, Palmeiras!) – E aí que Vettel, malandrão, compara sua situação de hoje à de Senna em 1991. E falou isso pelo rádio durante a corrida. Eu não tinha captado a mensagem. Menos, né, Tião? Ayrton acabou aquela corrida só com a sexta marcha. O alemãozinho acabou com todas funcionando. Segundo ele, teve de usar marchas mais altas, encurtar as passagens, essas coisas.

Eu já corri com alavanca escapando, tendo de segurar o volante com uma mão e o câmbio com a outra. E uma vez, num episódio clássico do automobilismo mundial, a bolota do câmbio saiu na minha mão depois de uma rodada e coloquei de volta. Isso aí do Vettel foi casca de ovo. Gostei desse negócio de casca de ovo.

O vídeo do momento histórico com o câmbio do Meianov está aí embaixo, aos 2min30s.

69 comentários

  1. Maurício disse:

    Uma vez perdi toda a alavanca de câmbio de um corcel 75 (meio metro de alavanca)… quebrou na base. Por sorte quebrou engatado em segunda e deu pra voltar para casa na base do “devagar e sempre”. Quando alguém buzinava eu mostrava a alavanca (às vezes para cima…)

  2. Rodrigo disse:

    Ri muito vendo esse video. Bem que podiam transmitir umas corridas, nem que fosse pela internet, seriam mais divertidas que a F1.

    Abraços

  3. Ricardo Bigliazzi disse:

    Espetacular… deviam ter filmado a sua cara quando a “bolota” do cambio ficou na sua mão… rs rs rs.

    Muito bom… segue o jogo… automobilismo na raça… diversão a 200%

    Abraço

    Imperador

  4. Cyro De Cicco disse:

    Gomes, essa bagaça do meianov anda! Caraco, da até medo. Esse carro, com o esquema tubular e tudo é seguro?

  5. MAL-HUMORADO disse:

    .
    Mais um ano sem brasileiros no pódium.
    Williams e Renault vá lá, mas não ir ao pódium com uma Ferrari…
    .
    Falar em pódium, fui rindo, nem sei porquê, me lembrando que o Heptacampeão Schumy desde que voltou a F-1 há dois anos não subiu ao pódium uma única vez.
    .
    Também fui rindo, nem sei porquê, lembrando-me do blog no inicío de 2010, quando vários profetas tinham certeza de que Schumacher, por ser Schumacher, iria fazer brilhantes corridas e disputar o título, que com toda certeza viria ainda no meio do campeonato…

  6. Luiz Reis disse:

    ISSO É AUTOMOBILISMO!!!!!!!

  7. Don Victor disse:

    O loko FG… tua trapizonga tá parecendo o “leite glória”… q pena, pq vc tava indo bem antes da rodada…

  8. Newton Castro disse:

    Flávio, o dia que você lançar um DVD com todos esses filminhos do meianov eu compro! São muito engraçados, as legendas então…KKKK “deixe ver quem vem atrás….” muito bom!

  9. Nick B. disse:

    Oi, mulekada!
    Se perguntarem para as pistas quais são as suas manobras favoritas, Hungaroring vai lembrar da ultrapassagem de Piquet sobre Senna, em 1986. Donnington Park, aquela estupenda 1ª volta do Ayrton em 1993. E Interlagos, de tantas histórias, mitos e mitos que desfilaram por seu asfalto, certamente cravará essa primeira volta do Meianov no dia 25 de julho de 2009. Com participação especial de Bolotinha, a cabeça travessa do câmbio do russinho gente fina.
    Histórico, para dizer o mínimo.

    E aí, Fla. Meianov continua para 2012? Ou pensa em coloca-lo ao lado do amor da minha vida #96 e botar um Trabi pra urrar nas pistas?

    Bai.
    Nick B.
    (ouvindo Genesis, Follow you, follow me).

  10. Marco Santos disse:

    Flávio, vocês é demais. Belo video! Sempre um prazer visitar o seu blog. Quase que parece os blogs de automobilismo em Portugal. Oh, espere lá, isso cá em Portugal não existe! Longa vida ao Meianov!

  11. nelson maciel filho disse:

    Flávio, a fórmula um como disse o Piquet é um jogo de video game. Quem tem a melhor carro, a melhor equipe, os melhores pneus e milhões de dólares para investir e sabe pilotar minimamente ganha fácil. Em 2011 o Webber estava na frente do Vetel e por incompetência da Ferrari, o Alonso perdeu o título que foi para o alemão. Sem dúvida alguma a estratégia da Red Bull era tornar o o Vetel primeiro piloto absoluto e Webber uma espécie de Rubinho. Ontem a vitória do Webber foi uma compensação por ele ter sido bonzinho o ano todo. A estória do câmbio quebrado e a comparação do Vetel com o Sena ganhar uma corrida na 6ª marcha foi apenas encenação. Mas, tenho que admitir o Vetel é um grande piloto, humilde, um boa praça, que reconheceu a genialidade do maior de todos os tempos que é o Airton Sena e disse que mesmo que bata todos os recordes jamais se comparará ao piloto brasileiro. Só uma observação, como o Shumaker se torna um piloto comum num carro não competitivo. Segundo informações a Mercedes quer mandá-lo embora. Não sou saudosista, mas não aguento ver as corridas tecnologizadas de fórmula um hoje, tenho muita saudade do Emerson, do Lauda, do Prost, do Mansel, do Piquet, do Sena que venciam no braço. Ontem vi a largada, assisti o filme “Doce novembro” e vi o final. Me emocionei com o filme e não com a corrida.

    • Luiz Reis disse:

      Ai, meu Deus! Lá vem aquela turma de viúvas do Senna, filhotes de Galvão Bueno que odeiam o Schumacher. Realmente ele é um piloto comum… vai ver o filme de novo…

      • Gerson disse:

        A “missão” das viúvas é essa: desmerecer o talento é o mérito de todos os pilotos que vierem a ser campeões e quebrarem recordes do falecido.

        Depois dele, ninguém jamais será merecedor. Foi assim com Schumacher e será coma geração de Vettel e Hamilton.

        Sou fã do Piquet, mas acho que há um exagero. Ser piloto de F1 não é ser piloto de videogame. Afinal, no video game “apertamos botões” sentados no sofá confortável, em casa e PARADOS!.

        Na F1, “aperta-se botões” a 300Km/h, fazendo curvas para “os 2 lados”, disputando freadas, fazendo ultrapassagens…Acho até mais dificil manter a concentração com tanta coisa (tanta luz piscando no volante, tanta informação) pra “distrair a atenção” de só acelerar, frear, correr e manter o carro na pista…

        A diferença dos carros de F1 de hoje para aqueles de Piquet e Senna é a mesma dos carros da década de 80 para aqueles da época de Fangio…

        Por isso, só podemos afirmar que os carros estão mais seguros. Mas ainda é um esporte em que quem tem mais habilidade, talento e conhecimento técnico vai sempre levar vantagem.

        Sempre haverá um ou dois diferenciados em cada geração. Sempre foi assim e todos merecem respeito e reconhecimento.

        Cada um na sua época.

    • Matador de viúvas disse:

      O cara troca uma corrida de F1 pelo filme “Doce Novembro”. Ficou emocionadinho com o filme…

      Só podia ser víuva do senna!! rsrsrs…O pior é não não tem nem vergonha de tornar público!! É isso aí amigo, sai do armário!! rsrsrs

      Parece piada do Piquet!! rsrsrrsrs

  12. Maia disse:

    numa palavra: MITO.
    numa calúnia: Seria mais uma das largadas queimadas? Por que não se mostra as luzes na largada?

  13. galileu disse:

    caro flavio, conheci sabado no salão doautomovel antigo o cara que te forneceu a bateria do meia nove, (não essa preta aí do video), mas aquela maravilha feita por holandeses.
    boa gente o cara.
    ele concorda, voce largou em londrina 3 segundos atrasado, (em relação à primeira luz vermelha que acendeu, rsrsrsrsrsr).

  14. Joel Jones disse:

    Você pode até não gostar do Corinthians, mas não deveria manifestar isso publicamente já que é um jornalista. Perde-se a credibilidade.

  15. galileu disse:

    o cara com o cambio defeituoso e virando vboltas iguais as o canguru, chegando até a fazer volta mais rápída?
    contya outra red bull, era mais facil assumir o jogo de equipe, e admitir que deram a vitória ao webber por tudo o que ele fez durante o ano.

  16. Paulo F. disse:

    Bom mesmo era o Tazio Nuvolari. Correu com o pé gessado. Não dava para freiar. Ai foi e quando desceu do carro,. escorado, um gaito foi lá colocar a mão no tamborzão (disco só com Dunlop e Jaguar após a Le Mans de 1953) e estavam frios!

  17. Ubaldir Jr. disse:

    kkkkk. Hilário esse negócio. Rapaz, uma vez, lá pelos idos de 1991, fizemos uma viagem de 300 km aqui em Goiás com um Fuscão 74 que a gente tinha, eu e meu irmão. Tínhamos trocado o câmbio do fusqueba a algum tempo e a bagaça não firmava a quarta nem a base de reza. Er só colocar em quarta e dar com o pé direito no acelerador que a danada da marcha escapava. Pois fomos embora, eu no volante e o mano véio segurando a alavanca na quarta… Depois de uns duzentos quilômetros, logo após uma parada em um posto, nos esquecemos da danada da alavanca. Resultado: nunca mais a bagaça deu problema, kkkkk. Como disse nosso mecânico depois, sincronizamos o câmbio na marra. Bons tempos. Com certeza a gente não tem mais a coragem disponível pra umas aventuras dessas.

  18. Rodrigo disse:

    VAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII CORINTHIANSSSSSSSSSSSSSSSSSS !!!!!! VETTEL EH O TIMAO DAS PISTAS….

  19. Franco disse:

    Não é por nada não, mas esse cara do Passat azul é ruim pacas!

  20. André disse:

    A velha lenda da sexta marcha. Ainda tem gente que acredita?

    • alberto disse:

      Que malandrão, você, sabe a verdade por trás das lendas. Pfff

      http://www.youtube.com/watch?v=jFP7aOYi344

      Não é questão de acreditar, filho, é questão de olhar o video e prestar atenção. De nada.

      • Burn Baby Burn.. disse:

        Legal este vídeo alberto, tenho este guardado em VHs até hoje na minha gaveta de cuecas..

        Então nosso amigo acha que foi fake a perda das marchas..

        Então basta simplesmente escutar o motor para perceber o desespero do Airton a saber:

        TIME 6:30 – O Airton não tira as mãos do volante e o motor vai subindo de giro lentamente óbvio sintoma de que ele estaria usando uma marcha muito mais longa para aquele trecho de saida do cotovelo entrando no mergulho em direção a junção.. observe também que ele não tira as mãos do volante logo, está indo com a mesma marcha até a junção.

        TIME 6:40 – Este é ainda mais interessante de se olhar, o giro não sobe tanto.. e todo mundo sabe que o V12 da McLaren grita muito agudo.. na sequencia após pegar a 12 em direção a treze.. pode se escutar uma subida de giro alta, algumas vezes.. O airton estava usando o famoso recurso antigamente chamado de “CARIOCA” que consiste em pisar na embreagem rapidamente e soltar enquanto pisa fundo.. para tentar subir o giro do motor, e assim não perder tanta velocidade no sudidão.

        Um recurso muito utilizado por nós playboys da década de 70 em nossos fusquinhas..

        Logo amigo André, é sempre bom pesquisar.. assistir vídeos da época antes de afirmar ou supor coisas que.. vc sequer sabe..

        Afinal.. uma falácia contada várias vezes acaba se tornando verdade, e assim sendo geram deméritos para algo que na visão de muitos.. foi um feito…

        Se quiser saber mais coisas sobre o antigo campeão assiste Vídeo abaixo.. vai ajudar bastante.. rsrs

        http://www.youtube.com/watch?v=sBNhkylfEnc

        Obs: Sou fã do Nelsão Piquet, e postei este scrap apenas porque odeio pseudo ponderações colhidas das maiorias desinformadas..

        Fuiiiiiiiiiiiiii

      • Ubaldir Jr. disse:

        Rapaz, se era marketing do Senna ou não, difícil de saber. O que sei é que eu acompanhei aquela corrida pela TV, e pela câmera on-board notei claramente que ele estava apenas com uma marcha no carro, antes mesmo do narrador ou qualquer comentarista relatar o problema. Eu ainda falei pro meu irmão e pro meu pai que estavam assistindo também: “ele está só com a quinta ou sexta marcha”. Ele vinha perdendo tempo muito rapidamente pro segundo (era uma Williams, acho que a do Patrese) e ficava claro que ele tinha algum problema. O giro do carro caia absurdamente no laranjinha e no Pinheirinho, e dava pra ver claramente que não havia troca de marchas, nem pra cima nem pra baixo.
        O Piquet é um dos que gosta de duvidar do feito. Mas não importa se havia ou não o tal defeito no câmbio. O que sei é que naquele dia, pelo menos nas voltas em que a câmera on-board era acionada, o Senna estava guiando sua Mc Laren só com a sexta engatada. Isso é fato.

      • Matador de viúvas disse:

        Se o Piquet duvida que se pode ganhar uma corrida só com 6 marchas é pq é impossivel.

        Me desculpem, mas Piquet entende de “mecância” de F1 como ninguém. E sua opinião merece ser respeitada. O fato é que só ele não tem rabo preso com ninguém e tem coragem de dismistificar uma “lenda” como essa daí.

        Vcs acham que Prost, Schumacher, Vettel teriam a coragem ou mesmo iriam querer se metert “num vespeiro” como esse assunto. Cutucar a torcida do “mito falecido”????

        Agora, um cara que vem a SP, e desfila com seu carro em Interlagos com a bandeira do Vasco em mãos, não tá nem aí se vai agradar ou não…

        E pode ter sido um erro legítimo do senna. Afinal, de “acertar o carro”, da parte mecânica, ele não entendia tanto assim…

        Senão, não entraria no carro da Williams para fazer uma corrida com uma barra de direção soldada, reclamar de trepidações no volante sem saber do que se tratava…

      • Matador de viúvas disse:

        Corrigindo:

        “…ganhar uma corrida só com a sexta marcha…”

      • Burn Baby Burn.. disse:

        Mr Viuva’s Killer rsrsr

        Pior que ´é que ele ganhou MESMO nestas condições.. Não viu o vídeo anexado acima rsrss

        Primeiro—–ele não pegou nenhum retardatário no miolo durantes as ultimas voltas derradeiras.. se pegasse alguem no miolo perderia o embalo e chegaria com certeza no dia seguinte na linha de chegada rsrs..

        Segundo.. na volta decisiva que o Patrese chegou nele.. ele fez um putaaaa tempo “na chuva”, e com certeza neste estágio deveria ter alguma marcha sobrando, e claro não sinalisou problema algum para os boxes.. se fingiu de morto.. garoto esperto ..

        E então como no poker.. “este Blefe” fez o Patrese abortar o ataque se se contentar com o segundo. Simples assim..

        Em terceiro.. ndependente destes feitos, apenas os respeito, pois Nelson Piquet “pai” foi para mim o melhor brasileiro que já pilotou um formula 1

        E Ponto final..

        Fuiiiiiiii

      • galileu disse:

        ele entende de “mecancia” e de esquentar dinheiro na federação cearense de automobilismo. não enche o saco matador de viuvas, vamos lança r o matador de amantes e voce já era.

      • galileu disse:

        comom esse matador éidiota, contra fatos nãoha argumentos e o nosso dick vigarista, (nersão), é o maior mala que já existiu na f 1, om cara se acha a ultima cocacola do deserto, e aí vocem vai tomar ela está choca.
        mas afinal o que esse talpiquet fez pelo brasil? na primeira oiportunidade se naturalizou portugues!

      • Luiz Reis disse:

        Mas… mas… mas… o Senna foi o único piloto da história da F 1 a perder marcha e vencer????? Eu fico imaginando o Fangio correndo naquela época, e tudo funcionando direitinho o tempo todo, não? Haja…

      • galileu disse:

        fangio, sempre fangio, como brasileiro gosta de pagar pau para gringo,
        correr 5 comrridas em um anoi, estar inscrito em todos os carros da equipe
        fazer seu companheiro, ceder o melhor lugar na pista,( diga-se o carro que estava melhor colocado)
        assim é facil, vide raoul boelsel na jaguar.

      • Luiz Reis disse:

        É que você separa por nacionalidade, argumento típico de babacas sem compromisso com outra coisa a não ser xenofobismo provinciano… se você acha que foi fácil para o Fangio, beleza, é uma opinião, que contraria a história, mas você tem direito a ela, mesmo que seja uma bobagem total…

      • galileu disse:

        perguntei sua opinião?
        voce postou um monte dse incoerÊncias e ninguém te contradisse.

      • galileu disse:

        a luiz antges que me esqueça, babaca é o cumpadre do teu padrinho.

      • Matador de viúvas disse:

        Tem um pastor numa igreja evangélica aqui perto que diz que já fez isso aí também, dirigiu um kombi cheia até um hospital, só com uma marcha e com Jesus sentado ao lado indicando o caminho…

        Esse então é mais “fodão” que o senna.

        Vamos fazer um abaixo-assinado para colocá-lo no lugar do rubinho, na Williams!

      • galileu disse:

        esse deve ser o pastorm chiquinho, aquele que capotou o monza na anhanguera e perdeu metade do cerebro e parte do céu da boca, e ainda disse que quando era bruxo matou a clara nunes.

    • Leonardo Costa disse:

      Essa sexta marcha tá parecendo a história do homem na Lua.

    • Rael disse:

      Pois é, o fato é que na época já se comentava se isso foi realmente verdade ou não. Quem viveu lembra. Jà se foi mentira ou verdade, não faço a mínima idéia. Os comentários assim são cheios das provas.

  21. jugger disse:

    Poxa, a terceira do 69 é foda, berra muito!! Mas parece que falta uma quarta mais curta, no fim da reta dos boxes reduz de quinta para terceira…

  22. eufrasino disse:

    Heroico!ISSO E FLAVIO GOMES!
    eu jantei vendo este video em minha TV LCD e melhor que ver Faustao,Gugu e tudo mais

  23. Mario Ruiz Manrique disse:

    Achei um pouco de exagero da parte de Vettel (que é um piloto dos número 1 atuais) se comparar com o grande Senna naquela corrida que chegou quase desfalecendo, até porque aqui o alemão não perdeu marcha nenhuma, além como dizem vocês brasileiros o peixe pela boca morre tanto falava redbull do jogo da ferrari e olha que não é a primeira vez que fazem esse tipo de coisas…

    • galileu disse:

      eles fizera o certo de modo errado, o webber tinha chance de ser vice, nada mais juisto ele ganhar a corrida, só não sei o motivo para tanta patascuada, o jogo de equi0e esse ano é permitido, não precisavam fazer tanta firula. seu cambio podem quebrar e etc…

  24. José Morelli disse:

    São por essas e outras que eu acho questionável esse babação de ovo que a imprensa mundial faz ao Vettel. Que ele seja bom, não tenha dúvidas, mas também não é esse exagero todo que falam não. Teve gente que teve a pachorra de dizer que o cara é melhor que o Senna. É tanta bobagem que lemos por aí que é difícil de acreditar. E aí, óbvio, o menino fica tão entusiasmado que basta uma FALHA SIMULADA de câmbio pro cara cometer a heresia de se colocar num mesmo patamar do Senna. Que palhaçada….definitivamente, não existe maneira de comparar a F1 de hoje com a do tempo do Senna, isso não existe gente. Hoje em dia esses moleques são tratados com tauquinho e mamadeira no cockpit de um F1, até um macaco anda nesses carros e não é lá tão difícil guiar esses carros no limite, principalmente quando você tem um carro projetado por Adrian Newey e motores Renault em seu máximo desempenho.

  25. gilles disse:

    Boa tarde Flavio, corrida morna, queria lhe dar os parabens pela transmissao, gostei muito, entrevistas sensacionais, Valeu!!!!

    Abraços.

  26. Marcelo disse:

    PQP KKKKKKKKKKKKKKKKKK! Que ódio!!!!

    Gomes, nessa hora vc quase morreu de raiva ou de tanto rir?

    Eu tinha que parar o Meianov, não ia conseguir pilotar e rir ao mesmo tempo…

    • galileu disse:

      o duro é o cara de pau falar que teve que pilotar com uma mão no volante e outra segurando o cambio quando na verdade o que escapou foi apenas a manopla da “alavanca de mudanças” ou de cambio cmo quiserem.
      o que nós convencionalmente chamamos de cambio, é a caixa de mudanças.

      • galileu disse:

        quais são os seus conhecimentos sobre o asuntosr luiz reis?
        voce já guiou um carro de corridas alguma vez?
        autorama e video game não vale, nem kart indoor.
        meu comentário foi chato para voce?
        que pena, nem vou dormir hoje, já que voce não, consegue entender uma brincadeira com o dono do blog.
        nem quando ele postou esse video na primeira vez ele se ofendeu com o que comentamos dele.

      • Luiz Reis disse:

        Chato, de novo…

      • galileu disse:

        me ature, já que não tem argumentos
        aliás nunca lhe mandei palantar ovo para ver se nasce pé de galinha; pois então vá e plante um monte deles, assim voce monta uma granja.
        em sua homenagem vou mudar o meu nome no blog paragalileu o chato de plantão. rsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  27. Zé Carlinhos disse:

    Olá Flávio Gomes, sempre acompanhei seu blog, eu acho que ele comparou com suzuka quando o senna entregou a vitória ao berger

    Abs

    • Burn Baby Burn.. disse:

      Caro amigo Zé carlinhos , se mempermite acho que comparou situações bem diferentes..

      Em suzuka a equipe mandou o Senna deixar o Berger passar, e pelo que me lembro o Senna não gostou nada disso.. afinal.. o Berger era um segundão de ofício.. assim como o Webber.. Massa.. são nos dias de hoje, fazia o trabalho de escudeiro e ganhava bem para isso.

      A diferença é que não foi em suzuka que aconteceu o famoso episódio do cambio do Senna e lá o Airton estava por conta própria naquela competição.. não existiam os privilégios.. as asas móveis , cambio automático, controle de tração.

      O cabra fez tudo aquilo na mão grande..logo sem chance de querer comparar um décimo de suposição com o Vettel..

      Reporto por aqui.. sou fã do Piquet.. e não do Senna. mas.. verdade seja dita.. estes feitos do Airton, são cantados em prosa e verso por pilotos ha mais de 20 anos.. virou modus operandv para qualquer piloto que deseja ser um top de linha no circo do “Santo ” Bernie rsrsr

      Esta habilidade foi exibida em um episódio do famoso programa Top Gear, onde pilotos denotam este talento.. e que jamais deveria jamais gerar ponderações em demérito.

      http://www.youtube.com/watch?v=sBNhkylfEnc

      Se por acaso era muito jovem na época e não a vivenciou, vale a pena assistir este vídeo e se deparar com testemunhos de pilotos que sabem muito bem do que estão falandp.. diferente de nós lúdicos mortais demagogos e nossos nossos Need for Speed onde utilizamos como “Table Of Contends”.

      Logo criar um fake failure no cambio pré combinado para deixar o Webber tomar a frente, provou que a té mesmo a Red Bull tem seus dias de Ferrari quando a situação se avizinha..

      É os trouxas aqui por detrás dos tubos catódicos.. Plasma e LCD’s da vida colocamos o nariz de palhaço diante de tanto 171.

      Pelo menos se os pilotos pudessem pilotar de verdade com cambio manual embreagem, punta-tacos, teríamos a pilotagem pura sendo explicitada como a do Flavinho e seu Meianov..no vídeo..

      E com certeza talvez a classificação final deste mundial de F1, poderia reservar muitas surpresas nos top ten finalistas…

      Claro é apenas minha opinião pessoal.. e respeito a sua

      • galileu disse:

        não vi elefazendo punta taco, vou assistir o video novamente,
        quando ele postou isso pela primeira vez eu citei um piloto italiano chamado nazarro felicce, conhecido como il mano, de veluto pela suavidade e energia com que conduzia seu carro,de corrida.
        de lá para cá nunca mais a manopla da alavanca de cambio saiu em sua mão.
        e como postei da outra vez isso nunca aconteceu no me opala.

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