ONE QUESTION

O que existe de errado num país que quer ser assim? Vídeo enviado pelo Lucas Chianello.

Subscribe
Notify of
guest

165 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
paulosk partizan
paulosk partizan
12 anos atrás

A guerra rapaz. Foi a guerra que dividiu, ninguém escolheu. O medo venceu.
A Coréia tem milhares de anos, e antes da invasão japonesa é um tremendo feudo.
O povo lá sempre se fodeu, talvez seja por isso que o povo do norte seja tão isolado do mundo como é hoje.
É ingenuidade sua acreditar que o voto mude alguma coisa, só perpetua aqueles que estão no poder meu amigo, vide o Sarney.
Se a Coréia do Sul fosse aquela maravilha que você imagina não teríamos tantos suicidios lá.

JB
JB
12 anos atrás

da so uma olhada nesta imagem de satélite, veja as diferenças coreia norte/sul : http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/files/2011/12/duas-coreias-luzes.jpg
Se lá pe tão bom flavio porque você ainda ta no Brasil? ja sei é que a turma da guerrilha do argaguaia esta no poder. Ah eu vim aqui ler sobre automobilismo e não ser manipulado por COMUNISTA. Até mais

marcio
marcio
12 anos atrás

Caro Flavio, quais são suas considerações forçado da população e da visita do filhos de morto à Disney?

Marcio
Marcio
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Caro Flavio, quais são suas considerações sobre o choro forçado da população e da visita do filhos de morto à Disney?

Maurício Freitas
Maurício Freitas
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Por mim, bela porcaria que ele foi à Disney. Há coisas mais importantes com que se preocupar. Bombas atômicas, por exemplo.
Porém, não me parece irreal a notícia. Eis uma fonte que, inclusive, menciona o passaporte brasileiro:

http://www.japantoday.com/category/politics/view/n-koreas-kim-jong-un-secretly-visited-japan-as-child-media-report

Quanto ao passaporte falso ser brasileiro, nenhuma surpresa nisto, eis que o mundo inteiro pode passar por brasileiro.

Ricardo Oliveira
Ricardo Oliveira
12 anos atrás

Vem cá, se comunismo é tão bom, por que os habitantes eram proibidos de sair, e ainda são? Por que cubanos são mortos tentando fugir do paraíso? Eu não vejo americano entrando em barquinho improvisado, enfrentando a morte para tentar a vida em Cuba.

Ricardo Oliveira
Ricardo Oliveira
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Se pra você isto é tão óbvio, o que te faz defender regimes ditatoriais e ficar venerando Fidéis, Stalins, Chavez, entre outros? Se você acha bonitinho viver na Coréia do Norte, ou na pátria mãe de outrora, vai morar lá. Abre mão dos teus carrinhos, da tua liberdade e das coisas que ganhou sob o cruel capitalismo e vá viver lá. Vai ter um blog lá e fale mal do governo, pra ver pra onde você vai. Uma coisa é achar Lada e Trabant bonitinhos, a outra é tê-los como única opção. Só acha bonito comunismo e filme de guerra quem nunca conversou com quem esteve lá.

Rovilson
Rovilson
12 anos atrás

Alguem aqui votou pro Brasil ser capitalista? Larga de ser besta rapaz…

Carlos Godoy
Carlos Godoy
12 anos atrás

O problema da Coreia do Norte são apenas estes:
-é uma ditadura
-a Justiça inexiste
-a democracia também
-a liberdade de expressão é proibida
-questões políticas não dizem respeito ao povo, segundo os dirigentes
-se fosse um ótimo país como mostra o vídeo, seria livre a entrada e saída do país, assim como o trânsito de estrangeiros dentro de seu território.
Isso é o que sei, fora os problemas que desconheço porque a ditadura e a censura não permitem a divulgação.
Precisa mais?

ricardo pivotto
ricardo pivotto
12 anos atrás

FG! se você entrar no google earth, verá centenas de fotos da coreia do norte, e verá que pe um país de dar inveja pela limpeza e beleza!

país organizado onde as pessoas são felizes, sim!!
leitores da Veja: vão tudo se fotografar!!

João Carlos
12 anos atrás

Torço para um campeão nacional, a Portuguesa de Desportos, sou fã (incondicional) de esportes, o que quer dizer que sou contra a visão do mainstream que invade a cobertura pachequistica da imprensa esportiva nacional (e você é um dos maiores expoentes dessa contra-corrente e eu o admiro por isso), dei dois livros “O boto do Reno” para dois sobrinhos de antigas namoradas por achar os livro muito bom e assim, incentivá-los a leitura de boas coisas.

Politicamente votei no PT de 1982 a 2006 (hoje nção mais pela decepção irreversível que fui tomado), fui pessoalmente (não, não se faziam protestos na Internet) aos comícios pedindo Diretas Já em Out.1983 (Praça Charles Müller), 25.Jan.1984 (Praça da Sé), 1º.Mai.1984 (Vale do Anhangabaú). Vesti-me de preto e pintei o rosto para destituir o collor de nefasta memória.

Ou seja, considero-me alguém participante e atuante na busca por melhores condições pelo meu país.

Mas Flavio: você a quem prezo e respeito tanto e quem (corretamente) proíbe os Gominhos de verem e compactuarem da violência do MMA, acha certo um comandante de um país em detrimento de dar comida e qualidade de vida a seu famélico povo investir em um exército de 1,1 milhão de almas e armas nucleares? E entenda que não falo de qualidade de vida, ter acesso a inutilidades fúteis e transitóras como iPods, iPhones e outras tranqueiras.

Muitos aqui criticam seu gosto por carros antigos (e eu entendo isso como colecionismo, portanto respeito), seu gosto por um esporte poluidor como o automobilismo (só não o vejo como esporte) e outras críticas que quando querem ser feitas, não precisam nem mesmo de razão. Mas você tem o livre discernimento de fazer o que quiser com seu dinheiro ganho com honesta labuta. E nos norte-coreanos? Quando nem comida têm, vem seu líder ter seus gostos excêntricos e nababescos custeados por conta do sofrimento de seu povo, é correto?

Não sou daqueles que vão lhe dizer: “Ah! Se você gosta do regime, mude-se para Cuba, Coréia do Norte ou China”. Mas um país como a Coréia do Norte que tem um inverno rigoroso, que não tem sistema de aquecimento (exceto nos palácios e escritórios governamentais), não tem iluminação à noite, que gasta tanto dinheiro com construções faraônicas para enaltecer os “feitos” (?) do povo (construções estas que são iluminadas dia e noite), enquanto a FAO diz que há poucos anos a Coréia do Norte enfrentou uma crise alimentar digna de países da África sub-saariana. Isso não é similar à (justa) crítica que você e seus companheiros da ESPN Brasil fazem quando da construção de obras para eventos como o Pan-Americano, Copa do Mundo, Olimpíadas e tendem a deixar como legado (ah, o legado…) apenas elefantes brancos?

Você pode ter 30 Trabants, 40 Skodas, 50 Ladas (e NINGUÉM tem nada a ver com isso), mas o tampinha de cabelo espetado não pode ter os alegados 20000 filmes de Hollywood, centenas de óculos importados, não sei quantos Mercedes-Benz, ter um filho que caiu em desgraça por que quis ver a Tokyo Disneyland (sim, ele abraça o Mickey Mouse) e tratar os destinos de uma nação como um feudo familiar em que a sucessão é feita dentro do clã familiar passado literalmente de pai para filho (e até a irmã, o cunhado do falecido Kim-Jong-il tem cargos mandatórios).

Você concorda com o culto à personalidade e se fazer chamar por epítetos de “Líder Supremo”, “Querido Líder”, “Comandante Supremo” e “Nosso Pai”?

Atemorizar o seu povo com repressão, prisão e morte pelo simples fato de protestar ou discordar? Como jornalista você se vê confortável em colegas seus de profissão não terem o livre exercício da profissão que você abraça com tanto desvelo?

Em tempo: sou a favor da plena e irrestrita auto-determinação dos povos.Quanto à sua questão “O que existe de errado num país que quer ser assim?” é que provavelmente o povo não quer ser assim, mas os seus comandantes querem que o povo aceitem o seus ditames e sua tacanha visão de mundo e façam o resto do mundo acreditar que as viúvas carpideiras que foram prantear a morte do líder o fizeram por livre e espontãnea vontade. Mas isso foi desmentido um ativista norte-coreano em entrevista à AFP, como era fácil de se supor num país onde tudo e todos são controlados e vigiados.

Gostaria de compreender seu ponto de vista. Se você pudesse me responder, ficaria grato.

Um excelente Natal rubro-verde.

PAZ!
AMOR!
ALEGRIA!

João Carlos Simões Frade

Carlos Godoy
Carlos Godoy
Reply to  João Carlos
12 anos atrás

Parabéns pelas suas palavras anti-ditadura, anti-anti-direitos humanos e pró-povo norte coreano. O sistema da Coréia do Norte só é benéfica para os dirigentes. O povo tenta ser feliz como pode. E tenta sobreviver.
Morte às ditaduras de qualquer ideologia.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
Reply to  João Carlos
12 anos atrás

Excelente argumentação. Pena que não respondida.

edson souza dos santos
edson souza dos santos
12 anos atrás

Meu caro Flavio Gomes, exacerbar a sua militância comunista neste post me deu nojo. O povo norte-coreano não escolheu viver assim. Seus cérebros são controlados desde o dia em que nasceram. Eles não conhecem outra realidade. Somente a que os Piongs da vida mostram a eles. Eu não leio a veja, e acho as democracias ocidentais não democráticas. O capitalismo também me enoja. Queria ter inteligência suficiente para criar um novo sistema sócio-econômico. O capitalismo ou o comunismo fracassaram e continuando fracassando. Insistir em um desses sistemas é um erro. A sua defesa em relação ao regime da Coreia do Norte é fraca de bons fundamentos. A sua simpatia pelo comunismo o deixou cego. Digo simpatia porque sei que você é empresário, certo? E empresário comunista é duro de aturar. Um abraço!

Martin
Martin
12 anos atrás

Flavio, já viu esta série? Legal demais!!
http://www.youtube.com/watch?v=BQeoW756SA4
4 episódios, 4 partes cada um.
Um abraço!

fabricyo
fabricyo
12 anos atrás

Não sou comunista, nem a favor da Coréia do Norte mas como moro no Brasil invejo eles pois: Pago vários impostos, 4 ou 5 de salário meu no ano em impostos mas: pago pedágio, pago seguro do carro, pago plano de saúde, pago creche e mesmo assim não frequento qualquer lugar a qualquer hora, posso ser assaltado, sequestrado, morto! Com a chegada do natal, não sei quantos, mais muitos presos terão direito, é lei, de visitar suas famílias… enfim da pra escrever um livro de desgosto desse país! PS:. Alguém, em algum momento de algum vídeo divulgado sobre a Coreia do Norte em algum meio de comunicação viu por algum instante pelo menos uma bituca de cigarro sequer no chão, nas ruas, etc?

FG eu sei que vc odeia, mais eles foram lá, contam pela visão deles… mais foram.
É só procurar o video mais ou menos no meio da página do Caldeirão do Huck na Coreia do Norte.

http://tvg.globo.com/platb/caldeiraodohuck-destaques/2011/01/

Lucas S.A.
Lucas S.A.
12 anos atrás

Numa coisa o Flavio Gomes tá certo: quem quer derrubar ditadura, derruba. Só fazer um histórico de quantas já caíram mundo afora. Nem que seja pros camaradas pegarem uns contrabandos com a América e rolar uma guerra civil. Se os nortecoreanos (e isso vale pros cubanos, também) quisessem, já seriam uma democracia de estilo ocidental, igual à Coréia do Sul. A questão é que não querem. Se não estão plenamente felizes, pelo menos satisfeitos eles estão.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
Reply to  Lucas S.A.
12 anos atrás

Quanta ingenuidade…

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Maurício Freitas
12 anos atrás

Desculpa, mas ingênuo é você que pensa que só porque existe internet, todo mundo abraça o Mickey Mouse. Infelizmente (pra você, claro), o mundo é maior e mais complexo que o seu “super ocidente”.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
Reply to  Lucas S.A.
12 anos atrás

Não me rotule. Eu tenho perfeita noção da complexidade do mundo e pluralidade cultural.
E não acho que só por causa da internet, todo mundo abraça o Mickey. Muito pelo contrário, sou avesso a consumismo exacerbado e detesto lavagem cerebral.
Quando me referi a ingenuidade de sua parte, quis dizer que uma revolução não acontece da forma simplista que você colocou. Uma ditadura permanece por décadas pelo simples fato de que forças contrárias suficientes para derrubar um regime de exceção, não se formam da noite para o dia.
Somente uma conjugação de fatores e interesses diversos possibilitam uma ampla alteração no regime de governo.
Hoje em dia, no Brasil, existe uma irritante patrulha ideológica. Se há discordância de alguma forma, é logo taxado de alienado, psdbista e leitor da Veja.
Bem, eu não sou alienado e entendo perfeitamente que o mundo não se limita à cultura ocidental. Leio Veja, Carta Capital, Piauí, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e dessa salada toda e pontos de vista diversos, tento tirar minhas próprias conclusões.
Não acredito na sinceridade dos membros do PSDB e nem do PT. Já tive contato direto com políticos de diversas tendências e, por dever profissional, com sindicalistas também. Não consigo ver sinceridade, honestidade e pureza de princípios em nenhum deles.
Estudei Direito na USP, no início da década de 80, participei de política estudantil, odiava a ditadura militar e tinha ânsia de me defrontar com a polícia, cavalaria, o que fosse para dar minha parcela na redemocratização deste país. Era leitor compulsivo de “O Pasquim” e até hoje me emociono quando ouço “Para não dizer que não falei das flores”, por tudo que essa música representa.
Para ser mais claro, a vida e o contato com os homens tornou-me amargo e descrente. Hoje só dou razão a George Orwell, que no final do livro “A revolução dos bichos”, produziu uma das mais brilhantes metáforas da literatura, em que homens e porcos se confraternizavam e não era mais possível diferenciar quem era homem e quem era porco.
Tragicamente, o poder corrompe e nosso país é um dos exemplos mais bem acabados desta assertiva.

Fabio
Fabio
Reply to  Maurício Freitas
12 anos atrás

Por falar em USP, o atual reitor é oriundo da Faculdade de Direito.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
Reply to  Fabio
12 anos atrás

Se você está querendo dizer que por ser oriundo da Faculdade de Direito da USP, o reitor é reacionário, saiba que ele foi considerado “persona non grata” pela Congregação da FADUSP:
http://grupouniversidadecritica.blogspot.com/2011/11/joao-grandino-rodas-persona-non-grata.html
A tradição centenária da São Francisco sempre foi a de lutar pelo livre direito de expressão e forte oposição às ditaduras.

Fabio
Fabio
Reply to  Maurício Freitas
12 anos atrás

Eu só disse que a origem do atual reitor da USP é a Faculdade de Direito.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Maurício Freitas
12 anos atrás

Gostei da resposta, muito melhor que a primeira. Concordo com a questão da política (a citação do George Orwell realmente encaixa, impressionante, né não?). Mas acho que tem um ponto que deve ser lembrado: questões culturais influenciam sim no modo de governo, independente do nível dos políticos. Os coreanos são muito fechados (os nortecoreanos, mais ainda). Incidentes diplomáticos causados por essa aversão ao que vem de fora estão bem documentados pelo menos desde o início da Segunda Revolução Industrial. Daí que um povo com essa característica tende a ser muito conservador, incluso politicamente. Por isso reafirmo que um regime desse tipo não deve ser para o coletivo dos nortecoreanos (e também cubanos, mongóis, birmaneses…) o fardo que as ditaduras (de direita ou esquerda) foram para os sulamericanos, para muitos países africanos, para os árabes… Capice?

eduardo
eduardo
12 anos atrás

O flavio adora passar este ar de socialista, mas não sai das lanchonetes da moda, se veste com roupas de grife…mora em bairro bacana……pelo menos é a custas do Trabalho dele!

mario
mario
12 anos atrás

Falem da morte do ex-presidente da antiga Checoslováquia (depois República Checa) Vaclav Havel, que morreu no domingo. Defensor da resistência não-violenta, totalmente pró-cultura. Esse era um fudidão, prá mim.

Vinícius
Vinícius
Reply to  mario
12 anos atrás

Putz, é sério isso? A biografia do Keith Richards tem uma passagem que, se for verdadeira (convenhamos que a fonte não bate bem da cabeça, hehe), é legal demais: logo após a independência do país, levaram os Stones pra fazer um show lá. Quando foram conhecer o Havel, ele mostrou um telescópio que ficava apontado pra prisão onde ele ficou encarcerado, quando preso perseguido político. E explicou algo como “às vezes quando quero pensar um pouco, venho aqui e olho pelo telescópio, pra ver as coisas de uma perspectiva mais ampla” (é algo assim, não estou com o livro em mãos pra transcrever). Muito legal mesmo.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

É o livre arbítrio que manda…
Mas nesse caso… Sinto muito.

CHUTA QUE É MACUMBA!!!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Só para constar;
Se vc vivesse num pais como esse, seria o primeiro a ser perseguido, defenestrado, morto e sepultado por conta de suas opiniões. Lá liberdade só existe para os padrinhos do rei e mesmo assim com limitações.

Fabio
Fabio
12 anos atrás

Muitos reclamam da falta de liberdade. Sugiro que nestas quentes noites de verão passeiem com suas famílias pela região central da democrática cidade de São Paulo próximo à antiga estação Julio Prestes, hoje Sala São Paulo.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
Reply to  Fabio
12 anos atrás

Sugiro então que você entre num De Lorean equipado com capacitor de fluxo, retorne ao centro de São Paulo no ano de 1970 e, junto com sua família, solte o cachorros no governo militar em frente à sede do DEOPS. Grite que o Garrastazu é FDP e os milicos são torturadores.
Garanto que você preferiria mil vezes um assalto.
Aliás, não precisa nem voltar no tempo. Pergunte à Dilma, nossa presidente, o que ela acha de uma ditadurazinha.
Fico a me questionar que maldito romantismo torna admissível uma ditadura, só pelo fato de ser de esquerda?
Por acaso, porrete vermelho é mais macio? Paredón vermelho tem mais charme? Ditador de esquerda não rouba também?

Fabio
Fabio
Reply to  Maurício Freitas
12 anos atrás

Prefiro a democrática São Paulo atual com sua magnífica cracolândia. Ou seria PSDBlândia?

Franco
Franco
12 anos atrás

Impressionante como as pessoas têm dificuldade de aceitar o diferente, o que não pensa igual ao modelinho consumista vendido em massa. Essa mesma turminha que critica um estilo de vida mais simples, sem essas porcariadas do mundo atual, dá graças a Deus quando tem a oportunidade de passar uns dias longe de tudo, no mato e chamam isso de paraíso.

roger
roger
12 anos atrás

Reportagem da BBC… um outro ponto de vista do video acima. A lavagem cerebral começa cedo.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/programmes/newsnight/8711895.stm

Pereira
Pereira
12 anos atrás

Não tem problema nenhum querer ser assim. Mas em um país onde toda a informação é controlada, quem vai acreditar que a Coreia do Norte é a Shangri-la moderna?

Fabio
Fabio
12 anos atrás

Flavio,
Segue uma sugestão de leitura na coluna do Elio Gaspari.
“Já foi tarde”
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?cod_post=422689&ch=n

trecho:
“(…) Falta eletricidade, mas as 34 mil estátuas do “Pai da Pátria Socialista” são iluminadas mesmo de dia.
A professora Mi-Ran conta que via alunos de cinco ou seis anos morrerem de fome nas salas de aula. Sua turma de jardim de infância de 50 alunos caiu para 15.

Nas casas desse paraíso, uma parede da sala deve ser reservada para o retrato do Líder, que é distribuído com um pano. Fiscais zelam para que nenhuma família deixe de limpá-lo.

Rovilson
Rovilson
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Realmente um cara independente. Indico uma outra versão sobre o holocausto: Mein Kampf…

Luke
Luke
12 anos atrás

Sempre achei intrigante e surreal esses governos que proíbem seus cidadãos de deixarem livremente o país. Qual o problema? Medo da comparação? Ou medo de que não fique ninguém nem para apagar a última luz? São meio patéticos agindo assim, ficam parecendo o Mágico de OZ…

Renan
Renan
12 anos atrás

É o que eu já disse anteriormente. O Flavio Gomes se destaca por tentar defender, a todo custo – mesmo que seja a própria razão – suas opiniões pouco críticas acerca daquilo que gosta/defende. Acreditar que esses pobres infelizes que levam essa vida de merda num regime ditatorial liderado por um assassino exibicionista o fazem pois possuem “uma consciência superior”, livre do consumismo ocidental, é de uma desonestidade intelectual tão grande, mas TÃO grande, que me assusta profundamente. É ÓBVIO que a Coréia do Norte é uma aberração, tal qual qualquer país comunista. É óbvio que as reportagens elogiosas, as lágrimas, a comoção, a idolatria são apenas propaganda (e das ruins) que não convence a ninguém. É ÓBVIO que a Coréia do Sul é um país muito mais rico, próspero, aberto, feliz que sua irmã do norte. Quantas milhões de vidas foram condenadas a mediocridade, a ignorância, a escravidão, por essa gente nojenta que se julga dona da verdade – vulgos “socialistas”? Patronos de todas as “boas causas”, usam isso de subterfúgio para perpetuarem suas FAMILIAS no poder. Asco.

Fábio
Fábio
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

É mas viver o livre consumo do ocidente e escravos de multinacionais que só vizam dinheiro também é idiotice, acho que tudo tem que ter um limite para não ser agressivo.

Renan
Renan
Reply to  Fábio
12 anos atrás

E Fabio, tenho varios amigos que trabalham em multinacionais e lhe digo que vivem MUITO melhor que qualquer norte coreano. Escolheram viver assim alias, especialmente em um país com leis trabalhistas tão protecionistas como o nosso. E se gostam e podem consumir, fico feliz por eles. Dinheiro e consumo geram poder de escolha e escolha é LIBERDADE.

Claudio
Claudio
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Se voce nao gosta da Veja, Flavio, não se preocupe. Você pode ler a Caras, Contigo, Capricho, entre outras…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Veja esse sobre os programas de geração de energia elétrica em Goias. Da vontade de chorar… porque não deu certo????

http://www.youtube.com/watch?v=EZmC9iewpkM

Acho que foi porque ficamos na mão de um bando de despotas por mais de 20 anos.

Imperador

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
12 anos atrás

FG só vou acreditar no que está sendo mostrado nesse vídeo, no dia em que um país assim tiver suas fronteiras abertas pra quem quiser ir e vir. Até então, esse vídeo é pior que o da GLOBO que manipula de programas até propagandas.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Eu sei que voce fica bravo mas veja o filme abaixo. ESPETACULAR.

Esse é um Brasil que vai para frente.

Não passe esse Filme na Coreia do Norte, esses caras irão pirar… a bem da verdade piravamos quando viamos isso no cinema.

http://www.youtube.com/watch?v=emr5Gd9ckss

Imperador

Banana Joe
Banana Joe
12 anos atrás

Com um pouco de democracia esse negócio era capaz de dar certo.
Ideologicamente o socialismo/comunismo é o sistema ideal.
O problema é que na prática alguns ideais são distorcidos e acaba estragando o bolo…
O capitalismo já na teoria está errado.
Na prática é que alguns conseguem bons resultados…
A Coréia do Norte não é o paraíso do vídeo, e nem é o inferno pintado pelos USA e pela maioria da imprensa mundial.
Parece ser um país que vive fora da histeria e do stress coletivo que domina o mundo dito capitalista e isso não é propriamente um defeito.
Para minha modesta opinião um país tem que ter primeiro liberdade de imprensa e de ir e vir.
Se gosto fico. Se quero ir embora vou. Se achar ruim volto.
E sem liberdade de imprensa nem um blog como esse poderia ser escrito, lido, acessado e uma discussão como essa nossa com as mais diversas opiniões provavelmente nunca iria acontecer.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Veja esse filme:

http://www.youtube.com/watch?v=ZdJjxzFLLHM&feature=related

Se passarmos para um Coreano do Norte eles não vão entender como nós deixamos que os Militares saissem do poder.

O comercial da Sprite estava errado. Imagem não é tudo.

Imperador
Obs.: O filme é interessante pacas, um Brasil bem diferente mesmo.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Seguem esses videos:

http://www.youtube.com/watch?v=MX6zjrCwwac
http://www.youtube.com/watch?v=BK8zwq1w5FQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=P1Fso1p3kF8

Pergunta do dia: Os filmetes que relacionei retratam uma época negra de nosso Pais? Acho que sim, e todos que eram crianças (como Eu) achavam legal pacas… é assim que um Grupo de Despotas costuma conduzir a verdade quanto estão no Poder (qualquer semelhança com o que acontece hoje em Brasilia pode não ser mera semelhança).

Contra fatos não há argumentos, um povo é livre e feliz quando escolhe o seu próprio destino, um povo não pode ser feliz quando vive sob um regime de excessão como é o da Coréia do Norte, de Cuba ou como vivemos no Brasil, numa época em que voce ainda vivia no colo de alguém.

Todos temos o direito de escolher o que queremos para a nossa vida, desculpe a minha sinceridade, mas esses paises que voce teima em defender estão a anos luz disso.

Imperador

Mao Tse Tãoung
Mao Tse Tãoung
Reply to  Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Se os militares estivessem no poder até hoje, muito provavelmente estaríamos beem pior do que a Coréia do Norte. Talvez fôssemos um Haiti.

Thiago
Thiago
12 anos atrás

Será que o povo de lá realmente quer viver assim? Talvez, se consultados, digam que sim, porque muitos deles não tem a possibilidade de conhecer outras possibilidades. Vivem numa realidade totalmente limitada.

Alberto
Alberto
12 anos atrás

Quem sabe um dia um documentário deste tipo na imprensa nacional…
Muito mais fácil fazer uma reportagem sobre uma reportagem do Times e/ou New York Times e/ou (melhor ainda) da Fox.

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
12 anos atrás

Prezado Amigo, obrigado pelos créditos.

Saudações cidadãs mundiais!

silvino
silvino
12 anos atrás

O problema do Comunismo está no indivíduo em si. Sempre tem alguem querendo levar vantagem em cima do outro, então fica bem difícil uma condição igualitária a todos.

Pensando bem, nenhum dos sistemas funcionou. Ambos por causa do caráter do ser humano.

Enquando aqui somos livres e reféns da impunidade e dessa zona toda, lá é tudo ao contrário, organizado demais.

Fica difícil saber realmente em que nível esta a verdade, só quem já pisou lá na Coréia sabe.

Muchacho
Muchacho
12 anos atrás

Como é bom ver algo de outras fontes que não aquelas com lentes estadunidenses ou da grande mídia murdochiana (ainda que seja de origem russa).
Vendo esse vídeo me lembro de uma aula espetacular na FFLCH ministrada pelo professor Kabengele Munanga, que dizia: “Os ocidentais gostam de querer determinar o que é bom para os outros”, tá certo o FG, que deixem os norte coreanos resolverem seus problemas e viverem suas vidas…..quem sabemos nós para criticá-los ou dar palpite em suas vidas.
Tem alguns babacas que comentam após ler o tio rei e augusto nunes na porcaria da veja, e que ainda acreditam que “comunista come criancinha”. Tal como papagaio de pirata, ficam falando mal de cuba, bolivia, argentina, coréia….ou seja, governos mais à esquerda ou populares….e deixam passar batido ditaduras de direita no oriente médio ou potências nucleares, como China, Rússia, Paquistão…..porque será amiguinhos ?? será que é porque tio sam não se atreve a mexer com cachoro grande ?

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Apologia à ditadura…não dá né veio…

Paulo Bala
Paulo Bala
12 anos atrás

No início dos anos de 1960 a Coreia do Norte e do Sul tinha quase a mesma renda per capita. Hoje, a Coreia do Sul tem uma renda per capita 20 vezes maior que a Coreia do Sul. O Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Norte é cerca de 3% do PIB Coreia do Sul. Para um bom entendedor existe uma relação direta entre nível de renda e variáveis associadas a qualidade de vida (expectativa de vida, pobreza, doenças infecto-contagiosas etc.). Coreia do Norte é uma excelente exemplo de fracasso capitaneado por um regime político esquizofrênico a serviço de meia duzia de gatos pingados. Liberdade é fundamental para o desenvolvimento.

antonio edson
antonio edson
12 anos atrás

flávio, vou te dizer o que há de errado em um pais que quer viver como a coreia da norte: quer ter autodeterminação e isso o capitalismo hegemonico do ocidente não aceita. não vou aceitar provocações de pessoas arrogantes que não suportam a diferença e as “pessoas diferenciadas”. é uma pena que elas não percebam que no mundo nem sempre há verdades absolutas. não aceitam uma mulher, um ex-operário ou um negro possam acender na sociedade e se tornarem, por exemplo, mandatários.
coreia do norte, venezuela e cuba – onde já estive – não são paraisos na terra assim como miami, estocolmo e a oscar freire também não são. mas luto pelo direito desses paises e de seus povos viverem suas vidas, sem a interferência do capitalismo financeiro ocidental. a verdade “absoluta” não está em wall street ou em hollywood. ou em volta dos nossos umbigos.
em tempo: em havana, vi crianças – muitas – indo para a escola com os mesmos lenços vermelhos ao pescoço. eram alegres, educadas e – impossível não reparar – tinham dentes brilhantes. ao saber que eramos turistas, nos pediam chicletes. alguns de nós achavam um horror uma criança nao ter acesso a chiclete. talvez fossem os mesmo que, aqui, não se indignam ao ver crianças pedindo esmolas nas ruas.
em havana, fui ao cinema, caminhei à noite sem medo de ser assaltado, assisti disneylandia na tv. conversei com o povo, tomei onibus, assisti telenovela brasileira, atravessei a cidade de barco, tomei chuva e andei a pé – muito – por falta de táxi. vi briga de transito, casais namorando na rua… enfim, uma vida normal.
em resumo: vivam e deixem a coreia viver.

Vinicius
Vinicius
Reply to  antonio edson
12 anos atrás

“possam ACENDER na sociedade”. Quando a opinião é a favor, o Gomes nem comenta a ortografia…

Realista
Realista
12 anos atrás

Se a Coréia do Norte abandonasse o belicismo e seguisse exemplo da China, ela daria um salto. Em cinco ou dez anos, ela atropelaria Brasil, Índia e vários países da Europa e se tornaria um portento econômico e de desenvolvimento.

A Coréia do Norte tem uma população homogênea e com bom nível educacional, sem os mesmos problemas da China e cérebros, tecnologia, conhecimento.

Enquanto alguns países estão condenados a vender carne de segunda, grãos e minérios, a Coréia do Norte é capaz de produzir produtos de tecnologia e valor agregados em curto espaço de tempo, mão-de-obra para isso não falta.

A Coréia do Norte não tem favelas, analfabetismo e problemas crônicos como alguns países conhecidos e em pouquíssimo tempo estaria entre as maiores economias e os mais desenvolvidos do planeta.

Enquanto isso, os crônicamente atrasados do terceiro mundo, chamando os norte-coreanos de “coitadinhos”… coitadinhos somos nós, com uma população que sai da universidade sem saber escrever, incapazes de desenvolver tecnologia, de criar.
Coitadinhos somos nós, uma sociedade com uma estrutura semi-feudal, assustadoramente desigual, com um sistema político viciado e corrupto.
Coitadinhos somos nós, os quitandeiros do mundo, que não produzimos tecnologia alguma, carentes de cérebros e tecnologia.

Takawara Nashiota
Takawara Nashiota
Reply to  Realista
12 anos atrás

Nossa que cara otimista! Até hoje a ex-Alemanha oriental ainda está atrás da ocidental. É um processo muito complicado que seria liderado pela Coréia do Sul. Os investimentos a serem feitos seriam enormes e o Mundo não está em um momento dos mais favoráveis…

Realishta
Realishta
Reply to  Takawara Nashiota
12 anos atrás

A mentalidade dos alemães e a dos asiáticos é diferente. Os alemães não estavam nem aí para a Alemanha, mergulharam de cabeça no individualismo, no consumismo e mergulharam de cabeça nas drogas, no alcoolismo, na prostituição.

Algo muito semelhante ao que aconteceu com a Rússia e grande parte dos países do bloco socialista após a queda do regime.

Além do nacionalismo, os norte-coreanos possuem ressentimentos contra o sul e sobretudo contra o Japão e não mediriam esforços para impulsionar a economia. Assim como o sul que se desenvolveu impulsionado pelo desejo de se equiparar ou mesmo superar o Japão.

E o maior erro seria permitir que a corrupta Coréia do Sul assumisse as rédeas de uma abertura econômica da Coréia do Norte. Os shaebols iriam querer levar vantagem e o povo acabaria sendo prejudicado da mesma forma.

Takawara Nashiota
Takawara Nashiota
Reply to  Realishta
12 anos atrás

Alguém teria que entrar com o dinheiro para investir. Coréia do Sul, Japão e EUA, provavelmente…

Realista.
Realista.
Reply to  Takawara Nashiota
12 anos atrás

O maís provável seria adotarem uma postura parecida com a da China. Japão e Estados Unidos não têm dinheiro nem para eles mesmos e suas corporações não teriam interesse em investir por lá.
É só o governo da coréia do Norte cortar os gastos com belicismo que dá para começar a industrializar o país rapidinho.
O grande problema é que os ignorantes brasileiros vêem a coréia do norte como um precário país latino americano, seja ele cuba ou a bolivia.

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  Realishta
12 anos atrás

Como tem certeza que os asiáticos são diferentes? Não são humanos? Não são consumistas?Não cagam, mijam, estudam, dormem? Diferentes???? Não existe esse lance de diferente não cara…. acorda, todo mundo é humano e depende basicamente da cultura do local.
Tu quer falar da alemanha? individualista? Como que um país que tem pessoas individualistas quase arrebenta o mundo por 2 vezes? Excelência no individualismo? Passou por 2 guerras, foi quase dizimada e ainda é senão a única economia sólida da EUROPA… Fale do Brasil, essa mar de corrupção de mais de 500 anos.

realista
realista
Reply to  Cleiton Pessoa
12 anos atrás

Aí entraria um certo conhecimento sociológico, coisa que quem fica balbuciando “ah, o cumunismu isso, o cumunismo é aquilo” obviamente não entende.

Os asiáticos, mais notadamente Japão, China e Coréia possuem fortes influências do Confucionismo, do mestre Kung Fu (já ouviu falar?) e por isso dão valor excepcional ao patriotismo.
O mesmo confucionismo explica o fato deles não só aceitarem como adorarem líderes como o Kim Jong, Mao e o imperador japonês, mesmo que eles tenham ferrado desgraçadamente e quase os dizimado.

Só que o mesmo confucionismo valoriza a senioridade, o conhecimento e um jovem como Kim Jong Gorduchinho pode ser contestado como líder.

Os russos e alemães orientais só queria é bandalheira quando acabou o regime e os capitalistas oportunistas simplesmente saquearam o que sobrou do antigo regime.

As diferenças entre a cultura ocidental hedonista e a disciplina confuciana dos asiáticos os fazem profundamente diferentes.

Luke
Luke
12 anos atrás

O PAÍS quer ser assim??? Ou algumas dúzias de oligarcas/tecnocratas/militares que estão no poder há décadas sugando a maioria sem pedir licença? Só acredito quando fizerem um plebiscito livre, seguro e sigiloso, para que o povo, esse pária de sempre, possa dizer que país ele realmente quer. Perguntei uma vez a amigos sul-coreanos se o povo do outro lado da fronteira não poderia pelo menos assistir aos canais de TV do vizinho do sul e ter uma idéia do que ocorre no mundo, já que falam a mesma língua. Eles disseram que não, é tudo “jammed’, bloqueado.

Sérgio
Sérgio
12 anos atrás

Wiquipédia: A queda do comunismo na Europa Oriental em 1989, e a desintegração da União Soviética em 1991, resultaram em uma queda devastadora da ajuda da Rússia à Coreia do Norte, embora a República Popular da China continue a fornecer ajuda substancialmente. A Coreia do Norte começou a instalar uma barreira de concreto e arame farpado na sua fronteira ao norte, em reposta ao desejo chinês de reduzir os refugiados que fogem do governo norte-coreano. Anteriormente, a fronteira entre a China e a Coreia do Norte era fracamente patrulhada.
A ONU e a Coreia do Sul prestam ajuda alimentar à Coreia do Norte.

Como diz o caipira: o video não orrrna.

Vai indo que eu não vou.

Etel-Orange-France
Etel-Orange-France
12 anos atrás

Todo ser humano ama a liberdade?
“Não há nada inevitável sobre a marcha da democracia, e nem o desenvolvimento econômico nem a sua ausência é uma varinha mágica que fará com que um ditador desapareça”. Esta frase que conclui o daily do GaveKal hoje toca em um ponto verdadeiro e paradoxal: mesmo uma ditadura comunista, fechada para o mundo, miserável, pode sobreviver por um longo período (a URSS durou 70 anos e só caiu graças às pressões EXTERNAS, e Cuba está aí até hoje). Erram aqueles que pensam que o choro e o desespero dos coreanos do norte são impostos pela ditadura. Alguns casos sim. Mas muitos choram de verdade. Após décadas de lavagem cerebral, são como cães adestrados. O que nos remete à La Botie e sua “servidão voluntária”. Uma ditadura, por mais opressora que seja, sempre conta com apoio das massas para sobreviver, de uma forma ou de outra. A repressão mantém os dissidentes calados, afastados ou mortos. Mas as massas, muitas vezes, clamam pelo “paizão” autoritário. E ISSO sustenta muitas ditaduras: a demanda do povo estupidificado. Gramsci compreendeu que era mais importante essa batalha cultural do que as armas. O ser humano é mesmo um bicho estranho, que nem sempre valoriza tanto assim a liberdade…
Copiei e colei (recurso muito legal) de Rodrigo Constantino

Astrubal
Astrubal
Reply to  Etel-Orange-France
12 anos atrás

Justo Rodrigo Constantino, o papagaio mais ridicularizado da internet brasileira?

Rafael Chinini
Rafael Chinini
12 anos atrás

e outra coisa…acho que o país deveria poder ser oq quiser MESMO..eu mesmo poderia dizer que ME LIXO pra Coreia, se querem assim, que morram felizes lá…mas não pode também, ser uma ameaça ou interferir nos outros.

ta, eu sei que o EUA e cia fazem isso tb, mas não aprovo também.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
12 anos atrás

não sou a favor desse regime, mas também não fico plantando de “capitalismo maravilha do mundo”…tudo tem algo errado.

oq tem de errado se eles querem viver assim? teoricamente nada! o problema é se querem mesmo..e quem não quer faz oq? não tem escolha! “mas eles gostam de viver assim”, gostam pq são condicionados a isso desde que nasceram…

oq também somos condicionados a estudar, termos uma profissão mais perfeita do mundo etc…mas acho que temos escolha também, temos livre arbítrio…não é perfeito talvez, tudo vai ter questionamento, mas lá, nem o mínimo disso se pode ter

Eduardo Britto
Eduardo Britto
12 anos atrás

Se é bom ou ruim morar lá, numa enquete local deve dar 50/50. Por mim, depois de morar 49 anos nessa zona paulistana cada vez mais maluca, bateu uma invejazinha da tranquilidade das ruas, da ordem, e do bucolismo dos parques, de ver crianças sem a boçalidade que já se esboça cedo em grande parte das crianças urbanas nessa terra capitalista selvagem que é o nosso Brasil.

Winston
Winston
12 anos atrás

DITADURA!!!

WILSON J.
WILSON J.
12 anos atrás

Os comunistas que nasceram e vivem em países (hoje) democráticos como o Brasil, adoram enaltecer as maravilhas do regime comunista seja de Cuba ou da Coreia do Norte (entre outras bostas como esses paizinhos), mas porque será que não se mudam para lá.

Será que é porque ainda vivem num país onde tem liberdade e podem falar o que pensam ?
E ainda cobram a manutenção desta liberdade… (ainda bem).

Major
Major
12 anos atrás

Só poderei acreditar nos depoimentos e sorrisos dessas pessoas no dia em que as baionetas deixarem de apontar para os seus pescoços.

Luke
Luke
Reply to  Major
12 anos atrás

Cheque-mate…

Thiago
Thiago
Reply to  Major
12 anos atrás

Comentário perfeito!

mario aquino
mario aquino
12 anos atrás

Me desculpe Sr. Flavio, mas é tudo muito faccista, o nosso país já teve muitas destas características, especialmente com Jânio e especialmente com Getúlio.
Vide Mussolini pela Itália.

Mario Simas
Mario Simas
12 anos atrás

Que maravilha! Amanhã pego um vôo direto para Pyongyang. De mudança.

Pelo menos o desvio ideológico do brilhante blogueiro e jornalista é compensado pelo excelente trabalho que faz na área automobilística.

André
André
Reply to  Mario Simas
12 anos atrás

Boa!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alexandre - BH
Alexandre - BH
12 anos atrás

O tal Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Hitler, já dizia que uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. Portando, depois dessa saraivada oficial em forma de vídeo, tô me mandando pra Coreia do Norte.

antonio
antonio
12 anos atrás

Lá você não exerceria sua profissão de jornalista/blogueiro.