OS MAIS MAIS

SÃO PAULO (reeditado, deu algum bug ontem) – Falando em eleições e escolhas, recebi dos meus colegas vemagueiros este link do Gear Patrol com uma relação dos 50 Most Iconic Cars in Motoring Story. Não traduzi porque “iconic” não fica muito bonito em português. Icônicos? OK, vá lá: 50 Maiores Ícones da História Motorizada. Ficou ruim do mesmo jeito.

Em todo caso, é uma lista interessante. Tem alguns que podem ser considerados unanimidade, como o Tucker aí no alto. Eu, pelo menos, colocaria na minha relação. Mas, só de farra, vou eliminar alguns e colocar em seu lugar outros que jamais faltariam numa lista particular. A eles:

– Bentley Blower 1929 – Não entendi. No seu lugar, colocaria o Ford T.
– Aston Martin Zagato – Não precisa de dois Aston Martins numa lista de 50. Prefiro um Morgan de três rodas.
– Alfa Romeo 33 Stradale – Bonito, sem dúvida. Mas tem coisa melhor, como o Melkus alemão-oriental, para ficar num esportivo.
– Mazda Miata – Jamais lembraria de colocar esse carrinho em lista alguma. Prefiro um Renault Alpine A110.
– Maserati 3500 GT Vignale Spyder – Sem graça. Sou mais o Moldex com mecânica DKW. Mas como é pouco conhecido, fiquemos com a BMW-Isetta.
– Porsche 959 – Tem Porsche demais nessa lista. Tiro esse e coloco o DKW Monza.
– Ferrari 365GTB Daytona – Também tem Ferrari demais. Prefiro um Subaru Impreza, aquele do WRC.
– McLaren F1 – Um exagero, carro que só serve para o Mr. Bean destruir. Vamos de Auto Union Type C.
– Mercedes 280SL Roadster – Mais sem graça que pão com manteiga. No seu lugar, um SAAB 900 conversível, também.
– Acura Legend – Coisa mais feia do mundo. No lugar desse, até um Santana. Mas escalo em seu lugar um Chevrolet Belair, de qualquer ano.
– Ferrari Enzo – Outro daqueles que só servem para enfeitar garagem. SAAB 96 na vaga dela.
– Lamborghini LM002 – O jipe mais feio do mundo. Niva na veia.
– Ferrari 288GTO – Bela porcaria. Para humilhar, Trabant.
– Alfa Romeo 8C Competizione – Muito cedo para se pretender um ícone. Ícone é o Citroën 2CV.
– Acura NSX – Esportivinho besta. Para o lugar dele, um clássico Lada 2105, Laika para os íntimos.

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Fernando Stickel
12 anos atrás

O Nissan e o Toyota também não tinham nada o que fazer na lista dos 50…
Quanto à Pagoda…Tudo bem que o SAAB Turbo tem sangue grosso nas veias, mas não maltrata tanto assim a Pagodinha…

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Cadê o Fusca???? Nem numa lista nem na outra?

Juca Bala
Juca Bala
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Senti falta do E Type da Jaguar.

Levi Davet
Levi Davet
12 anos atrás

Trabi não está na lista porque, apesar de ser o símbolo de uma era (um tanto nebulosa, mas uma era significativa), torna o adjetivo “espartano” um mero eufemismo. Ford T, primeiro carro produzido em massa, mas fora disso não era nada especial, o modelo A era mais bonito.

Blower Bentley, Ferrari Daytona, 288GTO, McLaren F1, Porsche 959 e até o Honda NSX eu jamais tiraria de uma lista dessas. Blower Bentley é o Bentley mais caro da história mesmo tendo sido um completo fracasso nas competições que disputou, McLaren F1 foi o último GT a ganhar Le Mans (depois dele só protótipos).

Não acho que uma lista deva “economizar” em marcas. Se a Ferrari fez mais carros memoráveis do que os outros, dane-se, merece ter mais carros na lista. Ferrari e Porsche são os nomes mais vitoriosos do esporte a motor e merecem farta presença em qualquer lista dos melhores.

Concordo que faltou a Berlinetta Alpine (se lembraram do Stratos, deviam ter lembrado do A110 também, que fez sucesso nos ralis antes do Lancia). Colocaria o BMW M3 (o primeiro, quadradão) no lugar do insosso Acura Legend, o Pagani Zonda no lugar do Bugatti Veyron, o Hakosuka (Nissan 2000GT-R) no lugar do Skyline moderno, o Land Cruiser original (Bandeirante) no lugar do Lamborghini LM002, a Ferrari 308 GTB no lugar da Enzo… Claro que, pra mim, a lista ideal seria 50 BMWs, mas é necessário abrir espaço a outras marcas também. :D

Ah, e o Laika não está na lista porque é cópia do Fiat 124.

Levi Davet
Levi Davet
Reply to  Levi Davet
12 anos atrás

Ah, esqueci! O Blower Bentley também é o carro de James Bond em Casino Royale (o livro, não o filme).

José marinho
José marinho
12 anos atrás

seu gosto é duvidoso, mas gosto dele foge do convencional

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Sério que você tiraria o McLaren F1? Pra mim ele merece muito mais estar na lista que o Bugatti Veyron, que só está lá por um motivo efêmero (é o “atual carro mais rápido”, mas isso pode mudar a qualquer hora). Já o McLaren F1 é um carro que venceu em Le Mans.

Carlos Eduardo Gomes
Carlos Eduardo Gomes
12 anos atrás

não sei como envia de outra forma, vi a reportagem e lembrei do blog !!

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/12/carros-ganhos-por-zico-e-nunes-no-mundial-tiveram-destinos-distintos.html

o carro do zico ta interasso !!!

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
12 anos atrás

Dorgas, manolo!!!

Faltou mesmo o modelo T, mas dizer que o Acura NSX, que foi desenvolvido pelos japoneses com ninguem menos que o Ayrton Senna, é “esportivinho”, foi de doer no coração.

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
12 anos atrás

de fato. o Tucker é unanimidade…

tanto pela revolução que ele impôs como pelo design. se não me engano tem um filme sobre o Tucker. muito bem feito por sinal… (a versão original e a dublada são boas)

nos EUA existem pessoas que tem os Tucker ou réplicas dele. pense em um carro bonito de se ver na rua…

galileu
galileu
Reply to  Rodrigo Mota
12 anos atrás

o nome do filme é tucker o homem e seu sonho.
nãO sabia da existência de réplicas do carro nos estados unidos.
deu pena de ver o assassinato de um carro como esse mostrado no salão do automóvel antigo em são paulo.
falo daquele carro que estava no museu do roberto lee em caçapava.
fizeram uma verdadeira mutilação no carro apenas para usar o motor
dele em uma lancha de corridas, não satisfeitos trocaram o chassis, (do painel de fogo até o assoalho). por um de cadilac
tenho acompanhado a saga desse carro na revista classic show, até premio de rifa esse carro foi quando era original, ainda viajou de navio para a europa antes do sacripanta mutilá-lo.
IMAGINEM HOJE QUANTO NÃO, VALERIA UM CARRO DESSES TODO ORIGINAL

Levi Davet
Levi Davet
Reply to  galileu
12 anos atrás

Devia ser crime previsto no Código Penal arruinar esses carros. Os russos também fizeram muito isso com os Auto Union que eles capturaram como troféus de guerra, em alguns casos destruindo completamente os carros.

Allan
Allan
12 anos atrás

Uma coisa é lista de favoritos, bonitos, potentes, velozes, rápidos (sim, veloz é diferente de rápido – antigamente um Monza S/R era veloz e um Gol GT era rápido, comparando-os…), etc.
Outra coisa são os mais importantes, os ícones, por alguma razão.
Fort T, VW Fusca, Ferrari 250 GTO, Lamborghini Miura, Lamborghini Countach, Porsche 911, Jaguar E-Type, Ford Mustang, Chevrolet Corvette, Audi Quattro, Renault Espace, VW Golf, Ford Escort, Renault A-110, Lancia Stratos, Citroen DS, Honda Civic, Subaru Impreza, Mercedes 300 SL, McLaren F1, Bugatti Veyron, Ford Ka, Fiat 500, Mercedes CLS, Mitsubishi Pajero, Land Rover Defender, Ranger Rover, Mini, Toyota Prius, Saab 9000 são carros importantes demais para ficar de fora de qualquer lista. Todos representaram um passo adiante, seja em design, tecnologia, praticidade, custo x benefício, conforto, segurança, etc.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Deixando de lado as considerações sobre uma tradução lieral, a melhor tradução para Iconic no contexto seria a palavra

EMBLEMATICO

Camilo Fontana
12 anos atrás

Belissima lista! uma das mais coerentes que já vi…(a original, não a sua que está um pouco DDR… rs)! Sobraram o MB 280 SL, fraco pra essa lista, a versão 180SL ou 300SL seriam mais coerentes.

Realmente faltaram o Ford T, 2CV, 2105 e Trabi (todos carismaticos ao extremo) pelas suas curiosidades e popularidade, mas ai é outra lista..

Ismailly
Ismailly
12 anos atrás

Pô, Flávio! Não tem um que se salve na lista?

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
12 anos atrás

hahaha..hilarias as tuas substituições, Flavio…
imagina que o ‘camarada gomov’ nao ia por carros do leste europeu.
mas olha, o Malkus me surpreendeu, realmente tem umas belas linhas aerodinâmicas.

Mas sobre o pobre Tucker, eu chorei vendo o filme.
qdo as grandes corporações ficam fulas, elas destroem quem quiser.
E o carro é lindo. outro dia tava vendo teus videos de carros antigos da ESPN, vi o fusca “saboneteira” (sou gaúcho) e o SP II (lá no sul chamávamos ele de “só para dois”) e tu frisavas pros mais jovens que os carros com motores refrigerados a ar da VW tinha motor atrás..pois o Tucker tb .
Abração.

Betobage
Betobage
Reply to  Rodrigo Monassa
12 anos atrás

Saboneteira e Só Para Dois………………………voltei mais de 30 anos no tempo. Grandes lembranças.
Ainda sonho em ter um “Interlagos – DKW”

galileu
galileu
Reply to  Betobage
12 anos atrás

interlagos-dkw?

galileu
galileu
Reply to  Rodrigo Monassa
12 anos atrás

pois é rodrigo, por aqui costumava-se chamar o sp 2 de “sonho daquelas mulhere de vida fácil”, que diga-se de passagem não é tão fácil assim

galileu
galileu
Reply to  galileu
12 anos atrás

quanto ao tucker no que temos no brasil meteram um motor dianteiro de cadilac e utilizaram o motor de helicóptero em uma lancha de corridas.