SEM COLARINHO

SÃO PAULO (mas sempre aparece) – É rumor que corre há meses no meio automobilístico, mas agora já dá para cravar, e daqui a pouco explico por quê.

A Cervejaria Petrópolis, que produz a cerveja Itaipava, está deixando as pistas. Itaipava que foi a grande mecenas das corridas chiquérrimas do Brasil nos últimos anos, tendo bancado muitos pilotos, categorias, campeonatos, agências de publicidade e programas de TV de fim de noite que dela viveram por um bom tempo. Até a Indy em São Paulo, lembram?

Pois a torneira fechou. Os maiores, digamos, entusiastas da participação itaipávica nas corridas venderam suas ações ao tio, Walter Faria, que resolveu cortar todo o investimento na brincadeira. Detalhes estão aqui, no Podium GP. As razões, desconheço.

Voltando ao início, dá para cravar que a Itaipava já era só observando o estilo do press-release que chegou hoje para divulgar o calendário do ano que vem da GT Brasil. A marca da cerveja sumiu do texto e o campeonato é tratado como “a categoria dos carros dos sonhos”. É um claro indício de que o patrocínio se foi e a série receberá outro nome em 2012. Falam muito do Banco BVA, que tem como sócios dois dos ex-itaipávicos. Não, você não encontrará agências do BVA por aí como encontra do Bradesco ou do Itaú. Não é um banco que busque clientes nas ruas, por assim dizer. É o que chamam de banco de investimentos

Com a saída da Itaipava, vai ter viúva da cerveja em 2012, certamente. Mas nada que alguns escritórios na Vila Olímpia não resolvam dando daqui, tomando dali.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabrício
Fabrício
12 anos atrás

Gente, relaxa. Sai Itaipava, entra BVA e nda muda. A princípio o dinheiro na Stock e na Truck continuam, só saiu da GT por questões pessoais. E aos manés que falam q o evento é ruim, q só ricaço anda, tem muito kartista bom q jamais teria condições financeiras de bancar carreira que corre na GT. João Gonçalves, Renan Guerra, William Freire, Sérgio Gimenez e outros. E se não fosse a Itaipava queria ver quando teríamos esta gama de carros TOP andando, só para lembrar: Viper, Lamborghini (LP 520, 560,600), Ferrari (F430, F458), Audi R8, Mercedes SLS, Aston Martin, Maserati, Porsche, Ginetta, Ford GT, lembrem que a GT3 Brasil quase faliu e se não fosse a junção com o Trofeo Maserati assim formando o Itaipava GT estaríamos vendo corridas de bolhas na Globo. Fora a quantia de pessoas e empresas envolvidas no evento que geram empregos e dinheiro. O Itaipava GT dá lucro para todos os envolvidos, vê se a stock dá, tanto é que veio a proibição da Vicar de pilotos q correm para eles de correrem na GT, patético. É isto.

MSM
MSM
12 anos atrás

Podem falar mal da Itaipava, mas pelo menos, ela botava dinheiro no automobilismo nacional. Achei muito estranho esse calendário da GT3 para 2012, mas pelo menos não acabaram com ele. Tomara que alguma outra empresa se interesse pela categoria e que outras tenham um mínimo de vergonha na cara para bancar o nosso automobilismo, desde a base do kart até as principais.

Sérgio
Sérgio
12 anos atrás

Acho engraçado tudo isso….. Alguém aqui acredita que as verbas de patrocínio das grandes instituições são distribuídas para pessoas talentosas???? Vocês só podem estar brincando….. Patrocínio gira em torno de negócios…… Se há uma oportunidade de gerar negócio, há verba de patrocínio….. O Flávio, com a sua visão COMUNA acha que o poder do capital é horroroso…… portanto, estas empresas da vila olímpia são o LIXO da humanidade…… Se o BMG dá dinheiro para seus endinheirados pilotos, isso é um tremendo pecado, afinal, só acontece isso, como nosso amigo Celso Renato afirma, é por culpa dos empréstimos consignados…… Eu acho o seguinte……. Que bom que o BMG patrocina alguém, seja por interesse ou por filantropia….. Mais um carro na pista, mais um patrocinador bancando um evento bacana…… E se o BMG ainda consegue fazer business com isso, palmas para o Guimarães, dono do banco…….. Agora, ficar com fricote que isso é um pecado…….. e que a Vila Olímpia tem que sustentar marmanjo só por que eles tem o capital e o dinheiro….. BALELA…… Piloto que busca patrocínio, tem que devolver algo para empresa patrocinadora, seja imagem, seja “BtoB”, seja novas vendas ou qualquer coisa do gênero…… Piloto bom é COMPLETO, acelera muito, é educado e bem apresentável para a mídia, e bom de negócio…… O resto é coisa de comunista enrrustido que fica pregando socialismo no quintal alheio……. E viva o capitalismo!!!!!!!! Sai Itaipava, entra BVA….. E 2012 com carros na pista…….

Sérgio
Sérgio
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Amigo Flávio…… Infelizmente você é um carinha preconceituoso, é um jornalista tendencioso, e mal educado……. Preconceituoso quando desdenha o MMA, ou quando escreve seus textos políticos que são verdadeiras pérolas, de tão ruins…….. Tendencioso quando fica endeuzando (Shumacher, por exemplo) uns em detrimento de outros pilotos (Rubinho, Massa, Senna….) e mal educado por postar agressões aos seus leitores…… Fique tranquilo que teremos a oportunidade de nos encontrarmos pessoalmente para que você possa dizer o que tem vontade na minha cara, e não escondido por este blog……. Quanto as suas opiniões, meu amigo, elas só me dão sorte, afinal a anos você criticou veementemente a presença de pilotos mirins em esportes a motor, e postou uma foto do piloto Eric Granado dando o entender que o pai dele deveria ser preso por anuir que o filho de 9 anos corresse de moto…… Hoje o mesmo piloto, com 15 anos será o mais novo representeante do Brasil no MOTO GP….. Portanto meu chapa, continue assim, pois tudo o que você tanto critica, só dá sorte as pessoas atacadas por ti……..

Felipe Andrade
Felipe Andrade
12 anos atrás

Creio que a resposta a saída da Itaipava pode estar na inudação que houve em Petrópolis-RJ no início do ano. As instalações da cervejaria foram muito atingidas (assim como o resto da cidade) e creio que a necessidade de recuperação dos danos podem tê-los afastado de patrocínio esportivo. Claro, sempre pode ter algo a mais que não estejamos vendo, mas essa é minha opinião.

Marcus Simões
Marcus Simões
12 anos atrás

Lembro bem do que essa Itaipava aprontou na última vez que fui ao autódromo de Brasília na Estoque. Não pudemos entrar com cerveja, pois ela era a patrocinadora do evento. Como de costume, uns 40º C, muita poeira e conforto zero. Eram 3 corridas e a cerveja do autódromo terminou na metade da segunda. Fim da picada…

Ricardo Arcuri
Ricardo Arcuri
12 anos atrás

Eu ja meio que sabia que isso ia acontecer. Chegou que um dos socios resolçveu ver para onde e quanto tava indo de dinheiro para o automobilismo, ficou pasmo com o gasto e quis tirar o time… Esse é o Brasil, meu caro: se nao é futebol, ninguem ta nem ai….

Dú
12 anos atrás

Nem sem colarinho, a cerveja ficou choca mesmo. Caiu o mito da melhor cerveja, melhor categoria, dita por novos experts de automobilismo.
Com a liberação das tabaqueiras de investir no esporte, a Ambev poderia aproveitar o gancho. Afinal a fórmula usada nos anos 70 e 80, patrocinando categorias de base e turismo, ajudaram e muito a alavancar e formar profissionais no automobilismo. Mas longe de sonhos, afinal patrocínio hoje significa apadrinhamento e outras coisitas mais, infelizmente.
Na verdade, acabar com a festança é um benefício para o automobilismo, pois esta categoria no formato que tinha, não somou nada. Aguardemos 2012 e veremos como irão administrar o campeonato, pois os carros são legais, e existem alguns pilotos de verdade lá. Pelo nicho de mercado BVA, mais eventos fechados, e antes que alguém diga que estou falando besteira, evento fechado na gíria, e para quem conhece de fato automobilismo não é portão trancado, mas sim os organizadores fazerem questão de não divulgar o acesso de público, permitindo tão somente torcedores convidados, longe daqueles que compareciam nos autódromos para assistir corridas, com livre opção para quem torcer.

André
Reply to 
12 anos atrás

É melhor ser um novo expert no automobilismo, do que nunca ter sido e achar que é.
Sobre idas e vindas, que o banco de lavamentos mantenha pelo menos o alto nivel da categoria.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
Reply to  André
12 anos atrás

é o velho (péssimo) hábito do brasileiro.. Adora meter o pau em todo o mundo sem dó.

Se não tem Patrocinador :”ohhhh céus…ninguém investe no automobilismo..ui,ui,ui”

Se aparece um patrocinador grande “ih, sei não, tá com cara de lavagem$$$..”

Desculpem mas pô, não agrada nunca????????

Alíás, me mostre alguma categoria no nosso país (atualmente) com nível técnico melhor que a GT3??? Não estou falando do nível técnico dos pilotos, estou falando dos carros.
Gentleman driver existe em quase qualquer categoria e não é crime. Me desculpem; mas, ficar descendo a lenha neles é pura dor de cotovelo. Cada um participa ou brinca com o $$$ que puder bancar.

Que porre

Dú
Reply to  ricardo bifulco
12 anos atrás

Vamos aguardar o desenrolar da novela. Se o roteiro for o apresentado fazem 3 meses, capítulos emocionantes estão por vir. O final poderá não agradar muita gente.

Marcão
Marcão
12 anos atrás

Bom pelo que a gente vê a categoria tá muito bem de saúde!!!
Tá crescendo, com novos carros e criou agora mais uma que estreia nesse final de semana!!
A GT Premium…
Será uma perda a itaipava não só para a GT e suas categorias.. Mas pra muitas outras onte temos carros divulgando a marca…
Se alguem perde com essa saída não será só a GT BR. Mas o esporte em geral….
Infelismente!
E correr com carros de sonho ou com carros antigos da classic, só tem uma diferença entre as categorias…
A diferença do poder aquisitivo dos envolvidos, pois, cada um a seu modo acaba bancando os seus custos pondo a mão na carteira o tempo todo…
Por isso.. Seja classic, classicos de competição e todas as categorias do paulista ou Porsches Ferraris, meca, ford lambo Vipper etc… Todos pagam tudo do esporte que abraçaram..
Esse é o grande problema!! Acabam sustentando todas essa corja de “”corvos 171 “”
que habitam as esferas da CBA e das federações com cheiro de nafetalina vencida já!!
Todos em algum momento tiveram problemas com os integrantes da CBA, mas covardemente continuam calados. Nem escutando o Piquet pedir o relato de seus problemas, vcs se manifestam….
É complicada essa coisa mesmo…..
Eu não esperava isso, esperava no mínimo uma grande adesão dos ditos prejudicados..
Mas parece que não vai acontecer!
Então!
É preciso coragem não só pra pisar no acelerador, mas pra pelo menos honrar a palavra dita um dia..
Afinal quem escuta tem memória!!
Já pensou se um dia alguem enfiar o dedo na cara e dizer…
-Vc falou sim, falou pra mim e pro cicrano, agora amarelou???
Vai ficar muito mal isso tudo na fita!!
A maioria pelo jeitão é um saco de pipocas mesmo!!!
Que pena….

anonimo (lógico né)
anonimo (lógico né)
12 anos atrás

essa empresa é a prova de q ser picareta dá certo no brasil. a família era distribuidora da schincariol em vários estados e com base num esquema de sonegação conseguiu formar patrimonio para aquisição da itaipava e fomentar seu crescimento, também com a marca crystal que é uma cerveja mais barata.

sem falar que membros da família já foram presos por tráfico de drogas.

basta perguntar a qualquer um na região de fernandopolis/sp

Celso Renato de BH
Celso Renato de BH
12 anos atrás

…assim como o Banco BMG que não busca cliente no mercado, preferindo os corredores do poder onde, inexplicavelmente, mantém o controle dos emprestimos consignados. Coitados dos aposentados que antes de botar a mão na aposentadoria, já deixou boa parte dele para o Ricardo Guimarâes enfiar no seu bolso e nesta roleta que são os patrocinios esportivos no Brasil. Sem falar no meu Galo e no Cruzeiro que são patrocinados pelo BMG e estão envolvidos neste espetáculo podre que foi o jogo da Vergonha (6×1) na ultima rodada do Brasileiro.

Fernando Passos
12 anos atrás

Bem, será que agora o Burti poderá falar Red Bull ao invés de RBR?