1986 x 2011

SÃO PAULO (bye, Edno) – Já viram isso aqui? On-board na Lotus de Senna em 1986 e no Red Bull de Vettel em 2011, em Mônaco, para comparações. A diferença de tempo é brutal. Mas o cara que fez o vídeo chutou um pouco, no final, quando falou em mais de 20s. É mais interessante, este vídeo, pelas diferenças de pilotagem, mesmo, e de equilíbrio dos carros. Quanto aos tempos, a pole de 1986 foi de Prost em 1min22s627. Vettel, no ano passado, fez a pole em 1min13s556, cerca de 9s mais rápido. A melhor volta da corrida 25 anos atrás, também de Prost, 1min26s607. Ano passado, Webber cravou 1min16s234. Mas vale pela curiosidade.

Ah, não sei quem mandou, sorry.

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Frank
Frank
7 anos atrás

Olá pessoal, esse Flavio Gomes é um brincalhão, comparar pilotos do porte de Ayrton Senna, Nelson Piquet, Alan Prost, com esses pilotos de hoje, só pode está de resenha, nessa ordem que eu coloquei dos pilotos acima citados, seria melhor do que Vettel, Hamilton e etc…

Alex
Alex
12 anos atrás

TÁ NA CARA QUE O SENNA NÃO ESTÁ EM VOLTA LANÇADA ! A COMPARAÇÃO FICA COMPROMETIDA, MAS COMO CURIOSIDADE É LEGAL.

Edson
Edson
12 anos atrás

Uma coisa nao me parece ter duvidas: O Senna hj pilotanto um carro da redbul do Vetel nao perderia nenhuma corrida e faria todas as poles salvo quebras mecanicas, ja o Vetel nessa lotus, hummmmm sei nao, mas acho q nao faria mta coisa. O Vetel e mto aquem do Senna, longe!!! Kero ver ele esse ano, se os rivais tiverem um carro melhor e a redbul nao estiver bem com certas mudanças q irao ocorrer ele vai se desesperar e vamos ver o q acontece. VAleu!

Rodrigo Mendes de Mendes
Rodrigo Mendes de Mendes
12 anos atrás

Senna está em volta de aquecimento ou exibição..

ronei rech
ronei rech
12 anos atrás

Os carros da F-1 Atual sao rapidos com milhres de sensores, etc.. mas nada tira o Glamour dos carros de antigamente. O ronco do motor, voce perceber que o piloto trabalhava o acelerador p/ contorlar o carro, hoje o cara mete o pé e o carro controla por ele ficou muito chato.

Vou dar um exemplo que parece bobo, eu brinco de pilotar com simulador de F-1 Gp4, la voce consegue corrigir o carro no meio da curva, dosar aceleraçao etc. fui brincar num F-1 2011 do xbox-360 ficou sem graça, nao gostei.

Abraços. Ronei Rech

Ernani Nascimento
Ernani Nascimento
12 anos atrás

Esta comparação vis-à-vis é interessante, mas é importante esclarecer uma coisa: nos anos 70 e 80 a Elf, petrolífera francesa, contratou o cinegrafista Alain Boisnard para, durante alguns treinos da F1, acoplar uma câmera 35mm (uma câmera grande e pesada) em carros de F1 patrocinados pela Elf. Então, alguns pilotos que corriam para equipes patrocinadas pela Elf, como o Senna neste exemplo acima, saíam para dar algumas voltas carregando esta câmera no carro e gerar imagens “onboard”; imagens sensacionais para a época! Evidentemente, com aquele trambolho acoplado, o piloto não virava uma volta competitiva e muito menos uma “volta de classificação” — o Vettel sim, com sua mini-câmera de hoje, virava ali naquele vídeo uma volta veloz de fato. Isto explica o exagero na diferença de velocidade entre os dois carros nesta comparação. É *claro* que a F1 de hoje é mais veloz, mas não é este vídeo que vai mostrar a diferença de maneira acurada. Abraços.

Kiko
Kiko
Reply to  Ernani Nascimento
12 anos atrás

Ernani está corretissimo!

Mauro Batera
Mauro Batera
12 anos atrás

Pela chicane na saída do túnel, este vídeo é de 1985, e não de 1986.

Abraço!

Márcio Queiroz de Sousa
Márcio Queiroz de Sousa
12 anos atrás

O que eu achei mais interessante foi o barulho do motor da Lotus muito mais barulho de motor realmente do que este do RBR.

Fernando
Fernando
Reply to  Márcio Queiroz de Sousa
12 anos atrás

Curioso é ver que antes os motores tinham som de MOTORES de verdade, hoje os F1 têm motores com som de um mosquito.

Marcelo Figueira
Marcelo Figueira
12 anos atrás

Do calendário atual, a única pista que ainda “serve” de parâmetro (digo porque o asfalto é muito melhor hoje em dia – com mais grip e menos bumping) é a de Interlagos. É a única em que é possível comparar os tempos de volta da F1 desde 1990. Todas as demais – Mônaco (último setor), Monza (primeiro setor), Spa (último setor), Barcelona (último setor – que ficou uma porcaria!), Suzuka (primeiro e último setores) e Hungria (primeiro e segundo setores) inclusas – sofreram alterações que distorcem demais as comparações.

Como curiosidade, em 1991 Senna fez a pole com 1m16s400 (aproximadamente) e em 2011 Vettel cravou 1m11s900 – uma diferença de apenas 4,5 segundos em 20 anos! Naquele ano a Mclaren utilizou-se de um V12 da Honda, uma versão atualizada do V10 da temporada anterior mas que não agradou nos testes de pré-temporada – estima-se que a potência do motor era de 710hp no início da temporada, menos que a potência do motor Renault da Redbull de 2011 (fonte: http://www.histomobile.com/dvd_histomobile/usa/127/1991_McLaren_MP4_6.htm e http://hondamobilia.vtec.net/Articles/F1%20Engines.htm). Mesmo com todas as mudanças de regras para diminuir a velocidade, a diferença é muito pequena! De lá pra cá os carros ficaram mais estreitos, assim como os pneus. Mas hoje os motores são mais potentes – embora menores, existe muita eletrônica embarcada, os pneus são muito mais rápidos, existe muito mais pressão aerodinâmica, Fora outras diferenças gritantes como câmbio tipo borboleta, direção assistida, difusor aquecido! Comparem as geometrias de suspensão, os desenhos dos chassis, a complexidade das asas dianteira e traseira. Deveriam resgatar um daqueles carros do início da década de 90 e calçá-los com os pneus atuais e fazer uma comparação! Eu sei que naquela época existiam os pneus de classificação – assim como os motores de classificação, que foram banidos alguns anos antes – mas duvudo que fossem mais rápidos que os pneus “supermacios” atuais.

Resumindo: os carros evoluíram? Sim. E os pilotos?

Tulio
Tulio
Reply to  Marcelo Figueira
12 anos atrás

Acho que o Vettel é um piloto mais evoluído que o Ayrton.

José Angelo
José Angelo
Reply to  Tulio
12 anos atrás

Cuidado, rapaz… falar isso por aqui é quase como assinar o próprio atestado de óbito, hein? (Apesar de eu concordar com você)

Nelson
Nelson
Reply to  José Angelo
12 anos atrás

se é melhor eu não sei mas que erra bem menos é verdade,e indo muito mais rapido portanto com mais chances de errar.

Wagner de Almeida Oliveira
Wagner de Almeida Oliveira
Reply to  Nelson
12 anos atrás

Erra bem menos? Esse moleque em 2010 errava uma corrida atrás da outra… Se botar pressão nele ele erra bastante…

Nelson
Nelson
Reply to  Wagner de Almeida Oliveira
12 anos atrás

o seu campeão sem pressão mesmo…..

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Nelson
12 anos atrás

rsrsr errar com controle de tração e demais recusos eletronicos, é realmente uma ponderação não muito relevante meu amigo.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Tulio
12 anos atrás

Cuidado Túlio,

Existem uns caras aqui que não admitem que um brasileiro admire um piloto alemão. Num post de dias atrás, onde o Gomes fala sobre o Schumacher na Mercedes, ousei elogiá-lo e fui quase execrado pela patrulha tupiniquim. Existem dois “profetas das quatro rodas” com os quais a discussão passou para o nível pessoal por causa disso. Recomendo que acenda uma vela em memória do Ayrton e vá confessar seus pecados o mais rápido possível, hahahahaha….um abraço!

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Na verdade o alemão fez história na F1 correndo com oponentes cabeça de bagre da pior espécie.,usando subterfúgios da Benneton, cujo chefe de equipe foi expulso da f1 depois daaquela cagada que envolvel o nelsinho e isso é favas contadas, Mas o Michael era bom mesmo não discuto..

Ps sou piquetista roxo.. este sim era um piloto completo e que teve oponentes a altura.. e foi tri campeão, para mim o tri do pique vale todos os do Schumi.. devido as condições que acima descrevi..E deixem o Senna descansar em paz juntamente com fangio caracciola, farina, clark e demais ases que morreram cedo demais antes de mostrarem tudo o que poderiam fazer.. simples assim

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Burn Baby Burn..
12 anos atrás
Marcelo
Marcelo
Reply to  Burn Baby Burn..
12 anos atrás

Claro que o Ayrton foi um grande piloto. E claro que o Piquet também, embora eu ache que o Ayrton era muito mais gênio que o Nelson. Mas descordo de você quanto ao Schumacher. Desconsiderando os títulos vencidos com a Benetton contra o pobre Damon Hill, há que se levar em conta os cinco campeonatos com a Ferrari, onde ele venceu Mika Hakkinnen, Jackes Villeneuve e Kimi Raikkonen. Não acho que tenham sido cabeças de bagre. Mas é apenas a minha opinião.

Álvaro
Álvaro
Reply to  Marcelo Figueira
12 anos atrás

Concordo com você Marcelo. Sem comparação. Esse vídeo é meramente ilustrativo. Só serve pra demonstrar evolução da máquina e da tecnologia. De pilotos nem pensar. Primeiro: mande o Vettel fazer o mesmo circuito engatando marchas, mesmo com o seu Red Bull; pronto, já se dava mal. Segundo, como você falou: façam uma comparação num circuito que não mudou; pronto, mais uma vez se dando mal. Mas, na verdade um único teste já bastaria: que esses pilotos troquem de carro, um com o outro. No caso do Senna é impossível, claro. Mas no caso do Vettel… Ele faria os mesmos tempos de Senna com a mesma Lotus? Ou com os outros carros de Senna, que seja! Tenho certeza que não!

MT
MT
12 anos atrás

Bem legal a comparação. E impressionantes estes carros modernos, parecem um trem nos trilhos, não saem nem um pouquinho da linha correta; não é a toa que os engenheiros dizem que até um chimpanzé manda bem com estes bólidos, o piloto virou uma peça apenas estética, não precisando fazer mais nada; continuando desta forma neste mesmo vídeo em 2035 não teremos mais pessoas dentro dos carros, será tudo via joystick direto do box (ou do escritório da equipe num continente bem longe da pista…)

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Quanta diferença:

1) Diferença de carro, pois aquele tinha pedal de embreagem, câmbio manual, 400cv a mais, mais peso, menos aerodinâmica, um turbo nervoso;

2) Diferença de piloto, pois SENNA tinha muito mais trabalho para guiar enquanto a REDBULL parece um vídeo game.

É como se comparar um Lada Laika com motor AP2000 a um Voyage 1.6 Tiptronic. O Lada vai ter mais motor e menos freio, menos câmbio, menos suspensão, menos aerodinâmica e menos tecnologia. Dá muito mais trabalho pra guiar um Lada AP2000 do que um Voyage 1.6 Tiptronic.

Junior do Guarujá
Junior do Guarujá
Reply to  MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Concordo com você, Marco, e tem mais, era mais divertido ver a formula 1 de 1986 bem como guiar um lada do jeito que vc falou!!!

Álvaro
Álvaro
Reply to  MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Perfeito Marco Antonio! E outra coisa: O Vettel quase se perde na curva do Cassino.

sergio
sergio
12 anos atrás

O que vale mesmo eh que era mais legal. Afinal o que são reles segundos?

Paulo Roberto
Paulo Roberto
12 anos atrás

Sinceramente, não dá para comparar nada nesse vídeo nem o estilo de pilotagem porque ou você presta atenção em um ou no outro, já que eles não estão na mesma velocidade e nunca estão na mesma parte do circuito, pra que desse para comparar os dois teriam que estar entrando na mesma curva ao mesmo tempo, tipo como já vi em uma ou outra transmissão aquelas comparações com um “carro fantasma” e outro “carro real”. Na minha opinião o cara que fez esse vídeo só o fez para dizer que os carros atuais são mais rápidos que os antigos. Aliás, me corrigido, a única coisa que dá para comparar é o ronco dos motores e o da Lotus é sem comparação…

Wagner de Almeida Oliveira
Wagner de Almeida Oliveira
Reply to  Paulo Roberto
12 anos atrás

Outra coisa que reparei é que Senna não está fazendo a volta “pra valer”, não está em ritmo de classificação, está dando uma volta de aquecimento, da pra ver que ele não está se esforçando…

Álvaro
Álvaro
Reply to  Wagner de Almeida Oliveira
12 anos atrás

O Vettel tá com o motor cheio o tempo todo. O Senna tá num acelera, desacelera, que dá até nervoso. Volta de apresentação ou aquecimento, com certeza!

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

O que mais me chamou a atenção foram as reduções de marcha e as freadas. Eu já nem lembrava que os freios dos F1 estão entre os itens que mais evoluíram na categoria. É muito grande a diferença no espaço de frenagem do Senna comparando com a do Vettel. Mal dá pra sentir as reduções e a frenagem do Red Bull no vídeo. Já no do Lotus dá até agonia em ver onde começavam redução e frenagem ( hoje freia-se dentro da curva, praticamente ). Por outro lado o F1 atual é mais arredio “escapa” mais tanto de trás como de frente. Reparem que o Lotus se mantém muito mais na trajetória e isso se deve bastante às dimensões dos pneus da época.

Nelson
Nelson
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

por isso tudo,os pilotos de hoje tem que um reflexo mais apurado que os antigos.em monaco as freiadas aconteciam uns 3/10 de segundo antes,dava até tempo de pensar e tinham pneus mais largos e muito mais aderentes.Hoje os caras entram muito mais rapidos na eau rouge que naquela epoca.Será então que os “aposentados”de hoje são melhores que os campeões daquela epoca??????? Em tempo:eau rouge em spa,lógico.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nelson
12 anos atrás

Nelson,

É bem válida a tua pergunta. Cada piloto foi gênio no seu tempo, suas habilidades correspondiam às necessidades de pilotagem de sua época. Hoje em fração de segundos o piloto tem inúmeras decisões de acerto e configuração à serem tomadas para cada volta, um “botãozinho” no volante para cada reação desejada. Dito isso, penso que seria quase impossível um piloto de época muito distante pilotar um F1 hoje. Por outro lado, imagine o Vettel tendo de frear numa tomada de curva ao mesmo tempo que troca marcha em alavanca, enfim…As habilidades vão mudando de acordo com as mudanças dos carros.

Nelson
Nelson
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

como sempre coerente.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Nelson
12 anos atrás

Tudo bem tinham mais tempo para pensar.. o problema era segurar a barata na embreagem, no punta taco, com a mão no cambio e outra no volante.. sem o famigerado controle de tração e demais eletronicos.. hoje nem precisa pensar.. mas sim frear no instante certo corrigir o volante manter o pé no acelerado que o carro faz o resto.. aliás hoje em dia,, algum piloto pensa?? rsrs

Marcelo
Marcelo
Reply to  Burn Baby Burn..
12 anos atrás

Burn,

A eletrônica hoje corrige muitas falhas de ordem mecânica, a maioria inclusive, imperceptíveis à nós torcedores. Exemplo, hoje os motores tem os “giros” e funcionamento de cilindros controlados eletronicamente. Repare na quantidade de botões presentes no volante. Pra se ter uma ideia, numa mesma volta, para diferentes trechos da pista, o piloto muda a mistura de combustível e ar para o motor, redistribui os freios para diferentes rodas, enfim hoje parece, mas não é tão facil “guiar”. Claro que a intuição e a perícia tem de ser a mesma.

John Player
John Player
12 anos atrás

Não custava nada vc ser mais cuidadoso e colocar o crédito de quem teve a atenção de te enviar vídeos, fotos e etc… É sempre a mesma fala: “não anotei quem enviou”, “não sei quem mandou”, “esqueci de anotar quem mandou”…. Com a Red Bull de papel (esta semana) foi a mesma coisa. E não precisa me dar resposta mal criada, por que eu tenho razão.
Abraço!

Gilson
Gilson
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

POde mandar tomar no cu que ele merece !!! rsrs

José Angelo
José Angelo
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Já mandei e-mails e mais e-mails pro Flavio e nunca recebi resposta, não lembro dele ter nem mencionado alguma coisa que escrevi com exceção de um concurso no início de 2010 que fui um dos 3 escolhidos pra participar e de uma resposta pra uma pergunta que fiz na twittcam numa segunda-feira. Mas nem por isso fico dando piti e chorando as pitangas. Acho que quem quer colaborar com o blog deve fazer apenas por esse motivo, colaborar. Se for pra receber reconhecimento, agradecimento e condecoração, vão puxar saco de político, esses sim sempre lembram de todos que seguram suas bolas.

E só pra terminar, imagino (apenas imagino) a quantidade de gente que manda coisa pro Flavio… vai ter saco pra anotar o nome de cada um… Tô contigo, Flavio (mas se puder me responder e dizer que falei “bunito”, agradecer por te defender e tal. hahaha)

Abraço!

Renato Rolim
Renato Rolim
Reply to  John Player
12 anos atrás

Estou de acordo com o amigo que escreveu. Não tem que mandar nada.

Robson
Robson
12 anos atrás

Flávio, acompanho seu blog há muito tempo, e juro que nesta semana nunca me diverti tanto com seus escrachos nessa turma reinaldete. E para completar ainda tem gente que quer pautar o que voce escreve em seu blog.
Parabéns por tudo!

alex schu
alex schu
12 anos atrás

pois eh, na tv aberta não pagamos e somos consumidores de informação, o mesmo se aplica ao rádio, ao seu site, seu blog, etc… sem a audiência qualquer veículo estará sujeito a sucumbir… isso são coisas que você está careca (literalmente) de saber, porém a sua arrogância e ataques de filho único não o deixa enxergar… e assim caminha a humanidade, enquanto eu me esforço em manter a boa imagem da minha empresa… ah! e fique tranquilo pois eu não frequentarei mais o seu glorioso blog… grande abraço, e quando vier à londrina, venha tomar um cafezinho expresso (ou espresso?) na minha empresa ok?

Marcão
Marcão
12 anos atrás

Quewr saber??
Se é 85 ou 86 ! Se era a volta de instalação do Senna ou não! Se tinha a tal telinha portatil pra gente ver de perto ou não!
Não importa muito.. O que importa mesmo é ver que depois de tantos anos ainda usam o Senna como parametro!!!
E, lá ainda tinha o cambio manual, a embreagem e o cambio seguramente não tinha 7 marchas.Lá não tinha o tal do Kers, a asa móvel.
Há !! Lá o volante ainda era volante também….
Mas que é legal de ver é!!
Vale a pena..
Ôôô tempos bons aqueles….
Deixa ver 1986 – 2012= 26 , 59-26=33 , é eu tava com 33 anos..
O tempo bão aquele!!
Agora??
Ííííí´!
Tá que nem gato de armazem. Mole mucho e enrrugado dormindo em cima do saco !
Com fé vcs chegam lá!!!!

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Pegou meio pesado a comparaçao, se fosse de 93 daria uma noçao bem melhor.

Mas hj é um pouco artificial, ñ ?

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
12 anos atrás

A F1 atual parece um brinquedão.

FTrack
FTrack
12 anos atrás

Duas coisas:
1 – Senna não está em uma volta rápida de classificação, pelo simples fato de ter presa ao santoantônio uma câmera cinematográfica de algumas dezenas de quilos. Inclusive devem ter dito para ele aliviar nas curvas para ela não sair voando.
2 – As imagens são de 1985, quando a chicane da saída do túnel ainda era uma simples esquerda-direita feita em 3ª. Em 1986 já existia a chicane atual, muito mais lenta.
Como já dito, que incrível o ronco dos 1.5 turbo, parece uma fera enjaulada. Muito diferente das brocas de dentista se afinando atuais…

Allan
Allan
Reply to  FTrack
12 anos atrás

Eu comentei isso lá – é visível que Senna passa longe dos limites físicos do circuito, e muito mais longe ainda de sua habilidade natural em virar volante/passar marcha/acelerar/frear/embrear.

Daniel Médici
12 anos atrás

A volta de Senna não é de 1986. Naquele ano, a chicane do porto (após o túnel) havia sido modificada, tomando mais ou menos a forma atual. Perceba como, no vídeo, ela tem apenas uma perna.

O vídeo foi feito em 1985, portanto.

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Muito legal o video, o ronco, etc….. mas putz.. nada a ver a comparação, o Senna não tá na volta lançada, da pra ver que os pneus ainda estão com as etiquetas.

Gerson
Gerson
12 anos atrás

Pra quem tem saudades do turbo….Só com câmeras on board!

O final da década de 70 e a década de 80… deixaram saudades…O ronco do turbo é sensacional. Câmbio manual!

Traction control? Nope.
ABS? Nope.
Balls? Huge…

Deleitem-se!

Ligier 1978 Ouça!!

http://www.youtube.com/watch?v=wAo8eF6GeOM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=2jMkI9S83T4&feature=related

Lauda e a Brabham BT 46…
http://www.youtube.com/watch?v=N-eKJ6G6XAc&feature=related

A Ferrari de Giles, pilotada por Jacques Villeneuve (som único de Ferrari)
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=dpUJ3Q4atBo

http://www.youtube.com/watch?v=HTqpfM7Qo7Y&feature=related

Piquet vinha fazendo volta de aquecimento nos treinos,com a Lotus turbo…e uma Ligier, fez “das suas”…rs

http://www.youtube.com/watch?v=5P-aB8OWEzo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=TVtPUdu3Qf0

http://www.youtube.com/watch?v=VF3yEFbGpcs&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Id3wmT0UrMk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=a6f4TlQt9QY&feature=related

(e ainda tiravam a mão do volante pra limpar o pára-brisa!)

http://www.youtube.com/watch?v=zGSHRWXVjIw&feature=results_video&playnext=1&list=PLF0A3AD11498C8F38
http://www.youtube.com/watch?v=Ng3R-EYpkPU&feature=related

E adivinha de quem foi a ídéia de antecipar a parada nos boxes e fazer do pit stop uma ferramenta de “estratégia” para vencer uma corrida?

http://www.youtube.com/watch?v=mr2W5U_Svxk&feature=related

Ricardo Soares
Ricardo Soares
Reply to  Gerson
12 anos atrás

Realmente o ronco do V12 da Matra é qualquer coisa…e também que coisa linda o JS9 da Ligier…bons tempos!!!

Gerson
Gerson
Reply to  Gerson
12 anos atrás

Se não me engano, lembro de uma entrevista do Piquet, dizendo que correr de turbo era uma delícia, o difícil era segurar o carro quando chegava no fim da reta ou nas curvas mais fechadas, porque o “canhão” era muito forte! Difícil era segurar na pista…rsrs

E segurança, quase zero! Bateu com o carro no muro, capotou, caixão! Tinha que ser muito macho ou muito louco!

Acho injusto desmerecer os campeões do século XXI dizendo que não conseguiriam pilotar estes carros turbos. Acho que quem tem talento, se adapta e acredito que Schumacher, Vettel, Hamilton, Alonso, Kubica estariam entre os grandes se surgissem na era Turbo.

Hoje em dia o cara não tem o câmbio manual que precisava tirar as mãos do volante pra trocar as marchas, os carros seguram mais no chão…mas em compensação tem que pilotar a quase 300Km/h e olhar aquele “monte de luz” piscando no volante, tem um monte de botão pra regular com o carro em movimento, abre asa, fecha asa…é técnico da equipe na “orelha” durante a corrida…

Não é fácil.

E Lauda, Piquet, Mansell, Fittipaldi, Senna, Prost, Arnoux, Keke Rosberg, Giles Villeneuve, entre outros também provariam talento com os carros atuais. (Mas na certa, nem precisariam, ou não fariam questão, de checar tanta “informação” no volante).

Para mim, a melhor época de carros e pilotos foi nas décadas de 70 e 80.

Marcio
Marcio
12 anos atrás

Existe claramente uma trucagem no video da Lotus do Senna na subida da St Devote/ Hotel de Paris , onde percebe-se uma repetição do trecho e consequentemente ocorre uma perda de tempo no video. A diferença real é de 9 segundos! Totalmente explicável pelo avanço da tecnologia entres os carros.

Gerson
Gerson
12 anos atrás

Se notaram qualquer semelhança no traçado da pistas, lembrem que mudanças foram feitas em vários circuitos por questão de segurança mesmo, pois a F1 a cada ano que passa vem sendo mais rápida. Os carros cada vez mais rápidos, foi preciso fazer uma ou outra alteração para garantir a segurança para uma área de escape maior, etc…

Gerson
Gerson
12 anos atrás

Parece uma volta da Red Bull comparada com a Hispania….kkkkkkkkkkkkk

O que eu achava muito legal, que sinto falta nas corridas atuais (tá certo é evolução, segurança de pilotagem e tal…) é a mudança de marcha com o câmbio manual. Ver a troca de marcha nas câmeras “on board” dava mais sensação de arrojo na pilotagem e causava mais admiração quando se via um campeão arrebentando com o turbo e trocando as marchas nas reduções e retomadas…Um Show!!

Valorizava mais ainda todo o talento e habilidade dos pilotos campeões daquela época.

Vi uns vídeos no youtube com câmera on board em voltas de classificação de Piquet (Inclusive na Lotus amarela e na Benneton) e Senna, na década de 80…é um show.

(Quem gosta de dirigir, pilotar, até em carro de passeio prefere o câmbio manual. Esse negócio de câmbio automático é coisa pra velhinhos, senhores “quadradões”, mulheres “barbeiras”( antes de reclamarem, nem todas as mulheres são tão ruins!), etc……É pra quem quer conforto…Preguiça mesmo, pra falar a verdade.)

Gerson
Gerson
Reply to  Gerson
12 anos atrás

Obs: Na Benneton, já era década de 90….

Vale a pena ver Lotus (“preta” e “amarela”, Brabham, Williams até McLaren 90/91 e a Benneton 91)…

Antonio
Antonio
12 anos atrás

A idéia é legal mas o vídeo é fake

Gustavo Barstad
Gustavo Barstad
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Concordo! O video do Vettel esta claramente acelerado!!

Francisco Aldo Gomes
Francisco Aldo Gomes
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Tava faltando um sabichão pra dizer que é fake. O vídeo não quer mostrar quem é mais rápido. Está comparando épocas. Ô povinho acéfalo!

Alexandre
Alexandre
12 anos atrás

As duas voltas são boas, mas o motorzão roncando da Lotus não tem igual.

ignacio
ignacio
12 anos atrás

Vcs viram qtas vezes o Vettel tirou a mão do volante para mudar de marcha?? Ah tá não tirou né….Cara são quase 30 anos de diferença de tecnologia… quem trabalha neste troço de tecnologia como eu sabe que isso é muita, mas muita coisa…. Só prá terminar sou admirador destes 2 caras… Senna e Vettel…estes caras são sinsitros..1 abraço

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
12 anos atrás

Uma coisa fica muito clara. Essa é a diferença entre que resulta em colocar homens de verdade pilotando ao invés adolescentes

Alexandre Bizzocchi
Alexandre Bizzocchi
12 anos atrás

Bom dia Flávio e colegas.

No meu entendimento, o Senna não estava em uma flying lap, e sim saindo dos boxes.
Dá para notar nos pneus (principalmente no esquerdo) aquelas tiras brancas típicas de quem acabou de sair do box com pneus novos. Na parte final da volta é ainda mais visível nos dois.
De qualquer forma, a comparação é interessante por todas as diferenças envolvidas.
Abs!

Henrique M. Guimarães
Henrique M. Guimarães
12 anos atrás

vendo alguns vídeos relacionados com esse comparativo, achei um duelo do Mansell vs Fittipaldi na indy em 93. Vale a pena ver.
http://www.youtube.com/watch?v=ND8VCprPuAo&feature=related

Francisco Aldo Gomes
Francisco Aldo Gomes
12 anos atrás

Fui eu que te enviei pelo twitter, valeu! E tá desculpado (rs..). O curioso é o que você falou mesmo, o estilo de pilotagem, como era o carro do século passado e etc.

Alex
Alex
12 anos atrás

É, exageraram um pouco. Mas o vídeo é muito bacana mesmo assim.

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Lembrando que em 2011, pela GP2, Sam Bird (iSport) fez a pole para a corrida 1 com 1:21.876. E a melhor volta em corrida (das duas provas disputadas naquele final de semana) foi de Davide Valsecchi, da Caterham, com 1:23.011. Ou seja, os GP2 de hoje também são mais rápidos que os F1 de 1986.

Rafael
Rafael
12 anos atrás

Bom, acho que temos que considerar o seguinte: as cameras onboard como conhecemos so começaram a ser usadas a partir de 1987 se não me engano, e a posicao da camera era na lateral do carro e não no alto do santo antonio. Ou seja, essa camera na Lotus do Senna era uma camera como aquelas usadas nos vídeos onboard da decada de 70 e por causa disso, é nítido que o Senna não está em uma volta lançada, dando tudo do carro.

Ron
Ron
12 anos atrás

Tirando o que alguns amigos já explicaram sobre a diferença dos carros em si (aerodinâmica, motor, pneus etc.), há que se considerar também o próprio circuito que, apesar de ser no mesmo local, tem algumas diferenças:
– em 1986, depois do túnel, não havia a redução de velocidade tão grande como é hoje (vantagem para os pilotos daquele ano);
– os “esses” da piscina de hoje não tem os guard-rails de antes, o que possibilita aos pilotos atuais até dar uma “cortada” na curva para ganhar tempo ou evitar uma colisão mais a frente;
– a própria situação da pista em termos de nivelamento e ondulações.

Marcelo ao Rodrigo Oliveira
Marcelo ao Rodrigo Oliveira
12 anos atrás

O meu a chicane esta lá sim, 1:04, essa chicane sempre existiu em Mônaco, foi lá que Bandini perdeu a vida em 1967. Olhe o video abaixo com Hill em 1970, a chicane esta lá.

http://www.youtube.com/watch?v=bdTw6BhFxYE&feature=related
F1 1970 Monaco – Graham Hill Onboard Lap

FTrack
FTrack
Reply to  Marcelo ao Rodrigo Oliveira
12 anos atrás

O meu, olha em 0:48 e em 1:04, a chicane já existia, mas era completamente diferente.

hendrix
hendrix
12 anos atrás

a diferença 1 senna não está numa volta rápida

Williams Head
Williams Head
12 anos atrás

Cara, se o video de 2011 e mais rapido ou se o Senna nao estava em volta rapida nao vem ao caso… agora, o RONCO de 1986 humilha o de 2011!

willian
willian
Reply to  Williams Head
12 anos atrás

também acho!

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Tá errado mesmo esse tempo de 1:36 no final do vídeo dizendo que era volta de classificação, Senna devia estar em volta de aquecimento, ou testando algo. Em 1986 ele fez o tempo de 1’23”175, mas não foi o pole.

Classificação grid GP Mônaco 1986:
1-Alain PROST, 1’22”627
2-N.MANSELL, 1’23”047
3-SENNA, 1’23”175

Melhor volta na corrida:
1-Alain PROST 1’26”607
2-Ayrton SENNA 1’26”843
3-McLaren 1’26”971

Classificação Grid GP Mônaco 2011:
1-S.VETTEL, 1’13”556
2-J.BUTTON, 1’13”997
3-M.WEBBER, 1’14”019

Melhor volta na corrida:
1-WEBBER, 1’16”234
2-S.VETTEL, 1’16”267
3-J.BUTTON,1’16”463

A diferença de 9 seg entre o carro de 1986 e 2011 parece pouco, mas não é, quantas vezes o regulamento( e pistas) mudou para diminuir a velocidade dos carros? Imagina se o regulamento fosse livre, o carro de Vettel hoje seria 30 segundos mais rápido, mas também o que ia ter de piloto morto nas últimas décadas…

E não adianta ficar com essa IMBECILIDADE(Galvão) que querer minimizar os campeões das últimas gerações, pra(eternamente) ENDEUSAR os campeões do passado. Quanto mais rápido for o carro, mas HABILIDADE o piloto vai ter que ter, Vettel tem menos tempo para pensar na pista, que Senna tinha em 1986.

Ninguém tem molesa em um campeonato mundial! Senna tirava tudo do carro em 1986, mas Vettel faz o mesmo em 2011. Agora, imagina fazer tudo isso, mais rápido com um monte de botões pra apertar? E quando vc não aperta, tem um engenheiro no seu ouvido buzinando…

Uma curiosidade em 1950 a pole em Mônaco foi de Fangio com o tempo de 1’50”2, nem por isso podemos ridicularizar Fangio, cada um tirou o máximo do carro em sua época.

Todos foram grandes campeões, e hoje, Vettel é um grande Bicampeão! Alonso é mais “completo”, por estar mais tempo na F1, mas sem dúvidas Vettel é o piloto do momento! E isso, com certeza incomodou Alonso, tanto que ele cutucou dizendo que Vettel não esta no nível de Hamilton, mas eu pergunto:

“Lewis esta no mesmo nível de velocidade-precisão-constância que Vettel?”

Nos últimos anos só vi Hamilton fazendo cagada, Alonso e Lewis que se cuidem, estão sendo OFUSCADOS pelo jovem alemão, o espanhol não vê um título a 5 anos, o inglês só tem um título em 5 temporadas. Vettel em 4 temporadas completas, já papou dois títulos…a briga entre eles é por número de títulos.

Alonso de bobo não tem nada, evidente que ele não ia elogiar muito o alemão, o rapaz esta fazendo a festa em cima de todos! Hamilton pode fazer muitas ultrapassagens e ser arrojado, mas o que adianta se faz muita bobagem na pista. Tomou até pau do companheiro em 2011, e Button esta pilotando uma barbaridade, mas dor de cabeça pra Lewis…

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Os carros daquela época tinham mais torque em baixa, menos aerodinâmica, chassis mais pesados e não contavam com câmbio borboleta, controle de tração, acelerador eletrônico e centralinas. Tinham 400 CV a mais que os carros atuais e a embreagem era acionada com o pé esquerdo. Hoje existe uma série de componentes que eliminam a preocupação do piloto com a caixa, motor, troca de marchas, pneus, sobresterço demasiado, retomada de aceleração, etc. Daí você pode imaginar a dificuldade que era guiá-los. Hoje você precisa de reflexos rápidos para guiar como num vídeo game. Aliás, tudo se reproduz em um simulador. Mas não existe simulador capaz de reproduzir a reação dos carros daquela época em uma pista de corridas. Ainda não inventaram.

Nelson
Nelson
Reply to  MARCO ANTONIO
12 anos atrás

marco:imagine voce com seu carro descendo para santos e nas curvas que voce faz a 130 tiver que fazer a 150.o que é mais facil?em monaco que é circuito de rua onde a aerodinamica não conta quase nada o que conta é a velocidade com que chegam os guard rails e alem disso trocar de marchas e virar volante qualquer criança aprendendo é o que faz até por instinto,acrescente a isto regular os freios,abrir e fechar asas etc.Ou seja, é o mesmo que voce dirigir tendo que sintonizar o radio,falar ao celular e apertar o cinto.Sem desmerecer os antigos,os de hoje tem que ser muito mais talentosos é mais um motivo para eu bater palmas para shummy que bem ou mal consegue acompanhar a molecada

Allan
Allan
Reply to  Nelson
12 anos atrás

Sem querer entrar no mérito desta discussão, eu prefiro descer a Serra de Santos a 150 KM/H, em um carro Top de qualquer marca no ano de 2011, do que descer a mesma Serra, a 130KM/H, em um carro Top, da mesma marca, porém do ano de 1986.

Nelson
Nelson
Reply to  Allan
12 anos atrás

valeu.me matou nesta.

Nelson
Nelson
Reply to  Nelson
12 anos atrás

sem querer tirar o meu da seringa,isto é oque dá fazer varias coisas com varias abas abertas ao mesmo tempo.como era uma comparaçao entre 2 carros de epocas diferentes dei a impressão que fossem curvas feitas com cada um deles,mas não,a idéia minha era simplesmente a diferença de velocidade que iria requerer uma acuidade visual diferente e um reflexo mais agil.MEA CULPA.

Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira
12 anos atrás

Sim, 20 segundos foram exagero, mas temos que levar em conta também a chicane na saída do túnel que ainda não existia em 1986. Talvez com ela a diferença realmente ficasse mais próxima disso.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
12 anos atrás

Achei o comentário final, destacando a diferença de tempo, muito pejorativo. Deveriam ter escrito “22.2 segundos depois”… de pilotar um carro sem muita ajuda tecnológica, segurando a falta de estabilidade (observem o trabalho do Senna no volante e comparem com o trabalho do Vettel) e tirando uma das mãos do volante neste traçado maluco. Sim, 22.2 segundos atrás…

enko
enko
12 anos atrás

diferença brutal, acho que o cara aumentou um pouco.
mas se levarmos em consideração a diferença brutal do red bul para a lotus que ainda naquele tempo troca a marcha na alavanca ao lado e com punta taco e outras coisitas mais tanto pedidas pelo brun baby brun, era mais ou menos por aí

Marcelo Bovo
Marcelo Bovo
12 anos atrás

Cara… esse video novo não ta no FastForward não???

Felipe Lima
12 anos atrás

tirando essas proibições toscas de hoje, os carros de antigamente não era mais rápidos, tipo passando dos 300 Km/h fácil?

Carlos Bragatto
Carlos Bragatto
12 anos atrás

Flavio, a volta do Senna não era rápida, pode ver que ele quase não troca as marchas. Naquele pedaço depois da subidona, que vai despinguelando pelo Casino, vira a direita na Mirabeau, depois vai fazer a curva apertada pra esquerda no Hotel (antiga Loews), ele quase não troca de marchas, vai bem sossegado.

Em quase todas as vezes que era usada a camera por cima do santantonio, eles usavam uma camera de película, camera de cinema mesmo, então não costumavam dar muita velocidade, talvez pela vibração.

Só quando passaram a usar as cameras laterais que os pilotos corriam mesmo, sem dó.

Uma volta boa do Senna em Monaco é essa aqui de 1990, onde voce ve ele trocando muito mais vezes de marcha, e escorregando muito mais nas curvas, inclusive na saida da Loews, curva pra direita, antes da entrada do Tunel, voce ve que ele dá inclusive uma contra-esterçada para corrigir a traseira.

Aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=uGBNYMZVHb8

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Carlos Bragatto
12 anos atrás

Verdade Carlos, e a diferença entre a pole de 90 so airton e de 2011 de Vettel é de 7 segundos.. cerca de 1/3 em relação a esta da lótus. bem menor que a comparação esdrúxula que o cidadão que postou isso tentou na base do fake provar..

Vettel é fera é certamente.. isso não se questiona. mas fazer um head to head com este filme do Senna é forçar muito a barra.

Aha só para salientar.. sou piquetista roxo, nunca fui fã do senna, mas em se tratando de poles.. ele deixaria o vettel no chinelo facil facil se ambos utilizassem o mesmo carro.. idade semelhante etc.. e tal.. como isso é impossível, melhor respeitar cada qual em sua época., e deixar as polemicas para os pilotos que largarem no grid de 2012.. e ja vai dar pano para manga..

Fuiiiiiiiiiiiiii

Nelson
Nelson
12 anos atrás

então com pneus chiclete,motor muito mais forte,andaria hoje uns 3 segundos atrás do trulli???hum!!!!!!.Esta é só para provocar.

ike
ike
12 anos atrás

Só um idiota nao percebe que a onboard da red bull esta acelerada…. Aproveiando, uma sugestao… quando voce for dar um resultado no seu site gp de uma classificacao e ou corrida, sepre coloque o grid completo. nao tem coisa mais insultante que anunciar um resultado e nao colocar a tabela completa. mas acho que vc ja sabia disso…

Alessandro Schubach
Alessandro Schubach
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

ai ai… impressionante o ponto da imbecilidade e da falta de educação que você é capaz de chegar, FG… imagine-se indo comer um cachorro quente e que você não gosta de mostarda… neste momento você propõe que ela não seja colocada no seu lanche e ouve: “a gente coloca o que acharmos melhor!”… garanto que você não voltaria mais a essa lanchonete… diante dessa arrogância e prepotência que você tem várias empresas quebraram… tenha em mente que todos os vistantes do seu blog são consumidores do seu produto…

alessandro schubach
alessandro schubach
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

e eu duvido que você seja homem o suficiente para publicar o meu comentario anterior… afinal, você nuna soube lidar com críticas… seu bundão!