MENU

Monday, 6 de February de 2012 - 10:23F-1

C31

SÃO PAULO (oh, que diferente!) – O primeiro brinquedinho a sair do forno hoje foi o C31 da Sauber, em Jerez. E adivinhem! Sim, o engenheiro-chefe da equipe foi visto no xing-ling que vende relógios Rolex e óculos Oakley na Paulista em meados do ano passado, perguntando sobre o “Drawing a F1 Car – The Ultimate Design Tool for FIA 2012 Technical Regulations”. O software estava difícil de encontrar no centro da cidade e por isso ele foi parar no coração financeiro da metrópole.

Ao que parece encontrou, mas só na versão para Windows Vista. Que dá pau em alguns arquivos. Aí deu na bagaça aí embaixo.

Gosto das cores e acho a dupla de pilotos interessantíssima. A Sauber bem que poderia, um dia, deixar de ser tão discreta.

Daqui a pouco vem o que interessa, em Jerez: Red Bull e Toro Rosso. Já voltamos.

34 comentários

  1. Diego says:

    O mais feio até agora é disparada na frente a Ferrari (depois de tantos anos enfim ela superou todas as equipes em alguma coisa) e o Red Bull também ficou feio, menos pelo degrau, que aquele monte de listras de várias cores disfarçam bem, mais pelo bico mesmo, que além de ser feio, é realçado pelo amarelo. Quanto a essas cores da Sauber, foram escolhidas quando a BMW deixou ela na mão. E sem nenhum patrocinador pra sugerir cores, eles usaram um layout semelhante ao dos tempos de BMW, com o preto no lugar do azul, mantiveram em 2011 mudando apenas a pintura no bico e agora continuaram com essas cores mas alteraram o layout para chamar menos atenção no bico. A pitura azul, verde e branca do tempo que o Felipe Massa corria na equipe era devido os patrocinadores da equipe na época, como a Petronas (hoje na Mercedes) e o Credit Suisse. Teve um carro que também tinha um detalhe amarelo que era da Red Bull (que antes de montar equipe foi patrocinadora).

  2. Diego says:

    Esse nem de longe é o mais feio. Por enquanto a honra é da Ferrari. Quanto à pintura, o layout não é dos mais belos, mas foi estratégico. Será que ninguém percebeu que aquele preto no bico é justamente para disfarçar o degrau, pois com certeza teria chamado mais atenção se o bico fosse branco como ano passado e esse degrau ficou mais feio justamente no carro todo vermelho da Ferrari e no verde com uma listra amarela da Caterham, que não conseguem disfarçar o design.

  3. claude bes says:

    isso não e mais automovel e sim um avião que não voa porque precisa ainda das rodas para se deslocar. e tracionar..

  4. Marcelo says:

    Não acho que a culpa por essa “aberração de design” seja das equipes. É o regulamento. Tanto que, quase que de forma unânime, todos os projetistas o interpretaram dessa maneira.
    Na minha opinião, todos os carros este ano estão horríveis, exceção aos McLaren. Porém, é o cúmulo do absurdo eu passar à torcer pra uma equipe que não torcia antes só porquê o carro é mais bonito, como lí em uns comentários aqui. Tenho uma equipe de minha preferência e, com carro feio ou não, é pra eles que eu torcerei como sempre fiz..

  5. Alex Sant'Anna says:

    A Sauber só vai deixar de ser discreta no dia que não chamar mais Sauber, e nem for comandada por uma Suiço.

  6. José Baroni says:

    Putz! Esse “Ultimate picas não sei das quantas” só tá fazendo m… nos desenhos dos carros, pra fazer isso, eu também faço. E usando o PAINT!!!
    Mas olhando pela ótica do ferro de passar, é uma bela tábua!!!

  7. Digo Garcia says:

    Tá parecendo campeonato monomarca, tudo igual pô…rs

  8. wilson carpini says:

    eu já ví carro de F-1 feio, mas igual essa safra de trapizonga mal acabada do inferno, putz… tá feia a coisa…. faça-me o favor…
    bons tempos os anos 70, que cada carro vinha de um jeito, com nariz largo, com nariz fino, com quatro rodas, com seis rodas…. lindos carros, tipo Lotus 79, Copersucar Fittipaldi F5A, Lotus 72, Brabham Alfa Romeo (aquela do ventilador), Renault RS 10, Ligier JS11 e tantos outros, sem esquecer dos Brabham BT52 (1983) Williams FW09 (1982 e 1983) a linda Ferrari 126C2 (1982, que Gilles Villeneuve perdeu a vida pilotando)…
    tanta coisa se inspira no passado, pq esses caras não olham pra trás pra fazer carros mais bonitos? ou menos feios pelo menos….

    • Wanderson Marçal says:

      Bons tempos que não mais voltarão.

      Eu acho que a F1 deveria contratar alguns torcedores que acompanham a categoria desde os anos 70 pra opinar acerca do design dos carros, pois, do jeito que está, não dá. É absurdo. Estão matando a originalidade e especificidade de cada carro.

      O mundo cada vez mais sem graça.

  9. Antonio says:

    Dos feios é o mais bonito. Acabou de sair a Red Bull e ficou feia também.
    Por enquanto a Mc Laren está muito mais bonita do que todos os outros.

  10. João Carlos Bifulco says:

    É, acabei de ver a “nova” RedBull.
    Infelizmente, é a mesma “M” de design.
    Vou torcer desesperadamente para a McLaren!

  11. emerson asato says:

    A pintura poderia ser mais bonita, esse bico preto me lembra a ferrari de luto em monza 2001, apos a queda do wtc.

  12. João Carlos Bifulco says:

    Feio como os outros, ou melhor, mais feio ainda!
    Espero que a RedBull não apareça também com essa besteira!
    Caso isso ocorra, vou torcer para a McLaren, última esperança de bom senso na F1!

  13. Fernando Carvalho says:

    Bem, se formos considerar quem publicou a primeira imagem(unica forma de estar ” realmente ” na frente (sic) , todos seriam , até o momento, “fakes ” da Caterham C01…publicadas neste Blog inclusive…
    Quanto as formas do F1 , já foram inspiradas em Charuto ; Coca-cola ;Tubarão e agora ” ornitorrinco -escada” (faltou algum pessoal ???):- ” onde vai para tudo isto????”

  14. Squa says:

    De verdade, eu queria entender o motivo de não seguir uma linha reta desde o cockpit até o bico, ou simplesmente uma suave curva unindo esses pontos. Um degrau assim não gera uma turbulencia no ar? Alguém que entenda de aerodinamica podia explicar, pq até agora só vi comentarios sobre a feiura.

  15. Gabriel says:

    E, quando todos disseram que a McLaren fugiu a suas raízes e não inovou, agora que vemos que todos, exceto aqueles ingleses, fizeram o mesmo… agora, eu pergunto: a McLaren foi a que mais inovou, ou não???

  16. André Heib says:

    Parei com a F-1… Cada dia que passa ta mais porcaria.
    Carros não quebram, pilotos não erram e tudo parece um autorama com trilhos maiores.

  17. PQP um mais feio que o outro says:

    O azulão da pintura da Sauber virou preto de vez?

    Esse degrauzinho tá parecendo os Dallaras velhos da Indy… Né não?

  18. FLAVIO R says:

    FG e Cia, alguém viu o Adrian Newey com o programa para W-Vista?

    O Carro da RBR já tá no site deles!!!

    http://www.redbullracing.com/cs/Satellite/en_INT/Video/The-RB8-Revealed%E2%80%A6-021243158945543

  19. Paulo Penna says:

    e os Indy ficam mais bonitos a cada lancamento da F1.

  20. Sandro says:

    Porque não deixou tudo branco? Ficou mais feio ainda. Alias em matéria de carros este ano vai ser o circo dos horrores. Afe!!!

  21. Christian - Do Niva says:

    A pergunta que me faço é a seguinte, se todos estão dando a mesma solução para o bico dos carros (inclusive a Red Bull) porque só a McLaren não é assim? Não teria algo errado com o carro? Algo fora do regulamento?

  22. claudio aun says:

    Está parecendo um fabricante único de chassi , o diferencial será as cores das baratas

  23. Fabio Maillet says:

    Que saudade da Lotus 25, Lotus 72, das Repco Brabham, SNIF, SNIF

  24. Carlão says:

    Dá até pra passar roupa aí nesse bico… Pelo menos, é melhor ( ou menos feio…) que o da Ferrari.

  25. Antonio Eduardo Gomes says:

    Esse carro deveria ter as cores do S.P.F.C, o time dos mitos, porque a Sauber carrega em seu cockpit um mito. Cara, já pensou que loko seria o Koba-Mito ganhando um GP? Putz ia tocar o hino japones, que atualmente só se houve para prestar homenagens pra gente morta… ia ter um monte de ching ling na rua estericos, como num terremoto comum nas planicies japonesas… Vão colocar uma estátua do japa-mito no monte fuji! vai ser feriado nacional no japão! karacas ia ser da hora!!!!!!!

  26. Danilo Cândido says:

    Legal: de degrau em degrau, tanto a criatividade como a popularidade da F1 rolam escada abaixo…
    E eu que achava a March “bandeja de chá” e a Ligier “bule” feias…

    http://www.interney.net/blogs/media/blogs/saloma/RonniePetersonSTPMarchFordNurburgring1971.jpg

    http://rafaelschelb.files.wordpress.com/2011/07/021976_ligier_js5_matra_jacques_laffite_afs03.jpg

    Estão fazendo coisas muito piores…

  27. Zeno says:

    pra mim o mais feio até agora……

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *