NADA SE CRIA

SÃO PAULO (pelo amor da colombina…) – Estamos todos chocados com os degraus da F-1 2012, e ainda tentando entender se a opção de Newey, de fazer uma entrada de ar ali, vai ser algum pulo do gato. Agora vejam o carro da Eifelland de 1972, equipe nanica que não deu em nada. Tem degrau e tem entrada de ar.

A história do time está aqui. E o carro, para mim, é lindo de morrer. Apesar do degrau. Não sei se era a ideia do projetista na época, mas imaginem o fluxo de ar passando por essa entrada no degrau e desembocando lá atrás, numa espécie de difusor, bem na asa traseira. Além do cockpit alto e largo. Uma coisa meio visionária.

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Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

O curioso é que no RB8, a parte traseira da carenagem da entrada de ar do motor ( ver foto traseira do carro ) termina com uma abertura que parece a boca de um canhão e fica exatamente apontada para a lâmina inferior da asa traseira. É lógico que se trata de um difusor, essa história de refrigeração pro piloto é “conto pra ninar bovinos”.

janus
janus
12 anos atrás

Bonito. Mas legal mesmo é a versão desse carro com a asa dianteira versão tábua de passar roupa:

http://img442.imageshack.us/img442/7036/f11972kyalamirstommelen.jpg

Pena que não era azul ainda …

Allan
Allan
12 anos atrás

Pela ótica atual, seria sem dúvida um visionário. Mas se comparado aos belos modelos daqueles bons anos, é horrível. Cockpit alto e protetivo, retrovisor bem no meio da fuça do piloto, frente em cunha muito baixa – e pior ainda com o “duplo deck”. Não, obrigado, fico com uma Ferrari 312 de 74, uma Tyrrell 005 de 73 ou mesmo uma Lotus 72.

João Ferreira
João Ferreira
12 anos atrás

Acho que deviam adotar este duto, explorar por um ano, aí sim banir, pois colabora com o desenvolvimento de novos conceitos de carros, como fizeram com Kers, mas aí, como é algo que demanda de muito tempo e dinheiro, usa por uma ou duas temporadas e depois chega…partem para outra novidade.

Paulinho Perca de Sousa
Paulinho Perca de Sousa
12 anos atrás

Carro tesudo.

LBM
LBM
12 anos atrás

Complementando o nando figueiredo, com a entrada de ar nos ombros, não há onde fixar os retrovisores, assim foram para o periscópio…

reggis
reggis
12 anos atrás

gostei do taco de golfe no centro do carro….multi-funções

Marcelo Silva
Marcelo Silva
12 anos atrás

Comentei no outro post, mas acho que neste é mais pertinente.
Que tal o bico da wiliams em 90, tinha ou não tinha um degrau parecido com os carros desse ano?

http://www.flickr.com/photos/10983301@N06/2080225947/lightbox/

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcelo Silva
12 anos atrás

Xará,

Esse pequeno ressalto na carenagem do William FW13b é apenas pra comportar os suportes de fixação da suspensão dianteira. E nos fórmula deste ano que têm esse ressalto também ( não me refiro ao degrau do bico ). Por coincidência, lí isso na F1-Live semana passada, por isso alguns tem e outros não.

Crego Painceira
Crego Painceira
12 anos atrás

revolucionário mesmo é a haste bem no campo de visão do piloto

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
12 anos atrás

Se o problema era fazer o bico mais baixo, como o novo regulamento manda, porque nao usaram o artifício usado pela Ferrari, nos famosos 321-T5 ? http://www.ultimatecarpage.com/pic/165/Ferrari-312-T5_2.html

leandro oliveira
leandro oliveira
Reply to  Rodrigo Monassa
12 anos atrás

esse artifício até poderia ser usado porém nesse caso seria o retorno dos carros “asa”com efeito solo…que foram banidos da f1 gilles villeneuve que o diga.

Luiz Minguta
Luiz Minguta
12 anos atrás

Parece-me que por falta de peça, furaram um caiaque e o colocaram na cabeça do piloto, de costa, e serraram a popa.

Ricardo Pepe
Ricardo Pepe
12 anos atrás

o retrovisor parece com o telescópio de sub-marino e ainda deveria servir para direcionar o ar para algum lugar.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Não querendo ser chato, mas acho que na semana passada quando vi o carro da RBR disse que aquela entrada é um espécie de DRS para a frente do carro. Descarrega sim na asa de trás. E pensar que o cara de pau do Adrian disse que aquilo é para ventilar o piloto…
Então por que é dividida em duas partes?
E creio que a memorabilia dele tem esse carro.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
12 anos atrás

Tão medonho quanto os atuais 2012…Os verdadeiros ícones dos anos 70 foram:
Lotus 72D, Brabham BT44 , Shadow DN alguma coisa, de 75 e Ferrari 312T,

jose marinho
jose marinho
12 anos atrás

Na verdade, acho eu não eram limitadas a criatividade dos projetistas e sim as possibilidades tecnlogicas, digo a mente inventiva dos engenheiros da dec 70 com os recursos de agora seriam um assombro

Rafael Apache
Rafael Apache
12 anos atrás

Sem falar nas bordas protuberantes do bico do carro…

Flavio, nao o Gomes
Flavio, nao o Gomes
12 anos atrás

Gomes, ao ver a foto existente no link com a historia da Eifelland (a da ultima versao, de 72), me passou pela cabeça que a foto mostrada no seu blog é bem mais recente que a ali mostrada (grande diferença na qualidade da imagem e algumas outras no proprio carro, como rodas e a haste do tal “retrofisor”, além da pintura claro).
Teria sido ela feita sobre uma restauraçao do carro?
Abraço.

Rafael Krauss Renda
Rafael Krauss Renda
12 anos atrás

Fantástico!
Fora o design, to aqui me perguntando se essas rodas são BBS. Lindas!

guinter
guinter
12 anos atrás

Lindo carro fg. E naquela época, não tinha os recursos de hoje, aerodinâmica era calculada na caneta. Só que aquele espelho ficava no meio da visão do piloto, como uma mira de arma.

George McCrae
George McCrae
12 anos atrás

Pintura bonita, mas o carro parece um Transformer misturado com os do Changeman.

Flavio, nao o Gomes
Flavio, nao o Gomes
12 anos atrás

Muito bonito!!! O mais legal é o retrovisor central à la guerra dos mundos!! Show!!

E, mudando de assunto, para aqueles que ainda nao conhecem mas que curtem os caros e outras maquinas bondianas, segue um link:

http://www.beaulieu.co.uk/attractions/bond-in-motion/bond-film-and-vehicle

Abraços!

enko
enko
12 anos atrás

tirando o detalhe do espelho, o carro era lindo.
não me parece de facil visão esse espelho, aliás espelho em caro de corrida não serve para nada, a gente nem olha.

sergio murilo
sergio murilo
12 anos atrás

curioso é q a cabeça do piloto tá bem protegida(apesar do santantonio baixo). mesmo nos carros dos anos 80 e 90(willians do senna inclusive) a cabeça dos pilotos ficava mais exposta q nessa trapizonga aí

leandrotullii
leandrotullii
12 anos atrás

E FOI DESENHADO POR LUIGI COLANI, O SALVADOR DALI DOS CARROS!

André
André
12 anos atrás

Quem falar mal da Eifelland vai se ver comigo!

Flavio Costa
Flavio Costa
12 anos atrás

Gostava de todos os modelos da Eifelland…

Rafael Chinini
Rafael Chinini
12 anos atrás

estranho demais da conta. falaram de uma “antena” ali na frente..bizarra também

Emerson Neves
Emerson Neves
12 anos atrás

muito show a pintura do capacete seque a listas do carro,e
o retrofisor é uma piada..

Jaime
Jaime
12 anos atrás

Naquela epoca nao se tinha muita preocupacao com a aerodinamica. Aquilo para mim, eh uma entrada de ar para o motor.

Hmmmm...
Hmmmm...
12 anos atrás

Esse chassis foi construído inteiramente pela Eifelland mesmo? Acho que li em algum lugar que esse chassis é um March que a Eifelland adaptou essa “gambiarra” diferente circundando o piloto. Pelo menos o bico do carro é muito parecido com os March da época.

Com essa pintura ele fica bonito mesmo, mas desconfio que a equipe nunca a usou. Pelo jeito é uma pintura nova feita pelo dono que compete nesses campeonatos de carros clássicos hoje em dia. Mas o retrovisor continua de doer.

Dú
12 anos atrás

Quando se via um F1 na tv e conseguia identificar o piloto.

Elmo
Elmo
12 anos atrás

E, de quebra, o aerofólio dianteiro ainda lembrou-me aquele famoso, da Williams, estilo “barbeador”. Visionários mesmo. E que carro lindo.

ags
ags
12 anos atrás

FG……Imagina se o Pula pirata da SF..fosse piloto nessa epoca…e o Hamilton não por genialidade..mas pura demonstração de qualidade e habilidades.. estivesse em disputa em uma simples curva..e o Britanico como sempre passa por cima da OREIA do pigmeu de Sp…pensa a reclamação….
Amassa barro………Po..meu retrovisor tava muito alto….e não vi ele chegar junto na minha OREIA… mas ele (Leweis)..tem que ser penalizado……..ele corre muito……..eu fico zonzo.rsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss..

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
12 anos atrás

Lindo para carvalho!

Não entendi o que é “quela mércadoria” ali no meio. Parece um retrovisor central para se ver um angulo acima da asa.

Mother of God!

Leonardo
Leonardo
Reply to  Flavio Bragatto
12 anos atrás

O retrovisor

Sidney Andreato
12 anos atrás

Olá Flavio

Encontrei essa foto na net e publiquei em mue blog: http://formula-2.blogspot.com/2012/02/damon-hill.html

Você já conhecia?

enko
enko
Reply to  Sidney Andreato
12 anos atrás

bela foto, bela lembrança sidney.

Alex U.
Alex U.
12 anos atrás

É só um opcional para refrigerar o piloto, assim como o retrovisor. kkkkk Infelizmente, não sobrou verba para o santantonio.

Rubem
Rubem
12 anos atrás

esse degrau parece diferente do dos dias de hoje,o degrau dos dias de hoje tem ligação direta entre o monochoque e o bico,esse ai é uma extensão do monochoque,talves seja para dar mais seguranca

Mauricio
Mauricio
Reply to  Rubem
12 anos atrás

Mas o conceito aerodinâmico é o mesmo que o Adrian Neway está empregando aproveitando a nova regra.
Ele acertou
E o pessoal da Maclaren também.
Não precisa daquela parede enorme na frente do carro para obedecer a regra e ainda ganhar alguns km/h a mais.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Acho que é pra aumentar a pressão da admissão, e atrás não deve ter saída, só tem aquela rabeira levantada pra direcionar o ar lateral para a asa.

nando figueiredo
nando figueiredo
12 anos atrás

A entrada de ar nesse caso era pra substituir a usada sobre a “cabeça” do piloto, que se destinava direto a admissão do motor (note que existem outras menores ao lado do capacete).
Dessa forma o carro tinha um perfil muito baixo e limpo que os outros da época.
Hoje se adota a entrada superior aproveitando o “santo antonio”, que no caso desse da foto esta mais baixo que o capacete do piloto.
E nesses carros não se tinha esse pensamento com a traseira do carro, quase todos tinham boa parte do motor aparente.
E no caso da Red Bull, não duvido que o fluxo de ar deve passar pelo cockpit, e se dirija ao difusor ou a asa traseira pra diminuir o arrasto na reta.

Mais que esse singelo espelho na frente do piloto é feio pra burro, isso é.

MOtoqueiro Fantasma
MOtoqueiro Fantasma
12 anos atrás

Bonito.