A VEREADORA E O TELEGRAMA

SÃO PAULO (minha parte fiz) – A história do telegrama da vereadora Edir Sales teve alguma repercussão e foi parar hoje no jornal “Agora”. De acordo com a reportagem, a vereadora informou que não vai mais mandar telegramas de condolências a ninguém. Uma repórter da “Folha de S.Paulo”, do mesmo grupo, também telefonou, mas não saiu nada no jornal. O blog do Marcelo Duarte, no “Estadão”, também abordou o tema.

Para encerrar o assunto, ao menos do meu lado, porque não tenho muito saco para levantar bandeiras e tremulá-las se não houver vento, seguem duas trocas de e-mail de modo que esse assunto seja tratado com toda transparência, já que o tornei público. Uma com a jornalista Kátia Leite, editora da “Folha de Vila Prudente”, bairro da Zona Leste, reduto eleitoral da vereadora, que pertence ao partido do prefeito Kassab, o PSD. Ela está preparando uma reportagem sobre o caso entrou em contato com a assessoria da política.

Já questionei a assessoria da vereadora que imediamente respondeu que ela tem um cadastro de mais de 12 anos, no qual você está incluído. Ainda de acordo com a assessoria da vereadora, a explicação para ela saber do falecimento da sua sogra é a seguinte:

“A assessoria da vereadora foi informada do acontecimento através de manifestação direta de um munícipe que soube do caso e sugeriu ao gabinete o envio dos pêsames. Ao constatar a presença do jornalista em nosso cadastro e, por se tratar de uma figura pública e pertencente ao meio jornalístico, no qual a vereadora atuou por anos como radialista, a assessoria achou pertinente o envio do telegrama. Porém, diante da reação do jornalista Flávio Gomes, a vereadora ordenou a suspensão do envio deste tipo de telegrama a quem quer que seja.”

Respondi à jornalista com uma declaração formal (chiquérrimo, isso) que pedi que fosse publicada na íntegra, se possível. Segue (desculpe, Kátia, se me antecipo ao jornal, que não sei quando circula; mas relaxe, seus leitores, provavelmente, também não sabem que eu existo):

É mentira. Desafio a vereadora a dizer qual foi o munícipe que falou com ela sobre a morte da minha sogra. E se faço parte do ‘cadastro’ da vereadora, gostaria de saber como fui parar nele. O prestativo munícipe que informou a vereadora talvez tivesse sido mais gentil se recomendasse a ela que enviasse um telegrama à minha ex-mulher, não a mim. Não conheço a vereadora, nem como política, nem como radialista. Nunca tinha ouvido falar dela e jamais tivemos qualquer contato profissional. Meus dados, neste triste caso, só foram fornecidos ao Serviço Funerário Municipal. Só eu, da família, recebi telegrama de condolências da vereadora, ninguém mais. Porque só eu forneci endereço, ao cuidar dos trâmites necessários para liberação e transporte do corpo. Trata-se de invasão de privacidade, subtração de dados que supostamente são sigilosos, fornecimento ilegal de informações, mau uso de dinheiro público. Não conheço a vereadora, minha sogra não a conhecia, ninguém da família conhece. A mim parece claro que a vereadora ou alguém em seu gabinete tem acesso aos dados de todas as pessoas que preenchem cadastros no Serviço Funerário para cuidar das questões relativas a mortes na cidade. Centenas de telegramas como esse devem ser enviados diariamente a familiares ou amigos que preenchem a documentação necessária no sistema do Serviço Funerário. E não me parece apenas uma coincidência o fato de a vereadora pertencer ao partido do prefeito, que controla o Serviço Funerário Municipal.

Agora pela manhã a vereadora me enviou um e-mail, que torno igualmente público porque considero justo lhe dar a palavra, já que ela se explica sobre o assunto. Vai na íntegra:

Prezado Senhor FLÁVIO GOMES,

Chegou ao meu conhecimento, através da imprensa, a sua indignação com o telegrama de condolências enviado pela minha assessoria em decorrência do falecimento de sua sogra.

Lamento profundamente o ocorrido, sobretudo porquanto a verdadeira intenção, quando da expedição do telegrama, era a de exprimir a Vossa Senhoria, cuja notoriedade pública fez com que seu estado de luto chegasse ao conhecimento de meus assessores, votos de pesar e solidariedade com este momento tão delicado que atravessa juntamente com seus familiares.

Entretanto, para minha tristeza, a manifestação formal através do telegrama enviado acabou gerando inconveniências, o que me leva a expressar minhas sinceras desculpas e a informá-lo que tão logo soube do acontecimento determinei à minha assessoria que suspendesse definitivamente o envio de quaisquer novos telegramas de condolências, a partir da presente data, a quem quer que seja.

Vereadora Edir Sales

Respondi à vereadora, também por e-mail, e acho justo que vocês leiam:

Prezada vereadora,

O que tinha a dizer sobre este assunto, já disse no meu blog. A inconveniência, neste caso, foi saber que dinheiro público foi usado para exprimir condolências a um ilustre desconhecido de V.Sa. a partir de dados fornecidos ao Serviço Funerário Municipal. A afirmação de que meu “estado de luto” chegou aos seus assessores é inverossímil. Não os conheço e em nenhum momento tornei pública, em qualquer veículo de comunicação que trabalho, a informação sobre a morte da minha sogra. É assunto privado, particular, que não diz respeito a ninguém, exceto amigos e familiares. Não tenho o hábito de tornar públicas questões estritamente pessoais.

Agradeço seu e-mail, mas considero que V.Sa. extrapolou suas funções como representante dos cidadãos paulistanos. Minha “notoriedade pública” não justifica gasto algum de dinheiro da cidade que, por menor que seja a quantia, poderia ser usado em coisas mais úteis.

Considero o assunto encerrado.

Atenciosamente

Flavio Gomes

PS: uma vez que este episódio tornou-se público, informo que sua mensagem e esta réplica serão publicadas no meu blog para que meus leitores (e eventualmente alguns de seus eleitores) tenham conhecimento da conclusão do caso, e para que sua resposta tenha exatamente o mesmo espaço que teve meu post original.

Muito bem. Todos os lados se manifestaram, que cada um faça agora seu julgamento. O meu eu já fiz, está no post que publiquei aqui na madrugada de sábado. Não retiro, nem acrescento uma vírgula. Sobre a mensagem enviada pela vereadora, sigo intrigado com a notória publicidade do meu “estado de luto”, que nunca foi tornado público por minha “notoriedade”. Até receber o telegrama, não escrevi uma linha, nem disse uma palavra em público sobre a morte da minha sogra  — que não é, ou pelo menos não era, tema de interesse de ninguém, além da minha família e dos nossos amigos. E se por conta desse fuzuê todo esses telegramas cessarão, ótimo.

No mais, meu nome não tem acento. Arrumem no cadastro.

Subscribe
Notify of
guest

163 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique Nogueira
Henrique Nogueira
11 anos atrás

E não é só isso Flávio, veja abaixo:

Cara Vereadora Edir Sales.

Você apoia o consumo de cocaína e maconha? Apoia o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos? Apoia eventos que perturbem o MERECIDO descanso daqueles que trabalham 44 horas semanais e tem, no final de semana, seu horário de repouso e relaxamento?

Não diga que não, pois é exatamente isso que ocorre em seu evento!

Como bem sabe há algumas semanas ocorre a “festa junina” da Vila Industrial, esta, apoiada por você! Alias, festa junina não! Festa eleitoral junina (estamos em agosto)!!!

Escrevo isso no domingo, às 23h40, pertubado pelo som, pelos rojões e as incessantes frases em apoio a vossa candidatura. Que ótimo, não?! 23h40 de um DOMINGO! Drogas, som alto, bebidas, crianças bebendo! Ótimo! É, realmente, tudo o que precisamos!

Já lhe adianto que desculpas não compensarão as horas de sono perdidas pela sua falta de respeito.

Quer votos e sequer respeita nosso descanso? Quanta ironia, não?! Ironia mesmo!

Quais são seus valores? Seus princípios?
O que sustenta, de fato, sua candidatura e seu mandato? Drogas? Abusos? Bebidas?
São esses os seus valores?

Amanda
Amanda
11 anos atrás

Recebi um cartão de aniversário uma semana antes da data. Nunca tinha ouvido falar dessa vereadora, e não fiz nenhum cadastro. Gostaria de saber de onde ela tira essas informações.

Pina
Pina
12 anos atrás

PARABÉNS FLÁVIO, SUA ATITUDE FOI MUITO LEGAL!!!!!!!!!!!!

PINA

Fernando
Fernando
12 anos atrás

S E N S A C I O N A L…….pelo menos vc conseguiu mostrar como o dinheiro público, ou melho como nosso dinheiro é utilizado indevidamente.

guest
guest
12 anos atrás

Flavio, para arrematar o assunto, a Folha da Vila Prudente publicou na sexta-feira 13 a matéria da Kátia Leite sobre o assunto:

http://www.folhavp.com.br/acontece-na-regiao/953-telegrama-de-vereadora-levanta-suspeita-de-vazamento-de-dados-do-servico-funerario.html

Interessante também é ler os comentários do Alceste Filinto, colunista do jornal:

http://www.folhavp.com.br/component/content/article/80-colunao/128-colunao.html

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
12 anos atrás

Porque todo político tem esse discurso empolado e modorrento? Cheio de caô para enganar o populacho servil e abstraído…( Essa p… pega…credo!!)

PabloRocha'
PabloRocha'
12 anos atrás

babaca.

Raoni
Raoni
12 anos atrás

Bom dia Flávio. E os outros vereadores? Será que não fazem exatamente a mesma coisa e provavelmente até coisas piores? Fico feliz pela repercussão e pelos resultados que seu texto gerou, mas fico(aria) mais feliz ainda se não apenas ESSE caso de uso de dinheiro público fosse exposto, e sim tantos outros. Quem sabe outras pessoas tenham essa atitude, como você teve, e tornem público (“denunciem”) o mau uso do nosso dinheiro.

Abraços,
Raoni

luiz salomao
luiz salomao
12 anos atrás

O MP e a corregedoria deveriam abrir processos p apurar o caso, requerendo dos correios todos os telegramas enviados por essa senhora c dinheiro publico.

visite o site da camara municipal e descubra qual valor gasto todos os meses c os correioshttp://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=472&Itemid=66

so nesse ano a veradora gastou so c o correio 1.941,00 em janeiro e 3.747,90 em fevereiro. pouco, ne?!

Mas em dezembro de 2011 gastou somente c os correios 27.304,96 (vinte e sete mil, trezentos e quatro reais, noventa e seis centavos.

em novembro 25.069,05 ;(mais de vinte e cinco mil reais)

Nos meses anteriores de 2011 o gasto foi modico, comum a qualquer familia de classe media, algo em proximo a 2 mil reais por mes.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
12 anos atrás

Por isso que sou e pretendo continuar sendo um de seus leitores.

Fiquei feliz pois, com essa atitude sua, pelo menos ela vai parar de enviar telegramas com dinheiro público e convenhamos, muitos telegramas geram muitos gastos também, duvido que você foi o primeiro e único à receber.

Nelson Ramos
Nelson Ramos
12 anos atrás

Caro Flavio apesar de cansativo este assunto ainda merece alguns esclarecimentos , à saber:

A Vereadora Edir Sales é Irmã do Conselheiro do Tribunal de Contas do município de São Paulo Dr Eurípedes Sales , órgão este que fiscaliza a administração pública incluindo o serviço funerário (INCLUSIVE À ÉPOCA SENDO RELATOR DESTA PASTA),

Edir Sales é Tia de Ulisses Sales Candidato apoiado Pelo nosso Alcaide Gilberto Kassab nas últimas eleições tendo inclusive ,no último pleito, aproximadamente 60.000 votos e, para a tristeza geral lhe restou a suplência.
Nos programas de TV Ulisses Sales se utilizava de um arremedo de cópia do jingle da campanha de Kassab , não deu muito certo, sua tia nesta época já demonstrava seu apoio ao sobrinho.
Saio um pouco do assunto, não é estranho o prefeito do maior orçamento da pais apoiar ferrenhamente o filho de um conselheiro do TCM o qual é regiamente pago para fiscaliza-LO??? Por outro lado não seria uma falta de vergonha por parte de qualquer membro de qualquer órgão público ou o que o valha em aceitar tal apoio??? ; penso que é uma pergunta que o MP deva responder.
Este foi o primeiro projeto que a então promissora deputada estadual Edir Sales apresentou na Assembléia em 1999, se os queridos leitores se lembrarem foi na época da CPI dos vereadores em que alguns saíram em cana:
“383/1999 – fonte http://www.edirsales.com.br/projetos
Institui o Dia do Vereador. ”

A culpa é dela ou é nossa que a elegemos mais uma vez????

Leonardo Cavalcante
Leonardo Cavalcante
12 anos atrás

Edir sim é nome de político. Pelo nome não da pra saber ser é homem ou mulher! Democrático!

P.S -> O partido ao qual nosso alegre prefeito foi eleito o PFL ( me recuso a chamar de DEM) não era o partido da moral e dos bons costumes???

Paulo Z.
Paulo Z.
12 anos atrás

Boa FG!! Muita gente tá cansada dessa politicagem e das maracutáias…..fumo neles!! irrriiiii :) :)

Conrado Andrade
Conrado Andrade
12 anos atrás

Ainda acho que um processo judicial fala mais alto e dá um exemplo mais claro do que isso. Infelizmente as coisas não são resolvidas na base da conversa por aqui pela falta de educação generalizada com a qual convivemos. Quem nos garante, agora, que esse cadastro da vereadora será cessado, de fato? Ela!?

O que mais me irrita nesse tópico, é que vai ficar por isso mesmo: as condolências descabidas e mentirosas, não passaram de “políticagem”; usaram seu nome para isso – especialmente pq vc é uma pessoa pública!; cadastraram e usaram seu nome para fins políticos… Ou seja: um grande “dane-se” nisso tudo. E vai ficar pela conversa. Ela deve estar pensando: “nossa, me livrei dessa… gente, vamos prestar mais atenção aí!”

Esse país está uma zona em grande parte porque não cobramos como devíamos. E a única linguagem que esses “pulíticos” entendem é a linguagem do dinheiro. Político de verdade está conversando sobre os problemas e não procurando os mesmos como essa vereadora.

Sinceramente Flavio, uma pessoa honrada faz o que vc fez: conversa e resolve. Mas isso se aplica qndo temos 2 pessoas honradas no mesmo diálogo, coisa que está longe de ser verdade. Gostaria muito de ver um processo desse correndo contra a vereadora.

Aconteceu comigo num recebimento de SPAM ao qual não me cadastrei e fiquei, igualmente, indignado. Mas não sou advogado, tampouco tenho dinheiro e saco pra ficar remoendo pessoas tão imbecis. Se fosse o caso de ser político… ahhh… ia fazer questão de cobrar. Políticos honestos em conto nos dedos de 1 mão.

Grande abraço,

RAFAEL POLISZUK
RAFAEL POLISZUK
12 anos atrás

MORO NA VILA PRUDENTE – … TODOS CONTRA EDIR SALES JÁ !!!!!!

diogo maed
diogo maed
12 anos atrás

Depois de uma dessas é melhor ficar calada dona ..

MCF
MCF
12 anos atrás

Olá, Algo parecido aconteceu comigo, durante 8 anos recebi todo mês de março no meu aniversário, um telegrama me desejando Parabéns, neste havia Timbre, carimbo e assinatura… Enviado por um Vereador da cidade de Limeira, sendo que não o conheço… Cheguei a ligar na Prefeitura, mas me disseram que era um cadastro pessoal dele… Nunca votei nele e nem o conheço… Perguntei para outras pessoas que conheço e me disseram que alguns também receberam… É uma vergonha um Político usar o dinheiro Público para desejar Parabéns à pessoas que ele mal conhece!!! Imagina oque eles fazem para os conhecidos e familiares então!!!!!!!!!!

Paulo Campos Filho
Paulo Campos Filho
12 anos atrás

O melhor foi o final!!!

Meu nome não tem acento, arrumem no cadastro!!!!!!

kkkkkkkk

Don Victor
Don Victor
12 anos atrás

Não entendo pq tanta repercussão pelo FG ser ateu… cambadinha, deixa ele… eu tb sou e nem por isso sou mau-caráter!! Ser ateu, agnostico ou não-crente não é um problema! O problema está no fanatismo das coisas! E como na religião a maioria é fanático, não tem discussão, atenham-se com os principios de vcs…

E só pra lembar q conheço mto carola que adora dar um tombo nos outros… isso é questão pessoal… cuidem das vidas de vcs…

Don Victor
Don Victor
Reply to  Don Victor
12 anos atrás

Outra coisa q notei é o povo julgar q o sujeito ser socialista e não poder ter nikes, rolex e tais… primeiro de tudo que eu sou direitista ultra-capitalista, e nem por isso figuro na lista dos bilionários da Forbes ou sou dono do Deutsche Bank…

Além de ser totalmente capitalista, participo de um grupo de economia solidária (baseado em teoria pura esquerda do pt) e nem por isso sou xiita, consigo conviver bem com o contrário e participo muito bem do movimento, embora não concorde com grande parte desta utopia.
Por outro lado amo a italia, seu povo, cultura e comida, e nem por isso sou ferrarista, pelo contrário, quero q a McLaren e a RBR deem um banho nessa equipinha metida a besta…

Aonde quero chegar com td isso??? Q o povo não precisa ser xiita, ser contra td… vamos ser mais maleáveis… por isso q esse pais tá na situação em q se encontra… cheio de revoltados, mas nenhum faz nada para melhorar!!!

itamar kando
itamar kando
12 anos atrás

Cadeia. Essa mequetrefe, seus aspones e os funcionários públicos que fornecem os dados merecem serviço completo com B.O., processo, julgamento e condenação. Infelizmente sei que não irão presos, mas daria “Ficha Suja” para alguns deles e enterraria a carreira desse tipo de gente.

Hiperfanauto
12 anos atrás

Reitero aqui os meus parabéns e respeito a voce Flavio.

Pedro Henrique Corado
Pedro Henrique Corado
12 anos atrás

Flavio, você é “o cara”!

Cristiano
Cristiano
12 anos atrás

Parabéns pelo exemplo de cidadania. Quem dera 20% dos paulistanos tivesse uma atitude dessas. Já dava para melhorar muita coisa…

Max Soares
Max Soares
12 anos atrás

Quando eu crescer quero ser igualzinho a vc cara…. e falo muito serio!!!!

Luis-Itatiba
Luis-Itatiba
12 anos atrás

Políticos ridículos, sinto raiva de mim mesmo por não conseguir, não ter força, para brigar com essa raça. Minha única arma, por enquanto, é o voto (que ultimamente tenho visto q não é muito poderosa).
Este ano temos eleições, e minha opinião agora, é votar em quem tenho 100% de confiança e não mais no “menos pior”, assim, até o momento, não votarei em ninguém (bando de corruptos fdps).
Parabéns FG por este post.

josé maria de souza
josé maria de souza
12 anos atrás

Caro Flavio:
Seus argumentos e indignação são inatacáveis.
Abraços,
josé maria de souza

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
12 anos atrás

Inverossímil, ótimo!

E que a sua sogra descanse em paz. Minhas mais sinceras condolências!

Chico Bravo
Chico Bravo
12 anos atrás

Lamentável. Essa vereadora que não seja eleita em mais nada nessa vida e que vá para o inferno que lá é o lugar dela.
Acredito que o Ministério Público poderia solicitar aos Correios todos os telegramas que foram enviados pela digníssima vereadora em sua legislatura. A batata dela pode assar feio.

Flavio mais uma vez parabéns. #flaviogomespresidente

Felipe Goltz
Felipe Goltz
12 anos atrás

Boa Gomes,
Você é ranheta até não poder mais, mas é dessa maneira que devem agir os homens de bem, ou seja, não compactuando com condutas “não republicanas” de nossos dignissimos homens e mulheres públicos.

yuri
yuri
12 anos atrás

bravo!

Sanzio
12 anos atrás

hAUhauaUaaUauAUHAhuAHUauA….
Demorou para implicar com o acento no Flávio…

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
Reply to  Sanzio
12 anos atrás

Eu já ia me esquecendo disso, até o final do texto. Bravo.

Romero
Romero
12 anos atrás

Esses recursos são repassados aos vereadores para serem gastos com correios, selos, papel de carta, telegrama etc. Se esses recursos não são gastos, são embolsados. De qualquer maneira quem perde é o povo.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Flavio, bom dia.

Entendo sua indignação neste caso. Uso indevido de dinheiro público.

Porém neste caso existe mais um aspecto ainda mais macabro. O uso indevido deste dinheiro foi feito com intuito de propaganda eleitoral. Configura crime eleitoral.

E diga-se de passagem, que forma macabra de realizar propaganda. Realmente existem pessoas que tem uma sede por poder e dinheiro tão grandes que fazem coisas hediondas para se manter.

Mais uma vez me solidarizo com vc.

Alan Magalhaes
12 anos atrás

Duas coisas positivas nesse episódio. 1- Uma cara de pau foi exposta ao ridículo. 2- Algumas centenas de reais serão economizados com telegramas. Apesar de que essa grana vai ser gasta de outra forma, pois é verba de gabinete. Mas foi bom e espero que a nobre vereadora realmente deixe de lado esta prática nefasta de dar pêsames a quem não conhece.

MARCOS ANDRÉ RJ
MARCOS ANDRÉ RJ
12 anos atrás

FG,

Em primeiro lugar..meus sentimentos.

ENGRAÇADO A FARRA DO TELEGRAMA COM DINHEIRO PÚBLICO ACABOU…SE ELA REALMENTE TEM BOAS INTENÇÕES, TERIA QUE DIZER QUE PASSARIA A BANCAR A “GENTILEZA” DO PRÓPRIO BOLSO…E ENVIARIA TELEGRAMAS SOMENTE PARA PESSOAS DO REAL CONVÍVIO DELA.

ESSA RAÇA DE POLÍTICOS SÃO PESSOAS NOJENTAS, PODRES E DISSIMULADAS…SE QUEREM O BEM DO POVO E DO PAÍS TINHAM QUE NO MÍNIMO ABRIR MÃO DAS MORDOMIAS E DA CORRUPÇÃO. SERÁ QUE ELES NÃO CONSEGUEM SOBREVIVER SÓ COM O SALÁRIO?

William
William
12 anos atrás

Para a Vereadora,

Ok! A patir desta data não será mais enviado telegramas (difícil acreditar), mas quanto ao acesso aos dados de todas as pessoas que preenchem cadastros no Serviço Funerário para cuidar das questões relativas a mortes na cidade. Cadastro de 12 anos, paraaa!

Andre
Andre
12 anos atrás

Ainda insistiria em saber qual foi a fonte no email resposta direto a vereadora.

Zé Melo
Zé Melo
12 anos atrás

Até imaginei a cena: Vc visitando essa vereadora e a secretária perguntando do que se trata. Vc dizendo a ela que é por parte de Dona (nome de sua falecida sogra). Minutos depois volta a secretária dizendo que ela não conhece essa pessoa. E vc com a aquela velha sutileza, explicando que acabara de receber um telegrama em nome dela.
Pode ter certeza que a vereadora usaria a saída secreta do gabinete.

Júnior ou Junior?
Júnior ou Junior?
12 anos atrás

Flavio, parafraseando o filósofo Galvão Bueno: “Eu sabia! Eu sabia!” (que vc é separado). Vc tem liberdade demais para publicar aquelas colunas “Cars & Girls”, o que é ótimo… Mas isto não vem ao caso. Parabéns pela denúncia e pela repercussão. O problema é que não é só essa vereadora que faz esse tipo de migué, tá cheio disso no país inteiro. Todos sempre com as mais puras intenções, né não? Quando é que vamos ter cadeia pra essa cambada? Esse caso me fez lembrar de poucos anos atrás, quando aqui na região de Campinas o sr. Edmir Chedid (filho ou sobrinho do Nabi, de Bragança), à época deputado estadual (deve ser ainda, não sei), aparecia em anúncios na tv Band cumprimentando alguma cidade da região aniversariante da semana. Se isso não é proibido pela legislação eleitoral, devia ser, mesmo que a origem do dinheiro seja particular; é um absurdo essa exposição dos políticos, do “aparecer só por aparecer”, mais ainda quando envolve dinheiro público (nunca sabemos qual a origem do dinheiro dos partidos, caixa dois, etc). Se isso acontece em SP, imagina num Amapá da vida, curral do Sarney? (com todo respeito aos amapaenses).

Ah, e, pelas regras gramaticais, Flávio tem acento por ser paroxítona terminada em ditongo. Meu último nome também tem acento, mas no RG não consta (acho que na certidão de nascimento ele aparece). Não sei se o seu caso é o mesmo que o meu. Afinal, os acentos não aparecem no RG de ninguém? Ou aparecem? Problema de informática na emissão dos RG’s? Como funciona a acentuação nos documentos? E na escrita normal do dia-a-dia, vale o RG ou vale a gramática?

E, como leitor assíduo do seu blog, minhas sinceras condolências a vc e toda sua família.

Enko
Enko
12 anos atrás

Dona Edir, não explica que complica.

EU
EU
Reply to  Enko
12 anos atrás

Dever de todo cidadão cumprido. #ChuuuupaDonaEdir

Buno Vieira
Buno Vieira
12 anos atrás

Flavio Gomes, já tinha lido anteriormente seu post em relação ao telegrama, SENSACIONAL!!! Dúvida: Quando você escreve para o blog é como se você não tivesse tomado remédio para controlar sua loucura… MUITO BOA SUAS CRONICAS…..

Carlos Tóla
Carlos Tóla
12 anos atrás

FG boa noite, sou morador do bairro da Vila Prudente, não é tão longe assim, fica ao lado da Mooca e temos até estação de metro, linha 2 verde. Nós aqui conhecemos muito bem essa vereadora que se aproveita de qualquer momento para fazer sua politicagem. Muitos moradores do bairro não gostam desta mulher porém a maioria acabou votando e elegendo essa pessoa que tenta de qq maneira o próximo mandato. Em eventos do bairro, ela aparece fazendo corpo a corpo e entregando santinhos a população. Recentemente, reformou toda a calçada da nossa principal rua, que sinceramente, não melhorou nada. Abs

Enko
Enko
Reply to  Carlos Tóla
12 anos atrás

carllos, a solução é facil:
façam-na trabalhar, não a reelejam, se ninguém votar nela, não será reeeleita e terá que procurar trabalho como todo mortal.
lance a ideia no seu bairro

Carlos Tóla
Carlos Tóla
Reply to  Enko
12 anos atrás

Assino embaixo nas suas palavras, Quero só ver a jornal do bairro que sai na próxima sexta.

Renato Villalba
Renato Villalba
12 anos atrás

Flavio,
A CBN também comentou sobre seu post e indignação, ontem de manhã.
A seu favor.
Que fique tudo bem com você e sua família.
Abraço,
Renato.

Lemos
Lemos
12 anos atrás

Sem comentários Flavio . . .
vc esta certíssimo . . . .

Ayrton da Silva
Ayrton da Silva
12 anos atrás

É por isso que admiro um pouco do que a China faz: Funcionário público corrupto leva um tiro na nuca, e a família ainda paga a bala.

Pe. Antonio Vieira
Pe. Antonio Vieira
Reply to  Ayrton da Silva
12 anos atrás

Belo senso de justiça. Que tal mudar para lá?

Martinho
Martinho
Reply to  Ayrton da Silva
12 anos atrás

Se fizessem isso aqui no Brasil não sobraria político vivo, mas antes de serem executados, eles criariam uma lei para deixar uma pensão bem gorda aos familiares…rsrsrsr

Francisco
Francisco
Reply to  Ayrton da Silva
12 anos atrás

Enquanto os figurões do “partido” se esbaldam. Todos são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.

lu
lu
12 anos atrás

oi lindão,

qdo vc veio falar comigo eu não sabia nada a seu respeito, desculpe minha ignorância, nunca tinha ouvido falar, mas de lá pra cá virei sua fã.

vc é o tipo de jornalista de jornalista que eu seria (ou gostaria de ser), não no aspecto esportivo da coisa, mas por sua coragem e denúncia das falcatruas deste país.

Obrigada por me colocar entre seus amigos.

um beijo

lu “do busão”

Enko
Enko
Reply to  lu
12 anos atrás

lindão? lu do “busão”, sei não, sei não.

MIP
MIP
12 anos atrás

FG
Fodástico!!! sensacional !!!!

Giovenardi
Giovenardi
12 anos atrás

eh o seguinte .. se eu que acompanho diariamente seu blog/site não me sensibilizei com a morte de sua “ex-sogra” .. pq a vereadora lá dos cafundós dos judas iria?
vereaora..meu conselho .. quanto mais tenta se explicar mais evidente fica sua má intenção em se aproveitar de um momento triste para tentar fazer média com quem você nunca ouviu falar.

Thiago
Thiago
12 anos atrás

Acentua-se toda palavra paroxítona terminada em ditongo crescente.

Rafael Violante
Rafael Violante
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

A regra está certa, porém a única exceção é para nomes próprios. Minhas condolências pela morte política da vereadora kkkkkkk

Celso Bueno
Celso Bueno
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Ele esqueceu que a regra gramatical não precisa ser seguida em casos de nomes próprios…rs

Luis
Luis
Reply to  Thiago
12 anos atrás

Regras de acentuação não valem para nomes próprios.
Que o diga o Senhor do BoMfim.

AXÉ!

Mauro Rodrigues Junior
Mauro Rodrigues Junior
Reply to  Thiago
12 anos atrás

No caso “deste” Flavio, não aplica acento porque é de origem russa.
E russos tem raiva de acento em cima de seus nomes…
P.S.: A KGB já está providenciando as ações necessárias para que esta “incoveniente” pessoa não atrapalhe novamente o agente vermelho.

Luis
Luis
Reply to  Mauro Rodrigues Junior
12 anos atrás

tá explicado então.

Flavianov Gomachev é este o nome correto do camarada FG
huahuahuauaha

Roberto Antonio
Roberto Antonio
12 anos atrás

Flávio, boa noite. Sábado, ao ler seu post até tive vontade de escrever algo acerca desse monopólio que é o serviço municipal e tudo que o envolve, inclusive essa “nova” questão do uso indevido de um cadastro. Bom, não o fiz, porque o texto ficaria muito longo, e pelo que vi, o debate, em certos momentos, tomou, pela ignorância de alguns, rumos opostos ao que você quis manifestar. Portanto, não quis lançar uma nova “tese” sobre o que acho que deveria ocorrer em São Paulo: a entrada da iniciativa privada nessa área. Municípios vizinhos ao nosso, e posso dizer sobre São Caetano do Sul, especificamente, funcionam de forma que a livre concorrência regula o setor. Claro, que isso não impediria casos como o ocorrido, mas vá lá, já que temos que pagar (poucos de nós que temos recursos) para ter acesso a saúde, de forma privada, através desses planos que a ANS faz de conta que regula, que paguemos também à iniciativa privada na hora da morte. Enfim, a tese era essa. Agora, minha motivação de escrita hoje, foi a respeito dessa figura que representa Vila Prudente, na Câmara. Sou residente na região e por isso acompanho, com excessivas ressalvas, o dito trabalho desenvolvido por ela. Sem ser partidário de A, B, C ou PT (mesmo porque não o sou!), desafio alguém a dizer qual “conquista” tal vereadora trouxe, de fato e de direito, à nossa região. Cortar fitinhas em inaugurações, participar de debates no Círculo dos Trabalhadores Cristãos, fazer reuniões no Conseg, não traz benefício algum ao bairro ou à região. Talvez ela possa citar como grande conquista para a região, ter conseguido, para desespero dos comerciantes locais, que a rua principal de comércio do bairro de Vila Prudente tivesse em toda a sua extensão o calçamento trocado em plena época de natal, inviabilizando o acesso dos clientes aos estabelecimentos, que já concorriam nessa época com a inauguração de um shopping próximo ao local. Ideia tão brilhante quanto o envio de condolências a quem não conhece. E aí, pergunto: se tal telegrama foi enviado por sua “notoriedade”, porque a mesma solicitou a suspensão imediatada dessas emissões? Não é todo dia que há o falecimento da sogra de um notório, não? Ainda, fico envaidecido por acompanhar seu blog. Jamais conheci alguém com tamanha notoriedade, uma vez que um munícipe (sujeito oculto!) alertou a assessoria da vereadora sobre o ocorrido. Qual a lógica existente em “um munícipe” preocupar-se em alertar a assessoria da vereadora a respeito da morte da sogra de um jornalista esportivo? Daí a competente assessoria imediatamente buscou informações em seu banco de dados, descobrindo que seu nome estava na lista, sabe-se lá por quais razões, e emitindo esse telegrama, em nome da vereadora (o que mais ela autoriza sua assessoria fazer em nome dela sem se preocupar com o que assina?) para alguém que ela não conhece! Haja coincidências, não? Conclamo a vereadora a andar pelo bairro e externar sentimentos, por exemplo, aos munícipes da Favela de Vila Prudente (sim, nosso bairro detém grande área precisando de recursos para os menos favorecidos – aliás, R$ 8,80 daria para a doação de uns 4 litros de leite, não?) que carecem da atenção do poder público. Ao menos em épocas distantes das eleições. Finalizando, e sem querer polemizar, porque as regras eleitorais, por mais que discordemos, são na maioria claras, particularmente não acho legítimo o mandado de um suplente (é o caso dessa senhora) pelo chamado quociente eleitoral. Muitos que tiveram mais votos estão sem legislar. Não que isso mudasse alguma coisa nessa cidade, nesse estado, ou nesse país! Talvez a assinatura no telegrama, não?

Alvaro
Alvaro
Reply to  Roberto Antonio
12 anos atrás

Em relação ao monopólio, uma observação: nos Estados Unidos, onde é permitida a livre concorrência no setor, há empresas de capital aberto especializadas em serviços funerários. Pelo menos as pessoas tem opções…