FÁCIL NÃO É

F1/2012" src="https://flaviogomes.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Alonso-e-Massa2-e1335194041700.jpg" alt="" width="640" height="426" />SÃO PAULO (manda currículo) – As declarações de Domenicali ao “El Mundo” da Espanha são muito fortes e claras. O chefe da Ferrari diz que Massa não deve tentar desafiar Alonso, mas sim aprender com ele. Coloca, com sinceridade, as coisas em seus devidos lugares. Fernandinho é o dono do time, o novo Schumacher. O outro piloto será sempre o outro piloto.

Não vejo sacanagem nenhuma aí. Não significa que vão mandá-lo para a pista com três rodas ou pedir para comer na cozinha do motorhome quando o espanhol estiver almoçando. A Ferrari tem essa política há bastante tempo, desde que contratou Michael, em 1996, fazendo sua aposta para sair da fila. É uma opção, tem de ser respeitada. Há quem não goste — eu, por exemplo, prefiro o estilo McLaren, de ter dois pilotos fortes, do mesmo nível; mas nem sempre é possível.

Primeiro e segundo piloto é algo que quase todo mundo tem. Claro que nas equipes grandes essas coisas saltam mais aos olhos, e quando há um brasileiro envolvido, mais ainda por estes lados do planeta. Afinal, desde que Barrichello foi para Maranello, em 2000, é uma situação com a qual a pachecada convive, estimulada pelas bobagens da Globo. Ontem, li aqui (não ouvi) que a emissora oficial clamava por uma ordem de equipe quando Felipe estava atrás de Alonso com pneus macios. Foi isso mesmo?

Se foi, não há tolice maior. Transformar algo tão irrelevante em assunto numa transmissão de corrida apenas alimenta a desinformação e estimula os incautos a acharem que na F-1 todo mundo é contra o Brasil, que os pilotos brasileiros são coitadinhos, que só não são campeões todos os anos porque alguém não deixa.

Nada mais falso. Massa é segundo piloto da Ferrari porque Alonso é melhor. Em 2008, Felipe fez um ano melhor que Raikkonen e teve sua chance de ser o primeiro. Fez um campeonato exuberante e só perdeu o título por detalhes, numa decisão que, desconfio, jamais veremos de novo. Rubens sempre foi segundo de Schumacher porque Schumacher era melhor. Mas na Jordan e na Stewart, quase sempre foi ele, Barrichello, o primeiro. Senna era primeiro piloto da McLaren quando corria com Berger.  Com Prost, vivia-se uma situação parecida com a de hoje, com Hamilton e Button. Piquet teve de peitar todo mundo na Williams para não sucumbir à preferência por Mansell. Encheu o saco e saiu, depois de conquistar o título de 1987. Na Red Bull, alguém duvida que Vettel é o primeiro e Webber o segundo? E na Lotus? Será que alguém acredita que Grosjean não compreendeu seu papel neste ano, com a chegada de Raikkonen?

Domenicali foi sincero, embora esse tipo de coisa nem precise ser dita. Massa tem mais é de se concentrar em seu próprio trabalho, esquecer Alonso (e nem acho que se preocupa tanto; muitas vezes é parte da mídia brasileira que dá corda a essas coisas, à revelia do piloto) e mostrar à F-1, e não à Ferrari, que tem lugar no grid em 2013.

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Leandro
11 anos atrás

Oi Flavio ,eu acompanho Formula 1 desde 1983 quando eu tinha 4 anos de idade ,assim como voçe Flavio eu prefeiro o estilo Mclaren de ter dois pilotos do mesmo nivel na mesma equipe ,mas como isso não é possível primeiro e segundo pilotos sempre fará parte do jogo da Formula 1 a diferença é que nas equipes de ponta isso salta mais aos olhos . E na pista Alonso é muito mais muito superior a Felipe Massa .

Luis
Luis
11 anos atrás

A Ferrari segue a política de primeiro e segundo piloto desde antes do Schumacher. O Mansell caiu fora da equipe no final de 1990 exatamente por não concordar em ser o segundo piloto da equipe, ele foi pra Williams com garantia de um bom carro e de que não teria seu status diminuído ali dentro.

Lilia
Lilia
Reply to  Luis
11 anos atrás

Luiz, acho uma politica relativa, ou seja, como o massa poderia ser primeiro?
Alonso e melhor de todos, chegou na Ferrari e pilota 1000 vezes mais que o massa.
Adinta ser primeiro e não ser o melhor? A politica da Maclarem quando não reconheceu que o Alonso era muito melhor que Hamilton custou carissimo, quase foi
banida da F1, quando Alonso delatou-a por roubar projetos da Ferrari, lembra aqui no Brasi? Kimi campeão, Alonso pois o trofeu nas costas e mandou Ron Dennis e cia a para a ptq. faltou para Mclaren reconher que o Alonso era muito melhor e deixou de ganhar varios campionatos, ou seja, o Alonso bateria todos recordes da F1 deixando o Alemão comendo pueira.

Michel
Michel
11 anos atrás

Flávio você vê a corrida no “mudo” só para prova a si mesmo que não assiste na Globo? Deve ser dureza. Força nos ideais!

Ulisses
Ulisses
Reply to  Michel
11 anos atrás

Opa.
O que você tomou?
Eu quero também!

Rafaela
Rafaela
11 anos atrás

Eu leio muito por aí – e escuto, na transmissão ridícula da TV Globo – que o Alonso é o melhor piloto em atividade. É mesmo? Não me convenço. Acho que ele até pode ser, mas pode também não ser. A minha pulga atrás da orelha vem do fato de ele ter levado pau do estreante Hamilton em 2007, em uma equipe famosa por não se meter nos duelos de seus pilotos nas pistas. Os estatísticos vão dizer que eu estou enganada, pois o Alonso terminou um ou dois pontos na frente do Hamilton. Mas quem acompanhou de fato aquela temporada sabe que Alonso andou atrás do companheiro o ano todo, e só conseguiu ficar na frente porque, na hora do vamos ver o inglês, que estava com o título na mão, deixou o nervosismo da inexperiência falar mais alto e fez algumas bobagens.

Já os adeptos da teoria da conspiração podem dizer que Alonso não acompanhou o ritmo de Hamilton porque o inglês, apadrinhado por Ron Dennis, era privilegiado na equipe. Pois eu acho difícil alguém acreditar que a McLaren pagaria milhões para ter o então bicampeão do mundo só para deixá-lo de escanteio, dando todas as honras a um até então estreante promissor.

Por isso, só me convenceria de que Alonso é mesmo o melhor piloto em atividade se acontecesse algo, por motivos óbvios, impossível: ele voltasse à McLaren tendo como companheiro Vettel ou Raikonnen. Nem coloco Hamilton e Button na jogada porque aí alguém poderia dizer que estes foram privilegiados por serem ingleses. Mas se Alonso disputasse uma temporada na McLaren ao lado de um desses dois “gringos” e vencesse, aí sim eu ficaria convencida de que ele é o melhor piloto em atividade.

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
11 anos atrás

legal, o posta aqui “crowdeou” mas o assunto é pertinente e cheio de variáveis, pena que postei algo muito relevante, e que com certeza cabe aqui

Logo não resisti.. então copy e paste..

Respeito todas as opinões porque hoje em dia com esta formula 1 vídeo game, é muito dificil dirimir os Áses, dos bons, dos medianos.

Mas acho dificil tentar definir as performances do Massa, como coisas normais.. não são com certeza, e pelo que li por aqui,muita gente já está desconfiando destas lunetas que o Alonso andou enfiando no Massa.

Ainda mais com o curriculun Vitaede um cara que na ferrari e apenas na Ferrari amealhou 11 vitórias e 15 pole positions no circo..

Alguem que ocupa 26 lugar no rancking de todos os tempos na F1, a frente de “cabras” como Jack ickx, Alan Jones, Ronnie Petterson, James Hunt, Rosberg Senior, Alesi, Gilles entre outros..

http://www.corridadeformula1.com/ranking-da-f1/

E em 19 no rancking de poles de todos os tempos, a frente de muita gente boa, o Button por exemplo.

Logo fica a pergunta que não quer calar, não corre porque é incompetente rsrs ou não corre porque não pode correr?? ou melhor não corre porque não pode..

Que a ferrari está uma bosta isso a gente j´pa sabe claro.. mas imagino a dificuldade de ser o segundão de uma equipe famosa que está na draga.. com certeza é vedado o melhor o plus o hiper para o primeirão tentar tirar a equipe do buraco, e ao segundão, testar as traquitanas pseudo inovadores.. Logo confirmo que o Alonso terá dois dias, e o Massa apenas 1 dia de testes..

A corrida do Barein mostrou isso, massa com pneus esta chiclete, tinha obviamente uma estatégia melhor que o Alonso “que ao meu ver é mega piloto”, mas que naquele instante tinha pneus desgastados, e com certeza seria ultrapassado.

Não foi.. estranho? claro que não.. normal.. ele não pode passar, aliás , serve de escudeiro.. do cavaleiroAlonso .

Logo..e com todo o respeito que lhe a todos os parceiros do Blog

ufanismos e galvanismos Brazuquismos e pachequismos a parte.. Melhor deixar o massa cumprir o aviso previo dele com dignidade, ganhar a grana que lhe devem.. E parar de tentar provar algo que não é verdade, definindo o rapaz como meia boca.

Quando ele dividia a equpe com Michael, na fase boa da ferrari, ele amealhou todos estes pontos e poles, fez o que tinha que fazer, e isso já está cadastrado nas marcas de todos os tempo..

Porque um Genio ao volante todo mundo por aqui sabe que ele não é, mas achar que ele é nota 7,5 aíestão forçando.

Incompetente e meia boca para mim é o projetista da ferrari que criou um bólido inguiável, uma verdadeira cadeira elétrica, um esquife ambulante..

Se fosse um rojão.. com certeza o Alonso seria o Lider do campeonato, e certamente o massa estaria navegando pelas posições abaixo.

E com certeza, a coisas seria exatamente a mesma.. massa seria segundão inclusive..

Ferrari é assim, na alegria e na tristeza, na vitória ou na derrota, vai ter o primeiro Piloto e o seu fiel escudeiro

Sempre foi assim a partir da era Schumacher.

Minha opinão pessoal claro…

Uisses
Uisses
Reply to  Burn Baby Burn
11 anos atrás

É isso aí!

Zaca
Zaca
Reply to  Burn Baby Burn
11 anos atrás

Esse tipo de argumentação é de quem tem no mínimo bom senso, pautada por informações e dados simples mas que mostram a verdade das coisas.
Absolutamente correta sua análise, que deve servir para os que se dizem entendidos da coisa e acham que basta ser machão ou ter culhões para resolver as coisas dentro e fora das pistas. (isso também na vida)
Os mesmos que batem no peito (só pela internet), sentados em suas poltronas achando que de lá podem analisar corretamente tudo e dizer que o Massa, o Barrica e outros não são machos ou que não tem culhões para dentro das pistas, ou fora delas, peitar suas equipes, seus chefes e patrões, são os mesmos que também não são machos o suficiente e nem tem culhões para mandar seus chefes a m…suas empresas a pqp, trocar de emprego, de mulher, de namorada, de amante, de amigos, de time ou de qualquer coisa que os façam aguentar o tranco e se responsabilizar pelas consequências.
Também são os mesmos que se amanhã ou depois encontrarem ao vivo e a cores, qualquer dos pilotos que xingam, que espinafram e que acham que são uns fracotes,vão acabar pedindo autógrafos e não terão a mínima coragem e peito para falar na cara deles o que falam aqui e em outros blogs.
Analisar as coisas e comentar corretamente e ponderadamente, principalmente sem conhecer as coisas em sua origem exige não só coragem, mas inteligência e conhecimento ou um mínimo de experiência do que se trata.
Coisa que falta, para muita gente que fala o que quer, mas não gosta de ouvir o que não quer…
Parabéns pelo seu comentário.

Jr.
Jr.
Reply to  Zaca
11 anos atrás

Falou e disse! Assino embaixo!!!

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Zaca
11 anos atrás

Obrigado pela menção amigos..

Acho de extrema importância quem assiste as corridas ter o pleno conhecimento do que acontece no back stage da Formula 1. mais legal ainda é tentar chegar a uma linha de raciocínio, e claro quando se acerta alguma coisa isso é extremamente emocionante.

Porque a formula 1, tecnológica cono é, mesmo assim é formada por seres humanos, que erram, se locupletam, mentem, encenam.. defeitos da humanidade, defeitos de todos nós.

Porque desta forma se acaba entendendo 90% “quase” tudo que acontece durante os treinos durante as corridas.

E com certeza teríamos muito mais posts relevantes, em relação aos posts bisonhos..

valeuuuuu

Anderson
Anderson
Reply to  Burn Baby Burn
11 anos atrás

Concordo contigo, Massa não é gênio mas está longe de ser um piloto mediano. Estamos falando de alguém que já perdeu mas também já bateu o velocíssimo RAIKKONEN.
Veja a draga que foi quando tentaram substituir o Massa na Ferrari em 2009. Até o experiente Fisichella não conseguiu tirar nada do lixo do carro. Massa teve que pilotar muito para tirar alguma coisa daquela carroça em 2009 e agora continua pilotando lixos, só que tem o fantástico Alonso, que faz parecer que ele não é bom o suficiente. Tenho certeza que a maioria do grid não faz essa Ferrari andar absolutamente nada.

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Anderson
11 anos atrás

Anderson..

Concordo com vc.. ninguem faz esta Ferrari Esquife andar..

Muito embora, eu também acho que 70% daqueles pilotos do grid adorariam sentar no cockpit da esquide dois ganhar aquela grana e ser segundão do Alonso..

Mr Burn baby Burn.. Alonso is more faster with you rsrsrrs

Até eu que não sou bobo adoraria tirar o pé da lama, ganhar milhões, e assim como massa não ia nem esquentar com os tifosi, os brasukas, pachecos, viúvas, a imprensa, me chamariam de lerdo certamente..

mas eu seria um lerdo milionário, o que é bem diferente.. rsrsr

Valeu brother..

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Burn Baby Burn
11 anos atrás

Ops…
Mr Burn baby Burn.. Fernando is faster than you rsrs

Sorry guys

Zaca
Zaca
11 anos atrás

Os pachecos ao contrário acham que o cara é o Fodão…( que outro também é) pois bem…
Que tipo de Fodão é esse, que precisa de ordem da equipe para que outro não o pressione, que deixe ele passar, que precisa de carro e tratamento especiais para ser o fodão que acha ou que acham ser?
Usando o mesmo raciocínio dos pachecões do avesso com relação aos brasucas, então que o fodão se faça por si mesmo, sem precisar de pachecadas da equipe e de chefes tão idiotas como o Domenicalli, que uma semana fala uma coisa e na outra muda tudo, parecendo comadre no cabeleireiro, mas que na hora de mostrar capacidade, a traduz nas bobagens que a ferrari (com “f” minúsculo mesmo) tem feito desde que ele está no comando, inclusive com essas declarações infelizes que botam o time pra baixo…
Esse babaca sim é que tem muito a aprender…muito mesmo.
E a ferrari também…mesmo se achando a poderosa…
E olha que sou italiano…

Marcus
Marcus
11 anos atrás

Parece até uma bobagem mas é muito sério. Sou fã de fórmula 1 há mais de 20 anos. Desde Nelson Piquet. Acompanho as corridas sempre que posso, leio as notícias todos os dias e, como qualquer um, torço por alguns pilotos. Da mesma forma que torço para a seleção brasileira é compreensível torcer para um piloto brasileiro. Não é crime, acho eu. Quem aqui não torceu pelo Senna, pelo Fitipaldi, pelo Piquet e, mais recentemente, pelo Barrichello e pelo Massa? No início, todos torciam para os dois. Sempre foram esperança de bons resultados e de uma sonhada hegemonia brasileira na maior categoria do automobilismo mundial. Bacana isto. Um país de merda, 3o. mundo, dominar o topo do automobilismo. Afinal, são oito títulos mundiais.
Os anos se passaram e… bom, ficamos órfãos de resultados e vimos os nossos dois representantes rebaixados a coadjuvantes.
As declarações do Domenicalli são muito sérias. Se um piloto não pode desafiar o seu parceiro de equipe, ferrou tudo. Isto significa que a Ferrari está dizendo a todos os fãs de fórmula 1 e, em especial do Brasil, que não adianta torcer pelo seu piloto favorito. Se ele não for o escolhido da equipe ele não poderá ganhar nada. No máximo um segundo lugar se a equipe tiver um carro muito melhor que todos os outros.
E agora. Como ficamos? Se esta é a regra, porque perder tempo lendo notícias ou escrevendo notícias, afinal isto é profissão para muita gente, inclusive você Flávio.
Isto é esporte? Isto é negócio? As corridas são arranjadas? Um pode, outro não? Qual é o critério?
Além da babaquice da Globo pedindo pro Alonso deixar o Massa passar, um outro fato me chamou a atenção. Ninguém citou isto, portanto não sei se é relevante ou não. É o seguinte: o Massa tinha uma estratégia de parada igual a do Hamilton e a do Roseberg. Ou seja, entraram juntos nas duas primeiras paradas. Na última, entraram juntos o Hamilton e o Roseberg, porém a Ferrari segurou o Massa por umas 4 ou 5 voltas e antecipou a parada do Alonso, que nas duas primeiras parou depois do Massa. Isto significa que o Massa ficou mais tempo com pneus gastos enquanto o Alonso, de pneus novos poderia abrir uma vantagem. Mantendo somente a estratégia de paradas, o Massa ficaria a frente do espanhol com facilidade, sem a menor necessidade de pedir passagem.
Muita gente critica o Massa e o Barrichello pelos malfadados anos de Ferrari sem resultados e conquistas.
A Ferrari conseguiu acabar com a carreira de dois bons pilotos brasileiros. Bons pilotos, não excelentes. Fossem um Senna ou um Piquet isto certamente não ocorreria. Isto qualifica o Massa e o Barrichello como péssimos desportitas.
Afinal, pergunto a vocês, vale a pena continuar perdendo tempo com estas palhaçadas da Ferrari?
Sobre o Alonso. Todo mundo elogia o cara. Ele é foda, ele é bom prá cacete. Ele é do caralho. Ele é mais rápido que o Massa. Ele é….Ele é… Ele é….
Algumas constatações:
1 – O carro deste ano e desde que ele chegou a Ferrari foi projetado para ele guiar. Então ele andar na frente do companheiro não é nenhuma anormalidade. A equipe quer que ele ande na frente. O Massa foi, regularmente, 0,3 a 0,5 segundos mais lento que ele no último ano. Foi um reloginho. Fosse o Massa tão ruim, estes tempos iriam variar mais, talvez mais de um segundo, como está sendo este ano. Mais uma vez, a Ferrari quer isto.
2 – Ele esteve envolvido em no mínimo 5 escândalos na F1. E ninguém encosta nele:
– Roubo dos projetos da Ferrari pela Mclaren. Foi através do e-mail do Alonso que a farsa foi descoberta.
– Suborno feito por ele na Mclaren para ser o primeiro piloto em troca do silêncio sobre os projetos citados acima. O Ron Dennis não aceitou, a Mclaren foi punida, e ele foi embora.
– Impediu o Hamilton de fazer uma troca de pneus para ele não marcar tempo de classificação.
– Na batida do Nelsinho em Singapura foi o vencedor da corrida. E ele não sabia? Não participou?
– Na Ferrari teve o “fernando is faster then you”.
Este é o campeão? Ele é o cara?
A cada dia, fica mais difícil gostar da F1. Tá foda.

Diego Queiroz
Diego Queiroz
Reply to  Marcus
11 anos atrás

Caramba, esse é o pacheco dos pachecos. Nesse aí nem o Galvão encosta!!

Anderson
Anderson
Reply to  Diego Queiroz
11 anos atrás

Difícil é gostar do Massa. Parabéns pra você.
E essa coisa de “órfão do automobilismo” é uma bobagem. Quem realmente gosta de automobilismo, gosta de ver Schumacher, Hamilton, Alonso, Button na pista. Gostou de ver Prost, Lauda, Alboreto. Gostar de Piquet e Senna é por consequência, já que eram muito bons no que faziam, não por nacionalidade.

ms
ms
Reply to  Marcus
11 anos atrás

Caro marcus, o negócio é o seguinte : na Formula 1, se vc tem currículo bom, mostra resultados consistentes e frequentes e por isso é considerado pela comunidade(da f1 e tb fora dela) como um dos melhores pilotos do grid, vc consegue atrair bons patrocinadores (GRANA) para equipe e , em ultima análise, para o “circo” e “seus pecados” certamente serão perdoados com maior facilidade do que aqueles pilotos que se esforçam mas não conseguem “mostrar serviço” ganhar prestígio e atrair (GRANA) para sua equipe e para o “circo”…. Veja bem não basta ter apenas grana para ter as costas quentes na f1…..pq num certo sentido todos acabam tendo que ter para fazer parte do circo…..o que faz o piloto ter as costas quentes ….e ele sinalizar que tem potencial pra atrair muita grana……e isso ….o piloto só consegue mostrando que é bom NA PISTA

ms
ms
Reply to  ms
11 anos atrás

Continuando…..alonso……é não só paparicado….pela equipe….mas tb pelo “circo” ….pq além de currículo….apresenta resultados consistentes e frequentes…… gerando potencial pra atrair cada vez mais grana…. é dessa misturinha explosiva que vem a força de Alonso….
Ps: bem que tentei…..mas não consigo ficar sem os meus pontinhos………………………….

Fernando Duque
Fernando Duque
11 anos atrás

Flavio, Campeonato Mundial de Pilotos de Fórmula 1, como todos sabemos, é um campeonato de PONTOS CORRIDOS ! Portanto, a primeira corrida é tão importante como a 3ª, a 8ª, a 15ª, a última ! Todas valem igualmente ! E em 2008, ao contrário do que vc afirma, Felipe Massa não perdeu o campeonato por detalhes, e nem naquela última volta em Interlagos – o célebre pneu desgastado de Timo Glock, ainda hoje MUITO MAL EXPLICADO ! Felipe Massa perdeu o campeonato ao não pontuar nas duas primeiras corridas: Austrália e Malasia, sendo que nesta última rodou sozinho e abandonou ! Campeonato de pontos corridos se ganha com regularidade, não se pode jogar fora pontinhos preciosos pelo caminho ! E agora não adianta chorar, Felipe Massa não vai renovar com a Ferrari para 2013 e será o mais novo desmpregado do INSS !!!

A verdade
A verdade
Reply to  Fernando Duque
11 anos atrás

Além da Malásia-2008, o pior de tudo foi o GP de Silverstone, em 2008 – aquele campeonato que ele perdeu “por um ponto” – quando também não pontuou porque conseguiu a proeza de rodar 5 vezes na pista molhada. Foi um desempenho cômico!Não mereceu mesmo ser o campeão. Massa é um piloto que tem alergia a chuva.

José Rubens Cardoso - DESANIMADO COM O ESPORTE EM GERAL
José Rubens Cardoso - DESANIMADO COM O ESPORTE EM GERAL
11 anos atrás

Depois de Emeson, Nelson e Ayrton, só apareceu piloto brasileiro capacho, que se curvava a equipe ou a outros pilotos.

Nessa corrida deste final de semana, se fosse no tempo do Piquet ou Senna ele metia o carro para cima do Alonso e: OU PASSAVA ou ENROSCAVA OS DOIS.

Mas com esses perdedores (Massa e Rubinho) fomos desmoralizads pelo resto do mundo….

A nossa esperança é o Nars!!!!!! Que vai ter que estar no lugar certo e na hora certa.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

A Ferrari, nos setores onde tem italiano trabalhando, sempre acaba fazendo burrada. Quem sempre (De 1980 pra cá, pelo menos) resolveu por lá, foram engenheiros, chefes de equipe e pilotos “não-italianos”, foram o que de melhor aconteceu na Ferrari nos últimos anos.

Lembro de uma história que li numa entrevista de Piquet numa playboy há muitos anos atrás, Piquet campeão ainda na Brabham e foi convidado para ir a Maranello, conhecer o Comendador Enzo Ferrari (A imprensa italiana ficou maluca!). Enfim, em determinada altura da conversa, o Comendador disse que gostaria de ter Piquet correndo na equipe, mas que Piquet teria que se “adaptar” ao jeito da Ferrari de trabalhar, etc, etc…Piquet ouviu tudo, disse que já sabia como funcionava a Ferrari pois conversava com funcionários e pilotos da equipe na época e respondeu que não trabalharia sob aquelas “condições”, que tinha que trabalhar do jeito que produzia melhor, com liberdade…e disse um redondo NÃO para o convite do Comendador.

A imprensa ficou sabendo da conversa e questionou Piquet sobre seus motivos de recusa. No que Piquet acabou dando seus motivos, que não engoliria um monte coisas impostas goela abaixo… e sem deixar de dizer: “O velho (Enzo Ferrari)i tá ficando gagá”!!

Quanta diferença para os pilotos atuais, não? Será que hoje algum piloto (brasileiro ou não) teria coragem de dizer NÃO á Ferrari?

Minha opinião sobre a apatia e falta de coragem de Massa na última corrida já deixei escrito em comentários anteriores neste post.

Mas lembrando da corrida, e daquele momento da aproximação de Massa e Alonso, com Massa vindo mais rápido, e a equipe sabendo que ele teria de fazer uma parada a mais que Alonso (o que resultaria em chegar atrás do espanhol mesmo), NÃO SERIA MESMO MAIS INTELIGENTE E ATÉ UM JOGO DE EQUIPE MAIS EFICIENTE a ordem para Massa ultrapassar Alonso (ou Alonso facilitar a ultrapassagem de Massa)?? Sim, porque o que todo mundo está esquecendo é que com a chegada de Massa veio mais um ou dois carros que disputavam posição com o brasileiro…Se não me engano um era o Schumacher…

Ora, qual o problema de facilitar a vida do brasileiro, para Massa ter mais vantagem sobre um competidor que vinha logo atrás? Qual o prejuízo de Alonso? Quem viria depois de Massa também teria de fazer mais uma parada…

Dar uma volta o mais rápido possível antes de parar nos boxes?? Pra que limitar Massa atrás de Alonso, e também fazer o brasileiro ter de se defender de ataques sobre sua posição na corrida, numa volta que deveria ser mais rápida possível antes de uma parada?

Não gosto das atitudes e da apatia do Massa até agora, mas a Ferrari é OMISSA em determinadas situações da corrida.

Dar ordem de sempre o segundo piloto não “desafiar” ou “atrapalhar” o primeiro piloto, NÃO É TRABALHO DE EQUIPE!!

Mesmo porque, no mundial de construtores, também contam os pontos do segundo piloto!

Na época de Schumacher e Barrichello, mesmo com Schumacher sempre na frente, na preferência da equipe, a equipe não esquecia de Rubens, com Ross Brawn criando opções de tática de corrida para o brasileiro chegar á frente o máximo possível.

Naquela época, mesmo tendo um segundo piloto, não esqueciam do cara e que ele também estava em disputa com outros adversários!!

Massa está mal. Apático. Mas seu engenheiro é um banana também! O cara tá lá no pit e não tem coragem de questionar com o Domenicalli (outro idiota incompetente) um jogo de equipe por parte de Alonso numa situação dessas? (Repito, o “prejuízo” de Alonso seria momentâneo e trabalharia para A EQUIPE!)

Foi tudo errado. 1. Massa aceitou a situação, quando deveria ter questionado pelo rádio sobre a estrategia que foi combinada de uma parada a mais e da necessidade de fazer uma volta mais rápida e fugir da aproximação de quem vinha na sua cola. (Na verdade, deveria ter ido pra cima do Alonso e só justificar DEPOIS de ter ultrapassado. O Alonso que se foda com seu chororô), 2. E a equipe que perdeu oportunidade de fazer um bom jogo de EQUIPE.

Se a situação fosse inversa, não tenham dúvidas que Alonso questionaria pelo rádio. Tendo de fazer uma parada a mais, vindo mais rápido e sofrendo ameaça de adversário?? ” This is ridiculous”!! É o mínimo que o espanhol diria!

A Ferrrari, depois que Alonso chegou lá “virou abóbora”. Voltou a ser o que era antes de Schumacher: Um monte de italianos atrapalhados brincando de F1 com os milhões que possuem.

Acho que os italianos ficam gagá mais cedo…

Gerson
Gerson
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Virou abóbora, não pela chegada do Alonso, mas sim porque já estava sem Jean Todt e Ross Brawn.

E quem ficou foi a anta Domenicalli.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Gerson, é exatamente o que eu venho falando desde o começo da temporada nos comentários deste blog, infelizmente ( prá mim, que sou descendente ) gestão italiana não tem feito bem à Ferrari, pelo menos nos escalões de equipe ( gestão executiva eu não questiono ). Lembra da gestão do De Cesaris? Precisou de uma intervenção do Montezemolo, demitindo-o e contratando o Todt. O francês, por sua vêz “suportou por um tempo” a dupla Alesi e Berguer, enquanto reformulava o departamento de motores, contratando Osamu Goto. Daí em diante iniciou todo o processo que culminou com cinco títulos consecutivos ao cumprir a ordem de trazer o Schumacher e bancar a vinda do Ross Brown e Rory Byrne. A Ferrari precisa novamente dessa reformulada radical na cúpula da equipe.

Fernando Duque
Fernando Duque
Reply to  Gerson
11 anos atrás

E quem disse que a FERRARI é uma equipe italiana ? Os engenheiros e projetistas são todos alemães e japoneses ! O que menos tem na fábrica da minúscula cidade de Maranello é italiano !!!

Gerson
Gerson
Reply to  Fernando Duque
11 anos atrás

Bom, o Domenicalli tá lá. O Montezemolo também. Fora os mecânicos que fazem as trapalhadas históricas na trocas de pneus…

E onde se erra mais?

Se nem em Maranello tem italiano competente, então é melhor mudar o nome da equipe, da fábrica, etc, etc…

Rogério
Rogério
11 anos atrás

O piloto que chega a F1, chega pra ganhar corridas. Se chegar pra fazer parte do time e submeter-se a chegar atrás, é um frouxo!! Tem que ser como o Senna, Piquet que chegaram e peitaram seus adversários, mostrando a que vieram.

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
11 anos atrás

A Ferrari poderia começar a testar o Valsecchi( G2) nos treinos no lugar do segundo piloto……Se é que o mesmo não esitver já em outra equipe da F1….Um “oriundi” na Ferrari (e bom piloto) é o que a Ferrari precisava

Wesley
Wesley
11 anos atrás

O fato é que em 2008, quando Massa disputou o título, o carro era melhorado pensando na sua tocada…a partir da chegada do El Fódon, com patrocínios milionários (Santander e outras cozitas mais) o projeto dos F´s 2009/10/11 etc…parece ter sido desenvolvido pensando somente na tocada do bonitão perôba das Asturias… “Massa o carro é esse, se vira, ou pede pra sair!”

Daniel
Daniel
11 anos atrás

Só falo uma coisa, se o Massa nunca pode ultrapassar ou eventualmente ter um resultado melhor que o Alonso, vai ficar sempre muito distante na pontuação final.

Nem na época Schumacher, Rubens tinha que ficar sempre atrás…

Lucas
Lucas
Reply to  Daniel
11 anos atrás

Rubens não “tinha” que ficar, Rubens simplesmente “ficava” atrás do Schumi. Assim como no caso Schumi e Rubens, o que ocorre é que existe sim uma diferença considerável de talento natural entre dois pilotos que faz uma equipe tradicionalmente desorganizada a beneficiar o mais talentoso, ela não é burra ao ponto de fazer com que um piloto que esteja correndo melhor que outro seja obrigado a ficar atrás de seu companheiro.

Leo
Leo
11 anos atrás

Se o Massa continuar a chegar a 5s – 7s do Alonso em uma corrida inteira , como fez em Shangai e Sakhir , terá feito o seu papel e talvez renove com a Ferrari. Esse Massa das últimas 2 corridas é o que (creio) a Ferrari espera dele e não o que nós (como torcedores) esperamos. Mas nós (torcedores) não pagamos o salário do Massa , então se ele não tem condição de superar o Alonso , tem que fazer o que o seu empregador espera dele e não há vergonha nenhuma nisso.

Fabio Fontoura
Fabio Fontoura
11 anos atrás

É por estas e outras que admiro este jornalista/colunista/blogueiro que atende pelo nome de Flávio Gomes (Opss… Sem acento!). Comentário lúcido, objetivo e sem patriotada.
Parabéns, Flavio!

Antonio
Antonio
11 anos atrás

Engraçado, nunca vi o Massa preocupado em desafiar o Alonso.
Pelo contrário o relacionamento deles é excelente. Eles se falam, o ambiente entre os dois é muito bom. Bem melhor que a dupla Vettel/Weber e parecido com Button/Hamilton
O Alonso quando fala em Massa é só para elogiar, Nunca o criticou.
E se perguntar para o Alonso, ele é favorável a uma renovação da Ferrari com o Massa.
Eu gostaria de ver uma troca de Rosberg por Massa mas acho difícil.

Dyego
Dyego
11 anos atrás

Concordo que o Felipe pode sim aprender um pouco mais do carro com o Alonso. O carro é horrível, mas o Massa poderia tá fazendo um pouco mais, tendo em vista o que Alonso vem fazendo (tirando leite de pedra).
Entretanto, Domenicali não tem tanta moral nem tem demonstrado tanta competência assim pra falar do Felipe. Desde que esse sujeito ingressou na Ferrari como “chefão”, a equipe não ganhou mais nada, ou melhor, perdeu um título que estava na mão em 2008 por sucessivos erros de equipe.
Na minha opnião, o Massa já está com um pé fora da Ferrari, e está fazendo por merecer isso (42 x 3 não é mole), Mas esse tal de Domenicali também deveria sair junto!
É o PIOR chefe de equipe entre as grandes da F1.
Acorda Ferrari!

Mauricio
11 anos atrás

Notei algo aparentemente irrelevante, mas eu não creio ser irrelevante.
Nem vocês do GP e nem o pessoal aqui comentou algo que foi falado durante a transmissão da Globo ( e não foi pelo Galvão).

A Ferrari não tem chefe. Ela é regulada por hábitos. Domenicalli é um Frouxo. (não foram usadas essas palavras, mas o sentido era esse).

E é mesmo. A estratégia do Felipe era melhor que a do Alonso ontem, mas por uma questão de prestigio nunca dariam a ordem para o Alonso deixar o Massa passar. Mesmo que isso signifique um numero menor de pontos para o total do campeonato de construtores. Por que quem está na frente é o piloto dito número um. Aquele que carrega a bandeira (e o dinheiro) do patrocinador principal. Massa ia tentar passar, estava indicando isso até aquela manobra doida do Alonso ir em direção a entrada dos boxes seguindo o Koba e depois voltando para o meio da pista. Aquilo foi uma intimidação. E as palavras do Briatore hoje confirmam que Massa ia tentar ir para cima. Recebeu um toco.

Antes que digam que eu sou um pacheco, digo que a situação seria a mesma, não importa qual piloto estivesse ali, atras do Alonso chorão.

O cara é tão chorão que quase teve uma crise ao ser fechado pelo Rosberg pouco antes. Nunca vi um piloto tão descontrolado. Ele gritou, quase falou um palavrão pelo rádio. Tudo bem que a manobra do alemão não foi lá algo muito bonita ou gentil, até foi perigosa, mas é uma corrida gente! Vale dinheiro! Vale posição!

E para completar, alguém aqui é tolo o bastante para acreditar que o Massa esteja realmente se importando com algo que não seja apenas melhorar a sua performance. Tem evitado a duras penas um confronto com Alonso, mas creio que vai chegar uma hora que não vai dar mais… E ai?

Resposta: Ele já está demitido.

Pena. Pior para o esporte.

A Ferrari realmente é o inferno para que se adéqua a posição de segundo piloto.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Pacheco.

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Pachecaço

Brown
Brown
11 anos atrás

Olha… sou um leitor assíduo do seu blog. E há poucas coisa que você escreve que eu não concorde.
Este seu texto, é só mais um texto lúcido, que deveria abrir uma grande luz no céu das trevas em que vivem os torcedores de pilotos brasileiros, alienados pela babaquice global.

Não é conselho pra ninguém. Mas, se o Massa fosse um cara mais esperto, ele saíria dessa de “um simples brasileirinho contra esse mundão todo”, criado pela globo, e incorporado com unhas e dentes pelo Barrichello, e tratava de esfriar a cabeça e espelhar-se no Jenson Button. Um cara que entrou como preterido na McLaren, mostrou confiança, e se aproveitou do momento conturbado de seu companheiro de equipe, e criou um escudo forte com sua regularidade e paciência. Hoje, em seu terceiro ano de McLaren, Button, tem mais vantagens à seu favor, como os inputs de seu estilo de pilotagem no carro deste ano, que Lewis Hamilton, que era considerado o primeiro piloto. Sou torcedor do Lewis, as vezes meio fanático e reconheço, Lewis está quase para tomar uma virada que ninguém jamais imaginaria.

Se Massa quiser ser forte na ferrari, ele tem que pular fora dessa pilha que estão tentando colocar nele.

fabio
fabio
Reply to  Brown
11 anos atrás

Concordo 100% com você.

Fábio Jammal
Fábio Jammal
11 anos atrás

KKKKKKKk. Você é foda. “pedir para comer na cozinha do motorhome quando o espanhol estiver almoçando” foi ótima…..

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Ops…(e nesse ano sequer teve ordem de equipe)

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Enquanto o Galvão falava um monte de bosta, observava o que mais interessava, se Massa pelo menos tentava ultrapassagem pra cima do espanhol…não vi acontecer uma única vez, Felipe parecia satisfeito com a posição atrás do espanhol.

Massa sequer forçou do lado ou fez como Alonso na ALE 2010(encostava depois tirava o pé do acelerador e voltava “grudar” no companheiro mostrando que estava mais veloz). Claro que Alonso não ia facilitar, bem ou mal ele esta em uma boa posição na tabela, só falta carro bom pra brigar pelo título(vai que a Ferrari melhora como “mágica”, cada ponto para o espanhol interessa), não é o mesmo caso do Massa que só tem 2 pontos. Na Formula 1 tudo pode acontecer, quem podia imaginar Vettel fazendo pole, vencendo com melhor volta? Bom, no bolão eu apostei nele vencendo e fazendo M.volta.

Patético Galvão dizer que Felipe fazia uma corrida muuuuito superior que o espanhol, o que manda é o campeonato e Felipe esta péssimo no mundial, muito pior que Schumacher. O alemão só tem 2 pontos porque a equipe deixou ele na mão várias vezes(AUS/CHN/BHA), na Malásia a equipe também errou na estratégia dos pneus(problema de aquecimento), mas os dois carros foram mal na corrida, Schumacher ainda salvou um pontinho.

Surreal isso, 3 das 4 corridas Schumacher foi atrapalhado pela equipe, assim fica muito fácil pro Nico bater o companheiro em 2012, assim, até minha avó bate o Schumacher.

Schummy esta fazendo a parte dele, se a equipe pisa na bola, paciência! O alemão como piloto mostrou evolução entre 2011/12, muito diferente de Massa que continua péssimo desde 2010. E se a Ferrari der mais uma chance a Felipe em 2013, pra mim vai estar mais que provado que ele só quer saber do altíssimo salário da equipe. Acredito que ele se “acomodou” na equipe em função do salário, como fazia Rubens.

E o momento é favorável a Massa, ele esta jogando “é o carro que esta ruim não eu”, mas na pista Alonso dentro do possível sempre consegue levar o carro a boas posições em treinos e corridas, coisa que Massa não consegue. Felipe esta muito pior que Rubinho na Ferrari, e eu fico espantado do Rubens dizer que aceitaria correr pela Ferrari de novo justamente ao lado do Alonso. Nada mudou por lá, o piloto que mais consegue extrair do carro e estiver melhor na tabela vai ter maior atenção. Queriam o que, que a Ferrari desse mais atenção ao pior piloto na tabela? Berger algumas vezes entre 90/91/92 era mais rápido que Senna, mas não forçava ultrapassagem pra não tirar pontos do brasileiro na luta pelo título, tinha momento que Galvão se CAGAVA todo, hilário relembrar isso no youtube!

GP da ITA 1990, corrida com duas largadas:

Primeira largada Galvão dispara:

“Senna larga bem, Prost vai ficando…VAMOS BERGER, ele assumi a segunda posição”

“Senna vai completar a primeira volta em 1º, com seu FIEL ESCUDEIRO Berger em segundo”

Segunda largada:

“Senna em primeiro e BERGER REPETE O TRABALHO, segura a 2º posição…ELES TEM COMBINADO ISSO COM MUITO CUIDADO, Senna em 1º e Berger em 2º”

Ahhhhh, então era tudo combinado Galvão, nossa minha ignorância nem imaginava…rs

Nas voltas seguntes…

“O Berger esta mostrando para o Senna que esta muito mais rápido”

“Berger outra vez muda a trajetória mostrando que tem mais carro, mas o Senna sabe que ele é AMIGO PESSOAL DELE e Berger não vai fazer nenhuma loucura”

R.Leme ainda completa a pérola:

“Berger tem corrido com muuuuito juízo nas últimas provas”

Na corrida seguinte, GP Portugal:

“Berger que vinha longe, voa na pista e com muito mais carro chega em Senna, Prost próximo de Berger também vem forte”

“O problema de Senna agora é com Berger, mas não deve haver uma pressão DESUMANA(ha ha ha), de Berger pra cima do Senna por que ele são AMIGOS, e estão se dando muito bem na equipe. Ele sabe que o Senna luta DESESPERADAMENTE pelo título com Prost”

Prost força em Berger que vai pra cima de Senna:

“TEM QUE FICAR AÍ ATRÁS BERGER, FICA NA TUA!!!”

Me ajuda aí Flávio Gomes…rs

Quando é piloto europeu ajudando brasileiro vale tudo, quando é o contrário o planeta racha ao meio, brasileiro é péssimo perdedor!

Galvão ainda foi TAXATIVO nesse GP do Bahrein, a ordem na Ferrari vem LÁ DE CIMA…Rubinho deve estar com saudade do altíssimo salário da Ferrari, essa que é a verdade. Ao lado do Alonso ia sofrer pior que nos tempos ao lado de Schumacher, pelo menos com o alemão Rubens vencia algumas corridas, coisa que não aconteceu nenhuma vez com Massa ao lado do espanhol. Schumacher ainda deixou Rubens vencer o GP do USA 02 para compensar a CAGADA da equipe na AUT(fora outras corridas que Rubens venceu e Schummy não atacou nas voltas finais chegando “grudado” na bandeirada, contei pelo menos 4 vezes entre 02 e 04).

No caso de Alonso dúvido que ele vá deixar Massa vencer um GP para compensar o que aconteceu no GP da ALE 2010.

Schumacher-Brawn-Byrne-Todt fizeram uma revolução na Ferrari a partir de 1996, Schumacher por direito sempre seria o número um, Rubinho entrou na equipe no lugar de Irvine, sua função era apenas somar pontos para o mundial de construtores. Schumacher formou um time pra ele desde 1996, Rubinho querer dividir a forças na equipe foi uma grande piada…

Caso de Massa é mais complicado, ele estava indo bem até o acidente na Hungria, quando Alonso chegou Massa não era mais o mesmo piloto, durante o campeonato Alonso disparou na tabela, houve o caso da GP da ALE, mas a equipe estava certa, Alonso na última corrida disputava o título. Em 2011 Massa fez uma temporada horrível(e nesse não sequer teve ordem de equipe). Em 2012 Massa não consegue melhorar, Alonso ao contrário de Schumacher..chegou e “tomou” a equipe pra ele, mas fez isso porque sempre foi mais piloto que Massa.

Piquet em 87, Prost em 89 e Alonso em 07 também criticaram a equipe por favorecer o companheiro, todos tiveram ATITUDE e sairam da equipe. Rubinho preferiu ficar 6 anos na Ferrari, não foi campeão, mas atingiu seu objetivo na equipe…ficou MUITO RICO.

Massa esta indo pelo mesmo caminho…

Alex
Alex
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

É Marcelo, nem adianta discutir. Galvão Bueno e a globo continuarão a fazer o que sempre fizeram: DESINFORMAR para criar a eterna ilusão do santo gra..ops, do “novo senna”….
o “patriota” Galvão Bueno (que mora em Mônaco) já transformou o conveniente hábito de torcer, ao invés de narrar, em um tique nervoso. Quando um piloto brasileiro erra e/ou vai mal, as palavras são CUIDADOSAMENTE escolhidas sempre para eximi-los de qualquer responsabilidade. Se não for brasileiro, é criticado impiedosamente, esculachado e ironizado.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

O Galvão Bueno é tão falhado mentalmente que a corrida de alguém que chega em 10º passa a ser melhor da que de um cara que chegou em 7º.

“Ah, mas o Massa largou em 14º”… ah é? E foi culpa de quem? O companheiro dele largou em 9 sem fazer volta no Q3. Que eu saiba, a corrida começa nos treinos da sexta, quando se começa a acertar o setup.

O pior é que não dá para simplesmente dar um MUTE

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Completando, não se pode dar um MUTE porque fica sem o som ambiente dos carros.

Alex
Alex
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Eu costumo tirar o áudio da tv e ligar o rádio. É muito melhor.

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Grana Marcelo!!, Grana.. correm por grana!!..

E se por acaso.. estiverem no instante certo.. na equipe certa.. e isso propiciar bons rendimentos aí irão pleitear poles.. ou uma corridas.. ou um campeonatos mundiais.

O Massa por exemplo conseguiu na ferrari em 7 anos 15 poles e 13 vitórias.

O Alonso que está a 2 anos amealhou 7 vitórias, e duas poles pela ferrari totalizando na carreira ..

O Rubens amealhou na ferrari 8 vitórias e 11 Poles.

Logo matematicamente falando, os 3 pilotos estão na média cada qual com os numero de anos que pilotaram pela rossa..

Logo quem é o melhor entre os 3 na média, não revela a realidade, justamente por causa do regulamente primeiro e segundão..

Então na síntese o papo é grana, assista a entrevista que nosso glorioso Marcelo TAS do CQC, na época cabeludo, entrevistando o Piquet, pergunta..

Nelson atras do que os pilotos correm hoje?..

Piquet responde.. “Atras da grana meu amigo!”

http://www.youtube.com/watch?v=Tm4-2PoIHpk

Logo.. Rubinho e Massa fizeram o que tinham que fazer.. se viraram segundões então que sejam segundões milionários.

É o mínimo que se deve amealhar, para aguentar tanta gente espinafrando os caras, como se fosse possivel compará-los aos ex pilotos que sequer obtiveram marcas assim.. e que são famosos hoje.. o legendário Gilles ¨vitórias e 2 poles foi um deles um cara que hoje é cultuado no mundo inteiro – http://www.f1-grandprixhistory.net/Villeneuve.html

Logo pensando por indices, pondero e respondo

Se eu estivesse em situação igual a Rubens e Massa, faria o mesmo.

Dinheiro é dinheiro, não leva desaforo para casa..

Grana! como disse meu idolo Piquet..

valeuuuu.

Diego
Diego
11 anos atrás

Na realidade, pelo que eu sempre vejo na expressão do Felipe, ele não se importa muito com o tratamento da equipe, na verdade, ele só se importou uma vez e nessa certa vez foi compreensível, pois não há dúvidas de que aquilo foi uma rasteira que a equipe lhe deu e que o desestabilizou psicologicamente. A verdade é que Felipe não tem sido um piloto ruim, é o Alonso que está no ápice de sua forma (muito superior à do tempo em que foi campeão) enquanto Massa luta pra restabelecer a que já teve um dia. Quanto a dizer que um piloto é melhor que o outro é algo que se analisarmos é algo muito relativo pois depende de sua forma, seu estado psicológico e do domínio do carro e os carros da Ferrari são feitos pensando no seu estilo de pilotagem, por isso ele tem maior facilidade de tirar tudo e mais um pouco do bólido enquanto Massa tem que penar pra entender o carro e depois tentar fazer algo. Se analisarmos de forma mais geral veremos que Webber não se adaptou ao carro do ano passado mas vem se adaptando bem ao desse ano, bem como se adaptou ao do ano retrasado e brigou pelo título até o fim, e na McLaren, onde Hamilton tira o máximo de velocidade do carro, mas Button tira o máximo do rendimento. Acredito que Massa pode dar a volta por cima, e não será preciso desafiar Alonso, mas andar na sua cola, pois assim o pressionará, e mesmo que não recupere terreno na Ferrari, ele encontrará lugar em boas equipes com companheiros que não exerçam tanto poder dentro de uma equipe.

Diego
Diego
Reply to  Diego
11 anos atrás

Adendo 1: Felipe chegou a estar mais rápido que Alonso no 2º stint, mas como sabemos, Alonso não costuma vender barato suas posições e a equipe jamais diria “Felipe is faster than you” se bem que na minha opinião foi um erro pois de qualquer jeito Alonso terminaria na sua frente, já que sua tática era de duas paradas e Massa ainda iria ao seu terceiro pit stop e isso o impediu de ganhar décimos e voltar dos boxes à frente do Hamilton.
Adendo 2: Massa não conseguiu chegar a ser brilhante, mas foi muito competente. É esse o segredo pra ele se reerguer, é ser competente, tentando tirar o máximo do carro, mas sem forçar demais, como ele vinha tentando forçar antes. Assim ele conseguirá levar o carro até onde ele pode ir, e levando o carro até onde o carro pode ir, a equipe verá que ele fez seu trabalho, os torcedores verão que ele fez seu trabalho e até a imprensa italiana verá que ele fez seu trabalho, vão parar de alfinetá-lo e ele vai ganhar confiança até pegar novamente a mão de fazer corridas brilhantes.

Jr.
Jr.
11 anos atrás

A coisa começou a feder naquele GP da China (se não me engano) de 2010, quando o choronso passou o massa na entrada dos boxes. Aí eu vi que o massa ia ser submisso pro choronso a vida inteira.

Eu acho que o choronso é bom, mas todo mundo que fica vangloriando ele a vida inteira, se esquece do GP de Abu Dhabi de 2010, onde ele ficou o tempo todo atrás do Petrov, com uma Ferrada muito, mas muito melhor que a Renault. Se ele é tãaaaaao bom assim, porque não passou logo o russo e comemorou o titulo? O problema do choronso é que ele parece aqueles meninões criados pela avó, mimados, tendo tudo o que quer, porque ela dá, e se achando o último ovo que o urubu botou. Tanto que ficou reclamando do Petrov no final da corrida, que não tinha nada com isso. Afinal ele tava na dele, defendendo sua posição e cagando e andando pro choronso ser campeão ou não. Queria ver se ele fazia essa patacoada com um Senna, um Piquet, pra ver. Acho até que já teria perdido uns dentes, no mínimo.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Jr.
11 anos atrás

Quanto mimimi… acho que o “Choronso” andou pondo uma galhada na sua cabeça, só pode.

Jr.
Jr.
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Se ele pôs uma galhada na minha cabeça, ele pôs outra coisa bem pior em você, que gamou né, pois o defende tanto… Se tirarem uma foto do choronso na praia, já sei onde você vai aparecer grudado…

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
11 anos atrás

Acho que é muita polêmica pra muito pouco. Duvido que o Felipe, hoje em dia, quer desafiar o Alonso. Acho que ele tá preocupado em encontrar a velocidade que ele tinha e não tem mais (pra quem duvida veja os tempos que ele obtia quando companheiro do Schumacher e do Kimi). Não o considero ruim, pois entendo um pouco de carros e de pilotos e ele perdeu sim velocidade e me nego a falar o motivo, pois estou cansado de polemizar esse assunto. Acho que o Felipe tem que rezar pra terminar essa temporada e, pelo menos, de uma maneira digna, arrumar outra equipe. Nada mais.

Ramon Velasques
Ramon Velasques
11 anos atrás

Parabéns pelo texto Flavio!

Até agora a melhor opinião que achei para entender a situação do Massa na F1, sem as teorias de conspiração da Globo e afins. Domenicali foi sensato, como chefe de equipe, e até para leigos é visível que Alonso é melhor que Massa, e que ganhou a confiança de toda a equipe, que sofre para acertar a mão no carro. E não é nenhum Perez ou Rosberg que vai chegar abalando na Ferrari não, nessa draga ambulante que eles projetaram. Massa precisa provar que é piloto a nível F1, torço para ele, tomara que ache uma equipe digna no próximo ano e siga em frente.

andré frej
andré frej
11 anos atrás

Eu comentei ontem sobre isso. Foi irritante realmente, levando em conta, principalmente, a diferença na pontuação (43×2) que mudaria para 42×3.
Em relação aos elogios ao Felipe Macarronada pelo desempenho melhor no GP do Bahrein não li nenhum comentário sobre o período em que o mesmo não alcança lugar no pódio.
Pífio.

Enko
Enko
11 anos atrás

até o reginaldo fez coro, para que a ordem de ultrapassagem fosse dada, o,que voce escreveu, (e muiito bem), só vem de encontro ao que eu sempre digo aos derrotistas que falam que o barrica entregava as corridas para o alemão, (o mesmo que já aconteceu com omassa), segundo piloto é segundo piloto, e ordens foram feitas para serem cumpridas. nas corridas, nos negócios, na vida, na natureza, só os melhores se sobressaem; o máximo que o outro consegue é se sobressair em segundo plano.
a lotus perdeu o campeonato para a tyrrel devido a teimosia de chapman em favor de ronie peterson.

Luciano
Luciano
11 anos atrás

Muito lúcido o que o Domenicali falou e ele poderia ser mais lúcido se pedisse o chapéu, pois ele é o pior chefe de equipe, uma porcaria com aquela cara de leso, bem… a Ferrari é nojenta e ela merece um abestado desses…

Elizandro
Elizandro
Reply to  Luciano
11 anos atrás

Mas heim??? NOJENTA???

Putz, essa foi forte, equipe nojenta???? O que será que isto significa?

Ferrari é mito, só isso, em 2008 era a equipe mais maravilhosa do planeta, mas é só um brasileirinho ser COMIDO por outro piloto melhor que as coisas ficam “nojentas”.

Eu realmente torço a anos para que não haja mais brasileiros na Ferrari, isso há de acontecer ano que vem, Alonso e Perez e o fim da pachecada, vai ser um ótimo ano.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Elizandro
11 anos atrás

Assino embaixo, sem nenhum brasileirinho oprimido na Ferrari esses pachecos que vão chafurdar no MMA ou outro “esporte”.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
Reply to  Elizandro
11 anos atrás

O carros da Ferrari ( Os esportivos…) é que podem ser considerados mito, A equipe é nojenta e mesquinha e Dementecalli é um Zé Ruela, querendo se agarrar a qualquer desculpa para salvar seu emprego.O Massa depois de sovado e sofrer um processo de fritura, virou pastel….A Mclaren é que dexa o bicho pegar entre os pilotos ( A muito tempo), somente se encarregando de dar um carro decente e infinitamente superior ao jumentinho rampante….simples assim….

Renato Powell
Reply to  RENE FERNANDES
11 anos atrás

“O carros da Ferrari ( Os esportivos…) é que podem ser considerados mito, A equipe é nojenta e mesquinha e Dementecalli é um Zé Ruela, querendo se agarrar a qualquer desculpa para salvar seu emprego”

Concordo 100%, mas os brasileiros que passaram pela Ferrari também foram Zé Ruelas de aceitarem tudo passivamente.

Piada é ver esses torcedores da Ferrari F-1 chamando todo mundo de pacheco. Não tem nada pior que uma palavra virar modismo.

Os caras se acham os maiores conhecedores de carros e corridas que existem, solto gargalhadas com a fanfarronice dessa gente.

Renato Powell
Reply to  Renato Powell
11 anos atrás

E só pra deixar claro. A ferrari de rua pode até ser mito, mas prefiro o Lamborghini que também peitou esses fanfarrões.

Sem falar que qualquer modelo Lamborghini atualmente deixa “O mito” Ferrari vendo poeira.

Ferruccio Floydeu a Ferrari

Jr.
Jr.
Reply to  Renato Powell
11 anos atrás

Onde é que eu assino???

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
Reply to  Renato Powell
11 anos atrás

É verdade meu caro, os pilotos brasileiros que passaram pela Ferrari pensam que ter aquilo roxo é problema circulatório ou cueca apertada…..( E o Bugatti Veyron??)

ms
ms
11 anos atrás

Cá entre nós….um chefe de equipe …….declarar à grande imprensa……que um piloto de sua equipe(que já é veterano)…… tem mais é que aprender com o outro piloto da equipe……é pro massa pegar o boné….. e se mandar da ferrari….pq essa…..é aquele tipo de situação…….que não dá pra aceitar EM HIPÓTESE NENHUMA…….e se aceitar…….acabou de vez a reputação do cabra……

Romero
Romero
Reply to  ms
11 anos atrás

eu concordo com isso. Só tem uma coisa: as doletas no bolso desse cabra. Quanto será que ele ganha???

ms
ms
Reply to  Romero
11 anos atrás

Dignidade e amor próprio….são coisas que não tem preço….

José Rubens Cardoso
José Rubens Cardoso
Reply to  ms
11 anos atrás

E ele tem reputação?

Henrique Bierrenbach
Henrique Bierrenbach
11 anos atrás

A verdade é que o cenário de 2008 era diferente em muitos aspectos, como Ferrari melhor equipe, Rai em baixa e desanimado, e Massa em seu auge mental profissional, depois da Mola, do casório, do filho, do Alonso , Massa passa do céu ao real inferno , onde nos parece apenas medíocre como piloto. A Ferrari rescindiu contrato de Rai e custou caríssimo, está apanhando no desenvolvimento deste e gastando os tubos, e na real , não dá para rescindir o do Massita. Se não dá o melhor a fazer é apoiá-lo para colher o máximo de resultados, pois o inverso só piora o contexto. Perceberão , algo que até o Massa já sabe. 2013 ele está fora, e a cada corrida imagino eu as posturas vão se modificando conforme o tempo passa. Massa vai largando se empenho extra de lado e a Ferari cada vez menos passa a apoiá-lo.Percebam a diferença de postura de Domenicalli da primeira prova para esta prova. Ele já está a criticar Massa também mesmo que de forma meio velada..
Vai para Mercedes Massa, é a equipe que deve ganhar em 2013 ou 14!
Falei!!!

Anderson
Anderson
Reply to  Henrique Bierrenbach
11 anos atrás

Quem vai querer o Massa? Não tem dinheiro para levar para nenhuma equipe, um piloto desmotivado, ultrapassado e que não ultrapassa… no máximo uma Caterham. Mercedes já tem um piloto talentoso e outro fora de série. Lastro ninguém quer…

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
11 anos atrás

Quase atirei minha TV pela janela já no sábado, quando o Galvão desenterrou aquela besteira de que o Massa não ganhou o mundial de 2008 por culpa da Ferrari.
Ah tá…quando ele GANHAVA era por mérito dele, quando PERDIA era por culpa da Ferrari…
O Massa está encarando a possível demissão com mais serenidade que o Galvão.

Elizandro
Elizandro
Reply to  Felipe Fugazi
11 anos atrás

Não joguei a minha fora porque custou um olho para comprá-la, queria vender meu rim, mas um já tinha vendido para comprar o home teather e viver de hemodiálise não é fácil, então…. foi-se o olho direito.

Eu adoro corridas na madrugada porque posso acordar mais tarde e assistir a corrida pelo SporTV a reprise, que não é lá estas coisas também, mas são atos como estes do Galvão e Cia ltda que me irritam profundamente, não deveria, isto deveria ser apenas diversão, mas é incrível como um ser destes consegue irritar uma massa enorme de pessoas.

O que ele não percebe, é que com atitudes de merda dessas é que isto afasta a maior parte do público deles, a audiência cai, porque 90% dos incautos que assiste a F1 são ignorantes no assunto.

Uma lástima. Viva-se assim mesmo. Para quem mora em São Paulo sugiro dar um MUTE na tv e colocar o audio da corrida pela rádio, ou bandeirantes ou Estadão ESPN, muito melhor as transmissões e comentários.

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
11 anos atrás

Realmente, o Galvão Bueno protestou pela NÃO ORDEM da Ferrari em deixar o Massa passar, talvez porque, em sua mente (do Galvão) o justo seria retribuir a ordem que o Massa recebera no famoso “faster than you”.
.
Gostaria de atentar para todos os colegas algo que talvez esteja passando despercebido do torcedor de uma forma geral, especialmente os que acreditam que o Massa deveria ser piloto 1-B caso tivesse semelhante performance que o Fernando Alonso.
Não tem. E Alonso, gostem dele ou não, é do nível de um Senna, Schumacher, Jim Clark, Jackie Stewart. Ele é (apenas) bicampeão por circunstâncias alheias à sua capacidade, como, por exemplo, essa betoneira da Ferrari, pois deveria estar no rol dos tricampeões ou algo mais.
.
Em tempo: O que está “passando batido” em nossas discussões é que o Fernando Alonso COSTUROU um verdadeiro contrato com “C” maiúsculo com a Ferrari enquanto estava guiando pela Renault com o Flavio Briatore, indo diversas vezes à Itália (ninguém mais lembra-se desses comentários durante as transmissões anos atrás?), pousando em hotéis próximo a Maranello, conversando na esperança de uma negociação concreta, apresentando seus patrocinadores (algo que o Felipe Massa não tem e nem correu atrás quando dividia a equipe com o Kimi Raikkonen), conhecendo a fábrica, provavelmente junto de seu assessor, e sonhando em guiar pela Ferrari, declarando abertamente isso no paddock da Formula-1.
.
Que equipe não gostaria de ter um Fernando Alonso como piloto?
Quem não gostaria de receber um gordo patrocínio para o desenvolvimento dos carros?
.
Agora eu pergunto: onde estava a assessoria dos Massa?
Não conheço a assessoria do Felipe Massa, mas não havia em 2008 ou 2009 nenhum ‘santo assessor’ com anos de bagagem em automobilismo para alertar o Felipe Massa: “Olha Felipe, os rumores são de que o Fernando Alonso está para entrar no time, aquela Ferrari que antes trabalhava para você e esperava resultados seus em 2010 não existirá mais. Um bicampeão mais dedicado que Raikkonen está para desembarcar em Maranello. Você pretende continuar sendo piloto Ferrari ou aproveitar que está em alta e ir para outra equipe, se não de ponta também, mas próxima disso?
Não acho que a McLaren iria recusar o Massa para 2010 ao lado de Hamilton, como não recusou Button. A política da McLaren é de dois bons pilotos.
.
Em vista disso tudo, se ele for para uma equipe média da F-1 em 2013, creiam-me: será um lucro danado para ele…

Enko
Enko
Reply to  MAL-HUMORADO
11 anos atrás

assino embaixo.

Romero
Romero
Reply to  MAL-HUMORADO
11 anos atrás

Eu concordo. Acho apenas que o Massa já sentiu a paulada antes do Alonso sentar na Ferrari. Tenho certeza que quando soube do novo companheiro pensou: vou me lascar. Afinal se tirarmos 5 melhores pilotos da F1 o Massa não estará entre eles. E falo isso com o Alonso na Renault, pois ele tirava o máximo daquele carro. E sem maracutaias como a do Jr.

Elizandro
Elizandro
Reply to  MAL-HUMORADO
11 anos atrás

Perfeito, só tem um detalhe.

Se alguém dissesse isso para o Massa em 2009, primeiro ele não entenderia porque estava grogue por causa da molada nas venta… segundo, ele se achava melhor que todos ali, já que superará o Raikkonen desmotivado e quase ganhou do Hamilton.

Só não se ateve ao detalhe que em 2008 ele teve o melhor carro disparado e como é cagado de urubu, teve tanto azar em Valência e Hungria que perdeu, sem mencionar as duas primeiras corridas da temporada que não pontuou por falhas próprias.

O Massa se acha o ó do borogodó… mas não é. Vai ter que disputar para ver se é melhor que o Koba ano que vem.

A verdade
A verdade
Reply to  Elizandro
11 anos atrás

Elizandro, você ainda se esqueceu de mencionar o desempenho hilariante de Massa no GP de Silverstone de 2008, em que ele não pontuou: rodou 5 vezes na pista molhada! Massa tem alergia a chuva, mas também roda sozinho no seco, como na Malásia e na Austrália naquele mesmo ano, não pontuando também. É hilário quando dizem que perdeu o campeonato por apenas “um ponto”. E ainda foi beneficiado com uma vitória que “herdou” no GP da Bélgica em SPA, quando tiraram no tapetão um primeiro lugar legítimo conquistado por Hamilton na pista.

André
André
11 anos atrás

Manda Alonso dar ordens à Hamilton, Vettel, Kimi, Kobayashi..pilotos rápidos!

Ulisses
Ulisses
Reply to  André
11 anos atrás

Ele sempre tenta, quando não consegue, sai da equipe fazendo “birrinha” …. kkkkkkkkkk
Alonso é um grande piloto, mas também é um grande malandro (envolvido nos três maiores escândalos da categoria)!
Pode ganhar dez vezes o mundial, jamais estará ao lado de Fangio, Emerson, Stewart, Senna, Piquet, Alberto Ascari, Jack Brabhan, Nick Lauda, para citar somente alguns … ele não tem essa “grandeza”!

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Não vai estar ao lado deles no julgamento oriundo da cabeça cheia de matéria fecal de um verdadeiro Pacheco.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Opa!
O fã do Alonso ficou bravo!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Renato Powell
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Não sei o que é pior, o Alonso ou esses torcedores chiliquentos e fanfarrões que defendem ele de tudo e de todos.

Fanfarrões se identificam. Por isso um defende o outro. (Freud explica).

Alonso é um mimadinho. Comparar esse cara com Campeões Mundiais é uma afronta.

Petrov manda lembranças.

Daqui a pouco chega uma pensionista do Alonso pra defendê-lo.

A verdade
A verdade
Reply to  Renato Powell
11 anos atrás

Di Grassi também manda lembranças para Alonso. No GP de Mônaco, no mesmo ano de 2010, disputando posição porque vinha lá de trás (depois de destruir um carro nos treinos e de uma troca precoce de pneus na corrida para tentar escalar o pelotão) Alonso levou por muitas voltas uma sova de Di Grassi e só passou porque a Manor da nanica Virgin era horas por volta mais lento que a Ferrari. Ambos disputavam posição e Alonso teve vários de seus hilariantes e habituais chiliques, atrás de Di Grassi.

Jr.
Jr.
Reply to  A verdade
11 anos atrás

Boa, é isso mesmo…

Rafael Chinini
Rafael Chinini
11 anos atrás

só acho fogo que a Ferrari faz isso muito a ferro e fogo!

mas, seu comentário foi perfeito

ivan
ivan
11 anos atrás

Pilotos rápidos e ambiciosos têm o dever de desafiar o primeiro piloto da equipe em que estão, e depois aguentarem as conseqüências. Mas para isso é preciso fazer o carro andar, porque do contrário não adiantará suplicar tratamento isonômico. O fato é o Alonso fazer pontuação para a Ferrari mesmo com o carro ruim, e isso é importante para a Ferrari. E o Massa não fazer pontuação, e isso é ruim para a Ferrari. Preferência pode explicar uma ou duas situações, mas não a campanha do Massa nesse campeonato, tão sem resultados que espanta.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
11 anos atrás

É, realmente o GB disse isso na transmissão ontem. Eu me rachei de rir. Se o Massa quiser uma vida mais pacata na F1, arrume um assento na Force India ou volte pra Sauber e mostre do que é capaz. Mas muito me parece que ele tá se danando para a crítica. E isso é ótimo.

yuk
yuk
11 anos atrás

Vamos lá pessoal resumir tudo isso.
Não gosto muito do Alonso… acho o cara meio arrogante etc…, mas temos que admitir que ele é sem sombra de dúvidas o melhor piloto da atualidade. Falei !!!

Ron
Ron
11 anos atrás

A turma da Globo falou que Alonso, sob ordens dos boxes, deveria deixar que Massa o passasse, do mesmo modo que ocorreu no GP da China (quando o espanhol ultrapassou o brasileiro e deu-se como justificativa a diferença na estratégia de pneus dos dois). Será que a justificativa na China foi mesmo pneu ou terá sido outro “Fernando is faster than you” e ninguém ouviu?
Observações:
– se é alardeado que à Ferrari interessa o resultado conjunto da equipe, não tem nada de errado em se imaginar que, estando o segundo piloto com uma estratégia melhor, o primeiro deveria deixá-lo passar pelo “bem” da equipe;
– o que ocorre na Ferrari, já de algum tempo para cá, é que o resultado do primeiro piloto é o mais almejado (Ué?! E a equipe? Contradição no discurso? Patrocínio?). Traduzindo: o segundo só tem vez quando o primeiro estiver cumprindo tabela ou precisar de ajuda. Atualmente, o “preferido” é Alonso porque, além de outras razões, tem mais pontos do que Massa no campeonato e capacidade de obter resultados “inesperados”;
– o que se viu é que o Massa encostou no Alonso, mas não fez nem menção de passar, ficou ali comboiando. Terá pedido pelo rádio? Não quis passar (para poupar os pneus até o fim e evitar outra troca depois?) ou não podia passar (?);
– da parte do Alonso, deve ter ficado olhando Massa pelo espelho, talvez reclamado pelo rádio e fez alguma coisa para escapar da zona do DRS, como aquela perseguição à Sauber na entrada dos boxes. Ficou nítido que o Alonso não estava muito a fim de receber e, mais ainda, concordar com um “Felipe is faster than you.” mesmo sem abrir vantagem em um momento inicial da “disputa” (conseguiu depois);
– como assim o Massa não poder desafiar o Alonso? Ué, então ninguém mais vai querer correr pela Ferrari enquanto o espanhol estiver ali. Ora, suponha um novato dos bons (vamos dizer, outro Hamilton) que chegue na equipe e tem que se sujeitar a ficar atrás? Só se esse novato não tiver alguém de peso patrocinando. Imagina o Perez chegando na Ferrari, queria ver o Domenicalli justificando isso ao Carlos Slim. Ou ao contrário, dizer ao Alonso para não incomodar o Perez;
– a verdade é que essa estória dos boxes controlarem mais do que a própria permanência individual dos carros na pista está tirando o encanto da coisa. Por mais que a equipe possa controlar o desempenho dos dois carros e preferir um para o campeonato de pilotos, basta acontecer alguma coisa com o “queridinho” (acidente, suspensão de corridas, anulação de resultados etc.) para que ambos saiam prejudicados: o “preferido” porque, diferente de seus concorrentes de outras equipes, não pontuará por algum tempo e o “segundo”, porque foi sabotado nos resultados pela própria equipe em decorrência da prioridade dada ao outro. O mundo ideal das corridas deveria ser “cada um por si”.

O Massa, se ainda quer ter esperança de ganhar alguma coisa, deveria sair dali. A não ser que ele esteja, por algum motivo, esperando o Alonso sair primeiro ou que a versão B da Ferrari se torne, por milagre, o melhor carro e ele decida encarar o espanhol (eu falei milagre, hein).

Max Mosley
Max Mosley
Reply to  Ron
11 anos atrás

Ditto

Obrigado por me poupar o trabalho de escrever a respeito deste episódio.

Só acrescento que, em suma, o raciocínio inicial do Galvão foi correto. Seu deslize foi não confrontá-lo com a realidade e o resultado final, de maneira prática, se mostrou absurdo.

Sobre o Massa e a ferralha, acredito que o incômodo para os torcedores brasileiros (me recuso a utilizar o termo pacheco pela seu tom pejorativo e equivocado) é a soma de fatos que vão desde sua incompetência natural até a inexistência escancarada de meritocracia na equipe. Não há problema algum em perder para alguém melhor. O problema é não poder ganhar de qualquer maneira. A essência da ferralha é nefasta. E a do Massa, é frouxa.

Romero
Romero
Reply to  Max Mosley
11 anos atrás

Do ponto de vista jornalístico o comentário foi correto, concordo com vc. No fundo, não valia a pena o Massa passar e depois abrir no final da corrida para o primeiro piloto marcar pontinhos a mais. A Ferrari não é fácil e o Massa tá numa fase que não ajuda muito. O Perez que se cuide: se não for do mesmo nível de Alonso, o que eu acho que não é, será segundo do espanhol e vai queimar a carreira.

Aldo
Aldo
Reply to  Max Mosley
11 anos atrás

Prefeito comentário

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

Ridículo! Massa nao eh aprendiz, eh um vice-campeão do mundo, e com muita moral. Pedir a um piloto experiente como Felipe a nao “tentar desafiar”?! O que eh isso? Massa devia eh mandar Domenicalli plantar batatas (isso porque nao quero escrever palavrão em seu blog…)

Francisco Libânio
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

Ele é um vice campeão mundial. O seu colega é bicampeão mundial. Tem que aprender. E muito!

José Brabham
José Brabham
Reply to  Francisco Libânio
11 anos atrás

Bicampeão em circunstancias, hum, suspeitas? Aprender todo mundo aprende, todos os dias. Ridículo eh alguém fazer uma declaração destas como Domenicalli fez. Ridículo!

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

Eis o tipo de pessoa capaz de dizer também (dentre outras lorotas pachequistas) que o Schumacher é hepta em circunstâncias suspeitas também…ah, faça-me o favor…
O Alonso é muito superior ao Massa. É, foi e certamente SEMPRE será.
Nda é mais verdadeiro do que a célebre frase: “Ok…so…Fernando…is faster…than…you.”
Aceite a realidade !

Romero
Romero
Reply to  Danilo Candido
11 anos atrás

Apoiado. Na maioria das vezes a diferença em classificação fica em 0,5 segundo, o que na F1 é respeitável. Em corrida não precisa comparar né gente? O espanhol é dos grandes.

Anderson
Anderson
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

Massa é um vice-campeão do mundo em circunstâncias eu diria… de sorte? Sorte que ele teve um bom carro para guiar. Cometeu erros e erros na temporada de 2008, além de ter sido beneficiado em Spa e covarde na Itália e culpam a mangueira de Cingapura e a derrapada do Glock no Brasil. Ele simplesmente não tem estrela e foi engolido por quase todos seus companheiros (exceto pelo desmotivado e bêbado, mas excelente Raikkonen e pelo velho e ultrapassado Villeneuve). Se um dia aprendeu alguma coisa na F1, deve ter desaprendido nas últimas temporadas…

Agora, justifique as circunstâncias suspeitas do bicampeão Alonso, duas vezes em cima do Schumacher e do Raikkonen (coisa para poucos). Provavelmente você deve pensando na batida do Piquet Jr.

Enko
Enko
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

mas onde se viu desafio?
em que momento o massa desafiou o alonso?
é cada uma.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Enko
11 anos atrás

Caro Enko, a Ferrari não deixa o Massa chegar perto do Alonso …

Enko
Enko
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

caro Ulisses, a ferrari não deixa ou ele não se esforça?
como já comentei o massa dá100% de si, só que o choronso dá 130%, taí a diferença
não gosto do,alonso, mas me curvo diante a sua superioridade em relação ao felipe, a equipe não faz dois carros diferentes, mas sim, os pilotos fazem a diferença.

Uisses
Uisses
Reply to  Enko
11 anos atrás

Não sou eu que acho, o próprio
Domenicali declarou:
Felipe Massa “Precisa aprender com Alonso, não desafiá-lo”.
Nada mais divertido na F1 do que ver um piloto “inferior” cutucar um campeão.
O chefe da equipe “do Massa” proibiu isso. Foi ele, não eu.

Leonardo Cavalcante
Leonardo Cavalcante
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

Título suspeito foi o do Senna, Schumacher, Prost… com atitudes que afrontam o esporte… E outras, todos estes com carros vencedores.. Alonso foi bi-campeão com um grande carro, mas do nível que talvez tenha a Lotus hoje…

Se a Ferrari tem alguma chance, que aposte no Alonso, e se possível, contratem um piloto paudurecente! Esse massa não tem o menor tesão pelo que faz… parece um vovô tocando um brasília 77

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Leonardo Cavalcante
11 anos atrás

Esses caras que falam que os 7 títulos do MS e os 2 do Alonso foram suspeitos são os mesmos que consideram histórico o título do Senna em 1990, onde ele ignorou o freio e jogou a Ferrari do Prost para fora na R1 a 200 km/h.

São apenas idiotas, enfim.

Enko
Enko
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

o que o prost fez um ano antes não vale nada?
povinho, de memória curta.
agora temos no blog:
viuvas do sena
amantes do alemão
pensionistas do alonso

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Nossa já estou cansando de postar exatamente a mesma coisa.. rsrsr

Caro Amigo batiquebra.

O problema que no caso do Senna e Prost, e isso vc também sabe com certeza, foi um toma lá da cá.. fez lá faço cá e agora estamos quites etc e tal tal simples assim rsrsr

Motivos o Senna tinha, Mas não tinha só o Prost, tinha o Ballestre que era presidente da Fia na época, dirigente frances que usou de sua força politica para tirar o titulo do senna que voltou para a corrida e a venceu.. alegando que o senna cortou caminho após o acidente, logo ele aceitou o acidente como uma cidente de corrida, e tirou seu campeonato dando para prost “seu pupilo” por cortar caminho. vai entender rsrs

Prost no Senna – http://www.youtube.com/watch?v=gSu5od-6YA4

E então quase que por mágica o ano seguinte o campeonato seguiu com os dois disputando a liderança cabeça a cabeça, e na ultima prova.. rolou o revide

Senna no Prost – http://www.youtube.com/watch?v=SvSgJDIsRnc

Simples assim.. rsrs

Schumacher Hill

Mas no caso de Schumacher não haviam motivos para revide algum em relação ao Hill..
Simplesmente o Michael errou uma tomada de curva bateu na guard rail.. viu que ia perder o campeonato ali.. e então voltou com o carro todo esculhambado para a pista e deu uma jeito de tirar o idiota do Hill “que devia ter reduzido e esperado a alemão encostar”

http://www.youtube.com/watch?v=f-Mw_NQuIrQ e Schummi levou o titulo em 1994..

Aliás o Titulo de 1994 que seria do Senna se não tivesse morrido em ímola, afinal o Senna estava mantendo o Michael mais ou menos no controle no inicio do campeonato, enquanto o Willians esquife dele ainda estava ruim.. e o Hill nas 3 primeiras corridas tomava facil 1 volta do Schumacher quando acabava a corrida.. Logo se o Hill “que tomava uma volta” chegou no final daquele mesmo campeonato em igualdade com o Schumacher.. então se o senna não tivesse morrido teria sido o campeão disparado.. certamente. Fatalidades da vida não é mesmo?

Schumacher . Villeneuve

E o mesmo fez com o Villeneuve Jr fechou para bater, também não tinha motivo nenhum para um revide,em relação ao “Villa”

http://www.youtube.com/watch?v=mgEylOFcAqk

Minha opinião claro..

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Burn Baby Burn..
11 anos atrás

Em tempo.. me lembrei de um fato relevante com o mot deste infeliz post.

Em 1998 Gp de Spa o Schumacher vencendo na chuva uma prova difícil, e quando foi ultrapassar o retardatário David Couthard.

A besta do Couthard “não sei se de propósito ou por receio encostou o bólido na direita da pista e diminuiu um pouco o ritmo, fazendo com que Michael naquele spray todo não percebesse a redução. Michael ateu na traseira do david perdeu uma roda e a corrida.

O alemão ficou macho!! putésimo. Saiu do carro nos boxes e foi aos trancos para os boxes da McLaren para bater no David.. Comico assistir isso depois dos episódios de (94 “Hill” e 97 “Villeneuve”

http://www.youtube.com/watch?v=kLGqedydP74

Logo.. pondero duas máximas do jargão popular.

1- Faça o que eu digo não faça o que eu faço

2- Pimenta no cu dos outros é refresco

Vou dormir.. perdi tempo demais com este batiquebra hoje rsrrs

Jr.
Jr.
Reply to  Burn Baby Burn..
11 anos atrás

kkkkk…………
Caro baby burn baby…
Estes pachecos ao contrário seriam cômicos, se não fossem desonestos… a memória deles é extremamente seletiva, pode ver que sempre ao citar o caso Senna-Prost em 1990, eles simplesmente “esquecem” o que ocorreu em 89. Por que será???

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Jr.
11 anos atrás

Mal de alzheimer talvez caro amigo Jr. rsrsrrs

Alex
Alex
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

Só por curiosidade, quais são as suspeitas sobre os títulos de Alonso??

Marcelo
Marcelo
Reply to  Alex
11 anos atrás

Alex, existiu a polêmica ( apenas em 2005 ) sobre o “mass dump”, um sistema de amortecedores que a Renault usava naquele ano, que além do amortecimento ascendente e descendente, também absorvia movimentos lateralmente, com isso não havia aquela inclinação lateral que carro tem nas curvas, poupando melhor os pneus, pois naquela temporada as trocas foram banidas e os pneus ( Michelin e Bridgestone ) tinham que durar a corrida inteira. Eu nem lembro se foi considerado legal ou não. Mas em 2006 não houve nada, que eu me lembre.

edimilson
edimilson
11 anos atrás

Entendeu agora Galvão………

Maurício
Maurício
11 anos atrás

Além disso… quem paga as contas, inclusive o salário do Massa é o Santander… um banco “espanhol” e que, se não me engano, patrocina o Alonso desde antes da Minardi. Só o Massa não entendeu isso ainda.

José Brabham
José Brabham
Reply to  Maurício
11 anos atrás

Verdade…

Ulisses
Ulisses
Reply to  Maurício
11 anos atrás

Banco esse, que se não fosse pelo Brasil, estaria quase quebrado por lá.
Telefônica ídem!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Banco esse que devido à crise na Espanha, está demitindo alguns funcionários de diretoria aqui do Brasil e “importando” funcionários da matriz pra ganharem suas belas comissões no mercado brasileiro. Minha cunhada é uma das brazucas sobreviventes, não sei até quando. Putz, será que processarão o blog com essa informação?

Ulisses
Ulisses
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Nossos “governos” estão mais preocupados com a arrecadação para uma maior distribuição de cargos do que com os direitos dos contribuintes (que tem a maior carga tributária do planeta).

Não é só nos bancos que isso tem acontecido.
E o pior dessa história de “imigração”, com os “investimentos” feitos em educação nesse país nas últimas décadas, não temos como competir profissionalmente com profissionais muito melhor formados que nós, que estão vindo para cá e entrando à vontade em nosso mercedo de trabalho.
Fazer o que uai, afinal, somos todos uns bunda moles.

Rodrigo Chagas
Rodrigo Chagas
11 anos atrás

FERNANDO IS FASTER AND MORE INTELIGENT THAN YOU…

Vitório Bahia
Vitório Bahia
11 anos atrás

Punto e basta!
Onde assino?

Renato B. Santiago
Renato B. Santiago
11 anos atrás

Qualquer piloto na posição de Massa deve visar o título ou correr aqui e ali fazendo o basicão até morrer. Na primeira situação ele é um esportista e merece a torcida e os patrocínios que tem. Na segunda opção ele é o funcionário do mês e merece o salário que ganha (mas não os torcedores e patrocínios). Na primeira opção ele deve entender o que a Ferrari espera dele e fazer o melhor jogo possível pensando apenas em si mesmo (e ser demitido no meio do campeonato sem lugar pra correr não é muito esperto). Na segunda opção ele deve esquecer suas vontades e fazer o que o chefe manda. EM TEMPO: Aprender com o inimigo é sempre útil!

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
Reply to  Renato B. Santiago
11 anos atrás

Qual a empresa que está patrocinando o Felipe?

Romero
Romero
Reply to  MAL-HUMORADO
11 anos atrás

A das quentinhas de Interlagos?

Enko
Enko
Reply to  Romero
11 anos atrás

porque será que tiraram o comercial do ar e substituiram pelo
do pelé?

Daniel
Daniel
11 anos atrás

Há apenas um problema, Gomes. Que é o problema de Webber, também. Quando Alonso chegou à Ferrari, Massa já estava lá. É uma situação totalmente diferente da vivida por Barrichello, que desembarcou em um time que já tinha dono. Vindo de um time médio, deu (ou deveria ter dado) graças a Deus por ser o segundo piloto de um time grande, no qual poderia alcançar a glória de vencer corridas. O mesmo aconteceu com Berger. O duro é quase ser campeão, lutando contra um grande piloto como Hamilton, e depois ter que se conformar em ser segundo de um recém-chegado. Como você disse, fácil não é. E para piorar, a diferença entre Massa e Alonso tem sido abismal (com a exceção dessa última corrida), maior do que as diferenças normalmente verificadas entre primeiros e segundos pilotos.

Franco Nasc
Franco Nasc
Reply to  Daniel
11 anos atrás

Daniel o problema é que o Alonso já era bi-campeão e sem sombra de duvidas é bem melhor que o Massa os números estão ai e não me deixam mentir, acho que poderia ser um pouco diferente se o Massa tivesse sido campeão.

José Brabham
José Brabham
Reply to  Franco Nasc
11 anos atrás

Esse negocio de ser ou nao campeão nao eh tão relevante assim. Um vice da Massa como foi, no meu entender, vale mais que um título como o de Damon Hill…

Anderson
Anderson
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

O mesmo Damon Hill, que quase ganhou o campeonato com o carro que o Senna não conseguiu guiar, dono de 22 vitórias e uma temporada fantástica na média Jordan (aliás o que Massa fez de útil na Sauber?), quando ganhou aquela corrida na Bélgica?

Romero
Romero
Reply to  Anderson
11 anos atrás

Discordo. Meus Deus…

Jr.
Jr.
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

Concordo.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

A Pachecada Galvanista queria que o Alonso estacionasse o carro no meio da reta e já perdesse logo duas posições, já que havia uma McLaren no vácuo do Massa quando ele se aproximou do Alonso.

Se aproximou mas nem chegou perto de estar em condições de ultrapassar. Mesmo assim, o chilique galvaniano prosseguia. Infelizmente, este senhor usa nossos ouvidos como privada. E uma boa parte da Pachecada dá descarga nos ouvidos e manda tudo diretamente para o cérebro. Daí já viu.

rd
rd
11 anos atrás

Olha só, o cara diz: “Não se pode desafiar o Alonso”, caralh$, que porr é essa?? O chefão da equipe meio que tá proibindo o cara de ficar na frente do Choronso. F1 é um piloto desafiando o outro, menos na Ferrari.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Desde que me conheço a F-1 funciona dessa maneira… perguntem ao Patrese quem mandava na Brabham??? Perguntem ao Piquet quem mandava na Brabham quanto o Lauda estava por lá?? Perguntem ao Emerson se o Rindt mandava alguma coisa nos boxes da Lotus… e se pudessemos perguntariamos ao Senna se o Prost tinha o lugar de prima dona na Mclarem quanto ele chegou???

Sempre foi assim… a diferença é que os pilotos brasucas citados possuiam um potencial que se converteu numa série de titulos mundiais nunca antes visto na historia do mundo (ah se “o cara” fosse presidente nessa época).

Segue o jogo… ao Massa resta aprender e empurrar o Idiota do Alonso em todas as provas… no mais não existe novidade

Imperador

Enko
Enko
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

ricardo, tudo isso funcionou nestas equipes, mas duvido que funcionariam na ferrari, ainda mais com o comendador vivo. ele preteriu o gilles pelo jody para ser campeão.
lá sempre teve primeiro e segundo e em alguns casos até terceiro.
o emerson recusou um contrato para correr lá porque não queria correr tambem o mundial de marcas, o moco aceitou guiar mas o contrato foi apenas para marcas e não formula um.