IMAGINEM HOJE

SÃO PAULO (nem pensar) – Acho que já contei que até hoje pedi autógrafos para apenas três pilotos na vida, em condições bem especiais. Um deles é o Marinho, o melhor de todos, o #10 da Vemag. Num livro. O outro foi Schumacher, na última corrida de 2006. Era sua despedida da F-1 (a volta em 2010 desvalorizou o material barbaramente, canalha, tratante, safardana) e apresentei uma coletiva para a Ferrari antes da corrida. Pedi que ele assinasse a camiseta que usei no evento e também minha credencial. O terceiro foi sir Jackie Stewart. E foi um caso engraçado.

Acho que foi em 2004 ou 2005, e eu tinha acabado de comprar uma coleção de “4 Rodas” antigas. Levei algumas na viagem para Indianápolis, porque gosto de ler no avião. Uma delas era essa aí da foto. A edição, de fevereiro de 1970. Não sei bem o que Stewart, já campeão mundial de F-1, estava fazendo no Brasil em fevereiro de 1970. Mas sei que a revista o convidou para testar carros brasileiros: Opala, Corcel, LTD, Volks 1600, Variant, Dart e Puma. O quarto da lista, para quem não sabe, é o Zé do Caixão, e eu tinha um. Se arrependimento matasse…

Pelo texto de apresentação da matéria, o escocês foi trazido ao Brasil especialmente para fazer esses testes. Será? Qual seria o cachê, por exemplo, para se trazer Vettel ao Brasil hoje para testar um Palio, um Celta, um Gol e um Fiesta?

Como a “4 Rodas” disponibilizou seu arquivo eletronicamente (a edição de fevereiro de 1970 está aqui), a única coisa boa que a editora Abril fez nos últimos 20 anos, é possível ler suas impressões ao dirigir cada um deles. Jackie gostou mais do Opala e do Corcel. Achou o Zé do Caixão “de gosto discutível”. Humpf. E disse que se morasse no Brasil, teria um Puma.

Sei que cruzei com Jackie no paddock e lembrei que a revista estava comigo. Falei que iria trazê-la do hotel no dia seguinte e assim foi. Ele ficou sinceramente espantado. Não sei bem com quê. Se com o estado da revista, zerada, se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos, se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos e cobrir F-1, se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos, cobrir F-1 e estar em Indianápolis, ou se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos, cobrir F-1, estar em Indianápolis e ter levado a revista na bagagem.

O fato é que havia um louco que ainda tinha aquela revista, cobria F-1, estava em Indianápolis e tinha levado a revista com ele, e, assim, foi com alegria que Stewart assinou a capa (preço para venda, caso interesse a alguém: 300 mil. Dólares. Não, euros) e ainda gastou alguns minutos folheando-a e lembrando dos carros. Deteve-se no Zé do Caixão, porque disse a ele que tinha um, e aí Jackie ficou realmente espantado com o fato de um louco ter um exemplar intacto depois de mais de 30 anos, cobrir F-1, estar em Indianápolis, ter levado a revista na bagagem e, de quebra, ser o proprietário de um Zé do Caixão.

Mas acho que se espantou, mesmo, com o fato de um dia, mais de 30 anos atrás, ter ido ao Brasil para andar num negócio daqueles na condição de campeão mundial de F-1. Expliquei o nome, Zé do Caixão, mas não sei se ele entendeu. A tradução para “Coffin Joe” foi algo meio espantoso para aquele simpático senhor de highlands.

Subscribe
Notify of
guest

76 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
alcides
alcides
11 anos atrás

Eu tenho com dedicatória e tudo mais, do Bird Clemente em sua foto que foi estampada na capa da Quatro Rodas / anos 60 em frente à Berlinette 22

Sempre de Gordini

Cidão 40HP

Valdir Procopio
Valdir Procopio
11 anos atrás

Bom dia .
Facil de resolver o problema do Zé do Caixão , compra o meu, em tempo o Rangel pediu pra vc postar a foto do Fusca azul (se já tiver freio).

Valdir Procopio
Valdir Procopio
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Mandei nada, eu sou um relapso mesmo.

EL LORENTON
EL LORENTON
Reply to  Valdir Procopio
11 anos atrás

CARO AMIGO,,SE VC TEM UM ZE DO CAIXAO E PENSA EM VENDE LO,,TENHO INTERESSE,,ME MANDA FOTOS PRECO P MEU EMAIL,,
[email protected]
PROCURO EXEMPLAR ORIGINAL E INTEGRO,,DE PREFERENCIA DE COR RUBI OR VERMELHO,,GRATO

Bocage
11 anos atrás

De piloto, acho que o único a quem eu pediria um autógrafo seria o Nelson Piquet. Principalmente pela história de vida dele.

Bocage
11 anos atrás

E pensar que vi uma dessa uma vez em um sebo no Centro do Rio. E não comprei…

JP Abreu
JP Abreu
11 anos atrás

Olá Flávio. Venderia mesmo?

Russo
Russo
11 anos atrás

Corrigindo a concordância: Ah tá! Pediu 3 autógrafos na vida e NENHUM deles é do SENNA! Isto é uma HERESIA!

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
11 anos atrás

Porra !!! Jackie tinha a cara do Sylvester Stallone, antes da plástica é claro, que foi mal feita pra cacete.

Mello
Mello
11 anos atrás

É impressão minha ou ele se parecia com o Sylvester Stallone? Menos “bombado”, claro. Cabelo à la Rambo e óculos à la Cobra. Só faltou o chapéu tipo Rocky.

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
11 anos atrás

Jackie Stewart é sem dúvidas um dos cinco maiores de todos os tempos! Falando em tempos de hoje, acho que o atual bixacampeão do mundo preferir-ia ficar em casa jogando playstation 3.

gera
gera
11 anos atrás

Esse cara não tem nada de simpático. É um násprega!
Vide a entrevista dele com o Senna no filme Senna.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  gera
11 anos atrás

Não acredito!!
Até sobre autógrafos, 4 Rodas e Jackie Stewart, alguém consegue enfiar o Senna no meio…

Gigante Epaminondas
Gigante Epaminondas
Reply to  gera
11 anos atrás

mais um babaca que julga o caráter de pilotos tomando por base sua relação com ayrton senna.. senna era o bonzinho, sempre quem entrou em atrito com ele era um “násprega”… isso porque stewart é um dos campeoes mais simpáticos e acessíveis da F1, é mundialmente reconhecido por ser solicito e atencioso com todos que cruzam o seu caminho

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Gigante Epaminondas
11 anos atrás

Viuvete, é viuvete…Não dá pra levar á sério !

gera
gera
Reply to  Gigante Epaminondas
11 anos atrás

Ok, go ahead.

gera
gera
Reply to  Gigante Epaminondas
11 anos atrás

Vai comer feijão Epaminondas.

Nelson
Nelson
Reply to  gera
11 anos atrás

Epaminondas tem toda a razão.Stewart era(é) um cara super simpático e atencioso.Já era enquanto camp~eao e continua sendo.

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Ah mas falou mal do “Semi-Deus brasileiro”, virou o bicho chifrudo ! Me cansa….

gera
gera
Reply to  Pai Baô
11 anos atrás

Poderia ser com o Piquet, Fitti, qualquer
um do lado de cá. O fato é que o Stewart
foi arrogante na entrevista com o Senna.

Lula
Lula
11 anos atrás

O Favinho ta enganando todo mundo É o Alonso em foto montagem.

LBM
LBM
11 anos atrás

Sou destas épocas: me lembro que o Emerson e o Senna também fizeram estes tipo de testes para a 4R.

Luiz Morais
Luiz Morais
11 anos atrás

É o Jack Stallone Stwart na capa?

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
11 anos atrás

Tá parecendo o Stallone… ou foi só eu que achei?

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
11 anos atrás

Em 1970 Jackie Stewart já tinha essa cara de tia velha?! Cruzes!

Roberto Fróes
Roberto Fróes
11 anos atrás

Tenho um boné do GP da Inglaterra autografado por ele.
Tenho, e não sei onde anda, um poster do Copersucar F5A autografado pelo Emerson.
E tenho o livro “Interlagos”, do Paulo Scali, autografado, além do Autor, por Marinho, Bird, Lettry, Casari, Crispim, Anisio, Bob Sharp, Amauri Mesquita, Jan Balder, Mario Olivetti, Ricardo Ashcar, e mais uns 3 ou 4 que não me lembro agora, de cabeça.
Quanto vale isso, Flavio? (mas eu não vendo…)

Batista Lara
Batista Lara
11 anos atrás

O escocês usador de saias, está saradão nessa foto… Hoje ele é tão miudinho… O tempo não poupa ninguém!

Enko
Enko
11 anos atrás

li a revista inteira, obrigado flavio, lembvrei de muita coisa.

ciro hardt araujo
ciro hardt araujo
11 anos atrás

Sou fã de hipérboles.

Acompanho a f1 desde 73, má influˆøencia de meu avô.

Ando meio desanimado com o laboratório-competição-empreendimento.

Cheguei a colocar o despertador para assistir o gp chino (ha coisa de 6-7 years não era necessário), mas o cansaço se tornou maior…

Um dos melhores 3 parágrafos que li nos últimos tempos.

e olha que trabalho em editora.

“Sei que cruzei com Jackie no paddock e lembrei que a revista estava comigo. Falei que iria trazê-la do hotel no dia seguinte e assim foi. Ele ficou sinceramente espantado. Não sei bem com quê. Se com o estado da revista, zerada, se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos, se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos e cobrir F-1, se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos, cobrir F-1 e estar em Indianápolis, ou se com o fato de um louco ainda ter um exemplar depois de mais de 30 anos, cobrir F-1, estar em Indianápolis e ter levado a revista na bagagem.

O fato é que havia um louco que ainda tinha aquela revista, cobria F-1, estava em Indianápolis e tinha levado a revista com ele, e, assim, foi com alegria que Stewart assinou a capa (preço para venda, caso interesse a alguém: 300 mil. Dólares. Não, euros) e ainda gastou alguns minutos folheando-a e lembrando dos carros. Deteve-se no Zé do Caixão, porque disse a ele que tinha um, e aí Jackie ficou realmente espantado com o fato de um louco ter um exemplar intacto depois de mais de 30 anos, cobrir F-1, estar em Indianápolis, ter levado a revista na bagagem e, de quebra, ser o proprietário de um Zé do Caixão.”

Mauricio Gomes Canzian
Mauricio Gomes Canzian
11 anos atrás

Vi a capa dessa revista Flávio e na hora lembrei das minhas 4 rodas que “herdei” do meu avô, e que automaticamente, me fez lembrar da minha vó, que foi que me deu essas revistas antigas pra mim 1 ano antes de ela falecer em 2010. Lembro que passava as tardes inteiras lendo essas revistas, tenho todas as 4 rodas do ano de 1970, algumas de 1969, tenho a do 1º teste do Opala em 1968 além dos livros Os Grandes Pilotos de Todos os Tempos, que são em 2 volumes e também são da Editora Abril! Canso de dizer para os meus amigos nasci na época errada (tenho 20 anos)….

Enko
Enko
Reply to  Mauricio Gomes Canzian
11 anos atrás

MAURICIO,tenho todfos os livros que fizeram parte dessa coleção, esses dois livros eram a parte traseira da capa dos faciculos semanais.hoje nas bancas tem uma coleção da 4 rodas e do jose luiz vieira que quando lançada custava 60,00 cada livro, (são 5), hoje está por 30,00 cada, vale cada centavo.

Mauricio Gomes Canzian
Mauricio Gomes Canzian
Reply to  Enko
11 anos atrás

Enko, não sei se teve mais volumes mas pelo que eu pesquisei foi só dois volumes do Os Grandes Pilotos de Todos os Tempos e foi editado lá pelos anos de 1974/1975. Achei esse anuncio do ML para ilustrar

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226302957-livro-os-grandes-pilotos-de-todos-os-tempos-vol-01-e-02-_JM

Ravelli
Ravelli
11 anos atrás

FG, hoje seria bacana colocar o Kimi pra testar nossas carroças!!!

Imagina o Iceman testando Celtas, Palios, Agiles dentre outros, seria épico!!!

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Ravelli
11 anos atrás

Grande Ravelli,

Seria realmente interessante, usar pilotos da atualidade para efetuarem raios x nos nossos carrinhos como antigamente.

Já programa Top Gear, tínhamos um prazer ainda melhor, ver aqueles pilotos brigando para virar tempo naquela pista com aquele carrinho escroto.. um show ver a camera on board, ver o que cada uma fala, as expressões de suas faces.

Vídeos incríveis dignos de serem vistos, para quem não conhece o programa

Vettel – http://www.youtube.com/watch?v=N-S5VKAP3vk

Button – http://www.youtube.com/watch?v=JOVxj5yd2aA

Barrichello – http://www.youtube.com/watch?v=XgpSTchwqhE

Hamilton – http://www.youtube.com/watch?v=RpUQY-zoFnE

Webber – http://www.youtube.com/watch?v=RP-D4Dm3rIk

Hill – http://www.youtube.com/watch?v=oSyVdcO5fM4

Mansell – http://www.youtube.com/watch?v=jUtbXnNy4Qs

Nelson
Nelson
Reply to  Burn Baby Burn
11 anos atrás

Este realmente é um senhor programa.E o Jeremy é Flavio ingles:CONHECE MUITO E ÁCIDO IGUAL.rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Bruno
Bruno
11 anos atrás

Meu pai esta aqui do meu lado e esta me dizendo que sempre quis ter um Zé do Caixão. E nunca calhou de comprar um. Foi ele que sentiu falta do carrinho num primeiro momento na postagem sobre a coleção, abaixo, agora vimos que ele esta lá. E ai você vem e diz que não gostava do querido “Coffin Joe”… Ahhhh É praticamente um Lada Laika Brasileiro. Rsrs… na época com escapamento Kadron fazia um ronco excelente.

Enko
Enko
Reply to  Bruno
11 anos atrás

tive um amigo que tinha um vermelho, o cara era maniaco pelo carrinho, chegava a passar graxa de sapato nos pneus e dar lustro com a escova, um dia brigou com a namorada, (bela loira por sinal), estyava garoando, saiu rasgando, derrapou no paralepipedo molhado bateu na guia, ficou nervoso e destruiu o carro em um muro, (burro, idiota).

LUIZ EVANDRO AGUIA
LUIZ EVANDRO AGUIA
11 anos atrás

Caro amigo Flavinho
Obrigado pela informação que a Quatro Rodas,,ja esta digitalizada,,,- Tomara que a Autoesporte tbm siga o exemplo da nossa Quatro Rodas,,,,Leia no link abaixo abaixo o que eu encontrei,,,,…Ate a Ford do Brasil.. nao tem nada arquivado sobre esta 1a Vitória dos Carros Ford Escort em pistas do Brasil….http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=115&pg=3

EL LORENTON
EL LORENTON
Reply to  LUIZ EVANDRO AGUIA
11 anos atrás

GRANDE MESTRE LUIZ EVANDRO AGUIA…
SAUDADES DOS TEMPOS DE INTERLAGOS..
MAS AGORA AQUI EM SILVERSTONE,,,,YES,,,ENGLAND.
SAUDACOES
MANE DE LONDRES

Salvador Costa
Salvador Costa
11 anos atrás

Era meio comum naquela época a 4 Rodas convidar pilotos estrangeiros famosos para testar carros nacionais (além do Jackie, veio o Stirling Moss) e dar cursos de pilotagem (Piero Taruffi). Bons tempos…

hugo
hugo
11 anos atrás

Que legal!!!

Vettel num Palio… rsrsrs

Possível comentário:
– Essa merda não acelera!

Igor
Igor
Reply to  hugo
11 anos atrás

Imagina se testasse um celta?

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
11 anos atrás

Também tenho uma revista dessas, só falta o autógrafo!

Enko
Enko
Reply to  Thiago Azevedo
11 anos atrás

falei isto de um fiesta 2012 na última terça feira, RSRSRSRSRSRSR

iverson
iverson
Reply to  Thiago Azevedo
11 anos atrás

Tambem tenho esse exemplar…

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
11 anos atrás

Quando a Abril ainda era uma editora e não um puleiro de vigaristas…Saudade dos bons tempos da 4 rodas.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Não perdeu tempo hein Flávio, “na camiseta e também minha credencial”…rs

raoni
raoni
11 anos atrás

Stewart é um dos meus top 5 na história da F1…
Baita piloto e grande figura é história viva.

Romero
Romero
11 anos atrás

Belo texto. O cache deveria ser pequeno…

Lucas Carioli
11 anos atrás

Genial descrição da história, haha!

Michel
Michel
11 anos atrás

Flavio,

Sem querer parecer puxa-saco, mas me divirto para caramba com as historias que voce conta.
A leitura flui… nao esqueco de voce se despedindo de sua avo(contei essa para minha esposa), do Galvao pagando a conta no restaurante caro e essa do autografo provavelmente entrara para as memoraveis tambem.
Em resumo: legal pacas ter um blog que voce sabe que vai abrir e vai ter coisa interessante, com bom-humor, para acompanhar.

Valeu e nao perca o folego.

Abs,

Michel

Enko
Enko
Reply to  Michel
11 anos atrás

michel, voce precisa ler o livro desse cara. já que mencionei, vai ter outro, ou ficou só naquele?

Mauricio
11 anos atrás

Cronica divertida.
Você está se superando nisso. Esses dois últimos posts foram divertidíssimos. Esses e a foto de São Paulo mostrando uma Moema sem prédios. Aquela foto deve ser de antes de 1965, pois em 68 meus tios foram morar no Planalto Paulista e aquelas áreas verdes enormes na altura da Miruna já estavam devidamente loteadas e ocupadas e a Bandeirantes já existia desde a marginal até a altura da Vila Mariana, o trecho final até a Imigrantes só foi inaugurado em 72 se não me falha a memo.

Quanto ao espanto do Jack, com certeza deve ter pensado o quão maluco você é. Todos nós aqui, que o lemos todos os dias, sabemos o quanto.

Um louco maravilhoso e divertido. Espero vir a conhecê-lo pessoalmente um dia.

João
João
11 anos atrás

Que coisa né? A Abril se envolvia com gente do bem naquela época, agora só lama descendo pela Cachoeira…

Dú
11 anos atrás

Eles vinham e entregavam o Prêmio Victor. Hoje é o tal Capacete de Ouro….

Wandelcro do Bier
Wandelcro do Bier
11 anos atrás

Aproveita e olha a reportagem da pagina 106….

Flavio Mariani
Flavio Mariani
11 anos atrás

Fernando Alonso + Sylvester Stallone

Igor
Igor
Reply to  Flavio Mariani
11 anos atrás

Esse ai e o Silvester sem duvida! kkkkk

Heberthy
Heberthy
11 anos atrás

O fim da F-Futuro anuncia o fim de Massa na Ferrari, até pq, a mesma tinha sim participação da FIAT.

Uma pena.

Sempre disse e vou repetir: Massa encerra sua carreira na Saber. E isso se contarmos com Todt pra lá de disposto e trabalhando 24hrs por isso. Do contrário, pode ser que ele caia muito mais.

O sonho seria ver o Koba numa equipe grande. Mas Sr. Slim vai querer a claro na equipe rubra e fim de papo.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Heberthy
11 anos atrás

Na conjuntura atual dos carros Ferrari e Sauber, a mudança de Felipe Massa para a Sauber seria uma grande vantagem para o piloto.

Tite
Tite
11 anos atrás

Flavitchus, ele veio ao Brasil para vistoriar se Interlagos teria condições de sediar uma etapa do mundial de F-1, de quebra participou de um evento sobre segurança no trânsito.
Eu só pedi autógrafo para dois pilotos: Emerson Fittipaldi, em 1971 e Valentino Rossi, no aeroporto de Malpensa, qdo ele foi para a 250cc, não leembro o ano! Não sei onde eles estão, os autógrafos!

Tiago
Tiago
Reply to  Tite
11 anos atrás

O que fazes aqui?!
hahaha

Vê se se inspira no FG e volta a escrever, cáspita!
Eu só pedi um autógrafo na minha vida, e é o seu: no DVD, no livro e em uma foto sua pilotando a velha 125 2T (na verdade eu pedi só um, mas vc mandou tudo isso autografado!)

Mat Roland
Mat Roland
11 anos atrás

É o Alonso?

Pablo
Pablo
Reply to  Mat Roland
11 anos atrás

Eu vi a foto me lembrei do Alonso também

José Rubens Cardoso
José Rubens Cardoso
Reply to  Mat Roland
11 anos atrás

Não…. É um cara pelo menos 10 vezes melhor que o Alonso……

Thiago Queiroz
Thiago Queiroz
11 anos atrás

Caramba…quando abri o site jurava que era o Silvester Stallone hehehehe

Lucas
Lucas
Reply to  Thiago Queiroz
11 anos atrás

somos 2 então…

Leonardo Testa
Reply to  Thiago Queiroz
11 anos atrás

Eu ainda to com certa duvida se não é o Stallone!!

Igor
Igor
Reply to  Leonardo Testa
11 anos atrás

Eu tenho certeza que e ele, kkk.

Mauricio
Reply to  Thiago Queiroz
11 anos atrás

Não é que parece mesmo…

Crock
Crock
Reply to  Thiago Queiroz
11 anos atrás

hehehe! Também pensei que fosse o Stallone e meu pensamento ainda foi além, pois imaginei que o Gomes tinha feito uma matéria a respeito dos gringos que metem o pau no Brasil, já que até o Vettel ta comparando o Bahrein com o Brasil.

João Vasconcelos
João Vasconcelos
11 anos atrás

Tenho a mesma revista e ano retrasado fiz uma entrevista com Sir Jackie Stewart.
Mostrei-lhe a revista e claro pedi a ele para assinar. Ele até brincou perguntando se a mesma era um presente para ele.
Infelizmente não tinha outro exemplar, caso contrário teria lhe dado.

Reagan
Reagan
Reply to  João Vasconcelos
11 anos atrás

Eu trocaria com ele pela boina.

EL LORENTON
EL LORENTON
Reply to  João Vasconcelos
11 anos atrás

jOAO
NESTE ANO EM GOODWOOD, FESTIVAL OF SPEED,,,ESTOU PENSANDO EM FAZER UMA ENTREVISTA COM ELE E COM O FILHO PAUL,,,,
SERA INTERESSANTE,
VC ESTARA POR AQUI??
ABRACOS
MANE DE LONDRES