SUNDAY, BLOODY SUNDAY

SÃO PAULO (ficou bom) – Quando acaba uma corrida eu vou rabiscando no papel as efemérides e estatísticas mais notáveis, aquelas que todo esporte tem, especialmente os americanos (cito como exemplo os recentes recordes verificados n’América, como o de sequência de passos iniciada com o pé esquerdo até a cesta do lado norte do ginásio, na NBA, o de jardas conquistadas pela direita em dias ímpares de meses pares em anos bissextos por equipes de capacetes cor-de-laranja, na NFL, o de rebatidas em diagonal em noites de quarto minguante efetuadas por jogadores que têm R no nome, na MLB, e o de ultrapassagens concluídas no terço final de voltas de numeral repetido cuja soma é 12 em ovais que não vendem hot-dog às segundas, na Nascar), para descobrir se o GP teve alguma coisa de histórica ou não.

O do Bahrein teve. Foi a primeira vez na história da humanidade que um GP teve 71 pit stops quando disputado num dia em que a soma dos algarismos é igual ao número que representa o mês (sendo que 7 + 1 = 8, assim como 2 + 2 + 4, de 22/4, também dá 8). Foi também a primeira vez na história que se repetiu a diferença entre as duas melhores voltas da corrida e entre a quinta e a sexta, sendo essa diferença, em milésimos, uma contagem regressiva mínima. Para quem não entendeu nada, 0s321 entre a melhor volta da prova, 1min36s379 (Vettel), e a segunda mais rápida, 1min36s700 (Kobayashi); e os mesmos 0s321 entre a quinta melhor, 1min37s116 (Raikkonen), e a sexta, 1min37s437 (Webber).

A curiosidade mais incrível, porém, e pela primeira vez na história do mundo isso aconteceu, foi a combinação dos números dos cinco primeiros colocados. Vejam que coisa inacreditável: 1 (Vettel), 9 (Raikkonen), 10 (Grosjean), 2 (Webber), 8 (Rosberg). Agora reparem: 1 + 9 = 10 = 2 + 8. Jamais tal combinação havia ocorrido em competição automobilística nenhuma em toda a trajetória humana no planeta com dois campeões mundiais entre os cinco primeiros. Com dois campeões e um filho de campeão, então, nunca na história do universo.

Como se vê, foi uma prova cheia de marcos históricos, essa barenita. E a Red Bull voltou. Tiãozinho fez a pole e, como nos velhos tempos do ano passado, controlou a corrida como quis. O que nos leva a mais um recorde. Nunca antes na história deste esporte um piloto havia atingido a marca de 22 vitórias num dia 22. Vettel conseguiu. E tem mais: assumiu a liderança do campeonato com 53 pontos (5 + 3 = 8) justo num dia 22/4 (2 + 2 + 4 = 8). Não é espantoso?

O fato é que depois de quatro etapas, o Mundial de 2012 teve quatro vencedores de equipes diferentes, o que mostra que o equilíbrio é real. Button (McLaren), Alonso (Ferrari), Rosberg (Mercedes) e Vettel (Red Bull). Isso aconteceu pela última vez em 1983: Piquet (Brabham), Watson (McLaren), Prost (Renault) e Tambay (Ferrari). Na quinta, naquele ano, mais um piloto de equipe diferente: Rosberg (Williams). Pode ser que se repita em Barcelona. Com a Lotus, que foi a grande coisa de Sakhir, com Kimi saindo de 11° para segundo e Grosjean fechando o pódio em terceiro. A Lotus não colocava dois no pódio, ou pelo menos um time com o nome Lotus, desde o GP da Espanha de 1979 (Reutemann em segundo e Andretti em terceiro). E o último pódio de uma equipe com esse nome tinha sido de Piquet, na Austrália em 1988.

Estou falando de “nome Lotus”, porque a equipe preta e dourada de hoje é muito mais Renault e Benetton do que Lotus propriamente dita. Daquela velha Lotus de Colin Chapman, leva mesmo apenas o nome — e não se sabe por quanto tempo, porque a Lotus que a patrocina, a que faz carros e pertence à Proton da Malásia, não seguirá patrocinando porra nenhuma na F-1, pelo que entendi.

Bem, não vou me meter nessa coisa dos nomes. Sigamos com nossas estatísticas que sempre podem iluminar as análises e comentários. Notaram o pódio na China? Três motores Mercedes. Uma semana depois, três Renault. Notaram que o Mundial já teve quatro líderes diferentes? Pois é. Um pódio com três Mercedes seguido de outro com três Renault no espaço de uma semana jamais tinha acontecido antes tendo sempre um alemão entre os laureados. Vejam só. E os quatro líderes diferentes em quatro etapas? Nunca na história deste…

Vai ser um campeonato, como disseram os três do pódio do Bahrein, decidido nos detalhes e nas pequenas coisas. O Alonso, com aquela porcaria de carro, foi sétimo hoje e está apenas dez pontos atrás de Vettel na classificação. Graças aos detalhes da incomum prova de Sepang. Webber, que chegou quatro vezes em quarto, está só cinco atrás do companheirinho. Hamilton, vice-líder, tem quatro de desvantagem. Regularidade é a chave para 2012. Hamilton, Webber e Alonso pontuaram em todas as corridas. E aquele que é o mais regular, normalmente, deixou de pontuar duas vezes. Button, que quebrou hoje. Se estivesse tendo um ano normal, estaria na liderança. Mas pequenas coisas o atrapalharam, como um pit stop ruim em Xangai e um pneu furado hoje.

A McLaren é quem sai no maior prejuízo dessa bateria de quatro corridas no cu do mundo. Vem aí a temporada europeia, com oito das nove próximas etapas no Velho e Bom Continente (a exceção é o GP do Canadá, onde vivia Luíza), e os mclarianos, superiores em quase tudo desde o início, esperavam voltar para casa com alguma folga nos dois campeonatos. Não lideram nenhum. O time não aproveitou  sua força, por uma ou outra razão, e vai ter de remar. Hoje, por exemplo, os caras cagaram nos três pit stops de Líuis. Que terminou em oitavo, depois de largar em segundo.

A corrida, para não dizer que dela não falei, foi ótima. Os desempenhos de Kimi e Grosjean foram dignos de aplausos. No fim, achei que Raikkonen poderia até ter arriscado um último stint com os pneus macios economizados no sábado, mas acho que aquela volta em que perdeu dez posições na China veio à mente dos genílicos e eles optaram pela segurança de um segundo lugar garantido. No fim das contas, a Lotus optou por usar dois jogos macios zerados na primeira parte da prova, por via das dúvidas.

Gostei muito de Di Resta, para quem a tática de duas paradas (o resto parou três) funcionou e rendeu um sexto lugar excelente. Aqui, merece uma menção o tanto que a Force India apareceu na TV: on-board, pitwall, rádio, ultrapassando, sendo ultrapassada, entrando no box, saindo do box… Tudo porque a FOM retaliou a equipe no sábado por ela ter se retirado dos treinos de sexta com medo de ser atacada por beduínos, camelos, aiatolás, bombardeios de quibes e esfihas envenenadas. Sumiu da TV. Mas na corrida, Bernie, que adora fazer suas gracinhas, por remorso ou escárnio tacou Force India na telinha.

Gostei de Massa, que fez seus primeiros pontos depois de um ótimo início e uma segunda metade de prova discreta, mas sempre perto de Alonso. Ele precisa melhorar, e o primeiro passo foi dado. Modesto, mas um passo. Não gostei de Ricciardo, que poderia ter transformado seu sexto lugar no grid em algo útil e acabou chegando atrás de Vergne. E não gostei de Bruno Senna, que largou bem (como Felipe e Alonso), mas acabou despencando até abandonar no final.

Mas do que gostei mesmo, de verdade, foi do Vettel metendo uns chifrinhos no Raikkonen no pódio.

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Marcelo Augusto Dutra
Marcelo Augusto Dutra
11 anos atrás

Gostei das efemérides e do título. Da corrida também.

antonio carlos crippa
antonio carlos crippa
11 anos atrás

Gente!!! Que campeonato legal este 2012….vai ter um quinto ganhador diferente…aposto em KIMI ou HAMILTON.

Ed
Ed
11 anos atrás

O Vettel tá é folgado, só foi ganhar uma e já solta as azinhas ! É bom lembrar que o Kimmi está parado da F1 desde 2010 e já está atrás do Vettel em apenas 3 corridas com uma Lotus que mal reentrou na F1! Para mim o Iceman vai dar trabalho para todos os pilotos de ponta, ele vai melhorar a audiência da F1 . . .

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Ed
11 anos atrás

Falou tudo irmão…

eduardo teodoro da silva
eduardo teodoro da silva
11 anos atrás

Esperar que o Alonso deixaria o Massa passar com uma diferença pequena de rendimento é sonhar acordado em 2010 os dois lutarão duramente quase se enroscando em mais de uma vez até o Massa seder depois daquela corrida, quem acompanha o Alonso sabe que o espanhou não sede

Nivea Marco
Nivea Marco
11 anos atrás

Achei meio “Lost” esses números que dão em 8. Se tivesse um 15, era melhor fugir, rs.
Nem sei se você assitiu a serie, mas me lembrou.

franklin
franklin
11 anos atrás

melhor blog e coments de f1 que conheço…

dale Raikkonen, ta sobrando nessa catogoria, nao soh pela velocidade, mas capacidade de trabalhar em equipe e pela personalidade, gosto do alonso tbm, deve ser bom torcer pra ele, mas caso piquet e outros, detona muito seu companheiro…

Dav
Dav
11 anos atrás

Gostaria que o Galvao Bueno fala-se mais de F1 (ou deixa-se o Reginaldo Leme falar) pois foi as inumeras vezes que o Reginaldo Leme fala da corrida eo Galvao logo depois falava de UFC ou Futebol

Tem hora para tudo e nao era hora de falar em futebol ou UFC

Fernando Alino
Fernando Alino
Reply to  Dav
11 anos atrás

Galvão não narra mais F1, narra Felipe Massa, Bruno Senna, tentando a todo custo mostrar neles o que os próprios não são, chega a ser ridículo sua opnião sobre pilotos como Raikkonen, Hamilton e Michal Shum, deixa passar muitos detalhes nas corridas e nos treinos, e fica tentanto endeusar os pilotos brasileiros.

roxxon valdez
roxxon valdez
Reply to  Fernando Alino
11 anos atrás

isso é apenas para ganhar grana com o marketing dos pilotos. não podemos mais ser inocentes. quanto a naraar ou não galvão e reginaldo parecem aqueles velhos bebâdos que a todo monento contam aquelas velhas conversas fiadas achando que estão fazendo grande coisa.

thiago
thiago
11 anos atrás

Se a Lotus nao tinha podium desde 88 o q foi o primeiro podium de um Russo na F1 com a Lotus ano passado?

thiago
thiago
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

nananinanao Flavio – Lotus-Renault.

thiago
thiago
Reply to  thiago
11 anos atrás

vc estah certo consultei no site oficial e estah somente Renault me desculpe.

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Aconteceu algo estranho.
Acho que Massa realmente está proibido de passar o Alonso, ou por acertos contratuais, de patrocinadores, da equipe, por pressão do próprio Alonso (que nunca gostou de companheiro de equipe andando na frente ou fungando em seu cangote, é chato pacas) …. sei lá.
Massa veio rápido a prova toda, até chegar no Alonso, freiou e manteve uma distância de uns “rigorosos” 30 metros, nem mais, nem menos. Tomava o cuidado de medir essa distância “regulamentar”, mesmo com o Hamilton muito perto.

Tomara que eu esteja errado.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Grande Ulisses.. não adianta postar coisas assim.. isso não é nenhuma novidade.

O Massa se tornou segundo piloto, desde que o Alonso entrou na Ferrari, e isso já faz tempo.

O Problema é que a grande maioria dos amigos que espinafram o Massa por aqui, e que faziam o mesmo com o Ruberns ou não sabem ou finge não saber que isso acontece, só para tirar um sarro do cara.

Que como voce pode verificar no GP passado do Barein, ele não pode sequer passar o cara,

Na verdade são apenas negócios apenas isso, eu mesmo já relaxei em relação a isso, sei que o Massa cumpre sua missão de maneira competente, e vc está certo.. ele chegou rápido, com certeza fez “mais ou menos de propósito” só para dar margem apra a imprensa, o que é uma grande bosta.. pois não adianta nada

Claro que isso frustra.. um a menos para competir, dar combate etc..

É por isso que eu digo, a galera fica espinafrando o Massa, sem saber gosta mesmo é de tirar um sarro, mas com certeza mutios deles em sus empregos também deve ter que aguentar o mesmo tipo de casa.. Porque trabalho só muda o endereço, sempre tem alguem acima da gente impedindo nossa progressão.

E claro que nestes casos o melhor é o cara arranjar um outro emprego, onde seu valor seja reconhecido, ou se achar que sua nota é 7,5 fica e ganha a grana e não mexe em nada.]
]Valeu amigo

Fernando Almino
Fernando Almino
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Não Ulisses, o Massa não está proibido não, ele é incompetente mesmo….. Ou será que voce esta assistindo a formula 1 do Galvão? A ferrari é tão horrível que o Alonso pontuou em todas corridas, inclusive com um primeiro lugar lembra?

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Fernando Almino
11 anos atrás

Desculpe Fernando, mas gostaria de pedir uma parte.

Respeito a sua opinião, mas acho dificil chamar de imcompetente alguém que possui 11 vitórias e 15 pole positions no circo..

Estranho admitir incompetência para alguem que ocupa 26 lugar no rancking de todos os tempos na F1, a frente de “cabras” como Jack ickx, Alan Jones, Ronnie Petterson, James Hunt, Rosberg Senior, Alesi, Gilles entre outros.. – http://www.corridadeformula1.com/ranking-da-f1/

E em 19 no rancking de poles de todos os tempos, a frente de muita gente boa, o Button por exemplo.

Logo fica a pergunta que não quer calar, não corre porque é incompetente rsrs ou não corre porque não pode correr?? ou melhor não corre porque não pode..

Que a ferrari está uma bosta isso a gente j´pa sabe claro.. mas imagino a dificuldade de ser o segundão de uma equipe famosa que está na draga.. com certeza é vedado o melhor o plus o hiper para o primeirão tentar tirar a equipe do buraco, e ao segundão, testar as traquitanas pseudo inovadores..

A corrida do Barein mostrou isso, massa com pneus esta chiclete, tinha obviamente uma estatégia melhor que o Alonso “que ao meu ver é mega piloto”, mas que naquele instante tinha pneus desgastados, e com certeza seria ultrapassado.

Não foi.. estranho? claro que não.. normal.. ele não pode passar, aliás , serve de escudeiro.. do cavaleiro .

Logo..e com todo o respeito que lhe devo, acharia mais interessante criticar quem realmente.. pode sentar a botina grandão e não o faz..

Como o Schumacher.. que ao meu ver, voltou para a F1 apenas para desfilar com os filhos no Paddock, mostrar que o papai foi o maior de todos os tempos, e agora pode pilotar um F1, sem nenhuma obrigação de ganhar, e ninguem tem coragem de meter o pau..

E claro enganar a gente que está aqui do lado da telinha.. puto da vida, ciente que algum bom piloto “sangue nos zóio da GP2” ou mesmo um Perez ou petrov, poderia dar uma coça na galera da frente com esta mercedes que está quase no ponto.

ufanismos e galvanismos buenos a parte.. Então.. melhor deixar o massa cumprir o aviso previo dele com dignidade, ganhar a grana que lhe devem.. E parar de tentar provar algo que não é verdade, definindo o rapaz como meia boca.

Quando ele dividia a equpe com Michael, na fase boa da ferrari, ele amealhou todos estes ppontos e poles, fez o que tinha que fazer,
Porque um Genio ao volante todo mundo por aqui sabe que ele não é, mas chamar de incompetente aí vc forçou.

Incompetente é o projetista da ferrari que criou um bólido inguiável, uma verdadeira cadeira elétrica, um esquife ambulante..

Se fosse um rojão.. com certeza o Alonso seria o Lider do campeonato, e certamente o massa estaria navegando pelas posições abaixo.

E com certeza, a coisas seria exatamente a mesma.. segundão também..

Ferrari é assim, na alegria e na tristeza, na vitória ou na derrota.

Fuiiiiiiiii

.

http://www.corridadeformula1.com/ranking-da-f1/

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Burn Baby Burn
11 anos atrás

Desculpem os erros, escrever de madrugada tem destas coisa, não vou corrigir porra nenhuma.

Vou dormir..

Bye

Mara
Mara
Reply to  Burn Baby Burn
11 anos atrás

Absolutamente certo.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Aquela matemática do começo, por algum motivo, me lembrou os comentários do Reginaldo Leme.

Mark/eng
Mark/eng
11 anos atrás

Já foi melhor, heim Flávio!
Acho que resta a você entrar no box da F1 sem autorização na quarta/quinta antes do GP Brasil, como sempre fez. Ou continuar sendo o chato do Twitter.

Ed
Ed
11 anos atrás

Estatistica de C é R

Diego Queiroz
Diego Queiroz
11 anos atrás

Não vi ninguém chamando o Grosjean de “pilotinho de merda” dessa vez.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Diego Queiroz
11 anos atrás

Nem reclamando da atuação dele como segundo piloto, deixando o patrão passar, eles podem fazer isto, brasileiro não, he he he

franklin
franklin
Reply to  Diego Queiroz
11 anos atrás

ficou claro q o raikkonen puxa seu companheiro para cima, foi assim com massa. melhor fase do massa na f1 foi com kimi dividindo a equipe, e isso soh destaca mais a qualidade do finlandes, que alem de ter velocidade, trabalha pra equipe, pro grupo, e quem tah com ele cresce. att…

Enko
Enko
Reply to  franklin
11 anos atrás

o massa ainda continua na ferrari graças ao alonso que não quer ninguém lhe fazendo sombra, me parece que o,perez não irá mais testar a ferrari, será que não,tem o dedo do espanhol nessa?

RAFAEL
RAFAEL
11 anos atrás

O chifrinho foi demais mesmo, esse Vettel é foda kkkkkkkkk

Paulo Cintura
Paulo Cintura
11 anos atrás

Ui! Que pescoção do Kimi!

Romero
Romero
11 anos atrás

O Massa sempre foi um piloto agressivo. Desde a chegada de Alonso se perdeu (nã0 pela ordem de equipe na Alemanha) pois o espanhol é um dos melhores pilotos dos últimos tempos. Tira sangue de pedra com essa ferrari. Não podemos esquecer também o acidente de Massa na Hungria, o qual sem dúvida afetou o desempenho dele. Tomara que pegue umn bom carro no ano que vem e que faça um bom trabalho pq a chance de ser campeão na F1 acabou em 2008 na última volta.

Fernando Almino
Fernando Almino
Reply to  Romero
11 anos atrás

Romero, ano que vem? na Stock car? que na ferrari tu acha que ele fica? kkkkkkkkk Será que estamos assistindo o mesmo campeonato de F1 mesmo?

Romero
Romero
Reply to  Fernando Almino
11 anos atrás

Um bom carro = uma boa equipe.

Youssef
Youssef
11 anos atrás

Pela primeira vez Massa fez sua melhor volta melhor do que Alonso. Significativo, já que na prova seus tempos costumam ser ainda piores do que na classificação, comparados aos de Alonso.

Prova divertida, com muitas disputas e emoção até o final. Podiam ser todas assim.

Marcão
Marcão
11 anos atrás

Legal de ver!!!!
Todo mundo deixando sua opinião!!!
Hiper democrático esse negócio de blog…..

Breno Peixoto
Breno Peixoto
11 anos atrás

Alonso e Felipe podem comemorar. Eles tem o carro mais estável da temporada.

roxxon valdez
roxxon valdez
Reply to  Breno Peixoto
11 anos atrás

estável: está sempre no mesmo lugar.

Gabriel
Gabriel
11 anos atrás

Opinião dos “especialistas em F1”
Primeira corrida- Button é favorito a campeão de 2012, as Mc Larens são os melhores carros.
Segunda corrida. Alonso ganhou a corrida por acaso, não será campeão este ano.
Terceira corrida. As Mercedes são favoritas agora e Rosberg pode ser campeão.
Quarta corrida. As Red Bull ressuscitaram e Vettel é agora favoritísimo. ( obs. As Lotus vão faturar a próxima corrida)
Conclusão: – Sabem nada ou tão quanto nós. Até agora 2012 não tem favoritos.

ms
ms
11 anos atrás

Em alguns momentos fico pensando…porque tantas estatísticas…. tantas análises….. tantas críticas e opiniões….se ao final do ano….como já está virando rotina….tudo acaba…..com um jovem e genial piloto alemão (que tb tem um projetista genial em sua equipe)……levantando a taça de CAMPEÃO MUNDIAL DE FÓRMULA 01……

Ron
Ron
11 anos atrás

Essa corrida achei meio chata (na anterior pareceu que o pessoal estava com muito mais vontade de brigar na pista). O resultado foi bom: se a cada corrida houver um embaralhamento desses, o campeonato termina na última prova com uns 5 ou 6 brigando pelo título.
Estava torcendo para que o Raikkonen (Coelho da Páscoa?) e Grosjean pegassem o Vettel (de quem fiquei com um pouco de ojeriza depois do evento com o Karthikeyan), mas o alemão aguentou o ritmo.
A McLaren virou abóbora?
A Williams demitiu a funcionária e se deu mal. Ela devia ser importante porque a coisa deu uma desandada.
E o show do Rosberg na outra corrida foi apresentação única (só para tirar o selo mesmo)? Hoje era para ter levado cartão vermelho (dois amarelos, um em sequência do outro).
Massa marcou, mas não melhorou. E não passou a “prima-dona” quando deveria.
Alguém estranhou o abandono do Button e a repentina parada de Vettel e Rosberg após a linha de chegada? Foi o Vettel outro dia naquela estória do “pare o carro… continue… pare o carro imediatamente”. Posso estar enganado porque não sei as causas de hoje (problema mecânico, combustível mínimo?), mas dá uma certa impressão de que as equipes estão aproveitando bem o regulamento dos motores e câmbios.

PS. Galvão parece que não tem mais tanta vontade, atenção e/ou está meio de mau humor para narrar F1 (hipótese: talvez querendo se dedicar às lutas ou parar?). Na hora do anúncio do sistema da FIA sobre o segundo “chega-pra-lá” do Rosberg, foi meio grosseiro com o Reginaldo (como também havia sido no GP da China). E a estória de que a corrida do Massa foi melhor…

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Ron
11 anos atrás

Quanto ao Galvão não há novidade nenhuma, ele sempre foi grosseiro com os comentaristas, além disto, para dar o braço a torcer quando fala alguma besteira, só se o braço for torcido à força por um dos “gladiadores do terceiro milênio”.

Rafael Balneário
Rafael Balneário
11 anos atrás

Desde 2007 eu tenho achado a F1 “uma temporada melhor que a outra” da bastante vontade de ver as corridas.
2007: Final louco em Interlagos com 3 na disputa.
2008: Final mais louco,louco,louco ainda.
2009: Nunca se varreu tanto queixo na F1 devido a Brawn Gp
2010 e 2011 disputas e mais disputas e a chegada da asa móvel.

Vejo sempre no Youtube videos das corridas antigas, carros antigos um mais lindo do que o outro. Mas desde 2007 está dando gosto de assistir as corridas.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Rafael Balneário
11 anos atrás

Isso, mesmo, Rafael! Eu acompanho desde moleque – lembro de ver a Copersucar amarela correndo, pra vc ter idéia – e esses últimos anos têm sido muito legais mesmo!

E isso mesmo, Gomes! Os chifrinhos do Vettel no Raikonnen foram a chave de ouro do GP! hehehe

Eduardo - SP
Eduardo - SP
11 anos atrás

E para os que falavam que o Raikkonen ganhou o campeonato num ato de sorte, está aí…

Denis
Denis
11 anos atrás

Permita-me um comentário, nobre FG. Não sei se alguém o fez, pois estou com preguiça de ler os comentário (lerei amanhã, prometo). Quando tu disseste “Mundial de 2012” (na 1ª linha do 5º parágrafo), esqueceste de mencionar que “20 – 12 = 8”.
kkkkkkkkkkk
Você é um fanfarrão FG.

PAULO MOREIRA
PAULO MOREIRA
11 anos atrás

A melhor foto da F1 2012 até agora!!!!!!!!!!!!!!!!

Paulo Cunha
Paulo Cunha
11 anos atrás

Obrigado por desmistificar as estatísticas; a maioria soma alhos com buganhos. Duas bananas mais duas laranjas, não são quatro sobremesas.

Se é para somar algo igual, somemos essa corrida a mais uma que a Fórmula 1 deu seu apoio ao um governo de apartheid.

Enko
Enko
Reply to  Paulo Cunha
11 anos atrás

depende do ponto de vista e de pessoas que as comerão. e elas podem render uma deliciosa salada de frutas que atenderia muitas pessoas.

ian
ian
11 anos atrás

Po Flavio,
Sem querer ser chato mas o Lauda ganhou seu vigesimo segundo GP no dia 22 de julho de 1984, em Brands Hatch.
Claro que eu nao sabia essa estatistica escrota mas resolvi dar uma olhada so de sacanagem!!!

Grande abraco,

Ian

Flavio Mariani
Flavio Mariani
11 anos atrás

E foi em 2012, que é 20 – 12 = 8

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Enquanto o Galvão falava um monte de “titica”, observava o que mais interessava, se Massa pelo menos tentava a ultrapassagem pra cima do espanhol…não vi acontecer uma única vez, Felipe parecia satisfeito com a posição atrás do espanhol.

Massa sequer forçou do lado ou fez como Alonso na ALE 2010(encostava depois tirava o pé do acelerador e voltava “grudar” no companheiro mostrando que estava mais veloz, uma tática para pressionar a equipe). Claro que Alonso não ia facilitar, bem ou mal ele esta em uma boa posição na tabela, só falta carro bom pra brigar pelo título(vai que a Ferrari melhora como “mágica”, cada ponto para o espanhol interessa), não é o mesmo caso do Massa que só tem 2 pontos. Na Formula 1 tudo pode acontecer, quem podia imaginar Vettel fazendo pole, vencendo com melhor volta? Bom, no bolão eu apostei nele vencendo e fazendo M.volta. Mas também isso não é o fim do mundo, várias vezes Berger era mais veloz que Senna, e não forçava ultrapassagem para não tirar pontos do brasileiro que estava melhor na tabela.

Patético Galvão dizer que Felipe fazia uma corrida muuuuito superior que o espanhol, o que manda é o campeonato e Felipe esta péssimo no mundial, muito pior que Schumacher. O alemão só tem 2 pontos porque a equipe deixou ele na mão várias vezes(AUS/CHN/BHA), na Malásia a equipe também errou na estratégia dos pneus(problema de aquecimento), mas os dois carros foram mal na corrida Schumacher ainda salvou um pontinho.

Surreal isso, toda corrida Schumacher é atrapalhado pela equipe, assim fica muito fácil pro Nico bater o companheiro, assim, até minha avó bate o Schumacher.

Schummy esta fazendo a parte dele, se a equipe pisa na bola, paciência! O alemão mostrou evolução entre 2011/12, muito diferente de Massa que continua péssimo desde 2010. E se a Ferrari der mais uma chance a Felipe em 2013, pra mim vai estar mais que provado que ele só quer saber do altíssimo salário da equipe. Pra mim ele se “acomodou” na equipe em função do salário, como fazia Rubens.

E o momento é favorável a Massa, ele esta jogando “é o carro que esta ruim não eu”, mas na pista Alonso dentro do possível sempre consegue levar o carro a boas posições em treinos e corridas, coisa que Massa não consegue. Felipe esta muito pior que Rubinho na Ferrari, e eu fico espantado do Rubens dizer que aceitaria correr pela Ferrari de novo justamente ao lado do Alonso. Nada mudou por lá, o piloto que mais consegue extrair do carro e estiver melhor na tabela vai ter maior atenção. Queriam o que, que ela desse mais atenção ao pior piloto?

Galvão ainda foi TAXATIVO hoje, a ordem na Ferrari vem LÁ DE CIMA…Rubinho deve estar com saudade dos altíssimo salário da Ferrari, essa que é a verdade. Ao lado do Alonso ia sofrer pior que nos tempos ao lado de Schumacher, pelo menos com o alemão Rubens vencia algumas corridas, coisa que não aconteceu nenhuma vez com Massa ao lado do espanhol. Schumacher ainda deixou Rubens vencer o GP do USA 02 para compensar a cagada da equipe na AUT(fora outras corridas que Rubens venceu e Schummy não atacou nas voltas finais, contei pelo menos 4 entre 02 e 04).
No caso de Alonso dúvido que ele vá deixar Massa vencer um GP para compensar o que aconteceu no GP da ALE 2010.

Mark/eng
Mark/eng
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Fala muito… fala muito!

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Que o Galvão Bueno é um senil doente mental, isso é ponto pacífico, mas a coisa tá saindo do controle. Os chiliques que ele deu quando o Massa “encostou” no Alonso (na verdade, não encontrou em posição de ultrapassagem nem uma única vez) me deram até caganeira. “A ordem tem que vir, a ordem tem que vir”, gritava o mongolóide, ad-nauseam.

Lente de Aumento
Lente de Aumento
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Esse Marcelo é um sarro! Se chutarem as partes íntimas do Schumacher, ele ficará desdentado na hora!

Enko
Enko
Reply to  Lente de Aumento
11 anos atrás

mais um para o clube do: everebody hates marcelo, rsrsrsr
comenta, comenta, mas acaba no lugar comum, o shumy é melhor que tudo o que já passou pelo planeta.
ele não se deu conta que o alemão pode ter arrumado um jeito de protestar contra a realização do gp e não ser punido, (se for isso, tiro o chapéu para ele pela coragem)
e a maclarem, ele não viu a roda do hamiltom dar problema em todos os pits, aliás a mesma roda que vitimou o button no gp anterior

César Rodrigues
César Rodrigues
11 anos atrás

E nas estatícas dos motores vencedores, na Malásia as duas zebras, Alonso e Perez, tinham motor Ferrari.

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
11 anos atrás

A QUEM (ALÉM DO GALVÃO BUENO) ACREDITA QUE POSSA HAVER MELHORA NA RELAÇÃO MASSA X FERRARI:
.
Deu no F1Mania:
.
Massa precisa melhorar para seguir na categoria em 2013:
.
O chefão da Ferrari, Stefano Domenicali, admitiu que Felipe Massa precisa melhorar muito para permanecer não só na Ferrari, como na Fórmula 1 em 2013.
.
“Felipe precisa aceitar que está enfrentando um companheiro de equipe muito forte. Senão, isso irá machucá-lo”, disse Domenicali ao jornal espanhol El Mundo.
.
“Ele precisa assumir um papel claro ao invés de tentar tirar vantagem – precisa aprender com o Fernando, não desafiá-lo. Isso (desafio) é o caminho para ser destruído por um companheiro como Alonso ou (Michael) Schumacher, que são canibais.”
.
Em relação a Alonso, Domenicali destaca que a Ferrari tem uma “obrigação moral” de dar a ele um equipamento de primeira linha, e ainda complementa que isso irá influenciar a escolha do segundo piloto.
.
“Ele (Alonso) tem um papel central na equipe e, portanto, participa das questões importantes.”

Jr.
Jr.
Reply to  MAL-HUMORADO
11 anos atrás

“Ele (Alonso) tem um papel central na equipe e, portanto, participa das questões importantes.”…

Sei que papel é… Não é somente um… são muitos… verdinhos…

Se o Massa tivesse culhões, o choronso não fazia essas trapalhadas com ele não. Vide a McLaren.

Bhrames
Bhrames
Reply to  MAL-HUMORADO
11 anos atrás

Interpretando a fala do Domenicali

Filipe Massa, reconheça a sua incompetência e assuma o papel de coadjuvante que vc é e se comporte como um aprendiz j[aque qualquer piloto que finencie a ferrari tem o direito de se comportar como um canibal. Não desafie o Alonso porque ele tem nosso aval para tornar sua vida um inferno.

Jr.
Jr.
Reply to  Bhrames
11 anos atrás

Exatamente. É bem por aí mesmo…

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Bhrames
11 anos atrás

O método que o Alonso usa para transformar a vida do Massa num inferno é ser 1 segundo mais rápido que ele, classificar sempre na frente dele e botar 40 pontos de vantagem em 4 corridas.

Temos que admitir que o método é eficiente. Pobre do nosso brasileirinho, lutando contra um mundo tão grande!

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Nem todo mundo vai na onda do pobre brasileirinho.
Mas, que a grana que o Alonso injeta através do Santander influi, ah, isso influi e muuuito!
“Em relação a Alonso, Domenicali destaca que a Ferrari tem uma “obrigação moral” de dar a ele um equipamento de primeira linha, e ainda complementa que isso irá influenciar a escolha do segundo piloto.”
As melhorias vão para o carro do Alonso primeiro, Felipe que se dane.

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
11 anos atrás

Que grata surpresa, temos o Vettel de volta, agora ao invés de mostrar um dedo de numero 1 ele mostra dois em cima da cabeça do KImi me rachei de rir por causa disso, o KIMI ficou com cara de coelhinho da Páscoa, observem a foto rsrs

A volta do Vettel é excelente, pois ela embola o grid novamente, bom para nós, mais gente se esbarrando lá na frente, é isso que mais gostamos de ver, múltiplos pegas “de verdade”, na base do “sangue nos zóio”, sem isso dá mais sono que anti-inflamatório. rsrs

Parabéns… para o Adrian Newey, este cara é um gênio, não dorme de botinas nunca, está sempre planejando melhorias nos carros que projetou durante toda a sua vida, pensei que iria demorar muito mais tempo para tirar seus carros do pelotão dos desesperados.

Parabéns…. para a Equipe Red Bull, os caras sacam muito do assunto Pit Stop, com certeza os mecanicos da Mclarem e Ferrari e Mercedes deveria fazer um MBA intensivo lá com eles. os caras ficam treinando o dia inteiro trocas de pneus e na hora H rola estas merdas..

Parabéns para o Kimi, mostrou que ficar parado e voltar competitivo só funciona para quem realmente tem “balls”. Coisa que ainda não vimos do campeão schumacher,

mesmo assim ainda sou otimista,

ESTOU ESPERANDO VC FAZER ALGUMA COISA MICHAEL !!!

Fui

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Burn Baby Burn
11 anos atrás

Em tempo..Minha questão atroz que não quer calar..

Porque Vettel e Rosberguinho foram obrigados a parar logo após a reta de chegada..

Combustível acabando? Motor prestes a lançar? Medo de uma invasão Xiíta na pista ou incontinência urinária rsrs?

Fuiiiiiii

Marcelo
Marcelo
Reply to  Burn Baby Burn
11 anos atrás

Incontinência urinária…hahahahahahaha….

Enko
Enko
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

boa essa.
na época emm que eu corria de opala, tinhamos um piloto na equipe que ao ser levantada a placa de 2 minutos sentiua enorme vontade de dar uma mijada, como fazer?
parar a largada?, não, era nos 900 metros da reta que o cara se arrumava..

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Enko
11 anos atrás

Grande Enko.. li seu post imaginei o o cara pilotando com toda aquela tensão.. pressão pscológica, adrenalina.. e aquele insuportável cheiro de mijo rsrsr

Em resumo para ser piloto tem que ter “Balls” mesmo.

Prefiro tocar meu rock and roll pelas noitadas, e assistir vcs das arquibancadas ou pela TV.

valeu irmão..

Enko
Enko
Reply to  Burn Baby Burn
11 anos atrás

pois acredite voce que esse cara certa vez colocou vodca dentro da garrafa de agua que ele ia bebendo durante a corrida?
só que nosso mecânico viu e alertou o chefe de equipe, substituimos por água mineral e quando o cara descobriu no treino livre de sábado ficou louco, quis brigar e etc.
aí ficamos imaginando a quanto tempo o cara fazia aquilo, pois nunca deixou ninguém mexer na garrafinha.

Ernesto Longhi
11 anos atrás

Bom mesmo é ver o KR de volta ao pódio.

Odilon
Odilon
11 anos atrás

achei o desenvolvimento do carro do Vettel muito rápido de uma corrida para outra , superando o Weber muito facilmente . fiquei desconfiado do desempenho dele e penso que o carro dele deveria ser investigado . está com cara de difusor soprado e aquela regulagem proibida . foi muito bom para ser verdade . a FIA tem que ficar de olho , pois o Briatore não era o único sujo do esporte . tem outros. senão o esporte acaba caindo em descrença , ou o contrario , com os crentes de antolhos.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Odilon
11 anos atrás

Odilon,

Difusor soprado não pode ser, pois seria necessário reposicionar os escapamentos, seria algo muito visível. Eu acredito terem sido pequenos ajustes implementados pelo Adrian de forma “honesta, digna, sutil e elegante”. E acho que ainda vêm mais coisas por aí. “Vâmo vê”!

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Odilon
11 anos atrás

è simples, fiote, se o difusor não pode mais ser soprado, sopra-se a carenagem traseira justamente nos momentos em ue se precisa de mais aderência que são reta e saídas de curva, coincidentemente quando o motor enche.
O newey é engenheiro aeronáutico e, em aeronáutiaca, se não pode mexer na asa muda-se a fuselagem e está resolvido. O cara não é gênio a tôa.

Enko
Enko
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

quanto mais aderência na reta, mais arrasto aerodinâmico,, fosse assim não teriámos a abertura de asa para ultrapassagem.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
11 anos atrás

Porra, Gomes… eu me perdi na equação 2 * pi + raiz quadrada do coeficiente de atenuação do kers / numero da sapatilha do piloto ^ 2…. putz… ô matematica!

Bom… A prova foi mais ou menos na minha opinião… o começo foi muito bom, com schumy e maldonado atropelando todo mundo, mas a coisa foi esfriando, esfriando… Só esquentou quando o Haikkonen começou a tirar mais de 0,5s por volta do Vettel. Aí ficou interessante, mas, ficou no “só tive uma chance”. Pena.

Que venha a Zorópia!

Márcio E.
Márcio E.
11 anos atrás

Kimi nunca teve o melhor carro das temporadas que disputou, foi vice em 03 por 2 pontos e em 2005, com um carro de papel, por 1 ponto. Ele merece ser no mínimo bi campeao mundial, por tudo que fez e continua fazendo nas pistas, é um talento natural. Uma pena ele ter errado o lado por onde tentou ultrapassar vettel, com a evolucao das rivais, vai ficar cada vez mais difícil chegar ao topo.

Ps: Que chatice o Galvao, Mariana Becker e o Burti implicarem com a personalidade do Ice.

Lucas
Lucas
Reply to  Márcio E.
11 anos atrás

O campeonato de 2005 terminou em 133 a 112, não? Mas de resto concordo com a análise, os números dele não refletem a sua qualidade, o cara merecia mais. Não digo nem tanto por 2005 porque o carro da McLaren era o mais rápido (até de la Rosa fez volta mais rápida de McLaren aquele ano) e só perdeu por que, como você bem definiu, o carro era “de papel”, mas em 2003 o cara foi realmente impressionante. A McLaren não só estava bem atrás da Ferrari aquele ano, mas também da Williams, e o Kimi fez um trabalho de consistência impressionante – apesar do carro quase nunca ser bom o suficiente para brigar por vitórias (e quebrou justamente quando ele liderava na alemanha) ele tava sempre lá conseguindo um segundo lugar enquanto os rivais perdiam pontos (incluído aí o Schumacher, que abusou do direito de errar em 2003). Sem dúvida merecia o título.

Giovani Bogo
Giovani Bogo
Reply to  Márcio E.
11 anos atrás

A exclusividade da Globo em transmitir as corridas da F1 não nos deixa outra opção… ou se vê a corrida com o “MUTE” ativado, ou se escuta as bobagens do Galvão (o curioso é que o Burti, no início da carreira, ainda tinha um pouco de personalidade própria… mas não demorou para passar a “concordar” com os comentários do Galvão)… para quem tem admiração pelo trabalho do Kimi, realmente é bastante chato ficar ouvindo as implicâncias do Galvão e seus pares sobre o jeitão deste piloto, tanto dentro da corrida quanto no paddock… pelo que acompanho o Kimi, ele é um piloto muito respeitado no cenário da F1… aliás, em 2008 o Galvão adorava dizer que o Massa estava “goleando” o Kimi… esquecia ele que a Ferrari sempre teve por hábito privilegiar um dos pilotos… em 2008 a Ferrari optou por privilegiar o Massa, justamente porque o Kimi não compactuava com a política de “puxa-saquismo” que norteia os trabalhos dessa equipe (não foi à toa que a Ferrari preferiu pagar um valor absurdo ao Kimi com a quebra do contrato)… certo ou não, fato é que Kimi é um piloto, e é assim que ele prefere ser tratado, não como um produto de merchandising… quanto ao desempenho do Massa nesta corrida do Bahrein, embora ache que ele tenha acompanhado o Alonso, não consigo engolir a ideia “vendida” pelo Galvão de que ele foi muito melhor que o parceiro de equipe… sei que o Galvão é brasileiro, e deve ter uma inclinação por pilotos brasileiros… mas não pode deixar de narrar aquilo que, às escancaras, é mostrado pelas imagens transmitidas.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Giovani Bogo
11 anos atrás

Boa ideia. Assiste-se a corrida pela Globo no “mute”, sintoniza-se a Radio Bandeirantes e ouve-se a narração da prova com o Odinei Edson.

Enko
Enko
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

ô marcelo, como, ficar sem o gavião? de quem tiraremos sarro no dia seguinte neste frequentado blog, (essa o flavio gostou, “frequentado blog”),?
a graça da corrida é ver o cara se desfiando em bobagens e os outros indo na onda.

Guilherme
Guilherme
11 anos atrás

E do Schumacher, você gostou?

Jr.
Jr.
11 anos atrás

O que o Rosberg fez na prova com o Hamilton e com o fodón foi uma p…ta sacanagem.
Se fosse o Hamilton teria levado punição. Não sei nem como ele não reclamou (ainda).

franklin
franklin
Reply to  Jr.
11 anos atrás

weber no gp do brasil de 2009 fez a mesma coisa com raikkonen, na reta oposta na primeira volta, na ocasiao como nao tinha area fora da pista, kimi queboru o bico e foi para o final da fila, ainda chegou em quinto (se nao me engano), mas foi prejudicado, e weber tbm nao foi punido. acho errado, pra mim é uma fmankbra ilegal, mas…

Enko
Enko
Reply to  franklin
11 anos atrás

esse negócio de punir o piloto após a corrida, é covardia e sacanagem, não tem coragem de punir na hora, deixam o cara se matar na pista e depois puxam o tapete do cara. falta peito para os comissários e o piloto que vai lá julgar, aliás o que o emmanuelle pirro fez de espetacular paran estar onde estava?
isso é cargo para ser ocupado por campeões ou no mínimo vice.

Marcão
Marcão
11 anos atrás

A cara do Kimi tá demais!!
Parecendo um camundongo..

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
11 anos atrás

.
Mas o que é que o Sr. Carlos Eduardo dos Santos GALVÃO BUENO queria?
Que a Ferrari fizesse jogo de equipe para quem tinha 0 pontos no campeonato?
Que conversa fiada era aquela de:
1- “é, amigo, vamos ver se aquela ordem que o Felipe recebeu para deixar passar vai ser dada agora, a Ferrari tem que dar essa ordem, gente, o comando da Ferrari, falta comando lá dentro, o Luca di Montezemolo é o Presidente da Ferrari, há o engenheiro do Fernando Alonso e você está vendo agora o engenheiro do Felipe, o Rob Smedley, ele não pode dar ordens, mas o ‘team principal’ que é o Stefano Domenicalli, amigo, o comando da Ferrari blá, blá, blá, blá…”
2- “O Alonso fingiu que ia para os boxes para pegar o vácuo do Perez e fazer o Felipe ficar sem vácuo, não vai ter investigação, não?
.
E daí se ele tirou o vácuo do Felipe, se a reta tem 30 metros de largura e o Alonso quiser andar raspando no muro pegando pista suja é problema dele, e se ele teve a sagacidade de entender isso, parabéns para ele.
.
Mas o que me deixa realmente triste nessa história toda é ver o Reginaldo Leme, com toda sua bagagem profissional, também entrar na onda do Galvão. Eles eram os últimos a marcarem pontos e a cabina da Globo estava com uma preocupação revanchista fora de medida para ver que atitude a Ferrari iria tomar.
.
O que é uma contradição. O Galvão não defende sempre a tese das equipes que deixam seus pilotos fazerem o que bem entenderem na pista, ou como ele diz, “lá é com eles mesmos”, esperando um ‘team radio’ da Ferrari?
.
Tenha dó, Sr. Galvão Bueno. Felizmente as Olimpíadas 2012 não será transmitida pela Globo, com o Galvão dizendo a todo momento que o Brasil foi prejudicado por isso e aquilo, ou vibrando a plenos pulmões com as vitórias e “mais uma medalha para nosso povo sofrido…”, povo sofrido esse que já há um bom tempo entra com sua Pajero no Drive-Thru do McDonalds para se entupirem de lanches caros dentro do ar-condicionado da SUV com GPS e DVD…
.
E enfatizo: fiquei muito triste em ver o Reginaldo Leme cobrando da mesma forma que o Galvão algo absurdo. Puro revanchismo.

Bruno
Bruno
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Ele falou sim Flávio…

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Pior é que falou. Além do que outros colegas já comentaram, de ele implicar com a cara fechada do Raikkonen e aquele discurso todo que a gente conhece, de que o Kimi “não pula no pódium, não dá socos no ar…”.
.
Engraçado ele pedir, ao vivo mesmo, para segurarem um pouco os comerciais e ouvir o ‘team radio’ da Lotus com a reação do Iceman, hehhe…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Sim ele falou… e isso aconteceu quando o Alonso fez a manobra mais inteligente da prova (olha que Eu detesto o Alonso)… O Alonso estava sendo seguido pelo Massa e pelo Hamilton… se não me engano havia uma Force India que não havia trocado os pneus ainda (parece que estava com uma estrategia de 2 paradas apenas) e que estava a frente dele na classificação… o Alonso estava mais rapido que a Force India e ao entrar na reta percebeu que a Force india iria entrar no Box… ele estava a menos de 1 segundo da Force India e a linha de DSR estava localizada um pouco antes do inicio da entrada do BOX… quando a Force India se dirigiu ao BOX o Alonso seguiu a mesma direção… nesse momento ele (segundo as regras) pode abrir a asa (DSR) e com isso conseguiu se safar de uma possivel pressão do Massa… na TV não se ouviu nenhum comentário sobre isso… issso o Galvão não veria nunca.

Segue o jogo.

Imperador

Danilo Cândido
Danilo Cândido
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Brilhante obeservação, Ricardo.

Danilo Cândido
Danilo Cândido
Reply to  Danilo Cândido
11 anos atrás

P.S.: “Observação”…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Danilo Cândido
11 anos atrás

Valeu Danilo!!

Igor
Igor
Reply to  MAL-HUMORADO
11 anos atrás

Como o Piquet ja falou: ” ele nao entende porra nenhuma e fica querendo adivinhar as coisas”, eu tenho que concordar com o Piquet! Esse mala fala besteira demais. Seria melhor narrar a corrida em silencio…aposenta Galvao!

Marcelo
Marcelo
Reply to  MAL-HUMORADO
11 anos atrás

Putz, logo a corrida que eu não assisti ( não por boicote, mas por ter perdido a hora ) deve ter sido até o momento a mais interessantel. Foi mesmo?

Enko
Enko
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

falou sim, e na cara dura, e chegou a discutir se isso era manobra legal.
essa sacada dele pegar o cacuo da force india para abrir a asa e se distanciar do felipe, foi manobra de gênio, o, massa nunca poderia esperar por isso.
é por isso que eu digo que aquela peçaque vai entre o cinto e o banco faz uma diferença danada.

Jr.
Jr.
11 anos atrás

“…(a exceção é o GP do Canadá, onde vivia Luíza)…”
Hilário, hein pancho!

Pereira
Pereira
11 anos atrás

Até tu Flávio, falando da Luíza. Abraços.

Luiz M.
Luiz M.
11 anos atrás

A Force India nunca apareceu tanto durante uma corrida como a de hoje, hahahaha, valeu a pena ter saído mais cedo na sexta.

Andre Muraro
Andre Muraro
11 anos atrás

Flavinho,
Excelente comentários como sempre!!
Acho que vale mencionar também que nunca antes na história do universe o primeiro colocado e o quinto colocado pararam o carro nos boxes depois da corrida
1 + 5 = 6 (droga, não deu 8)
Abraços

Lineu
Lineu
Reply to  Andre Muraro
11 anos atrás

Flávio,
Com este monte de estatística voce fica dando idéia pro Galvão Bueno a ponto de que da próxima vez, além de não prestar atenção à corrida com já faz hoje, ele vai ficar de costa só lendo bobagens que não tem o menor sentido.
De qualquer forma parabéns pelas “valiosas” coincidências.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

O Kimi mostrou que o afastamento de 2 anos não significou nada em seu rendimento. Ponto pra F1. Massa melhorando, legal. Corridaça, num circuitinho de merda. Queria ver um campeonato equilibrado assim nos velhos e belos circuitos… Nurburgring, Osterreichring etc.
Promete a temporada europeia….

andre
andre
11 anos atrás

Valeu a zoada que vc deu no Galvão, com as estatísticas.

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
Reply to  andre
11 anos atrás

“…e prá você, amigo, que gosta de estatísticas: tanto o tio quanto o sobrinho no ano de estréia lero-lero-lero-lero-lero-lero-lero-lero…”

R.CASAGRANDE
R.CASAGRANDE
11 anos atrás

Algo me diz que a Force India manteve o Di Resta na pista por mais tempo de propósito, para ficar à frente e obrigar a FOM a mostrar o carro. Talvez ninguém lá prevesse que ele assumiria a liderança.

mauro
mauro
11 anos atrás

FG, gostei da ironia com relacao aos numeros. Sua caneta (teclado) ta cada vez melhor.

Edson Del Rio
Edson Del Rio
11 anos atrás

Parece-me que, quando um jornalista não tem muito o que comentar sobre a disputa esportiva fica echafurdado nos números do passado. Sempre considero tal atitude uma completa falta de análise crítica da situação ou capacidade de síntese limitada. O problema, parece-me, que não fica restrito somente ao esporte. Verifique os comentários em outras áreas (economia, política, etc) e a falta de uma análise crítica é constante. Minha mãe recomendaria que tais jornalistas de meia pataca tomassem Sustagen, um produto caro para caramba, mas que funciona em velhinhos com nítida perda de suas capacidades cerebrais. Deve funcionar também para jornalistas velhacos. SUSTAGEM neles ! ! !

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Edson Del Rio
11 anos atrás

Você fez uma pesquisa entre os usuários deste blog para saber se eles concordaram ou não com o post?
Se não, desde já declaro que gostei do post com as curiosidades numéricas que o Flávio levantou. Divertiu um bocado!
A propósito, detesto análises rebuscadas, cheias de clichês profissionais, como textos de revistas científicas. Até onde sei o blog NÃO É um portal jornalístico, mas um blog sobre automobilismo (entre outros assuntos…)