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terça-feira, 29 de maio de 2012 - 14:28Autódromos, Automobilismo brasileiro

ATÉ NÓS?

SÃO PAULO (arre égua) – O Dú Cardim postou agora há pouco. O presidente da CBA quer que usemos a chicane nas nossas corridas também.

Acho uma merda. Essa chicane nem para Stock e outros serve. As batidas no Café acontecem muito mais por imprudência e imperícia dos pilotos do que pela natureza da curva. No ano passado, quando Sondermann morreu, todos os próceres de Interlagos e do automobilismo brasileiro posaram para fotos onde seria derrubada a arquibancada para a construção de uma área de escape.

Não derrubaram a arquibancada e não fizeram a área de escape, claro. Mas todos saíram nas fotos, com ar compungido.

26 comentários

  1. Saloma disse:

    Caraio…e o chão do Okrasinha. Vou passar voando…hehehe

  2. Eric disse:

    Que bosque…teve Porsche que quebrou ate o suporte do radiador….tamanha a lavadeira.,.

  3. Claudio Ceregatti disse:

    Como assim?
    Três linhas só?
    “…informamos que é obrigatório…”????
    Poxa vida, Sr. Pinteiro… Já experimentou contornar aquele arremedo de curva?
    Dar na zebra, perder a frente, se espremer na saída e rezar para não alavancar a traseira de frente para o muro, com o carro desequilibrado?
    Aquilo não é uma chicane. Nunca foi. É (mais um) erro gigantesco do Autódromo de Interlagos nessa gestão, um equívoco injustificável. Fora mais um estupro de uma pista já mutilada há muito.
    De fato é um arremessador de carros, um desequilibrador estático, pronto para punir a pilotaida mais afoita.
    De nada serve: reduz de fato a velocidade na aproximação da curva do café (quem inventou esse nome, pô? Por toda a vida foi a subida dos boxes, até isso mudaram…).
    E justamente logo após a “nova junção”, detonando todo um trabalho pela pista inteira para preparar uma ultrapassagem lá na frente. Bem no meio, uma brochada… Não tem a menor graça.
    Se fizer “na mão” e lançado a junção, na hora de sair de trás do oponente dá de cara com a tal “lamentável chicane demolidora de habilidade”.
    No caso do Campeonato Paulista, a coisa piora muito em relação a outros campeonatos com pilotos profissionais, como Stock Car e outros que se utilizam dela.
    Noventa e nove por cento ou mais de quem corre no paulista é gentleman driver, que não treina, que não está preparado para reagir a uma chicotada de frente ou de traseira, desequilibrando o conjunto. Além do que afunila tudo ali.
    No lugar de se evitar acidentes, proporciona meios para que ocorram.
    Não nos esqueçamos que o muro atual é igualzinho da Formula Indy, mais absorvente que OB. Mais macio do que seda. E os pneus que travavam o carro que escapava, agora não estão mais lá, portanto… Tá tudo no jeito para corridas seguras.
    Na mutilação do Templo, não sobrou nenhuma curva de alta, como as originais 1, 2, 3, 4, subida do lago, curva do sol, junção e curva dos boxes (que virou café) originais…
    Uma que se tornou de média velocidade agora desejam assassinar também? Nenhumazinha curvinha de alta, pô?
    Peço encarecidamente que se revogue tal determinação.
    Na próxima quinta, dia 7, treinarei novamente no Templo de Formula Vee. Não quero moer a suspensão, nem estressar o chassis para vir tempo, voando sobre uma zebra que é uma verdadeira catapulta. Além de perder a referencia da pole da última prova, Sandro Freitas virando 2.04.615.
    Também não quero ver chegar a tal em terceira de cano cheio, ter de levantar o pé, e depois ter uma lenta retomada de velocidade em quarta, com o cambio original VW.
    Peço que os pilotos que aqui lêem se manifestem, mandando e-mails diretamente ao Sr. Pinteiro. Você poderia achar e publicar, né não, FG? Assim a gente pede a ele diretamente, sem escalas, tentando sensibilizá-lo.
    De minha parte, já liguei pra ele, pedindo e insistindo.
    De brinde, aí vai o telefone celular do nosso presidente: (81) 9971-8587
    Movam-se, pilotos mudos!
    Ou vocês acham que se a gente ficara parado algo cai do céu?
    Mexam-se!!!!

  4. Joannis Lykouropoulos disse:

    Flavio

    Sou totalmente a favor da CBA qto a segurança seja la em qual campeonato for,regional ou brasileiro.
    Porem acredito que a melhor forma seria retirar uma parte da arquibancada e aumentar a area de escape como ja havia sido tratado.

  5. Nando Sato disse:

    Pensamento CBA: “Para acabar com carrapatos é muito fácil: É só matar a vaca!!!!

  6. Alves disse:

    Derruba a maldita arquibancada! A CBA nem sabe pra que isso existe…

  7. Ulisses disse:

    Aquela chicane ficou péssima, nem acabamento bom tem!
    Não sei como ainda não colocaram um “pardalzinho” para multar quem passa correnso na reta dos boxes.

  8. Rodrigo Moraes disse:

    A vantagem que eu vejo, de usar essa chicane, é que vai se passar mais lento pela entrada dos boxes, que é onde eu acho realmente perigoso em Interlagos, ainda mais nos campeonatos com carros mais lentos, que vêm lambendo o muro.

  9. Gustavo Oliveira disse:

    Ué!!! Teve tanta cornetagem que os caras resolveram generalizar , para depois não ter que responder por alguma cagada que aconteça.

    É exatamente a mesma lógica da lei seca.

    Cornetagem gera reações de MERDA!!!!

  10. Luc Monteiro disse:

    São duas situações.

    Uma, a distinção que se fazia das categorias pelo âmbito do campeonato, se regional ou nacional. Se todos os campeonatos brasileiros vão usar porque é medida de segurança, seria absurdo a medida não valer para o Campeonato Paulista. Ponto.

    Outra situação é ver na adoção da chicane a solução definitiva de todos os problemas, do futuro da nação e do imposto predial. As corridas ficam uma merda, vai-se um grande ponto de ultrapassagem – embora, sendo para ter ali uma bandeira amarela permanente, é menos ruim que se empregue a chicane, mesmo. Ponto de novo.

    Aí sou obrigado a concordar com o que alguém comentou comigo dia desses, dizendo ter ouvido do Paulo Gomes, que é da CBA: a curva do Café está ali há mais de 70 anos, ali houve três mortes. É a curva o grande problema?

    • ricardo bifulco disse:

      O problema Luc, chama-se Cleyton Punheteiro, esse laranja que colocaram na direção da CBA. Administração mais porca do que engenho de merda. Desculpe o palavreado Flávio, mas o que esta merda de CBA está fazendo pelo automobilismo????????????????????????????????????????????????????????????????????????????/

  11. Marcelo disse:

    Tem espaço de sobra pra se fazer uma área de escape no lado oposto. E acho que nem sairia caro. Na verdade, é só continuar a área que já existe um pouco à frente, onde é construída a arquibancada. O problema é estritamente comercial. O Cleyton redigiu um oficio em inglês para o Charles Whiting também? Ah, a possibilidade de acidentes não existe pra competições internacionais….Só pra saber….

    • Marcão disse:

      Vc tem razão, o problema ali é facíl de resolver mas os caras esbarraram no fator comercial.. Onde vão por a arquibancada que sempre ficou ali?? Eis o problema..
      Verdade, não á possibilidade de acidentes por lá com os F-1!!! Desde que cheguem lá inteiros.. Vide o caso do Nico Rosberg acho que em 2005, o carro chegou lá com um pneu furado, saiu de lá destroçado, provavelmente aquela Willians foi PT…
      E foi bem lá mesmo, se perdeu na curva em frente ao posto 18 e foi parar embaixo da arquibancada provisória…
      Eles tem toda a razão também. quantos carros da Stock passaram por lá sem problemas? quantas motos?Quantos F-3, Quantos F Future? ETC…
      Então, F-1 bateu lá por ter algum problema, stock idem, F future idem, GT3 idem,..
      Um F-Truck também bateu lá, quebrou algo no sistema de direção do caminhão, foi num aquecimento para a corrida, não lembro o ano..
      Até o Puma 7 acabou lá!!!
      Lá não é diferente de outras curvas do autodromo, que pilotos se acidentam.. A unica diferença é que nas outras curvas todas, tem área de escape e pneus para absorver o impacto, lá não tem só ferro bruto pra receber o carro ou moto. Com chincane ou não os carros de hoje atingem seus limites muito antes do muro acabar, com um agravante, usando a chincane o piloto já sai dela bem colado ao muro acelerando e fazendo a curva do café, pois essa chincane foi construida em cima da anterior que era para motos e fica “”antes da tal curva…
      Parabéns á CBA, por impor aos pilotos um risco muito maior do que o autodromo sempre ofereceu, e tudo por conta de uma canetada, intrasigência, preciosismo, teimosia, politicaiada, e por que não dizer “”ganancia””, além de teimar em não reconhecer um erro de construção daquele muro do cacete..
      Pra remediar um erro construiram outro, e pra sacramentar agora obrigam á todos a passar pelos caminhos mais errados possíveis..
      Tá demorando essa eleição!!!
      Tão igual ao Kassab aqui em SP., sabem bem que não conseguiram administrar nem os copos de cafézinho, então pisam com vontade no tomate, e depois ainda metem o outro pé num monte de merda….e continuam andando e sujando tudo onde pisam…
      Eleições diretas já, tanto na CBA como nas Federações….

  12. Luizão disse:

    Flávio, será que este tal de Pinteiro já assistiu alguma prova do regional paulista?

    Em caso afirmativo, confesso ser obrigado a tirar o chapéu para ele, afinal é bem corajoso em tomar tal decisão.

    • Marcão disse:

      Acho que não.. No regional não tem TV !!
      Não tem pompa!!!
      Não tem comes e bebes de “”gratis”” !!
      Não tem mordomias!!
      Se um dia aparecer po lá vai só pra fazer campanha politica…

  13. Christian - Do Niva disse:

    Vindo daonde veio era de se esperar o quê?

  14. Joaquim Souza disse:

    UÉ…. SR. PINTEIRO RESOLVER DAR O AR DA GRAÇA AGORA?????

    E SÓ PARA USAR A TAL CHICANE MEQUETREFE?????????????????

    #MANÉ

  15. E depois da “reforma do Bernie”, a F1 vai passar por ali também? Tenso, heim…

  16. Paulo F. disse:

    Depois do adultério, queima-se o sofa! E todos os problemas estão resolvidos….

  17. ALEX B. disse:

    Flavinho, desculpa a ironia, mas qual norma/lei/legislação é seguida ao pé da letra no LISARB? Ainda mais envolvendo a CBAhahahahahahahah?

  18. Marcão disse:

    …..É obrigatório o uso…
    Sei !!! Tá mandando mesmo o cara….
    Obrigar pilotos a usar a chincane defeituosa da subida para o café é no mínimo uma loucura !!
    É a primeira vez que vejo uma chincane ser mais rápida na entrada do que na saida..E muito mais rápida…Todas as categorias que a usaran sofreram consequencias sérias em seus equipamentos, alguns bateram é verdade, mas todos tiveram sérios problemas de suspenção..
    Até hoje não escapou nenhum carro ileso..Por isso a FASP não obrigava seu uso !! Agora na base da canetada vamos ver quem tem mais força nesse braço de ferro…
    Tô até vendo o rolo que vai ser principalmente no marchal, todo mundo embolado na entrada e saida, a cada volta vai sobrar uns dois…
    Sinceramente alguma coisa muito séria tem que ser feita com esse povo da CBA e da FASP.. Estão promovendo um carnificina nessa coisa de muro de metal absorvente de carne humana junto com essa chincane groceira…
    Eu ainda acho que isso de se usar a chincane ainda vai ser facultativo, pois o problema lá é outro: É o muro de metal e a entrada de box… Isso ninguem cogita de resolver pois já gastaram o que tinham que gastar e ganhar…Agora a encrenca fica pros pilotos…
    Eles que sustentam as cobras politicas da federação e confederação..
    Tão é fudidos isso sim….Se não tomarem providencias…
    E será que tomam alguma agora ????

  19. disse:

    Imagino dois paralelos. A Truck fazendo, e a suspensão de muitos do regional aguentando o tranco:http://www.youtube.com/watch?v=VeYxGhb0FO4

  20. Celso Guzella disse:

    Concordo em parte . Na minha visão Sondermann não contava com um carro forte o suficiente.

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