MENU

sexta-feira, 11 de maio de 2012 - 17:36Automobilismo internacional, Indústria automobilística

CARROLL SHELBY, 89

SÃO PAULOMorreu ontem aos 89 anos a lenda Carroll Shelby. Obrigado ao Marcelo Brandini, que nos alertou nos comentários aí embaixo. Ele vivia desde 1990 com um coração transplantado. Em 1996, recebeu um rim do filho. Venceu as 24 Horas de Le Mans de 1959 em dupla com Roy Salvadori, de Aston Martin, e foi o criador, entre outras maravilhas, do Cobra — um ícone dos esportivos americanos. Sua história completa pode ser lida no texto brilhante do Fabrício Samahá no BestCars.

Que todos os Ford V8 do mundo, hoje, façam um minuto de silêncio. Melhor: que ronquem respeitosamente em sua homenagem.

29 comentários

  1. Ricardo Pignatelli disse:

    Simplesmente o cara era foda, respirava automobilismo e conseguiu criar o som mais belo vindo de um carro. Depois que escutei o ronco de um Mustang quando criança, esse “barulho” nunca mais saiu dos meus ouvidos.

  2. Angelo Pitta disse:

    Deem uma olhada no link , leitura obrigatória….
    http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/conteudo_212979.shtml
    existem versões de réplicas com com excelente custo preço x diversão , pela metade do preço de um super esportivo moderno, vc pode ter um super mega esportivo clássico.

  3. Jay disse:

    Carro americano é lixo, o próprio cobra era um Ac europeu modificado e com motor americano. O cara foi gênio por ter visto isso. No geral carro americano só anda em reta e faz suaves cuecas para esquerda, além de serem feios, mau feitos, enormes e desengonçados. Carro de gordo e redneck.

  4. Fábio Mandrake disse:

    E até na F1 o cara andou!De Maserati em 4 corridas de 1958, e mais 4 em 1959 pela Aston Martin.Melhor resultado um quarto lugar em Monza 1958.
    Virou mito, que o Valhalla dos pilotos o receba bem!

  5. Paulo F. disse:

    Andou fazendo uns carrinhos bons na Chrysler. também. no tempo do Iaccoca. E deixou seguidores, ou o que o Viper, senão um up to date do Cobra com partes da Mopar.
    Genio, grande piloto, ótima figura humana. Um mito que criava carros legendários.
    RIP

  6. borduna disse:

    e os GT40 vencedores de Le Mans em 66 e 67 eram da equipe comandada por ele, ou seja, 3 vitórias, uma como piloto.

  7. Mavex disse:

    Já prestei minha homenagem ao Shelby hj, pequena mas de coração, algumas aceleradas no Maverick com a postura em sinal de respeito que ele merecia. R.I.P. Carroll e obrigado.

  8. rodrigo mota disse:

    quando eu estava nos EUA tinha um monte de Shelby e Camaro no condominio onde eu morava. puta máquina…

    carro coreano e japonês é brinquedo, carro americano foi feito pra oferecer o que existe de melhor em um carro, motor e comforto. gastam galões e libras de gasolina. mas não existe som igual ao de um motor “made in USA”. seja V6, V8, V10, V12 ou dos 18 wheels (carretas)…

    os EUA devem estar de luto. e Daytona Beach mais ainda. a cidade respira automobilismo…

  9. leandrotullii disse:

    FIQUE COM DEUS, MICHELANGELO AUTOMOTIVO!

  10. victor freire disse:

    requiescat in pace. cobras de todo o mundo, mustangs ou não, honrem o seu criador nas pistas.

  11. Marcelo disse:

    ’67 Shelby Cobra 427 @ Nurburgring
    http://www.youtube.com/watch?v=1l2JEtAtWOY

    Já pilotei esse Shelby Cobra 427, anda uma barbaridade!!! E quer saber de uma coisa? Vou pegar meu jogo GT4(ps2), e tentar bater o recorde do vídeo acima. Tô fazendo porra nenhuma mesmo, fica como homenagem ao Carroll Shelby!!!

    Quem foi mesmo o último piloto campeão com motor Ford V8 na F1? Rubinho deve conhecer o CARA!

    Que o velho Carroll descanse em paz, na terra sua missão foi cumprida com louvor!

    7’18.507 o tempo a ser batido, mas a pessoa acima usou o guard-rail como apoio, dx ver se eu consigo fazer “semelhante” sem fazer “cagada”!

    Não vai ser fácil…vídeo-game não é molesinha como a maioria pensa! Tempo do ATARI já foi…agora o expert tem que ser veloz e preciso!

  12. Álvaro Azevedo disse:

    “Nada substitui as polegas cúbicas”. Carroll Shelby. Deve estar indo para o céu abordo de um Boss 429 cobra-jet. Não sei dizer direito, mas fiquei sentido pela morte dessa lenda, que já era lenda em vida. R.I.P

  13. Guilherme disse:

    Enquanto isso, Kassab e a corja da Controlar continuam mais vivos do que nunca.

    • Burn Baby Burn.. disse:

      CONTROLAR

      É guilherme, esta porra do controlar.. todo o ano nós paulistanos temos que passar este perrengue..a unica cidade do Brasil.. nós temos que ser avaliados.. entretanto cidades circuvizinhs como Sta André, Guarulhos, São caetano.. que já virara bairos da cidade, não o fazem.. e teóricamente poluem pois não são avaliados..

      Merda né.. ou o Brasil inteiro faz isso.. ou então acaba esta porra logo..

      Shelbi for ever…

      Coicidentemente hoje fui fazer este 171 do controlar do meu prisma, final 1.. já estava atrasado e preocupado em “passar no exame”, pois agora em sampa existem radares inteligentes e se me pegassem dá mais de 500 reais de multa.. logo é melhor sewr flagladro furando um sinal vermelho, do que ser pego no radar inteligente com o controlar vencido.. uma merda mesmo..

      Caça níqueis a parte… e para não deturmar o mot deste tópico, mas hoje ocorreu uma coincicencia histórica, ao lado do meu box de análise do controlar “cituado na ponte do tatuapé” o que chega… lindo.. reluzente..

      Um Maverick V8.. cor de cenoura, pronto para fazer o famigerado teste de avaliação.. o monstro de aço literalmente parou, o examinador introduz a vareta no escame entra no carro e dá aquela acelerada de 20 segundos na avaliação da maquina..

      Dava para ver o sorriso contagiante daquele cara que veste aquele jaleco branco quando acelerava o maveco vermelho com aquele faixa no paralamas dianteiro rente ao para choques ..302 V8..

      Aquele V8 acelerando foi como musica para os meus ouvidos, mudisa etéra que me remete a minha infancia, como um Smoke in the water do Deep Purple.

      Eu… assim como todos os que lá estavam na mesma situação, esquecemos nosso castigo anual de lá estarmos, e focamos naquela beleza mecanica.. esquecemos nossos carrinhos de tração dianteira.. e motorzinhos de plastico, lerdos.. chatos.. como nossos cotidianos..

      O maverick saiu do box, o examonador colocou o selinho 12 passou no teste..

      Nunca fiquei tão feliz em saber que uma maquina dessas que ha tanto tempo embala meus sonhos não sucumbe a nada até hoje, nem a um testezinho de merda como esses..

      E agora entro aqui no bçog e vejo aqui que o grande Shelbi morreu..

      Triste.. sim demais..mas o legado deste craque na customização irá durar para sempre..

      Os americanos sabem cultuar suas lendas e divulgá-las positivamente para outros paises

      Nós aqui não.. nos pegamos nossas lendas e as devassamos.. dizemos que ciclano não era tudo isso.. era viado.. era mal educado.. era grosso com reporteres.. não cantava bem.. não chutava com a perna esquerda..e os esquecemos..

      Dando lugar aos “genios” como michel teló, tiririca, ou babamos ovo para os gringos.. igualmente talentosos como os dois ultimos..

      Essa é a diferença porque os EUA “mesmo agora em crise” são o que são..

      E nós somos o que somos.

      e nunca vai mudar..

      Simples assim..

      Cambio e desligo..

      • Burn Baby Burn.. disse:

        Ps .. não vou justificar nenhuma palavra que escrevi errada, não sou muito fã de corretores ortográficos.. e quem criticar.. antecipo..

        Vai se catar.

      • Angelo Pitta disse:

        Vc está enganado em ser a única cidade no Brasil com exame de emissão veicular, no seu estado não sei, mas no RJ a vistoria anual tem exame de gases há pelo menos 12 anos, quando fiz com meu primeiro carro, um fusca 1300l 75 . Grande abraço.

      • Burn Baby Burn.. disse:

        Ops valeu pela menção grande amigo..

        Pensei que só por aqui existisse controle de emissões.

      • PeP disse:

        Santo Andre e Sao Bernardo já andaram flertando com a controlar. Creio que em S. bernardo só não foi colocado em prática por motivos politico/economicos, o prefeitinho daqui tá de sacanagen.

    • Paulo F. disse:

      Controlar? Até quando aguentaremos essa enganação?

  14. Helton Garcia Fernandes disse:

    Tô falando…
    O mundo tá virando um lugar muito chato…

    O cara fez o Cobra com 10.000,00 dólares.
    Transformou o Mustang, que ele chamava de “carro de secretária” em um mito.

    Fica ninguém no lugar dele e esse monte de carro coreano zanzando por aí…

  15. Eduardo disse:

    Morreu um Homen, o Mito ele já era vivo , reforçou uma Lenda.
    Vida eterna ao Rei

  16. jrg disse:

    Darei uma volta de V8 neste final de semana para homenageá-lo!

  17. Alfredo Junior disse:

    O maior preparador de V8`s do mundo !

  18. gilles disse:

    Flavio, nada mais “legal” do que ouvir um oito cilindros em marcha lenta e depois dar uma acelerada, que saudades do meu Maverick, Abraços.

  19. Daniel Magnani disse:

    Foi um dos Grandes, do Automobilismo de verdade. RIP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *