Com precisão e certeza, na Cidade de Lages final da Avenida Duque de Caxias e esquina com
a Avenida Presidente Vargas, hoje onde esta a Estátua de ANTONIO CORREIA PINTO.
Beto
12 anos atrás
LAGES – SC. Minha cidade Natal. O percurso era praticamente um “oval”. Os carros subiam a Av. Presidente Vargas sentido bairro Coral, viravam à esquerda na Av. Luiz de Camões até a BR-282, onde novamente viravam à esquerda para chegar na Av. Duque de Caxias que é a reta da foto. O “oval” terminava em uma curva muito fechada onde os carros faziam “de lado” a tomada. Há fotos no link indicado pelo colega.
Aliás, Lages sempre teve tradição no automobilismo. Minha AVÓ, hoje com 80 anos de idade, lembra das antigas corridas de carro Florianópolis – Lages pela antiga BR-282…
Alvaro
12 anos atrás
Muito legal essa cena dos velhos tempos, ainda mais na minha querida SC
artur
12 anos atrás
Lages SC,facil
Sandro
12 anos atrás
Essa reta molhada deve ser um sabão, muitas emoções.
Nossa, que retão! A largada dessa prova deve ter sido no sul da Patagônia.
Fabiani C Gargioni #27
12 anos atrás
O Dado contou toda história porque viveu esta história. E este Sr Batisttela que ele se refere era o grande Ely Batisttela, venceu muitas provas na antiga pista de terra de Joaçaba(que aliás foi o primeiro autódromo do Brasil) um dos grandes pilotos aqui de Lages e ele mesmo era mecânico do seu carro e um baita piloto me orgulho em falar dele porque fazia automobilismo por pura paixão, assim como nós aqui da Turismo Clássico Catarinense pena que veio a falecer em um acidente na estrada fazem uns dez anos atrás. E realmente a reta da foto é a avenida Duque de Caxias aqui em Lages, meu pai conta que os DKV davam uns 140/150 km/h no final dela né Dado??? E realmente num almoço regado a muito automobilismo o seu Claude me contou desta e de várias outras peripécias tuas Dado que legal e que tempo bom!!!
Pra que gosta de “decadablio”, certamente gostara.
dado andrade
12 anos atrás
Com certeza o retão de Lages.A Prova 12 Horas de Lages,vencida por mim em dupla com Olidir Pereira,com DKW apoiado pela Fábrica.Foi um corridaço,dominado pelo Plinio Luersen.. (Simca tbem assistida pela Fabrica).Um senhor chamado Batistella com Interlagos coupe, deu muito trabalho,andando junto com a berlinetta do Peroba em dupla com o Etore Beppe(Equipe Transparaná).Tudo lindo até que começou a chover.Lá era um mistão de paralelepipedo e asfalto.Peguei a ponta e um abraço para o gaiteiro.O nosso DKW foi totalmente aliviado pelo Claude que era Revenda Vemag em Cuitiba.Chovia mais dentro do que fora.Engrenagens do cambio e diferencial,suspensão traseira e dianteira,pedaleira etc etc.Parecia que a barata era de aluminio de tão arisca com aquele motorzão.O Seu Jorge nem quis ir assistir a corrida pois achava que nosso carrinho iria se desmontar.A surpresa para a Vemag foi tão grande que logo depois guiei e fui Segundo para o PV de Lamare em corrida que dominei o tempo inteiro,desta vez em Curitiba,circuito de rua, com Seu Jorge no BOX comandando tudo.Bons tempos.Abraço a todos os Vemagueiros.
DadoAndrade
Claudio
12 anos atrás
É em Lages. 500 Km de Lages de 1967.
A largada era dada em um trecho um pouco acima dos boxes na Av. Presidente Vargas logo após a tão “falada” curva do muro da vergonha; passava logo a seguir pela ponte que era um verdadeiro funil, seguindo até a chamada “Curva do Coral” que era o bairro; seguia pela reta do Coral, que era de paralelepípedos irregulares, estreita, abaulada e normalmente com “barrinho” perigoso trazido das laterais pelo tráfego do dia a dia, que exigia correções de rumo; ao final da reta, já nas proximidades do Batalhão, uma chicane em piso de terra seguida de um contorno a esquerda demarcado por tonéis, para entrar na Av. Duque de Caxias, e a curva da foto, voltando para a Presidente Vargas.
Um detalhe. Em 1969 essa prova foi vencida na geral pelo Dino Di Leone com um DKW.
Bocage
12 anos atrás
Agora, imagina correr em uma pista de paralelepípedos em dia de chuva…
Quem já tentou caminhar em uma rua de paralelepípedos molhada sabe do que falo.
Bocage
12 anos atrás
Devia chacoalhar prá cacete…
Diego Camargo Floripa SC
12 anos atrás
Aposto nas 12 Horas de Lages de 1966. Inclusive me arrisco a dizer que é o cruzamento da Av. Duque de Caxias com a Av Presidente Vargas.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Lages.
Um clássico!
Com precisão e certeza, na Cidade de Lages final da Avenida Duque de Caxias e esquina com
a Avenida Presidente Vargas, hoje onde esta a Estátua de ANTONIO CORREIA PINTO.
LAGES – SC. Minha cidade Natal. O percurso era praticamente um “oval”. Os carros subiam a Av. Presidente Vargas sentido bairro Coral, viravam à esquerda na Av. Luiz de Camões até a BR-282, onde novamente viravam à esquerda para chegar na Av. Duque de Caxias que é a reta da foto. O “oval” terminava em uma curva muito fechada onde os carros faziam “de lado” a tomada. Há fotos no link indicado pelo colega.
Aliás, Lages sempre teve tradição no automobilismo. Minha AVÓ, hoje com 80 anos de idade, lembra das antigas corridas de carro Florianópolis – Lages pela antiga BR-282…
Muito legal essa cena dos velhos tempos, ainda mais na minha querida SC
Lages SC,facil
Essa reta molhada deve ser um sabão, muitas emoções.
Cheguei tarde, mas é Lages sim, provavelmente em 1966, nas “12 Horas” daquele ano.
Pelas araucárias, devem ser no Paraná.
essa poderia ir pra seçao enche o tanque.
http://3.bp.blogspot.com/_bVYxWiIHTOw/TIehv2i2IEI/AAAAAAAAGJg/h_LdPEO8UHI/s1600/coral.jpg
Rede atlantic.
Nossa, que retão! A largada dessa prova deve ter sido no sul da Patagônia.
O Dado contou toda história porque viveu esta história. E este Sr Batisttela que ele se refere era o grande Ely Batisttela, venceu muitas provas na antiga pista de terra de Joaçaba(que aliás foi o primeiro autódromo do Brasil) um dos grandes pilotos aqui de Lages e ele mesmo era mecânico do seu carro e um baita piloto me orgulho em falar dele porque fazia automobilismo por pura paixão, assim como nós aqui da Turismo Clássico Catarinense pena que veio a falecer em um acidente na estrada fazem uns dez anos atrás. E realmente a reta da foto é a avenida Duque de Caxias aqui em Lages, meu pai conta que os DKV davam uns 140/150 km/h no final dela né Dado??? E realmente num almoço regado a muito automobilismo o seu Claude me contou desta e de várias outras peripécias tuas Dado que legal e que tempo bom!!!
OS DKW chegavam a 7200 RPM no fim da reta. Isso da uns 180 KM/h
Mama Mia!
Esta reta deve ter a distancia de SP a Campinas!!!
E este povo ao lado da pista, servindo de guard-rails? se um pneu fura alí….
Lages-SC com absoluta certeza. O retão é a Avenida Duque de Caxias. Os carros estão virando em direção a Avenida Presidente Vargas.
Atualmente:
http://maps.google.com.br/maps?q=Lages&hl=pt-BR&ll=-27.810564,-50.323085&spn=0.001279,0.002642&sll=-14.239424,-53.186502&sspn=44.807848,86.572266&t=h&hnear=Lages+-+Santa+Catarina&z=19&layer=c&cbll=-27.810651,-50.323047&panoid=T2naiIibhOxTlP-i1-oJ4g&cbp=12,44,,0,-2.74
Sem duvidas, o “retão da Duque”, em Lages mesmo. Tem uma porção de fotos aqui:
http://showroomimagensdopassado.blogspot.com.br/search?q=Elias+Gottardo&max-results=20&by-date=true
Pra que gosta de “decadablio”, certamente gostara.
Com certeza o retão de Lages.A Prova 12 Horas de Lages,vencida por mim em dupla com Olidir Pereira,com DKW apoiado pela Fábrica.Foi um corridaço,dominado pelo Plinio Luersen.. (Simca tbem assistida pela Fabrica).Um senhor chamado Batistella com Interlagos coupe, deu muito trabalho,andando junto com a berlinetta do Peroba em dupla com o Etore Beppe(Equipe Transparaná).Tudo lindo até que começou a chover.Lá era um mistão de paralelepipedo e asfalto.Peguei a ponta e um abraço para o gaiteiro.O nosso DKW foi totalmente aliviado pelo Claude que era Revenda Vemag em Cuitiba.Chovia mais dentro do que fora.Engrenagens do cambio e diferencial,suspensão traseira e dianteira,pedaleira etc etc.Parecia que a barata era de aluminio de tão arisca com aquele motorzão.O Seu Jorge nem quis ir assistir a corrida pois achava que nosso carrinho iria se desmontar.A surpresa para a Vemag foi tão grande que logo depois guiei e fui Segundo para o PV de Lamare em corrida que dominei o tempo inteiro,desta vez em Curitiba,circuito de rua, com Seu Jorge no BOX comandando tudo.Bons tempos.Abraço a todos os Vemagueiros.
DadoAndrade
É em Lages. 500 Km de Lages de 1967.
A largada era dada em um trecho um pouco acima dos boxes na Av. Presidente Vargas logo após a tão “falada” curva do muro da vergonha; passava logo a seguir pela ponte que era um verdadeiro funil, seguindo até a chamada “Curva do Coral” que era o bairro; seguia pela reta do Coral, que era de paralelepípedos irregulares, estreita, abaulada e normalmente com “barrinho” perigoso trazido das laterais pelo tráfego do dia a dia, que exigia correções de rumo; ao final da reta, já nas proximidades do Batalhão, uma chicane em piso de terra seguida de um contorno a esquerda demarcado por tonéis, para entrar na Av. Duque de Caxias, e a curva da foto, voltando para a Presidente Vargas.
Um detalhe. Em 1969 essa prova foi vencida na geral pelo Dino Di Leone com um DKW.
Agora, imagina correr em uma pista de paralelepípedos em dia de chuva…
Quem já tentou caminhar em uma rua de paralelepípedos molhada sabe do que falo.
Devia chacoalhar prá cacete…
Aposto nas 12 Horas de Lages de 1966. Inclusive me arrisco a dizer que é o cruzamento da Av. Duque de Caxias com a Av Presidente Vargas.
Também acho que é em Lages. Nos dias de hoje eles fazem campeonato de arrancadão de motos e carros.
Quanto a preciosidade dessa bela foto, huuuummmmmmmmmmmmm!!!!!!!! que tempos de um automobilismo…
Esse Simca 71 é bem famoso aqui por Santa Catarina, já o carro em diversas fotos ao longo dos anos.
A reta não faço idéia, mas bate até uma saudade desse tempo dos paralelepípedos.
Seria a da BR-116, em Vacaria, RS?