MOTOLAND
SÃO PAULO (a ar) – O Márcio Valente, que trabalha no FBI, me mandou várias fotos antigas da Polícia Rodoviária e aos poucos vou pingando aqui, porque tem carros ótimos como Variant, Belina, Caravan, Corcel… Só que a de hoje não é carro. É quase. Trata-se da maior moto de todos os tempos, a Amazonas com motor de Fusca. Acreditam que vi uma dessas na rua outro dia? Mas o cara me contou que montou sozinho, não era antiga. Sei lá como, parece que arrumou um quadro antigo, comprou um motor, construiu a moto.
Alguém, poucos anos atrás, não estava planejando relançar a marca? Escrevi sobre isso em 2008. No que deu? Bom lembrar que esse relançamento era apenas do nome, não da moto com motor de Fusca.
Uma pouco conhecida é a Moto Brasil ,tbém construida pelo Luizão ,já com cardã , precurssora da Kahena.
boa noite este rodoviario que esta na moto eu conheço valdemar ferreira mora em bauru aposentado
Pessoal, esta foto é sim na base da Polícia Rodoviária da cidade de
Pirajuí SP e o policial é meu sogro, na época Cabo Valdemar – Valdemar Ferreira!
Eita saudosismo….esta foto deve ser de 1982 ,foi tirada na base da Policia Rodoviária de Pirajuí e o policial é o meu amigo “Chips”. Na época a base possuía uma BMW R75/5 a qual eu dava manutenção e foi onde tive a oportunidade de dar uma volta com esta Amazonas ………..era coisa de louco,pesada pra burro mas impressionava e em muito…..Ela ficou pouco tempo na base e depois sumiu…….restando apenas a BMW.
A Amazonas impressiona pelas suas dimensões e peso. É uma moto robusta e chama atenção por anda passa até os dias atuais. É difícil de se pilotar e desprovida de tecnologias e avanços de outras motos. Mas sem sombra de dúvida a moto Amazonas ficará na história como um ícone que marcou uma geração. A lendária Motossauro. Quem tem uma jamais se desfaz dela.
Tive uma Kahena custom cuja manutenção era feita pelo saudoso e querido Luizão, criador da fera.
Porém como ele mesmo dizia emtom de brincadeira mas comfundo de verdade era um grande amontoado de ferro e diversas peças.
Marcador de combustível não confiável, era só par dar ima idéia do nível de gasolina; péssima de freios e o burrinho do freio traseiro vasava fluído constantemente; bengalas com constantes vazamentos e trocas de reparos; velocímetro na chuva não funcionava por conta da água no leitor óptico; gastava pneu em demasia; mola e suspensão traseira muito ruins em todos os aspectos; marcha a ré deronava os dentes do pinhão; sincronismo de marchas péssimo; embreagem realmente pesada e ineficaz; autonomia baixa; puxava na curva para dentro no lado do cardã, que vazava fluído sem solução…..a moto foi uma decepção total, consegui vender para uma pessoa que estava querendo exatamente uma Kahena, sabia exatamenet onde estava se metendo.
Conheci alguns que importaram peças VW da Alemanha ,melhoraram muitas coisas e veneravam as Kahenas, porém para mim acredito que é muita grana para uma moto que simplesmente foi um experimento que não vingou.
Para quem curte as Kahenas e Amazonas, se estão felizes e curtem as máquinas, ótimo e boa sorte, mas para mi, como disse não foi uma boa experiência.
fico muito triste em ter que ler coisas que algumas pessoas falam da moto amazonas 1.600,porque essas pessoas não sabem o que estão falando, mal conhecem uma cg e querem falar motos grandes, no minimo só conhecem atravez de revista por no minimo só devem ter dinheiro para comprar figurinhas de moto. cara vai aprender a ser gente, depois entre em algum site e comece a falar a respeito de qualquer coisa.
Olá, Flavio. Que vos escreve é o Roberto Dutra, jornalista que trabalha aqui no Globo com o Jason Vogel. Tenho uma Kahena Custom 1.600 ano 1995. Se não me engano, as Amazonas foram feitas entre 1980 e 1989 e as Kahena, entre 1991 e 1999 (e talvez mais uma ou duas em 2000/2001). Foram fabricadas 434 Kahena. Destas, pouco mais de 180 foram exportadas e o resto ficou no Brasil. A única coisa em comum entre Amazonas e Kahena é o motor Volks. Todo o resto é diferente: na Kahena, o quadro é delta, a suspensão traseira é mono, a caixa é feita pra ela e a transmissão é por cardã monobraço. A Amazonas ainda desperta muitas paixões pelo valor histórico, mas a Kahena é um pouco melhor de andar e ótima para viajar. Mas é preciso fazer algumas melhorias, porque senão ela quebra (problemas não de projeto, mas de fabricação). Estou na minha terceira Kahena e aprendi a conviver bem com ela. Mas realmente é para quem gosta. Se eu achar, manderei umas fotos para você conhecê-la. absss Dutra
A Amazonas começou com dois mecânicos construtores e depois foi adquirida pelo empresário Guilherme Hannud que a colocou em produção. O Guilherme foi representante da Harley Davidson aqui, tendo importado umas pequenas Harleys que serviam para tropas de paraquedistas, não sei se o exército ou aeronáutica as comprou. A Amazonas tem algumas soluções engenhosas como o acionamento sequencial do cambio original VW. Venderam para a polícias e para particulares em outra época. Já dirigi com ou sem sidecar, achei uma bosta, parece um caminhão, mas anda bem na estrada, na cidade é um horror.
Tenho a impressão que o Guilherme desistiu e outros fabricaram uma mais esportiva de nome Kahena aproveitando partes que sobraram da produção, mas a marca Moto Amazonas ainda pertence ao Guilherme que lançou a marca novamente importando motos, mas tenho a impressão que o principal da empresa são equipamentos especiais como carros de golfe, cortadores de grama profissionais e veículos especiais de serviço. A loja fica aqui na Granja Vianna e eles estão trazendo as Royal Enfield 500 cc fabricadas na Índia e quase idênticas às originais dos anos 50, o projeto é o mesmo, apenas melhorado aqui e ali e já usando injeção de combustível. Custa uns R$ 17.000,00 e para quem gosta de visual antigo ou motos antigas é uma boa pedida, a Royal Enfield nova não é nenhum canhão, mas muito gostosa de dirigir e parece ter mecânica robusta, como era comum nos anos 50, afinal, é uma moto dos anos 50. Não tenho a menor idéia se o preço de R$ 17 mil é adequado, é mais para mercado de nicho e não para concorrer com outras opções. Chama muita atenção por onde passa.
Amazonas! Uma Volks Moto. Quando eu era moleque ainda se via algumas por ai.
Amazonas! Quando criança, havia uma oficina especializada em AME. Acho até que era uma concessionária, pois haviam motos à venda também.
Foi a PRF que lançou a moda das calças sertanejas… Aperta os ovos e canta fino!
rodoviária do estado de São Paulo meu querido!!!! PRF não lançou nada! alias até hoje!
Hoje em dia não é a maior em cilindrada, talvez só no porte desajeitado. Mas é só algo folclórico. Não tem nada de especial, exceto ser made in Brazil.
A PRF tinha dessas motos rodando pela Niterói-Manilha na BR-101 a algum tempo atrás.
Eu vi uma a duas semanas na serra gaúcha, amarela. É uma coisa colossal mesmo.
No que deu a volta da Amazonas? Em nada.
Foi apenas mais uma dessas aventuras de importar motos ruins da China.
Como tantas outras, não sobreviveu.
Se não estou enganado o local dessa foto é um posto policial próximo ao trevo de entrada da cidade de Pirajuí – SP,(350 km de São Paulo) e cerca de 45 km da cidade de Baurú – SP na rodovia Marechal Rondon. Na foto , no canto direito , vemos um barracão azul e branco que é de uma empresa metalúrgica que trabalha com equipamentos em aço inoxidável ( empresa de nome Etscheid ). Falo isso porque morei 5 anos lá e frequentemente passava pelo local. Abraços a todos. Flavio, quando tem prova de F1 abaixo o volume da TV e escuto a transmissão pela Estadão ESPN.
Engraçado. Ontem à noite eu vi uma Amazonas que estava muito inteirona pra ser antiga. Cheguei até a pensar que estivessem fabricando de novo.
Flavio, te mandei uma foto de uma Harley da Polícia Rodoviária Federal lá pelos idos de 2010. Você não chegou a publicar. Se quiser posso te mandar de novo. Abraço,
Mad Max
Nunca vi uma de perto… mas parecem muito bonitas.
Lembro bem destas motos, faziam bastante sucesso, como a maior moto do mundo. è obvio que em termos comparativos fica em desvantagem nítida tecnologicamente, mas era uma solução para uma época em que importações eram dificeis. Até foram exportadas para o japão equipar a polícia de lá por um breve período provavelmente, por incrível que pareça.
Quando criança, sempre que havia um encontro ou exposição de carros e motos, meu pai me levava. E a cereja do meu bolo era encontrar as Amazonas. Eu ficava fascinado por essas motos.
Que se dane o mimimi dos punheteiros de especificações técnicas. Lendas não devem ser justificadas.
Cara parabéns… mais um que entende realmente como as coisas são… não importa se é mais isso, mais aquilo…. o importante é ser…!!!
Respeito toda pessoa que vê beleza em coisas antigas e preservadas. Pq só conhecendo bem o passado entendemos o presente….!!!
um abraço….
Reconheci no ato esse policial pelo capacete, ele é primo do Jim “Gooze”, que também era policial e morreu carbonizado pela guangue “satânica” do Night Rider, eu gostava do Johnny “The Boy”, o cara era muito loko igual ao resto da gangue!!!
http://www.youtube.com/watch?v=M3ikAQ_cvP4
http://www.youtube.com/watch?v=Qkg1GLPmdgQ&feature=related
Uma moto enorme, motor fraco, estabilidade mais ou menos, cara, no fim das contas, uma trapizonga.
Moto é BMW, depois vem as Honda, Suzuki e Kawasaki, o resto é resto.
Munch TT. E o motor era NSU!
A KTM, que é a moto usada pelo exército alemão (terra da BMW), ficaria em que lugar nessa lista?
putz, quase um carro mesmo!
Alguém poderia dizer que lugar é esse? Parece-me depois da subida da Serra do Espigão(ui…), ponto culminante da BR116 em Santa Catarina, bem antes de Lages…
Caro Flavio,
Tenho uma amazonas 1984 preta igual a da foto. Realmente é uma raridade mas por incrível que pareça tenho mais dois amigos que temos amazonas e sempre vamos no ibiramotopoint que ocorre no estacionamento do ginásio do ibirapuera.
Ainda hoje existem construtores que criam amazonas artesanalmente. Quanto ao relançamento da marca foi um grupo que chegou a relançar algumas motos chinesas batizadas de AMAZONAS mas que não emplacou no mercado.Ouvi alguns comentários que estariam projetando o relançamento da amazonas AME 1600 que é igual a foto mas não foi adiante pelo que sei.
Obrigado por postar uma breve lembrança desta que é o maior mito entre as motocicletas no Brasil. E peço que indique o site motoamazonas.com.br que tem uma breve literatura e histórico desta fantástica motocicleta.
“…maior mito entre motocicletas do Brasil” . Hahahahahahahaha
Concordo com o Oskart. Qual outra moto poderia ser o maior mito entre as motocicletas no Brasil?
A Burgman
Olha a Amazonas nº 1. Mas acho que a estrela da reportagem é o dono. Mó figura!
http://www.youtube.com/watch?v=OZ6SSCa5lqQ
Este cara da reportagem é o Miguel, construtor de amazonas. A moto dele agora está com um dos meus amigos o Samil Jr. A amazonas tem o No. de chassis como No. 002 pq a No. 001 foi o protótipo criado pelo inventor o saudoso “Luisão”.