O 001

SÃO PAULO (aí sim) – Vejam que bela história nos conta o Eric Darcowich. A GM doou o primeiro Omega produzido no Brasil ao Omega Clube, que surgiu de um grupo de discussão na internet. Esse carro, 1992, foi usado por anos para serviços internos na fábrica e para testes do motor a álcool. Estava no museu da Ulbra, que acabou fechando. Devolvido à GM, foi repassado depois de algum tempo ao clube. Que, claro, está cuidando de terminar uma restauração criteriosa para manter a raridade nos trinques.

Parabéns ao pessoal. Está aí um grande exemplo de preservação e de capacidade de organização de um clube de admiradores de um carro em particular. O Omega, para muita gente, foi o melhor carro jamais produzido no Brasil. Longa vida ao Omegão 001, pois.

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WILIAN
WILIAN
10 anos atrás

GOSTARIA DE SABER ONDE É O CHASSI DO OMEGA GLS 2.2 97 !!! QUEM SOUBER AGRADEÇO A COLABORAÇÃO !!!!

MARIANA
11 anos atrás

Parabéns pela matéria.
Sou simplesmente apaixonada por este carro. Comprei meu Omega CD 3.0 em 21/12/93 e o tenho até hoje…. são 18 anos de satisfação … e não é carro de fds não… É carro do meu dia a dia …shopping… supermercado e estrada tb !!!
Ainda Absoluto … ainda muito feliz com ele !!!

José
José
11 anos atrás

Tenho a honra de contar com um Omega na minha garagem. Sinônimo de estabilidade e conforto, possui um rodar impecável. E como é bonito ver um Omega bem cuidado passando. Não há como não virar para acompanhar seu desfile. Hoje tudo é sem graça e plastificado…

Carla Brolezzi
11 anos atrás

Obrigada pelo post sobre o 001 :) essa foto foi feita em nosso último encontro nacional :)

O 001 é todo azul, painel, bancos e carpetes e o interior é impecável!

Estive presente na 1ª vez em que ele foi ligado pelo clube e tivemos várias surpresas e aprendizados com o modelo e os testes da GM.

No site do Omega Clube existe uma matéria sobre ele, contando toda a história.

Abraços,

Carla Brolezzi
OC RJ

Denis Melo
11 anos atrás

Boa Noite a todos,
Em nome do OmegaClube do Brasil, obrigado pela menção ao nosso clube e ao 001. Temos uma matéria completa sobre nossa jóia no site, com várias fotos. Essa conquista não poderia ter sido alcançada se não fosse a participação e confiança de vários associados do clube.
Um abraço a todos,
OmegaClube do Brasil
http://www.omegaclube.com.br

JoséCarlos
JoséCarlos
11 anos atrás

.. e o slogan:

” Omega. Absoluto”

Mais pura verdade!

Guto Martins
Guto Martins
11 anos atrás

O Omega foi o ápice da época das carroças.

Tiago Nunes
Tiago Nunes
11 anos atrás

Tira uma “promoção” da GM que quem comprava o Omega ganhava um Corsa. Alguém sabe ou lembra se realmente existia essa “promoção” ou foi lenda urbana ?

Tiago Nunes
Tiago Nunes
Reply to  Tiago Nunes
11 anos atrás

Tinha

Enko
Enko
Reply to  Tiago Nunes
11 anos atrás

lenda

Adalberto Cruz Teles
Adalberto Cruz Teles
Reply to  Tiago Nunes
10 anos atrás

Na verdade isso aconteceu na época do plano Collor, onde houve o confisco da grana dos cidadãos que salvaram este país e não receberam nada em troca. Na época, todos ficaram com um saldo de 50 (reais, cruzados, sei lá o que) nas contas de poupança e aplicação. Com isso as pessoas ficaram sem grana nenhuma e as lojas abarrotadas de carros. Então vieram as promoções malucas, como comprar um omega e ganhar um corsa, ou comprar um gol GTI e ganhar um gol 1000 (um pai de um amigo meu na época fez isso e deu o carro pro filho), um outro pai de um conhecido comprou um caminhão e ganhou um baita carro lindo, não me lembro se foi um Tempra Turbo, mas a coisa era bem maluca mesmo (sim, os empresários se deram bem e os trabalhadores assalariados se ferraram, como sempre). Mas isso aconteceu em todas as concessionárias. Foi isso.

Leo Almeida
Leo Almeida
11 anos atrás

Só entende e sabe o que é quem tem….

Quem já teve, tem saudades….

Conheçam também o Clube do Omega.net (www.clubedoomega.net).

Ter omega é um estilo de vida…
Parabéns pela matéria.

Fernando Diz
Reply to  Leo Almeida
11 anos atrás

Perfeito.
Parabéns pela matéria!!!

Grande e forte abraço do amigo Fernando.Diz
Clube do Omega Net

Nilson
11 anos atrás

Tenho um omega 3.0, motor alemão, estradeiro, amigão dos fins de semanas, adoro.

Parabéns ao clube do omega pelo zelo com o 001.

Juvenal Jorge
Juvenal Jorge
11 anos atrás

Que ótimo ver um carro que era bastante caro com os para-choques sem pintura.
Já está na hora de voltar essa tendência.
Para-choques pintados são uma nhaca sem tamanho.

Enko
Enko
Reply to  Juvenal Jorge
11 anos atrás

esse omega é um gls 4 cilindros, já que o 6 cilindros cd tinha os parachoques pintados na cor com vários arremates cromados inclusive o friso superior da grade

Banana Joe
Banana Joe
11 anos atrás

Putz, essa deu saudades.
Participei do Omega clube por anos aqui em SC.
Até organizamos um encontro nacional.
Grande carro.
Nacional, 6 cilindros, tração traseira, ótima suspensão, muita personalidade.
Ser dono de Omega em meados da dácada de 90 era quase como ter uma BMW!
Hoje no mercado nacional só carrinhos sem graça.

Opaleiro MG
Opaleiro MG
11 anos atrás

O Omega é mesmo um carrão. Só não tem o carisma do Opala. Talvez pelo pouco tempo que ficou em produção e pelo custo da manutenção, que assusta. Mas é um carrão!

Geraldo
Geraldo
11 anos atrás

Tive 2 Omegas … um 4.1 e outro 3.0 (motor alemão) … o 3.0 era mais econômico .. fazia 8 km na cidade … já o 4.1 … difícil passar dos 6,5 km … sem sombra de dúvida, foram os 2 melhores carros que eu tive … silencioso, imponente, tranquilo na tocada, espaço interno absurdo … pena que a manutenção e o seguro tornaram inviável a permanência na minha garagem …

Natu Nobilis
Natu Nobilis
11 anos atrás

Pode até ter sido bom, confortável e tals, nunca tive um. Mas sempre achei feio pacas. E virou um dos carros favoritos para o xunning… Definitivamente, não curto Ômegas.

Afinal, eram só os motores que vinham da Alemanha? Ou no início o carro inteiro era importado? Lembro que depois passaram a usar o motor do Opala. E quando começaram a importar o australiano (daí sim, pra mim ele ficou bonito)?

Daniel Bronzatti
Daniel Bronzatti
11 anos atrás

Parabéns a GM e ao pessoal do clube pela dedicação. Já a dona Ford toma activia com red label para os clubes brasileiros de entusiastas da marca. Aprende dona Ford, coisas simples como estas formam brand warriors…. Aprende!!!

Tiago MIo
Tiago MIo
11 anos atrás

Eu vi este Omega ano passado, em São Caetano do Sul no ExpoCar, ao lado dele estava também o Corsa 001 1994.

Enko
Enko
11 anos atrás

tenho um amigo que possui um monza 4 portas 1988 apenas com a nota fiscal, rodou da rua carlos vicari, (pompéia) até sua firma em itaquaquecetuba, e lá se encontra até hoje, +_30 km.

Fernando Melo
Fernando Melo
11 anos atrás

Tive a oportunidade de dirigir um Omega com motor 2.2, certa vez. Gostei bastante. E como foi comentado anteriormente, a tração era muito boa. Dava pra sentir o carro sendo “empurrado”.

José Morelli
José Morelli
11 anos atrás

É um carro bacana, porém nunca o considerei melhor que o Monza, que transparecia muito mais agilidade que este Omega. Além do mais, a linha reta nas laterais traseiras (cobrindo a parte superior dos pneus traseiros) nunca me agradaram.

É de fato um carro belíssimo de frente, mas sempre me pareceu bruto demais. Como apaixonado pelo Monza, gosto mais dele, linhas mais dinâmicas, ágeis e belas. Como já disse em outras ocasiões, os carros dos anos 90 exercem muito fascínio em mim – porque minha infância pegou muito dos anos 90, então os carros dessa década sempre me fascinaram bastante.

Outro carro legal é uma versão posterior do Omega, creio eu inspirado num Holden australiano. Em 2010, quase comprei um, aliás me arrependi de não ter comprado, embora consuma mais gasolina do carro econômico que uso atualmente.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
11 anos atrás

A GMB tem merda na cabeça???

Utilizar o chassi 001 de um modelo de luxo para testes, servicinhos de banco, buscar marmita e o bolo de aniversário do chefe da manutenção é de chutar a bola esquerda.

O 001 de qq modelo tem que sair do forno e ir direto para o estande… ficar lá parado pra todo mundo ver.

Kleber
Kleber
Reply to  Flavio Bragatto
11 anos atrás

Para montadoras carros são carros apenas!! É o consumidor que os torna em mitos ou micos!!! Carro 001, usado desde 0km como protótipo dentro da planta e para o que fosse necessário! Tanto que se pensanssem desta maneira, o 001 seria um CD top de linha e não um GLS sem nem vidros elétricos!!

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
11 anos atrás

Afinal de contas é o Azul ou o Prata o carro com chassis de Nº 100001? Eis a questão.

Fernando Diz
Reply to  Álvaro Azevedo
11 anos atrás

Álvaro, o Omega azul foi o primeiro produzido pela fábrica e utilizado apenas para testes. O Omega prata foi o primeiro produzido para comercialização.
Espero ter ajudado.
Grande e forte abraço do amigo Fernando.Diz
Clube do Omega Net

Carla Brolezzi
Reply to  Fernando Diz
11 anos atrás

Confirmando o que o Fernando Diz disse: o 1º feito foi o azul e o 1º faturado foi o prata.

Fabio
Fabio
11 anos atrás

Gosto muito do omega, mais infelizmente nunca tive um.
A cor que mais gostava era o azul / roxo bem escuro. Lembra desta cor?
Qual e o nome oficial desta cor? Alguem lembra?
Abraco
Fabio

Enko
Enko
Reply to  Fabio
11 anos atrás

azul drava, que saiu no opalão 92 também.
sr carro, com motorzão 3.0 era melhor que o 4.1, ótimo conjunto, boa estabilidade, (nos seis cilindros o trem traseiro, de suspensão fazia a traseira esterçar junto nas curvas,( louca gente sabe disso), maior barato).
experimentei 2 de corridas, para quem guiou opala a diferença é brutal, ótimmo conjunto em todos os quesitos.

Fabio
Fabio
Reply to  Enko
11 anos atrás

Obrigado

Fernando Diz
Reply to  Enko
11 anos atrás

Enko, na verdade ambos os motores 6 cilindros, 3.0 ou 4.1, são ótimos. Um poderá ser considerado melhor que o outro dependendo da preferência do avaliador.
Por exemplo, um apaixonado por Opalas, provavelmente se identificará mais com o 4.1 do que com o 3.0 devido as diferenças de cada um como, por exemplo, torque, suavidade de funcionamento, faixa de giros em que atingem torque e potência máximas, etc…

Fernando Diz
Reply to  Fabio
11 anos atrás

Fabio, no Omega, essa cor a qual se refere , popularmente conhecida por “camaleão”, chama-se na verdade azul Kandinsky.
Outra cor no Omega que produz efeito semelhante é o verde Durer.
Sintam-se todos convidados e a vontade para saber tudo sobre essas cores em nosso tópico onde além de informações, poderão conferir imagens.
http://www.clubedoomega.net/forum/viewtopic.php?f=72&t=2164
Quem ainda não for cadastrado, basta registrar-se e aproveitar.
É simples e gratuito.

Enko
Enko
Reply to  Fernando Diz
11 anos atrás

fernandok, eu sou um apaixonado pelos dois, opala e omega, e pelos motores de ambos, alemão ou nacional. corri de opala, e testei vários omegas de corridas para amigos.
fuitambém gerente do setor de peças em uma extinta concessionara chevrolet, (atuei no segmento de 78 a 93)
não conhecia esse tom de azul, vou me informar melhor. obrigado.

Carla Brolezzi
Reply to  Fabio
11 anos atrás

Essa cor no Omega era Azul Ticiano. No sol o carro fica roxo.

MARCOS ANDRÉ RJ
MARCOS ANDRÉ RJ
11 anos atrás

Tive um desse…gls…93 e um vectra 2001 tambem…os melhores carros que tive até hoje, em terceiro coloco um gol bolinha 1.6, em quarto um xr3 preto 86.

Askjao
Askjao
11 anos atrás

FG, com certeza o Omega era um puta carro. A sua maior qualidade está na tração.

Danilo Cândido
Danilo Cândido
11 anos atrás

Esse Omega possui detalhes únicos, como os vidros dianteiros manuais.
Um modelo que realmente marcou época, sendo um dos principais representantes do salto em tecnologia o qual a indústria nacional finalmente deu no início dos anos 90, face à invasão dos importados (ainda que fosse um modelo genuinamente alemão), junto do Fiat Tempra, do Kadett, do primeiro Vectra, e do Corsa talvez. A GM era mais caprichosa em seus carros (tanto interna como externamente). Hoje em dia dá até medo de entrar numa concessionária da marca…

Rubens Caruso Jr.
11 anos atrás

Gomes, muitos dos carros da GM que estavam sob guarda da Ulbra foram parar em boas mãos, caso do Chevette número 1, 1973 standard com freios dianteiros a tambor.
Saudações!

Luís Augusto
11 anos atrás

Realmente, a turma do Omega está de parabéns. Aos poucos, os clubes dedicados a uma marca ou modelo vão superando a fogueira de vaidades que costuma azedar a maioria das iniciativas e vão ganhando força.

Fernando Diz
Reply to  Luís Augusto
11 anos atrás

Perfeito Luís Augusto.