PANELA VELHA

PARIS (bonjour) – O pessoal de Stuttgart manda avisar que a maior velocidade atingida em Le Mans durante todo o fim de semana foi de um Mercedes.

Mas como assim? A Mercedes participou?

Participou. Da corrida do Grupo C (que não é de “classics” como eu imaginava, mas sim uma referência histórica ao nome da divisão da maioria desses carros nos anos 80 e 90), uma prova de apoio para protótipos de mais de 20 anos atrás.

No treino de classificação, o Sauber-Mercedes C9 #62 chegou a espantosos 340,4 km/h na Mulsanne. Na prova principal, consegui ver os Audi a 324 km/h na cronometragem. Não sei se passaram disso. Mas, se passaram, não foi muito mais. Não é inacreditável?

Esse Sauber-Mercedes venceu em Le Mans em 1989. Não exatamente o chassi que andou sábado, mas esse modelo, o C9, lindo, arrasador. Tem um vídeo curtinho daquela prova aqui, que merece ser visto — apesar da narração em japonês.

O cara que pilotou o “velhinho” foi Gareth Evans, sobre quem não encontrei grandes referências, exceto um álbum de fotos que mostra que ele gosta do negócio e está em tudo quanto é evento de históricos com seu carrão.

Agora vou ali comer um negocinho, como diz meu amigo RR, e já volto.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogerio
Rogerio
11 anos atrás

Ola Flavio!

Tenho ause certeza que era em um carro desses que o shumacher corria antes de ir para a formula 1. O frentzen e o karl wedlinger tb corriam com este carro.

Abs, rogerio

Eder
Eder
11 anos atrás

O Danilo ali encima esta certo.340 nao chega nem perto do que eles alcancavam.outro mercedes(C11) ja atingiu mais de 360 mesmo depois das chicane. E em 1971 o porsche alcancava perto dos 400

Vitor
Vitor
11 anos atrás

Olá Flávio, mantendo o tema Le Mans, todo mundo deveria ver a entrevista do Ulrich Baretzky, chefe da divisão de motores da Audi Sport: http://www.youtube.com/watch?v=1TAhWdVU3M4

leandro 440 Magnum
leandro 440 Magnum
11 anos atrás

Esses carros são lindos demais!

Rodrigo Mattar
11 anos atrás

Entre os LMP1 atuais, a melhor velocidade de ponta em reta foi do Toyota com Anthony Davidson – 335,2 km/h. Alexander Wurz atingiu 332,1 km/h e Marco Bonanomi, no Audi mais veloz, fez 331,1 km/h de máxima.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  Rodrigo Mattar
11 anos atrás

Bem que eu ouvi dizer que o Anthony Davidson estava voando em Le Mans!

Alan Ruggero
Alan Ruggero
11 anos atrás

Só podia andar mais mesmo. Esses protótipos viravam tão ou mais rápidos que os carros de F1 no final da década de 80. Tinham cerca de 900 cavalos de potência.

Já os Protótipos Le Mans atuais receberam um downgrade nos últimos anos. Em 2008 o Peugeot 908 ultrapassava fácil os 340 km/h em Le Mans, com seus mais de 700 cv. Em 2012 os protótipos da LMP1 não passam dos 600 cv.

Sergio Silva
Sergio Silva
11 anos atrás

Nos treinos, essas foram as máximas:
#8 Toyota TS030 Hybrid – Anthony Davidson – 335,2 km/h
#7 Toyota TS030 Hybrid – Alexander Wurz – 332,1 km/h
#4 Audi R18 Ultra – Marco Bonanomi – 331,1 km/h
#3 Audi R18 Ultra – Marc Gené – 330,1 km/h
#1 Audi R18 e-tron quattro – Marcel Fässler – 326,1 km/h
#2 Audi R18 e-tron quattro – Allan McNish – 325,2 km/h
#21 HPD ARX-03a – Danny Watts – 322,3 km/h
#22 HPD ARX-03a – Peter Dumbreck – 319,5 km/h
#17 Dome S102.5 Judd – Nicolas Minassian – 318,5 km/h
#12 Lola B12/60 Toyota – Neel Jani – 314,9 km/h
#13 Lola B12/60 Toyota – Andrea Belicchi – 314,9 km/h
#15 OAK Pescarolo 01 Evo Judd – Franck Montagny – 314,9 km/h
#16 Pescarolo 03 Judd – Emmanuel Collard – 310,4 km/h
#0 Delta Wing Nissan – Michael Krumm – 309,3 km/h

O querido Deltinha, mesmo com um motorzinho 1.6, andou muito.

Marcelim
Marcelim
11 anos atrás

Reza a lenda que a FIA acabou com o grupo C porque o seu imenso sucesso minava investimentos na Formula 1. O fato é que depois do fim da categoria, choveram montadoras na F-1, naquele começo dos 2000. E a GT virou reino das ximbicas argoladas..

Levi Davet
Levi Davet
Reply to  Marcelim
11 anos atrás

Na verdade o que fez virem montadoras para a F1 foi o fim dos GT1 em 1999. O Grupo C foi extinto em 1993, salvo engano.

Marcelim
Marcelim
Reply to  Levi Davet
11 anos atrás

Era o grupo C mesmo,só troquei a década…

;)

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Força bruta!
Sauber sempre foi um ótimo construtor!

Mauro Kondo
Mauro Kondo
11 anos atrás

Este modelo de brinquedo aí (ou um irmão próximo) é o carro que eu mais curti no museu da Mercedes. E olha que tem carro lá…

Fabiano
Fabiano
Reply to  Mauro Kondo
11 anos atrás

O ruim é que no Museu da Mercedes você não consegue chegar perto do carro…

Milton Rubinho
Milton Rubinho
11 anos atrás

FG, essas bagaças tinahm efeito solo, motor turbo com injeção eletrônica que já indicava o inicio da posterior modernidade (Le Mans sempre indicando o caminho técnológico) de 750 CV, e essa foi uma época pródiga para os protótipos. Muitos fabricantes investiam pesado nesses carros, como Jaguar, Porsche, MB, Mazda, Toyota e Nissan.

Quem sabe Le Mans em breve não volta a ser tão forte quanto era nessa época…

Luiz Filipe
Luiz Filipe
11 anos atrás

A Mercedes correu oficialmente nos anos 90, sem a parceria com a Sauber com os Mercedes CLR (tenho um aqui na minha prateleira). Em 1999 Mark Webber voou duas vezes com esta Mercedes, e Peter Dumbrek na reta Mulsanne deu um belo looping, quase caindo em cima de um Viper. Webber não se machucou em nenhuma das vezes, mas Dumbrek teve que ser hospitalizado. Nesta mesma época, corriam também os Porsches 911 GT1 (também tenho um na minha prateleira), que eram muito parecidos em desenho. O Porsche com a sua frente característica e o Mercedes com a sua antiga grade (parecendo um radiador exposto).

Eduardo Di Lascio
Eduardo Di Lascio
11 anos atrás

Podíamos ir à Lua, mas não podemos mais. Tínhamos um avião comercial supersônico, nnao temos mais. Os carros de corrida de 20 anos atrás era mais velozes e bonitos que os de hoje. Vai bem a coisa.

Acarloz
Acarloz
Reply to  Eduardo Di Lascio
11 anos atrás

Vero !!

Mauro Kondo
Mauro Kondo
Reply to  Eduardo Di Lascio
11 anos atrás

Imaginar que as mulheres de 20 anos atrás tinham peitos e bundas de verdade…

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
11 anos atrás

Caramba, era bonito naquele tempo, só com protótipos, sem esses poisés da Ferrari, Corvette… E o ronco daquele Mazda com motor rotativo, benza Deus!

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Frentzen.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

O Schumacher e o Frentzem já pilotaram essa máquina em campeonato de protótipos, no começo da carreira de ambos.

fernando carvalho
fernando carvalho
11 anos atrás

Estrelas(MB) ; Argolas(AUDI); Hélices(BMW) ;Cavalos(Porsche) estes alemães sempre inventando “maneiras de comunicar velocidade…..

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
11 anos atrás

Tá louco, seu.

EduardoRS
EduardoRS
11 anos atrás

O grupo C era espetacular. Se não me engano, alguns deles ultrapassavam os 400km/h quando a Mulsanne era um retão só, sem chicanes. E nos últimos tempos da categoria, no início dos anos 90, os carros estavam tão rápidos que poderiam até alinhar no grid da F1 (dentro dos 107%) em algumas pistas!

Telegrafista
Telegrafista
11 anos atrás

Meu amigo Juca diz: vou comer um bagulho ( comida). prefiro a Ferrari do post posterior rsrsrsr. post posterior…

Caio
Caio
11 anos atrás

Grupo C for the win! Esse ano passou, mas no próximo estarei lá. Com ou sem esposa.

Danilo Cândido
Danilo Cândido
11 anos atrás

Não tão impressionante assim. Durante a classificação para as 24 Horas de 1989, com Jean Louis Schlesser ao volante (aquele mesmo que foi “atrapalhado” pelo Senna em Monza/88) uma C9 atingiu 398 km/h na Mulsanne. E o recorde absoluto em Sarthe, entre treinos e provas, é de 404 km/h, com os WM-Peugeot, em 1988.

victor freire
victor freire
11 anos atrás

se brincar, acho que um carro desses seria competitivo até hoje, não fossem as restrições da categoria lmp1

Mauro Batera
Mauro Batera
11 anos atrás

Flavio

A partir de 1990 a Mulsanne foi dividida com duas chicanes, então te pergunto:

Em qual trecho dela que foi feita esta medição?

O Grupo C era fantástico!

Abraço!