PANELA VELHA
PARIS (bonjour) – O pessoal de Stuttgart manda avisar que a maior velocidade atingida em Le Mans durante todo o fim de semana foi de um Mercedes.
Mas como assim? A Mercedes participou?
Participou. Da corrida do Grupo C (que não é de “classics” como eu imaginava, mas sim uma referência histórica ao nome da divisão da maioria desses carros nos anos 80 e 90), uma prova de apoio para protótipos de mais de 20 anos atrás.
No treino de classificação, o Sauber-Mercedes C9 #62 chegou a espantosos 340,4 km/h na Mulsanne. Na prova principal, consegui ver os Audi a 324 km/h na cronometragem. Não sei se passaram disso. Mas, se passaram, não foi muito mais. Não é inacreditável?
Esse Sauber-Mercedes venceu em Le Mans em 1989. Não exatamente o chassi que andou sábado, mas esse modelo, o C9, lindo, arrasador. Tem um vídeo curtinho daquela prova aqui, que merece ser visto — apesar da narração em japonês.
O cara que pilotou o “velhinho” foi Gareth Evans, sobre quem não encontrei grandes referências, exceto um álbum de fotos que mostra que ele gosta do negócio e está em tudo quanto é evento de históricos com seu carrão.
Agora vou ali comer um negocinho, como diz meu amigo RR, e já volto.
Ola Flavio!
Tenho ause certeza que era em um carro desses que o shumacher corria antes de ir para a formula 1. O frentzen e o karl wedlinger tb corriam com este carro.
Abs, rogerio
O Danilo ali encima esta certo.340 nao chega nem perto do que eles alcancavam.outro mercedes(C11) ja atingiu mais de 360 mesmo depois das chicane. E em 1971 o porsche alcancava perto dos 400
Olá Flávio, mantendo o tema Le Mans, todo mundo deveria ver a entrevista do Ulrich Baretzky, chefe da divisão de motores da Audi Sport: http://www.youtube.com/watch?v=1TAhWdVU3M4
Esses carros são lindos demais!
Entre os LMP1 atuais, a melhor velocidade de ponta em reta foi do Toyota com Anthony Davidson – 335,2 km/h. Alexander Wurz atingiu 332,1 km/h e Marco Bonanomi, no Audi mais veloz, fez 331,1 km/h de máxima.
Bem que eu ouvi dizer que o Anthony Davidson estava voando em Le Mans!
Só podia andar mais mesmo. Esses protótipos viravam tão ou mais rápidos que os carros de F1 no final da década de 80. Tinham cerca de 900 cavalos de potência.
Já os Protótipos Le Mans atuais receberam um downgrade nos últimos anos. Em 2008 o Peugeot 908 ultrapassava fácil os 340 km/h em Le Mans, com seus mais de 700 cv. Em 2012 os protótipos da LMP1 não passam dos 600 cv.
Nos treinos, essas foram as máximas:
#8 Toyota TS030 Hybrid – Anthony Davidson – 335,2 km/h
#7 Toyota TS030 Hybrid – Alexander Wurz – 332,1 km/h
#4 Audi R18 Ultra – Marco Bonanomi – 331,1 km/h
#3 Audi R18 Ultra – Marc Gené – 330,1 km/h
#1 Audi R18 e-tron quattro – Marcel Fässler – 326,1 km/h
#2 Audi R18 e-tron quattro – Allan McNish – 325,2 km/h
#21 HPD ARX-03a – Danny Watts – 322,3 km/h
#22 HPD ARX-03a – Peter Dumbreck – 319,5 km/h
#17 Dome S102.5 Judd – Nicolas Minassian – 318,5 km/h
#12 Lola B12/60 Toyota – Neel Jani – 314,9 km/h
#13 Lola B12/60 Toyota – Andrea Belicchi – 314,9 km/h
#15 OAK Pescarolo 01 Evo Judd – Franck Montagny – 314,9 km/h
#16 Pescarolo 03 Judd – Emmanuel Collard – 310,4 km/h
#0 Delta Wing Nissan – Michael Krumm – 309,3 km/h
O querido Deltinha, mesmo com um motorzinho 1.6, andou muito.
Reza a lenda que a FIA acabou com o grupo C porque o seu imenso sucesso minava investimentos na Formula 1. O fato é que depois do fim da categoria, choveram montadoras na F-1, naquele começo dos 2000. E a GT virou reino das ximbicas argoladas..
Na verdade o que fez virem montadoras para a F1 foi o fim dos GT1 em 1999. O Grupo C foi extinto em 1993, salvo engano.
Era o grupo C mesmo,só troquei a década…
;)
Força bruta!
Sauber sempre foi um ótimo construtor!
Este modelo de brinquedo aí (ou um irmão próximo) é o carro que eu mais curti no museu da Mercedes. E olha que tem carro lá…
O ruim é que no Museu da Mercedes você não consegue chegar perto do carro…
FG, essas bagaças tinahm efeito solo, motor turbo com injeção eletrônica que já indicava o inicio da posterior modernidade (Le Mans sempre indicando o caminho técnológico) de 750 CV, e essa foi uma época pródiga para os protótipos. Muitos fabricantes investiam pesado nesses carros, como Jaguar, Porsche, MB, Mazda, Toyota e Nissan.
Quem sabe Le Mans em breve não volta a ser tão forte quanto era nessa época…
A Mercedes correu oficialmente nos anos 90, sem a parceria com a Sauber com os Mercedes CLR (tenho um aqui na minha prateleira). Em 1999 Mark Webber voou duas vezes com esta Mercedes, e Peter Dumbrek na reta Mulsanne deu um belo looping, quase caindo em cima de um Viper. Webber não se machucou em nenhuma das vezes, mas Dumbrek teve que ser hospitalizado. Nesta mesma época, corriam também os Porsches 911 GT1 (também tenho um na minha prateleira), que eram muito parecidos em desenho. O Porsche com a sua frente característica e o Mercedes com a sua antiga grade (parecendo um radiador exposto).
Podíamos ir à Lua, mas não podemos mais. Tínhamos um avião comercial supersônico, nnao temos mais. Os carros de corrida de 20 anos atrás era mais velozes e bonitos que os de hoje. Vai bem a coisa.
Vero !!
Imaginar que as mulheres de 20 anos atrás tinham peitos e bundas de verdade…
Caramba, era bonito naquele tempo, só com protótipos, sem esses poisés da Ferrari, Corvette… E o ronco daquele Mazda com motor rotativo, benza Deus!
Frentzen.
O Schumacher e o Frentzem já pilotaram essa máquina em campeonato de protótipos, no começo da carreira de ambos.
Estrelas(MB) ; Argolas(AUDI); Hélices(BMW) ;Cavalos(Porsche) estes alemães sempre inventando “maneiras de comunicar velocidade…..
Tá louco, seu.
O grupo C era espetacular. Se não me engano, alguns deles ultrapassavam os 400km/h quando a Mulsanne era um retão só, sem chicanes. E nos últimos tempos da categoria, no início dos anos 90, os carros estavam tão rápidos que poderiam até alinhar no grid da F1 (dentro dos 107%) em algumas pistas!
Meu amigo Juca diz: vou comer um bagulho ( comida). prefiro a Ferrari do post posterior rsrsrsr. post posterior…
Grupo C for the win! Esse ano passou, mas no próximo estarei lá. Com ou sem esposa.
Não tão impressionante assim. Durante a classificação para as 24 Horas de 1989, com Jean Louis Schlesser ao volante (aquele mesmo que foi “atrapalhado” pelo Senna em Monza/88) uma C9 atingiu 398 km/h na Mulsanne. E o recorde absoluto em Sarthe, entre treinos e provas, é de 404 km/h, com os WM-Peugeot, em 1988.
se brincar, acho que um carro desses seria competitivo até hoje, não fossem as restrições da categoria lmp1
Flavio
A partir de 1990 a Mulsanne foi dividida com duas chicanes, então te pergunto:
Em qual trecho dela que foi feita esta medição?
O Grupo C era fantástico!
Abraço!