SALÃO ’70

SÃO PAULO (bem bonito) – Essa foto aí embaixo, salvo engano enorme de minha parte, é do Salão do Automóvel de 1970, que marcou a inauguração do pavilhão de exposições do Anhembi. Vejam o estande (é ruim, “estande”; assim como “estresse” e “estafe”) da Volkswagen, que coisa linda. Pena que não anotei o nome de quem mandou, mas não faz mal.

O Salão, naqueles tempos, era para mostrar carros & similares. Hoje, a molecada vai para ver as minas que as montadoras contratam, tirar fotos e gravar vídeos das gostosas com seus celulares. Tô enganado?

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roger V
Roger V
11 anos atrás

Como diria Martinho da Vila…. ‘pra acabar de vez com toda esta disritmia…’;

O salão é em anos pares….
Os carros da foto (cores) não são de 1970 (o TC saiu em 71);
então é 72…

Bruno
Bruno
Reply to  Roger V
11 anos atrás

1972, ainda acho que não…Neste ano, como falei abaixo, o Zé-do-Caixão já tinha saído de linha e o TL não apresentava aquela mudança na frente…

André Candreva
11 anos atrás

Flávio, meu caro,

sensacional essa foto do Salão do Automóvel de 1970… Além dos autos da VW, nota-se ao fundo a linha de caminhões Dodge da Chrysler para o ano de 1971…

parabéns…

abs…

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Mudou apenas com a presença dos celulares.

Nesse tempo era comum ver garotas com micro saias/vestidos. Tão curtos que não precisavam erguer os braços para se ver a calcinha; todas ao lado dos carros, principalmente na área dos especiais.

E a marmanjada babando encima. Só uns poucos carregavam as extravagantes máquinas de fotografia da época.

Bixo! Você está ficando ranheta que só.

Alex
Alex
11 anos atrás

De fato esse monte de modelos papa-niquel atrapalha quem vai para ver o que deveria ser o centro da atração, os carros. Inclusive algumas parecem vendedor de loja de calçado: quando a gente se aproxima para olhar o veículo, perguntam se podem ajudar, ficam na frente intimidando, olhando com cara de merda. Um lixo.

CUCA SAMPAIO
CUCA SAMPAIO
11 anos atrás

ACHO QUE É 1971 POIS ME LEMBRO DE IR COM MEU AVO. AGORA EM RELAÇ;AO AS
MULHERES GOSTASAS , LINDAS E CARROS NOVOS ( HOJE TEM MAIS DE 300 MODELOS )QUE PARAISO SERIA SE NAO VOCE ESSE EXCESSO DE GENTE QUE NAO DA NEM PARA ANDAR .OQUE É BONITO É PARA VER A NAO SER QUE VOCES PREFIRAM SÓ CARROS VELHOS E MULHERES VELHAS ( BAGULHO ) .CARRO ANTIGO EU GOSTO MUITO!!! E MULHER BONITA SO FAZ BEM A TODOS…………………………………

Marcelim
Marcelim
11 anos atrás

Eu juro que não consigo entender o Flávio Gomes…. o cara se diz comunista, mas adora os carros do período negro da ditadura direitista, com uma economia desgraçadamente fechada.

Economia essa que permitia às montadoras venderem carroças feitas por projetistas preguiçosos e incompetentes, com carros ruins, inseguros e de desempenho pífio.

Foi graças aos milicos e essas carroças horrendas e arcaicas que hoje temos os carros mais caros do mundo, pois as montadoras se acostumaram à faixas de lucros surreais.

Começo a desconfiar que o Flavio Gomes é um troll em tempo integral..

Replicante
Replicante
Reply to  Marcelim
11 anos atrás

Ih! Lá vem um chato querendo semear a discórdia…Essas tais “carroças de desempenho pífio” não rodavam só no Brasil, como também na Europa e Eua.

Bruno
Bruno
Reply to  Marcelim
11 anos atrás

Ihhh, lá vem um chato querendo semear a discórdia…Estas “carroças de desempenho pífio”, como você chama, eram vendidas na mesma época na Europa e Estados Unidos…

Marcelim
Marcelim
Reply to  Bruno
11 anos atrás

Naquela época, o Corolla já vinha com um motor 1.6 DOHC de 102 cavalos e dupla carburação e várias marcas já usavam a injeção D-jetronic da Bosch….
;)

Bruno
Bruno
Reply to  Marcelim
11 anos atrás

Acontece que a VW fabricava carros parecidos em outros países, a Ford fabricava o Corcel na França , a Dodge fabricava os mesmos Dodge nos EUA e a GM fabricava o Opala na Alemanha e outros países. Acredito que podiam faltar componentes como a injeção eletrônica (que não era tão usada em massa nos carros no mundo) e escassez de mais carros e marcas. Mas não a ponto dos modelos fabricados aqui no início da década de 70 serem carroças…

Bruno
Bruno
Reply to  Bruno
11 anos atrás

Só uma correção, a Renault que fabricava o Corcel na França, como modelo R12.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Marcelim
11 anos atrás

Só agora você percebeu?

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Esse é o cantinho dos Trolls com carteira assinada e tudo.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
11 anos atrás

Que saudade do mundo real e palpável. Saudades dos aparelhos systen modular gradiente tocando secos e moçhados, das televisões com sintonia giratória e com botão de canal com catraca telefunken (plec, plec, plec), do maracanã com 150.000 pessoas, dos testes de p neus da F1em Janeiro em Jacarepaguá, do píer de Ipanema, dos ônibus mercedes com motor 1113 traseiro, de Araruama, Cabo Frio e Búzios do início dos anos 70, de ver variant, corcel, opala e fuscas nas estradas, do cheiro da gasolina azul quando o carro afogava, da calça jeans staroup, villejak e ínega, esse era o jeans de Ipanema, do tênis bamba, do tívoli park da lagoa, quando a ponte rio-niterói era vazia, saudades das músicas do fleetwood mac e electric light orchestra, saudades da rádio cidade anos 70, início dos 80, etc… Esse era meu mundo sem controle remoto, celular, computador, facebook, …

Mauricio
Mauricio
Reply to  Fernando Monteiro
11 anos atrás

Bis! Bis! Bis!

Apenas para constar, nós de SP ainda temos uma rádio que toca Fleetwody Mac e ELO. Visite o site dela na net e mate a saudade. Radio Kizz FM…

Tiozão
Tiozão
Reply to  Fernando Monteiro
11 anos atrás

Fernando, de acôrdo, devemos lembrar também, que andávamos tranquilamente pelas madrugadas sem pensar em perigo, namoráva-se dentro dos fusquinhas , não era necessário fazer seguro, etc. etc. e tem gente que ainda chama aquela epoca de
“período negro”, não sei para quem, para mim e todos os meus conhecidos não foi,
muito pelo contrário.

Renato Amorim
Renato Amorim
11 anos atrás

Que bela foto Flavio! PQP!!! bons tempos mesmo!!!! carros coloridos, lindos! Motoe boxer pra todo lado! que beleza!

João Bergamotta
João Bergamotta
11 anos atrás

Exatamente! Ir a um eventos destes no Brasil é perda de tempo hoje em dia. Não se consegue ver o carro de fato, pois sempre surge um babaca dizendo “aê mano, sai da frente, q tô tirando foto!”. Quer ver fotos, compra uma revista!

AS
AS
Reply to  João Bergamotta
11 anos atrás

No mundo civilizado o cidadão aguarda pacientemente o lugar ficar vazio pra tirar foto… O Brasil… bem … deixa pra lá.

Mauricio
Mauricio
Reply to  AS
11 anos atrás

Existem lugares bem piores, muito piores mesmo!

Roger V
Roger V
11 anos atrás

Pois o ano é 72 senhores! Fusca Azul Pavão, TC Amarelo Manga e o TL em um Cobre (rarissímo)…viria a ser o último ano do Zé del Caixones… disputado a soco pelos taxistas do Rio…(dizem alguns velhos motoristas) o melhor e todos! (faróis duplos com cantoneiras arredondadas)…

Bruno
Bruno
Reply to  Roger V
11 anos atrás

Mas o Zé do Caixão não saiu de linha em 1970?

Bruno
Bruno
Reply to  Bruno
11 anos atrás

Aliás, é 1970, porque o TL ainda está com a frente “cabeça-de-bagre.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Roger V
11 anos atrás

Não sei se ainda está, mas até o ano passado tinha um rodando em Niterói/RJ!!
Motorista velhinho, carro idem, mas inteiraço!!

Camilo Fontana
Reply to  Roger V
11 anos atrás

Nao pode ser 71? Nesse ano tinha TL frente alta e Ze do caixao, só o TC que devia ser lançamento

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
11 anos atrás

Estás enganado, Gomes!

Hoje é para os coroas endinheirados, conseguirem garotas (não profissionais) para programa.

O que eu mais vejo neste evento, é isto! Coroas de uns 50 anos ou mais, usando seu poder de sedução financeira em meninas de 18 a 20 anos. E elas, claro… ficam de sorrisinho. Puta falta de amor na… deixa pra lá.

Eu fui em 4 edições e a cada uma, estava mais lotado e decidi que não vou mais.

Marcelim
Marcelim
Reply to  Flavio Bragatto
11 anos atrás

Em todo lugar do mundo é assim, seja Detroit, Paris, Genebra ou Tóquio, para citar os mais importantes salões. A diferença é que em Detroit, Paris e Tóquio, volta e meia surgem conceitos mirabolantes (coisa que o FG deve odiar, afinal ele gosta de carroças motorizadas), lançamentos de modelos realmente novos (e não re-edições, “séries especiais” e remodelagens como aqui).
Mas a essência é a mesma… goiabar, olhar para as boazudas com roupas insinuantes, tirar fotos, olhar para as boazudas e tirar fotos.

Milton Eller
Milton Eller
11 anos atrás

Não FG você está certo estou com 50 anos e fui a este salão com meu pai, lembro que ganhei um jogo de memoria que vinha em uma latinha de óleo da Shell, muito bacana. Sem falar que naquele tempo era possivel ver os carros com mais calma. Hoje em dia não vou ao salão, é mais facil ir as loja para ver os lançamentos.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
11 anos atrás

Flávio, tem certeza que foi em 70? Parece que me lembro de passar pela marginal nos primeiros anos dessa década e ainda ver a terraplanagem da construção desse espaço.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Carlos Trivellato
11 anos atrás

Quando inauguraram o pavilhão, boa parte doas áreas de estacionamento, o hotel e o centro de convenções ainda permaneceram em obras que se estenderam até meados de 1976… Exceto pelo hotel. este só ficou pronto na virada do século.

Dú
11 anos atrás

Todos carros tinham platinado.

Eric
Eric
Reply to 
11 anos atrás

Dínamo e condensador.

Popó
Popó
Reply to  Eric
11 anos atrás

O Zé do caixão e o TL já vinham com alternador de série.

Popó
Popó
Reply to  Popó
11 anos atrás

O TL já vinha com alternador de série.

Popó
Popó
Reply to  Popó
11 anos atrás

Corrigindo, só o TL vinha com alternador de série.

Bruno
Bruno
11 anos atrás

Nessa época o VW 1300, já não tinha mais pára-choques de lâmina dupla?

Popó
Popó
Reply to  Bruno
11 anos atrás

O que aparece aí já é o fuscão 1500.

Bruno
Bruno
Reply to  Popó
11 anos atrás

Sim, é um VW 1500. Mas o 1300 já tinha esse estilo?

Popó
Popó
Reply to  Bruno
11 anos atrás

Se for o modelo 71 sim.

Bruno
Bruno
Reply to  Popó
11 anos atrás

Pelo que estou vendo em anúncios antigos, o 1300 começou a ser fabricado em agosto ou setembro de 1970 com a frase “Feliz 71”

locha primo do chunda
locha primo do chunda
11 anos atrás

ta faltando as gostosonas que cobram mais caro por um “pograma” que o preço do carro que está ao lado delas
…e lindos sao os busoes da cometa, os flechas de prata la no fundo a esquerda…

Paulo Funke
Paulo Funke
11 anos atrás

A Kombi 6 portas…. Definitivamente, a Kombi 6 portas…..

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
11 anos atrás

Eu te disse uma vez que vou para ver os carros. E não disse isso porque minha namorada estava ao lado (você brincou comigo dizendo que era por isso).

Gostaria muito de ter ido a um salão com um estande como o da foto. É tanto carro bonito… E as cores? Bem diferente do cinza-vermelho-preto dos salões de hoje.

Abraços!!

Emerson Neves..
11 anos atrás

Show.
A perua cinza parece que tem seis portas??

Ricardo Soares
Ricardo Soares
11 anos atrás

Detalhe, as “Kombis” pareciam os carros-chefes da empresa! Quanta Kombi!!! Mas o TL, frente antiga (farol duplo) e as TCs (Karmann-Ghia)…ganham das Kombis (acho eu)..mas o “Dogão” betoneira azul, lá no fundão…afff….

Ricardo Soares
Ricardo Soares
Reply to  Ricardo Soares
11 anos atrás

Dojão!!! (com J e não cão grande, rsrsrs)

fernando carvalho
fernando carvalho
11 anos atrás

Antigamente também era assim, exceto pelos celulares… Tenho fotos das “minas” nas 4R da década e 70/80 …

Oscar Motta
Oscar Motta
Reply to  fernando carvalho
11 anos atrás

A gente olhava as mina e os carro.

Oscar Motta
Oscar Motta
Reply to  Oscar Motta
11 anos atrás

Não pegava e nem comprava nada.

Popó
Popó
Reply to  Oscar Motta
11 anos atrás

Continua tudo igual

Caco
Caco
11 anos atrás

As Kombis antigas eram bem mais bonitas que as atuais. A branca e vinho é um magnifica.

Emerson Fernando
11 anos atrás

Babei no TC Amarelo manga e no Zé do Caixão.
Sonhos de consumo.

http://formula-retro.blogspot.com.br/

cleber
cleber
11 anos atrás

Salão do Automóvel no Brasil atualmente é para um bando de punheteiros ficar tirando fotos com as meninas e depois esconder das namoradas/esposas. É vergonhoso.

Popó
Popó
Reply to  cleber
11 anos atrás

Mas creio que antigamente também se punhetava, mas com muito mais imaginação.

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
11 anos atrás

Ficava com o Zé do Caixão ou qualquer das Kombi.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

Lindos carros…alias, que modelo é esse carro amarelo na foto ???

Popó
Popó
Reply to  Carlos Pereira
11 anos atrás

Karmann-Ghia TC

Conrado
Conrado
11 anos atrás

E o Dojão betoneira lá no fundo…..e deveria ser V-8……fantastico…

Ricardo Soares
Ricardo Soares
Reply to  Conrado
11 anos atrás

Também ví e gostei…dá-lhe Dodge!!!

Luiz Fernando Pereira
Luiz Fernando Pereira
11 anos atrás

Pô, Flávio, a moçada só quer fazer seus “Cars & Girls” por conta própria!!
Aliás, normalmente é divertido fazer perguntas técnicas pras moças sobre os carros.
Já ouvi muito disso:
– “Qual a potência desse carro?”
– “É V-8”

Eder Casagrande
Eder Casagrande
11 anos atrás

Qualquer uma das versões das Kombis da foto, se estivesse na minha garagem, me deixaria imensamente feliz!