RIO, 1987
SÃO PAULO (eu fui?) – Legal demais esse resgate de imagens raras de Jacarepaguá que o Alessandro Neri está fazendo. Estas são do GP do Brasil de 1987. A partir de 5min30s tem o Fangio com a Mercedes W196 S8. Eu não lembrava disso. Aliás, não lembro sequer se fui a essa corrida. Provavelmente sim. Mas com aquele calor do Rio, a essa hora era possível que eu já tivesse tomado litros de cerveja. Daí a esquecer tudo é um passo.
Ainda não consegui ver o vídeo inteiro (internet muito lenta por aqui). A Globo costumava colocar esses balões enormes em Jacarepaguá com algum slogan escrito neles. Salvo engano, foi no ano anterior que eles puseram vários balões puxando o saco do Sarney, escritos “Tem que dar certo”, em alusão ao Plano Cruzado. Aí, pra zoar, o pessoal dizia “dengue dá certo”, pois ocorreram as primeiras epidemias de dengue no Rio nessa mesma época.
Faz falta o warm up para quem vai assistir a corrida no autódromo. Faz falta também o circuito de Jacarepaguá.
Putz que zona! Gente pra todo lado, no grid, nos boxes e no final o Piquet deixou o trofeu pra tras e so aparece um caboclo carregando o objeto. Sera que o Piquet tem esse trofeu em casa? rsrsr.
Sem duvida era muito mais divertido!!
eu daria um pedaco de dedo pra encontrar vc bebado falando bobagem
e olha que belos troféus !!! Nada de cocozinhos de bancos ruins.
Foi minha segunda,das três que fui ao Rio.Entrei em cima da hora da largada,depois da surpresa de descobrir que o ingresso era falso (comprado de cambista,pois em SP havia esgotado).O cara da catraca foi condescente e permitiu depois do meu chororô ,alegando ter vindo desde Sampa.Calor infernal.Mas no fim valeu a pena ,pois consegui ir aos boxes ver os mecanicos já desmontando os carros.
Ficou marcado na memória ,ver o Gordon Murray no boxe da McLaren,descalço,calça vermelha e camisa branca ,fumando um imenso charuto.
Éramos felizes e sabíamos!!
se fosse nos dias de hoje,….
Eu estava lá, no Setor D. Foi aquela corrida em que Piquet fez a primeira volta em 1o., os side-pods do Williams se encheram de papel picado lançado pela torcida no retão, e ele teve que parar na 6a. ou 7a. volta nos boxes para desobstruir os radiadores. Perdeu uma corrida ganha. Quanto a Fangio e sua flecha-de-prata, eu bati uma foto dele descendo o retão e que tenho até hoje em casa.
Dessa corrida eu não lembro, mas lembrei de outra mais antiga até, acho que de 84 ou 85, que o Keke Rosberg liderava e, pelo mesmo motivo (papel picado entrando no carro e provocando superaquecimento), teve de fazer um pit-stop não programado e perdeu uma corrida ganha (deve ter sido nos EUA). A Williams não curtia muito esse negócio de papel picado…
É impressão ou esse pódio (os degrais) foram usados até pelo menos o GP de 1993 !?
Que economia!
Nao sei, mas acho que iriam usar os mesmos DEGRAUS, nao?
É a tal inclusão digital que produz essas “coisas”..
Eu tava lá
F1 no Rio era mais legal. Reta oposta é essa do video, não a de Interlagos. Sim, sou paulistano.
Neste dia fangio deu uma porrada no Mercedes. Amassou pouco, mas ele podia!
Sensacional Bala!!!
Eu estava lá. E a cena inesquecível e impressionante : esperava a Mercedes vindo em velocidade de calhambeque, mas o velhinho chegou mandando a maior bota no final do retão (Curva Sul), deixando todos boquiabertos.
Piquet no auge… algumas provas antes do GP de Imola e daquela panca monumental na Tamburello.
Eramos felizes e SABIAMOS!!!
Imperador
Ricardo, a Tamburello já prometia… e ninguém tomou providências.
E éramos mesmo!!
Tempo em que o brasileiro curtia a F1 pela emoção, pelo glamour e pela velocidade! Tempo em que se discutia F1 até em botequim com certa propriedade!
Não pela idolatria escrota forjada pela Globo em torno de um personagem fictício!!
Flávio, você gostava mais de Jacarepaguá, ou do antigo traçado de Interlagos?
perguntinha mais sem rumo mané..
Que eu saiba o mané aqui é você, já que veio de gaiato responder uma pergunta que era para outra pessoa.
Foi meu segundo e último gp np rj, o ronco dessa mercedes era fantástico, um pouco parecido com o ronco das mercedes que disputam o brasileiro de gt. No outro dia saiu uma matéria no jornal que o fangio pilotou com o volante do carro frouxo. O fato desagrad´vel da prova foi um grupo de torcedores gaúchos que estavam próximo de onde eu estava, que ficaram bebedos e estavam literalmente aterrorizando, com atos de vandalismo, até que jogaram uma lata de cerveja com xixi e machucaram um senhor que tinha acabado de chegar…o mesmo olhou para cima identificou os vandalos, saiu, e na volta de formação do grid , retornou com a tropa de choque e apontou um por um…devia ter uns 10 caras ou mais…foi todo mundo pra jaula..
Eu estava lá. Dei muita risada quando o pessoal foi “recolhido”.
Eu tava lá….jogaram mijo direto em saco plastico
Isso mesmo….era mijo…jornal e papel higienico molhado..empurravam as pessoas arquibancada abaixo…esculachavam a mulher dos outros….um bando de marginais, eu tinha 17 anos..na época
Lembro de uma reportagem que a globo fez om o Piquet, voando de ultra-leve pelo traçado de Jacarepaguá.
Gostaria muito de rever esta reportagem.
Alguém lembra?
Já procurei no youtube não achei, nem no google.
El viejo Fangio deve ter fervido dentro da Mercedes silver back! Era quente, mas era bom tambem, com “cervas” e tudo Gomov.
Cerva e thinner. Ótimos solventes. Não sei se a humanidade sobreviveria sem eles.
Quando eu vejo imagens desses tempos, cada vez mais tenho convicção que era uma época mais feliz. Não tínhamos iPods, iPads, internet, playstations, nem estabilidade econômica, mas a vida parecia ser mais legal. Não sei se é verdade, ou se apenas olhamos para o passado com óculos cor-de-rosa. Vai entender…