LINDA, LINDA, LINDA

SÃO PAULO (vai ser a melhor do ano) – Excepcional o traçado do Circuito das Américas em Austin, “inaugurado” domingo com umas voltas de Mario Andretti na Lotus 79, o carro de seu título de 1978. Aqui, um parêntese. Por mais que um carro de corrida seja cuidado, preservado, acariciado, como fica ruim depois de um tempo parado! Pobre Mario, teve de aguentar a barata falhando o tempo todo! Mas deve ter sido divertido.

O circuito é maravilhoso. Longo, com relevo acentuado, curvas cegas, grandes retas, cotovelos, curvas de alta, e nenhum grande arroubo arquitetônico exibicionista, como aquelas coisas da China ou do Bahrein. Ou seja: foi feito para impressionar quem guia, não quem está vendo as imagens pela TV. Esse GP dos EUA tem tudo par se firmar no calendário, no que depender da pista. Tomara que caia no gosto da gente da região.

Aqui tem uma volta um pouco mais rápida, com o D’Ambrosio e um carro mais moderninho da Renault.

Subscribe
Notify of
guest
147 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
9 anos atrás

APesar do carro ser antigo o velho Mario não exitou em pisar fundo no acelerador. Esse é um dos maiores! Acho que os pilotos vão elogiar o traçado mas cair de pau no asfalto.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
9 anos atrás

O velho Mario, depois de sair da Indy, foi andar de Oldsmobile com a dona patroa… aposentou.

Foi um barato ver o campeão da casa, pilotanto o proprio carro do título, mas não tem nada a ver… ele não é mais piloto…

… já se fosse o Emerson Fittipaldi… este vídeo, teria 2/3 do tamanho, pq aquele vai ter volante no caixão qdo morrer.

eduardo
eduardo
9 anos atrás

lembra as pistas antigas com curvas cegas e pouca area de escape alias na epoca da carte tinhamos laguna seca entre outros e não essas gambiaras que a indy usa atualmente

Cesar
Cesar
9 anos atrás

Entao, parece que os texanos estao empolgados mesmo. Os ingressos jah estao esgotados no site oficial, o maldito ticketmaster.

Luciano Saraiva
Luciano Saraiva
9 anos atrás

Bem que poderia passar um furacão por lá e ter de fazer um de emergência em Laguna!
O traçado, apesar de divertido, não tem nenhuma freada de travar os traseiros ou fumaçar os dianteiros.
Andei no game oficial tb, mas os carros do game são 4X4 praticamente rs

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Luciano Saraiva
9 anos atrás

Qual seria o game “oficial”?

Luciano
Luciano
Reply to  Burrinho Batiquebra
9 anos atrás

Codemasters’ F1 2012.
O game é lindo, lindo.
Mas é com carros de rally.

Tem demonstração de graça pra baixar.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Luciano Saraiva
9 anos atrás

Eu vou supor que você esteja jogando com todas as ajudas ligadas…

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Flavio antigamente , decada de 70 e 80 , quando a pista era nova tinha um treino extra na quinta feira, e agora vão direto na sexta sem conhecer?????

Roberto Martinez
Roberto Martinez
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

Pelo menos aqui, até a etapa de 1980 em Interlagos, havia sim treino de quinta, regularmente, não só quando as pistas eram novas. essa prática das pistas novas surgiu depois. Aliás, treino nas quintas tinha ingresso único e independente de setores.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
Reply to  Roberto Martinez
9 anos atrás

Então não é há tantos séculos como o mala aí em cima disse…

Levi Davet
Levi Davet
9 anos atrás

O problema é que a “gente da região” são texanos, que gostam de correr em círculos.

Gostei do traçado, mas prefiro a pista do Algarve, mais desafiadora.

Adilson
Adilson
9 anos atrás

Pô Flávio, o carro deu uma falhadas na partida da volta, mas, durante a própria, o motor embaralhava quando saía da faixa de giro ideal, ou seja, o sr. Mário polpou o motor antiguinho, e não precisou buscar os limites atuais de seus reflexos…

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Adilson
9 anos atrás

De fato vovô Andretti se segurou até a metade da volta, mas na reta mais longa se empolgou e até se afobou na redução… não tem jeito, piloto é piloto pro resto da vida. O pessoal da Lotus deve ter ficado de cabelo em pé com a possibilidade de quebrar uma engrenagenzinha sequer. hahuahuaha.

guilherme
guilherme
9 anos atrás

gostaria de saber quem é o piloto de capacete preto e dourado no inicio do video, pois o Mario estava com o capacete prata e vermelho, não sei o motivo da montagem, ou foi só para atiçar a curiosidade???

Marcio Vieira
Reply to  guilherme
9 anos atrás

pode ser reflexo do prata do capacete do Mario, já que o carro é preto e dourado

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
9 anos atrás

Parece ser gostosa de guiar. Mas possui muitas curvas lentas, de baixa. As de velocidade mais alta são em momentos de retomada de velocidade. Não é aquela pista que o piloto entra forte numa curva de alta e diz “fudeu, não vai dar certo” mas aí ele acerta o carro e diz “ufa, essa deu”.
Mas gostei, muito boa!

Fabio
Fabio
Reply to  Thiago Azevedo
9 anos atrás

rs. É isso.

PRNDSL
PRNDSL
9 anos atrás

Não gostei da falta de área de escape no final da primeira reta ( a menor, não a principal ) tem um muro bem próximo de frente até a saída da curva para a esquerda…

Roberto Martinez
Roberto Martinez
9 anos atrás

Pelamor….um post com uma pista que relembra as boas e mais antigas…a Lotus 79, a “verdadeira” preta e dourada (da 1º fase de 72 a 78…) , Mario Andretti, com a idade que tem , com tudo que já guiou e venceu….é o post com maior nº de comentários estúpidos que já vi por aqui, digamos, na fase mais popular deste blog…quanta besteira comentada, salvo um ou outro…

Zé Zanine
Zé Zanine
Reply to  Roberto Martinez
9 anos atrás

Coberto de razão o Roberto Martinez.
Pô o Andretti tem mais de 72 anos, o carro tem 34, a pista é maravilhosa como o Flávio Gomes coloca, traçado para “pilotos”!
E esse monte de comentário cretino, que saco!

Hugo
Hugo
Reply to  Roberto Martinez
9 anos atrás

Concordo totalmente…vim ler os comentários esperando elogios a melhor nova pista em décadas, e a maioria dos comentários é de nível lamentável…a internet esta infestada de corneteiros cujo hobby é criticar tudo e qualquer coisa, mesmo sem entender nada do assunto..

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Roberto Martinez
9 anos atrás

Sabe como isso se chama? Geração Playstaion… a turma dos “super-simuladores” esquece às vezes que, na vida real, o buraco sempre será mais embaixo.

Edu Guanaes
Edu Guanaes
9 anos atrás

Na boa, os carros da F1 atual deveriam regredir uns 20-25 anos, pu.. carro lindo! e o ronco? A FIA tem “medo” da mudança dos motores por causa do ronco que vai ficar feio mas vai comparar os de hoje com este ai